You are on page 1of 16

Introduo Arquitetura de Computadores

Prof. Ms. Elaine Ceclia Gatto


1

Modelo de Von Neumann


O nome refere-se ao matemtico John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como so projetados at hoje. Entretanto, outras pessoas tambm estiverem envolvidas no processo. A idia do modelo surgiu da necessidade de armazenar programas em um computador, pois, at ento, ainda no haviam formas de armazenamento de programas em um computador. Von Neumann e outros pesquisadores descobriram que, utilizando dispositivos de memria em formas de linha de retardo de mercrio, poderiam armazenar instrues de programas.

Modelo de Von Neumann


A proposta inicial de um computador de programa armazenado, denominado IAS (Princeton Institute for Advanced Studies), relatada pelo prprio von Neumann era: Primeira Parte Especfica Central Arithmetic ou CA: O dispositivo deve realizar as operaes elementares da aritmtica mais frequentemente, e por este motivo, deve ter unidades especializadas apenas para essas operaes; Segunda Parte Especfica Control Center ou CC: A sequenciao apropriada das operaes pode ser executado, de forma mais eficiente, por um controle central;
3

Modelo de Von Neumann


Terceira Parte Especfica: Memria ou M: Qualquer dispositivo que tiver que executar longas e complicadas sequencias de operaes precisa ter uma memria considervel. Recording ou R: deve ser capaz de manter contato de entrada e sada, que so os neuronios correspondentes sensoriais e motores do crebro humano. Quarta Parte Especfica Input I: necessrio ter unidades para transferencia de informaes de R para M. Quinta Parte Especfica Output O: necessrio ter unidades para transferencia de informaes de M para R.
4

Modelo de Von Neumann


O modelo de Von Neumann tambm chamado de sistemas de von Neumann ou arquitetura de von Neumann e so denominados de computadores com programas armazenados. As caractersticas destas mquinas so as seguintes: 3 sistemas de hardware: 1. UCP ou CPU Unidade Central de Processamento que contm: Uma unidade de controle (UC); Uma unidade lgica aritmtica (ULA); Vrios registradores (memrias internas da CPU); Um contador de programa (PC); 2. Sistema de Memria Principal; 3. Sistema de Entrada/Sada; Capacidade para executar instrues sequencialmente; Possui apenas um caminho de dados entre a UCP e a memria principal (chamado de Gargalo de von Neumann)

Modelo de Von Neumann

Modelo de Von Neumann


Ciclo de execuo de von Neumann: Ciclo de busca-decodificao-execuo de instrues, isto , busca uma instruo, decodifica-a e a executa; Descreve como a mquina (o hardware) trabalha com as instrues que devem ser executadas. A CPU tem como funo: Executar programas que esto armazenados na memria principal; Buscar as instrues desses programas; Examinar essas instrues; Executar as instrues uma aps a outra (sequencia); A unidade de controle tem como funo: Buscar instrues na memria principal; Determinar o tipo dessas instrues;

Modelo de Von Neumann


A unidade lgica aritmtica tem como funo: Efetuar operaes aritmticas; Efetuar operaes booleanas (e, ou, not, etc) Essas operaes so necessrias para a execuo das instrues dos programas; Registradores da CPU: So memrias de alta velocidade; Armazenam resultados temporrios dentro da CPU; So usados para controlar as informaes; Cada registrador tem uma funo e um tamanho (em bits e/ou bytes); So lidos e escritos em alta velocidade pois so internos CPU;

Modelo de Von Neumann


OBS.: a CPU no consegue manter todos os valores manipulados por um programa apenas em registradores, por isso necessita de uma memria para o armazenamento das informaes. Mais detalhes sero discutidos frente. Contador de programa ou Programm Counter: o registrador mais importante da CPU; Indica a prxima instruo a ser buscada para execuo; Registrador de Instruo (IR): Contm a instruo que est sendo executada no momento em questo; Como esses dispositivos eletrnicos conversam? Barramentos! Barramento: um conjunto de fios paralelos (condutores de energia) que transmistem endereos da memria e dos registradores, dados e tambm sinais de controle; por onde transitam os bits

Modelo de Von Neumann


Barramentos internos CPU: quando esto dentro da pastilha da CPU; Barramentos externos CPU: so aqueles que conectam a memria e os dispositivos de E/S CPU. Conceitos importantes sobre barramentos: Largura do barramento: o nmero de bits que so transportados em uma operao. Exemplo: a largura do barramento do 486 era de 32 bits. Frequencia de operao: a velocidade com que os dados so transmitidos no barramento. Exemplo: o barramento externo do Pentium I operava a 66Mhz.
10

Modelo de Von Neumann


Exemplo de execuo de uma instruo em mquinas do modelo de von Neumann: A unidade de controle busca a prxima instruo do programa na memria principal; O contador de programa usado pela unidade de controle para determinar onde a instruo est localizada; A instruo decodificada para uma linguagem que a unidade lgica aritmtica possa entender; Os operandos de dados requeridos para executar a instruo so carregados da memria e colocados em registradores; A unidade lgica aritmtica executa a instruo e coloca os resultados em registradores ou na memria.

11

Modelo de Von Neumann

12

Modelo de Von Neumann

13

Referencias
1. MONTEIRO, Mario A. Introduo a Organizao de Computadores. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007
TANENBAUM, Andrew S. Organizao Estruturada Computadores. 5 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. de

2.

3.

STALLINGS, William. Arquitetura e Organizao de Computadores. 8 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
NULL, Linda. Princpios Bsicos de Arquitetura e Organizao de Computadores. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

4.

5.

LORIN, Harold. Introducao a Arquitetura e Organizacao de Computadores. Rio de Janeiro: Campus, 11985.

14

Referencias
1. PATTERSON, David A.; HENNESSY, John L. Computer Organization and Design: The Hardware And Software Interface. 2 ed. San Francisco, USA: Morgan Kaufmann, 1998.

2.

PATTERSON, David A.; HENNESSY, John L. Organizao e Projeto de Computadores: A Interface Hardware e Software. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
WEBER, Raul Fernando. Fundamentos de Arquitetura de Computadores. 3 ed. Porto Alegre, RS: Bookman, Instituto de Informatica da UFRGS, 2008. TANENBAUM, Andrew S. Organizao Estruturada Computadores. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. de
15

3.

4.

5.

TANENBAUM, Andrew S. Organizao Estruturada Computadores. 5 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

de

Referencias
1. 2. 3. HENNESSY, JOHAN L. Arquitetura de Computadores: uma abordagem quantitativa. Rio de Janeiro: Campus, 2003. REBONATO, MARCELO T. Organizao de Computadores: notas de aula. Universidade de Passo Fundo. RICARTE, IVAN l. M. Organizao de Computadores. Universidade Estadual de Campinas.

16

You might also like