You are on page 1of 2

Trabalhando Matemtica: percepes contemporneas

18, 19 e 20 de Outubro
Joo Pessoa, Paraba.

2012

UMA METODOLOGIA, PRINCPIOS NA MATEMTICA: UMA REFLEXO NO PROJETO ESCOLA Z PEO. Educao Matemtica na Educao de Jovens e Adultos (EMEJA) 11 Marcelo DIAS RIBEIRO1 Universidade Federal da Paraba marcelo.kanner@hotmail.com

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de apresentao metodologia utilizada no campo da matemtica do programa de extenso escola Z Peo e suas aplicabilidades em salascanteiros. Programa que h 20 anos vem intervindo com parceira da Universidade Federal da Paraba (UFPB) com o Sindicato dos Trabalhadores da Indstria da Construo e Mobilirio de Joo Pessoa PB (SINTRICOM). Com intuito de promoo escolarizao dos operrios, proposta feita em seu prprio local de trabalho alunos-operrios, com predominncia de origem rural, de sexo masculino, com pouca qualificao e baixo nvel de escolarizao. As salas em canteiros de obra como espao educativo trazem atravs de atividades de apoio e metodologias pedaggicas, a integrao s possibilidades de uma contribuio matemtica para uma educao fundamental no contexto da EJA. dentro deste contexto que o objeto de trabalho atravs do planejado em elementos temticos que apropria/norteia a prtica do ensino de matemtica, conduzido atravs da temtica trabalhar propostas com as questes problemas. Entendendo que o alunado j familiarizado com o contexto matemtico, em que a apropriao sistematizada concilia com sua vida profissional, aes rotineiras dos canteiros de obras como atravs dos clculos de medida, de peso e de volume, etc. Tal proposta metodolgica, permite o intensivo exerccio da interdisciplinaridade, ampliao do universo simblico, vocabular, reconstruo da linguagem matemtica implcita no cotidiano possibilitando aos educandos ampliao e o aprofundamento de sua compreenso da realidade social, por meio da aquisio da linguagem, da matemtica e dos conhecimentos gerais. Atravs de sua proposta pedaggica de alfabetizao seja nos programas bsicos APL- Alfabetizao na primeira laje ou TST Tijolo sobre tijolo, constitui princpios de contextualizao; que se considera o contexto dos alunos para as elaboraes das atividades, o principio da significao operativa; com objetivo para o que se faz e para que se faz, possibilitando os clculos e as sistematizaes matemticas algo aplicvel e motivador que propiciando desta forma a reflexo, por ultimo o princpio da especificidade escolar que conduz a conveno ao ensino da lecto-escrita. Tratando assim que os princpios norteadores trazem aos alunos-operrios contribuies relevantes perante o contexto que os cercam, os atravessam como em sua qualidade de vida e reduo do ndice de analfabetismo presentes nas indstrias das construes. Dentro deste projeto que educadores das graduaes em licenciaturas da UFPB encontram atravs desta metodologia e de uma mediao matemtica, uma prtica de formao e informao na modalidade Educao de jovens e adultos.

Aluno do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraba.


1

Trabalhando Matemtica: percepes contemporneas


18, 19 e 20 de Outubro
Joo Pessoa, Paraba.

2012

Palavras Chave: Educao de Jovens e Adultos, Metodologia, Ensino da Matemtica.

Referncias IRELAND, Timothy et al. Texto Prmio Educao para a Qualidade do Trabalho, Joo Pessoa, 1998 KULESZA, Wojciech Andrzej. Alfabetizao de Adultos em Cincias e Matemtica. Editora Universitria. UFPB, 2001, 156p. FONSECA, Maria da conceio ferreira reis Educao matemtica e educao de jovens e adultos: reminiscncias, negociao de significados e de constituio de sujeitos de ensino e aprendizagem. Revista de Educao de Jovens e Adultos- Alfabetizao e Cidadania. Ed. Raaab.2002.pg. 09. N 14. IRELAND, Timothy. A construo de um processo de formao para educadoresalfabetizadores: reflexes em torno de uma experincia no nordeste brasileiro. Disponvel em: < http://www.sintricomjp.com.br/downloads/a-construcao-de-umprocesso.pdf > Acessado em 15 de setembro de 2012.

You might also like