You are on page 1of 12

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

Repblica, educao cvica e histria ptria: Brasil e Portugal Angela de Castro Gomes *

Resumo: Este texto quer assinalar a centralidade do perodo que decorre do fim do sculo XIX aos anos 1940 para a constituio de uma escrita da Histria Ptria no Brasil e em Portugal, cuja importncia fundamental para a construo e consolidao de uma cultura poltica republicana nos dois pases. O objetivo sustentar o vnculo que uma espcie de pedagogia da nacionalidade estabelece com a construo de uma cultura poltica republicana, e especificamente com um passado histrico, que precisava ser ensinado atravs de uma narrativa acessvel, que mobilizasse meios capazes de atingir um grande pblico. Para tanto, o texto ir trabalhar com dois intelectuais amplamente conhecidos e reconhecidos por suas contribuies: o portugus Joo de Barros e o brasileiro Jos Verssimo. 1- Identidade nacional, educao cvica e histria ptria

Este texto quer assinalar a centralidade do perodo que decorre do fim do sculo XIX aos anos 1940 para a constituio de uma escrita da Histria Ptria no Brasil e em Portugal, cuja importncia fundamental para a construo e consolidao de uma cultura poltica republicana nos dois pases. Como desdobramento, entende-se que esse processo relaciona-se e pode ser melhor compreendido atravs de dois outros. De um lado, pelo processo de construo de um discurso republicano que estabelece slidos vnculos ainda no perodo da propaganda sob a monarquia e, sobretudo, depois do estabelecimento do novo regime, em ambos os pases , entre Repblica e criao de uma cultura cvico-patritica, capaz de produzir novos cidados. De outro, pelo processo que vincula os fundamentos de tal cultura cvico-patritica com uma re-elaborao da escrita da histria ptria. Isso porque, segundo os diagnsticos dos prprios republicanos portugueses e brasileiros, essa narrativa histrica praticamente inexistiria nos dois pases, ou devido aos descaminhos e influncias estrangeiras que sofria, no caso de Portugal; ou por simples ausncia, no caso do Brasil. De toda forma, o que se quer destacar a existncia de uma convergncia quanto imperiosa necessidade poltica da Repblica de produzir um novo discurso poltico, carregado de valores e simbologias cvico-morais, no qual a histria ptria, ao lado da geografia, tinha um lugar fundamental.

Angela de Castro Gomes professora titular do CPDOC/FGV e da UFF. Este texto foi escrito para o Congresso da AHILA, realizado na Universidade de Leaden, Holanda, entre 25 e 29 de agosto de 2008.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

Dessa forma, a despeito das grandes e diferenciadas transformaes polticas e culturais ocorridas nos dois pases ao longo de tantas dcadas, esse perodo pode ser tratado como uma boa unidade de anlise para se discutir as questes apontadas. Durante todo esse tempo, a escrita da histria do Brasil e de Portugal experimentou um momento de profissionalizao e crescimento, tanto como saber cientfico, como atravs de investimentos polticos (privados e pblicos) voltados para o ensino da histria. O objetivo deste texto, portanto, sustentar o vnculo efetivo que uma espcie de pedagogia da nacionalidade estabelece com a construo de uma cultura poltica republicana, que precisava ser produzida no contexto do fim do sculo XIX e primeira metade do XX, tanto em Portugal como no Brasil. 1 Mais especificamente ainda, como essa cultura poltica necessitava inventar um passado, com destaque um passado histrico, que precisava ser ensinado atravs de uma narrativa acessvel, que mobilizasse meios capazes de atingir um grande pblico.

2- Autores e livros: educao nacional e histria ptria Tendo em vista esse objetivo de fundo, a construo deste texto se far por meio de dois movimentos. Em uma primeira parte, procura-se evidenciar a presena da questo da educao na agenda do republicanismo em Portugal e no Brasil. Tal presena central apresenta, como pode ser facilmente imaginado, pontos de aproximao e de diferenciao, que podem ser explorados como forma de iluminar essa face cvico-patritica do republicanismo, tanto quando emerge sob a forma de propostas e esperanas no novo regime; como quando aparece sob a forma de crticas e desiluses, o que ocorre com rapidez nos dois casos. Contudo, tambm nos dois casos, os diagnsticos dos fracassos do republicanismo em implementar um verdadeiro e pujante projeto de transformao poltico-educacional, conforme as crenas na natureza do regime, no interrompem a defesa de idias e o desenvolvimento de aes por parte desses intelectuais. Para tanto, o texto ir trabalhar com dois intelectuais amplamente conhecidos e reconhecidos por suas contribuies: o portugus Joo de Barros e o brasileiro Jos Verssimo.

A importncia que o tema da escolarizao tem nos debates poltico-intelectuais na segunda metade do sculo XIX no Brasil, so tratados por FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instruo elementar no sculo XIX, em LOPES, Eliana Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes e VEIGA, Cynthia Greive (orgs.) 500 anos de educao no Brasil, Belo Horizonte, Autntica, 200.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

Comeando por Jos Verssimo (1857-1916), a referncia o livro sempre citado, A educao nacional, cuja primeira edio data de 1890, um ano depois da Proclamao da Repblica. Nesse momento, esse paraense j havia publicado vrios outros livros, fundamentalmente narrativas de tipo etnogrfico sobre costumes amaznicos, nas quais se valorizava o realismo e o naturalismo, havendo aberta rejeio ao romantismo. 2 Era ento um autor preocupado com a etnologia e a arqueologia, estando ligado tese da decadncia das raas cruzadas devida aos efeitos do meio geogrfico e da colonizao. Mas o outro grande tema que mobilizava Verssimo era a instruo. Em 1884 havia fundado um colgio particular o Colgio Americano -, que dirigiu at assumir a Diretoria Geral da Instruo Pblica do Par, exatamente em 1890, quando publica o livro aqui referido. Foi nessa condio, inclusive, que ele reinaugurou o Museu Paraense em novas bases, consideradas tanto mais cientficas, como igualmente mais voltadas para uma ampliao de seu pblico de visitantes. Pode-se dizer que, nesse momento, engajava-se abertamente em uma militncia intelectual pela reforma da instruo no Brasil, o que inclua uma preocupao com escolas, livros, monumentos, museus etc, evidenciando a amplitude e a dimenso poltica do que entendia por educao nacional. A educao nacional ganharia uma segunda edio, muito mais conhecida e utilizada, em 1906, pela grande casa editora Livraria Francisco Alves.3 O intervalo de tempo de 16 anos deixa suas marcas no autor e no livro, como se l na pgina V da Introduo de 1906. Nela, Verssimo esclarece o leitor que a redao do volume ocorrera logo aps a proclamao da Repblica, com a mxima boa f e sinceridade (...) na doce iluso e fagueira esperana de que o novo regime (...) havia realmente de ser emenda e correo aos vcios e defeitos de que os propagandistas, entre os quais se inclua, levaram mais de meio sculo a exprobrar monarquia. No caso de Portugal, Joo de Barros (1881-1960) figura mpar, quer como poltico quer como intelectual ligado Primeira Repblica e educao. Logo aps a revoluo que instaura a Repblica, em 5 de outubro de 1910, ocupa, ainda sob o Governo Provisrio, o posto de Diretor Geral da Instruo Primria. de sua autoria, juntamente com Joo de Deus Ramos, outro grande intelectual ligado educao, o Decreto de 29 de maro de 1911, que
2

Refiro-me a seu primeiro livro Primeiras pginas, de 1878; Cenas da vida amaznica, de 1886 e Estudos Brasileiros, de 1889. Sobre o autor ver BARBOSA, Joo Alexandre. A biblioteca imaginria, So Paulo, Ateli Editorial, 1996 e A tradio do impasse: linguagem da crtica & crtica da linguagem em Jos Verssimo, So Paulo, tica, 1974. VERSSIMO, Jos. A educao nacional, Rio de Janeiro/So Paulo/Belo Horizonte: Livraria Francisco Alves, 1906 (2 ed.), 206p. com um dos trs exemplares dessa edio existentes na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que estarei trabalhando. O livro ganharia, recentemente, uma terceira edio pela Mercado Aberto Editora, Porto Alegre, 1985, Srie Perspectivas, 14.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

realizava a reforma do ensino primrio portugus. Depois desse cargo, rapidamente abandonado, Joo de Barros foi convidado para muitos mais, tendo aceitado alguns e recusado outros, como exemplo a pasta do Ministrio da Instruo, criado em 1913. O texto utiliza dois livros desse autor, escritos em contextos comparveis e com preocupaes e projetos que se aproximam do livro de Verssimo. So eles: A Repblica e a escola, Paris/Lisboa/Brasil, Liv. Aillaud e Bertrand, sem referncia de data, mas que pode ser localizado como tendo sido produzido depois de 1910 e antes de 1914; e Educao Republicana, Paris/Lisboa/Brasil, Liv. Aillaud e Bertrand, 1916. Esses dois livros tambm permitem um certo deslocamento do autor de um momento mais prximo implantao da Repblica e outro posterior, no qual as insuficincias do regime j eram perceptveis, embora no capazes, como se disse, de afastar o intelectual de seu projeto.

3- Repblica, educao nacional e educao patritica

Tanto no Brasil como em Portugal, a propaganda republicana desenvolveu-se entre uma elite poltica e intelectual, cada vez mais crtica ao regime monrquico, sobretudo nas ltimas dcadas do sculo XIX. Em ambos os pases, o fim da monarquia foi precedido de enorme desgaste poltico e de crescente fortalecimento das idias republicanas, sobretudo entre certos segmentos da elite que viam a mudana do regime como nica forma de ocupar postos relevantes no aparelho do Estado, do qual se viam afastados. Ou seja, em ambos os casos, a Repblica veio sob a forma de um golpe, reunindo militares e civis e estabelecendo um Governo Provisrio, que findava com uma j desgastada monarquia. Tambm nos dois casos, havia muita diversidade no interior do campo dos prceres republicanos, que iriam disputar palmo a palmo posies e projetos polticos, nos anos que se seguiriam. De toda forma, tanto no Brasil, como em Portugal, possvel dizer que as idias republicanas alimentavam-se, como no poderia deixar de ser, de um caldo de cultura dominante que combinava: positivismos (de Comte, de Littr e outros), evolucionismos (de Darwin, de Spencer, de Buckle e outros), enfim, cientificismos, com uma boa dose de filosofia da histria (Vico, Herder e outros). Tratava-se de construir um modelo de estado republicano de tipo liberal, com as potencialidades e limites que a conjuntura daquele fim de sculo e incio de outro permitiam. Nesse sentido, apesar das inmeras diferenas especficas, ambos os projetos republicanos tinham a marca de um forte pensamento racionalista e laico, alm de conter doses diferenciadas, mas nada desprezveis, de descentralizao poltica. No 4

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

Brasil, o federalismo uma bandeira fundamental, enquanto em Portugal, o anticlericalismo bem mais proeminente. No que diz respeito a esse texto, importa ressaltar que esse projeto de estado assumia um tom claramente nacionalista e progressivista, postulando que a repblica, alm de regime que viria inevitavelmente trazido pela evoluo, era aquele que tiraria ambas as naes da situao lamentvel em que se encontravam. Nesse sentido, duas categorias sintetizam o tipo de diagnstico que a intelectualidade republicana ento fazia. Para o Brasil, a questo era superar o atraso de sculos a que havia sido condenado por diversos fatores como o meio, o clima etc , mas especialmente pela herana da escravido, ndoa que atravessara de alto a baixo o pas, e que exigia a implementao de diversos tipos de reformas socioeconmicas, que demandariam tempo e esforo. Isso porque, o desprezo pelo trabalho, uma das conseqncias deletrias da

escravido, no fora vencido pela Abolio, exigindo uma reeducao de todo o povo, contaminado por sculos de utilizao da mo-de-obra escrava. Para Portugal, a questo era vencer a decadncia, em que o pas tambm mergulhara h sculos, incapaz de encontrar energias que o retirassem do pessimismo, ceticismo e letargia a que havia sido lanado, desde o fim da era dos descobrimentos. O sculo XIX s fizera esse sentimento se aprofundar, grassando entre as elites sem iniciativa e capacidade de modernizar o pas, mas tambm chegando ao povo, abandonado e deseducado. nesse amplo contexto de reflexes crticas, em que o progresso o reverso do atraso e da decadncia, que possvel recortar, no pensamento republicano brasileiro e portugus, uma vertente que elege a educao como dimenso e instrumento estratgico e decisivo para se alcanar esse fim. claro que a preocupao com os problemas educacionais, nos dois pases, no nasce com a repblica e, muito menos, com ela ir encontrar, de imediato, solues mais alentadoras. Mesmo assim, pode-se dizer que a repblica trouxe no s muito mais alento a esse conjunto de pensadores da educao, como lhes permitiu, particularmente em Portugal, ocupar cargos e produzir uma farta e modelar legislao. De uma forma geral, os principais pensadores compartilhavam orientaes pedaggicas progressivistas, cujos melhores exemplos eram as experincias vivenciadas em pases como Estados Unidos, Alemanha e Frana. Porm, suas referncias e leituras ultrapassavam em muito tais pases, particularmente no caso das metodologias de ensino, em que Montessori, Jules Ferry, Pestalozzi, Joo de Deus e muitos outros eram citados. Como pano de fundo, a estimular seus projetos polticos, encontrava-se a crena de matriz iluminista na perfectibilidade humana, isto , na real possibilidade da educao ser a nica arma ou remdio seguro na luta contra os 5

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

males das naes. Assim, essa nova pedagogia vinculava diretamente uma educao republicana a uma educao nacional, isto , nacionalista e patritica. para esse tipo de deslizamento entre termos, que preciso atentar para se ter a justa medida da importncia que o estudo da lngua, da geografia e, para o que nos interessa mais de perto, da histria ptria passa a receber. Como se v, para esses intelectuais, a idia de repblica tinha um imenso sentido simblico, pois significava a construo de uma nova cultura cvica centrada na educao e no apenas na instruo da populao. Joo de Barros e Jos Verssimo so exemplares nessa linhagem e, se no so expresses do pensamento republicano muito diferenciado nos dois pases , so expresses de uma parte significativa dele, em particular no campo da educao.

3.1- A educao nacional: repblica e educao patritica

Tendo em vista tais questes, um primeiro ponto a ser assinalado, diz respeito a como esses autores interpretavam as potencialidades do regime republicano e, considerando-se que estamos trabalhando com dois momentos diferentes de suas reflexes, como avaliaram a ao dessa repblica com a qual, inclusive, se envolveram diretamente. Comeando por Verssimo, cujo livro A educao nacional de 1890, destaca-se logo de incio a epgrafe, de Silvio Romero: Este livro, quero que seja um protesto, um grito de so brasileirismo, um brado de entusiasmo para um futuro melhor. 4 Palavras militantes e alentadoras, vindas de um republicano histrico, que so reforadas pelas do prprio Verssimo, no ltimo pargrafo de sua primeira introduo. O livro a situado como a mais bela obra de minha obscura vida, no sendo seu intuito discutir a nossa instruo pblica, porm mostrar como ela alheia a qualquer ideal superior de educao (...), como

absolutamente no merece o nome de educao nacional e, ao mesmo tempo, indicar o que deve ser. Portanto, o leitor logo fica sabendo que o Brasil possui alguma instruo pblica, mas no tem nenhuma educao nacional. Para Verssimo, apesar de no Brasil existir um forte carter nacional, advindo do cruzamento das trs raas e da unidade de lngua e religio, no se desenvolvera um sentimento nacional, isto , um sentimento que unisse e identificasse os brasileiros como um povo; como um povo singular e distinto de outros povos. Justamente por isso, no Brasil, havia sentimento local: havia paraenses, paulistas, mineiros etc. Mas no havia

A epgrafe retirada do livro Histria da literatura brasileira, editado em 1888; grifos do autor.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

brasileiros, no havia sentimento de ptria. As razes para tal ausncia eram conhecidas e residiam no tamanho do territrio, na herana da escravido, na escassez da populao, em seu isolamento, falta de comunicao e, no menos importante, na falta de educao. Mesmo a centralizao poltica e administrativa imperial no lograra sucesso nessa questo, evidenciando que ela precisava de outra forma de enfretamento. A produo desse sentimento patritico, a formao de brasileiros, era justamente o objetivo de uma educao nacional. Portanto, Verssimo est significando a palavra brasileiro de forma muito precisa, no atribuindo a ela um sentido poltico-jurdico: aqueles nascidos ou naturalizados no Brasil. Para ele, como para outros intelectuais seus contemporneos, ser brasileiro no era algo que se possua por nascimento, mas por educao; algo que se aprendia, sendo uma qualidade cultural, emocional, conformada desde a infncia. Enfim, no se nascia brasileiro; aprendia-se a ser brasileiro. Por isso, esses novos brasileiros no deveriam mais viajar ou estudar no exterior para conhecer e trabalhar pelo pas. Este conhecimento precisava ser produzido e ensinado pelos prprios brasileiros, por meio de uma unidade escolar que valorizasse nossos grandes homens e obras. Afinal, j era tempo de se buscar outras razes de glria, alm da natureza, a exemplo do que faziam outras naes. Com a repblica, que instalara o federalismo, mais do que nunca era preciso criar essa unidade moral e patritica por meio da educao nacional. 5 A federao era certamente uma demanda dos republicanos, mas podia se constituir em uma ameaa, pelo fortalecimento do esprito separatista existente em vrios estados. Da, a enorme importncia da difuso e unificao da instruo pblica, que era meio de progresso material e espiritual da nao. O esprito separatista devia ser combatido pela criao do sentimento de ptria despertado pela educao, responsvel pela construo de um povo esclarecido e de um corpo eleitoral alumiado. Por conseguinte, uma nova literatura infantil deveria ser produzida no pas, no apenas em linguagem acessvel, como igualmente em linguagem brasileira, abandonando-se as tradues dos clssicos europeus, inclusive as tradues portuguesas to utilizadas. Dessa forma, ele considera que uma dos principais caminhos da educao nacional era a reforma do livro infantil, com destaque o livro de leitura. Esses novos livros nacionalizados deveriam conter pginas de prosadores e poetas brasileiros, com um pequeno trabalho de lhes modernizar a linguagem. Tambm deveriam
5

Todas as pequenas referncias esto na Introduo primeira edio do livro. O significado que Verssimo atribui palavra brasileiro comentado, entre outros, na tese de HANSEN, Patrcia. Brasil, um pas novo: literatura cvico-patritica e a construo de um ideal de infncia na Primeira Repblica brasileira, Tese de Doutorado de Histria, USP, 2007, p. 35-6.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

contemplar os grandes viajantes e os que escreveram a nossa histria, para que se pudesse efetivamente conhecer o solo, o clima, as produes, as leis, as instituies e as lutas dos brasileiros. Os livros existentes eram poucos e muito ruins, tanto em seu aspecto material (sem ilustraes e cuidados de impresso), como em seu contedo, limitado a ridas listas de nomes de rios, de cidades, de personalidades etc, em boa parte europeus. A situao lhe parecia to grave que, para ele, o novo governo devia negar a aprovao a tais compndios, como maneira de estimular e mesmo forar a feitura de outros que fossem melhores. No estudo da geografia e da histria ptrias o que havia era ininteligente e carente de cultura cvica. Ou seja, a literatura escolar, com raras excees, era dominada por escritores estrangeiros, traduzidos ou servilmente imitados. Devido a isso, o Brasil permanecia desconhecido mesmo para os freqentavam os bancos escolares e que eram muito poucos. A geografia e a histria tm espaos relevantes nas preocupaes do autor, que a elas dedica os captulos V e VI do livro. No caso da geografia, que sofria reforma radical em seus mtodos e esprito, principalmente sob influncia alem, tornando-se uma psicologia da terra, o atraso era imenso. Quando ensinada, limitava-se a uma decorao bestial e a uma recitao ininteligente, produto do despreparado corpo de professores e da m qualidade e inadequao dos compndios. A situao da histria ptria ainda era pior, pois a geografia ainda se aprendia em viagens e em jornais, enquanto a histria no. S havia no pas, at aquela data, um nico livro - Histria Geral do Brasil -, do Visconde de Porto Seguro (Varnhagen). Os trabalhos existentes eram raros, no chegando ao pblico, como ocorria com a Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Os livros existentes eram pesados, indigestos e mal escritos, limitando-se a uma enfadonha e estpida nomenclatura de governos, de reis, de capites-mores ou de fatos ridos de nenhum modo teis ao ensino primrio de histria ptria. Em geral, eles no contemplavam a vida e os costumes dos brasileiros, nem narravam os episdios e nomes notveis da histria do Brasil. Mas, como ele mesmo advertia, no se aprendia geografia e histria apenas nos livros. Era preciso, para o bom ensino desses conhecimentos, que as escolas possussem cartas, mapas e gravuras histricas, o que praticamente inexistia. Rarssimos eram os estados que possuam seus mapas, s havendo, na verdade, duas boas cartas do Brasil: a de Cndido Mendes de Almeida e a de Robin. Do mesmo modo, no tnhamos ou tnhamos muito poucos monumentos, galerias de pintura, museus ou colees histricas, 6 que pudessem ser base para tal aprendizado. Tambm no se cultivava o ensino dessas disciplinas por meio dos contos e
6

Nesse caso, d o exemplo de um recente museu na Universidade americana de Ann Arbor e das galerias da Alemanha e Frana.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

lendas populares, que eram produtos das mesmas foras emotivas que o povo contem, e podiam ser bem aproveitados. (VERSSIMO, p. 106) Todos esses recursos e meios indiretos eram muito teis e eficazes, como a experincia de outros pases, como a Frana, a Itlia e a Alemanha ilustravam. Nesse rol, Verssimo insere as comemoraes, os dias de festas nacionais, que o governo acabava de decretar 7 e que deviam ser dias de regozijo pblico no s nos calendrios, mas na rua e nos coraes dos cidados. (VERSSIMO, p. 14) Os cantos patriticos, a msica enfim, tambm podiam ser elementos preciosos nas celebraes e no aprendizado do amor ptria. A proposta era a de que a repblica se dedicasse a um trabalho sistemtico e incessante no campo da educao, com claro sentido poltico: a formao dos futuros cidados. Isso significava no s instruir, enfrentando com destaque o analfabetismo, como tambm educar, criando o sentimento nacional de amor ptria, objetivo da educao nacional. Nesta educao republicana por definio , a questo do civismo cumpria papel de destaque, constituindo praticamente seu corao, pois se tratava de aprender a amar o Brasil. Tal formulao ir se constituir em uma das matrizes mais difundidas e compartilhadas entre a intelectualidade da Primeira Repblica, orientando seus projetos poltico-pedaggicos, entre os quais o da produo de uma literatura cvico-patritica, sob a forma de livros ou revistas, que s far crescer ao longo das dcadas seguintes.

3.2- A educao republicana: escola e educao patritica Joo de Barros certamente um dos intelectuais-polticos mais importantes do republicanismo portugus, sobretudo se recortarmos o campo das idias ligadas educao. Tendo participado, como se viu, da alta administrao dos governos republicanos durante toda a Primeira Repblica, ele foi um dos responsveis pela importante reforma da educao primria considerada uma reforma de sonho-, contida no Decreto de 20 de maro de 1911. Joo de Barros estar sempre na rbita da formulao e do debate de polticas educacionais dessa repblica, e os dois livros que aqui sero objeto de ateno oferecem uma boa possibilidade de acompanhar suas anlises. A Repblica e a escola, sem data, mas escrito depois de 1910 e antes de 1914, apresentado como um simples e ltimo livro de propaganda. Como Verssimo em 1890, Joo de Barros est diante de um regime recm instalado, do qual participa de forma significativa. Segundo ele, a repblica devia ser uma
7

OTVIO, Rodrigo. Festas nacionais, Rio de Janeiro, Briguiet, Prefcio de Raul Pompia, 1893 (2 ed. 1894) e OLIVEIRA, Lcia Lippi. As festas que a Repblica manda guardar, Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 4, 1989/2.

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

revoluo regeneradora, exigida pela nao e realizada por suas elites com apoio do povo. Nesse caso, a dimenso regeneradora radicava-se no fato de se estar evitando a catstrofe da perda do sentido da nacionalidade portuguesa, uma vez que a revoluo no se fazia custa de nenhuma fora tradicional, mas ao contrrio, tinha o objetivo de recuper-la: Pela implantao da Repblica apenas se continuaram as velhas tradies (...) (BARROS: s/d, p. 6) Os usos do passado e a leitura da histria de Portugal realizados neste livro so instigantes, especialmente porque no eram apenas do autor, como se pode facilmente deduzir por sua ampla e persistente circulao (via textos e postos pblicos) e como reforam os estudos existentes sobre o republicanismo e seu prprio pensamento. 8 Tambm em Portugal, para Joo de Barros, no existia povo, no sentido que lhe atribuam Silvio Romero e Jos Verssimo: no havia sentimento de amor ptria entre a populao, rebaixada pelo analfabetismo. Portanto, s uma educao republicana podia

verdadeiramente reverter essa situao, realizando uma revoluo de valores que era, a um s tempo, um retorno ao passado glorioso, mas esquecido e desacreditado. Em Portugal, do mesmo modo que no Brasil, um significativo conjunto de intelectuais republicanos apostava em um tipo de interveno que, sendo claramente poltica, tinha o campo da cultura e da educao como estratgia principal para a implementao de mudanas. No caso de Portugal, o diagnstico identificava duas grandes frentes de combate. Uma externa, voltada para a afirmao da nacionalidade como pas europeu e colonialista, disposto a no mais se curvar diante de potncias estrangeiras, como era o caso evidente da Inglaterra. 9 Outra interna, dedicada ao combate da educao jesutica, e iniciada nos primeiros dias do Governo Provisrio, o que evidencia sua premncia, ao ver das elites chegadas ao poder. Esse combate comeava com uma legislao proibindo o ensino religioso em estabelecimentos educativos, que deviam ser laicos, como davam exemplos as experincias do Japo e do Brasil, entre outras. (BARROS: s/d, p. 17) Ao mesmo tempo, restabelecia-se uma legislao datada do sculo XVIII, do Marqus de Pombal, que extinguia as ordens religiosas e afastava os jesutas de Portugal. Como se v, se a questo do domnio estrangeiro muito presente, como tambm o era no Brasil, a do anticlericalismo era
8

CATROGA, Fernando. O republicanismo em Portugal: da formao ao 5 de outubro de 1910, Hardcouver, Faculdade de Letras, 1991. Sobre Joo de Barros, que tem uma vasta obra na rea da educao e que manteve numerosos contatos com a intelectualidade brasileira, h muitos estudos. Mais recentemente ver ARAJO, Alberto Felipe. O homem novo no discurso pedaggico de Joo de Barros, Braga, Universidade do Minho, 1997. O amolecimento do carter portugus, segundo Barros, no se devia ao luxo e riqueza trazidos pelas colnias. Se isso influiu foi porque havia terreno propcio, sobretudo havia falta de reis que fossem administradores. O Mar no era o culpado, muito ao contrrio. (BARROS: 1916, O mar na educao portuguesa, p. 131- 148.

10

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

incomparavelmente mais forte, assumindo quer a dimenso de uma chave explicativa da decadncia do pas quer a de uma bssola orientadora de seu futuro. Dessa forma, a educao republicana devia ser o inverso da jesutica, inculcando valores radicalmente opostos aos ento vigentes. Porm, como a Repblica era uma revoluo regeneradora; como um de seus mais poderosos inimigos era o domnio da Igreja Catlica, especialmente construdo a partir da esfera educacional pela ao dos jesutas; o progresso que a repblica almejava s seria alcanado pela implantao de um novo tipo de educao que espalhasse um novo ideal patritico. Ainda nesse livro, mas especialmente em Educao republicana, de 1916, onde o autor j empreende um breve balano crtico da obra do novo regime nesse campo, pode-se acompanhar com mais vagar o que se propunha com tal designao. O diagnstico parte do veto educao jesutica, que materializava tudo o que uma escola moderna, isto , racional, liberal e neutra, devia ser. Assumindo, com a mesma terminologia de Verssimo, que no se objetivava apenas instruir, mas principalmente educar, Joo de Barros queria desenvolver um conjunto de prticas pedaggicas, orientadas pelo culto ptria e pelo civismo. Segundo ele mesmo, o civismo era uma das virtudes que, ao lado da liberdade e da solidariedade, fundava o projeto de educao republicana. (BARROS: 1916, p. 15) Esta tinha assim duas formas, por excelncia. Significava de um lado, a promoo de uma nova moral social, que se assentava no trabalho, no esforo e na energia; e de outro, um novo sentimento de amor ptria, terra, que seria promovido por uma educao cvica, centrada na escola, embora no apenas a ela restrita. Isso porque as famlias tambm deviam ser mobilizadas pelo Estado, sem dvida o principal ator e responsvel por essa poltica de regenerao, de renascena da histria portuguesa. Diferentemente do Brasil, contudo, Portugal no era um pas novo, seu horizonte no era o futuro, mas sim as tradies de grandeza do passado, que deviam ser reencontradas para que se desenvolvesse nos marcos da modernidade que o sculo XX anunciava. Se o progresso tinha que ser garantido via educao, a distino entre as categorias que, em cada caso, guardavam o desafio a superar - atraso e decadncia -, evidenciava as variaes que o discurso patritico iria assumir, embora mantendo o mesmo objetivo principal. Essa educao republicana seria impossvel enquanto o povo no aprendesse a ler, o que tornava o combate ao analfabetismo uma questo to central, que o autor chega a ponderar, em 1916, que o novo regime deveria ter se concentrado apenas nela, dedicando todos os seus investimentos s escolas primrias e fechando as demais. Para ele, como para outros intelectuais de seu tempo, ptria e lngua se confundiam, sendo o saber ler e escrever 11

ANPUH XXV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA Fortaleza, 2009.

uma arma social para o republicanismo. O culto lngua, como forma de amor terra/ptria, completava-se com o culto aos heris, aos grandes da histria. Como Verssimo, tambm ele ir constatar que os livros adotados oficialmente estavam inteiramente desligados da realidade portuguesa e do esprito infantil. Mas nesse aspecto, Joo de Barros, em A Repblica e a escola, lana uma pergunta a seus leitores particularmente interessante para se entender como, em sua educao patritica, o ensino de histria de Portugal deveria ter lugar. Ele intitula um de seus captulos de O herosmo e a educao, admitindo que pode parecer uma heresia duvidar do exemplo como base para a formao do carter dos jovens; logo, do exemplo como fundamento de uma moral da energia e de uma moral cvica, que substitusse os antigos ensinamentos da educao jesutica. A questo, portanto, no punha em dvida o valor dos heris e dos grandes atos, dos feitos extraordinrios que animavam, a sua maneira, a histria dos povos, devendo ser apresentados e conhecidos pelos estudantes, sobretudo quando crianas. O que Joo de Barros quer ento destacar , em primeiro lugar, a importncia de uma forma de narrar os feitos desses homens gloriosos, para que, despertando o interesse da criana, seu exemplo possa ser, de fato, aproveitado; em segundo lugar, o fato da glria e do herosmo no existirem apenas nos eventos e homens extraordinrios, mas tambm nos ordinrios, no cotidiano das pessoas comuns. Seria ento importante ensinar s novas geraes que a ptria tambm se faz com muitos heris annimos, que trabalham se esforam e participam da construo de uma nacionalidade, devendo lembrados e cultuados. (BARROS: s/d; p; 74-5) Um tipo de ensinamento que os monumentos, os museus, os livros de leitura e os livros de histria, geografia e civismo no podiam minimizar se o ideal era o de uma educao nacional republicana.

12

You might also like