You are on page 1of 48

Construo Civil

Produto livre de corroso. Suporta temperaturas de -100 a +95C.

Hydro-Pex
Tubulao Flexvel em PEAD Reticulado (PEX-a).
(Conduo extra segura de gua quente e fria).

Manual Tcnico

Conhea a EPEX
A Epex Indstria e Comrcio de Plsticos Ltda opera desde 1997 em uma rea de aproximadamente 20 mil m na cidade de Blumenau SC, base da qual atende a todo o Brasil atravs de uma rede de vendedores e representantes comerciais. Atuamos nos segmentos da construo civil com a proposta primordial de vender solues tcnicas ajustadas as normas vigentes e a preos competitivos, tendo a retaguarda um corpo tcnico de pronta resposta as demandas geradas em campo. O norte estratgico da empresa a vanguarda tecnolgica nas suas reas de atuao. Sendo assim a Epex tornou-se a pioneira na fabricao nacional do Tubo Sistema Hydro-PEX Tubos em Polietileno de Alta Densidade Reticulado Tipo-a (PEX-a).

A Epex possui o sistema de gesto da qualidade auditado e certificado pela SGS, encontrando-se em conformidade com os requisitos da norma ISO 9001:2008.

Visite www.epexind.com.br e veja tudo o que podemos lhe oferecer

As informaes contidas neste manual so um apanhado geral que retrata o nvel de conhecimento atualmente disponvel sobre o assunto abordado. No podendo servir como base nica para a elaborao de projetos hidrulicos e no objetiva substituir ou ab-rogar a atuao de Engenheiros ou outros profissionais do ramo. No cabe responsabilidade a empresa pelo uso indevido dos materiais em instalaes que fujam as finalidades do produto. Dvidas devem ser encaminhadas diretamente ao departamento tcnico da Epex.

O sistema Hydro-Pex alia a leveza e praticidade dos materiais polimricos com a resistncia s solicitaes mecnicas, tpicas das tubulaes metlicas.
Os tubos flexveis de polietileno reticulado PEX tm sido empregados com sucesso a mais de trinta anos na Europa e nos mercados Norte Americanos para conduo de gua potvel quente e fria, e tambm em circuitos de piso radiante para aquecimento de ambientes. PEX um material polimrico constitudo de cadeias de polietileno unidas entre si atravs de ligaes qumicas covalentes num processo chamado Reticulao. O polietileno empregado para a manufatura dos Tubos Hydro-Pex o Polietileno de Alta Densidade que ao passar pelo processo de reticulao deixa de ser um material termoplstico e passa a ser um material termofixo.

Polietileno Normal

Polietileno Reticulado

Ligao Covalente

Quando exposto a temperatura elevada, o comportamento de um material reticulado passa a ser visco-elstico, isto , o aumento da temperatura torna o material mais parecido com borracha e assim ele pode suportar maiores tenses, pois consegue dissip-las. Basicamente o mesmo que ocorre quando aplicamos uma tenso localizada sobre um elstico, ele se estica dissipando a fora pontual por uma rea maior, minimizando seu efeito no ponto de aplicao. O ganho mais relevante para os tubos reticulados est no incremento da sua resistncia a presso hidrosttica interna para a conduo de fluidos a quente. Podemos quantificar este fato pelo exemplo a seguir: um tubo de polietileno de alta densidade no reticulado tem aplicao limitada em 50C, tubos PEX resistem em operao a temperaturas de 95C e picos de curta durao de at 110C.

Resistncia a Presso Hidrosttica: a possibilidade de prever o tempo de vida de um material polimrico uma ferramenta imprescindvel. Para isso so empregados estudos que geram as Curvas de Regresso: grficos que correlacionam presso de trabalho com tempo de vida em anos.

Para estabelecer estes parmetros empregam-se as normas ASTM D 2837 e ISO 9080. Sob condies controladas e em laboratrio, so feitos ensaios que submetem diversas amostras de tubos a condies de presso e temperatura para determinar qual o tempo que as amostras resistiro nestas condies. Alm disso, o tipo de ruptura apresentado tambm um aspecto considerado. Se a ruptura se apresenta dctil, ou seja, forma-se uma protuberncia no ponto de ruptura significa que o material apresenta visco-elasticidade suficiente para uma resposta s solicitaes mecnicas. Se por outro lado a fratura for do tipo estilhaante, indica que a visco-elasticidade do material chegou ao seu limite. Ao observar um grfico com curvas de regresso, vemos que algumas linhas so mais longas e outras mais curtas, o momento que a ruptura passa a ser estilhaante indica o fim da curva.

Para facilitar a interpretao aplica-se o artifcio matemtico de plotar os dados na forma de log Presso versus log Tempo. As temperaturas de operao dos tubos PEX derivam dos valores de presso hidrosttica da curva de regresso atravs de equaes que consideram alm destes dados as dimenses do tubo e sofrem uma correo por um fator de segurana. Onde:

P = 2. emin . . fs dn emin

P = Presso trabalho emin = espessura de parede mnima dn = dimetro nominal = esforo tangencial fs = fator de segurana

Os valores das curvas de regresso de qualquer material indicam a resistncia nas condies de ensaio. Quando os produtos finais so aplicados, eles esto sujeitos a condies parcialmente controladas, mas por mais seguro que o projeto hidrulico seja, existem situaes imprevisveis: sub e sobrepresses, natureza do ambiente de instalao, atritos diversos, influncia externa de produtos qumicos, variaes bruscas de temperatura por falha dos dispositivos de segurana, etc. Para contornar estes eventos, emprega-se um fator de segurana, que corrige a presso calculada para um valor mais seguro. Os tubos Hydro-Pex empregam um fator de segurana fs = 1,5 e podem ser empregados nas condies a seguir:

Temperatura C Tempo (anos) Presso (bar) Fs

20 100 12,5 1,5

40 100 9,8 1,5

60 50 8,1 1,5

70 50 7,1 1,5

80 25 6,4 1,5

95 10 5,5 1,5

95 10 4,0 2,0

Fig: Tabela de Presses Mximas de Trabalho e o fs empregado.

Considerando as diretrizes da NBR 7198/93 Projeto e Execuo de Instalaes de gua Quente, norma vigente atualmente para as instalaes de gua quente predial, vemos que o sistema Hydro-Pex atende com segurana aos quesitos desta norma. NBR 7198/93 estabelece: Temp. mx = 70C. Vel. mx.= 3,0m/s. P esttica mx.= 400 kPa ( 4,0 bar) P picos curta durao = 600 kpa ( 6,0 bar) Comparando a NBR 7198 com os quesitos das normas especficas para PEX, vemos que enquanto a temperatura mxima permitida de uma instalao predial 70C e presso esttica de 400 kPa, o tubo Hydro-Pex resiste nestas mesmas condies a 710 kPa, isto , acima at dos picos limites.

O processo de fabricao dos tubos certificado pela Norma NBR ISO 9001 e por isso submetido a controles peridicos. Cada lote de Hydro-Pex fabricado submetido a ensaios de resistncia a Presso Hidrosttica Interna do tipo gua/gua a 95C, em estao de pressurizao especial que atende aos quesitos da DIN EN 921 e est de acordo a NBR15939.

Caractersticas importantes
Tipo: os tubos PEX podem ser reticulados por trs processos distintos, e estes processos levam a diferena nas caractersticas de material. Em funo disto as normas estabelecem um ajuste no ndice de reticulao, ou seja, cada tipo de PEX tem um ndice de reticulao mnimo exigido e mediante este ajuste, todos os tubos PEX tm desempenho mecnico esperado similar. PEX-a: emprega perxido como reticulante. ndice reticulao mnimo 70%. PEX-b: emprega organosilanos como reticulantes. ndice de reticulao mnimo 65%. PEX-c: reticulao via radiao de eltrons. ndice de reticulao mnimo 60%.

O ndice de reticulao o parmetro empregado para quantificar o grau de reticulao do PEX. um valor numrico que expressa quanto do material est reticulado e obtido mediante ensaio de extrao em solvente orgnico halogenado.

Hydro-Pex do tipo PEX-a: reticulado com perxidos.


Este processo garante repetibilidade em cada lote, pois a reticulao acontece in line e elimina a possibilidade de reas do tubo no reticuladas. Os tubos Hydro-Pex so ensaiados em produo a cada lote conforme os requisitos da NBR15939 - Sistemas de Tubulaes Plsticas para Instalaes de gua Quente e Fria Polietileno Reticulado (PEX)

Flexibilidade
Os tubos Hydro-Pex so extremamente versteis, sua leveza facilita o transporte dentro do canteiro de obras (por exemplo, uma caixa de Hydro-Pex 16 x 1,8mm pesa pouco mais de 16kg e tem 200 metros lineares). Seja por transporte manual ou por elevadores de carga, muito fcil levar Hydro-Pex para todos os andares de sua obra.

A flexibilidade de Hydro-Pex permite um projeto mais econmico, pois possvel fazer curvas sem para isto empregar conexes. Eliminam-se assim descontinuidades, reduzindo possveis pontos de vazamentos.

Tambm possvel a substituio das liras de dilatao por loopings de 360 feitos sem o emprego de conexes como curvas ou cotovelos. Abaixo tabela com os raios de curvatura mnimos para curvas feitas a frio, empregando a curva guia e quando aquecido por soprador de ar quente.
Raio Mnimo de Curvatura (mm) Dimenso do Tubo 16 20 25 32 Dobragem a Frio Manual 10 x Tubo 160 200 250 320 Com Curva Guia 5 x Tubo 80 100 125 160 Dobragem a Quente Com Soprador de Ar Quente 2 x Tubo 32 40 50 64

Aviso: Tubos polimricos jamais devem ser aquecidos por chama direta de maaricos ou tuchos de fogo. A incidncia de fogo altera as caractersticas morfolgicas, gerando tenses internas que enfraquecem o material.

Apresentao
Os tubos Hydro-Pex so comercializados em bobinas de at 200m, esta apresentao facilita as operaes de transporte e armazenagem dentro do canteiro de obras.
Dimenso D. Ext x Expess. x Compr. 16mm x 1,8mm x 200m 16mm x 1,8mm x 100m 16mm x 1,8mm x 50m 16mm x 1,8mm x 25m 20mm x 1,9mm x 200m 20mm x 1,9mm x 100m 20mm x 1,9mm x 50m 16mm x 1,8mm x 25m 25mm x 2,3mm x 50m 25mm x 2,3mm x 25m 32mm x 2,9mm x 50m 32mm x 2,9mm x 25m

Ref.

THPX1618

THPX2019

THPX2523 THPX3229

Marcao
Os tubos Hydro-Pex vem marcados de metro em metro para facilitar cortes sem desperdcios ou sobras, podendo ser cortado no tamanho certo no momento da retirada da caixa.

A marcao ainda apresenta a marca Epex, a norma vigente, o dimetro nominal, a espessura de parede, data e hora de produo.

Exclusiva Caixa Desbobinadora


Elimina o uso de desbobinadores agilizando o trabalho. A lateral deve ser aberta na linha pontilhada.

Importante: no empregar facas ou ferramentas pontiagudas para abrir a lateral das caixas. prefervel rasg-las para no danificar o tubo.

Os tubos Hydro-Pex no devem ficar expostos a radiao solar direta, devendo ser armazenados em local coberto e limpo, devidamente protegidos no canteiro de obras. Evitar ao mximo tambm o contato com lama e barro para no introduzir sujeiras dentro do tubo.

Conexes
As conexes comercializadas pela Epex so confeccionadas em lato e tem desenho exclusivo que garante estanqueidade absoluta. A Epex dispe de uma ampla gama de conexes para atender as necessidades de sua obra. As conexes so desenhadas para uso exclusivo com o Sistema Hydro-Pex, porm permitem intercambiabilidade entre sistemas rgidos e metlicos atravs das conexes com roscas.

A estanqueidade das conexes Hydro-Pex se d pelo confinamento do tubo entre o anel e a conexo (tetina) com seus ressaltos. Estes ressaltos so desenhados de forma que haja uma endentao no material plstico quando o anel estiver na sua posio montada (efeito da presso radial que o anel aplica sobre o tubo).

COMPONENTES
TUBO HYDRO-PEX
COD. DIM.

UNIO ROSCA FMEA REDUO


COD. DIM.

THPX1618 THPX2019 THPX2523 THPX3229

16mm x 1,8mm 20mm x 1,9mm 25mm x 2,3mm 32mm x 2,9mm

UNFR3412 UNFR0112 UNFR0134 UNFR1141

3/4 x 1/2 1 x 1/2 1 x 3/4 1 1/4 x 1

CONEXO MVEL
COD. DIM.

COTOVELO MACHO
COD. DIM.

CM1612 CM1634 CM2012 CM2034 CM2534 CM2501 CM3201

16 x 1/2 16 x 3/4 20 x 1/2 20 x 3/4 25 x 3/4 25 x 1 32 x 1

CTM1612 CTM2012 CTM2034 CTM2534

16 x 1/2 20 x 1/2 20 x 3/4 25 x 3/4

COTOVELO FMEA
COD. DIM.

INSTALAO CORRETA DAS CONEXES MVEIS


Insira a Tetina dentro da Porca (Rosca Fmea) e em seguida insira o Anel de Vedao. Rosqueie este conjunto (Porca, Tetina, Anel de Vedao) no Adaptador (Rosca Macho), com a mo, at travar. Com a chave adequada, aperte APENAS 1/4 DE VOLTA e a instalao est pronta. Mais fora do que o necessrio pode resultar na ruptura ou deslocamento do anel de vedao, comprometendo o sistema e podendo causar possveis vazamentos. Confira a ilustrao no quadro adiante.

CTF1612 CTF2012 CTF2034 CTF2534

16 x 1/2 20 x 1/2 20 x 3/4 25 x 3/4

CONEXO FIXA MACHO


COD. DIM.

COTOVELO FMEA BASE FIXA CURTO


COD. DIM.

CFM1612 CFM1634 CFM2012 CFM2034 CFM2534 CFM2501 CFM3201

16 x 1/2 16 x 3/4 20 x 1/2 20 x 3/4 25 x 3/4 25 x 1 32 x 1

CBFC1612 CBFC2012

16 x 1/2 20 x 1/2

COTOVELO FMEA BASE FIXA LONGO


COD. DIM.

CBFL1612 CBFL2012

16 x 1/2 20 x 1/2

CONEXO FIXA FMEA


COD. DIM.

CFF1612 CFF2012 CFF2034 CFF2534 CFF3201

16 x 1/2 20 x 1/2 20 x 3/4 25 x 3/4 32 x 1

COTOVELO ROSCA MVEL


COD. DIM.

UNIO
COD. DIM.

CRMV1612 CRMV1634 CRMV2012 CRMV2034 CRMV2534 CRMV3201

16 x 1/2 16 x 3/4 20 x 1/2 20 x 3/4 25 x 3/4 32 x 1

UN1616 UN2020 UN2525 UN3232

16 x 16 20 x 20 25 x 25 32 x 32

COTOVELO
COD. DIM.

UNIO REDUO
COD. DIM.

UNR1620 UNR1625 UNR2025 UNR2532

16 x 20 16 x 25 20 x 25 25 x 32

CT16 CT20 CT25 CT32

16 20 25 32

COTOVELO EXTRAVEL CURTO


COD. DIM.

UNIO ROSCA MACHO


COD. DIM.

CTEC1612 CTEC2012

16 x 1/2 20 x 1/2

UNM12 UNM34

1/2 3/4

UNIO ROSCA MACHO REDUO


COD. DIM.

COTOVELO EXTRAVEL LONGO


COD. DIM.

UNMR3412 UNMR0134

1/2 3/4

CTEL1612 CTEL2012

16 x 1/2 20 x 1/2

HYDRO-PEX
T TERMINAL MACHO
COD. DIM.

MDULO DISTRIBUIDOR
(com conexes de sada)
COD. DIM.

TM1612 TM2012 TM2534

16 x 1/2 20 x 1/2 25 x 3/4

T TERMINAL FMEA
COD. DIM.

TF1612 TF2012 TF2534

16 x 1/2 20 x 1/2 25 x 3/4

MD34122 MD34123 MD34124 MD34125 MD01122 MD01123 MD01124 MD01125

3/4 x 1/2-2 sadas 3/4 x 1/2-3 sadas 3/4 x 1/2-4 sadas 3/4 x 1/2-5 sadas 1 x 1/2-2 sadas 1 x 1/2-3 sadas 1 x 1/2-4 sadas 1 x 1/2-5 sadas

MDULO DISTRIBUIDOR SADA COM TETINA E REGISTRO


COD. DIM.

T
COD. DIM.

T16 T20 T25 T32

16 20 25 32

MD114R202 MD114R203 MD114R202520 MD114R2520 MD114R252

1 1/4 - 2 x 20 1 1/4 - 3 x 20 1 1/4 - 20 x 25 x 20 1 1/4 - 1 x 25 / 1 x 20 1 1/4 - 2 x 25

ADAPTADOR DUCHA HIGINICA

T REDUO
COD. DIM.

COD.

DIM.

ADH1612 16 x 20 x 16 20 x 16 x 16 20 x 16 x 20 20 x 20 x 16 20 x 25 x 20 25 x 16 x 16 25 x 16 x 20 25 x 16 x 25 25 x 20 x 16 25 x 20 x 20 25 x 20 x 25 25 x 25 x 20 32 x 20 x 20 32 x 25 x 25 32 x 25 x 32 32 x 32 x 25

16 x 1/2

T162016 T201616 T201620 T202016 T202520 T251616 T251620 T251625 T252016 T252020 T252025 T252520 T322020 T322525 T322532 T323225

TAMPO ROSCA FMEA


COD. DIM.

TPF12 TPF34 TPF01 TPF114

1/2 3/4 1 1 1/4

TAMPO ROSCA MACHO


COD. DIM.

TPM12 TPM34 TPM01 TPM114

1/2 3/4 1 1 1/4

T DUPLA CURVA
COD. DIM.

ADAPTADOR PARA TUBO DE COBRE INTERNO


COD. DIM.

TD12 TD34

1/2 3/4

ADCO1615 ADCO2022

16 x 15 20 x 22

T MISTURADOR COM ORELHA E TETINA


COD. DIM.

ADAPTADOR PARA TUBO DE COBRE EXTERNO


COD. DIM.

TD1216

12 X 16

ADCOE1615 ADCOE2022

16 x 15 20 x 22

MDULO DISTRIBUIDOR
(sem conexes de sada)
COD. DIM.

ANEL
COD. DIM.

MD34122S MD34123S MD34124S MD34125S MD01122S MD01123S MD01124S MD01125S

3/4 x 1/2-2 sadas 3/4 x 1/2-3 sadas 3/4 x 1/2-4 sadas 3/4 x 1/2-5 sadas 1 x 1/2-2 sadas 1 x 1/2-3 sadas 1 x 1/2-4 sadas 1 x 1/2-5 sadas

AN16 AN20 AN25 AN32

16 20 25 32

ANEL VEDAO
COD. DIM.

Ferramentas

ANV12 ANV34 ANV01

1/2 3/4 1

VLVULA DE PASSAGEM COM REGISTRO


COD. DIM.

MINI VLVULA (GUA QUENTE )


COD. DIM.

VPR16 VPR20

16 20

MVE12VM

1/2

MINI VLVULA (GUA FRIA) ANEL CROMADO


COD. DIM. COD. DIM.

MVE12AZ

1/2

ANC

16

INSTALAO DAS CONEXES MVEIS


1 P asso Montagem do Conjunto Conexo Mvel 3- Anel de Vedao 5-Adaptador (Rosca Macho) 2 P asso Rosquear Conjunto na Rosca Macho 3 P asso Finalizao

6- Apertar com a mo,at travar . Depois, apertar apenas 1/4 de volta.

2-Tetina

1- Porca (Rosca Fmea)

4- Conjunto

1/4 de volta

*Este processo vlido para todas as conexes que utilizam rosca mvel .

As instrues deste encarte representam o atual nvel de conhecimento disponvel sobre o assunto abordado, no cabendo responsabilidade empresa pelo uso inadequado dos ma Nenhum procedimento substitui o teste hidrosttico conforme descrito em norma (NBR 5626)

Carenagens dobradas
As carenagens dobradas so empregadas como fechamento para as instalaes aparentes abaixo das bancadas de pias, lavatrios e tanques. Confeccionadas em PS de alta resistncia na cor branca. A fixao com abas laterais mediante o emprego de parafusos e buchas ou de velcro dupla face colado a cermica.

Modelos disponveis de carenagens dobradas


Modelo Car25.65.150.650 Car25.65.200.650 Car25.95.150.650 Car25.95.200.650 Car25.150.200.650 Profundidade Largura 65 65 95 95 150 150 200 150 200 200 Altura 650 650 650 650 650

As cotas de altura e largura das carenagens dobradas podem ser customizadas conforme necessidades de cada obra. Consulte nosso departamento tcnico.

10

FERRAMENTAS
COD. DIM.

1 2 3 4

CORT1640 EXSAN1225 PRSAN1625 PRBAR1632

16 a 40mm 12 a 25mm 16 a 25mm 16 a 32mm

1. Alicate corta tubos

2. Expansor

3. Prensa

4. Prensa

Para passagem de tubulaes em lajes, em PVC flexvel e atxico de alta qualidade. So a melhor soluo na vedao das passagens pontuais de laje em construes com instalao hidrulica area.

COIFA FLEXVEL SIMPLES


CDIGO

SADA PEX (mm)

SADA ESGOTO (mm)

PASSANTE LAJE (mm)

CF 16/25 CF 16/32 CF 20/32 CF 20/40 CF 25/40 CF 40/50 CF 50/60

16 16 20 20 25 SADA PEX (mm)

40 50
SADA ESGOTO (mm)

25 32 32 40 40 50 60
PASSANTE LAJE (mm)

COIFA FLEXVEL DUPLA


CDIGO

CF 1616/50 CF 1620/50 CF 2020/50 CF 1640/75 CF 1650/75 CF 1650/100 CF 2025/75 CF 2050/75 CF 2050/100

16 - 16 16 - 20 20 - 20 16 16 16 20 20 20
SADA PEX (mm)

40 50 50 25 50 50
SADA ESGOTO (mm)

50 50 50 75 75 100 75 75 100
PASSANTE LAJE (mm)

COIFA FLEXVEL TRIPLA


CDIGO

CF 161640/75 CF 161650/75 CF 162050/75 CF 162050/100 CF 202040/75

16 - 16 16 - 16 16 - 20 16 - 20 20 - 20

40 50 50 50 40

75 75 75 100 75

FLEXVEL CROMADO
CDIGO COMPRIMENTO

FLX16

40cm
DIM.

CANOPLA
CDIGO

CPL16

16

TAMPAS PLSTICAS PARA INSPEO DE REGISTRO/TUBULAES EM SHAFTS VISITVEIS


MEDIDA EXTERNA MEDIDA TIL

Cdigo MSHF5 MSHF8

a 24,5 30,0
b - 45 cm
d - 37 cm

b 29,5 45,0

c 17,0 22,0
b - 29,5 cm

d 22,0 37,0

a - 24,5 cm

a - 30 cm

d - 22 cm c - 17 cm

c - 22 cm

MSHF8

MSHF5

11

PERDAS DE CARGA
Para garantir o fornecimento de gua de forma contnua, em quantidade adequada e com presses e velocidades compatveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitrios e demais componentes da instalao, os tubos a ser empregados devem garantir a mnima perda de carga (J) possvel. As perdas de carga (J) dependem de vrios fatores, a saber: tipo de fluido transportado, caudal de circulao, seco da tubulao, temperatura de escoamento, rugosidade interna, regime de escoamento, entre outros. A NBR 5626 estabelece que para a determinao de J em tubos lisos de material polimrico se empregue a expresso: Onde:

J = 8,69 x 10 .Q
5

1,75

.D

-4,75

J = perda de carga unitria (mca/m) Q = vazo estimada (litros/s) D = dimetro interno do tubo (mm)

Quando inserimos uma conexo em um dado circuito, estamos alterando o valor de J para aquele ponto, a isto chamamos de Perda de Carga Localizada ou J local. Os valores de J local so expressos em comprimentos equivalentes do tubo. Ou seja, para cada conexo existe uma distncia linear equivalente de J. A NBR 5626 estabelece que quando for impraticvel prever os tipos e nmeros de conexes a serem utilizadas, um procedimento alternativo consiste em estimar um percentual sobre o comprimento real do circuito. Este valor oscila entre 10% e 40%. Abaixo apresentamos uma tabela com os valores estimados para J unitrio para os tubos Hydro-Pex na velocidade mxima.
Referncia THPX1618 THPX2019 THPX2523 THPX3229 Velocidade m/s 3,0 3,0 3,0 3,0 J unitrio mmca/m 816,83 584,22 438,36 321,51

Diagrama de perdas de Carga do tubo Hydro-Pex Temperatura de referncia 20 C


100

10
3,0m/s 2,0m/s 1,5m/s

THPX3229 THPX2523 THPX2019 THPX1618

1,0m/s

0,1 1 10 100 1000 10000 (mmH2O/m)

12

Dilatao Trmica
Por tratar-se de material plstico os tubos Hydro-Pex sofrem dilatao linear quando sob ao da temperatura. Nas instalaes embutidas diretamente em concreto ou alvenaria, o tubo impedido de dilatar livremente ficando por conta do prprio material do tubo absorver as tenses de trao e compresso sem ocasionar danos a rede. No caso de alvenaria, as canaletas devem ser preenchidas com argamassa de trao igual ao empregado em assentamento de tijolos e no somente com massa de reboco que poder vir a gerar trincas. Nas instalaes aparentes em forro falso ou shafts, deve-se compensar a dilatao longitudinal com o emprego de braos de flexo, os quais devem ser preferencialmente locados de maneira a aproveitar o percurso da tubulao.

Clculo dos Braos de Flexo


Fonte: NBR15939-2:2011 Devem ser calculados pela seguinte expresso: Onde:

Bf= K.de.L

Bf = comprimento do brao de flexo (mm) K = constante adimensional; K = 14 d e = dimetro externo do tubo L = deslocamento devido a variao de temperatura

L L
Legenda: PF = Ponto fixo SL = Suporte Livre ( que permite movimento longitudinal) L = deslocamento devido a variao a variao da temperatura Bf = Brao de flexo
SL

PF

SL

Clculo das Liras de Dilatao


Fonte: NBR15939-2:2011 As liras de dilatao devem ser empregadas quando, em um trecho predominantemente retilneo, no seja possvel aproveitar o traado da tubulao para absorver as dilataes. A mxima distncia entre suportes fixos para a execuo de uma lira em funo do L obtido para o trecho. Se o comprimento L multiplicado por dois for maior que Amin, ento calcular duas liras para o trecho.
L L

Bf

L L

L L

PF

SL

SL

PF

Bf

PF

Amin

A lira de dilatao corresponde a dois braos de flexo e o valor de Amin considerado deve ser de 10 vezes o dimetro do tubo.

Bf

13

Tabela de equivalncia
A vazo equivalente entre Hydro-Pex e os demais sistemas rgidos pode ser obtida da seguinte tabela:
Tubo Cobre PVC PPR CPVC PEX Bitolas 1''(DN28) 32 32 28 25

''(DN15) 20 20 15 16

''(DN20) 25 25 22 20

1''(DN35) 40 40 35 32

1''(DN42) 50 50

Procedimento de Montagem das Conexes

Tesoura Corta Tubos Alicate Expansor Prensa Manual.

3. Com o alicate expansor, faa uma bolsa na ponta do tubo. alargamento em vrios movimentos.

1. Corte o tubo empregando a Tesoura Corta Tubos. A tesoura garante um corte perpendicu lar e sem rebarbas.

4. Insira a tetina imediatamente na bolsa. pequena folga de aprox. 2mm. Esta folga ser preenchida

2. Insira o anel. Cuidado para que a parte chanfrada do Isso facilitar o deslizamento do anel na prxima etapa.

5. Escolha o bero de montagem adequado ao dimetro do tubo e a conexo em questo. Pressione o gatilho fazendo com que o

Est pronta a montagem das conexes, e se eventualmente, ocorrer um equvoco, podemos refazer a montagem.

O tubo deve ser aquecido com um soprador de ar quente, aplicando o jato de ar sobre a conexo, at que o tubo se torne translcido. Neste momento com um alicate podemos destacar facilmente a conexo. Espera-se o tubo esfriar e podemos refazer as conexes.

14

Instalando Hydro-Pex Instalaes em alvenaria


Quando a instalao dos tubos Hydro-Pex for diretamente na alvenaria no se leva em considerao a sua dilatao linear, os tubos podem ser embutidos diretamente nas canaletas e revestidos com argamassa sem necessidade de de prever folgas ou espaos livres. Os tubos Hydro-Pex e os componentes do sistema so resistentes ao contato direto com argamassas e inertes a ao corrosiva do cal, gesso ou cimento. Para a abertura das canaletas e a colocao dos tubos Hydro-Pex devem ser tomados alguns cuidados caso a mesma canaleta conduzir tubos de gua quente e fria:

1. Para paredes com mais de 30 cm de espessura, a canaleta deve ter profundidade que permita espao livre entre a face externa da parede e os tubos de pelo menos uma vez o dimetro do tubo empregado.

2. Se a parede tiver 15 cm ou menos de espessura, a canaleta deve ser aumentada na altura para permitir que entre um tubo de gua quente e outro de gua fria haja um espao de pelo menos um tubo de mesmo dimetro entre eles.

Fixao da Tubulao area


A fixao indicada para trechos areos de alimentao ou chicotes em Pex a que permite livremente a dilatao longitudinal da tubulao. Em geral cada instalador cria sua prpria maneira de fixar. Abaixo apresentamos uma opo de fixao:

Neste caso empregam-se abraadeiras tipo D, que suportam pedaos de PVC, por dentro do qual passa livremente o tubo PE-X. O conjunto est suspenso em tirantes chumbados na laje.

Outra maneira fixar as abraadeiras D em perfis perfurados, soluo ideal para vrias linhas paralelas como ilustrado acima.

15

O uso de abraadeiras metlicas diretamente na tubulao desaconselhvel, pois as arrestas metlicas podero fragilizar por atrito a tubulao levando a eventuais rupturas.

Passagem de laje
No sistema de chicotes com distribuio area e instalaes aparentes, so necessrias as furaes de laje para a passagem da tubulao PEX e dos esgotos de lavatrios, tanques e pias. As furaes so executadas conforme os dimetros nominais dos passantes, tomando em considerao os dimetros dos tubos que iro passar por eles. As distncias mnimas em relao s paredes acabadas e o tamanho das bordas sobressalentes dos passantes esto exemplificados abaixo:

Para atender as diferentes configuraes, h diferentes modelos de coifas.

Fixao dos Mdulos Distribuidores


Para distribuies areas empregam-se Mdulos Distribuidores com corpo de 11/4 com vlvulas de esfera acopladas ao prprio corpo da pea, sadas em tetinas para conexo direta do tubo Hydro-Pex em diferentes bitolas. Estes conjuntos eliminam a necessidade do emprego de registros de gaveta nas diversas reas midas da unidade habitacional, alm de concentrar todos os registros num ponto s.

O conjunto pode ser fixado parede com o emprego de buchas e parafusos ou com o emprego de parafuso tipo Parabolt.

16

Esta modalidade de fixao permite o emprego de materiais comuns ao canteiro de obras e pode ser empregado tanto em instalaes horizontais como verticais( figuras a, b). Em caso de montagens de vrios mdulos distribuidores num mesmo conjunto, possvel diminuir o espao de instalao inclinando os mdulos de modo a permitir que cada tubo Hydro-Pex passe por cima da derivao inferior (figura c). Em alguns casos so indicadas as Bases Escalonadas em chapa de ao galvanizado, que do sustentao aos distribuidores e permitem as sadas das derivaes verticais em PEX (figura d). As instalaes em Drywall necessitam de proteo adequada para trnsito dos tubos PEX pelas aberturas padro dos montantes. Podem ser empregadas protees em plstico disponveis no mercado, a funo principal dos protetores evitar atritos entre as bordas cortantes das aberturas com a superfcie do tubo.

Para a sustentao de pontos finais de alimentao e dos registros de presso ou de gaveta empregam-se travessas metlicas Epex, fabricadas em chapa galvanizada DIN 0,95mm seguindo as distncias padro para montagens em Steel Frame.

Transporte e armazenamento dos materiais Hydro-Pex


Os tubos e conexes Hydro-pex devero ser transportados e armazenados de modo que no haja danos aos materiais e devero ser protegidos das intempries e da exposio direta aos raios solares. Todo o manuseio dever ser empregando as embalagens originais, obedecendo aos critrios de empilhamento mximo e mantendo afastado do contato direto com o cho. O ideal um local de armazenagem afastado de tintas, solventes e produtos qumicos para evitar contaminao.

Kits Industrializados Hydro-Pex


De encontro aos anseios da construo por um sistema padronizado, a Epex desenvolveu os Kits Hidrulicos Industrializados. Divididos em Kits Chicotes, Kits Esgoto e Kits Chuveiro, os kits atendem toda a instalao de ramais e sub ramais presentes no projeto hidrulico.

Kits Chicotes
Trechos industrializados de tubos com comprimentos pr definidos e conexes j instaladas para emprego nos subsistemas das instalaes hidrossanitrias aparentes Para total compatibilidade com a obra j so instaladas as coifas de passagem de laje, os acabamentos cromados para os pontos de alimentao do vaso com caixa acoplada, sendo cada trecho etiquetado para fcil visualizao do respectivo ponto de acople.

17

Kits Chuveiro
Sistema fornecido totalmente montado no qual um quadro metlico sustenta toda a instalao do shaft do chuveiro.

A fixao dos Kits Chuveiro mediante parafusos nos montantes do shaft pela borda interna da cantoneira, para evitar ressaltos que possam danificar o fechamento com as placas de gesso cartonado. Cada Kit chuveiro dimensionado para atender as profundidades de fixao de diferentes marcas de registros, (Docol, Deca, Fabrimar...). Podem ser adaptados conforme projeto para servir tambm como suporte para a distribuio da gua quente e fria por mdulos distribuidores.

Kits Esgoto
So estruturas em metal ou plstico de engenharia reforado que do sustentao ao conjunto de conexes de desge em PVC e a alimentao instalados abaixo das bancadas de pias, tanques e lavatrios.

Todo o conjunto de conexes em PVC e as derivaes para a coleta dos desges laterais de mquinas de lavar louas ou roupas j vem montado e testado contra vazamentos. A conexo inferior sempre uma luva de correr com anel ORing e o conjunto recebe como fechamento carenagens envolventes vcuo formadas em PS de alto impacto na cor branco lustroso.

18

Kit Chicote Hidrnico


So chicotes Hydro-Pex revestidos com isolamento elastomrico para instalao em sistemas hidrnicos. Os tubos em polietileno reticulado Hydro-Pex so indicados para linhas de gua gelada aditivadas com anticongelantes a base de polilcoois como glicol, etileno glicol e seus derivados.

Consideraes Gerais Sobre o Sistema de Kits


O emprego dos Kits Industrializados Hydro-Pex vem de encontro ao anseio das construtoras e instaladoras por um sistema que j venha pronto e padronizado. A metodologia de trabalho com os kits diminui o nmero de itens a administrar no almoxarifado da obra e melhora o fluxo de materiais. Para as instaladoras terceirizadas traz a reduo de operrios simplificando o gerenciamento de pessoal por canteiro atendido. A entrega dos kits para todo o territrio nacional segue um cronograma estabelecido pela construtora e se adapta ao ritmo da obra. A montagem dos apartamentos tipo feita com acompanhamento de pessoal especializado para a coleta das cotas e produo in loco dos gabaritos que sero empregados como modelos na fabricao dos chicotes. Os diversos Kits vm em embalagem identificada individualmente e com o endereamento do apartamento tipo de destino. As pontas de interface vem com identificao vermelha ou azul para diferenciar visualmente as pontas de gua quente das de gua fria. As solues apresentadas pelos Kits Hidrulicos atendem a todos ambientes previstos em projeto.
Kit Esgoto com carenagem para tanque e pia

Chicote cozinha e rea de servio

Alimentao Area

Kit Esgoto Lavatrio

A alimentao vem das prumadas (ou dos hidrmetros onde houver alimentao individualizada por unidade habitacional), transita por cima do forro e alimenta o Kit Chuveiro, que por sua vez fornece a derivao para os demais elementos do lavatrio.

19

Nas cozinhas e reas de servio aplica-se o mesmo critrio partindo de algum shaft ou concentrando as derivaes a partir do aquecedor de passagem.

Proposta Tcnica Comercial e Homologao


Para que o sistema de Kits racionalize o sistema construtivo, diversas etapas devem ser observadas: 1. Disponibilizao dos projetos para avaliao de nosso corpo tcnico: planta baixa do pavimento trreo, do pavimento tipo, da cobertura, das prumadas e dos detalhes isomtricos. 2. Proposta tcnica do emprego do sistema Hydro-Pex; base aos projetos coletados ser apresentada uma proposta tcnico comercial que visa quantificar a utilizao de tubos e conexes e principalmente ilustrar o emprego dos kits hidrulicos. Esta proposta poder sofrer alteraes, constituindo-se apenas de um estudo at que ocorra a homologao. 3. Montagem dos apartamentos modelo: nesta etapa a proposta a montagem de um apartamento tipo (ou conforme o caso mais de um, dependendo da tipologia da obra), para assim ajustar a proposta e tomar as cotas que sero replicadas na industrializao dos chicotes. 4. Homologao: ao final da montagem dos apartamentos tipo, sero gerados desenhos tcnicos dos chicotes e kits chuveiro empregados na montagem, os quais serviro de base para a industrializao. Estes desenhos sero vistados pelo engenheiro responsvel da obra ou da instaladora em visita aos apartamentos tipo montados. Qualquer alterao posterior s ser efetuada mediante novos desenhos acordados pela engenharia da obra. 5. Industrializao dos Kits e Chicotes e entrega conforme acordo prvio.

Treinamento de Equipes
Apesar de ser um tubo sistema extremamente verstil e simples o processo torna-se otimizado a partir de uma equipe bem treinada. O ideal que as instaladoras ou construtoras que empreguem Hydro-Pex pela primeira vez, solicitem treinamento junto ao nosso departamento tcnico, visitas tcnicas em obra ou treinamentos in company.

Gabaritos de Passantes
Para que o sistema de Kits Chicote funcione corretamente faz-se necessrio que as passagens de laje obedeam rigorosamente s mesmas cotas empregadas nos apartamentos tipo montados na homologao. A variao mxima absorvida pelos chicotes da ordem de 3 cm. Lembrando que o motivo de empregarem-se chicotes a maximizao do aproveitamento da relao homem x hora. Passantes de laje mal posicionados implicam retrabalho e custos extra de remontagens e de perfuraes.

20

A sugesto a elaborao de um gabarito para garantia de exatido. Uma possibilidade o uso de uma manta de borracha cortada no esquadro e com aberturas nas posies idnticas as perfuraes de laje. A manta tem a vantagem em relao aos gabaritos de madeira de ser enrolada e facilmente transportada de um ambiente ao outro. A posio das passagens de laje nos shafts tambm dever ser criteriosamente observada, visto que estas aberturas so deixadas na concretagem das lajes.

Posicionamento de Guias e Montantes de Steel Frame


As peas metlicas responsveis pela estruturao de shafts em Steel Frame; montantes e guias; devero estar fixadas e devidamente aprumadas para a instalao dos Kits Chuveiro. A distncia entre montantes de 40 cm. Como a lateral dos kits chuveiro fabricada com cantoneiras e a fixao lateral e de dentro para fora, os dois montantes ao qual sero fixado o Kit Chuveiro, devero estar voltados um de frente ao outro. Esta forma de fixao visa manter a planicidade da placa de gesso cartonado para posterior colocao de cermica.

Interface Chicote x Equipamento


A m execuo das interfaces pode levar a vazamentos. As transies da tubulao Pex para torneiras, caixas acopladas ou outros elementos feita mediante conexes mveis com vedao de topo mediante o emprego de anis de vedao.

Nestes pontos a vedao do tipo de topo, por compresso de anel de silicone, no necessrio o emprego de fita Teflon, bastando o anel que acompanha a conexo. O principal motivo de patologias nestes pontos o torque excessivo. A montagem correta o aperto com as mos da conexo, finalizando com um giro de 90 com a chave de boca. Ocorrendo vazamento no teste de estanqueidade, procede-se mais um aperto de 90 . Se no resolver, deve-se trocar o anel de vedao.

Transies entre tubulaes


Para as transies entre os diversos tipos de tubulaes polimricas existentes e o sistema Hydro-Pex necessrio o emprego de conexes com insertos metlicos. A medida necessria para evitar patologias por quebra ou trinca dos adaptadores de PVC, CPVC ou PPR.

21

Apresentamos algumas construtoras e instaladoras conceituadas, que j empregam Hydro-Pex:


Alicerce Castor Empreendimentos Imobilirios MG Ampla Engenharia - CE Artenge Construtora - PR Castelo Engenharia MG Construtora Carneiro e Matos MG Instaladora E.H. SP Eiko Engenharia e Instalaes SP Engemisa Engenharia BA xito Engenharia - SP Gafisa - SP Lemos Engenharia PE Construtora Lder MG Lomando Aita Edificaes - RS L. Priori PE MC Engenharia de Apoio MG MCS Instaladora - SP Moura Dubeux Engenharia PE Construtora Queiroz Galvo PE Rio Ave PE Romarco Construtora PE Construtora e Incorporadora Rotta Ely RS Sanhidrel-Engekit Instalaes Prediais SP Stuhlberger Pinheiros Empreendimentos Imobilirios SP Terni Engenharia - SP

22

Portflio de Obras

Guarulhos/ SP Construtora: Ga sa Obra: Alegria

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Cube Campo Belo

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Campo Belssimo

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Diseo

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Campo Belo Duchamp

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Double Campo Belo

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Code Campo Belo

So Paulo/ SP Construtora: Queiroz Galvo Obra: Excellence Klabin

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Concept Anlia Franco

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Gabrielle

23

Portflio de Obras

Barueri/ SP Construtora: Inpar Obra: Ghaia

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Magni que Anlia Franco

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Giardino

So Paulo/ SP Construtora: Queiroz Galvo Obra: Notabile Villa Monteverde

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: In Citt

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Open Moratta

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Even Obra: Incontro Mooca

Catanduvas/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Casa Nova

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Inspiratto

Barretos/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Barra da Tijuca

24

Portflio de Obras

So Carlos/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Monte Azul

So Jos do Rio Preto/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Rio Corais

So Carlos/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Monte Europa

So Jos do Rio Preto/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Rio Negro

So Carlos/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Monte Nevada

So Jos do Rio Preto/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Rio Tigre

So Carlos/ SP Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Monte Olimpo

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Plaza Mayor

So Jos do rio Preto/ Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Rio Bandeira

Santo Andr/ SP Construtora: Even Obra: Praa Jardim

25

Portflio de Obras

So Paulo/ SP Costrutora: Even Obra: Sophistic

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Vida Viva Golf Club

So Paulo/ SP Construtora: Ga sa Obra: Stelatto

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Vida Viva Jardim Itlia

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Terraza

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Vida Viva Parque Santana

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Timing

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Vida viva Tatuap

So Paulo/ SP Construtora: Even Obra: Veranda

Belo Horizonte/ MG Construtora: Patrimar Obra: Chteau de Villandry

26

Portflio de Obras

Belo Horizonte/ MG Construtora: Alicerce Castor Obra: Costa Del Fiori

Belo Horizonte/ MG Construtora: Patrimar Obra: Maura Valadares Gontijo

Belo Horizonte/ MG Construtora: Patrimar Obra: Four Seasons

Belo Horizonte/ MG Construtora: Patrimar Obra: Montalcino

Belo Horizonte/ MG Construtora: Lider/ Cyrela Obra: Grand Lider Olympus

Belo Horizonte/ MG Construtora: Patrimar Obra: Montebello

Belo Horizonte/ MG Construtora: Inpar Obra: Lagoa dos Ingleses

Belo Horizonte/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Mundi Condomnio Resort

Belo Horizonte/ MG Construtora: Castor Obra: MASB Unique

Betim/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Caetes

27

Portflio de Obras

Betim/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Caiapos

Belo Horizonte/ MG Construtora: Patrimar Obra: Piazza Novona

Betim/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Carajas

Belo Horizonte/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Residencial Edimburgo

Betim/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Estrela do Oriente

Belo Horizonte/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Residencial Monte Aragon

Betim/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Guajajaras

Belo Horizonte/ MG Construtora: Even Obra: SPA Spazio DellAcqua

Betim/ MG Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Timbiras

Belo Horizonte/ MG Construtora: Patrimar Obra: The Falls

28

Portflio de Obras

Belo Horizonte/ MG Construtora: RKM Engenharia Obra: Zaidal

Recife/ PE Construtora: L. Priori Obra: Dirceu Borges

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Alameda dos Pinheiros

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Engenho Poeta

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Alameda Imperial

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Jardim Beira Rio

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Antnio Espndola

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Jardim Ubaias

Recife/ MG Construtora: Moura Dobeux Obra: Bech Class

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Joanna Dhlia

29

Portflio de Obras

Recife/ PE Construtora: Queiroz Galvo Obra: Luiz Dias Linz

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Parque Amazonas

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Luiza Ramos

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Parque Madalena

Recife/ PE Construtora: Queiroz Galvo Obra: Maria ngela Lucema

Recife/ PE Construtora: Moura Dobeux Obra: Pier Mauricio de Nassau

Recife/ PE Construtora: Queiroz Galvo Obra: Maria Edicta

Campos dos Goytacazes/ RJ Construtora: MRV Engenharia Obra: Campos dos Goytacazes

Recife/ PE Construtora: Queiroz Galvo Obra: Maria Rosa

Maca/ RJ Construtora: MRV Engenharia Obra: Mar Bltico

30

Portflio de Obras

Maca/ RJ Construtora: MRV Engenharia Obra: Mar do Caribe

Rio de Janeiro/ RJ Construtora: MRV Engenharia Obra: Riveira do Campo

Campos dos Goytacazes/ RJ Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Guarani

Rio de Janeiro/ RJ Construtora: Even Obra: Royal Blue

Rio de Janeiro/ RJ Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Riversul

Rio de Janeiro/ RJ Construtora: Even Obra: Up Life Barra Bonita

Rio de Janeiro/ RJ Construtora: MRV Engenharia Obra: Parque Rivoli

Rio de Janeiro/ RJ Construtora: Even Obra: Weekend

Rio de Janeiro/ RJ Construtora: MRV Engenharia Obra: Recanto dos Passros: Beija Flor

Londrina/ PR Construtora: MRV Engenharia Obra: Spazio Le Parc

31

Portflio de Obras

Londrina/ PR Construtora: MRV Engenharia Obra: Spazio Le Mont

Natal/ RN Construtora: Moura Dobeux Obra: Alameda Lagoa Nova

Londrina/ PR Construtora: MRV Engenharia Obra: Spazio Ltos

Natal/ RN Construtora: Moura Dobeux Obra: Bossa Nova

Canoas/ RS Construtora: Goldsztein Cyrela Obra: Agora Canoas

Natal/ RN Construtora: Moura Dobeux Obra: Geraldo Pinho

Porto Alegre/ RS Construtora: Tenda Ga sa Obra: Boulevard das Palmeiras

So Jos/ SC Construtora: Femai Obra: Porto Veccio

Porto Alegre/ RS Construtora: Rotta Ely Construes Obra: Soul Residence

Fortaleza/ CE Construtora: Moura Dobeux Obra: Parque de Fatima

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

Fone: (47) 3331-1300 | Fax : (47) 3334-3110 Rua Pomerode, 2131 - Blumenau - SC vendas@epexind.com.br | www.epexind.com.br

You might also like