You are on page 1of 8

Anlise SWOT

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(Redirecionado de Anlise Swot) Ir para: navegao, pesquisa Este artigo ou seco contm uma lista de fontes ou uma nica fonte no fim do texto, mas esta(s) no so citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informaes. (desde janeiro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodap citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessrio.

A Anlise SWOT ou Anlise FOFA (em portugus) uma ferramenta utilizada para fazer anlise de cenrio (ou anlise de ambiente), sendo usado como base para gesto e planejamento estratgico de uma corporao ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de anlise de cenrio, desde a criao de um blog gesto de uma multinacional. A Anlise SWOT um sistema simples para posicionar ou verificar a posio estratgica da empresa no ambiente em questo. A tcnica creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas dcadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporaes.

Anlise SWOT - FOFA - FFOA

Diagrama SWOT O termo SWOT uma sigla oriunda do idioma ingls, e um acrnimo de Foras (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaas (Threats). No h registros precisos sobre a origem desse tipo de anlise, segundo PBLIO (2008) a anlise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado, TARAPANOFF (2001:209) indica que a idia da anlise SWOT j era utilizada h mais de dois mil anos quando cita em uma epgrafe um conselho de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconhea as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaas " (SUN TZU, 500 a.C.) Apesar de bastante divulgada e citada por autores, difcil encontrar uma literatura que aborde diretamente esse tema. O caminho mais indicado para entender o conceito da anlise SWOT buscar diretamente sua fonte: The concept of corporate strategy, do prprio Kenneth Andrews. Porm, uma leitura superficial dessa fonte frustra os mais afoitos por definies precisas e modelos prticos, pois o autor no faz nenhuma referncia direta anlise SWOT em todo seu livro.

ndice
[esconder]

1 Objetivos e vantagens da anlise SWOT o 1.1 Objetivos o 1.2 Vantagens/Oportunidades 2 Aplicao prtica 3 Ver tambm 4 Referncias gerais 5 Ligaes externas

[editar] Objetivos e vantagens da anlise SWOT


[editar] Objetivos

Efetuar uma sntese das anlises internas e externas; Identificar elementos chave para a gesto da empresa, o que implica estabelecer prioridades de actuao; Preparar opes estratgicas: Riscos/Problemas a resolver.

[editar] Vantagens/Oportunidades

Realizar previso de vendas em articulao com as condies de mercado e capacidades da empresa

[editar] Aplicao prtica

Anlise SWOT Estas anlise de cenrio se divide em: ambiente interno (Foras e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decises e nveis de performance que se pode gerir). ambiente externo (Oportunidades e Ameaas)- Corresponde s perspectivas de evoluo de mercado; Factores provenientes de mercado e meio envolvente (decises e circunstncias externas ao poder de deciso da empresa). As foras e fraquezas so determinadas pela posio atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. J as oportunidades e ameaas so antecipaes do futuro e esto relacionadas a fatores externos. Ambiente Interno Strenghts - Vantagens internas da empresa em relao s empresas concorrentes. Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relao s empresas concorrentes. Ambiente Externo

Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa. O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele resultado das estratgias de atuao definidas pelos prprios membros da organizao. Desta forma, durante a anlise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao mximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organizao deve agir para control-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito. J o ambiente externo est totalmente fora do controle da organizao. Mas, apesar de no poder control-lo, a empresa deve conhec-lo e monitor-lo com freqncia de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaas. Evitar ameaas nem sempre possvel, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrent-las, minimizando seus efeitos. A combinao destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variveis, Foras e Fraquezas; Oportunidades e Ameaas. Vo facilitar a anlise e a procura para tomada de decises na definio das estratgias de negcios da empresa. Foras e Oportunidades - Tirar o mximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao mximo as oportunidades detectadas. Foras e Ameaas - Tirar o mximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaas detectadas. Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratgias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultneo aproveitem as oportunidades detectadas. Fraquezas e Ameaas - As estratgias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possvel, fazer face s ameaas. Como podemos verificar a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de deciso ao nvel de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e reduo dos efeitos dos pontos fracos das ameaas. Devendo esta anlise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, mdio e fraco) que os fatores podem ter no negcio e qual a tendncia (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores tm no negcio. A Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnstico e a formulao estratgica propriamente dita.[carece de fontes?] A aplicao da Anlise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudana cultural da organizao.

[editar] Ver tambm


Administrao Cinco foras de Porter Estratgia Marketing Planeamento estratgico Planeamento financeiro Plano de marketing

[editar] Referncias gerais


ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy, 2nd ed. Homewood (Ill.): Dow Jones-Irwin, 1980. SOARES, I., PINHO C., COUTO J. e MOREIRA, J., Decises de Investimento Anlise financeira de projectos. Lisboa: Edies Silabo, 2008. LINDON D., LENDREVIE J., LVY J., DIONSIO P., RODRIGUES J., Mercator XXI Teoria e prtica do Marketing, 10. edio, Lisboa: Dom Quixote, 2004. NUNES J. e CAVIQUE L., Plano de marketing, estratgia em Aco, Lisboa: Dom Quixote, 2001. PBLIO, M. A. Como Planejar e Executar uma campanha de propaganda, So Paulo: Atlas, 2008. TARAPANOFF, K. (org). Inteligncia Organizacional e Competitiva. Braslia: Editora UNB, 2001.

[editar] Ligaes externas

Thiago Sousa: A Anlise SWOT e o Planejamento Estratgico (em portugus)

Matriz BCG

Anlise S.W.O.T.
Voc est em: Home Mdulo II - Anlise da Situao Atual Blog article: Anlise S.W.O.T. A Anlise S.W.O.T. (ou anlise F.O.F.A. em portugus) uma ferramenta estrutural utilizada na anlise do ambiente interno, para a formulao de estratgias. Permite-se identificar as Foras e Fraquezas da empresa, extrapolando ento Oportunidades e Ameaas externas para a mesma. De acordo com VALUE BASED MANAGEMENT (2007), Foras e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) so fatores internos de criao (ou destruio) de valor,

como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem sua disposio, em relao aos seus competidores. J as Oportunidades e Ameaas (Opportunities e Threats, O e T) so fatores externos de criao (ou destruio) de valor, os quais a empresa no pode controlar, mas que emergem ou da dinmica competitiva do mercado em questo, ou de fatores demogrficos, econmicos, polticos, tecnolgicos, sociais ou legais. Uma organizao deve tentar se adaptar ao seu ambiente externo. A anlise S.W.O.T. uma ferramenta excelente para analisar as foras e fraquezas internas de uma organizao, e as oportunidades e ameaas externas que surgem como conseqncia. (VALUE BASED MANAGEMENT, 2007) O modelo da anlise S.W.O.T. normalmente realizado usando um diagrama conforme abaixo, o que facilita a visualizao sistmica (viso do todo, e da interao entre as partes), e a relao entre cada um dos fatores:

Tabela 2 Anlise S.W.O.T. Fonte: Kenneth Corra, 2007 Textos Relacionados: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Anlise do ambiente externo Ciclo de Vida do Produto Anlise Interna Anlise da situao atual Anlise Poltica e Legal do Ambiente Externo Anlise Social do Ambiente Externo Anlise Tecnolgica do Ambiente Externo

Categoria Mdulo II - Anlise da Situao Atual. Voc pode acompanhar os comentrios atravs deste RSS 2.0 feed. Voc pode deixar uma resposta, ou um trackback de seu site.

115 Respostas to Anlise S.W.O.T.


1. Luciano Parra on julho 14th, 2008 at 13:29

segue SWOT 2. Eduardo Jorge Monteiro on junho 5th, 2009 at 9:17 Muito obrigado por existirem, porque este site tem nos ajudado muito! 3. Kenneth Corra on junho 5th, 2009 at 15:50 Ficamos felizes que tenha gostado do site!! Explore os outros temas em http://www.administracaoegestao.com.br 4. danusa on junho 25th, 2009 at 16:55 to curtindo o site tbm! relembrando.. ali no quadrinho ameaas, nao ameaa 1 e 2 ao invs de oportunidade 1 e 2? 5. Kenneth Corra on junho 25th, 2009 at 17:05 Ae garota!! Valeu a correo!! T feita! 6. Glauco Rabelo on setembro 23rd, 2009 at 8:21 Uma pergunta a S.W.O.T no avalia o mercado interno (Foras e Fraquezas) e o MERCADO EXTERNO (Oportunidades e Ameaas)? a referncia do texto apenas para o mercado interno. 7. Kenneth Corra on setembro 23rd, 2009 at 8:45 Glauco, A Anlise SWOT uma ferramenta de anlise interna pois ela parte de caractersticas internas da empresa (no mercado interno, mas sim pontos fortes e fracos da empresa, internamente). Depois que estas caractersticas podem ser avaliadas em termos de seu impacto no ambiente externo, a sim com as oportunidades e ameaas. Mas entendo sua preocupao, ela s est inserida na ANLISE INTERNA pois seu ponto de partida so caractersticas internas. 8. Narciso Silvestre (Angolano) on setembro 25th, 2009 at 8:02 Carissimos, Gostaria de avanar a minha contribuio com respeito ao tema em epigrafe: De facto, uma ferramenta com bastante relevancia na gesto estratgica de Recursos Humanos, uma vez que permiti nos medir o impacto, tanto positivo como negativo, das aces ou medidas estratgicas dos gestores e administradores de RH e Gestores de Empresa, no que diz respeito as politicas por eles implementadas com relao as condies socio economicas dos seus

funcionarios, o impacto ambiencia organizacional e motivacional, condies e ambiente de trabalho, politicas de incentivo e reconhecimento do capital humano, politica de beneficios e remunerao assim como nos permiti conhecer e reconhecer os pontos fortes e fracos dos nossos concorrentes naquele mercado, isto atraves das nossas fraquezas e ameacas assim como das oportunidades e foras, que dar origem , por conseguinte, a um Placo de Aco Estratgico da Organizao. Portanto, lamentavelmente so muito poucas as organizaes a implementar este modelo pratico e estratgico porque, embora contingenciais, a maioria delas no tem sido geridas por gestores ou especialistas de RH, mas sim por pessoas alocadas por conveniencias hirarquicas e por outro lado por falta de conhecimento sobre a aplicabilidade e relevancia desta ferramenta bastante preciosa. Portanto, espero que a minha contribuio poder ajudar melhor na interpretao e relevancia do dispositivo ANALISE SWOT OU ANALISE FOFA. Obrigado Narciso Silvestre Especialista em Recursos Humanos e mail: gururh@live.com.pt ou nsilvestrerh@hotmail.com

You might also like