You are on page 1of 12

COMO SE ALIMENTAM AS RVORES?

A Fotossntese

A gua uma das matrias-primas da fotossntese. A gua entra pelas razes e atinge todas as partes da planta, chegando s folhas, que so o principal local onde se realiza a fotossntese. No ar que respiramos existe um gs muito importante, o dixido de carbono. Esse gs entra nas plantas pelas folhas. A luz do Sol fornece a energia para a formao da matria orgnica (acar). Apesar de ser to importante, a fotossntese necessita de muito pouco para acontecer: gua, dixido de carbono e luz. No processo da fotossntese a planta liberta algumas substncias de que no necessita, como o caso do oxignio. Este gs fundamental para a respirao dos seres vivos. O acar produzido pela planta utilizado para produo de energia. Se a planta produzir acar em grande quantidade, ela armazenar esse acar para uso futuro. Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver. A energia retirada dos alimentos. Os animais obtm o seu alimento comendo plantas e outros animais. As plantas no comem mas produzem o seu prprio alimento (acar) atravs do processo da fotossntese. No processo da fotossntese, a planta absorve a luz do Sol, que fornece a energia necessria para a transformao da gua e do dixido de carbono em acar. Durante a realizao da fotossntese a planta elimina oxignio para a atmosfera.

Flor de Uma Planta: . A flor responsvel pela reproduo das plantas. Uma flor completa possu: Pednculo, Receptculo e Verticilos. . Os verticilos correspondem ao conjunto de folhas modificadas, presas ao receptculo. Podem ser de proteo (clice e corola) ou de reproduo (androceu e gineceu) . Androceu: Corresponde ao sistema reprodutor masculino, sendo formado pelo conjunto de unidades denominadas estames. Cada estame constitudo por: . 1 - Conectivo 2 - Antera 3 - Filete . . . . Gineceu: formado pela poro feminina, denominada de carpelo. Cada carpelo possu: . 1 - Estigma 2 - Estilete 3 - Ovrio 4 - vulo

. . . Estrutura Geral de Uma Flor: . 1 - Androceu 2 - Gineceu 3 - Corola 4 - Clice 5 - Pednculo . . . . .

Frutos e Sementes de Uma Planta:


. Um fruto o resultado do desenvolvimento do ovrio, aps seus vulos terem sido fecundados e transformarem-se em sementes. Trata-se do envoltrio protetor da semente e encarregado da sua alimentao durante a germinao. . Partes do Fruto: . 1 - Epicarpo: Regio mais externa do fruto, proveniente da parede externa do ovrio, constitui a casca dos frutos. . 2 - Endocarpo: Regio mais interna do fruto, proveniente da parede interna do ovrio. . 3 - Mesocarpo: Provm do desenvolvimento da regio do ovrio situada entre as duas paredes, externa e interna. . Classificao dos Frutos: . 1- De acordo com o nmero de cavidades existentes no ovrio que lhe deu origem: . - Unilocular: Ovrio com uma cavidade. Exemplos: feijo, ervilha, mamo, amendoim, etc.

. - Plurilocular: Ovrio com mais de uma cavidade. Exemplos: laranja, limo, etc.

. 2 - De acordo com o tipo de abertura do fruto para libertao da semente, classificam-se em: . - Deiscentes: Quando se abrem naturalmente. Tais frutos so geralmente secos, isto , o mesocarpo no suculento. Exemplos: eucalipto, jacarand, algodo, etc. . - Indeiscentes: Aqueles que no se abrem naturalmente para haver a eliminao das sementes. Exemplos: tomate, mamo, etc. .

3 - De acordo com a presena de reservas ou no no pericarpo, podem ser: . Carnosos: Baga: Fruto carnoso, com pericarpo suculento e que possu no seu interior vrias sementes. Exemplos: uva, goiaba, tomate, etc. Drupa: Fruto carnoso, com pericarpo suculento, que possu no seu interior uma nica semente que constitui o caroo. Exemplos: pssego, azeitona, etc. . Secos: Fruto cujo pericarpo no possu reservas como o caso dos legumes, eucalipto, etc. . Infrutescncias: . Resultam do desenvolvimento de vrias flores de uma mesma inflorescncia, como o caso do abacaxi, figo, amora, etc.

Folha de Uma Planta:


.

Este rgo das plantas de grande importncia nos processos fisiolgicos, como respirao e fotossntese.
.

Uma folha composta das seguintes partes:


.. . .

1 - Limbo. 2 - Pecolo. 3 - Bainha.

4 - Estpula

Raiz de Uma Planta:


. o rgo vegetal normalmente subterrneo, que tem grande importncia na fixao da planta ao solo e na absoro de gua e sais minerais. Em uma raiz existem quatro regies distintas: 1 - Coifa ou Caliptra: Tem a funo de proteger a ponta da raiz. 2 - Zona Lisa ou Zona de Crescimento: Regio por onde a raiz cresce. 3 - Zona Pilfera: Possu grande quantidade de plos, que absorvem as substncias do solo. 4 - Zona Suberosa: a ltima camada e a mais extensa, sendo responsvel pela ramificao da raiz.

CADEIA ALIMENTAR

Componentes de uma cadeia alimentar


Obrigatoriamente, para existir uma cadeia alimentar devem estar presentes os produtores e os decompositores. Entretanto no isso o que acontece na realidade, pois outros componentes esto presentes. Desta forma a melhor maneira de se estudar uma cadeia alimentar, atravs do conhecimento dos seus componentes, ou seja, toda a parte viva (fatores biticos) que a compe. Os componentes de todas as cadeias de uma forma geral podem ser enquadrados dentro das seguintes categorias: Produtores - so todos os seres que fabricam o seu prprio alimento, atravs da fotossntese, sendo neste caso as plantas, sejam elas terrestres ou aquticas; Animais - os animais obtem sua energia e alimentos comendo plantas ou outros animais, pois no realizam fotossntese, sendo, portanto incapazes de fabricarem seu prprio alimento. Decompositores - apesar da sua importncia, os decompositores nem sempre so muito fceis de serem observados em um ecossistema, pois sendo a maioria formada por seres microscpicos, a constatao da sua presena no uma tarefa to fcil.

You might also like