You are on page 1of 11

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

AULA 3 SEXO E GNERO Gnero Meta da aula Apresentar as contribuies de alguns autores para as discusses sobre as diferenas de gnero, enfatizando alguns dos principais debates sobre o tema e apresentando os autores que obtiveram maior destaque ao longo do sculo XX. Objetivos Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: 1. reconhecer a diferena entre os conceitos de sexo e gnero; 2. identificar a perspectiva adotada pelos cientistas sociais para a explicao das diferenas entre os gneros. INTRODUO As diferenas entre homens e mulheres comumente so justificadas com argumentos de cunho biolgico. Desse modo, comum pensar que homens e mulheres reagem de distintas maneiras a um mesmo acontecimento pelo simples fato de pertencerem a um sexo ou a outro. Meninos brincam de carrinho, jogam futebol, soltam pipa e brincam de bola de gude. Homens so quietos, fechados, pouco afetivos e, como aprendemos desde criana, eles no choram. As meninas, por sua vez, brincam de casinha, divertem-se com suas bonecas e com estojos de maquiagem infantil. As mulheres so falantes, expressivas, sentimentais, delicadas e choram toa.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Todas essas imagens constituem esteretipos de masculinidade e feminilidade que ouvimos desde nossa mais tenra infncia. So modelos que constituem parte importante daquilo que aprendemos em nosso processo de socializao sobre o que ser homem e o que ser mulher.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Assim, passamos a entender que os comportamentos de homens e mulheres so influenciados pelas diferenas biolgicas, ou seja, pelas diferenas entre os sexos. Um homem, por ser homem, se comportar de um determinado modo, certamente diferente de uma mulher, pois ela, por ser mulher, se comportar de outra maneira. Nesta aula, veremos como essa naturalizao das diferenas entre os comportamentos de homens e mulheres complexa. Mostraremos, ento, algumas das diversas possibilidades de masculinidades e feminilidades apresentadas em diferentes contextos sociolgicos para, assim, discutir as diferenas entre sexo e gnero, debatendo ento a complexidade destas questes. Sexo e gnero Em 1935, Margaret Mead publicou um livro que causaria grande impacto nos meios acadmicos e transcenderia os muros universitrios, projetando os debates sobre os papis sexuais. Sex and Temperament in Three Primitive

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Societies foi o ttulo original da obra que, no Brasil, veio a ser traduzida apenas como Sexo e temperamento, sem mencionar no ttulo a comparao feita entre os comportamentos de trs diferentes sociedades em relao ao temperamento de homens e mulheres.

A proposta, segundo Mead, era o estudo do condicionamento das personalidades sociais dos dois sexos (1969, p.9). Em outras palavras, podemos dizer que Margaret Mead estava interessada em saber como uma sociedade poderia moldar os comportamentos de homens e mulheres, o que significa dizer que os comportamentos de homens e mulheres podem variar de acordo com seu contexto social. Se a distino entre homens e mulheres permanece apesar das diferenas culturais entre diversas sociedades, isso significa dizer que modelos de comportamento masculinos e femininos, que variam em virtude dos contextos sociais, expressam que as diferenas entre tais comportamentos possuem, mais que um determinante biolgico, uma forte influncia do meio cultural.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

O que a antroploga ressalta a influncia da cultura sobre os padres de comportamento. Homens e mulheres, nesse sentido, comportam-se e reagem de diferentes maneiras aos estmulos que recebem no simplesmente por sua estrutura biolgica, mas em grande parte, ao menos, isso resultado do modo como aprenderam socialmente que homens e mulheres devem reagir e se comportar. Os modelos ideais so culturalmente formulados. Desse modo, aprendemos desde cedo como comportam-se meninos e meninas em nossa cultura e temos a indicao de quais os modos de comportamento adequado para homens e mulheres. Nesse sentido, o que pode ser um comportamento masculino tpico em uma dada sociedade, em outra, pode representar algo caracteristicamente feminino. Aqui, procurando reconhecidamente alguma luz sobre a questo das diferenas sexuais, encontrei trs tribos, todas convenientemente situadas dentro de uma rea de cem milhas. Numa delas, homens e mulheres agiam como esperamos que as mulheres ajam: de um suave modo parental e sensvel; na segunda, ambos agiam como esperamos que os homens ajam: com bravia iniciativa; e na terceira, os homens agem segundo o nosso esteretipo para as mulheres, so fingidos, usam cachos e vo s compras, enquanto as mulheres so enrgicas, administradoras, parceiros desadornados (1969, p.10). O que podemos notar a partir disso que h uma forte influncia de aspectos sociais sobre aquilo que comumente pensado como o resultado de estruturas biolgicas. No se trata, obviamente, de dizer que no h diferenas entre ambos os sexos, mas sim de ressaltar a influncia social sobre os modos de comportamentos de homens e mulheres. Desse modo, aquilo que antes era pensado como um determinismo biolgico passa a ser observado como o resultado de influncias culturais. Temos aqui, enfim, a distino entre sexo e gnero. As pessoas nascem pertencendo a um dos sexos, mas elas s passam a pertencer ao gnero masculino ou feminino atravs de um processo de aprendizado, ou seja, de socializao. O sexo,

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

neste sentido, um conceito biolgico, ao passo que o gnero um conceito que enfatiza os aspectos socioculturais, sendo, portanto, sociolgico. Poltica e Gnero Ao longo da dcada de 1960, houve uma ascenso do movimento feminista, assim como um considervel acrscimo do nmero de mulheres no ensino superior, que passaram a atuar profissionalmente em reas at ento primordialmente masculinas. Esse processo conduziu a um crescente questionamento sobre o lugar e o papel da mulher na sociedade. Tratava-se da constituio do feminismo, sendo este entendido como: (...) um movimento destinado no somente a melhorar a condio feminina e, notadamente, a torn-la mais justa ao lutar contra as desigualdades entre os gneros nos domnios da cidadania (direito ao voto), da participao poltica (paridade), dos estudos (acesso ao ensino superior), do trabalho (ao trabalho igual, um salrio igual), etc., de maneira que o movimento esteve orientado pela busca de uma maior igualdade entre as classes e de uma maior justia social, mas, sobretudo, precisamente, a fazer surgir na esfera pblica o feminino at ento excludo, enquanto tal, e a partir da a modificar radicalmente as fronteiras do poltico (BOLTANSKI, 2004, p. 220). O movimento feminista alcanou seu pice entre as dcadas de 1960 e 1970, sobretudo na Frana, onde se destacava a figura de Simone de Beauvoir (1908-1986). Esposa de Jean Paul Sartre, o influente filsofo existencialista francs, Simone de Beauvoir escreveu romances e tambm ensaios de cunho poltico, como o livro O segundo sexo (1949), que obteve grande repercusso na Europa e tambm na Amrica. Nesta obra, ela detalhadamente argumenta e ilustra como uma pessoa no nasce mulher, mas torna-se mulher. Era a exaltao dos aspectos sociais que criavam as diferenas entre os sexos, apontando para a necessidade de reconhecer o carter cultural de tais diferenas de modo a reduzir as desigualdades de oportunidades disponveis para homens e mulheres.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Eram destacadas, assim, as desigualdades entre homens e mulheres. Enquanto aos homens cabia o trabalho fora de casa, a participao na vida econmica e poltica, s mulheres restavam os afazeres domsticos, os cuidados com as crianas e com a famlia.

Desse modo, a obra de Simone de Beauvoir e tambm sua atuao poltica foram de grande impacto na constituio e fortalecimento do que chamamos de movimento feminista, bem como nas conquistas feministas no que diz respeito ao igual acesso s oportunidades e tambm aos direitos: ao voto, ao estudo e ao exerccio de profisses, atuao na vida poltica, a salrios iguais aos dos homens etc.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Ao longo das dcadas de 1970 e 1980, os modelos de pensamento marxista, baseados nas ideias de poder e de explorao de uns por outros, foram transplantados para os estudos de gnero e ali obtiveram grande aceitao. O resultado disso foi (RAPPORT; OVERING, 2005, p. 145) uma tendncia a universalizar as relaes de gnero tomadas de referncia no Ocidente, o que era de grande importncia para combater as desigualdades entre homens e mulheres, mas que impunha dificuldades na percepo das relaes de gnero e de seus significados entre outros povos. Por mais de uma dcada a generalizao mais comum foi aquela onde a mulher era universalmente dominada, e onde em todos os lugares os homens tendiam a ter mais prestgio que elas (idem).

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Desse modo, ao definir as relaes de gnero como desigualdades sociais, os estudos sobre gnero passaram a ser tratados predominantemente como estudos sobre assimetria de poder e de oportunidades. Como exemplo dessa vertente, vemos o livro A dominao masculina, do socilogo Pierre Bourdieu, onde se busca o entendimento das fontes e da permanncia da dominao masculina sobre as mulheres. Alm disso, um outro argumento que se tornou corrente nos estudos de gnero foi aquele desenvolvido pela antroploga Sherry Ortner, segundo o qual a falta de prestgio feminino com relao aos homens e sua situao de submisso se devem s suas capacidades reprodutivas, que as relacionam com aspectos da natureza, das emoes, do ambiente domstico, do privado e do familiar, ao passo que os homens ficam associados cultura, razo e vida pblica (ORTNER, 1979; RAPPORT; OVERING; 2005, p. 145). Embora tais ideias fossem de grande valia para reduzir a misoginia ocidental, elas claramente obscureciam a anlise das relaes de gnero em outros contextos sociais. Toda e qualquer relao de gnero j era previamente pensada como uma relao de poder, onde os homens dominavam as mulheres. Desse modo, fechava- se a possibilidade de entrever relaes de gnero de outra natureza, onde a dominao e o poder no fossem as questes centrais. Foi essa a crtica elaborada pela antroploga inglesa Marilyn Strathern ao publicar, em 1988, O gnero da ddiva (The Gender of the Gift). O que a autora apresenta uma nova abordagem sobre as relaes de gnero sobre os povos melansios da Papua-Nova Guin. A dominao masculina, de acordo com Strathern, tende a ocorrer nesse contexto cultural nos atos de excesso dos homens, envolvendo frequentemente aes violentas, mas no caracterizando algo semelhante ao que ocorre no Ocidente, onde a dominao se manifesta por outros meios alm da violncia, como o prestgio e a submisso simblica. Homens e mulheres, entre os melansios estudados por Strathern, no so pensados como indivduos, ou seja, como seres atomizados e isolados uns dos outros. Cada sujeito entendido como uma entidade mltipla, como um ser

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

que se construiu atravs das relaes que teve com outros seres, sejam estes outros do outro sexo ou do mesmo. Assim, a autora fala de divduos ao invs de indivduos, ressaltando desse modo como cada sujeito se v como o resultado de um processo de contatos e no como algo isolado e independente do todo. Seguindo esta linha de raciocnio, a vida domstica e a poltica no so percebidas como setores hierarquicamente distintos na vida social. Ao invs disso, so facetas interrelacionadas na medida em que o trabalho que as mulheres realizam no ambiente domstico orientado para as trocas que seus maridos faro na esfera pblica, ou seja, na vida poltica. Do mesmo modo, as trocas dos homens so pautadas pelos interesses domsticos de suas esposas. Os preceitos feministas que viam a vida poltica como algo merecedor de mais prestgio do que a esfera domstica conduziam, assim, a uma viso j prfabricada das relaes, onde os homens se apropriavam dos trabalhos de suas esposas subservientes. esta perspectiva que Strathern mostra no se confirmar em seu estudo, pois, segundo ela, os homens e as mulheres melansias se veem como o resultado de um processo de contatos, em que os atos de um tm efeitos sobre o outro e vice-versa, o que no permite falar, ento, de dominao ou subordinao (STRATHERN, 2006, p. 472). Nesse sentido, aquilo que no Ocidente apresenta-se como uma relao de dominao e subordinao, entre os melansios ganha uma outra tonalidade e, por isso, Marilyn Strathern critica os estudos feministas, que viram na Melansia apenas mais uma confirmao das relaes de dominao de homens sobre mulheres, sem prestar a devida ateno nas interpretaes nativas sobre tais relaes.

CONCLUSO Homens e mulheres possuem diferenas anatmicas, portanto, biolgicas. Isso, todavia, no significa que seus comportamentos sejam determinados por sua natureza de homem ou de mulher. As influncias de cada cultura sobre a

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

forma de ser homem ou mulher destacam-se quando podemos observar distintos contextos, onde os imperativos culturais moldam diferentes tipos de masculinidades e feminilidades em sociedades distintas. Desse modo, evidencia-se o carter cultural presente na construo dos papis de homens e mulheres. Isso permite pensar que, por no se tratar de uma questo determinada pela natureza, mas sim por fatores socioculturais, possvel, ento, alterar as configuraes das relaes de gnero, buscando estabelecer modelos onde sejam reduzidas as desigualdades de oportunidades e de participao na vida social, para que tanto homens quanto mulheres possam vir a desfrutar de uma cidadania plena.

You might also like