You are on page 1of 3

BREVE DEFINIO SOBRE SER, TER E PARECER.

Abusca desenfreadado do ser humano, por questes educacionais, profissionais, financeiras entre outras, esto deturpando as pessoas de outros valores, pois em um mundo onde os bens materiais mais valorizado que o indviduo ou os seus sentimentos, a aparncia vale mais que a beleza interior e os seus conhecimentos,percebe-se claramente uma grande inverso de valores. A vida no pode ser medida pela sua atividade profissional, pelo cargo ocupado ou pelo seu "status",apesar do TER em determinados momentos conseguir substituir o SER, mas o ser humano tambm est muita vezes preocupado em PARECER,aparncia de saber, de fazer, de acreditar , de ter, de poder etc... O SER a base de tudo,voc vive em sintonia com seu "EU" baseando-se nos seus princpios morais, na sua conduta pessoal,nos seus laos familiares, na sua origem, raa, categoria social e na sua formao educacional. O TER tudo aquilo que o indivduo conquista ao longo de sua luta diria, sejam bens materiais ou demais valores que so adiquiridos nos estudos, nas esperincias vividas, na bagagem cultural, intelectual ou profissional que o ser humano possa ter somado em sua vida. O PARECER o mais complicado de todos eles, pois apesar da ordem descrita ele est entre o SER e o TER, pois como j foi descrito anteriormente o SER so bagagens popularmente conhecidas como trazidas de "bero" e demais valores familiares de tica e de conduta, o TER tudo aquilo que o indivduo agregou ao longo dos anos, e o PARECER mais complexo pois o indivduo acredita que tem e na verdade no tem. No PARECER o ser humano vive de aparncia. O PARECER pode ser apenas imaginrio ou at mesmo vivido a partir da imagem que os outros possam fazer de ns mesmo, no importando de que forma essa imagem possa ser feita, se real ou mentirosa a nosso respeito. Mas existe ser humano que por possuirem uma cabea vazia, passa a viver de aparncia ou vivem acreditando ser o que os outros pensam ou dizem a seu respeito.

Cidadania e tica para uma educao ambiental


A falta de cuidados e a destruio da natureza so to antigas quanto a prpria existncia humana. Dentro da Histria da humanidade, a natureza representava muitas ameaas contra a vida humana, mas diminudas medida que a mente humana se

desenvolvia, e que homens e mulheres percebiam serem dotados de razo e pensamento. No Brasil, o descaso com a natureza d-se desde seu descobrimento com sua colonizao: o povoamento, a explorao de nossas terras, no cultivo da agricultura e pecuria, o avano da tecnologia com a Revoluo Industrial; um reflexo do cenrio atual, o crescimento econmico acelerado, associado explorao dos recursos naturais, de processos utilizados para a extrao de matrias-primas, entre outros fatores que vm causando transformaes negativas na natureza. Percebe-se que o capitalismo sempre resultou em desafios para a manuteno de um meio-ambiente sadio no planeta. O grande embate entre meio-ambiente e desenvolvimento continuar a ser o mais relevante tema que deve ser tratado pela tica dos grupos envolvidos, que permita o desenvolvimento econmico em consonncia com a preservao dos recursos naturais. A conscientizao ambiental da populao frente aos desafios do novo milnio e das empresas, em praticar o seu crescimento com uma postura tica, constitui-se num desafio e o sistema educativo tem um papel fundamental nesta rdua tarefa; incutir nas geraes mais jovens conceitos, valores e ideologias, para contribuir de forma efetiva no exerccio da cidadania, estimulando a ao transformadora, alm de buscar e aprofundar os conhecimentos sobre as questes ambientais, as melhores tecnologias, estimular mudana de comportamento e a construo de novos valores ticos menos antropocntricos. preciso ficar claro que a educao ambiental uma pedagogia de ao. No basta se tornar mais consciente dos problemas ambientais, sem se tornar tambm mais ativo, crtico e participativo, o comportamento dos cidados em relao ao seu meio ambiente, indissocivel do exerccio da cidadania. Defender o meio ambiente preservado fundamental para a manuteno da sade humana, pois o lixo, os alimentos contaminados por venenos e aditivos perigosos e muitos outros, provocam doenas alm de tornar a vida mais indigna e infeliz. Uma postura menos individualista e egosta, preocupando-se no apenas com os direitos dos outros indivduos, mas com os direitos das plantas e dos animais vida e liberdade um compromisso de nossa espcie com o planeta que precisamos assumir.

You might also like