You are on page 1of 73

MINISTRO DOS TRANSPORTES Joo Henrique de Almeida Sousa SECRETRIO EXECUTIVO Paulo Sergio Oliveira Passos COORDENADOR GERAL

DO PROGRAMA PARE Roberto Vaz da Silva

A N O 2 0 0 2

APRESENTAO
Este Manual foi elaborado de modo a constituir um guia simples e prtico para o tratamento de locais crticos, capaz de ser utilizado por todos os municpios integrados ao Sistema Nacional de Trnsito. Sua aplicao pode ser estendida a outros rgos, principalmente aos Departamentos de Trnsito - DETRANs, que desenvolvem aes de engenharia em reas urbanas.

No Programa PARE , este Manual, juntamente com outras aes, forma um projeto destinado melhoria do registro, coleta, organizao, anlise e tratamento de dados de acidentes de trnsito, incluindo a capacitao de recursos humanos nos municpios brasileiros.

O presente documento, em seu captulo introdutrio, fornece inicialmente uma viso geral dos acidentes de trnsito no pas. Posteriormente, descreve as estratgias correntemente utilizadas para a reduo desses acidentes. Por fim, apresenta a metodologia do Programa PARE para o tratamento de locais crticos em reas urbanas. No captulo 2 so mostrados os mtodos existentes de identificao de locais crticos de acidentes de trnsito e, em seguida, detalhada a metodologia de identificao proposta por este Manual. O captulo 3 refere-se ao diagnstico dos locais crticos, ou seja, trata da investigao dos fatores que contribuem para a ocorrncia dos acidentes de trnsito. O captulo seguinte considera as solues de engenharia decorrentes do diagnstico e a avaliao econmica dos projetos. O captulo final trata da execuo e da monitorao dos projetos implantados.

Como propsito de apresentar os fundamentos deste trabalho, observa-se que o esforo direcionado para o tratamento de locais crticos onde, efetivamente, o risco de ocorrncia de acidentes de trnsito j tenha se materializado. Centrando atenes, sobretudo, na correo dos locais crticos, a despeito da natureza tambm preventiva do trabalho, d-se prioridade queles cujos acidentes so mais severos em termos de danos fsicos s vtimas, apesar de haver outros com maior nmero de ocorrncias.

Finalmente, cabe salientar que no objetivo deste documento o estabelecimento de normas para elaborao de projetos executivos de engenharia.

A ttulo de exemplificao, como esclarecimento adicional, nos captulos 3 e 4 deste Manual so feitas referncias a um caso real de tratamento de local crtico de acidente de trnsito desenvolvido na cidade de Curitiba, no Programa de Segurana Viria e de Trnsito dessa capital, mais precisamente o cruzamento entre as ruas Amintas de Barros e Mariano Torres, no qual foi aplicada a metodologia ora proposta.

INTRODUO
Nmeros obtidos a partir de ajustes nas estatsticas apresentadas pelo Departamento Nacional de Trnsito - DENATRAN mostram que, no ano 2000, ocorreram 324.222 acidentes com vtimas, dos quais resultaram 22.102 mortes e 408.070 feridos, no havendo registro do nmero de ocorrncias sem vtimas, ou seja, aquelas que redundaram apenas em danos materiais. Ainda com base nos dados disponveis, do total de acidentes com vtimas registrados nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal no ano em referncia, 22% corresponderam a atropelamentos. A participao de pedestres no quadro geral de bitos foi de 48%. Em complemento, infere-se desses dados que mais de 50% das vtimas fatais tinham entre 21 e 55 anos, portanto, em plena idade produtiva. Segundo estudos do IPEA1, as perdas econmicas decorrentes dos acidentes de trnsito no Brasil situam-se entre 1 e 2% do PIB nacional, algo entre 11,67 e 23,34 bilhes de reais/ano, valores de 2000. No obstante os nmeros j revelarem circunstncias bastante desfavorveis e preocupantes, a situao geral da segurana de trnsito ainda mais grave, na medida em que h falhas no processo de registro e coleta de informaes relativas a acidentes, o que torna os nmeros2 oficiais aqum da realidade. Segundo dados do Sistema nico de Sade - DATASUS 3, Ministrio da Sade, no ano de 1998 - base disponvel - os acidentes de trnsito foram responsveis, dentre as causas externas4, pelo maior nmero de internaes hospitalares. Em complemento, as mortes no trnsito ocuparam no Brasilo terceiro lugar no quadro geral de bitos, - perdendo apenas para as doenas cardiovasculares e cncer - e o segundo lugar no mapa da violncia urbana 5. Essa realidade leva constatao de que os acidentes de trnsito constituem grave problema de sade e de segurana pblicas, exigindo do poder pblico e da sociedade em geral aes efetivas no sentido de minimizar seu nmero e severidade. Para fazer frente a este quadro de violncia, o governo federal vem desenvolvendo uma srie de iniciativas em diversas reas como sade, justia, trabalho, previdncia social e transporte. No mbito do Ministrio dos Transportes, destaca-se o Programa de Reduo de Acidentes PARE, que, entre um conjunto de aes integradas, prope e implementa o Projeto de Capacitao de Equipes de rgos Locais com o propsito de preparar os tcnicos municipais para o tratamento adequado do acidente de trnsito. Este Manual constitui um componente estratgico do Projeto.

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada Como exemplo, grande parte das mortes posteriores aquelas que ocorrem at 30 dias aps a ocorrncia - no so computadas, quando sabe-se que somente 38% dos bitos, em mdia, ocorrem no local do acidente. 3 Projeto de reduo da morbimortalidade por acidente de transito. 2 Edio Revisada.Ministrio da Sade. 2002 4 Morte resultante de alguma ao dos indivduos, seja contra si, seja pela interveno, intencional ou no, de outras pessoas. 5 Mapa da Violncia III Os Jovens do Brasil Juventude, Violncia e Cidadania. Jacobo Waiselfisz. UNESCO. 2002
1 2

1.1 . Experincia Brasileira


Nas trs ltimas dcadas, observa-se que as experincias nacionais no tratamento do acidente de trnsito seguem cinco linhas de atuao: 1) por local crtico; 2) por segmento crtico; 3) por rea crtica; 4) por soluo-tipo; e
PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - I N T R O D U O

5) por tipo de usurio. As trs primeiras diferem entre si apenas no que toca extenso da rea a ser tratada, apesar de cada uma guardar certas caractersticas, enquanto as demais apresentam identidades prprias. Quanto ao primeiro caso, local crtico de acidente de trnsito significa uma interseo ou trecho entre intersees consecutivas que apresenta uma freqncia de acidentes excepcionalmente elevada, se comparada com as demais intersees ou trechos entre intersees da malha viria. Entre as experincias relevantes que adotaram esta estratgia em reas urbanas, registrase o Programa de Segurana Viria e de Trnsito da Cidade de Curitiba, implementado no perodo de 1998/99 pela administrao municipal 6. Esse Programa foi constitudo por quatro aes bsicas que se complementavam: 1) seleo e tratamento de locais crticos de acidentes na rea urbana; 2) criao de um cadastro geo-referenciado de dados de acidentes de trnsito; 3) desenvolvimento de novos procedimentos para operao do trnsito; e 4) estudos para o fortalecimento do rgo gestor do trnsito. Os exemplos apresentados neste Manual reportam-se a esta experincia. Segmentos crticos ou rotas crticas so extenses de vias urbanas ou de rodovias onde ocorrem freqncias elevadas de acidentes. Neste caso, cada segmento virio deve ser tratado como um todo, incluindo, muitas vezes, suas reas adjacentes. Com referncia a esta estratgia, cita-se o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de So Paulo, no perodo de 1997 a 2000, Companhia de Engenharia de Trfego - CET/SP7. Utilizando uma relao que leva em conta o nmero de ocorrncias com vtimas/ano, as extenses dos segmentos virios (em km) e os volumes mdios anuais de trfego (VMA) , foi definido um ndice de periculosidade a partir do qual construiu-se o ranking das vias mais perigosas do Municpio de So Paulo. Em relao atuao por rea crtica, observa-se que, geralmente, h uma concentrao de acidentes de trnsito em certas manchas urbanas onde, predominantemente, localiza-se a maior parte das atividades de comrcio e de servio. Isso no implica, necessariamente, que as condies de trnsito nessas reas sejam relativamente mais perigosas que no restante da cidade. Como exemplo deste caso, segundo estatsticas da CET/SP, nos anos 80, na rea central de So Paulo, que ocupa menos de 1% da rea total do municpio, ocorreram 17% dos atropelamentos. Esta concentrao, certamente devido ao grande nmero de veculos e pedestres que circulam na regio, motivou estudos e a implementao de inmeros projetos em favor da segurana do pedestre e da fluidez do trfego.

6 7

IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e URBS Urbanizao de Curitiba S.A. CET Fatos e Estatsticas de Acidentes de Trnsito em So Paulo 2000 (P.16/17)

10

As estratgias que adotaram a soluo-tipo tinham como caracterstica a aplicao de determinadas medidas de engenharia de trfego com eficcia comprovada, ou seja, que proporcionam significativa reduo no nmero e/ou na gravidade dos acidentes. Assim, para um determinado tipo de soluo, procuram-se na rede viria locais cujas caractersticas fsicas e operacionais se enquadram no cenrio da soluo-tipo e, por conseqncia, possam proporcionar desempenho satisfatrio em relao ao alcanado em outras aplicaes. Como exemplo de solues-tipo de comprovada eficcia na reduo de acidentes de trnsito, quando corretamente aplicadas, destacam-se: mini-rotatrias, iluminao de faixas de pedestres e fiscalizao eletrnica - a primeira e segunda largamente utilizadas no Distrito Federal e na cidade de So Paulo, e a terceira em expanso em diversas cidades brasileiras. No caso da atuao por tipo de usurio, as medidas preventivas e corretivas concentram-se em um nico usurio da via. Assim, os estudos podem ser dirigidos ao ciclista, motociclista, escolares e pedestre em geral, entre outras possibilidades. A adoo dessa estratgia geralmente est associada a polticas pblicas em favor da segurana de determinada categoria de usurios do sistema virio, em vista da ocorrncia de um nvel elevado de acidentes envolvendo esses usurios. Uma experincia relevante de empreendimentos dessa natureza o tratamento dispensado aos pedestres nas faixas de travessia no Distrito Federal, em especial pela mobilizao da sociedade e pelos resultados alcanados. A despeito do sucesso, em menor ou maior grau, das experincias citadas anteriormente, na maioria das cidades a identificao dos locais crticos em ocorrncias de acidentes de trnsito ou fruto de presso da mdia, que com freqncia veicula casos de acidentes em suas programaes dirias, ao tempo em que demandam providncias da administrao local, ou de grupos comunitrios, ou ainda de critrios tcnicos estabelecidos pelos gestores do trnsito. Neste ltimo,
Calado - So Paulo/SP
Arquivo CEFTRU

11

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - I N T R O D U O

Arquivo CEFTRU

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - I N T R O D U O

Faixa de Pedestre - Braslia/DF

os indicadores quase sempre so fundados no nmero absoluto de ocorrncias verificadas em determinados pontos da malha viria. A experincia brasileira no tratamento de acidentes de trnsito, com raras excees, segue um modelo imediatista, no qual a soluo do problema est associada execuo de prticas tradicionais no mbito das sinalizaes horizontal, vertical e/ou semafrica, associadas a correes na geometria viria, com tendncia mais para a melhoria da fluidez que propriamente para a promoo da segurana dos usurios da via. Na maioria das vezes, isso feito sem um estudo mais apurado dos fatores que, efetivamente, contriburam para aquelas ocorrncias de trnsito, sem a devida avaliao da oportunidade dos custos envolvidos e/ou sem o compromisso de verificar posteriormente a eficcia das medidas implantadas. Os resultados desse processo quase sempre no so os melhores quanto reduo do nmero de acidentes, quer por se tratar de locais no necessariamente mais crticos em detrimento de outros efetivamente crticos, quer por envolver custos s vezes desnecessrios, quer por se investir em projetos nem sempre economicamente oportunos.

Arquivo CEFTRU

Faixa de Segurana Iluminada - So Paulo/SP

12

Arquivo CEFTRU

Mini-rtula - Braslia/DF

1.2 . Metodologia do Programa PARE para Tratamento de Locais Crticos


Face necessidade de se priorizar a aplicao dos parcos recursos pblicos em iniciativas que efetivamente ofeream resultados concretos, este Manual oferece subsdios para tomada de deciso em relao s seguintes questes: 1) onde h registro de acidentes de trnsito, quais locais devem efetivamente merecer ateno especial do poder pblico? 2) dada uma lista de locais crticos, como selecionar aqueles que, face escassez de recursos humanos para desenvolvimento de projetos, merecem tratamento prioritrio? 3) dentre os locais estudados (aqueles com projetos executivos concludos), quais so os economicamente viveis do ponto de vista de retorno social? Em relao s linhas de atuao exemplificadas no item 1.1, a metodologia proposta pelo Programa PARE e consignada neste Manual, como o prprio texto revela, tem por base a primeira, isto , focaliza o local onde ocorrem os acidentes de trnsito, apesar de no descartar eventual ateno a outros processos pertinentes aos demais casos citados, com a ressalva de que, independente da situao, qualquer tratamento dever ser conduzido segundo a metodologia aqui apresentada. Em sntese, a metodologia proposta encerra as seguintes etapas:

a.

A abordagem comea com a identificao dos locais crticos em termos de acidentes de trnsito, enfatizando-se a severidade dessas ocorrncias. O passo seguinte consiste na identificao dos fatores que efetivamente contriburam para o desfecho dessas ocorrncias, ou seja, na investigao dos fatores contribuintes dos acidentes - diagnstico. Aps o conhecimento desses fatores, deve-se buscar um conjunto de medidas de engenharia que possam proporcionar o melhor resultado em termos de reduo do risco de ocorrerem novos acidentes com caractersticas similares quelas identificadas nos acidentes sob investigao, isto particularizando cada local - recomendaes.

13

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - I N T R O D U O

b. Identificadas as causas, tipificadas as intervenes com vistas a alcanar os objetivos almejaapresentam, preliminarmente, melhores perspectivas de retorno econmico, em vista da escassez de recursos humanos e materiais para desenvolvimento de projetos para todos os locais que efetivamente tenham sido declarados crticos.

dos e estimados os resultados econmicos dos benefcios decorrentes da reduo do nmero e severidade dos acidentes, a etapa seguinte reside na seleo daqueles locais que

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - I N T R O D U O

c.

Selecionados os locais para efetivo tratamento, desenvolvidos os projetos necessrios - elaborao dos projetos executivos -, quantificados os custos de implantao e manuteno desses projetos e confrontados esses custos com o montante de benefcios esperados ambos tendo em conta a vida til das intervenes -, so ento finalizados os estudos de viabilidade - anlise econmica - e estabelecidas as bases para a avaliao sistemtica dos resultados a serem alcanados - monitoramento. As etapas acima descritas so visualizadas no Diagrama I , detalhando-se cada passo desse

processo nos captulos seguintes. Diagrama I Fluxograma dos Procedimentos no Tratamento de Locais Crticos

14

15

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - I N T R O D U O

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

CRTICO

16

2 . IDENTIFICAO DE LOCAIS CRTICOS


A partir do Diagrama I, depreende-se que a Metodologia de Tratamento de Locais Crticos proposta pelo PARE estruturada em trs mdulos, que guardam entre si certa independncia, constitui etapa fundamental, que deve ser realizada explorando-se os dados disponveis sobre acidentes de trnsito, tendo por base a tcnica descrita no item 2.3 deste captulo.
CRTICO

apresentando, cada um, caractersticas e procedimentos prprios. A Identificao - Mdulo I -

2.1 . Registro e Coleta de Dados


Para levar a efeito a identificao de locais crticos, so determinantes a qualidade do registro e a disponibilidade dos dados sobre acidentes de trnsito. No h uma conduta uniforme quanto s formas de registro, coleta e tratamento dos dados sobre acidentes de trnsito no Brasil. Na maioria das cidades, o registro e a coleta de informaes so realizados por policiais militares e civis em duas situaes distintas: 1) quando o atendimento feito no local do acidente, em caso de bito ou feridos, ou quando h envolvimento de veculos oficiais, as informaes so consignadas por policiais militares em um documento denominado Boletim de Ocorrncia - BO; 2) quando no h atendimento no local do acidente, as partes interessadas - os envolvidos ou seus prepostos -, na maioria das vezes para atender a exigncias contratuais com seguradoras, registram a ocorrncia nas delegacias especializadas, sendo ento lavrado o Registro de Ocorrncia - RO. A participao de prepostos dos rgos municipais gestores do trnsito no processo de coleta e registro de informaes no campo ainda est em discusso, no havendo, no presente, registros da substituio do policial militar nessas atividades, a despeito do interesse de muitas administraes municipais em realizar essa tarefa, observando-se que, neste caso, o objetivo seria a identificao das causas dos acidentes para subsidiar aes de carter preventivo. No primeiro caso, como as informaes so preenchidas por policiais militares com certa experincia, elas costumam ser mais precisas, at porque tm, a princpio, a finalidade de instruo processual. Entre as informaes contidas nos BOs, destacam-se: local, data e horrio da ocorrncia, condutores, pedestres e veculos envolvidos, tipo de coliso, vtimas existentes, condies do tempo e do pavimento, extenso dos danos materiais, forma de controle do trfego no local, referncias ao estado dos pneus, marcas no pavimento, condio das pessoas envolvidas (deficincia fsica, sob efeito de drogas e/ou lcool, entre outros) e diagrama do acidente. A quantidade e a qualidade dessas informaes variam de cidade para cidade. No segundo caso - os ROs, como os registros so lanados pelas partes envolvidas, as informaes costumam ser imprecisas e tendenciosas, no constituindo material confivel para fins de investigao de causas e fatores determinantes dos acidentes. Todavia, em grande parte dos registros possvel extrair informaes sobre o local, dia e hora do acidente, alm do tipo de acidente e sobre eventuais vtimas. Grande parte desses registros so ainda feitos de prprio punho pelo declarante, o que dificulta sobremaneira o entendimento das informaes contidas nesses documentos. Poucos so os rgos gestores que dispem dessas informaes em meio magntico e muito menos aqueles que as tratam de modo estruturado. Os casos mais freqentes so situaes de absoluta precariedade, em quantidade e qualidade, onde as informaes disponveis e/ou acess-

17

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

veis so sequer suficientes para particularizar o local das ocorrncias. Neste captulo - identificao de locais crticos -, so suficientes apenas informaes sobre o local onde ocorreu o acidente e a sua severidade, esta classificada em quatro categorias: acidente com vtima fatal (AVF), acidente com feridos envolvendo pedestres (ATR), acidente com feridos (ACF) e acidente com somente danos materiais (ADM). Portanto, devem ser levantadas todas as informaes disponveis sobre acidentes de trnsito relativas tanto aos BOs quanto aos ROs, o que implica a busca de
CRTICO

informaes nos arquivos das Polcias Militar e Civil. Nesta metodologia so feitas referncias a atropelamentos como tipo de acidente e como severidade (ATR), bem como diferenciao destes em relao ao demais casos de acidentes com feridos (ACF). Sobre o atropelamento como tipo de acidente, no h comentrios; j enquanto severidade, em relao aos demais casos de acidentes com feridos, deve ser entendido como um caso especial de acidente com feridos que merece destaque para fins de apropriaes econmicas, uma vez que os traumas sofridos pelas vtimas de atropelamento so, em mdia, mais severos que os das vtimas que esto no interior dos veculos, o que implica, conseqentemente, do tratamento mais dispendioso. Ainda em relao severidade, neste trabalho no importa o nmero de bitos, de atropelados ou de feridos em cada acidente, e sim o tipo da ocorrncia. Se numa nica ocorrncia houve registro de dois bitos (um dos bitos resultou de atropelamento) e trs feridos, esta ser classificada, para fins de identificao dos locais crticos, como simplesmente um caso de bito (maior severidade) - (AVF). Igualmente, numa ocorrncia com dois atropelados e trs outros feridos, esta ser classificada como um caso de atropelamento (ATR). Tais consideraes servem, unicamente, para a aplicao dos mtodos de identificao dos locais crticos que levam em conta a severidade. Todavia, entre dois casos de mesma severidade, na hiptese de ter-se que optar por um para tratamento, a escolha deve pesar em favor daquele com maior nmero de vtimas. Estas ponderaes sero teis para o entendimento e a aplicao da metodologia aqui proposta.

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

2.2. Mtodos para Identificao de Locais Crticos


Preliminarmente, denominam-se locais crticos aqueles da malha viria que, em comparao com um critrio estabelecido, apresentam padres de acidentes iguais ou superiores referncia indicada. Os locais mais crticos entre os crticos so correntemente denominados de pontos-negros. O propsito deste item , portanto, apresentar os procedimentos disponveis para identificao de locais que apresentam um padro anormal de segurana viria, bem como hierarquiz-loss segundo o maior grau de risco representado, admitindo-se uma variao nos riscos de acidentes em cada seo do sistema virio. Segundo Ges(11), os mtodos de identificao mais utilizados baseiam-se no fato de que os acidentes, apesar de sua ampla distribuio espacial, tendem a agregar-se em determinados locais da malha viria. Estes so classificados em trs categorias: 1) numrico; 2) estatstico; e 3) de tcnica de conflitos. Os mtodos numricos so os mais simples e identificam os locais crticos a partir do clculo de indicadores (quantidade de acidentes, taxas de acidentes), os quais so comparados com um valor previamente estabelecido pela equipe tcnica. Como locais crticos sero declarados aqueles cujos

18

indicadores calculados sejam maiores que este valor. O mtodo estatstico envolve a utilizao de modelos matemticos probabilsticos que determinam os locais onde o risco de acidente superior ao estimado ou esperado. O mtodo de conflitos no requer levantamentos estatsticos de acidentes. Parte do pressuposto de que existe uma relao direta entre acidentes e conflitos de trnsito e que aes para a reduo de conflitos trazem, como conseqncias, a reduo dos acidentes. A diferena entre os mtodos numrico e estatstico est no grau de sofisticao com que so tratadas as informaes num e noutro caso. J no mtodo de conflitos,os procedimentos so ainda mais complexos, por analisar as situaes de risco de acidentes num contexto matematicamente menos preciso que o estatstico. Dos trs, o mtodo estatstico o que produz resultados mais confiveis, o que justifica sua adoo pelos pases com maior tradio de pesquisa e que possuem disponibilidade de recursos humanos e financeiros. Face praticidade e por serem mais adequados realidade brasileira, este Manual detalha apenas os mtodos numricos.
CRTICO

2.2.1 - Mtodos Numricos


Nesta categoria, consideram-se quatro tcnicas: 1) Nmero de Acidentes; 2) Severidade de Acidentes; 3) Taxa de Acidente; e 4) Taxa de Severidade. a) Tcnica do Nmero de Acidentes. Esta tcnica considera somente o nmero de ocorrncias em uma seo da malha (no caso, interseo ou trecho entre intersees consecutivas), em um perodo de tempo estabelecido, definindo-se como locais crticos aqueles com quantidade de acidentes superior mdia aritimtica das ocorrncias registradas em cada um dos locais em anlise. O mtodo tem como vantagem sua praticidade e seu baixo custo de execuo. Sua utilizao direciona a identificao dos locais crticos para intersees e trechos com grande nmero de acidentes e elevados volumes de trfego. b) Tcnica da Severidade de Acidentes. Esta tcnica, um aprimoramento da anterior, considera o nmero de ocorrncias e destaca a gravidade dos acidentes, associando a cada situao (com vtima fatal, atropelamento, com ferido e com danos materiais) um determinado peso. Estes pesos foram estabelecidos a partir da relao entre os custos atribudos a cada tipo de severidade. Para a sociedade, um acidente com vtima fatal (AVF) possui custo econmico superior a um acidente com ferido (ACF), que, por sua vez, possui custo superior queles somente com danos materiais (ADM). O Departamento Nacional de Trnsito - DENATRAN instituiu a Unidade Padro de Severidade8 , cujo valor, expresso em UPS, resultante da soma dos produtos do nmero de ocorrncias por severidade pelo peso atribudo respectiva severidade. Assim, a quantificao dos acidentes, em UPS, feita a partir da seguinte frmula:
Nmero de UPS = Acidentes somente com danos materiais x 1 + Acidentes com ferido(s) x 4 + Acidentes com feridos envolvendo pedestres x 6 + Acidentes com vtima(s) fatal(is) x 13

Sendo 1, 4, 6 e 13, respectivamente, os pesos atribudos aos acidentes somente com danos materiais, acidentes com ferido(s), acidentes com feridos envolvendo pedestres e acidentes com vtima(s) fatal(is).

Manual de Identificao, Anlise e Tratamento de Pontos Negros. DENATRAN/MJ. 1987

19

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

A tcnica tem as mesmas vantagens da anterior, com o adicional de priorizar aqueles acidentes cujos resultados foram mais severos em termos de vtimas. Tambm, neste caso, a determinao dos locais crticos direcionada para intersees e trechos com grande nmero de acidentes e elevados volumes de trfego. c) Tcnica da Taxa de Acidente.
CRTICO

Esta relaciona a quantidade de acidentes de trnsito com o volume de trfego em cada local. Apresenta, como vantagem, a neutralizao da influncia do volume veicular no nvel de acidentes, j que locais com elevados volumes de trfego tendem a possuir maior nmero de acidentes. As taxas de acidentes so normalmente expressas em acidentes por milhes de veculos que entram em uma interseo ou acidentes por milhes de veculos x km em um trecho de via, podendo ser calculadas da seguinte forma: Para intersees: 2 Frmula T = A x 106 PxV Onde: T = nmero de acidentes por milhes de veculos; A = nmero de acidentes na interseo; P = perodo do estudo, em dias (geralmente 365 dias); V = volume mdio dirio que entra na interseo (soma das aproximaes). Onde: T = acidentes por milhes de veculos x km; A = nmero de acidentes no trecho; P = perodo do estudo, em dias (geralmente 365 dias); V = volume mdio dirio que passa no trecho; E = extenso do trecho (em km).

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

Para trechos virios: 3 Frmula T = A x 106 PxVxE

d) Tcnica da Taxa de Severidade dos Acidentes. Esta combina as prticas das duas ltimas ( b e c ), ao relacionar a quantidade de acidentes, expressa em UPS, com o volume de trfego, sendo esta taxa normalmente expressa em UPS por milhes de veculos que entram em uma interseo (para o caso de intersees), ou UPS por milhes de veculos x km em um trecho de via. As expresses para clculo dessas taxas so semelhantes s apresentadas para a Tcnica da Taxa de Acidentes (c), substituindo apenas o nmero de acidentes pelo nmero de acidentes expresso em UPS. Assim, esta Taxa determinada pela 4 ou 5 Frmula. Para intersees: 4 Frmula T = N de UPS x 106 PxV Para trechos: 5 Frmula T = N de UPS x 106 PxVxE Onde: T = acidentes por milhes de veculos x km; UPS = unidade padro de severidade; P = perodo do estudo, em dias (geralmente 365 dias); V = volume mdio dirio que passa no trecho; E = extenso do trecho (em km); Sendo: T = acidentes em UPS por milhes de veculos; UPS = unidade padro de severidade; P = perodo do estudo, em dias (geralmente 365 dias); V = volume mdio dirio que entra na interseo(soma das aproximaes).

Do mesmo modo que a anterior, a desvantagem est no custo para determinao dos volumes de trfego e a vantagem em relao quela reside no fato de ser considerada a severidade dos acidentes.

20

2.3 Metodologia do Programa PARE para Identificao de Locais Crticos


A proposta estruturada com base nos Mtodos Numricos 2.2.1, mais precisamente nas Tcnicas da Severidade e da Taxa de Severidade, respectivamente sub itens b e d , com adaptaes necessrias objetivando atender s necessidades da maioria dos municpios brasileiros, sem perder eficcia diante das demandas dos municpios que dispem de bancos de dados sobre acidentes de trnsito j informatizados. Nesse contexto, so consideradas trs situaes referenciais:
CRTICO

1 . o municpio dispe de uma base de dados informatizada, estando as informaes relativas aos BOs e ROs devidamente cadastradas, ou somente parte dessas informaes (BOs);

2 . o municpio dispe das informaes - esto arquivadas -, mas estas no


esto tabuladas de modo a ser possvel extrair prontamente uma lista dos locais com maior nmero de ocorrncias;

3 . existem informaes relativas ao municpio, porm estas esto dispersas,


indisponveis e/ou incompletas, sendo difcil, se no impraticvel, a indicao dos locais crticos com base nessas informaes.

Para cada situao indicada so recomendados procedimentos julgados mais apropriados identificao dos locais crticos, conforme o Quadro II . O Quadro I descreve ordenadamente tais procedimentos, indicando o produto correspondente e a base de referncia da atividade. Quadro I Recomendaes para Identificao de Locais Crticos conforme a Situao do Municpio Situao *
1a

Procedimentos a serem Adotados (Referncia - Quadro I)


9 ou 10, este ltimo se o municpio disp user de dados de volume de veculos nos locais dispuser indicados; -a adoo do 9 ou 10 Procedimento no descarta o cumprimento do 1 , 3, 4 e 5 1 ao 8; -substituir o 8 pelo 10 Procedimento, se houver disponibilidade de dados sobre volume de veculos nos locais indicados. 11 e 12 Procedimentos + o 13 se houver disponibilidade de dados sobre volume de veculos nos locais selecionados.

2a

3a

Ateno: Estes procedimentos servem apenas para identificar locais potencialmente crticos. Na ausncia de BOs e ROs fica prejudicado o cumprimento das demais etapas da Metodologia de Tratamento de Locais Crticos - diagnstico e monitoramento. Portanto, o trabalho deve se concentrar no planejamento, preparao e execuo de formas de registro, coleta e tratamento de informaes sobre acidentes de trnsito.

* Ver pgina 12 deste Manual

21

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

Quadro II Procedimentos para Identificao de Locais Crticos - Programa PARE


Procedimentos 1 2
CRTICO

Descrio
Definir um perodo para estudo.

Referncias Complementares
Registrar ocorrncia

Identificar os locais onde ocorreram acidentes no perodo selecionado, indicando o Ficha I nmero de ocorrncias registradas (fontes: BOs e ROs). Separar intersees de trechos. Excluir os locais/trechos com nmero de acidentes menor ou igual a trs, exceto Registrar ocorrncia aqueles com registro de pelo menos um bito no perodo em estudo. Excluir os locais/trechos onde ocorreram intervenes fsicas, inclusive sinalizaes, aps o perodo de referncia (se forem realizadas intervenes no local em questo, Registrar ocorrncia temos que dispor de informaes sobre os acidentes ocorridos no mnimo seis meses aps a implantao dessas intervenes). Excluir os casos de acidentes ocorridos por razes excepcionais, cujas causas j tenham sido sanadas ou que tenham sido conseqncia de fatores tambm excepcionais, desde Registrar ocorrncia que seja possvel identificar tais ocorrncias na fase de levantamento de informaes. Da lista de locais/trechos que atenderam aos procedimentos anteriores, construir outra lista contendo um nmero de locais duas vezes superior ao nmero que se Tcnica 2.2.1. a pretende tratar, segundo ordem decrescente de ocorrncias. Selecionados os locais/trechos (5 Procedimento), estratificar as ocorrncias por tipo de severidade e determinar o nmero de UPS para cada caso, considerando os pesos 13, Tcnica 2.2.1. b 6, 4 e 1, respectivamente, para os acidentes com vtima(s) fatal (is), com feridos (1 Frmula) - Ficha II envolvendo pedestres, com ferido(s) e somente danos materiais. Determinar a mdia aritmtica das UPS relativas aos locais/trechos considerados no 1 Identificao procedimento anterior (7). Sero considerados Locais/Trechos Crticos aqueles com (Tcnica 2.2.1. b ) UPS igual ou superior a essa mdia. Programar o Banco de Dados para estratificar as ocorrncias por tipo de severidade, atribuindo pesos 13, 6, 4 e 1 conforme indicado no 7 Procedimento. Aplicar o 6 e, em 1 Identificao seguida, o 8 procedimento. Sero considerados Locais/Trechos Crticos aqueles com (Tcnica 2.2.1. b ) UPS igual ou superior a essa mdia. Na hiptese de a cidade dispor de contagens volumtricas de veculos para os locais resultantes do 6 procedimento, aplicar a Tcnica 2.2.1.d , utilizando a 4 Frmula, para 2 Identificao o caso de intersees, ou a 5 Frmula para trechos, e, em seguida, realizar a mesma (Tcnica 2.2.1. d ) conduta indicada no 8 Procedimento para classificar os Locais/Trechos Crticos, considerando, neste caso, as Taxas iguais ou superiores Taxa de Severidade mdia apurada entre os locais considerados. Selecionar cinco pessoas com amplo conhecimento do sistema virio local e solicitar a cada uma, isoladamente, que apresente a relao dos cinco ou mais locais (at 10) que, Registrar a ocorrncia na opinio delas constituem os principais locais crticos de acidentes de trnsito da cidade (pode ser de uma dada rea ou regio). Compor uma lista com todas as indicaes pessoais dos avaliadores do Procedimento anterior (11), sem repetio de um mesmo local, e enviar a esses mesmos avaliadores para que faam, tambm isoladamente, uma classificao da gravidade do local atravs de notas de 1 a 5, atribuindo 5 quele local por ele considerado o mais crtico dentre 3 Identificao os listados. Essa avaliao pessoal retornar equipe tcnica que compor uma nova (Mtodo Expedito) lista de todos os locais agora ordenados decrescentemente segundo o total de pontos alados por cada local, sendo este total resultante da soma das notas recebidas de cada avaliador. Se for possvel a obteno dos BOs e ROs relativos aos locais indicados no Procedimento 4 Identificao Tcnica 2.2.1. anterior (12), devero ser executados do 3 ao 8 Procedimentos, inclusive, e o 10, na (Tcnica hiptese de existirem dados de contagem volumtrica de veculos nos locais identificados. b ou d)

3 4

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

5 6

8 9

10

11

12

13

Consideraes sobre o Quadro I I:


recomenda-se que o perodo de estudo seja os ltimos 12 meses ou o ltimo ano (1o Procedimento); registrar a ocorrncia - 3 coluna do Quadro II, 1 o, 3 o, 4 o , 5 o e 11 o procedimentos tem o propsito de estabelecer um registro histrico dos marcos considerados no processo de identificao dos locais crticos; como exemplos de casos excepcionais referidos no 5oprocedimento: citam-se acidentes causados por obras no leito virio ou em sua rea de influncia, outra intruso ambiental negativa que j tenha sido concluda ou cessada sua interferncia sobre as condies operativas da via; suicdio ou atitude deliberada com risco iminente de vida que foge ao padro corrente dos acidentes; como exemplo do 6oprocedimento, considerando-se que na lista resultante do processo anterior conste 35 locais e que a administrao municipal decida tratar apenas 10 locais/trechos (nos prximos meses, at o final do ano, ou no prximo ano), a nova lista dever conter somente os 20 locais mais crticos, devendo ser a base de referncia para as decises posteriores, no que tange escolha dos locais para tratamento.

22

2.4 Consideraes Complementares


A seguir, so apresentadas consideraes adicionais relativas identificao de locais crticos de acidentes de trnsito: pode-se associar a um determinado local um alto padro de risco devido s suas caractersticas a essa expectativa. Este fenmeno atribudo ao comportamento cauteloso dos usurios diante do conhecimento dos riscos a que esto expostos; em relao ao item anterior, entre dois locais com alta expectativa de acidentes deve ser dada prioridade de tratamento quele onde tal risco efetivamente j tenha sido confirmado. Neste caso, o tratamento ter carter sobretudo corretivo, a despeito de sua caracterstica tambm preventiva. Nos casos em que no h, ainda, confirmao da expectativa de risco, o tratamento ser apenas de natureza preventiva. desejvel tratar ambos os casos. Todavia, face escassez de recursos, correo deve ser dada especial ateno; em reas urbanas, a maioria dos acidentes ocorre em intersees. Portanto, um estudo mais criterioso de identificao pode levar em conta tipos homogneos de intersees, como: rtulas, intersees em T e intersees em cruz; possvel dividir uma lista de locais crticos em locais fceis e locais complexos, em funo do porte da interveno requerida. Correntemente, os locais fceis demandam solues de engenharia simples e de baixo custo e apresentam elevado retorno econmico, enquanto os locais complexos normalmente exigem solues de alto custo com retorno econmico quase sempre reduzido; os procedimentos para identificao dos locais crticos so excludentes, ou seja, para cumprimento desta etapa, de acordo com a disponibilidade de informaes, deve-se optar por uma das tcnicas apresentadas (2.2.1. a; 2.2.1. b, 2.2.1.c ou 2.2.1. d). Ficha I Nmero de ocorrncias por Local/Trecho (Mtodo 2.2.1.a)
CRTICO

geomtricas e operacionais sem que haja ocorrncias em nmero e/ou severidade correspondentes

23

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

Ficha II Determinao do Nmero de UPS por Local/Trecho (Mtodo 2.2.1.b)


CRTICO PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

Ficha III Determinao da Taxa de Severidade para Locais/Trechos (Mtodos 2.2.1 d)

24

25

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO - TRATAMENTO DO LOCAL

CRTICO

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

26

Aps a identificao dos locais crticos, o mdulo subseqente diz respeito investigao criteriosa desses locais, objetivando o conhecimento das causas - fatores contribuintes - das ocorrncias para fins de caracterizao das medidas a serem implementadas. A investigao das causas dos acidentes constitui o que se intitula nesta Metodologia de diagnstico dos locais crticos. Em muitas cidades brasileiras, provavelmente por falta de uma maior compreenso desta matria ou por razes de tradio na abordagem de questes relacionadas aos acidentes de trnsito, comum a elaborao de projetos de engenharia logo aps a identificao dos locais crticos, sem a devida ateno identificao das causas dos acidentes. Neste captulo sero apresentados e descritos os procedimentos a serem seguidos para a realizao desse diagnstico.

3.1 Tipologia dos Acidentes


A classificao dos tipos de acidentes utilizada neste Manual segue a NBR -10.697, de junho de 1980, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas-ABNT, conforme apresentado no Quadro 3.1:

Quadro 3.1 Classificao e Conceituao dos Tipos de Acidentes


Tipo
1-Coliso a) lateral b) transversal

Definio
acidente em que h impacto entre veculos em movimento. impacto lateral entre veculos que transitam na mesma via, podendo ser no mesmo sentido ou em sentidos opostos. impacto entre veculos que transitam em direes que se cruzam, perpendicularmente ou no. impacto entre veculos que transitam na mesma via, em sentidos opostos. impacto entre veculos que transitam na mesma via, no mesmo sentido, sendo que um dos veculos atinge de frente a parte traseira do outro. impacto de um veculo em movimento contra qualquer obstculo fixo, podendo ser um poste, uma rvore, um muro, um veculo estacionado ou outro elemento objeto. quando o veculo gira sobre si mesmo, em qualquer sentido, chegando a ficar com as rodas para cima, imobilizando-se em qualquer posio. quando o veculo tomba sobre sua lateral, imobilizando-se. coliso tipo traseira, envolvendo trs ou mais veculos. acidente em que um pedestre ou um animal atingindo por veculo motorizado ou no. acidentes de trnsito incompatveis com os descritos anteriormente.

c) frontal d) traseira

2-Choque

3-Capotamento 4-Tombamento 5-Engavetamento 6-Atropelamento 7-Outros

27

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

3 . INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

3.2 . Fatores Contribuintes dos Acidentes de Trnsito


Como j referido, o objetivo desta etapa identificar as situaes que contriburam para a ocorrncia dos acidentes. Nesta Metodologia, tais situaes so denominadas fatores contribuintes, sendo estes classificados em trs grupos:

1 . os relacionados ao comportamento do homem ; 2 . os relacionados via e ao meio


ambiente , mais precisamente a falhas ou
ausncia de sinalizao viria, deficincia e/ou erros de execuo de projetos virios, deficincias no pavimento, iluminao pblica, disposio inadequada de placas de publicidade, arborizao, bem como o posicionamento inadequado de equipamentos urbanos, as condies do tempo entre outros; e

3 . aqueles relacionados diretamente s condies operativas do veculo .


Essa classificao deve-se constatao de uma relao direta entre o risco de ocorrncia de um acidente em um determinado local e as condies geomtricas, ambientais, do tempo e do trfego (intensidade, composio, caractersticas dos movimentos e formas de controle) presentes nesse local, bem como do estado de manuteno e de desenvolvimento tecnolgico dos veculos, entre outras. Observa-se, tambm, que a convergncia simultnea desses vrios fatores que cria condies excepcionais para a ocorrncia de um acidente de trnsito, e que na maioria dos acidentes, cerca de 90% dos casos, o fator humano se faz presente. Quando possvel identificar a predominncia de um determinado fator, admitindo-se que sem sua manifestao o acidente no teria possibilidade de ocorrer, a este fator denomina-se causa determinante. Para facilitar o entendimento deste processo so apresentadas e articuladas neste captulo duas referncias:

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

1 . um acidente hipottico; e 2 . um caso desenvolvido na cidade de Curitiba


9

relativo ao cruzamento

en-

tre as ruas Amintas de Barros e Mariano Torres. A partir daqui, sempre que forem citadas neste documento, a primeira

referncia ser identificada pela sigla CH (Caso Hipottico) e a segunda por EC (Estudo de Caso).

No ano de 1998/1999

28

Assim, veja o relato do seguinte CH10 :


INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

O sr. Nascimento, 30 anos, ger ente comercial, aps reunio demorada e tensa com seus empregados, sai s pressas para pegar o filho menor na escola. Por j estar atrasado, decide sair de seu caminho habitual que, quela hora, sups estar congestionado, e pega um atalho que no lhe era to familiar. Ao se aproximar de uma curva, num trecho de mo-dupla, trafegando a 60 km/h, seu celular toca. Ao pegar o celular no banco ao lado, tira sua ateno da pista, ao tempo em que um nibus, que trafegava mais ou menos a 30 metros sua frente, inicia procedimento de parada para pegar passageiros num ponto de nibus. Diante dessa situao inesperada, o sr. Nascimento tenta desviar do nibus fazendo uma manobra brusca para a esquerda. Como segurava o celular no momento do ocorrido, ele no conseguiu controlar o seu veculo (veculo 1), derrapando de lado e invadindo velozmente a pista contrria, colidindo violentamente contra um caminho de carga (veculo 2) que trafegava na mo oposta coliso lateral, conforme esquema mostrado na Figura 3.1. A coliso foi to violenta que o sr. Nascimento foi lanado para fora do veculo, batendo com a cabea em um obstculo fixado na calada oposta, vindo a falecer minutos depois de dar entrada na emergncia do Hospital Corao de Jesus, com diagnstico de leso crnio enceflica grave, apesar de ter sido assistido tempestivamente por uma equipe de resgate. O sr. Nascimento trafegava na Rua Ypiranga, sentido bair r o/centro, e a ocor rncia deuse na altura do n 135, por volta das 12h45, no dia 8 de abril (2001), quinta-feira. Detalhes complementares do acidente levantados pela percia tcnica - PT 11 e por investigao posterior - IP 12 : 1 - a pista estava molhada e apresentava desgaste excessivo - pavimento irregular (PT); 2 - o local onde o nibus parou era regulamentado (IP); 3 - as duas pistas eram separadas por duas faixas contnuas amarelas, com taxas refletivas (PT e IP); 4 - a pista onde trafegava o sr. Nascimento em declive (leve) e apr esentava superelevao negativa (PT); 5 - o sr. Nascimento tentou acionar os freios, havia marcas visveis no pavimento, no entanto no eram fortes (PT); 6 - o veculo do sr. Nascimento apr esentava falhas no sistema de fr eios - pastilhas e disco bastante gastos (PT); 7 - o sr. Nascimento, no momento da coliso, no usava cinto de segurana (PT); 8 - o trecho estava sinalizado com placa de regulamentao de velocidade limite de 40 km/h, todavia a placa estava posicionada aps a parada de nibus, o sr. Nascimento no tinha condies de v-la (IP);
10 11 12

Apresentado neste Manual unicamente com fins didticos Realizada pela Polcia Civil para fins de instruo processual legal com vistas identificao/imputao de responsabilidades Realizadas por agentes do trnsito para fins de identificao de causas/fatores contribuintes com vistas ao tratamento corretivo/preventivo do local crtico

29

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

9 - h registro de acidentes com caractersticas semelhantes na mesma rea onde ocorreu o


INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

acidente com o sr. Nascimento - invaso de pista em ambas as mos de dir eo

(IP);

10 - existe uma parada de nibus regulamentada no sentido oposto, h 50 metros da primeira (IP); 11 - a intensidade do fluxo de veculos no trecho de mdia para intensa nos horrios de pico (manh e tarde), e rarefeita no entrepico (IP); 12 - o trecho, em ambos os sentidos, rota de transporte coletivo (IP); 13 - o obstculo (seis peas de trilhos de 80 cm de altura chumbadas a 60 cm da linha do que deveria ser o alinhamento do meio-fio) foi colocado por comerciantes do local para proteo aos freqentes acidentes na rea (IP); 14 - pessoas que trabalham na rea relataram um caso de atropelamento de usurios que esperavam nibus no ponto prximo ao local referido no item anterior o veculo invadiu a calada e atropelou seis pessoas, resultando em dois bitos (IP). Figura 3.1

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Croqui apresentado na Figura 3.1 foi produzido a partir das informaes colhidas pela percia tcnica no local do acidente. O Quadro 3.1 apresenta os fatores contribuintes do CH, sendo enfatizados aqueles de maior relevncia do ponto de vista da ocorrncia e de sua severidade.

30

Quadro 3.2 Identificao dos Fatores Contribuintes do CH


Na t u reza Fatores Contribuintes
imprudncia do motorista ao: -no guardar distncia segura do nibus sua frente; -trafegar com velocidade acima da permitida; -no utilizar o cinto de segurana; e -usar o telefone celular estando o veculo em movimento, portanto em condies desfavorveis. erro de projeto (superelevao negativa); pista deteriorada; posicionamento inadequado de placas de sinalizao (R 19); erros de sinalizao (R 6c); localizao inadequada das paradas de nibus (em curva); presena de obstculos perigosos. falhas no sistema de freios do veculo.
INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

Homem

Via e Meio Ambiente

Veculo

Ainda em relao ao CH, pode-se inferir que a causa determinante primria do acidente teria sido o estado de fadiga mental e emocional13 do motorista (estresse). Como causa determinante secundria, sua ao de tentar realizar manobra brusca de direo em condies desfavorveis - estava com o telefone celular na mo direita. Os demais fatores contriburam em menor escala para a ocorrncia em questo. Admitindo-se a ocorrncia do acidente, em relao ao bito do motorista, pode-se concluir que este resultou, preliminarmente, do no uso do cinto de segurana e, em segundo plano, do choque contra os obstculos posicionados s margens da via, a despeito de este ter se constitudo em causa mortis. Em relao s causas determinantes primria e secundria, sabe-se que dificilmente seria possvel identific-las na prtica, posto que, para a reconstituio de um acidente com os detalhes apresentados no CH, seriam necessrias investigaes minuciosas que esto longe dos procedimentos correntes, particularmente no que tange s questes relacionadas situao emocional do motorista momentos antes do desfecho do acidente. Assim, como foco de anlise, restam apenas os fatores contribuintes de menor escala, como acima classificados, sendo estes passveis de interveno. Em relao ao que foi acima apresentado, cabem duas constataes:

1 . a partir de uma reconstituio detalhada, nos moldes do CH, fcil identificar


mo de condies de identificar tais fatores?

os fatores contribuintes de um determinado acidente. Entretanto, numa situao real, como podemos reconstituir um acidente para que se tenha o mni-

2 . se um local classificado como crtico, num dado perodo certamente ocorreu um nmero elevado de acidentes de mesmo tipo ou, o mais provvel, de tipos e conseqncias diversas. Assim, como identificar um conjunto de medidas corretivas/preventivas que atendam simultaneamente a todas as ocorrncias com o mnimo de efeitos colaterais? O encaminhamento das respostas a essas questes consiste no propsito dos itens que se seguem. Primeiramente, para a identificao dos fatores contribuintes dos acidentes devem ser observados os seguintes passos: a) anlise dos BOs, ROs e outros documentos disponveis para construo de um quadro com a caracterizao bsica de todas as ocorrncias sob investigao;
13

Resultante da discusso demorada e tensa com os empregados + ansiedade pelo atraso em pegar o filho na escola

31

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

b) montagem do diagrama de acidentes com a representao grfica de todas as ocorrncias


INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

identificadas no item anterior; c) construo do diagrama de condies do local com indicao de todos os elementos geomtricos ou fsicos presentes na rea em estudo que, de alguma forma, possam interferir em sua condio operativa; d) consulta comunidade que habita ou trabalha no local; e) entrevista com as partes envolvidas nos acidentes; f) investigao das condies in loco.

3.2.1 Anlise dos Boletins e Relatrios de Ocorrncias


Esta atividade constitui o ponto de partida para o processo de reconstituio de um acidente. Obviamente, a qualidade dessa reconstituio depende fundamentalmente do nmero de informaes disponveis e da qualidade dessas informaes. As fontes bsicas so os Boletins de Ocorrncias - BOs e os Registros de Ocorrncias - ROs j descritos no item 2.1 deste Manual. Apesar de a preocupao maior ser a reduo da severidade, ou seja, dos casos que resultam em vtimas, importante analisar as demais ocorrncias14 que, na maioria das cidades, so consignadas somente atravs de ROs que, por sua vez, oferecem pouqussimas informaes efetivamente teis ao trabalho de investigao. Portanto, para um dado local em estudo, estabelecido um perodo de anlise, devem ser extradas de cada ocorrncia as seguintes informaes: 1) hora, data e dia da semana; 2) condio do tempo; 3) tipo de acidente; 4) severidade do acidente (AVF, ATR, ACF, ADM); 5) movimentao dos envolvidos, incluindo pedestre, conforme o caso; 6) caracterizao dos veculos envolvidos (tipo, estado dos pneus e outros); 7) condies do pavimento (seco/molhado); 8) sexo, idade e estado (eventual suspeita de presena de lcool e/ou drogas) dos envolvidos; 9) descrio do acidente; 10) croqui do acidente; 11) nmero de identificao do documento-fonte. Nesta etapa faz-se necessrio um esforo adicional do analista para a obteno da informao, tendo em conta: 1) no quadro atual, nem sempre possvel identificar todos, s vezes sequer a maioria dos itens listados acima, apesar de estes constiturem a base do processo de diagnstico; 2) as demais etapas dependem fundamentalmente dessas informaes; e 3) nesta etapa so elaboradas as primeiras hipteses quanto aos fatores contribuintes dos acidentes, as quais sero confirmadas ou no no curso deste processo. Com base nas informaes colhidas ser construdo o Quadro-Sinttico das Ocorrncias (Ficha 3.1) e montado o Diagrama de Acidentes (item 3.2.2). A partir deste ponto, as referncias tero por base o EC citado na Apresentao e na pgina 24 deste Manual.
14

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

ADM acidentes somente com danos materiais

32

Ficha 3.1 Quadro-Sinttico de Ocorrncias(1)


INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

Esclarecimentos e adendos do Quadro-Sinttico (Ficha 3.1)


1 coluna identifica o lanamento das ocorrncias verificadas no perodo, por ordem cronolgica; 2 coluna indica a data de cada ocorrncia; 3 coluna apresenta o nmero do documento-fonte; 4 coluna indica o dia da semana, observando a seguinte conveno: 1 domingo; 2 - segundafeira; 3 - tera-feira; 4 - quarta-feira; 5 - quinta-feira; 6 - sexta-feira e; 7 - sbado; 5 coluna indica a hora da ocorrncia; 6 coluna identifica o tipo de acidente, observando a seguinte conveno: 1 - Coliso Lateral; 2 Coliso Transversal; 3 - Coliso Frontal; 4 - Coliso Traseira; 5 - Choque; 6 - Capotagem; 7 - Tombamento; 8 - Engavetamento; 9 - Atropelamento; 10 - Outros. No item 3.3 so conceituados os tipos de acidentes considerados neste Manual; 7 coluna indica os tipos de veculos envolvidos, observando a seguinte conveno: 1 - bicicleta; 2 - motocicleta; 3 - automvel; 4 - van/micronibus; 5 - nibus; 6 - caminho com dois eixos; 7 caminho com trs ou mais eixos; 8 - outros. No caso de atropelamento, indicar o pedestre pelo cdigo 0; 8 coluna indica o tipo de severidade do acidente, obser vando a seguinte conveno: AVF acidente com vtima fatal; ATR - acidente com ferido envolvendo pedestre; ACF - acidente com ferido sem envolvimento de pedestre; e ADM - acidentes apenas com danos materiais; 9 coluna indica o impacto em percentuais (%) que as recomendaes proporcionaro a cada acidente isoladamente. Esta informao estratgica para a quantificao econmica dos benefcios esperados com a reduo da severidade dos acidentes e somente estar disponvel na fase final do diagnstico, momento em que ser feita referncia a essa coluna.

Deve-se evitar a duplicidade de lanamentos, ou seja, o registro de uma mesma ocorrncia mais de uma vez.

33

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

3.2.2 Diagrama de Acidentes


Tabulados todos os acidentes, conforme Ficha 3.1 , a providncia subseqente ser sua
INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

representao grfica, tendo por base as informaes consignadas nos documentos-fonte e um croqui do local em questo, seguindo a conveno proposta neste Manual apresentada na Tabela 3.1 . O Diagrama de Acidentes possibilita uma viso global, o que facilitar sobremaneira a identificao preliminar de padres relativamente aos tipos predominantes, freqncia e ao posicionamento dessas ocorrncias, razo pela qual constituise num valioso instrumento de trabalho. Estas duas ferramentas - Quadro-Sinttico e Diagrama de Acidentes - se complementam no processo de investigao dos fatores contribuintes.
Montagem do Diagrama de Acidentes - Braslia/DF
Arquivo CEFTRU

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Tabela 3.1 Smbolos Grficos e Formas de Representao dos Acidentes para Diagrama de Acidentes

34

Tabela 3.1 Formas de Representao dos Acidentes


INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

Figura 3.2 podem ser acrescidas outras informaes, como: hora e dia da semana da ocorrncia, tipo de veculos envolvidos, conforme exemplo a seguir: Representao15 da ocorrncia de nmero de ordem 17 (Ficha 3.1/Figura 3.2) :

1/0947/25 rua Amintas de Barros

A notao significa que o acidente, uma coliso transversal com feridos (ACF) ocorreu em um domingo (1), s 9h47, envolvendo uma motocicleta (2) e um automvel (3) - dia da semana/hora/ veculos envolvidos -, e que a motocicleta trafegava pela rua Amintas de Barros16 . Em complemento, recomenda-se que os acidentes sejam representados graficamente o mais prximo possvel do ponto provvel de impacto, isto para facilitar o processo de identificao de padres . Todavia, nem sempre esta estratgia pode ser seguida quando h um elevado nmero de ocorrncias a serem lanadas neste Diagrama.
15 16

Para no sobrecarregar o Diagrama de Colises, esta representao recomendada somente para locais com baixo nmero de ocorrncias. O primeiro cdigo de identificao de veculo est associado ao veculo sobre o qual a notao est sobreposta ou mais prxima.

35

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Figura 3.2 Diagrama de Acidentes


INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

Local: Cruzamento entre as ruas Amintas de Barros e Mariano Torres (Curitiba/PR) Referncia: out/1998

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

3.2.3 Diagrama de Condies


O Diagrama de Condies consiste em um croqui do local em estudo contendo informaes do tipo: largura das pistas de rolamento, das caladas e do canteiro central; dimenses das ilhas de refgio de pedestres; localizao e dimenses das vagas de estacionamento e de txi; localizao, tipo e estado da sinalizao existente; tipo e grau de conservao do pavimento; obstrues laterais; vegetao; localizao de postes e de equipamentos urbanos presentes na rea de influncia.

36

Sua elaborao permite a anlise dos acidentes de trnsito em conjunto com as descries do local em estudo (campo 3 da Ficha Resumo de Projeto, item 5.1 do Anexo) . Alm de possibilitar a identificao de fatores contribuintes relacionados infra-estrutura viria, este Diagrama facilitar sobremaneira o trabalho de concepo das medidas de interveno. A sua apresentao pode ser na forma de croqui ou em escala. A Figura 3.3 apresenta o Diagrama de Condies do EC. Figura 3.3 Diagrama de Condies
Local: Cruzamento entre as ruas Amintas de Barros e Mariano Torres (Curitiba/PR) Referncia: out/1998
INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

Complementarmente, devem ser realizados registros fotogrficos de elementos relevantes relacionados geometria, sinalizao viria, ao meio ambiente e/ou s condies do trfego. Estes registros auxiliaro na montagem do Diagrama de Condies, ao mesmo tempo em que se constituiro em referncias para o trabalho de monitoramento do projeto - estudos antes & depois.

37

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Arquivo CEFTRU

3.2.4 Consulta Comunidade


Os residentes na rea de estudo, os trabalhadores do comrcio, policiais militares, fiscais de trnsito, taxistas e condutores de nibus que transitam assiduamente pelo local devem ser entrevistados quanto viso que tm dos problemas de trnsito no local em estudo. Muitas vezes, tais entrevistas propiciam informaes valiosas para a identificao de algum fator contribuinte do acidente ou de algo relevante para o estudo. No Anexo I apresentado, como proposta, um modelo de questionrio (item 5.5) a ser utilizado na realizao dessa atividade.

INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

3.2.5 Entrevista com as partes envolvidas


Consulta comunidade - Londrina/PR

Embora mais difceis de serem realizadas, as entrevistas com os condutores e pedestres envolvidos nos acidentes podem fornecer informaes importantes sobre impropriedades da sinalizao, presena de elementos que dificultam ou obstruem a viso e, sobretudo, relacionadas ao comportamento dos envolvidos momentos antes da ocorrncia. Estas ltimas somente so detectadas na entrevista com os envolvidos. Da descrio do CH pode-se avaliar a importncia da realizao dessa entrevista, lembrando, todavia, que os relatos colhidos na etapa merecem ateno especial face parcialidade das fontes.

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Arquivo CEFTRU

3.2.6 Estudos in loco


medida que so trabalhadas as informaes sobre os acidentes, so levantadas hipteses quanto a possveis fatores contribuintes, que vo sendo confirmadas ou no no curso da anlise. A ltima etapa do processo interativo de investigao, momento em que todas as hipteses so cotejadas, caso a caso, consiste na visita ao local crtico, ou seja, na realizao dos estudos in loco . Estes estudos so considerados imprescindveis para a concluso do diagnstico. Simulando os movimentos de condutores e pedestres, a equipe tcnica dever circular no local crtico e imediaes buscando identificar obstrues visuais; elementos que possam tirar a ateno dos usurios; falhas de sinalizao que possam gerar confuso ou situaes ambguas e potenciais de conflito, entre outras, que possam explicar os acidentes sob investigao. Para tanto, os seguintes aspectos devem ser observados:

Entrevista com as partes envolvidas - Braslia/DF

38

a) geometria horizontal e vertical da via; c) condies do pavimento; d) drenagem (bocas de lobo, poos de visita e outros); e) posies de estacionamentos na via; f) pontos de parada de nibus e de txi; g) obstrues laterais; h) iluminao pblica; i) condies de visibilidade (horizontal e vertical); j) velocidades desenvolvidas; k) movimentos de veculos e pedestres; e l) comportamentos incorretos de condutores e pedestres. No desenvolvimento desses estudos, o horrio das ocorrncias constitui uma importante referncia para balizamento das investigaes.
INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

b) sinalizao existente (horizontal, vertical e semafrica);

3.3 Diagnstico Final a.


Esta etapa encerra duas questes: caracterizao dos fatores contribuintes dos acidentes ocorridos no local em estudo, no perodo em referncia, e

b . caracterizao das medidas corretivas necessrias para a eliminao, seno reduo, do risco de novas ocorrncias de mesmo tipo e severidade.

1 . identificar os fatores contribuintes de cada acidente (estudo in loco); 2 . agrupar os


acidentes por tipo; e

A primeira resultar das seguintes providncias:

3 . identificar aqueles fatores contribuintes mais relevantes de cada tipo.


A lista obtida aps o cumprimento da ltima providncia (3) indicar quais fatores contribuintes devero ser objeto de tratamento, ou seja, para os quais devem ser especificadas as medidas corretivas. O passo seguinte - questo b- visa identificar um conjunto de medidas de engenharia que podero reduzir substancialmente a probabilidade de ocorrncia de outro(s) acidente(s) de mesma caracterstica, no mesmo local, a despeito da relevncia do fator humano para a materializao do evento em questo. O resultado desse processo constituir a base para o desenvolvimento tanto dos projetos conceituais quanto para a quantificao econmica dos benefcios que adviro do tratamento do local crtico - execuo do projeto e monitoramento das medidas implantadas. Ambos sero tratados no captulo seguinte, mais precisamente nos itens 4.1 e 4.4.1.a e desdobramentos. No Anexo I, como recomendao, so apresentadas fichas-resumo a serem utilizadas na consolidao das informaes resultantes deste mdulo (item 5.1, campo 4).

39

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

3.4 Consideraes Complementares


INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

No sentido de nortear as anlises (identificao dos fatores contribuintes) e proposies (recomendaes), cabe observar as seguintes diretrizes:

a. o trabalho de diagnstico parte

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

de uma ocorrncia e chega a todos os acidentes, conforme descrito no item 3.3 - itens 1, 2 e 3. Na avaliao do impacto das recomendaes para reduo do risco de ocorrncia de determinado acidente, o caminho inverso - do geral para o especfico. Ou seja, a partir de uma recomendao (geral) aplicvel a todos os casos registrados no local crtico, busca-se as conseqncias desta em cada um dos acidentes sob investigao (especfico), independentemente de seu tipo. Isto feito para todas as recomendaes em relao a cada ocorrncia. Por oportuno, observa-se que a partir deste procedimento que se chega quantificao dos benefcios econmicos e, num segundo momento, no monitoramento da eficcia das medidas implementadas, como ser visto adiante;

Arquivo CEFTRU

Controlador de Velocidade - Braslia/DF

b .quando no for possvel a identificao de padres de acidentes no local em

estudo - o mesmo que identificar pontos comuns em um grupo de acidentes de mesmo tipo ou de tipos distintos -, o trabalho de seleo das recomendaes fica bastante complexo e os resultados nem sempre so os desejados. Isto por conta da possibilidade de maior incidncia dos chamados efeitos colaterais, ou seja, de impactos negativos numa determinada ocorrncia quando so implementadas medidas corretivas/preventivas voltadas a outras ocorrncias de mesmo tipo ou de tipos distintos. Como exemplos desta situao, apresentam-se os seguintes casos hipotticos:

1.

trs casos de colises tipo transversal ocorridos em horrios distintos (3h40, 9h10 e 17h20), onde no foi possvel identificar um padro entre eles; uma recomendao voltada para a reduo do risco de um deles poder ter efeito menor, nenhum ou agravar a situao dos demais;

2 . uma recomendao direcionada proteo de pedestres num dado pon-

to de travessia (faixa de pedestres, por exemplo) poder provocar efei-

40

c . a prioridade deve estar centrada

na reduo global da severidade. Todavia, a nfase deve ser para os casos mais crticos, ou seja, na ordem, acidentes com bito, acidentes com feridos envolvendo pedestres (atropelamentos), acidentes com feridos e, por ltimo, os acidentes com apenas danos materiais;

Arquivo CEFTRU

d . esta Metodologia trata da segurana viria. Entretanto, a boa prtica recomenda equilbrio entre as medidas voltadas para a segurana e aquelas dire-cionadas fluidez; com freqncia essas medidas so confli-tantes e esse equilbrio, s vezes, somente alcanado a um custo elevado;

e . nem

Controlador de furo de Sinal - Braslia/DF

sempre possvel reduzir o potencial de risco de um dado tipo de acidente, num dado local, com medidas de baixo custo, a despeito destas j terem comprovado eficcia em acidentes de mesmo tipo em outros ambientes. Caso isso acontea, ou haja forte expectativa de que possa acontecer, na maioria das vezes por caractersticas intrnsecas ao local, para que sejam alcanados os objetivos desejados faz-se necessrio o estudo de medidas outras de maior custo de implantao.

No sentido de subsidiar a identificao de medidas corretivas para problemas detectados nos locais crticos em estudo, apresenta-se o Quadro 3.3 , no qual so recomendadas medidas de engenharia para certos tipos de acidentes e correspondentes causas provveis, observandose que esse quadro resultante da experincia vivenciada pela equipe do CEFTRU no tratamento de acidentes de trnsito, e, por conseguinte, no esgota o leque de intervenes possveis em vista da diversidade de situaes.

41

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

tos colaterais em termos de aumento do nmero de ocorrncias do tipo coliso traseira neste mesmo local;

Quadro 3.3 Tipos de Acidentes, Causas Provveis e Medidas Corretivas


INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

Tipos de Acidentes

Causas Provveis
Estacionamentos paralelos paralelos, perpendiculares e/ou oblquos ao longo das vias de trfego, principalmente aqueles localizados no lado esquerdo e prximo s intersees, prejudicam a visibilidade dos condutores de veculos nos procedimentos de manobra.

Medidas Corretivas
-Eliminao de vagas de estacionamento localizadas prximo s intersees, por intermdio do alargamento das caladas nas esquinas ou pela pintura de zebrados; -Reduo da velocidade de trfego na via; e -Reforo da sinalizao horizontal e vertical. -Adequao do layout da interseo ou trecho, dentro dos padres tcnicos de geometria horizontal, buscando o alinhamento adequado aos fluxos de trfego; -Implantao de canalizaes por intermdio da pintura de faixas de trfego e de balizamento com taches refletivos para visualizao noite; e -Pintura de zebrados junto aos vrtices das ilhas de refgio e canalizaes com taches refletivos. -Implantao de sinalizao horizontal e vertical segundo os padres tcnicos recomendados, com a utilizao de tinta e taches refletivos para visualizao noturna. -Pintura de setas de direo no pavimento, prximas s intersees ou trechos onde a orientao para os movimentos de trfego encontra-se confusa. -Redimensionamento dos tempos de ciclo dos semforos, aps a realizao de contagens de trfego na interseo e ajustes nos tempos amarelo e vermelho total quando necessrio; -Implantao de dispositivos eletrnicos de controle de avano de semforo; -Sincronizao de semforos entre intersees prximas e consecutivas; -Relocao de conjuntos semafricos; e -Desobstruo da visibilidade do semforo pela remoo das barreiras visuais. -Adequao do layout da interseo ou trecho dentro dos padres tcnicos da geometria horizontal, buscando solues voltadas reduo das velocidades, tais como: redimensionamento de curvas horizontais, alterao de traado nas aproximaes da interseo forando a reduo da velocidade, implantao de passeios, reduzindo o excesso de rea de circulao; -Implantao de dispositivos de controle de velocidade, tais como: lombadas eletrnicas, ondulaes transversais e sonorizadores, devidamente sinalizados, nos locais e trechos de grandes declividades e de altas velocidades; e -Implantao ou reforo da sinalizao vertical de regulamentao da velocidade mxima permitida.

Coliso Lateral Coliso Transversal

Desalinhamento na geometria horizontal da via ou interseo gera conflitos entre fluxos do mesmo sentido e/ou mudana brusca de direo, em funo da existncia de meios-fios ou ilhas incompatveis ao alinhamento horizontal.

Sinalizaes horizontal e vertical precrias ou inexistentes provocam falta de orientao e/ou informaes confusas aos condutores de veculos e, geralmente, ocasionam conflitos entre os movimentos contnuos e de converses nas intersees.

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Semforo: -Com tempo de amarelo ou vermelho total insuficiente para a travessia completa dos veculos na interseo; -Com tempo de ciclo muito longo, induzindo Coliso o desrespeito dos condutores de veculos na Transversal prioridade de passagem; -Com defasagem inadequada e falta de Coliso sincronia entre intersees prximas e Traseira consecutivas; e E n g a v e t a m e n t o -Com visibilidade prejudicada por estar implantado em local inadequado ou por interferncias tais como rvores, vegetao, equipamentos urbanos, bem como em situaes que provocam ofuscamento para viso do motorista.
Excesso de velocidade que pode ser induzido pelas caractersticas geomtricas da via, com elementos horizontais superdimensionados, grandes declividades e vias com larguras excessivas.

42

Coliso Transversal Coliso Traseira Engavetamento

Pouca visibilidade entre as aproximaes de intersees no semaforizadas, devido a: -edificaes construdas muito prximas s vias, impedindo a viso dos condutores; -curvas verticais cncavas de comprimento inadequado; e -existncia de barreiras obstruindo a visibilidade, tais como: barracas de camel, placas de propaganda, arbustos, rvores e outros.

-Sinalizao de intersees com o deslocamento das faixas de pedestre para fora da rea de conflito nas aproximaes; -No topo das curvas verticais cncavas, evitar situaes de conflito tais como: estacionamento de veculos, retornos, converses prejudicadas pela visibilidade e travessia de pedestres; -Remoo de barreiras que possam estar obstruindo a visibilidade dos condutores nas intersees; e -Alterao dos sentidos de circulao em intersees ou proibio de movimentos de converso que provoquem conflitos em reas de pouca visibilidade. -Implantao ou reforo da iluminao pblica nos trechos e intersees onde os acidentes estejam relacionados falta de visibilidade noturna; e -Implantao ou reforo de sinalizao Horizontal e Vertical, com materiais refletivos. -Eliminao das vagas de estacionamento prximas s intersees por intermdio de alargamento de caladas ou pintura horizontal em zebrado. -Recuperao do pavimento das vias; -Implantao ou correo de sistemas de drenagem superficial; e -Promoo de programa de manuteno e recuperao de vias. -Implantao ou recuperao da sinalizao horizontal e vertical, avaliando a sua necessidade de adequao em funo das ocorrncias dos acidentes de trnsito; e -Utilizao de material para pintura no pavimento visvel noite e eficiente em tempos de chuva. -Regulamentao das travessias de pedestres em locais de alta movimentao, por intermdio da implantao de faixas de pedestres sinalizadas ou semaforizadas, de acordo com as caractersticas do trfego no local; e -Diminuio da velocidade de trfego nas vias de grande movimentao de pedestres. -Implantao ou reforo de sinalizao viria proibindo ultrapassagens; e -Implantao de barreiras fsicas, separando os fluxos opostos de trfego, por intermdio de taches, muretas de concreto e defensas New Jersey. -Implantao e recuperao do pavimento e dos dispositivos de drenagem superficial; e -Adoo de revestimentos rugosos, que apresentam melhor resistncia s derrapagens em locais crticos de frenagem de veculos, de travessia de pedestres e junto a semforos. -Implantao ou recuperao da sinalizao horizontal e vertical, com reforo aos sentidos de trfego, proibio de converses e ultrapassagens; e

Iluminao noturna precria ou inexistente prejudica a visibilidade nas intersees e trechos virios e torna estes locais potencialmente mais perigosos quando associados ausncia de sinalizaes horizontal e vertical. Estacionamento de veculos muito prximo s reas das intersees provoca conflitos entre os movimentos de manobra e de converso de veculos nas intersees. Pavimento em condies precrias e problemas na drenagem superficial ocasionam a presena de depresses, recalques, buracos e poas dgua. Sinalizaes horizontal e vertical precrias ou inexistentes resultam em falta de orientao e/ou informaes confusas aos condutores de veculos. Esta situao agravada pela falta de iluminao noturna.

Coliso Traseira Engavetamento

Travessia irregular de ocasiona freadas bruscas.

pedestres

Visibilidade precria em vias com curvas verticais cncavas de desenvolvimento inadequado ocasiona acidentes em ultrapassagens, em vias de mo dupla.

Coliso Frontal Choque com Objeto Fixo

Pavimento danificado danificado, com depresses, recalques e buracos, ocasiona a mudana brusca de direo e perda do controle do veculo. Pavimento derrapagens. escorregadio ocasiona

Sinalizaes horizontal e vertical precrias ou inexistentes, omitindo regulamentao de sentidos de trfego e/ou proibio de ultrapassagens.

43

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

Tipos de Acidentes

Causas Provveis

Medidas Corretivas

Tipos de Acidentes
INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

Causas Provveis
Desrespeito sinalizao horizontal e vertical relativa proibio de ultrapassagens, movimentos de retorno e sentidos de trfego. Excesso de velocidade associado a vias com caractersticas geomtricas precrias e situaes de perigo.

Medidas Corretivas
-Implantao de barreiras fsicas tais como taches, muretas de concreto e defensas New Jersey. -Implantao de dispositivos de controle de velocidades, tais como lombadas eletrnicas, ondulaes transversais, sonorizadores com reforo de sinalizao de advertncia; e -Minimizao das situaes de perigo por intermdio da implantao de defensas, reforo da sinalizao horizontal e remanejamento de acessos perigosos. -Recuperao do pavimento e adoo de revestimentos rugosos antiderrapantes.

Capotagem Tombamento

Pavimento danificado e/ou escorregadio, ocasionando mudana brusca de direo, perda de controle do veculo e derrapagens. Mudana brusca de direo ocasionada por situaes de perigo, tais como: objetos ou veculos parados indevidamente na pista, travessia irregular de pedestres ou animais. A capotagem e o tombamento tambm podem estar relacionados, direta ou indiretamente, aos outros tipos de acidentes de trnsito, ou seja: podem ocorrer pela reao do condutor na tentativa de evitar uma coliso ou atropelamento, ou pode estar associados a outro tipo de acidente (ex: capotagem com choque em objeto fixo). Sinalizaes horizontal e vertical precrias ou inexistentes nas travessias de pedestres, sobretudo em reas de grande movimentao de transeuntes e junto a equipamentos urbanos (hospitais, escolas e outros). Desrespeito sinalizao das travessias de pedestres.
Atropelamento

-Adoo de medidas corretivas discriminadas nos demais tipos de acidentes, aps a avaliao das causas.

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Excesso de velocidade desenvolvida em reas urbanas, quer pelas caractersticas geomtricas da via, quer por desrespeito s normas de trnsito. Iluminao noturna precria ou inexistente em reas de travessia de pedestres. Visibilidade precria para o condutor do veculo e para o pedestre, em vias com curvas verticais cncavas de comprimento inadequado e nas travessias de pedestres. Travessia irregular de pedestres em locais inadequados visibilidade dos condutores de veculos, tais como: entre veculos estacionados nas laterais da via e junto a pontos de nibus e txi. Largura excessiva das vias, expondo o pedestre ao risco de atropelamento, associada ao desenvolvimento de altas velocidades.

-Implantao ou recuperao da sinalizao horizontal e vertical das travessias de pedestres; -Elevao do nvel do pavimento nas faixas de pedestres localizadas em reas centrais e de grande movimentao; e -Implantao de semforo para pedestres nas travessias onde o desrespeito sinalizao constante; -Implantao de dispositivos de reduo de velocidade, tais como ondulaes, sonorizadores no pavimento, taches colocados transversalmente e lombadas eletrnicas. -Implantao ou reforo da iluminao pblica noturna das travessias de pedestres. -Relocao das travessias de pedestres, buscando os locais mais favorveis visibilidade dos condutores de veculos e dos pedestres. -Implantao de faixas de pedestres em locais apropriados; -Implantao de dispositivos de controle de travessia irregular dos pedestres tais como: grades, muretas vazadas e ajardinamento de canteiros com arbustos. -Alargamento de caladas com o avano dos passeios sobre a via nos locais de travessia de pedestres, para que estes fiquem mais visveis aos condutores de veculos, encurtando o trecho de travessia; -Implantao de ilhas de refgio para pedestres, auxiliando o resguardo nas travessias extensas; e -Implantao de dispositivos de reduo de velocidade.

44

45

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

INVESTIGAO DOS FATORES CONTRIBUINTES DOS ACIDENTES

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

46

4 . TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO


O terceiro mdulo desta Metodologia trata do desenvolvimento e das implementao de solues para as reas crticas de acidentes de trnsito. Esta etapa constituda das seguintes atividades: 2) seleo dos projetos que devero receber ateno especial; 3) desenvolvimento e implementao dos projetos executivos; 4) avaliao econmica; e 5) monitoramento dos projetos implantados. Antes da descrio das atividades acima apresentadas, cabem algumas consideraes sobre o porqu das recomendaes para tratamento dos locais crticos se darem basicamente no campo da engenharia (Quadro 3.3) . Preliminarmente, os acidentes de trnsito decorrem do comportamento dos usurios do sistema virio, das condies operativas dos veculos, do estado da via e do meio ambiente ou de uma combinao desses fatores. Por conseguinte, as estratgias de tratamento de locais crticos, na maioria das vezes, exigem uma abordagem multidisciplinar. Por outro lado, experincias nacionais e internacionais comprovam que parcela significativa dos acidentes de trnsito tem como fator contribuinte relevante aspectos relacionados diretamente s deficincias das vias. Tais aspectos referem-se: geometria, sinalizao e/ou condies fsicas, entre outras, todas passveis de interveno. Outra parcela, ainda maior que a primeira, tem como fator importante o comportamento inadequado de motoristas e/ou pedestres, sendo esse comportamento estimulado justamente pelas deficincias referidas anteriormente. Ademais, a correo dessas deficincias da via quase sempre possvel com medidas de engenharia de baixo custo e que, geralmente, proporcionam resultados surpreendentes em termos de reduo substancial do nmero e da severidade dos acidentes. Por conseguinte, esta Metodologia opta pelas medidas de engenharia de baixo custo, quer pela expectativa dos resultados quer pela facilidade de implementao, alm dos aspectos econmicos pertinentes. As medidas relacionadas fiscalizao, de carter operativo imediato, so aqui consideradas complementares s intervenes fsicas, merecendo, portanto, a mesma ateno. As demais medidas recebero tratamento diferenciado. As de natureza educativa e mesmo legais, sempre que necessrio, devem ser destacadas no quadro de recomendaes , enquanto as aes relacionadas aos servios de emergncia e segurana automotiva, entre outras, no sero tratadas neste Manual.
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

1) desenvolvimento dos projetos conceituais;

4.1 Projetos Conceituais


A partir das recomendaes referidas no captulo anterior, sero elaborados os projetos conceituais nos quais deve constar um esboo das solues de engenharia, tendo em vista o conjunto das recomendaes para tratamento de um dado local crtico. Tais projetos devem tratar, separadamente, das medidas relativas sinalizao viria (horizontal, vertical e semafrica), geo-

47

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

metria e a servios outros que se fizerem necessrios, de sorte a permitir uma avaliao qualitativa e quantitativa das intervenes propostas - a primeira para verificar a coerncia tcnica das medidas na busca dos melhores resultados e a ltima para fins de oramento. Em sntese, o projeto conceitual a representao grfica das medidas corretivas propostas na fase de diagnstico, ou seja, o anteprojeto das recomendaes.
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

Eventualmente, o projeto conceitual pode incorporar medidas no previstas no diagnstico final. Se isso acontecer, pode ser decorrente de duas situaes, no necessariamente excludentes:
Arquivo CEFTRU

1. a

medida necessria para

conciliar as demais recomendaes, de modo a potencializar os resultados esperados e/ou minimizar os efeitos colaterais que uma ou mais medidas possam produzir isoladamente ou em associao com as demais;

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

2 . por deciso do tcnico responjeto e incluir algumas interven-

svel, para aproveitar o proes, mesmo que essas nada tenham a ver diretamente com os acidentes em estudo.

Canalizao de Pedestres - Londrina/PR

Quanto ao primeiro caso, uma situao corrente, a medida ser incorporada ao quadro de recomendaes como se o integrasse originalmente. No segundo caso, admitindo-se que as medidas introduzidas no dizem respeito diretamente aos acidentes, em princpio, nenhuma conseqncia produziro em termos de reduo do risco de novas ocorrncias, podendo, em algumas situaes, aumentar esse risco. Este caso e o anterior merecero maior ateno na apurao dos benefcios/custos relativos implantao dos projetos finais de engenharia, e isso ser visto no item 4.4 deste captulo. Complementarmente, observa-se que:

1 . a quantificao do impacto do conjunto de medidas, em termos de expectativa


de reduo dos acidentes - benefcios econmicos -, deve ser apurada a partir do projeto conceitual;

2 . a montagem dos projetos conceituais ser realizada sobre as informaes apresentadas no Diagrama de Condies referido no captulo anterior, com acrscimo de outros dados, se necessrio;

48

3 . o nvel de preciso das informaes ser o suficiente para a identificao


implantao; e

das recomendaes e estimao de seus respectivos itens de custo para

4 . na hiptese de um projeto conceitual se mostrar pouco interessante do ponto


proporcionem melhores benefcios ou sejam de menor custo.

serem revistas de modo a considerar outros tipos de medidas corretivas que

4.2 Seleo de Projetos


Aps a elaborao do projeto conceitual e antes do desenvolvimento do projeto executivo - projeto final de engenharia -, deve-se realizar uma verificao do grau de viabilidade econmica dos projetos para fins de estabelecimento de prioridade na elaborao dos projetos executivos ou mesmo para descarte ou reavaliao de alguns dos casos em estudo. Este procedimento denomina-se Seleo de Projetos . Em linhas gerais, a necessidade de cumprimento desta etapa deve-se escassez de recursos humanos, materiais e/ou financeiros, para o desenvolvimento de projetos finais de engenharia em todos os locais identificados como crticos em acidentes de trnsito. Somente aps, verifica-se o nvel de viabilidade econmica desses projetos. Para a consecuo dessa fase sero estimados os benefcios econmicos para todos os locais em estudo, tendo em conta o primeiro ano aps a implantao das recomendaes, bem como os seus respectivos custos de implantao, ambos com base nos projetos conceituais. Aqueles locais que apresentarem melhores relaes B/C devem merecer prioridade no desenvolvimento dos projetos finais de engenharia, por oferecerem maiores expectativas de retorno dos investimentos. Isso ser melhor detalhado no prximo captulo, mais precisamente no item 4.4.2 Avaliao Econmica Expedita.

4.3 Projetos Executivos


Constituem a fase final de detalhamento das medidas de engenharia a serem implantadas, tendo em conta aqueles projetos conceituais priorizados na etapa anterior. No propsito deste Manual detalhar os procedimentos para preparao de um projeto executivo, como j referido na apresentao, mas lembrar algumas referncias para fins de orientar a equipe tcnica local na sua elaborao. Nesse sentido, observa-se que o contedo de um projeto executivo virio depende de uma srie de fatores e somente pode ser definido em funo da situao especfica de cada local e dos problemas a corrigir. O aspecto fundamental que o projeto contenha, de modo detalhado, todos os elementos necessrios sua correta implantao. Normalmente, um projeto referente implantao de uma via ou a uma grande melhoria viria compe-se dos seguintes projetos especficos e servios: a ) Levantamento topogrfico complementar; b ) Projeto geomtrico planialtimtrico, envolvendo: plantas e perfis longitudinais, apresentando todos

49

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

de vista de seus resultados econmicos, h a opo de as recomendaes

os elementos da geometria horizontal e vertical; e plano cotado, geralmente utilizado nas intersees mais complexas, onde so apresentados em uma planta os elementos horizontais e verticais simultaneamente, de forma a complementar as plantas e perfis; c ) Projeto de terraplanagem; d ) Projeto de pavimentao;
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

e ) Projeto de drenagem; f ) Projeto de obras de arte especiais; g ) Projeto de sinalizao viria; h ) Projeto de paisagismo e urbanizao; i ) Projeto de iluminao pblica; j ) Memrias de clculo e memoriais descritivos; k ) Caderno de encargos, contendo as especificaes e os quantitativos de materiais e servios a serem empregados nas obras; l ) Planilhas com as estimativas de custos das obras. O projeto executivo voltado ao tratamento de local crtico , geralmente, mais simplificado. Como exemplo, a elaborao de um projeto para a melhoria de uma interseo, compreendendo apenas ajustes geomtricos e sinalizao, pode ser constituda de: Projeto geomtrico; Projeto de pavimentao, voltado apenas complementao do pavimento existente, podendo prever alguns servios de recapeamento; Projeto de sinalizao viria, podendo envolver a sinalizao horizontal, vertical e semafrica; Caderno de encargos, contendo as especificaes de servios e materiais a serem empregados nas obras e seus respectivos quantitativos; Estimativas de custos das obras e servios.

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

4.4 Avaliao Econmica


Neste tpico, so abordadas duas tcnicas que tm a mesma base conceitual mas diferem na forma de tratamento. A primeira reporta-se a um instrumento de verificao da oportunidade de investimento em determinado projeto ainda na fase conceitual, tendo como indicador de referncia a relao benefcio-custo (B/C) no seu primeiro ano de vida til17 . Consideraes complementares sobre essa tcnica constituem o item 4.4.2 deste captulo. A segunda refere-se ao estudo da viabilidade econmica propriamente dita, levando-se em conta todos os procedimentos metodolgicos pertinentes, tendo por base a vida til do projeto a ser efetivamente executado. No item 4.4.3 so apresentadas consideraes adicionais e descritas as etapas para o seu desenvolvimento. De modo mais geral, a avaliao econmica permite:

17

Refere-se aos primeiros 12 meses aps a concluso das intervenes.

50

1 . selecionar a melhor alternativa para implantao, no caso de haver mais de


um projeto conceitual para soluo de um local crtico;

2 . rejeitar um projeto cuja avaliao econmica indicar sua inviabilidade;


uma hierarquia dos projetos viveis, pois nem sempre todos podem ser implantados face escassez de recursos financeiros .
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

3 . estabelecer

4.4.1 - Conceituao Metodolgica


Os conceitos apresentados neste item referem-se aos benefcios estimados com a implantao do projeto, aos custos de implantao e manuteno e aos indicadores que expressam os resultados da avaliao econmica. Em relao tcnica de avaliao econmica, salienta-se que os conceitos expressos neste Manual seguem aqueles correntes em processo de avaliao econmica de projetos em geral e de projetos de transporte em particular. a) Estimativa de Benefcios Os benefcios resultantes da implantao de um projeto de tratamento de local crtico decorrem da reduo do nmero de acidentes de trnsito e da gravidade desses acidentes. Para estimar a reduo dos acidentes de trnsito, a equipe tcnica deve avaliar cuidadosamente os elementos constantes do projeto conceitual e verificar o impacto proporcionado pelo conjunto das medidas corretivas a cada um dos acidentes ocorridos no local, em termos de reduo percentual de risco de nova ocorrncia de mesma natureza. Estas consideraes j foram referidas anteriormente no item 3.4 deste Manual. No h regras claras para estimativa desse percentual de reduo. Todavia, os procedimentos utilizados em projetos dessa natureza levam em conta experincias semelhantes monitoradas por meio de registros das situaes antes e depois da implantao do projeto. A ttulo de exemplo, apresenta-se a Tabela 4.1 transcrita parcialmente de uma referncia bibliogrfica (14: p.7.6) , lembrando que os valores abaixo refletem a realidade inglesa e que, em projetos desenvolvidos no Brasil, tm-se adotado, para alguns casos semelhantes - mesmo tipo de medida corretiva -, percentuais de reduo maiores que os indicados nessa Tabela. Estimada a reduo dos acidentes18 de trnsito no local crtico, o passo seguinte para o clculo dos benefcios econmicos consiste em atribuir um valor a cada tipo de acidente, segundo o seu grau de severidade. Para atribuir um valor ao acidente de trnsito, vrias metodologias foram desenvolvidas em diversos pases. No h, contudo, consenso com relao ao assunto, principalmente no que diz respeito ao custo estimado para a sociedade devido perda da produtividade do acidentado, bem como valorao da vida humana, no caso de acidente com vtima fatal (AVF).

18

Ver coluna (9) da Ficha 3.1 do captulo 3.

51

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Tabela 4.1 Interveno versus Expectativa de Reduo do Risco de Acidentes

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

Muitas dessas metodologias, ainda que de forma diferenciada, consideram os seguintes fatores no estabelecimento dos custos dos acidentes de trnsito: danos ao patrimnio (pblico e privado) - referem-se aos veculos envolvidos nos acidentes, sinalizao, aos equipamentos urbanos danificados, etc. custos hospitalares e similares - custos de atendimento, internao, cirurgias, reabilitao, medicamentos, etc. perda de produo - calculado com base na perda de salrios do acidentado e de impostos no mais recolhidos pelo empregador. outros - resgate de vtimas pelos bombeiros, atendimento policial, congestionamentos, processos jurdicos, etc. Este Manual recomenda, at que novos estudos de custos de acidentes de trnsito sejam elaborados no pas19 , a adoo das referncias estabelecidas por Philip Gold (12: p. 168), que constituem ajustes dos valores divulgados pela Companhia de Engenharia de Trfego de So Paulo - CET, no ano de 1997, apresentadas na Tabela 4.2 Tabela 4.2 Custos Mdios de Acidentes de Trnsito

19

O Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada - IPEA est desenvolvendo um estudo detalhado sobre os custos de acidentes de trnsito no Brasil (2002).

52

Os benefcios esperados com a implantao do projeto sero obtidos multiplicando-se as quantidades estimadas de reduo dos acidentes (por tipo de severidade) pelos custos mdios indicados na Tabela 4.2, conforme Planilha 4.1 apresentada a seguir: Planilha 4.1 Clculo dos Benefcios para o Ano 0(1) do Projeto
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

Em sntese, o benefcio econmico esperado ser resultante da diferena entre o custo dos acidentes na situao sem projeto e o custo estimado dos acidentes na situao aps a implantao dos projetos. Para o clculo dos benefcios nos demais anos, deve-se estimar uma taxa anual de crescimento do nmero de acidentes de trnsito. Como exemplo, se a taxa de crescimento adotada for de 2,0% aa, o benefcio no Ano 1 ser o benefcio calculado para o Ano 0 multiplicado por 1,02. O benefcio no Ano 2 ser o benefcio do Ano 1 multiplicado por 1,02 e assim sucessivamente, ou: Frmula 4.1 Bn = B0x (1 + i) Sendo: Bn = benefcio no ano n B0 = benefcio no ano 0 = nmero de anos i = taxa anual de crescimento do nmero de acidentes

Para o EC, o benefcio para o ano 0 foi de R$ 70.743,22, e para a vida til do projeto (10 anos, para i= 5% aa) R$ 934.290,60 (em valores correntes) ou R$ 504.620,82 (em valores presentes), como apresentado nas Planilhas 1, 2 e 3 do item 4.4.4.1 . Estes valores foram calculados com base na relao US$ 1= R$ 1,175 (agosto/98). Ainda em relao taxa anual de crescimento do nmero de acidentes, cabe salientar que o valor adotado para o EC foi a taxa anual de crescimento da frota cadastrada. Todavia, outras taxas podem ser utilizadas, como as referentes : populao residente, ao produto interno bruto, ao volume de veculos num dado ponto de referncia ou a uma conjugao desses nmeros, todos relativos ao municpio em questo. Tambm, pode-se consider-la igual a zero. b) Determinao de Custos O custo total do projeto calculado somando-se os custos de implantao aos de manuteno. Em relao a estes itens, cabem as seguintes consideraes:

53

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

1 ) Os custos de implantao compreendem as obras, os equipamentos, os materiais e os servios nele previstos, tais como: obras virias - terraplanagem, pavimentao, revestimento asfltico, drenagem e iluminao. Incluem, ainda, caladas, ilhas de refgio e grades de proteo ao pedestre, entre outros; sinalizao horizontal, vertical e semafrica; e servios de paisagismo e urbanizao.
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

2 ) Os custos de manuteno compreendem, basicamente: recapeamento asfltico; reposio de componentes da sinalizao semafrica; reposio de placas de sinalizao; e reposio da sinalizao horizontal. 3 ) Cada servio de manuteno tem sua vida til especfica, que depende de inmeros fatores, entre os quais ressalta-se a qualidade do material utilizado e/ou da sua forma de execuo. Portanto, recomenda-se a adoo da vida til especificada pelo fabricante ou prestador do servio para as condies normais de uso e aplicao. 4 ) Para o clculo dos custos de manuteno, devem ser descontados aqueles que permaneceriam com o projeto anterior. Assim, somente o acrscimo de custo deve ser computado. Por exemplo, se o novo projeto no contempla o item pavimentao, ento no haver custo relacionado manuteno do pavimento. Portanto, este item no deve ser considerado nos clculos. 5 ) De modo a possibilitar a anlise econmica, deve-se estabelecer, com base nos custos de implantao e manuteno, o fluxo de custos anuais durante a vida til do projeto. No ano zero (ano de implantao do projeto) deve constar apenas o custo de implantao. A partir do ano 1 sero considerados os custos anuais da manuteno. No curso deste captulo so apresentadas planilhas para o desenvolvimento desses estudos. 6 ) possvel adotar uma simplificao metodolgica para estabelecer o custo anual de manuteno. Para isso, utiliza-se um determinado percentual do custo de implantao do projeto. Preliminarmente, este Manual sugere a utilizao de 3% para o clculo do custo de manuteno, podendo tal valor ser reduzido ou aumentado dependendo dos estudos locais. Assim, o valor anual da manuteno seria calculado pela seguinte frmula: Frmula 4.2 CAM = CI x 3 100 Sendo: CAM = Custo Anual de Manuteno CI = Custo de Investimento

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

c) Indicadores Econmicos Os resultados do processo de avaliao econmica so expressos por meio de indicadores econmicos, tambm conhecidos como indicadores de viabilidade econmica. Os mais comumente utilizados em metodologias de avaliao de projetos e universalmente aceitos so: Relao Benefcio/Custo (B/C) , Taxa Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Lquido (VPL).

54

1) Relao Benefcio/Custo (B/C) i. O indicador Relao Benefcio/Custo bastante difundido e consiste na relao (quociente) entre o valor atualizado, para o Ano 0 (zero), de todos os benefcios apurados e o valor atualizado, tambm para o Ano 0 (zero), de todos os custos incorridos. ii. A atualizao dos valores para o Ano 0 procedida por meio da utilizao de uma taxa corrente) em valor equivalente no Ano 0 (valor atual ou valor presente). iii. Desta forma, para ser vivel , um projeto deve apresentar uma relao B/C maior ou igual a 1,0. Quanto maior for esta relao, mais interessante, do ponto de vista econmico, ser o projeto. Quando o indicador B/C for muito prximo da unidade, o projeto deve ser objeto de anlise criteriosa por parte do avaliador, pois, em tais condies, pequena variao para cima no seu custo, ou para baixo nos benefcios, poder torn-lo invivel para implantao. 2) Taxa Interna de Retorno (TIR) i. a taxa de juros que iguala a zero o valor lquido de um projeto, ou seja, a taxa de desconto que iguala o valor presente dos benefcios ao valor presente de seus custos. ii. Por esse indicador, pode-se afirmar que um projeto vivel e deve ser considerado como alternativa para implantao se sua Taxa Interna de Retorno (TIR) for igual ou superior ao custo de oportunidade do capital. Entre projetos alternativos, deve ser escolhido aquele que apresenta a maior taxa interna de retorno (%). iii. A definio do custo de oportunidade do capital tem suscitado discusses entre analistas ao considerarem projetos de carter social. Instituies financeiras internacionais, como o Banco Mundial (BIRD), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), este ltimo principal organismo financeiro nacional para projetos de infra-estrutura, tm trabalhado e recomendado taxas da ordem de 12% ao ano. No entanto, taxas que variam entre 8% e 12% tm sido comumente aceitas na avaliao de projetos de cunho social. 3) Valor Presente Lquido (VPL) i. Corresponde soma dos benefcios anuais (valores positivos) com os custos (valores negativos) do fluxo de caixa de um projeto, atualizada a uma taxa adequada de desconto (custo de oportunidade do capital). Em princpio, um projeto pode ser considerado vivel se apresentar um valor lquido presente positivo. ii. No caso de anlise de projetos alternativos, o mais vivel ser aquele que apresentar maior valor lquido presente.
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

de desconto (adotar 12% a.a.), ou seja, transformando cada valor a partir do Ano 1 (valor

4.4.2 Avaliao Econmica Expedita 2 0


Esta tcnica foi referida no item 4.2 deste captulo como um instrumento de verificao de oportunidade de investimento. Na prtica, esse instrumento serve para a seleo dos projetos conceituais que devero ter seus projetos finais de engenharia desenvolvidos. Tal procedimento
20

Esta tcnica conhecida como Taxa de Retorno do Primeiro Ano. Segundo experincia inglesa (14:p.3.17), os projetos so aceitveis economicamente quando essa Taxa for maior que 15% e 25%, respectivamente, para projetos de vida til de 10 e 5 anos. Para o EC citado neste Manual, o resultado foi de 126%.

55

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

permitir que sejam desenvolvidos apenas os projetos que se mostrarem mais interessantes, evitando-se custos com a elaborao dos demais. Esse processo est aqui consignado sob o ttulo Seleo de Projetos . Numa avaliao preliminar, os projetos que apresentarem os melhores resultados B/C sero considerados de maior potencial de retorno econmico, o que os credenciar para o desenTRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

volvimento dos respectivos projetos finais de engenharia, na ordem decrescente desse indicador. Isso no necessariamente significa que aqueles que apresentarem os melhores resultados sejam os melhores do ponto de vista econmico, haja vista que essa condio somente ser definitiva aps a realizao da avaliao econmica para o perodo de vida til do projeto, que ocorrer somente aps a concluso dos projetos finais de engenharia. Neste caso, os benefcios ( B ) referem-se queles estimados para os prximos 12 meses aps a implantao do projeto - Benefcios do Ano 1 . Correntemente, utiliza-se para o Ano 1 o valor apurado da Planilha 4.1 , sem levar em considerao o fator anual de crescimento de acidentes do Ano 0 para o Ano 1. O custo considerado (C), ratificando o que j foi descrito, corresponde ao custo estimado21 de implantao do projeto conceitual.

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

4.4.3 Avaliao Econmica para o Perodo de Vida til do Projeto


Esta a tcnica recomendada para a avaliao econmica dos projetos de tratamento de locais crticos. Seu perodo de anlise est associado vida til do projeto, normalmente de dez anos. Portanto, os benefcios e custos devem ser estimados para todo o perodo. Para a sua aplicao, torna-se necessrio estabelecer alguns parmetros, que devem considerar as caractersticas especficas dos projetos de tratamento de locais crticos, bem como da rea ou cidade estudada. Na ausncia de especificaes prprias em determinada cidade, so sugeridos os seguintes parmetros: Vida til 22 do projeto: dez anos (no recomendvel adotar valor superior a este); Taxa de desconto (taxa de oportunidade do capital): 12% aa; Taxa de crescimento anual do nmero de acidentes de trnsito: 0%23 .
A realizao da Avaliao Econmica para o Perodo de Vida til do Projeto compreende: clculo dos benefcios econmicos; estimativa dos custos de implantao e manuteno; determinao dos fluxos lquidos anuais; e clculo dos indicadores B/C, VPL e TIR.

a) Estimativa dos Benefcios Econmicos Para estimar os benefcios econmicos, inicialmente calcula-se o benefcio para o Ano 0 do projeto. Em seguida, so efetuados clculos para determinar os benefcios nos demais anos, em valores correntes e em valores presentes. a.1) Estimativa do Benefcio do Ano 0. O benefcio do Ano 0, conforme referido anteriormente, calculado com base na reduo estimada dos acidentes, multiplicada pelo
Estimado, porque refere-se aos elementos contidos no projeto conceitual. Neste Manual, a vida til ou horizonte de projeto vista como uma referncia para fins de anlise econmica, observando-se que o seu valor guarda relao com a manuteno dos benefcios esperados, expectativa de crescimento da demanda de trfego e com a obsolescncia tecnolgica 23 No caso do municpio no dispor de parmetros prprios.
21 22

56

custo de cada tipo de acidente. A Planilha 4.1 apresentada neste captulo permite esse clculo, ou seja, o valor apurado nesta fase o mesmo tratado no item 4.4.2 (Avaliao Econmica Expedita). a.2) Estimativa dos Benefcios Correntes na Vida til do Projeto. Para o clculo dos crescimento adotado para os acidentes de trnsito na cidade. Se a taxa anual de crescimento adotada for, por exemplo, de 3%, o fator a ser considerado nos clculos 1,03. Na ausncia de estimativas confiveis do aumento de acidentes na rea de estudo, sugere-se, conforme referido anteriormente, adotar o crescimento de 0%. Neste caso, todos os benefcios anuais sero iguais ao do Ano 0. A Planilha 4.2, mostrada a seguir, permite esses clculos24: Planilha 4.2 Benefcios Correntes na Vida til do Projeto
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

benefcios correntes a partir do Ano 0, multiplica-se o benefcio do ano anterior pelo fator de

a.3) Estimativa dos Benefcios Correntes e Presentes. Os valores correntes dos benefcios, definidos na planilha anterior, devem ser transformados para valores presentes, ou seja, igualados ao Ano 0 do projeto. A Planilha 4.3, a seguir, indica o desenvolvimento dos clculos. Portanto, basta multiplicar cada benefcio anual pelo denominado fator de valor atual (fator de desconto), referente ao mesmo ano do projeto. Os fatores de desconto constam da planilha e correspondem taxa de retorno de 12% ao ano. Caso algum rgo ou entidade executiva de trnsito resolva utilizar outra taxa de retorno, deve indicar os fatores de desconto correspondentes.

24

O mesmo que a Frmula 4.1

57

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Planilha 4.3 Benefcios Correntes e Presentes

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

b) Clculo dos Custos de Implantao e Manuteno Os custos de um projeto de tratamento de local crtico envolvem os de implantao e os de manuteno, estes ltimos incidentes ao longo de sua vida til. Inicialmente, com base no projeto final de engenharia, deve ser calculado o custo de implantao. Esse custo refere-se s obras virias, sinalizao e aos demais servios e intervenes. No fluxo de caixa do projeto, o custo de implantao refere-se ao Ano 0. Em seguida, so calculados os custos anuais de manuteno, que incluem recapeamento asfltico, reposio de peas, de placas de sinalizao e de lmpadas, alm de servios de sinalizao horizontal. Este custo, como j referido, pode ser calculado de forma simplificada, tendo em conta uma estimativa percentual anual do custo de implantao do projeto; neste caso, seria adotado um valor fixo aplicvel ano a ano ou dentro de uma periodicidade previamente estabelecida. Por ltimo, so determinados os custos totais dos projetos (soma dos custos de implantao e de manuteno) em valores correntes e transformados para valores presentes. A seguir, so apresentadas as Planilhas 4.4, 4.5 e 4.6, que permitem a determinao dos custos do projeto. Planilha 4.4 Custos de Implantao

58

Planilha 4.5 Custos de Manuteno(*)

Planilha 4.6 Custos do Projeto

c) Determinao dos Fluxos Lquidos Anuais De posse dos fluxos dos benefcios e custos de um projeto de tratamento de local crtico, devese calcular seus resultados lquidos anuais (indicados na Planilha 4.7 nas colunas Benefcio - Custo), em valores correntes e presentes. A Planilha 4.7, mostrada a seguir, possibilita esse clculo:

59

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

Planilha 4.7 Fluxos de Benefcios e Custos Anuais

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

d) Clculo dos Indicadores Aps a determinao dos benefcios e custos, na forma sugerida anteriormente, a prxima etapa consiste na determinao dos indicadores econmicos do projeto.

d.1 . Relao d.1.

B/C . A determinao do indicador benefcio/custo (B/C) imediata, devendo-se dividir o total dos benefcios (valor presente) pelo total dos custos (valor presente). O primeiro correspondente ao total da Planilha 4.3 (coluna 4) e o segundo do total da Planilha 4.6 (coluna 6).

d.2 .Valor Presente Lquido. O indicador valor presente lquido (VPL) exatamente d.2.
o valor total da coluna Benefcio - Custo (valor presente) Planilha 4.7.

d.3 . Taxa d.3. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Interna de Retorno. Para a determinao do indicador taxa interna de retorno (TIR) , sugere-se a utilizao do Programa Excel (Windows) ou equivalente. Basicamente, os passos a serem seguidos so os seguintes: abrir o Excel; os dados de entrada a serem digitados em qualquer coluna so os da planilha Fluxo de Benefcios e Custos Anuais, coluna Benefcio Custo (valor corrente), mostrada na Planilha 4.7; clicar em Inserir; clicar em Funo; na tela Colar Funo, clicar, no campo Categoria da Funo, em Financeira; em seguida, clicar em TIR ; na caixa de dilogo, especificar os campos onde os dados foram digitados, como, por exemplo, A1:A11; clicar em OK: o resultado fornecido.

Observao: em caso de dvida, na Ajuda do Excel digitar TIR e clicar em pesquisar e depois no cone TIR . Consultar o texto explicativo.

60

4.4.4 Exemplo Prtico


Visando facilitar o entendimento do processo de avaliao econmica aqui descrito, reproduzem-se, a seguir, alguns clculos efetuados para cruzamento entre as ruas Amintas de Barros x Mariano Torres - EC. 4.4.4.1) Determinao dos Benefcios Os dados que consubstanciaram os valores apresentados nas Planilhas seguintes reportam-se ao EC. Planilha 1 (*) Clculo dos benefcios para o Ano 0 do Projeto
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

Planilha 2 Benefcios do Projeto - Valores correntes

61

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

Planilha 3 Benefcios do Projeto - Valores Presentes

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

4.4.4.2) Clculo dos Custos

Planilha 4 Custos de Implantao - Valores Correntes

62

Planilha 5 Custos de Manuteno - Valores Correntes

Planilha 6 Custos do Projeto - Clculo dos Valores Correntes e Presentes

63

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

Planilha 7 Fluxos de Benefcios e Custos Anuais

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

4.4.4.3 Indicadores Econmicos: Os indicadores econmicos ( B/C e TIR ) resultantes dos fluxos de benefcios e custos do projeto do cruzamento entre as ruas Amintas de Barros e Mariano Torres so os seguintes: Relao Benefcio/Custo (B/C) = 5,7325 Taxa Interna de Retorno (TIR) = 124,03% ao ano 26

4.5 Implantao de Projetos


A implantao deve ser realizada segundo os procedimentos tcnicos e administrativos correntes cabveis.

4.6 Monitorao de Projetos


A monitorao tem como objetivo verificar a eficcia das medidas implantadas nesses locais. Na prtica, permite conferir se o objetivo foi alcanado e em que medida. Neste contexto, destacam-se trs metas especficas:

25 26

(Total da Planilha 3)/(Total da Planilha 6) Obtido a partir da execuo do procedimento descrito no subitem d.3 do item 4.4.3

64

1 . corrigir

tempestivamente o projeto no momento de sua execuo ou aps

esta, caso sejam identificadas eventuais falhas de concepo e/ou efeitos colaterais que possam comprometer os resultados esperados;

2 . identificar o grau de sucesso de cada projeto em relao aos resultados previsacidentes, bem como em relao aos custos de implantao e manuteno estimados e efetivos nas fases antes e depois de sua implantao;

3 . identificar relaes entre o tipo de medida implantada e o impacto desta em


nvel de reduo do tipo e severidade dos acidentes, para fins de subsidiar estudos posteriores de mesma natureza.

Local: Cruzamento entre as ruas Amintas de Barros e Mariano Torres - Curitiba/PR


Arquivo CEFTRU

Situao antes

Situao depois

65

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

SITUAO ANTES VERSUS SITUAO DEPOIS

TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

tos na fase de diagnstico, em termos de reduo do nmero e severidade dos

Esta etapa considerada um componente da metodologia. Para sua execuo, cabem as seguintes recomendaes: investigar os fatores contribuintes dos novos acidentes, aqueles ocorridos aps a implantao das recomendaes, cotejando-os com os identificados nos estudos anteriores - Diagnstico -, por tipo e severidade, com o objetivo de confirmar ou no
TRATAMENTO DO LOCAL CRTICO

a reincidncia destes ltimos, ou a manifestao de novos fatores, para avaliar o prognstico anterior e, eventualmente, calibrar a soluo proposta. Este procedimento constitui a essncia do processo de monitoramento; registrar devidamente todas as informaes relativas a novas ocorrncias. So procedimentos desta fase: i. ii. levantar o volume mdio dirio do local antes do incio da implantao do projeto; acompanhar a implantao das intervenes para resguardar o seu fiel cumprimento ou para promover tempestivamente ajustes por eventuais falhas de projeto; iii. providenciar registro fotogrfico do local aps a concluso das intervenes, observando-se fielmente os parmetros estabelecidos no registro anterior a fim de avaliar os contrastes entre as situaes antes e depois; iv. observar sistematicamente todos os acidentes que venham ocorrer no local tratado (logo aps o registro ou periodicamente), para identificar seus fatores contribuintes e avaliar se esto na faixa de expectativa anteriormente estabelecida; v. na hiptese de serem identificados novos fatores contribuintes para um mesmo tipo de acidente e/ou se o nmero de ocorrncias ultrapassar a estimativa anterior, promover os devidos ajustes no projeto original a fim de corrigir distores que possam comprometer o nvel de segurana esperado; vi. avaliar as modificaes da demanda de trfego no local tratado, tendo por base o VDM; vii. registrar qualquer alterao ocorrida na rea de influncia do local, particularmente no que tange ao uso do solo. utilizar dados referentes a 12 meses antes e 12 meses depois da implantao do projeto, para reduzir a influncia da sazonalidade sobre os nmeros apurados e, por conseqncia, obteno de resultados mais significativos; observar que, no tratamento de um tipo de acidente, determinada medida de engenharia pode produzir os efeitos esperados num dado local e em outro nem tanto, ou mesmo nenhum resultado. Nem sempre medidas de baixo custo so capazes de reduzir os riscos de novas ocorrncias com a mesma eficcia em todos os locais considerados crticos. Em algumas situaes, somente possvel alcanar os resultados desejados mediante a implementao de medidas de custo superior ao patamar das aes correntes em projetos de baixo custo de implantao, os quais constituem um dos pilares desta Metodologia.

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

66

5 . FICHAS E FORMULRIOS (ANEXO I)


A incluso de modelos de Fichas/Formulrios neste Manual tem o propsito de unificar a linguagem de apresentao dos resultados do processo de tratamento de locais crticos, de modo a torn-la de A equipe pode utilizar outras formas de apresentao. Todavia, pela simplicidade e objetividade, recomenda-se o uso desses modelos no desenvolvimento do estudo, lembrando que eles so complementados pelos demais exemplos inseridos neste Manual. Apesar de alguns dos procedimentos descritos neste captulo j terem sido relatados anteriormente, sobre cada uma das ferramentas aqui apresentadas cabem os seguintes comentrios:
ANEXO / FICHAS E QUESTIONRIOS

fcil compreenso a todos que optarem pelo uso desta ferramenta (metodologia) proposta pelo PARE.

5.1 Ficha - Resumo de Projeto


Este Formulrio merece destaque medida que registra os tpicos mais relevantes do processo de caracterizao do local em tratamento, identificao dos fatores contribuintes e apresentao das recomendaes - diagnstico, alm dos resultados da anlise econmica do projeto. Assim, este modelo traz sete campos (na verdade nove, se considerados o cabealho e o espao destinado identificao do responsvel pelas informaes, com respectiva data de finalizao do trabalho), com as seguintes especificaes: Cabealho: Denominao: Ficha-Resumo de Projeto. Este espao pode ser ampliado para incluso da logomarca do rgo gestor. Campo 1: Identificao do local, com indicao da unidade padro de severidade e a demanda mdia diria de trfego, respectivamente expressas em UPS e VDM, ambos indicadores apurados na fase de seleo do local crtico para tratamento; Campo 2 : Neste so apresentadas sinteticamente as estatsticas extradas dos documentos analisados (BOs e ROs), destacando os tipos de acidentes e uma sntese de sua severidade, tendo em vista o perodo de referncia. Campo 3 : Espao reservado descrio do local em estudo. Neste campo devem ser lanadas informaes sobre: a ) tipo de controle do trfego (semaforizado ou no); b ) nmero de fases (se controle semafrico) e posio dos semforos (antes ou aps a interseo, conforme o caso); c ) existncia de algum esquema de proteo ao pedestre (faixas de travessia, fase especfica e outros);

67

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

d ) estado das sinalizaes vertical, horizontal e semafrica; e ) tipo e condio do pavimento, incluindo a indicao de presena de detritos sobre o mesmo; f ) existncia de sinalizao especfica que possa interessar aos estudos de investigao das causas; g ) composio do trfego, ressaltando a presena de bicicletas, motocicletas, nibus e veculos de carga, caso esta seja relevante;
ANEXO / FICHAS E QUESTIONRIOS

h ) tipo de uso do solo predominante na rea de estudo; i ) intensidade do fluxo de pedestres (avaliao qualitativa); j ) presena de plos geradores de trfego (escolas; hospitais; servios pblicos importantes, particularmente aqueles voltados ao atendimento de idosos, crianas e deficientes fsicos; garagens; paradas e terminais de nibus; shopping e postos de combustveis, entre outros); k ) localizao de equipamento pblico ou privado que possa comprometer a percepo de motoristas e pedestres (caixas de inspeo, pontos de txi, bancas de revistas, postes de iluminao, lixeiras, contineres, etc); l ) condies dos servios de drenagem; m ) existncia ou no de caladas e meios-fios (urbanizao); n ) outros elementos julgados relevantes para o estudo das causas dos acidentes. Alm das informaes relacionadas acima, so anexadas duas fotografias do local, cujos contedos devem permitir a verificao dos itens mais relevantes, a exemplo dos indicados no pargrafo anterior, isso a critrio do tcnico responsvel pelo estudo. Este material (descrio das caractersticas do local e fotografias) evitar idas desnecessrias ao campo, para confirmar ou no presena ou existncia de elementos importantes para a realizao do diagnstico e desenvolvimento do projeto conceitual. Campo 4 : Identificao dos fatores contribuintes. Cada coluna trata de uma etapa especfica do diagnstico. O conjunto dessas informaes constitui o diagnstico propriamente dito. Assim: 1 coluna - Tipo de Acidente - Nesta lanado cada tipo de acidente ocorrido no local em estudo, num dado perodo de referncia. A ordem de apresentao segue disposta no Campo 2. 2 coluna - Fatores Contribuintes - Aqui so listados todos os fatores identificados como contribuintes das ocorrncias relativas ao tipo de acidente em questo. O nmero de fatores a serem apresentados, os quais esto diretamente associados a cada tipo de acidente, depende unicamente dos resultados do processo de diagnose. Como j referido no texto deste Manual, estes fatores so de natureza humana, ambiental (incluindo aspectos da via) e veicular. 3 coluna - Recomendaes - Aps identificados os fatores contribuintes para todos os acidentes (agregados por tipo), deve-se listar um conjunto de recomendaes tcnicas com nfase para as medidas de engenharia, cujo objetivo ser minimizar o impacto desses fatores contribuintes no potencial de risco de novos acidentes, de mesmo tipo e severidade. So as medidas corretivas para os problemas identificados no local em estudo. Enquanto os fatores contribuintes esto associados a cada tipo de acidente, estas se aplicam a todos os tipos de acidentes e visam reduzir, seno anular, todos os fatores listados na segun-

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

68

da coluna. O grau de atendimento a cada caso (fator contribuinte) fica a critrio do tcnico responsvel, uma vez que o conjunto de medidas lanado nesta coluna deve ser aquele que, a princpio, produzir o menor efeito colateral dentre um conjunto de outras medidas possveis. O espao Observaes destinado ao registro de eventos relevantes associados ao preenchimento deste campo 4. Campo 5 : Benefcios do Projeto - Ano Zero - Este uma reproduo do contedo da Planilha 4.1 apresentada no captulo 4 deste Manual. Campo 6 : Custo do Projeto - A exemplo do caso anterior, o campo uma reproduo dos valores obtidos a partir das Planilhas 4.4 e 4.6 (captulo 4 deste Manual), com os devidos ajustes nos subitens que compem a Descrio dos Servios. Campo 7: Anlise Econmica - a transcrio dos valores obtidos a partir do cumprimento dos procedimentos descritos no tpico d Clculo dos Indicadores do item 4.4.3 do Manual, isto no caso da avaliao econmica para o perodo de vida til do projeto, situao em que tanto os benefcios quanto os custos devem ser projetados para esse horizonte e, posteriormente, rebatidos para valor presente. No caso de avaliao expedita, o valor de B/C ser resultante do quociente entre o total do campo 5 pelo total do custo de implantao (item 1 do campo 6). Nesta ltima no teramos valor para a TIR. Finalizando, o ltimo espao reservado identificao do responsvel tcnico pelo projeto, seguido da data de execuo do mesmo.
ANEXO / FICHAS E QUESTIONRIOS

5.2 Quadro - Sinttico das Ocorrncias


O Quadro no apresentado no Anexo, visto ser descrito no captulo 3 deste Manual. Em essncia, constitui a Ficha 3.1, ou seja, resultante do trabalho realizado junto aos BOs e ROs. A montagem do Diagrama de Acidentes (item 5.3), bem como do campo 2 da Ficha-Resumo (item 5.1), feita a partir das informaes contidas nesse Quadro.

5.3 Diagrama de Acidentes


Nesta Ficha ser lanado um croqui da rea em estudo - no necessariamente em escala - e, sobre este, representados graficamente os acidentes de trnsito sob investigao (Ficha 3.1). As convenes relativas a essa representao devem seguir s recomendaes deste Manual (item 3.2.2). Com o propsito de facilitar a interpretao do Diagrama, o espao inferior destinado apresentao dos smbolos utilizados no caso em tratamento. Os espaos superiores destinam-se identificao da ficha e ao lanamento da logomarca do rgo, alm da identificao do local e indicao do perodo sob observao.

69

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

5.4 Diagrama de Condies

Nesta Ficha sero representadas graficamente as condies fsicas do local. Merecem especial

ateno: detalhes geomtricos, incluindo larguras de pistas, canteiro central e caladas; sinalizaes vertical, horizontal e semafrica existentes; posicionamento de equipamentos urbanos relevantes, incluindo poos de visita e similares; posicionamento de rvores (com classificao de seu poste
ANEXO / FICHAS E QUESTIONRIOS

pequeno, mdio ou grande), hidrantes e outros elementos que possam provocar intruso fsica ou visual; reas de estacionamento e acesso a garagens, alm dos movimentos permitidos. As informaes lanadas nesta Ficha, associadas aos dados do campo 3 da Ficha-Resumo, constituram a base para o desenvolvimento dos projetos finais de engenharia, junto com as plantas de situao dos servios pblicos, conforme o caso. No h necessidade de essa representao ser em escala. Todavia, o nvel de detalhamento tem que ser suficiente para a elaborao dos projetos de engenharia. Os espaos superiores e inferior tm a mesma destinao do caso anterior (5.3).

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

5.5 Registro Fotogrfico


A preocupao com os registros fotogrficos deve-se ao fato de os mesmos nem sempre atenderem aos objetivos a que se propem - os registros antes devem expressar a situao que antecede a implantao das medidas corretivas e os registros depois devem evidenciar essas medidas. As diferenas entre um e outro devem ser percebidas naturalmente e no resultando, quando possvel, de um esforo mental na busca de uma relao de identidade entre esses registros. No sentido de facilitar a realizao desses registros, inclusive a sua reproduo, apresenta-se um modelo para o planejamento dessa atividade, observando-se que, uma vez identificados os itens que merecero especial ateno no registro antes, no devem ser desprezadas informaes sobre: hora, condies do tempo (claro, nublado ou chuvoso), dia da semana e condies tcnicas do registro, envolvendo sensibilidade do filme, lentes utilizadas, foco, alm da posio em que o mesmo foi realizado, visando futura reproduo.

5.6 Consulta Comunidade


Este Formulrio tem o propsito de coletar subsdios sobre as condies de risco no local no passveis de identificao a partir dos BOs e ROs, os quais, em algumas situaes, so determinantes para o esclarecimento de ocorrncias e identificao de fatores contribuintes de difcil deteco apenas com base nos dados lanados nos registros oficiais. Conforme necessidade do estudo, as perguntas constantes no modelo proposto podem ser alteradas parcial ou integralmente. As respostas, por sua vez, so dispostas em cdigo (verso), os quais devem ser lanados, respectivamente, no quadro correspondente pergunta em tela. As opes de resposta apresentadas neste modelo no esgotam o leque de alternativas possveis. O tcnico poder desconsiderar algumas das alternativas de resposta apresentadas e/ou acrescentar outras, de modo a adequar o modelo natureza do trabalho a ser desenvolvido. Desde que os consultados sejam efetivamente residentes, trabalhadores e/ou usurios freqentes da rea em estudo, a experincia demonstra ser possvel inferir parcialmente sobre causas provveis dos acidentes ou identificao de alguma medida de interveno necessria a partir da realizao de um mnimo de quatro entrevistas.

70

5.1 - Ficha Resumo de Projeto

FICHAS E QUESTIONRIO

71

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

ANEXO / FICHAS E QUESTIONRIOS

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

ANEXO / FICHAS E QUESTIONRIOS

72
5.3 - Diagrama de Condies 5.2 - Diagrama de Acidentes

5.3 - Registro Fotogrfico

(frente)

(verso) 5.5 -Consulta Comunidade

73

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

ANEXO / FICHAS E QUESTIONRIOS

6 BIBLIOGRAFIA
1. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. Pesquisa de Acidentes de Trnsito Terminologia.NBR 10697. 1989. 10 p. ____. Relatrio de Acidentes de Trnsito (RAT). NBR 12898. 1993. 21p. ____. Smbolos Grficos dos Diagramas de Acidentes dos Relatrios de Acidentes de Trnsito Simbologia . NBR 10696. 1989. 5 p. COELHO, Eduardo Cndido. Identificao de Segmentos Crticos Quanto Segurana de Trnsito Uma Alternativa Acessvel. Dissertao (Mestrado em Transportes) Coordenao dos Programas de Ps-Graduao em Engenharia (COPPE). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1991. 113 p. COELHO, Helena da Silva. Anlise da Influncia das Caractersticas Fsica - Operacionais das Vias na Ocorrncia de Acidentes de Trnsito nas Rodovias Federais. Dissertao (Mestrado em Transportes) Departamento de Engenharia Civil. Braslia : Universidade de Braslia, 1999. COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRFEGO . Boletim Tcnico n 2:: Reduo dos Acidentes de Trfego Proposta de Medidas para um Plano de Ao. So Paulo : 1977. 80 p. 2. 3.
BIBLIOGRAFIA

4.

5.

PROCEDIMENTOS PARA O TRATAMENTO DE LOCAIS CRTICOS DE ACIDENTES DE TRNSITO

6.

7. ____. Boletim Tcnico n 24: Projeto Piloto Deficientes Fsicos e Visuais. So Paulo : (s.d). 100p. 8. ____. Fatos e Estatsticas de Acidentes de Trnsito em So Paulo 2000. So Paulo: 2001. 48 p.

9. DEPARTMENT OF TRANSPORT. Accident Investigation Manual. Londres : 1986. 2 v. 10. DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Guia de Reduo de Acidentes com Base em Medidas de Engenharia de Baixo Custo. Rio de Janeiro : 1998. 140 p. 11. DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRNSITO. Cdigo de Trnsito Brasileiro. Braslia : 2001. 227p. 12. ____. Manual de Identificao, Anlise e Tratamento de Pontos Negros. 2 ed. Braslia : 1987. 127 p. 13. ____. Manual de Procedimentos do Sistema Nacional de Estatsticas de Acidentes de Trnsito SINET . Braslia : 2000. 69 p. 14. EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES - GEIPOT. Boletim de Ocorrncia: Um Instrumento de Anlise dos Acidentes de Trnsito. 2 ed. Braslia : 1999. 79 p. 15. GES, Jos de Ribamar Rocha de. Mtodos de Identificao e Seleo de Locais de Alto Risco de Acidentes de Trnsito. Estudo e Recomendaes para Aplicao em Cidades Brasileiras. Dissertao (Mestrado em Transportes) Centro de Cincias e Tecnologia. Campina Grande : Universidade Federal da Paraba, 1983. 237 p. 16. GOLD, Philip Antony. Segurana de Trnsito Aplicaes de Engenharia para Reduz ir Acidentes. Washington : Banco Interamericano de Desenvolvimento, 1998. 211 p. 17. HOMBURGER, W. et al. Fundamentals of Traffic Engineering. Institute of Transportation Studies. 14 ed. Berkeley: University of California,. 1996. 18. INSTITUTION OF HIGHWAYS AND TRANSPORTATION WITH THE DEPARTMENT OF TRANSPORT. Roads andTraffic in Urban Areas. Londres: 1987. 418 p. 19. INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA IPPUC. URBANIZAO DE CURITIBA / DIRETORIA DE TRNSITO URBS / DIRETRAN. Programa de Segurana Viria e de Trnsito da Cidade de Curitiba. Relatrios. Curitiba : 1998/2000. 7 v. 20. MINISTRIO DA JUSTIA CONTRAN / DENATRAN. MINISTRIO DO EXRCITO EME / IGPM. Manual de Policiamento e Fiscalizao de Trnsito. Braslia : 1989. 351 p. 21. NATIONAL AUDIT OFFICE NAO. Road Safety. Londres : 1988. 22 p. 22. PREFEITURA DE SANTO ANDR. Departamento de Servios de Trnsito. Secretaria de Servios Municipais. Acidentes de Trnsito em Santo Andr Geoestatstica 2000. Santo Andr : 2001. 46 p. 23. REVISTA ENGENHARIA. rgo Oficial do Instituto de Engenharia. Trnsito na cidade de So Paulo: CET 25 ANOS. So Paulo : n 544/2001. Ano 58. 98 p. 24. TRANSPORT AND ROAD RESEARCH LABORATORY. Hacia Vias Mas Seguras En Paises En Desarrollo. Berkshire : 1995. 219 p.

74

EQUIPE TCNICA DO PROJETO: Diretor do CEFTRU Jos Matsuo Shimoishi Consultores Ana Ceclia Parisi Celso Carlos Batista Gomes - Revisor Fernando Rgis dos Reis Joo Lafuente de Arajo Marco Antonio Vivas Motta Nemsio Dario Davglio

Este documento resultado de convnio firmado entre o Ministrio dos Transportes, Programa PARE, e a Universidade de Braslia - UnB, tendo sido elaborado pelo Centro de Formao de Recursos Humanos em Transportes - CEFTRU desta Universidade.
Braslia / DF - Julho 2002

P r o j e t o

G r f i c o

www.tdabrasil.com.br

You might also like