You are on page 1of 21

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

Ndia Lagurdia de Lima Doutora em Educao pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre em Educao (UFMG), psicloga (UFMG), psicanalista, professora do curso de Psicologia da PUC-MG. Coordenadora do curso de Especializao em Clnica Psicanaltica nas Instituies de Sade, da PUC/ Minas Betim. Ana Lydia Bezerra Santiago Professora da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais; doutora em Psicologia Clnica pela USP. Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanlise (EBP) e membro da Associao Mundial de Psicanlise (AMP).

Resumo: Pretende-se investigar a funo da escrita de dirios n-

timos por adolescentes. Defende-se a hiptese de que o romance o paradigma do dirio ntimo. Utilizando os conceitos de Lacan de hystorizao e romance, buscamos fazer uma aproximao entre a escrita de um dirio ntimo e a construo de um romance. O romance leva produo de um personagem como o principal protagonista da histria. Dessa forma, promove-se uma mudana na posio do sujeito, que deixa de ser determinado pela histria para ler essa determinao. A escrita de um romance familiar pode operar na construo do sintoma adolescente. Palavras-chave: Romance, personagem, histria, adolescente, dirio ntimo, Lacan.
Abstract: Hystorization and novel: the construction of the char-

acter in the adolescents intimate diaries. The purpose of this work is to investigate the role of personal diaries written by adolescents. We sustain the hypothesis that intimate diaries have the novel as their paradigm. Using Lacans concepts of hystorization and novel, we try to make an approach between the writing of an intimate diary and the construction of a novel, in which the production of a character is the main protagonist of the story. In this way, a change on the subjects position is promoted so that, rather than being determined by story, this subject is able to read his historical determination. The writing of a family novel can operate in the construction of the adolescent symptom. Keywords: Novel, character, story, adolescent, intimate diary, Lacan.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

96

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

Introduo

Em seu dirio ntimo, o sujeito escreve a prpria histria. A adolescncia o momento paradigmtico da escrita de um dirio. As meninas, no despertar da puberdade, costumam ser presenteadas com dirios fechados com cadeados, para a escrita de suas experincias pessoais e pensamentos ntimos. A escrita do dirio, como uma prtica privada e confessional, mantida, por vezes, durante todo o perodo da adolescncia. A entrada na fase adulta com frequncia leva ao abandono dessa prtica. O carter transitrio dessa escrita faz supor que ela exerce importante funo na adolescncia. O presente trabalho busca relacionar a escrita de um dirio ntimo com a escrita de um romance, utilizando a noo de romance apresentada por Lacan ao se referir ao processo de hystorizao que ocorre no final da anlise, apresentando, a ttulo de ilustrao, fragmentos do dirio de Anne Frank. No pretendemos estabelecer uma vinculao entre a experincia do final de anlise e a vivncia adolescente, mas sim fazer uma aproximao entre as formas narrativas produzidas nestes dois momentos. Defendemos a hiptese de que, na adolescncia, a construo de um romance em seu dirio ntimo, pode levar o sujeito a uma mudana de posio subjetiva, que deixa de ser determinada pela histria para ler essa determinao.

Hystorizao e romance

Os termos hystorizao e romance foram utilizados por Lacan para se referir construo feita pelo analisando no processo final de sua anlise, no momento do passe.1 possvel localizar em Lacan diferentes perspectivas com relao hystorizao.2 Inicialmente, no texto Funo e campo da fala e da linguagem em psicanlise, Lacan (1953/1998) utiliza o termo histria para se referir ao inconsciente. A histrica, ao revelar seu passado ao analista, ao descrever sua histria, vacila. O carter ambivalente da revelao histrica, segundo Lacan, resultado do fato de que ela nos apresenta o nascimento da verdade na fala e, atravs disso, esbarra-se na constatao de que esse discurso no verdadeiro nem falso. A verdade dessa revelao a fala presente, que funda a verdade em nome dessa realidade. Trata-se
Lacan introduziu em sua escola, na Proposio de outubro de 1967, a partir da conceituao do que seja a experincia de uma anlise levada at suas ltimas consequncias, o procedimento do passe como dispositivo que visa articular a questo do fim de anlise com a nomeao de analistas e da assim dita anlise didtica. 2 No Prefcio edio inglesa do Seminrio 11 (1976/2003), Lacan utiliza o termo hystorizao, ao falar do passe. Ele o escreve com y, fazendo equivocar, na lngua francesa, historizao com histerizao (p. 567).
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115
1

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

97

de rememorao, isto , de histria, fazendo assentar unicamente sobre a navalha das certezas da data a balana em que as conjeturas sobre o passado fazem oscilar as promessas do futuro (p.257). Assim, Lacan conclui que no se trata de realidade, mas de verdade. O efeito da fala plena reordenar as contingncias passadas, oferecendo-lhes o sentido das necessidades por vir. Para Lacan, na anlise, trata-se da assuno de sua histria pelo sujeito, no que ela constituda pela fala endereada ao outro. Ele define o mtodo psicanaltico da seguinte forma: Seus meios so os da fala, na medida em que ela confere um sentido s funes do indivduo; seu campo o do discurso concreto, como campo da realidade transindividual do sujeito; suas operaes so as da histria, no que ela constitui a emergncia da verdade no real (LACAN, 1953/1998, p.259). O inconsciente apresenta, nesse texto, uma estrutura intersubjetiva: O inconsciente a parte do discurso concreto, como transindividual, que falta disposio do sujeito para restabelecer a continuidade de seu discurso consciente (p.260). Ainda nesse texto, Lacan considera o inconsciente como o captulo de minha histria que marcado por um branco ou ocupado por uma mentira, um captulo censurado. Mas a verdade pode ser resgatada e muitas vezes ela est escrita em outro lugar: no prprio corpo, nas lembranas da infncia, na evoluo semntica (vocabulrio particular, estilo de vida e carter), nas tradies e lendas que sob forma heroicizada veiculam a prpria histria e em outros vestgios. Trata-se aqui do reconhecimento da histria pelo sujeito, que equivaleria a seu inconsciente e o analista est na posio de coadjuvante da construo dessa histria (MILLER, 2006) Esta primeira abordagem do inconsciente supe uma supremacia da verdade sobre o real. H uma mudana de perspectiva com relao historizao na teoria lacaniana. No Prefcio edio inglesa do Seminrio 11, Lacan (2003) introduz o termo histoeria [hystoire], que busca reunir histria e histeria (p.567). E acrescenta que ...o analista s se historisteriza [hystorise] por si mesmo... (p.568). Segundo ele, a miragem da verdade, da qual s se pode esperar a mentira... no tem outro limite seno a satisfao que marca o fim da anlise (p.568). Ele designa por passe essa verificao da historisterizao da anlise. O passe, deixei-o disposio daqueles que se arriscam a testemunhar da melhor maneira possvel sobre a verdade mentirosa (p.569). Tendo chegado ao inconsciente real, trata-se de produzir sentido, uma boa histria. Ela se faz sem o analista, na solido e se enderea psicanlise e escola. Busca-se medir o que faz funo de verdade na anlise, diante do real. Aqui h uma falha entre real e verdade. A miragem da verdade termina no inconsciente real. No passe h a transio do inconsciente transferencial ao inconsciente real (MILLER, 2006).
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

98

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

Segundo Guguen (2007), no caso do relato do passe, s se pode apresentar a anlise como um relato, uma histria, um witz. Esse relato no cronolgico. o relato de um percurso, um testemunho. Esse relato hystoriza a experincia singular de cada anlise, faz de elo numa histria com seus cruzamentos e no cruzamentos, seu ritmo. A essa construo se subtrai uma lgica. Ela tem a estrutura de uma histeria. Ele destaca o xtimo e ntimo no trabalho do passe. O ntimo no relato o semblante, um pudor que vela as coisas. Mas h tambm o xtimo no relato, o que no se pode dizer, que corresponde ao conceito de real em Lacan, no sentido daquilo que escapa simbolizao. Fazendo uma diferenciao entre o romance e a hystorizao a partir de Lacan, Santiago (s.d.) explica que o romance uma modalidade de narrativa em que a funo reguladora do sentido se faz por meio do tempo de construo desse ser de escritura que o personagem. a temporalidade necessria construo do personagem que constitui o eixo essencial da legibilidade da significao da prpria narrativa. Assim, o personagem no um dado a priori, mas sim uma construo temporal, uma forma vazia que vai pouco a pouco sendo preenchida por diferentes predicados. Os processos cumulativos pelos quais os traos distintivos dos personagens se distribuem ao longo da narrativa so o que leva construo do romance. A construo vem em primeiro lugar, ela est espera do autor, como tambm observa Foucault (2006). O autor se reduz ao lugar de retorno do discurso que vem do Outro, como uma mensagem sempre invertida. O autor encontrar o lugar que o esperava. Segundo Lacan: Termina-se sempre por tornar-se um personagem do romance que sua prpria vida.3 Para isso, no necessrio fazer psicanlise.

A questo da autoria em Foucault e Lacan

Poderamos dizer que um romance construdo pelo sujeito em seu dirio ntimo leva constituio do autor? Trata-se de que tipo de autoria? Foucault (2006b), em O que um autor?, mostra toda a complexidade que envolve a noo de autoria. Ele observa que a noo de autor constitui o momento forte da individualizao na histria das ideias, dos conhecimentos, das literaturas, na filosofia e nas cincias. Foucault faz uma crtica a certa perspectiva contempornea que pretende excluir o autor, separando-o da obra. Ele questiona o que significa obra e como podemos pens-la sem um autor. A noo de escrita, com sutileza,
3 Frase de Lacan dirigida a Eric Laurent e comentada por ele no texto: LAURENT, Eric. Quatre remarques sur le souci scientifique de Jacques Lacan. In: Brissac, Marie-Pierre de Coss; DUMAS, Roland et al. Connaissez-vous Lacan? Paris: Seuil, 1992.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

99

preserva a existncia do autor, pois faz subsistir o jogo das representaes que configuram certa imagem do autor. Foucault (2006b) estabelece uma srie de caractersticas e condies que definem a noo de autor, problematizando-as. Ele postula que o nome do autor um nome prprio, mais do que uma indicao, em certa medida, o equivalente a uma descrio. Ele no tem uma significao pura e simples. O nome prprio e o nome do autor encontram-se situados entre os polos da descrio e da designao; tm seguramente alguma ligao com o que nomeiam, nem totalmente maneira da designao, nem totalmente maneira da descrio, mas uma ligao especfica. Um nome de autor no simplesmente um elemento de um discurso; ele exerce relativamente aos discursos certo papel: assegura uma funo classificativa; tal nome permite reagrupar certo nmero de textos, delimit-los, selecion-los, op-los a outros textos (FOUCAULT, 2006b, p.44-45). O nome de autor serve para caracterizar um modo de ser do discurso, indica que esse discurso no um discurso cotidiano, indiferente, flutuante e passageiro, imediatamente consumvel, mas que se trata de um discurso que deve ser recebido de determinada maneira e que deve receber um estatuto numa determinada cultura. Uma diferena entre o nome de autor e o nome prprio que o nome de autor no transita, como o nome prprio, do interior de um discurso para o indivduo real e exterior que o produziu, mas ele bordeja os textos, recortandoos, delimitando-os, caracterizando-os. O nome de autor est situado na ruptura que instaura certo grupo de discursos e o seu modo singular de ser. A funo autor caracterstica do modo de existncia, de circulao e de funcionamento de alguns discursos no interior de uma sociedade. Para analisar a funo autor, Foucault destaca que o nome de autor serve para caracterizar um modo de ser do discurso. A funo autor est ligada ao sistema jurdico e institucional que leva o autor a apropriar-se de uma obra, ele determina e articula o universo dos discursos. O autor no est no escritor real nem no locutor fictcio, ele d lugar a vrios eus simultneos e o texto sempre traz consigo certo nmero de signos que reenviam para o autor. O texto de Foucault mostra a relao existente entre a noo de autoria e o conceito de sujeito, envolvendo tambm uma questo tica. O autor coloca em questo o pressuposto filosfico de um sujeito livre e autnomo e a tica como exerccio da racionalidade e conscincia. A tica no pode ser considerada fora da dimenso da historicidade. A base epistemolgica de Foucault reside na crtica viso filosfica do sujeito racionalista, autnomo e senhor de si. Em suas anlises arqueolgicas, Foucault (2006b) considera o sujeito como funo do enunciado, efeito das formaes discursivas. O sujeito falado pelo discurso. Qualquer fixidez de identidade se desfaz nas mveis e flutuantes posies e funes presentes
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

100

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

nas formaes discursivas. A figura discursiva do homem presa aos jogos de verdade, remetida malha de poderes do tecido social (2006b). A subjetividade se constitui a partir de jogos de poder e de uma poltica das verdades. Essa abordagem foucaultiana da produo de subjetividades como consequncia das formaes discursivas, constitudas historicamente, permite uma aproximao com a abordagem psicanaltica lacaniana da subjetividade. O sujeito falante inscreve-se na linguagem que o constitui e o institui. Lacan, em sua releitura de Freud, ressalta como a psicanlise tambm se ope tradio racionalista de sujeito, pois Freud, ao postular a existncia do inconsciente, destri a soberania da conscincia. No seminrio 16, Lacan, ao comentar esse texto de Foucault (2006b), observa que Foucault encontrou meios de destacar a ordenao dessa funo no nvel de uma interrogao semntica, atendo-se a sua situao estreitamente interna ao discurso... (LACAN, 2008, p.184). Lacan comenta que dessa posio de Foucault decorre um questionamento, um efeito de ciso ou rompimento da relao com o discurso que prevalece na Sociedade dos Seres Pensantes, ou Repblica das Letras (p.184). Assim, a perspectiva de Foucault vai ao encontro da perspectiva de Lacan, pois ambas questionam a viso racionalista de sujeito, que o considera como tendo controle racional de seus pensamentos e aes. Existe algo que escapa ao saber consciente. Existe uma dimenso para alm da conscincia, que Freud reconhece como inconsciente. Existe uma dimenso para alm da linguagem, que aponta para seu limite. O discurso cientfico tambm fico. Para a psicanlise, no h verdade que no tenha a estrutura de fico. Qualquer discurso esbarra em seus limites, mostra a sua fratura, o seu impasse, aquilo que no pode ser representado pela linguagem. H um limite na linguagem. No existe um saber sobre o real. Lacan retoma a discusso sobre a tica da psicanlise, demonstrando que o ponto axial do que se refere tica da psicanlise o real. O conceito de real na teoria lacaniana nos possibilita fazer uma reflexo crtica da pretenso objetivista da cincia. Lacan (2008) postula que o gozo o absoluto, o real, definido como aquilo que volta sempre ao mesmo lugar. E observa que o enunciado do inconsciente traz a marca do a no nvel em que falta o saber, pois no sabemos nada desse absoluto, do real. O sujeito efeito do significante, ento aquele que o representa s pode colocar-se em posio de anterioridade, como lugar dos significantes. O gozo s se constitui por sua evacuao do campo do Outro e o objeto a o resduo dessa operao, funcionando como lugar de captura do gozo. A constituio do sujeito no campo do Outro produz sempre perda, restos no articulados na cadeia significante, que Lacan nomeia como objetos a. Ao se referir ao objeto a, Lacan considera: Aqui, ele est num lugar que podemos
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

101

designar pelo termo xtimo, conjugando o ntimo com a exterioridade radical (LACAN, 2008, p.241). O objeto a xtimo na relao instaurada pela instituio do sujeito como efeito do significante, determinando, por si s, no campo do Outro, uma estrutura de borda. Esse a o que h de mais estranho para representar o sujeito, com toda a ambiguidade que a palavra estranheza comporta, com seu toque afetivo e tambm com sua indicao de margem topolgica (p.303). Essa discusso sobre o objeto a e ser importante para a reflexo sobre o estilo. O tema da autoria tratado muitas vezes como equivalente ao estilo. Julgase que o autor destaca-se do texto pelo seu estilo, como algo singular, que se mantm constante, invarivel. Consideramos que essa aproximao pode ser feita a partir da relao do singular com o real: tanto o estilo quanto o nome prprio tocam o real. Podemos articular o estilo com algo que se constitui entre o social e o singular.4 Ele implica algo que , ao mesmo tempo, prprio a cada um, pertencente dimenso privada da existncia, mas tambm est inserido na via da transmisso e do endereamento. O estilo pode ser situado entre o objeto a e o Outro, como algo da ordem de um gozo prprio que busca conquistar a aceitao social. A aproximao com o real em um texto pode ser identificada nas interrupes de sentido, nas quebras de previsibilidade na ordem das sequncias e no surgimento de elementos estranhos narrativa, que apontam para a falncia da linguagem, do vazio significante. Pode-se apreender em um texto algo da ordem de uma repetio, como o encontro com o real. O estilo pode ser abordado tambm pelo tratamento que o sujeito d a esse encontro com o real. Esse tratamento singular, ao ser lanado no espao pblico, pode alcanar reconhecimento de valor universal. O estilo , portanto, o trabalho que se faz a partir da ruptura, um trabalho de escritura que toca o real. H aqui a aproximao entre o estilo e o nome prprio. Na psicanlise o nome prprio tem um estatuto particular. O nome prprio um modo de designao do ser, o modo pelo qual um sujeito reconhece a si prprio por meio da linguagem. Inicialmente (1961-62), essa designao abordada por Lacan pela noo de identificao. Na dimenso da nomeao inserem-se as identificaes imaginrias, relacionadas s imagens que algum faz de si mesmo, ou as identificaes simblicas pelas quais o sujeito encontra seus traos de identificao, provenientes das insgnias advindas do Outro. Mais tarde, Lacan destaca, na nomeao, a dimenso de gozo. O nome prprio um ndex da existncia do sujeito como real, um esforo para dar uma significao flica existncia de sujeito, segundo Soler (1989).
Uma discusso interessante sobre o estilo feita por CALDAS, Helosa. Da voz escrita: clnica psicanaltica e literatura. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2007.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115
4

102

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

O que seria essa significao flica? Lacan considera que a nomeao relacionada presena de uma funo essencial na constituio da realidade psquica de um sujeito, a incidncia do Nome-do-Pai, funo essa capaz de nomear um vazio enigmtico, correspondente ao desejo da me. Ao nomear esse enigma, a operao do Nome-do-Pai equivale a uma metfora, conferindo ao desejo enigmtico da me uma significao universal, o falo. Essa operao produz como resultado um apaziguamento na relao do sujeito com o gozo. Lacan, no seminrio A identificao (1961-62), discute a funo do nome prprio, relacionando-o com o trao unrio, ou seja, com a via da identificao a um trao do Outro. Para Lacan, a partir da funo do trao unrio, no pode haver definio do nome prprio a no ser a partir da relao da emisso nomeadora com algo que em sua natureza radical da ordem da letra. A letra aqui definida como o suporte do significante. Ele acrescenta que o que representa o advento da escrita que alguma coisa que j escrita (isolamento do trao significante) passa a servir como suporte do som. No entanto, a caracterstica do nome prprio sua ligao, no ao som, mas escrita. O nome prprio conserva sua estrutura sonora de uma lngua para outra, mas esta estrutura se distingue das outras especialmente em razo da afinidade do nome prprio com a marca, com a designao direta do significante como objeto. Lacan destaca o uso de uma funo sujeito na linguagem: a de nomear por seu nome prprio. O nome prprio faz parte deste recalcamento no qual o sujeito se apoia para falar, ele inaugura a cadeia. o significante primordial, que serve de apoio e sustentao da cadeia significante, o trao unrio, ao qual todos os demais significantes so remetidos. O sujeito o que se nomeia e nomear antes de tudo algo que tem a ver com uma leitura do trao um. O trao unrio tem um carter estruturante da subjetividade, ao inscrever uma marca que inaugura o sujeito, a partir da qual ele se insere em uma rede simblica. Lacan ressalta que o fundante no est no dito. O nome prprio faz falar. No seminrio Os Nomes-doPai, Lacan comenta que o nome absoluto, o nome como singular, o nome nico no existe (MILLER, 1992). H, portanto, em suas ltimas elaboraes tericas, uma pluralizao dos Nomes-do-Pai. Em Subverso do sujeito e dialtica do desejo no inconsciente freudiano, Lacan (1960/1998) comenta que os nomes prprios no recobrem inteiramente o ser. H um ser que aparece em falta no mar de nomes prprios, esse ser chama-se gozo. Assim, o nome prprio envolve uma dimenso de gozo. por meio do gozo que o sujeito experimenta-se como vivo. Ao se referir a Joyce, em seu seminrio O sinthoma, Lacan (2007) mostra como o nome James Joyce desloca-se do nome registrado em cartrio, para apontar para uma nova maneira de se ver designado em seu ser. Ao designar Joyce o sintoma, Lacan nomeia uma experincia de gozo particular. Por meio dessa
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

103

forma de gozo associada experincia literria, Joyce constri uma obra a ponto de se ver determinado, em seu nome, por ela. Lacan, ao renovar a noo de sintoma, relaciona-o com o nome prprio, pois o sintoma inscreve o que h de mais singular em um nome. O sintoma passa a ser um modo como um sujeito busca capturar o gozo. Assim, a dimenso de nomeao passa necessaria mente pela dimenso do gozo.
A escrita de um dirio: construo de uma autoria?

Ora, se a escrita de um romance leva construo de uma autoria, poderamos relacionar a autoria com a nomeao, com o nome prprio? Os dirios de adolescentes, constituindo-se como romances, poderiam levar construo de um nome prprio? Partindo da perspectiva de Foucault, no podemos considerar que a escrita de todo dirio de adolescente levaria necessariamente constituio de uma autoria. Se o nome de autor serve para caracterizar um modo de ser do discurso, ou seja, a funo autor est ligada ao sistema jurdico e institucional que leva o autor a apropriar-se de uma obra, determinando e articulando o universo dos discursos, essa apropriao da obra nem sempre alcanada pelo autor de um dirio. No texto A escrita de si,5 Foucault (2006a) faz uma reflexo sobre as artes de si mesmo, ou seja, sobre a esttica da existncia e o domnio de si e dos outros na cultura greco-romana, nos primeiros sculos do imprio. Segundo ele, a escrita de si pode ser localizada desde a Grcia Antiga. No entanto, ela assume diferentes formas e objetivos ao longo da histria e nos diferentes contextos sociais. A referncia inicial de Foucault a Vita Antonii, que apresenta uma notao escrita das aes e dos pensamentos como um elemento fundamental da vida asctica. A escrita tinha uma funo importante para o asceta, pois buscava atenuar os perigos da solido e oferecer o que se faz ou pensa a um olhar possvel. Assim, Foucault ressalta a funo subjetiva da escrita de si. Para Foucault (2006b) a subjetividade se constitui nas formaes discursivas, em determinado contexto histrico e cultural. E a escrita de si permite a construo da experincia subjetiva (2006a). A escrita de si exerce importante funo subjetiva, como atesta Foucault. Essa tambm a perspectiva psicanaltica. Se a autobiografia ou a escrita de si supe um sujeito que diz sobre si, a psicanlise nos adverte que o dizer que tem por efeito o sujeito, j que o sujeito um efeito do discurso (LACAN, 1957/1998). O sujeito escrito e inscrito no texto, onde ele se encena. O sujeito da enunciao
5

Esse texto foi publicado em: FOUCAULT, Michel. tica, sexualidade, poltica, v. V. Org. Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006a. (Coleo: Ditos e Escritos de Michel Foucault).

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

104

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

est aqum da escritura, que , no entanto, a sua condio. o lugar onde se produz o discurso que suporta o autor e do qual sua verdade um dos efeitos. Assim, ao dizer-se que o sujeito se constitui como seu produto. Mas, podemos dizer que, apesar da importante funo subjetiva da escrita de si, nem todo dirio leva constituio de um autor, pois nem todo dirio constitui-se como uma obra cujo texto traz consigo certo nmero de signos que reenviam para o autor, marcando uma relao de apropriao do autor para com a sua obra, como atesta Foucault (2006b). Alguns escritos de dirios podem ser analisados como um esforo de construo de uma autoria. Na perspectiva lacaniana a mesma considerao deve ser feita. Se o nome do autor, para Lacan (2007), nomeia uma experincia de gozo singular, por meio da qual ele pode construir uma obra a ponto de ser determinado por ela, h ento algo nesse nome que permite ao sujeito a construo de uma nova maneira de se ver designado em seu ser. Mas acreditamos que essa apenas uma possibilidade, que no caracteriza toda e qualquer escrita de dirio. A construo de um romance prprio, no tempo da adolescncia, pode promover a construo do personagem como o principal protagonista da prpria histria. essa a funo subjetiva que a escrita de si pode exercer neste momento. esta a dimenso de autoria que estamos considerando. Assim, o dirio ntimo pode ser aproximado do romance, como uma narrativa individual. Laurent (1992) observa que a psicanlise uma experincia narrativa. Segundo o autor, o inconsciente de Freud caminha junto com uma forma de narrativa que a do romance de Goethe. Essa forma de narrativa implica algumas exigncias: Definio clara e distinta dos personagens, estrutura dividida de interlocuo, separao do comentrio e da descrio, jogo de palavras da conversao pblica e a ruminao da conversao interior (p.38). J a prtica de Lacan contempornea de uma estrutura de narrao que transformou a escritura moderna, na qual o romance subvertido para a contrao do tempo, do espao, dos personagens, do interior e do exterior (LAURENT, 1992). A partir dessas consideraes de Laurent (1992), podemos ento diferenciar o romance clssico do romance moderno. O romance clssico caracterizado por um relato contnuo, que postula um sentido na existncia narrada. Esse sentido construdo por meio da tentativa de se extrair uma lgica retrospectiva e prospectiva, estabelecendo relaes inteligveis entre os diversos estados que se sucedem. J o romance moderno apresenta-se como um real descontnuo, formado por elementos que se justapem, nicos, sem relao entre si, que surgem de maneira imprevista e de maneira aleatria, como descreve Bourdieu (2005). O processo do passe envolve a passagem do romance novela, como um romance moderno, que leva contrao do tempo e produz efeitos de estilo. O testemunho inclui a exigncia da reduo do tempo. Para isto, necessrio
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

105

recusar o empuxo-ao-romance. O passe isola efeitos de estilo, que esto sempre na contramo do romance. Esses efeitos de estilo emergem no lugar em que a tendncia ao romance vacila ou fracassa. Nessa perspectiva de Laurent (1992), o romance se ope ao estilo. Se o romance envolve a criao de um sentido para encobrir o real, o estilo envolve a contrao do tempo, do espao e dos personagens, do interior e do exterior, promovendo uma quebra do sentido, deixando surgir o descontnuo, o aleatrio, o real. O romance inclui o tempo entre seus princpios constitutivos. Como observa Benjamin (1994), somente o romance separa o sentido e a vida, o essencial e o temporal, sendo toda a ao interna do romance uma luta contra o poder do tempo. Desse combate, (...) emergem as experincias temporais autenticamente picas: a esperana e a reminiscncia (...). Somente no romance (...) ocorre uma reminiscncia criadora, que atinge seu objeto e o transforma... (BENJAMIN, 1994, p.212). O sujeito ultrapassa o dualismo da interioridade e da exterioridade quando percebe a unidade de sua vida na corrente do seu passado, resumida na reminiscncia. Essa viso da unidade da vida uma apreenso intuitiva do sentido da vida. O romance gira em torno de um centro que o sentido da vida. O romance visa, portanto, construo do sentido da vida do protagonista, numa luta contra o poder do tempo. O romance clssico busca estabelecer um sentido para a vida individual, enquanto a novela superpe camadas temporais de modo a produzir um efeito de simultaneidade, segundo o princpio de sincronicidade. Barthes, em O grau zero da escrita (2004), faz uma aproximao entre o mito, o romance e a histria narrada. Ele observa que o romance uma mentira manifesta: traa o campo de uma verossimilhana que desvendaria o possvel no tempo mesmo em que ela o designaria como falso (BARTHES, 2004, p.29). A finalidade comum do romance e da histria narrada alienar os fatos, segundo o autor. a tentativa de posse da sociedade sobre o seu passado e o seu possvel. Barthes relaciona esse ato com certa mitologia do universal, prpria sociedade burguesa, de que o romance um produto caracterizado: dar ao imaginrio a cauo formal do real, mas deixar a esse signo a ambiguidade de um objeto duplo, ao mesmo tempo verossmil e falso (2004, p.30). Essa ambiguidade est presente em toda a arte ocidental, segundo o autor, para a qual o falso se iguala ao verdadeiro. O verdadeiro sentido como contendo uma universalidade. A burguesia, conforme observa Barthes, considerou os seus prprios valores como universais. esse mecanismo do mito o que o aproxima do romance. Para Barthes (2004), o romance e a histria tiveram relaes muito estreitas no sculo XIX. A sua ligao profunda, segundo o autor, est na construo de um universo autrquico, a fabricar as suas prprias dimenses e limites, a dispor de seu tempo e espao, sua populao, sua coleo de objetos e seus
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

106

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

mitos (BARTHES, 2004, p.26). O romance, assim como a histria, organizam o universo, delimitando-o, dispondo seus objetos e pessoas, construindo seus mitos e dispondo-os no tempo e no espao. Podemos aproximar essa definio de romance utilizada por Barthes da definio de romance estabelecida por Benjamim. O romance (clssico) visa a construo de um sentido para a vida, sua ordenao e controle. Santiago (s/d) relaciona o testemunho com a hystorizao e a histria com o romance. As solues decorrentes da hystorizao exigem do analisante deparar-se com os acontecimentos que, por definio, encarnam o que h de mais contingente no percurso de suas vidas e de suas anlises. Nos relatos de passe, o personagem conta menos do que os efeitos de estilo que resultam do destino do sintoma no final. O testemunho decorrente da hystorizao privilegia os efeitos de estilo. Operou-se uma contrao do tempo, prprio da passagem do romance novela. Se a novela envolve a contrao do tempo, no romance (clssico) existe um tempo da construo da histria, necessrio formao do personagem. Ao realizar esse rpido percurso sobre hystorizao e romance, buscamos extrair as especificidades do romance, naquilo que o contrape hystorizao, segundo os autores psicanalistas que discorrem sobre o tema, fazendo uma breve interlocuo com alguns autores da literatura. A construo de um romance no processo de anlise no pode ser comparada construo do romance de um dirio ntimo. Podemos dizer que, fundamentalmente, toda escrita de si equivalente construo de um romance familiar, tal qual foi descrito por Freud em 1908. Ele descreve uma fantasia infantil que, consciente na criana e inconsciente no adulto, revela-se com contedo constante e com to grande frequncia que pode atribuir-lhe valor quase universal. Mostra-se com um padro de narrativa que, mesmo variando conforme os casos e passando por diferentes graus de desenvolvimento, nunca muda de cenrio, nem de personagens, nem de tema; nunca perde sua colorao afetiva nem os desejos confusos que o obrigam a camufl-los. Esse padro repetitivo parece estar ligado a uma necessidade primordial. Esse pequeno mito ou fantasia, caracterizado pela originalidade de sua estrutura, pela especificidade de seu contedo e pelo modo patolgico sob o qual convocado a reviver, nomeado por Freud de romance familiar dos neurticos. Todo homem o experimenta conscientemente em sua infncia, mas o esquece, ou antes, o recalca e ele s reaparece regularmente nas condies especiais de tratamento analtico sob a forma de vestgios mais ou menos bem conservados que, uma vez complementados e reunidos por meio de uma interpretao apropriada, recompem-se em um todo coerente.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

107

A criana constri seu romance familiar porque precisa dele num momento de crise grave para superar a primeira decepo com os pais: Os pais constituem para a criana pequena a autoridade nica e a fonte de todos os conhecimentos (FREUD, 1908/1974, p.243). O desejo mais intenso da criana igualar-se aos pais. Contudo, com o seu desenvolvimento, a criana comea a se tornar descontente com seus pais e a critic-los: Para manter essa atitude crtica, utiliza seu novo conhecimento de que existem outros pais que em certos aspectos so preferveis aos seus (p.243). Sua sensao de que sua afeio no est sendo retribuda, pois a criana comea a desenvolver um sentimento de estar sendo negligenciada, encontra abrigo na ideia de que uma criana adotada, ou de que o pai ou a me no passam de um padrasto ou de uma madrasta. O estdio seguinte no desenvolvimento do afastamento do neurtico de seus pais pode ser descrito como o romance familiar do neurtico, sendo raras vezes lembrado conscientemente. Freud acrescenta que essa atividade imaginativa emerge de incio no brincar das crianas e, depois, mais ou menos a partir do perodo anterior puberdade. Exemplifica essa atividade imaginativa com os devaneios que se prolongam at muito depois da puberdade. Freud esclarece que eles constituem uma realizao de desejos e uma retificao da vida real. Tm dois objetivos principais: um ertico e um ambicioso. A imaginao da criana entrega-se tarefa de libertar-se dos pais que desceram em sua estima, e de substitu-los por outros, em geral de uma posio social mais elevada (p.244). Os acontecimentos fortuitos que a levam a conhecer pessoas de posio social mais elevada despertam-lhe inveja, que encontra expresso numa fantasia em que seus pais so substitudos por outros de melhor linhagem. Esse estdio alcanado quando a criana ainda ignora os determinantes sexuais da procriao. Esse primeiro estdio do romance familiar , portanto, assexual. Quando a criana passa a conhecer a diferena entre os papis desempenhados pelos pais e pelas mes em suas relaes sexuais e compreende que a me certssima e o pai incerto, o romance familiar sofre uma restrio. A criana passa a exaltar o pai, deixando de lanar dvidas sobre sua origem materna. Esse segundo estdio, sexual, do romance familiar sofre o influxo de outro motivo. A criana tende a se imaginar em relaes e situaes erticas, cuja fora motivadora o desejo de colocar a me em situaes de infidelidade sexual. Nessas fantasias aparece tambm o desejo de retaliao e vingana contra os pais, presentes no primeiro estdio. Esse texto de Freud nos esclarece sobre a funo da construo do romance familiar para o sujeito: a realizao de desejos e a retificao da vida real, determinantes fundamentais de qualquer fantasia. H, portanto, uma tentativa de encobrimento da castrao, como uma forma de no se haver com a separao, no momento em que o sujeito se depara com a falta no Outro. Essa construo
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

108

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

fantasstica envolve, desta forma, uma separao dos agentes parentais, ou, no dizer de Freud, o desenvolvimento do afastamento do neurtico de seus pais. Destacamos, assim, o carter paradoxal da fantasia: ela busca recobrir a castrao, mas, por outro lado, envolve um desligamento da autoridade dos pais. Ao construir a prpria fantasia, o sujeito se separa da posio de objeto da fantasia materna. Para Freud, o Complexo de dipo como um fato universal o que d origem aos mitos, fices e romances familiares. Assim, as diversas linguagens da imaginao, pertenam elas literatura, msica, pintura, ou mesmo cincia, todas remetem a um nvel bem primitivo do romance familiar, segundo Robert (2007). Para ela, o mito familiar da infncia define o romance naquilo que o torna precisamente indefinvel: sua ausncia de caractersticas genricas e, sobretudo, o desejo de engendrar verdade. Para a autora, o romance no se contenta em representar, mas pretende fornecer um relatrio completo e verdico, como se respondesse diretamente realidade. Dessa maneira ele trata espontaneamente seus personagens como personagens, suas palavras como tempo real e suas imagens como a prpria substncia dos fatos, o que vai ao encontro do convite ao sonho e evaso, especialidade do romance. Para Robert (2007), a natureza particular da f que todo homem atribui a seu romance familiar a nica explicao aceitvel da iluso romanesca. O heri de romance recebe unanimemente o direito de confundir sem cessar o vivo e o escrito, como se pudesse sair do papel (ROBERT, 2007, p.50). Defendemos a hiptese de que a escrita do dirio ntimo na adolescncia equivale perspectiva da escrita de um romance clssico, enquanto capaz de levar construo do personagem como o principal protagonista de sua histria. Ele surge como o lugar de retorno do discurso que vem do Outro. Se a escrita de um romance na adolescncia produz efeitos na relao do adolescente com sua obra, talvez seja no sentido de sair da posio de ser determinado pela histria para se tornar o principal protagonista dela, podendo ler essa determinao histrica. Ao se deparar com o real na puberdade, o sujeito deve fazer um trabalho de escritura que envolve a amarrao com os restos do enlace do sujeito ao Outro. Com esses restos, o sujeito constri o seu romance, que fundamentalmente, um romance familiar. Ele permite uma leitura de sua determinao histrica. No entanto, nessa construo narrativa, que visa elaborao de um sentido para o real do sexo, pode-se esbarrar nos limites do sentido, tropear no real, naquilo que faz obstculo simbolizao. Na construo que o sujeito faz a partir desses obstculos, surge o estilo. Podemos dizer que, nesse encontro com o ntimo, os jovens se deparam com o xtimo, com o real, com o estranho, que pode levar a uma nova construo simblica que permita dizer disso.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

109

A construo do personagem no dirio de Anne Frank

O mais famoso dirio de adolescente escrito durante a guerra, o dirio de Anne Frank, ilustra a construo de um romance, tendo como efeito a constituio de um personagem como principal protagonista de sua histria. A escolha deste dirio, apesar de estar situado em um contexto scio-histrico to distinto do contexto contemporneo e de apresentar condies muito especficas para a sua escrita, se justifica por considerarmos que a irrupo do real na puberdade algo atemporal, que est remetido a uma experincia subjetiva, que lana o sujeito ao encontro estrutural com a castrao. Fundamentalmente, nesse despertar do real do sexo, os recursos simblicos construdos na infncia para lidar com ele se mostram insuficientes. Defendemos a hiptese de que o dirio adolescente, como uma escrita de si, pode operar como uma estrutura de fico, que permite velar o real descoberto no tempo da puberdade. A forma como essa escrita se d, suas caractersticas e especificidades, as condies para a sua possibilidade e o cenrio que envolve a construo do romance familiar, sofrem variaes em funo do contexto sciohistrico em que ela ocorre e da singularidade de cada sujeito. Assim como na maioria dos dirios de adolescentes, identificamos no texto de Anne Frank uma escritura autorreferencial e um tom confessional, que busca o desvelamento de uma subjetividade. O pacto entre leitor e escritor permite uma aproximao dessa intimidade que se constri no texto autobiogrfico. Veremos em sua escrita esse trabalho da construo de um romance familiar. Anne Frank nasceu em 12 de julho de 1929, na Alemanha. Escreveu seu dirio durante a Segunda Guerra Mundial, entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, portanto, dos 13 aos 15 anos, na Holanda, onde a famlia refugiara-se da perseguio aos judeus aps a chegada de Hitler ao poder na Alemanha. Ela morreu aprisionada num campo de concentrao antes de completar 16 anos. A princpio, escrevia-o sem a inteno de torn-lo pblico, mas depois decidiu que o publicaria quando a guerra terminasse. Trs dias depois da ltima anotao em seu dirio, Anne e as outras pessoas que se escondiam no Anexo Secreto foram presas. Depois da guerra, o dirio de Anne encontrado no prdio do anexo por uma funcionria do local, foi entregue ao pai de Anne, Otto Frank, que decidiu realizar o desejo da filha de public-lo. No se buscou, aqui, extrair do dirio as dramticas experincias da guerra, mas as condies que definem um romance clssico, segundo a definio de Laurent (1992), a construo do protagonista nessa construo temporal e a busca pelo sentido da vida, no tempo do despertar do real da puberdade. Anne Frank busca, a partir da escrita do dirio, construir o que lhe prprio, suas prprias ideias, antes mesmo de conseguir verbaliz-las: Tenho minhas prprias ideias, meus planos e ideais, mas ainda no consigo verbaliz-los
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

110

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

(FRANK, 2007, p.163). A escrita, portanto, tem a funo de organizao e apropriao de suas ideias: por isso que sempre termino voltando ao meu dirio comeo nele e termino nele... (p.164). A escrita permite tambm diminuir a angstia: O fato de escrever me levantou um pouco das profundezas do desespero (p.177). A escrita na adolescncia tem a funo de organizao de um corpo que se apresenta como algo estranho, um corpo que no mais de criana, mas tambm no de adulto. Nesse momento de passagem para o qual no h inscrio, a escrita do dirio pode funcionar como possibilidade de situar essa passagem, como suporte da reconstituio do corpo. A escrita privada registra e ao mesmo tempo possibilita uma mudana de endereo, da casa dos pais para o grupo social, como um espao intermedirio. Nessa travessia, o dirio permite a construo de um percurso solitrio, ntimo, que leva ao reconhecimento de si mesmo como o principal personagem dessa histria. Assim, o romance, como escrita, a condio para esse percurso. No despertar do real do gozo na puberdade, quando o simblico se mostra insuficiente, o dirio ntimo, como um romance, vem tentar suprir essa insuficincia simblica: Acho que o que est acontecendo comigo maravilhoso, e no falo somente das mudanas que acontecem no exterior do meu corpo, mas tambm das que ocorrem por dentro. Nunca comento essas coisas com os outros, e por isso que tenho que falar sobre elas comigo mesma (FRANK, 2007, p.184). O dirio ntimo, por seu carter privado, permite escrever as fantasias e descobertas sexuais: s vezes, quando me deito noite, sinto um desejo terrvel de tocar meus seios e ouvir as batidas calmas e firmes de meu corao (FRANK, 2007, p.184). As descobertas sexuais envolvem o prprio corpo e o corpo do outro: Uma vez, quando estava passando a noite na casa de Jacque, no pude conter minha curiosidade sobre seu corpo, que ela sempre havia escondido de mim e que eu nunca tinha visto. Perguntei se, como prova de nossa amizade, poderamos tocar os seios uma da outra (p.184). Anne Frank se dirige ao seu dirio como a um amigo, um amigo ideal, silencioso e paciente, que a escuta e a compreende. Esse companheiro imaginrio exerce a funo de um amigo ntimo: ...Quero que o dirio seja minha amiga, e vou chamar essa amiga de Kitty (FRANK, 2007, p.19). Agora voltei ao ponto que me levou a escrever um dirio: no tenho um amigo (p.19). Tenho vontade de escrever e uma necessidade ainda maior de desabafar tudo o que est preso em meu peito (p.18). Espero poder contar tudo a voc, como nunca pude contar a ningum, e espero que voc seja uma grande fonte de conforto e ajuda (p.11).

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

111

A construo da histria vem em primeiro lugar na escrita do dirio, ela est espera do autor. Anne Frank comea seu dirio escrevendo sua histria passada, para tentar situar-se a partir dela: Como ningum entenderia uma palavra de minhas histrias contadas a Kitty se eu comeasse a escrever sem mais nem menos, melhor fazer um breve resumo de minha vida (FRANK, 2007, p.20). O mergulho no passado permite situar-se no presente e lanar-se no futuro, trabalho feito pela escrita: Conclu que, quando se comea a buscar, preciso cavar cada vez mais fundo no passado, o que leva a descobertas ainda mais interessantes (FRANK, 2007, p.200). A memria dos fatos passados tambm acompanhada de angstia. A memria apresenta uma estreita relao com a morte. Ela construda exatamente a partir da perda, do j vivido. Na tentativa de resgatar o perdido, entretanto, busca-se capturar o vivido. Mas, quanto mais se escreve o passado, mais dele se distancia. A morte da infncia exige seu luto, trabalho feito na adolescncia pela via da escrita dos fragmentos de lembranas. Na reconstruo do infantil, fices e fatos se misturam, tecendo um texto que marcado pela angstia diante da impossibilidade de tudo dizer: Estou numa confuso absoluta, no sei o que ler, o que escrever, o que fazer. S sei que estou sentindo falta de alguma coisa.... (FRANK, 2007, p.211). Mas a presena iminente da morte na vida de Anne faz com que a angstia se intensifique e o passado seja nostalgicamente reconstitudo: Agora que estou relendo meu dirio, depois de um ano e meio, estou surpresa com a minha inocncia infantil. No fundo, sei que nunca poderia ser to inocente de novo, por mais que quisesse (FRANK, 2007, p.77). As teorias sexuais da infncia, recalcadas, no so mais acessveis ao adolescente, mas Anne Frank descreve em seu dirio uma fantasia sexual infantil de sua amiga: Eva achava que as crianas cresciam em rvores, como mas, e que a cegonha as arrancava da rvore quando estavam maduras e levava para as mes (FRANK, 2007, p.67). Anne Frank esboa, por meio da escrita, um esforo constante de separao de seu estado infantil, marcando as diferenas entre a adolescncia e a infncia. Ao descrever o perodo da infncia como o de inocncia, resgata o romance familiar construdo na infncia: Antes de vir para c, quando eu no entendia tanto as coisas, de vez em quando achava que no pertencia a mame, papai e Margot, e que seria sempre uma estranha. Algumas vezes passava uns seis meses fingindo que era rf (FRANK, 2007, p.191). Os conflitos de Anne Frank que envolvem o amor pelo pai e o dio pela me ilustram a reedio do dipo na puberdade: At que enfim contei a papai que gosto mais dele que de mame, e ele respondeu que era s uma fase passageigora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

112

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

ra, mas no acredito (FRANK, 2007, p.66). Papai sempre to bom comigo e, alm disso, me entende muito melhor. Nessas horas, no suporto mame. bvio que sou uma estranha para ela; ela nem sabe o que penso sobre as coisas mais simples (p.56). Ento, ser que eu deveria sentir mais simpatia por mame? Ser que deveria ajud-la? E papai? No posso, vivo imaginando outra me (p.210). Mas, aos poucos, a separao dos pais, trabalho psquico to doloroso e fundamental nesse percurso, proporcionada pela escrita: Demorou um bocado, mas finalmente percebi que papai, por mais gentil que seja, no pode ocupar o lugar do meu mundo antigo. Quando se trata de meus sentimentos, mame e Margot deixaram de contar h muito tempo (FRANK, 2007, p.88). O amor pelo pai substitudo pelo amor a Peter: Ontem noite sonhei que eu e Peter estvamos nos beijando, mas o rosto de Peter foi uma frustrao: no era to macio quanto parecia. Era mais como o de papai o rosto de um homem que j se barbeia (FRANK, 2007, p.239). Quando meu pai me beijou de manh, eu quis gritar: Ah, se voc fosse Peter! (p.188). O principal personagem dessa histria se reduz ao lugar de retorno do discurso que vem do Outro, como uma mensagem sempre invertida: engraado, mas s vezes consigo me enxergar como os outros me veem. Dou uma olhada tranquila na pessoa chamada Anne Frank e folheio as pginas de sua vida como se ela fosse uma estranha (FRANK, 2007, p.191). Parece que cresci desde a noite daquele sonho, como se tivesse ficado mais independente (p.195). Mas, nessa construo de sua histria, h sempre algo de estranho, de desconhecido, de incontornvel pela linguagem. Na busca do mais ntimo de si mesmo o sujeito se depara com o xtimo:
Na cama noite, enquanto penso em meus muitos pecados e em meus defeitos exagerados, fico to confusa pela quantidade de coisas que tenho de analisar que no sei se rio ou choro, dependendo do meu humor. Depois durmo com a sensao estranha de que quero ser diferente do que sou, ou de que sou diferente do que quero ser, ou talvez me comportar diferente do que sou e do que quero ser. (FRANK, 2007, p.90)

Ao se fazer protagonista da prpria histria, no ritmo e na temporalidade prprios da escrita diria, o sujeito adolescente pode descobrir um ponto de ancoragem de uma referncia significante. Assim, a escrita de seu romance particular pode funcionar como um operador de subjetivao para o adolescente. O dirio, ento, torna-se desnecessrio no final da travessia.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

113

Anne Frank observa suas transformaes, fazendo um reconhecimento de si como resultado dessas transformaes. Ao reler seus primeiros escritos no dirio, ela faz uma avaliao crtica do que escreveu, se sentindo agora diferente:
Eu me escondi dentro de mim, pensei somente em mim e escrevi no dirio sobre toda a minha alegria, o meu sarcasmo e a minha tristeza. Como este dirio se transformou numa espcie de livro de memrias, ele significa muito para mim, mas eu poderia facilmente escrever passado esquecido em muitas pginas. (FRANK, 2007, p.181)

Anne Frank escrevia o seu dirio com a inteno de public-lo quando a guerra terminasse. Seu pai realizou o seu desejo e o nome Anne Frank ficou conhecido internacionalmente. Anne Frank, no despertar da puberdade, invadida pelo gozo. Em seus escritos, o gozo abordado por meio da curiosidade sobre o prprio corpo, o corpo da amiga e do amigo por quem ela se apaixona. O real da puberdade se manifesta em seus textos pela irrupo de algo que ela no controla, desconhecido e inominvel. Anne Frank vive a paixo, que ela cultiva na sua impossibilidade. Identificamos o trabalho de desligamento da autoridade dos pais nesse segundo tempo da construo do romance familiar e o desejo de publicar seus escritos. Podemos dizer que a escrita em seu dirio promoveu uma mudana na posio do sujeito. A partir de nossas consideraes sobre o romance, podemos estabelecer algumas hipteses. A escrita de um romance familiar, no dirio ntimo, pode desempenhar, no tempo da puberdade, uma importante funo para o sujeito. Essa funo relaciona-se com a construo de um sentido que encobre o traumtico do encontro com o real. Essa construo narrativa permite a elaborao de uma resposta ao enigma da origem, que ressurge a partir de uma contingncia na adolescncia. O romance familiar promove a passagem da posio de ser determinado pela histria para a posio daquele que pode ler essa determinao. Ele possibilita sustentar o sujeito em sua travessia no tempo da puberdade, operando como uma soluo para o encontro com a castrao. uma fantasia criada pelo sujeito no momento em que ele se depara com a falta no Outro, como uma interpretao dessa falta. O romance familiar construdo por Anne Frank pode ser pensado como um romance clssico, pois ele busca estabelecer um sentido para a vida individual. No podemos afirmar aqui a existncia da constituio de uma autoria, no sentido lacaniano de nomeao de uma experincia de gozo singular, por meio da qual o sujeito pode construir uma obra a ponto de ser determinado por ela, mas sim a construo de um personagem como o principal protagonista de sua
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

114

Ndia Lagurdia de Lima e Ana Lydia Bezerra Santiago

histria. Essa construo importante no tempo da adolescncia, pois implica a elaborao de uma fico que vela a impossibilidade da relao sexual, separando o sujeito da posio de objeto. Ao se deparar com a impossibilidade real da castrao, o sujeito adolescente constri um outro a quem se ligar. uma fico que visa a relao entre o sujeito e o outro, diante do confronto com a no relao sexual. O romance familiar a articulao significante que encobre o real e que permite sustentar o adolescente em sua travessia. Nesse sentido, se o sintoma uma construo do sujeito ao encontro com o impossvel, a escrita de um dirio pode ser uma resposta possvel a esse encontro, uma modalidade de resposta sintomtica na adolescncia. Compreende-se, portanto, porque o dirio atravessa o tempo, sendo ainda um importante suporte subjetivo no momento da adolescncia, mesmo na sua verso contempornea o blog. Se o romance clssico busca estabelecer um sentido para a vida individual, enquanto o romance moderno superpe camadas temporais de modo a produzir um efeito de simultaneidade, segundo o princpio de sincronicidade, poderamos relacionar o dirio ntimo com o romance clssico, e o blog, como um dirio escrito no ciberespao, com o dirio moderno? Essa questo merece nova reflexo.
Recebido em 13/4/2009. Aprovado em 19/11/2009.

Referncias
BARTHES, Roland. (2004) O grau zero da escrita. So Paulo: Martins Fontes. BENJAMIN, Walter. (1994) O narrador. Consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. 7 ed. So Paulo: Brasiliense (Obras Escolhidas, v.1). BOURDIEU, Pierre. (2005) A iluso biogrfica. In: AMADO, J. e FERREIRA, M. de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da histria oral. 6 ed. Rio de Janeiro: FVG. CALDAS, Helosa. (2007) Da voz escrita: clnica psicanaltica e literatura. Rio de Janeiro: Contra Capa. FOUCAULT, M. (2006a) A escrita de si. In: tica, sexualidade, poltica. Org. Manoel Barros da Motta. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria. (Coleo Ditos e Escritos de Michel Foucault, v.V) FOUCAULT, Michel. (2006b) O que um autor. Lisboa: Nova Vega, Passagens. FRANK, Anne. (2007) O dirio de Anne Frank. [Editado por Otto Frank e Miryam Pressler]. Rio de Janeiro: BestBolso.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 94-115

Hystorizao e romance: a construo do personagem no dirio ntimo de adolescentes

115

FREUD, Sigmund. (1974) Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (1908) Romances familiares. In: Gradiva de Jensen e outros trabalhos, v.9, p.241-247. GUGUEN, Pierre-Gilles. (2007) Acerca de lo inesencial del Sujeto supuesto Saber. Conferncia. In: LAURENT, ric (Org.). El pase y la formacin del analista. IX Conversacin de la ELP, Madri. LACAN, Jacques. (1953/1998) Funo e campo da fala e da linguagem em psicanlise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1957/1998) A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Campo Freudiano no Brasil. . (1960/1998) Subverso do sujeito e dialtica do desejo. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1976/2003) Prefcio edio inglesa do Seminrio 11. In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1961-62) Le sminaire, Livre IX: Lidentification. Indito. . (1968-69/2008) O seminrio, Livro 16: De um Outro ao outro, trad. Vera Ribeiro, texto estab. por Jacques-Alain Miller. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. . (1975-76/2007) O seminrio, Livro 23, O sinthoma, trad. Srgio Laia, texto estab. por Jacques-Alain Miller. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. LAURENT, Eric. (1992) Quatre remarques sur le souci scientifique de Jacques Lacan. In: Brissac, Marie-Pierre de Coss; DUMAS, Roland et al. Connaissez-vous Lacan? Paris: Seuil. LIMA, Ndia Lagurdia de. (2009). A escrita virtual na adolescncia: Os blogs como um tratamento do real da puberdade, analisados a partir da funo do romance. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educao. MILLER, Jacques-Alain. (2006) Orientation lacanienne III, 9. Troisime sance du Cours III. Sixime sance du Cours, trad. Elisa Alvarenga. Texto no publicado. et al. (1992) Comentrio del seminrio inexistente. In: Comentrio del seminrio inexistente. Buenos Aires: Manantial. ROBERT, Marthe. (2007) Romance das origens, origens do romance, trad. Andr Telles. So Paulo: Cosac Naify. SANTIAGO, Jsus. (s.d.) O tempo na metodologia do testemunho. Texto no publicado, produzido pelo grupo de pesquisa que se formou em funo da VIII Jornada da EBP-MG, sobre o tema do destino do sintoma no final de anlise. SOLER, Collete. (1989) A clnica do Real. In: Folha. Revista da Clnica Freudiana. Ano 3, n.30. Salvador: Fator.
Ndia Lagurdia de Lima nadia.laguardia@gmail.com Lydia Bezerra Santiago analydia.ebp@gmail.com

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 1 jan/jun 2012 95-115

You might also like