You are on page 1of 9

PURGATRIO: PROCESSO DE PLENO AMADURECIMENTO DIANTE DE DEUS

A morte a passagem do homem para a eternidade. Nela o homem acaba de nascer totalmente e, se for para o bem, se chamar de cu como plenitude divina e humana no amor, na amizade, no encontro e na participao de Deus. Toda a vida humana um tender, um caminhar e educar-se para isso: um processo de amadurecimento pessoal que, na morte, deve desabrochar totalmente. Isso vale para todos os homens, pagos ou cristos, crianas ou adultos. Biologicamente o homem vai definhando; pessoalmente deve, em ordem inversa, crescer e madurar at irromper na esfera divina.

1. O processo de amadurecimento pleno do homem diante de Deus


Entretanto e aqui reside a fatalidade da condio humana -, o homem s pode realizar de forma aproximativa semelhante tarefa. H graus e graus no processo de integrao pessoal e de desenvolvimento da personalidade. O homem se experimenta alienado e dividido em si mesmo. So relativamente poucos os homens como o bom Papa Joo, Charles de Foucauld, Ghandi ou C.G.Jung, no presente; ou como um Dom Bosco, um So Francisco de Sales, um So Boaventura ou um So Francisco de Assis, no passado, entre outros tantos santos e msticos conhecidos e desconhecidos que realizaram de forma exemplar e epocal um amadurecimento interior e lograram os pncaros da perfeio humano-divina. A maioria dos homens chega ao termo da vida, no como uma esttua pronta, mas como um torso inacabado. Raros so como um Moiss ou uma Piet de Miguel ngelo. A maior parte no passa de esboos, como os milhares de Goya ou a Piet do mesmo Miguel ngelo no Museu Sforzesco de Milo.

Que acontece com o homem quando chega ao final de sua vida e deve entrar na esfera do absoluto, perfeito e santo, sendo ele pecador e imperfeito? Com Deus ningum convive se no for totalmente de Deus. aqui que reside o lugar teolgico do purgatrio. O homem imaturo carece de madureza, o pecador da santidade divina. O purgatrio significa a graciosa possibilidade que Deus concede ao homem de poder e dever na morte madurar radicalmente. O purgatrio esse processo doloroso, como todos os processos de ascenso e educao, no qual o homem, na morte, atualiza todas as suas possibilidades, purifica-se de todas as pregas que a alienao pecaminosa foi estigmatizando a vida, pela histria do pecado e suas consequncias (mesmo aps seu perdo) e pelos mecanismos dos maus hbitos adquiridos ao longo da vida.

2. Para um purgatrio do purgatrio


Antes de abordarmos teologicamente o tema do purgatrio, convm, como dizia o Pe. Congar, proceder a um purgatrio do purgatrio ( Que savons-nous du Purgatoire?, 1966, p. 76). Como acerca do inferno, tambm sobre o purgatrio a tradio homiltica e popular acumulou representaes absurdas (inclusive filosficas), indignas da esperana libertadora do cristianismo. Apresentou-se o purgatrio no como uma graa concedida por Deus ao homem para se purificar em vista do futuro com Deus, mas como um castigo e uma vingana divina em vista do passado do homem. Afigurou-se o purgatrio no como uma antessala do cu, mas como um pr-inferno, a ponto de um telogo argentino, J. Rosanas, citando os Salmanticenses (clebre manual de dogmtica jesutica do sec. XVII), sustentar, em 1949, que h almas no purgatrio padecendo uma pena de sentido mais atroz que aquela que certos condenados no inferno padecem por um ou dois pecados mortais (El Purgatorio, p. 96). No se acentuou a alegria dos que se sentem, no purgatrio, j salvs, mas as dores de quem vive numa sala de torturas csmicas, onde h compartimentos com frio glacial, outro de estanho ou metal em fuso, outro moda de um lago de leo fervente. Esse mesmo telogo, como outros tantos, defendia polemicamente a tese seguinte: o fogo do purgatrio corporal, mas a dor causada pelo fogo espiritual. Esse fogo se chama verdadeiro, porquanto, algo que existe na realidade e no s na apreenso das almas. corpreo, enquanto algo material, seja slido, lquido ou rarefeito (p. 79).

O prprio Toms de Aquino afirmava que o purgatrio est ligado ao inferno, de tal forma que o mesmo fogo a uns tortura e a outros acrisola (IV Dist. 21, q.l a.l sol. 2). Uns afirmam que os anjos visitam as almas sofredoras enquanto outros sustentam que os demnios, com permisso de Deus, as infernizam com toda a sorte de castigos (cf. fartos exemplos em BARTMANN, B. Das Fegfeuer, 1934, p. 113-127). Aqui se mesclam asneiras teolgicas com outras filosficas, confundindo as ordens do tempo com as da eternidade, como se a eternidade fosse um tempo mais aperfeioado com matria espaotemporal. Nem referiremos as especulaes acerca do lugar do purgatrio, que Surez, telogo-mestre jesuta, julgava como verdade certa e de f (Disp. 45, s.1, n.3). O Pe. Congar conta que, em Roma, havia at um museu que recolhia os sinais deixados em paredes ou em tapetes por almas do purgatrio aparecidas, dando conta a msticos e a devotos (certamente de psicologia abalada) acerca dos tormentos do purgatrio. Parece, contudo, que o extinto Santo Ofcio, num momento de lucidez, ordenou o fechamento de semelhante museu de estrias macabras. Nisso, alis, seguia as determinaes do Conclio de Trento que, ao referir-se ao purgatrio, mantm uma moderao, violada perfuntoriamente pelos telogos e escritores espirituais posteriores. A se diz: {...} existe um purgatrio, e as almas a detidas so aliviadas pelos sufrgios dos fiis e pelo santo Sacrifcio do altar. Eis por que o santo Conclio prescreve aos bispos tomar cuidado para que a verdadeira doutrina do purgatrio, recebida dos santos Padres e dos santos Conclios, seja zelosamente pregada em toda parte, e que os cristos sejam instrudos sobre ela, aceitando-a e crendo-a {...}. Probam como escandaloso e ofensivo para os fiis tudo o que se refere pura curiosidade {...}. (DS 983). Como se v, aqui nada se fala de fogo e de outras torturas. Mas apela-se para a comunho dos santos.

3. O purgatrio, uma reflexo teolgica a partir da Bblia


A base bblica do purgatrio foi na histria um permanente ponto de disputa entre catlicos e protestantes. Convm fazer uma reflexo de ordem hermenutica: em vo buscamos uma passagem bblica que fale formalmente do purgatrio. Disso no se segue que no haja qualquer fundamento bblico. Nosso acesso Escritura no como um ateu tambm
3

o pode fazer, utilizando apenas os mtodos da filologia e da historiografia. Os textos devem ser lidos e relidos na atmosfera em que foram escritos: dentro das coordenadas religiosas e de f que eles refletem. A tendncia que os textos atinentes sugere que Deus quer que nos lembremos e rezemos pelos mortos. Que embora invisveis, eles no esto ausentes. Que formamos uma s grande famlia de vivos, uns na peregrinao, outros na ptria, todos louvando a Deus. a usar outra linguagem e dir: existe o corpo mstico de Cristo e a comunho dos santos. exatamente isso que nos ensina o texto mais lcido em 2Mc 12,39-46: Ao sepultar soldados cados em batalha, Judas Macabeu (160 a.C.) encontrou debaixo de suas tnicas pequenos dolos que eles traziam como amuletos, o que era proibido pela Lei. Ento mandou fazer uma coleta em que recolheu a quantia de duas mil dracmas. Enviou-as a Jerusalm para ser empregada num sacrifcio expiatrio. Bela e nobre ao inspirada pela lembrana da Ressurreio! Pois, se no acreditasse que esses soldados mortos ressuscitariam, teria sido coisa suprflua e ridcula orar por defuntos. Alm disso, considerava que est reservada uma bela recompensa queles que adormecem na piedade. Eis por que ele fez esse sacrifcio expiatrio pelos mortos, a fim de que fossem libertados de seus pecados. O texto no faz qualquer aluso ao purgatrio, mas formalmente se refere ressurreio dos mortos. Contudo testemunha a solidariedade entre vivos e mortos e a responsabilidade daqueles por estes, podendo oferecer sacrifcios em vista de sua ressurreio futura. Esse mesmo esprito de comunho com os falecidos notamos em 1Cor 15,29: o fazerse batizar pelos falecidos que no puderam ser batizados. Os textos sinticos de Mt 5,25.26; 12,31-32; Lc 12,59: Tu no sairs do crcere antes de pagar toda a dvida, encontram-se num contexto de parbolas. Visam a um carter mais geral e global do que o purgatrio: antes de vermos o Senhor, devemos nos purificar at o fim. O texto de 1Cor 3,11-15 no fala diretamente do purgatrio. Ocorre, sim, a temtica do fogo. O sentido que mesmo os fiis menos fervorosos podero se salvar. Contudo, tm que passar por uma prova, como se prova a consistncia do ouro, da prata, das pedras preciosas, da madeira, do feno e da palha, fazendo-os passar pelo fogo. Quem suporta o fogo
4

e no consumido por ele, esse se salvar. O fogo, aqui, possui carter puramente figurativo. Eis o texto na ntegra: Ningum pode colocar outro fundamento seno o que est colocado, Jesus Cristo. Se algum constri sobre esse fundamento ser-vindo-se de outro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um aparecer claramente. Com efeito, o dia do Senhor a dar a conhecer, pois se revelar no fog. E o fogo provar a qualidade da obra de cada um. Se a obra construda subsistir, o operrio receber a recompensa. Se porm a obra de algum for consumida, o operrio perder sua recompensa. Ele, contudo, ser salvo, mas como que atravs do fogo. Paulo, em vez de purgatrio, prefere falar em processo de crescimento na perfeio que ele mesmo persegue correndo, sem t-la ainda alcanado (Fl 3,12-16). Outra vez escreve que tem a esperana de que Deus, que comeou a obra boa, tambm a complete at o dia de Jesus Cristo (Fl 1,6) que o dia da grande crise. Ele chama essa perfeio de madureza do varo perfeito e de medida plena da idade de Cristo (Ef 4,13). a partir de tais textos, refletindo teologicamente, que podemos falar de forma responsvel sobre o purgatrio como o processo de amadurecimento cabal a que o homem deve chegar para poder participar de Deus e de Jesus Cristo.

4. O purgatrio como crise-acrisolamento na morte


O purgatrio no um lugar para o qual vamos. A eternidade um outro modo de ser, onde tempo e lugar so abolidos. Purgatrio uma situao humana. Consideramos j a morte como o momento de ciso entre o tempo e a eternidade e simultaneamente o lugar privilegiado da de-ciso derradeira e definitiva do homem. A morte situa o homem na crise mais profunda de sua vida. Crise significa exatamente deciso e juzo, coisa que j explanamos anteriormente. Crise, contudo, no seu sentido mais originrio snscrito (kir ou kri), quer dizer, purificar, purgar e limpar. Em portugus guardamos o sentido primitivo de crise na palavra crisol e acrisolar. Crisol um elemento qumico, usado para decantar o ouro de suas gangas ou acrisolar algum metal de adesivos estranhos. Ora, o homem na morte colocado numa situao de crise, da qual sair totalmente acrisolado, passando ento para o gozo de Deus; ou totalmente empedernido, e se fixar na
5

absoluta frustrao humana, chamada tambm de inferno. Crise-acrisolamento sinnimo de purgatrio para o homem justo, que se encontra na paz com seu Senhor, envolvido e penetrado por sua graa, mas que carrega ainda nas dobras de sua existncia os resqucios do pecado e das imperfeies humanas. Na morte, o homem depara com Deus e com o Senhor ressuscitado. Alegra-se ao sentir-se aceito e amado. Rejubila-se por estar no limiar da absoluta realizao. Mas percebe dobras, obscuridades e distores em seu ser. O confronto com Deus lhe deixa tudo transparente. Deve arrancar-se, sair de si, desenovelar o n de relaes, que ele mesmo, distorcido e embaralhado pelos pecados veniais e pelas marcas que a histria do pecado (embora perdoado) e dos maus hbitos deixaram em sua personalidade. De homo incurvatus deve transformar-se agora totalmente em homo erectus que pode face a face olhar a Deus e entregar-se num abrao eterno. E doloroso ao homem ter que arrancar-se, desfazer, num momento, aquilo que a vida inteira criou em distores e enovelamentos. Ele deve abrir-se totalmente, desabrochar de inteiro e esvaziar-se totalmente para ser o receptculo pleno para a comunicao de Deus e de Jesus Cristo ressuscitado. Nessa hora o homem deve se entregar totalmente. A morte significa exatamente a total entrega e despojamento do homem. Rompem-se todas as seguranas. Ele deve se abandonar a Deus. Vista assim, a morte o dom maior que o homem pode oferecer. Por isso ela constitui a forma mais sublime de amor, total e perfeito. Nesse perder-se reside o salvar-se. Quem procura guardar sua vida, perd-la-. Quem, porm, a perder, conserv-la- (Lc 17,33). Se a semente no morrer no pode viver e produzir frutos. Nesse processo de entrega filial e amorosa, o homem entra em luta com seu egosmo e com as seguranas que sua vida construiu. Por isso, o purgatrio, como processo de desabrochamento do homem, pode ser mais ou menos prolongado, conforme cada qual. Quando tiver enfim madurado, conhece ento a sorte das espigas generosas do trigo bom: ser segado e recolhido para a manso do Senhor. Passou j pelo purgatrio. Pode ouvir aquelas ridentes palavras: timo, servo bom e fiel. Entra no gozo de teu Senhor (Mt 25,21). Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino preparado para vs desde a criao do mundo (Mt 25,34).

5. As felizes almas do purgatrio


6

Da exposio, assim parece-nos, resulta uma desdramatizao notvel do eventopurgatrio. O pensamento do purgatrio mais prprio a nos confortar que nos atemorizar. Os sofrimentos no processo de acrisolamento no podem ser comparados com a alegria indizvel que o homem no purgatrio vive ao saber-se e sentir-se salvo e quase na posse plena de sua total personalizao em Deus. Da pde a maior teloga sobre o purgatrio Santa Catarina de Gnova (1447-1510) escrever: Eu no creio que depois da felicidade do cu possa haver outra felicidade que se possa comparar com aquela das almas do purgatrio {...} Este estado deveria ser antes ansiado que temido, pois as chamas da so chamas de indizvel saudade e amor (p. 45-46). Chamar as almas do purgatrio de pobres alminhas pode significar nossa preocupao por elas, mas no exprime de forma nenhuma seu verdadeiro estado. Antes, exprime o nosso de peregrinos nos descaminhos da vida.

6. As nossas oraes pelos homens no estado de purgatrio


Situando o purgatrio na morte, no momento de deciso e de radical crise acrisoladora, algum poderia perguntar: Tem ainda sentido e valor rezarmos pelos falecidos? No stimo e no trigsimo dia? Eles j no passaram pelo purgatrio, porquanto ele se verifica no momento de passagem deste para o novo mundo? A resposta simples: tem sentido rezarmos pelos mortos do purgatrio. No que ns tenhamos poder sobre eles no sentido de eximi-los de seu processo de acrisolamento. Ns podemos pedir a Deus que Ele acelere o processo de amadurecimento, que leve o homem a se deixar penetrar pela graa divina at chegar ao ponto de hominizao divinizadora que lhe corresponde. E Deus est na eternidade: Ele v como presente nossa orao futura ou mesmo passada. Pode por isso, por nossa intercesso, auto-comunicar-se amorosamente ao homem na situao de crise. No ao esforo exclusivo do homem que se deve a consecuo de sua completa revelao e da superao das ltimas sobras da alienao humana. Mas antes de tudo, obra graciosa de Deus e auxlio de todo o corpo mstico de Cristo que permitem a abertura do homem. O Pe. Congar dizia com razo: no purgatrio seremos todos msticos isto , todos seremos penetrados pelo ardente e purificador amor de Deus que acender nosso amor para o derradeiro encontro. Assim, como o pecado pessoal se insere num mundo de pecado, que possibilita a criao de laos de pecado com outros homens, de forma semelhante, na redeno e purificao de cada homem, participaro todos os justos. Cu e terra esto

presentes com suas preces para que o homem na crise derradeira vena e deixe aflorar em si a eterna primavera e juventude de Deus.

7. J podemos antecipar aqui na terra o purgatrio


Se purgatrio o termo de um longo processo de maturao e crescimento purificador, ento ele j se inicia aqui na terra. As dores, as frustraes e os dramas existenciais, pelos quais o homem no raro tem que passar, podem pelo homem prudente ser confiscados como alto valor de interiorizao e purificao. Ento o homem pode abrir-se, afastar obstculos que o impediam de mergulhar no corao da vida. As mscaras caem e vigora a autenticidade transparente da conscincia. H situaes em que o homem envolvido em profundas crises que lhe destroem o universo de compreenso e lhe enuviam o horizonte onde brilham as estrelas norteadoras de sua vida. O sentido some. A solido se faz macabra. O cho debaixo dos ps se torna movedio. Todos os esteios humanos dos entes queridos e dos amigos se cindiram. O homem talvez comece a compreender o que Isaas, de prpria experincia, testemunhava: se no tiverdes f, perdereis todos o cho debaixo dos ps (7,7). Em situaes assim pode-se sucumbir e ir at a apatia e ao desespero. Mas oferece-se tambm uma chance e se lana um desafio: o homem pode aceitar a crise. Deixar que ele aja como um crisol doloroso. Deixar desmontar todos os orgulhos e vaidades inconfessveis do corao que com belas palavras e aforismos religiosos, s vezes, consciente ou inconscientemente, encobrimos ou legitimamos. Deixar fazer vazio dentro de si, sem considerao de boa-fama, de honra, da impresso que tudo isso poderia causar nos outros. Simplesmente viver, mesmo na latncia sem-nome do sentido, o que a crise e a vida trouxeram. Se o homem fizer tudo isso e no tiver desesperado, ento ter passado pela escola de Deus e por sua clnica: ele comea crescer onde se atrofiaram rgos. Abrem-se horizontes onde nascem, rutilantes, novas estrelas. Ele pode ser recriado a partir de seu nada e ser moldado como um homem mais rico e mais aberto para a comunho, para a compreenso e para a vivncia do mistrio do ser e do nada, da graa e do pecado, de Deus e de sua autocomunicao em Jesus Cristo.

Tudo depende de como nos comportamos diante das crises, que se contam entre a normalidade da vida: podem nos acrisolar ou podem nos consumir. Podem nos fazer antecipar o purgatrio e fazer que o nosso n de relaes se abra mais e mais para todas as direes at penetrar na dimenso de Deus. Os santos e os msticos chegaram em vida a tal grau de acrisolamento que sua morte foi apenas ciso do tempo para a eternidade. Passaram da vida para a plenitude sem a vivncia dolorosa e purificante da crise final. Sobre seu completo vazio e sobre seu nada se pronunciou a Palavra criadora de Deus, como na primeira manh do Gnesis: emergiram como novos Ades, imagem e semelhana de Deus e de seu Filho e nosso Irmo Jesus Cristo. Ora, isso no um privilgio e uma exclusividade para os santos e os msticos. Mas uma chance oferecida a todos que quiserem crescer. Ao rezarmos pelos homens em estado de purgatrio, em vez de oferecermos tantas expiaes e indulgncias (o que no excludo), deveramos, segundo as ideias expostas acima, rezar: Senhor, concedei, aos que esto morrendo e se decidindo para Vs, a graa de um rpido amadurecimento humano e divino para que, acrisolados, possam desabrochar totalmente em Vs.

******

You might also like