You are on page 1of 12

IMPRENSA E POLTICA: Jornais como fontes e objetos de pesquisa para estudos sobre abolio da escravido Simone da Silva Bezerrill1

A partir das ltimas dcadas do sculo XX comeou a haver um debate acerca do uso de jornais como fontes de pesquisa para a escrita da histria. At ento, os peridicos foram excludos da historiografia devido serem considerados representantes de ideologias e interesses polticos. No decorrer da dcada de 1970, segundo Tania Regina de Luca (2008), ainda existia uma relutncia em escrever a histria tendo os impressos como fontes, embora j houvesse um entendimento acerca de sua importncia. Com a ampliao do campo de atuao do historiador, mediante o surgimento de novas temticas e devido alterao da concepo de documento histrico, passou-se a privilegiar outras fontes, dentre as quais se destacam: os jornais e os dados estatsticos. Essa inovao, que comeara com a Escola dos Annales, foi se expandido ao longo do sculo XX, em virtude das transformaes tericas que se processaram no campo do conhecimento histrico. Mas, vale salientar, de acordo com os estudos de Tania Regina de Luca, que a crtica feita, ainda em 1930, pelos Annales, no implicou o reconhecimento imediato das potencialidades da imprensa, que continuou relegada a uma espcie de limbo (2005, p.112). Em relao ao processo de expanso do campo temtico do historiador, diz a historiadora:
A face mais evidente do processo de alargamento do campo de preocupao dos historiadores foi a renovao temtica, imediatamente perceptvel pelo ttulo das pesquisas, que incluam o inconsciente, o mito, as mentalidades, as prticas culinrias, o corpo, as festas, os filmes, os jovens e as crianas, as mulheres, aspectos do cotidiano, enfim uma mirade de questes antes ausentes do territrio da Histria. Outras menos visveis, apesar de talvez mais profundos, apontavam para a passagem de um paradigma em que a anlise macroeconmica era primordial para uma Histria que focaliza os sistemas culturais, a fragmentao da disciplina, o esmaecer do projeto de uma Histria total e o interesse crescente pelo episdio e pelas diferenas (LUCA, 2005, p. 113).
1

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Histria e Cultura Histrica, pela Universidade Federal da Paraba.

No Brasil, muitos trabalhos foram realizados tendo os impressos como base da pesquisa, porm essa produtividade ainda no atingiu um nmero expressivo. Dentre alguns estudos relevantes, escritos na dcada de 1970, que privilegiaram os peridicos como fontes de pesquisa para o entendimento sciopoltico, como lembra Tania Regina de Luca, destacam-se: O bravo matutino, de Maria Helena Capelato e Maria Ligia Prado e O Estado de S. Paulo, Correio Paulistano e Dirio Nacional, obra de Vavy Pacheco Borges. O presente artigo tem o objetivo de vislumbrar os jornais como fontes fundamentais para os historiadores, assim como elevar os impressos categoria de objeto de estudo da prpria histria. inegvel a importncia dos peridicos para o enriquecimento historiogrfico, j que atravs da imprensa pode-se entender, melhor, determinados comportamentos e prticas de uma dada sociedade. Os jornais do incio do sculo XX so fontes riqussimas para o estudo dos novos costumes e dos novos espaos de sociabilizao, advindos com o incremento urbano do Brasil. Por exemplo, atravs dos anncios publicitrios pde-se constatar, dentre outras, as influncias francesas no modo de vestir e o prprio desenvolvimento urbano das cidades. Alis, esse sculo viu nascer a imprensa capitalista, financiada pelos empresrios, no lugar da artesanal.
O mundo do trabalho industrial no pode ser dissociada das cidades e do processo de urbanizao, com os quais guarda a mais estrita vinculao. Os estudos sobre o urbano constituram-se em importante campo temtico da pesquisa histrica. As transformaes conhecidas por algumas capitais brasileiras nas dcadas iniciais do sculo XX foram, em vrias investigaes, perscrutadas por intermdio da imprensa (LUCA, 2005, p. 120).

Devido ostentarem a tarefa de representar a sociedade na qual esto inseridos, os peridicos se tornaram fontes fundamentais para os estudos de temticas diversas, que tiveram grande visibilidade histrica graas permanncia de suas memrias nas pginas dos jornais. A exemplos, podemos citar: o processo de imigrao no Brasil, ocorrido no final do sculo XIX e incio do XX; o trabalho industrial e a prpria histria do movimento operrio, que, na maioria das vezes, foi representada por uma pequena imprensa de militncia.
Dados acerca das formas de associao e composio do operariado, correntes ideolgicas e cises internas, greves, mobilizaes e conflitos, condies de vida e trabalho, represso e relacionamento com empregadores e poderes estabelecidos, intercmbios entre lideranas nacionais e internacionais, enfim, respostas para as mais diversas questes acerca dos segmentos militantes puderam ser encontradas

3
nas pginas de jornais, panfletos e revistas, que se constituam em instrumento essencial de politizao e arregimentao (LUCA, 2005, p.119).

Tania Regina de Luca ainda chama a ateno sobre a importncia dos jornais para a possibilidade do estudo de outros eixos temticos que proporcionaram a variao e ampliao das abordagens historiogrficas, como a viso acerca do papel feminino em determinada poca, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do estudo de gnero. Esse alargamento do campo de pesquisa se deu graas capacidade dos impressos de reunir em suas pginas diversos espaos, ou seja, editorias variadas de representao social. Portanto, como vem sendo demonstrado, a imprensa, particularmente a impressa, tem propiciado no apenas o alargamento das fontes do historiador, mas principalmente a possibilidade de verificar e conhecer, dentre outros, as transformaes das prticas culturais, os comportamentos sociais de uma referida poca, as manifestaes ideolgicos de certos grupos, a representao de determinadas classes e a visibilidade dos gneros. A dimenso representativa da imprensa, ou seja, sua legitimao em representar os acontecimentos ocorridos na sociedade, assim como de reconstruir os fenmenos culturais e os esteretipos sociais, fazem dos jornais um potencializador e guardador de memrias locais ou mesmo nacionais.
O papel desempenhado por jornais e revistas em regimes autoritrios, como o Estado Novo e a ditadura militar, seja na condio difusor de propaganda poltica favorvel ao regime ou espao que abrigou formas sutis de contestao, resistncia e mesmo projetos alternativos, tem encontrado eco nas preocupaes contemporneas, inspiradas na renovao da abordagem do poltico (LUCA, 2005, p.129).

No que diz respeito temtica poltica, as fontes impressas se destacam e ganham dinamismo devido serem os jornais um suporte que mantm uma ligao direta com os poderes representativos, ao registrar e traduzir, diariamente, os acontecimentos e as mudanas ocorridas no cenrio poltico. As renovaes no estudo da Histria poltica, por sua vez, no poderiam dispensar a imprensa, que cotidianamente registra cada lance dos embates na arena do poder (LUCA, 2005, p.128). Como podemos perceber, as fontes peridicas nos permite uma infinidade de abordagens. Alm disso, o desenvolvimento da imprensa no Brasil traduz a prpria evoluo da tecnologia, pois a confeco dos jornais partiu dos meios mais simples de mecanizao para os mais sofisticados, como os processos de digitalizao. Em relao a esse assunto, diz Tania Regina de Luca que:

Nas pginas dos exemplares inscreve-se a prpria histria grfica , dos prelos simples s velozes rotativas at a impresso eletrnica. O mesmo poderia ser dito em relao ao percurso das imagens, que se insinua de forma tmida nos traos dos caricaturistas e desenhistas e chega a aambarcar o espao da escrita com a fotografia e o fotojornalismo. Pginas amarelecidas que tambm trazem as marcas do processo de trabalho que juntou mquinas, tintas, papel, texto e iconografia, fruto da paciente ordenao do paginador e da composio manual e caprichosa de cada linha do texto pelo tipgrafo, passando pelos geis operadores das linotipos e, agora, pelos meios digitais (LUCA, 2005, p.132).

No entanto, ao analisarmos os mais variados componentes dos jornais, devemos levar em conta que o jornalismo trata-se de uma atividade de cunho poltico-ideolgico influenciado pelo seu meio social e histrico. Isso significa dizer que no existe neutralidade no jornalismo, j que esse setor condicionado por fatores externos (culturais, sociais, polticos, econmicos) e internos (questo de organizao e de adequao equipe que compem a redao).
O jornalismo, via de regra, atua junto com grandes foras econmicas e sociais: um conglomerado jornalstico raramente fala sozinho. Ele ao mesmo tempo a voz de outros conglomerados econmicos ou grupos polticos que querem dar suas opinies subjetivas e particularistas o foro de objetividade (MARCONDES FILHO, 1989, p. 11).

Devemos ressaltar tambm que so os jornalistas quem decidem o que so ou no notcias, diante da amplitude do nmero de acontecimentos. Esse um processo implica em uma seleo de acordo com os prprios critrios jornalsticos, que, por sua vez, so determinadas pela ideologia poltica seguida pela empresa. Alm dessa seleo, existe a angulao ou abordagem que conferida a cada matria. Est presente no enfoque da notcia a dimenso que se quer atribuir a um determinado caso. Mas, tambm em funo da maior ou menor previsibilidade que um fato adquire o estatuto de acontecimento. Quanto menos previsvel for, mais probabilidade ter de ser notcia. E de um universo vasto, apenas alguns chegam condio de notcia (MIOTTO, 2003, p.54). J para Ciro Marcondes Filho, torna-se notcia aquilo que anormal, mas cuja anormalidade interessa aos jornais como porta-vozes de correntes polticas (1989, p.13). Nesta direo, ressalta o autor que:
Os jornais so como pontas de icebergs, que no nvel externo representam a democracia formal, na qual todos seriam iguais, e, no fundo, escondem o poder poltico ou econmico que os sustenta, que incomparavelmente diferenciado de um jornal para outro em relao ao seu tamanho e importncia (1989, p. 13).

Essas ocorrncias nos confirmam que no jornalismo no existe espao para a imparcialidade, a no ser pela composio da linguagem (lead), e que algumas matrias, principalmente as de cunho poltico, so fragmentadas e distorcidas de acordo com o interesse da linha editorial do jornal.
No cotidiano jornalstico, o termo imparcialidade utilizado como propaganda por todos os veculos de comunicao que desejam passar a idia de credibilidade aos seus consumidores. Entretanto, a imprensa constituda por pessoas que, como bem disse um dos entrevistados, so seres pulsantes, tm paixes e desejos, portanto, parciais (CIRINO, 2004, p. 26).

Ao partirmos para o entendimento do conceito de notcia, seguiremos a teoria que a defende como uma reconstruo da realidade, no como um espelho do espao pblico. Isso porque a notcia no implica no fato em si, mas em uma abordagem, em um relato daquilo que ocorreu. Existe, portanto, uma limitao simblica, mas isso no quer dizer que o que estaria sendo relatado no seja verdade, pois isso vai depender da concepo subjetiva de cada um. Determinado fato pode ser analisado e interpretado de vrias maneiras, de acordo com o ngulo de quem o ver.
preciso perceber que a notcia no espelho do fato, porque muitas crticas s distores da imprensa popular so pertinentes do ponto de vista tico, mas transmitem a idia de que possvel uma notcia lmpida que faa os fatos transparecerem tal como aconteceram. As notcias reconstroem os acontecimentos por intermdio da linguagem e so redigidas com base em formas narrativas, smbolos, esteretipos, frases feitas, metforas e imagens, e interpeladas por constrangimentos organizacionais, presses polticas e econmicas, entre outros (AMARAL, 2003, p.71)

Por seu turno, para Gaspar Bianor Miotto, as fontes dos jornalistas devem ter responsabilidades ticas, assim como o profissional da notcia tem por obrigao narrar o acontecimento com possvel iseno, para que o destinatrio tenha elementos reais para julgar o que ocorre (2003, p.53). O autor ainda relata que quando se vai escrever sobre algum assunto ou fato, que no presenciou, o que dever buscar uma aproximao da verdade, j que no existe verdade absoluta, e isso apenas ser possvel por meio da diversificao das fontes entrevistadas. J Ciro Marcondes Filho atribui notcia um aspecto mercadolgico. Para o autor, notcia a informao transformada em mercadoria com todos os apelos estticos, emocionais e sensacionais; para isso a informao sofre um tratamento que a adapta s normas mercadolgicas de generalizao, padronizao, simplificao e negao do subjetivo (1989, p. 13). A idia de notcia defendida por Marcondes Filho implica numa concepo de jornalismo que estimula a passividade dos leitores. Para ele, esse comportamento da imprensa est

6 intrinsecamente relacionado aos interesses polticos, objetivando incutir na sociedade um sentimento de acomodao. Essa tendncia se contrape a ideia de jornalismo agitador, mobilizador das causas sociais e da imprensa como rgo de veiculao de notcias de interesse pblico. Diante disso, podemos afirmar que ao jornalismo competem vrias funes e ao seu estudo diversas abordagens, pois o jornal enquanto suporte de comunicao de massa pode ser entendido como espao de representao social. J o jornalismo, enquanto atividade ideolgica, pode adquirir dimenses diferenciadas, dependendo do interesse polticoeconmico que se faz presente, podendo atuar como legitimador ou contestador de uma dada conjuntura. Desse modo, a notcia , acima de tudo, um bem simblico, e, como tal, repleto de significados. O historiador Edward Hallet Carr (1985) diz, no livro Que histria, que para entendermos os posicionamentos de um historiador necessrio conhecermos o meio social e histrico no qual ele est inserido. No caso do jornalista, alm de tudo isso, fundamental saber para que empresa ele trabalha, e que ideologia poltica seguida por ela. Assim, necessrio saber a histria dos prprios jornais, as posies polticas de seus donos, a linha editorial adotada, o perfil dos patrocinadores e a que grupos polticos e econmicos esto vinculados antes de eleg-los como objetos de pesquisa. Devemos lembrar que os jornais antes de se constituir em objeto de pesquisa, refletem, no desenvolvimento de sua prpria histria, toda uma transformao tecnolgica e scio-cultural. Alm disso, os impressos so instrumentos dotados de ideologias, e por estarem em constante dinamismo com as esferas polticas e sociais fazem do jornalismo um agente ativo na configurao dos rumos tomados pela sociedade. Os jornais do sculo XIX, quando surgiu a imprensa no Brasil, eram escritos por intelectuais e marcados por uma linguagem literria, se constitudo, sobretudo, como espaos de discursos polticos. Alis, neste perodo, se consolidaram alguns jornais de influncia local, em geral ligados a famlias oligrquicas (MIGUEL, 2002, p.29). Segundo os escritos de Jos Leal (1979), mais de cinquenta jornais circularam na provncia da Parahyba durante o perodo monrquico, sendo a maioria deles originrios da Capital, e, praticamente, todos caracterizados por uma orientao partidria. Na segunda metade do sculo em questo, uma efervescncia jornalstica, defendendo causas polticas, se fez presente na provncia. Alm de se constiturem em fontes riquissmas para o pesquisador, os jornais tambm podem ser vislumbrados como agentes da prpria histria. impossvel no relacionarmos a histria da imprensa no Brasil s transformaes polticas e sociais verificadas no pas do decorrer do tempo. Essa constatao pode ser melhor entendida a partir dos escritos das historiadores Ana Luiza

7 Martins e Tania Regina de Luca, que abordam os jornais como fontes de reconstruo do passado e como agentes ativos na configurao da histria do Brasil. A partir de uma perspectiva histrica da imprensa, Ana Luiza Martins evidencia a importncia da campanha abolicionista iniciada pela imprensa. A cada linha de atuao, emancipacionista ou abolicionista, e a cada sociedade libertadora ou clube abolicionista, ensaiou-se e/ou editou-se um jornal(2008, p.75). Ela ainda ressalta que a criao do Partido Republicano, juntamente com a fundao do Jornal A Repblica, demarcaram uma intensa utilizao da imprensa em prol da propaganda pela causa republicana. Ao abordar a imprensa como esfera atuante na sociedade da segunda metade do sculo XIX, objetiva-se entender como os jornais paraibanos aderiram campanha abolicionista e de que forma teriam contribudo para o processo de abolio da escravido. Dos 12 jornais que datam a partir da dcada de 1880 existentes no acervo do Instituo Histrico e Geogrfico Paraibano (IHGP), quatro foram pesquisados na construo deste artigo, sobretudo, devido apresentarem melhor estado de conservao e possibilidade de manuseio. So eles: O Publicador2 (1885), O Emancipador3 (1883), O Areiense4 (1888) e Arauto Parahybano5 (1888). Nos peridicos examinados, podemos constatar que havia uma inclinao ideolgica em favor da abolio dos escravos no Brasil. Atravs de editoriais ou artigos, os impressos em questo, que tinham sede na Capital paraibana, exceto O Areiense, contriburam para a formao de uma opinio pblica favorvel libertao dos escravos. A abordagem de que a existncia do cativeiro era uma condio de vergonha e atraso para o Brasil foi frenquetemente veiculada pelos impressos a partir de 1880, dcada em que se concentra a presente pesquisa. Em editorial publicado no semanal O Emancipador, no dia 28 de junho de 1883, versava a opinio do peridico sobre a temtica escravido. Na primeira pgina ressaltava-se que: A escravido, estado desgraado e aviltrante, faz a vergonha e o atraso e concorre para a corrupo dos povos que a admite.

Um dos jornais mais longevos da Paraba Imperial. Seu primeiro exemplar circulou em 1862, tendo sido publicado at 1886. 3 Fundado pelo padre Joo do Rego Moura. 4 Comeou a circular em 1887, com sede na cidade de Areia. 5 Peridico abolicionista. Dezesseis exemplares deste jornal esto disponveis no IHGP, com datas a partir de 1888. Este peridico se denominava como Litterario, Noticioso e Abolicionista. Depois da abolio passa a tratar de temas diversos.

8 Com esta publicao, o jornal objetivava convencer a sociedade de que o sistema escravista deveria ser eliminado no Brasil. Em outra edio do mesmo impresso, no dia 7 de julho de 1883, aparece a notcia intitulada Nova sociedade abolicionista de parahybanos, que enfocava o seguinte: A propaganda abolicionista caminha a cada dia, pode-se assim dizer, organiso-se novas negociaes em todos os pontos do Imperio [...] O sentimento abolicionista nasceu no corao dos brasileiros. A escravido foi uma temtica presente em todo o jornal O Emancipador, no apenas em editoriais ou artigos como tambm no noticirio, que abordava sobre qualquer tipo de evento ou manifesto favorvel abolio. Como exemplo, ainda na edio do dia 7 de julho, o referido impresso veiculou uma notcia sobre a realizao de uma conferncia acerca da abolio ocorrida na cidade de Areia, situada na regio do Brejo Paraibano, cujo ttulo era Conferncia abolicionista. Outro peridico de carter abolicionista que circulava na Capital paraibana era O Publicador. Ligado ao partido Liberal e contando com publicaes dirias, este impresso acompanhava os debates que eram travados na esfera poltica acerca do sistema escravista. Em editorial publicado em 24 de abril de 1885, com o ttulo A questo do elemento servil no Estado, o jornal denunciava a escravido como fruto da violncia e da tolerncia das leis vigentes no pas.
Os discursos pronunciados na camara vitalicia oferecem ainda outra face no menos interessante. Considerando a questo de escradidao debaixo do ponto de vista historico e philosophico, muitos senhores tem opinado que a propriedade escrava no fundada em direito natural, mas um fecto filho da violencia e do abuso tolerado e sanccionado pelas leis e pelo paiz. (O Publicador. A questo do Elemento servil. 1885, 24/Abril).

Em outra edio do O Publicador, de 30 de abril do mesmo ano, continuava sendo destaque na primeira pgina do impresso a questo da libertao dos escravos. Nessa edio, o jornal reproduziu o discurso do senador Jos Bonifcio, atravs do qual o parlamentar se colocava contra a abolio do cativeiro por meio do recurso da indenizao.
Se nao fosse necessario conciliar interesses de outras naturezas, ida transformao do trabalho a paz indispensavel, e a todas as classes a segurana pela transao prudente entre os elementos conservadores e progressistas, eram eles que tinham o direito de vir pedir a esta camara a indenizao de uma vida inteira que s pode trazer para as regioes de liberdade o cansao dos annos e a reminiscencia do captiveiro (O publicador. Ainda sobre o elemento servil, 1885, 30/Abril).

A campanha em prol da abolio da escravido tambm se fazia presente no jornal O Areinse, editado na cidade de Areia, regio do Brejo paraibano. No editorial veiculado no dia 7 de

9 abril de 1888, o impresso, de circulao semanal, se declarava abertamente como rgo abolicionista. Alis, em todas as edies do jornal, pesquisadas no IHGP, no ano em que foi declarada a Lei urea, pode ser verificado, em suas pginas, matrias de cunho ideolgico favorvel extino do cativeiro.
Estamos solidarios com os redactores de a Verdade no sentido da propagaao das ideias livres, parte principal de nosso programma, como orgao evolucionista, que tem desde seus primeiros dias de vida se esforado pela legitimidade dos direitos das classes menos favorecidas [...] Nao podemos portanto ser indifferentes ao grande movimento que se opera na provincia donde somos filhos, ne tao pouco negar o nosso fraco apoio a nascente empreza da Verdade, orgo de ingente e invencivel ideia abolicionista, que est hoje geralmente aceita (O Areiense. Editorial, 1888, 7/Abril).

Outro peridico no qual, pelas publicaes veiculadas, podemos perceber que desde de muito vem abordando a temtica sobre a abolio o Arauto Parahybano, com sede na Capital e de circulao semanal. O acervo desse impresso existente no IHGP data do ano de 1888. Para se ter uma noo de como o peridico em questo era simptico e mobilizador da causa abolicionista, uma semana aps declarao da Lei urea, o jornal trouxe uma edio especial sobre o acontecimento. A capa do Arauto Parahybano apresentava a seguinte frase, que, alis, toma conta de toda a pgina: Homenagem do Arauto Parahybano ao Brazil livre. Logo abaixo, estava escrito: Salve! 13 de Maio!. Em editorial, publicado tambm nessa edio comemorativa, o referido impresso finalizou o texto expressando o sentimento de papel cumprido: Ns, fracos soldados do abolicionismo, sentimo-nos cheios de alegrias e indizivel prazer ao contemplarmos o estandarte da incrementa Deusa da Liberdade [...] Sejam essas as ultimas palavras sobre o abolicionismo. Este artigo teve a pretenso de trazer recortes noticiosos de alguns jornais que circularam na provncia da Parahyba nos anos que antecederam a abolio da escravido, datada de 13 de maio de 1888, com a vigorao da Lei ureia, assinada pela princesa Isabel, para destacar a importncia que esses impressos, e outros em diversas regies do pas, tiveram na formao de uma opinio pblica em favor da abolio. impossvel precisar como essas notcias e posicionamentos acerca da libertao dos cativos foram eficazes na constituio de um iderio abolicionista na mente das pessoas, mas no se pode negar que esses jornais conseguiram, ao menos, introduzir os debates acerca da libertao dos escravos em diversos setores da sociedade.

10 Entretanto, ressalta-se que os prprios escravos tiveram uma importncia fundamental no processo que culminou na extino do sistema escravista. Autores como Sidney Chalhoub6, Joo Jos Reis e Eduardo Silva7 realizaram estudos que comprovam, atravs de pesquisas em fontes primrias, a dinmica de negoiao que se estabeleceu no interior do cativeiro, destacando como os negros desenvolviam maneira de viverem, ao menos, de forma melhor dentro daquela estrutura imperiosa, ou mesmo, como buscavam, em outras ocasies, maneiras de se livrarem das senzalas. Os referidos historiadores explicitam que o sistema escravista no era to rgido que no permitisse a existncia de brechas para que o escravo criasse espaos de negociaes com seus senhores. Estes autores argumentam que esse processo de constantes presses por parte dos escravos, de certa forma, teria contribuindo para o fim da escravido. Portanto, os jornais podem ser considerados, ao mesmo tempo, uma testemunha da histria e um agente participativo na configurao da prpria histria. Legam, desse modo, uma relevante contribuio historiografia, devido promoverem uma ampliao do campo temtico, possibilitando o desenvolvimento de diversas abordagens, e beneficiarem o alargamento do conhecimento histrico. Vale ressaltar que este artigo resulta de uma pesquisa ainda em fase inicial acerca dos jornais como fontes e objetos de pesquisa para os estudos sobre a abolio da escravido no Brasil. Desse modo, a reflexo proposta ainda est em fase de amadurecimento.

6 7

Obra publicada em 1990. Obra publicada em 1989.

11

Referncias AMARAL, Luiz. Jornalismo matria de primeira pgina. 3 ed. Rio de Janeiro Fortaleza: Universidade Federal do Cear, 1982. CARR, Eduard Hallet. Que histria? 4 ed. So Paulo: Terra e Paz, 1985. CHALHOUB, Sidney. Vises da Liberdade. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. CIRILO, Thais. Das teorias s prticas jornalsticas. In: SILVEIRA, Ada Cristina Machado (org.). Jornalismo alm da notcia. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2003. LEAL, Jos. A imprensa na Paraba. Joo Pessoa: A Unio, 1979. LUCA, Tania Regina de. A grande imprensa na primeira metade do sculo XX. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. Histria da imprensa no Brasil. So Paulo: Contexto, 2008, 149175. LUCA, Tania Regina de. Histria dos, nos e por meio dos peridicos. In: PINSKY, C. B. (org.) Fontes Histricas. So Paulo; Contexto, 2005. p. 111-153. MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notcia. So Paulo: tica, 1989. MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. Histria da imprensa no Brasil. So Paulo: Contexto, 2008. MIGUEL, Luis Felipe. Poltica e mdia no Brasil. Braslia: Plano, 2002. MIOTTO, Gaspar Bianor. A construo da notcia. In: SILVEIRA, Ada Cristina Machado (org.). Jornalismo alm da notcia. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2003. p.45-61. REIS, Joo Jos; SILVA, Eduardo. Negociaes e Conflito: a resistncia negra no Brasil escravista. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Fontes O Publicador, Provincia da Parahyba do Norte. 1885. O Emacipador, Provincia da Parahyba do Norte.1883.

12 O Areiense, Areia. 1888. Arauto Parahybano. Provincia da Parahyba do Norte, 1888.

You might also like