You are on page 1of 3

A Fsica nas pistas de skate

Objetivos: Estabelecer relaes entre energia potencial gravitacional, energia cintica e energia trmica. Perceber a influncia que o atrito exerce nos movimentos. Perceber as alteraes nas vrias formas de energia decorrentes da mudana de referencial.

Contedos: Movimento do cotidiano e as grandezas relevantes para sua observao; energia mecnica, energia potencial, energia cintica, conservao de energia, variao de energia, acelerao, desacelerao, atrito.

Tempo estimado: 2 aulas

Introduo: O skate um esporte que atrai cada vez mais nossos jovens. O incio em pistas simples acalenta o sonho de muitos deles pelas competies internacionais em que os vencedores so verdadeiros heris, dolos a serem admirados. Alm da exposio na mdia, h sempre um prmio, muitas vezes em dinheiro, para os melhores skatistas. O que muitos no sabem, que por trs de toda essa grande festa que o mundo do skate, h muita Fsica. http://oradical.uol.com.br/skate/drop_dead_origins_46143 ser apresentado para pesquisa, informaes adicionais e visualizao de pistas de skate, discutindo com o pessoal a forma das pistas e sua relao com a Fsica. Um simulador do site http://phet.colorado.edu/en/simulation/energy-skate-park ser apresentado para
atividades solicitadas durante as aulas.

Atividades 1 Aula Iniciar a aula perguntando quem gosta de skate e por qu. Lembrar a turma que lugar de skate no no meio da rua. Que necessrio usar sempre os equipamentos de segurana e procurar o local correto para se praticar o esporte, ou seja, a pista de skate. A seguir perguntar se algum poderia tentar projetar uma pista. Quantos metros de altura essa pista teria? Se possvel calcular a velocidade mxima que o skatista atinge, e em que ponto da pista essa velocidade mxima acontece. Se a velocidade na parte mais baixa depende somente da altura da pista, se depende tambm do comprimento da pista, se o tipo de piso da pista altera a velocidade e de que forma. Se a massa do

skatista fator relevante para a velocidade na parte mais baixa da pista. Se o skatista pode atingir um ponto de maior altura do que aquela de onde partiu. As respostas devem ser anotadas na lousa para posterior discusso. Dividir os alunos em grupo na sala de informtica, 2 em cada computador, e apresentar a eles o programa que simula uma pista de skate. Pedir a eles que comparem algumas de suas respostas com os valores que podem ser obtidos pelo programa: altura da pista, ponto onde a velocidade mxima, massa do skatista e velocidade mxima (comparar o homem, o besouro etc). Aps a discusso a respeito das respostas dadas inicialmente por eles e das novas respostas que apresentaro aps usar o programa, partir para uma nova etapa de questionamentos: 1) Usando o grfico em forma de barras do programa, que apresenta as energias cintica e potencial e as transformaes sucessivas de uma em outra, comparar a mxima energia potencial com diferentes skatistas: homem e besouro. A velocidade mxima muda em funo das massas diferentes? 2) Usando diferentes skatistas e colocando-os na mesma altura de partida na pista, responda: a velocidade na parte mais baixa da pista depende de que fatores? Da massa? Da gravidade do local (Terra, Lua, Jpiter)? Da altura? Justifiquem com anlises no programa, alternando uma varivel apenas de cada vez.] 3) Modifique a forma da pista, encostando-a no solo. Que voc percebe em relao energia potencial? Ela muda? E a cintica? A que voc atribui essa variao? Em relao primeira questo, os alunos devero perceber que as energias cintica e potencial mudam em funo da massa dos skatistas, mas devero perceber tambm que a velocidade na parte mais baixa a mesma, no dependendo da massa de cada um deles. A primeira parte da segunda questo j pde ser respondida pela anlise efetuada para responder primeira questo. Eles devero perceber que quando alteram a gravidade, selecionando Terra, Lua ou Jpiter, obtero maior velocidade, quanto maior for a gravidade. E assim tambm com a altura: quanto maior a altura, maior a velocidade. Na terceira questo, trazendo a pista at o solo (encostando no cho) teremos agora uma energia cintica mxima igual energia potencial na parte mais alta. Isso pode ser percebido pela oscilao das barras do grfico. Quando a energia potencial mxima, a cintica nula. Quando a cintica mxima, a potencial nula.

2 Aula Retomamos o assunto da aula anterior e introduzimos a idia do atrito. Perguntar a eles: Na pista de skate, quando voc parte de certa altura, na verdade no

chega at a mesma altura na outra extremidade. E a altura vai diminuindo a cada nova subida at que finalmente voc para. Por que isso acontece? Se falamos at a aula passada em conservao de energia, o que aconteceu com a energia potencial que voc tinha no incio do movimento, quando partiu do ponto mais alto da pista? Simplesmente desapareceu? Esperamos que alguns de nossos alunos associem a diminuio de uma energia ao aparecimento de outra. Esperamos que eles se lembrem do calor como forma de energia ( o equivalente mecnico do calor foi trabalhado em aulas anteriores). Usando o programa, os alunos devero responder aos seguintes questionamentos: 1) Como o tempo do movimento alterado em funo do coeficiente de atrito? Ou, se o coeficiente de atrito aumenta, o tempo de movimento at parar aumenta ou diminui? 2) Ao partir do alto da pista, que acontece com a altura atingida em funo do coeficiente de atrito? 3) Use o grfico de barras, traga a parte mais baixa da pista at atingir o solo. O que acontece com as energias potencial e cintica de forma sucessiva? Agora, selecione uma taxa de atrito e reinicie o processo. Que acontece com a energia cintica? E com a potencial? E com a trmica? Os alunos devero perceber que quanto maior o coeficiente de atrito, menor o tempo necessrio para que o movimento cesse (1questo). Em relao segunda questo, a altura atingida diminui conforme aumenta o atrito. E, por fim, sem atrito, as energias se transformam em cintica e potencial sucessivamente, sem perdas. Aps a introduo do atrito, a energia cintica e a energia potencial vo diminuindo e se transformando em energia trmica at que aquelas desapaream por haverem se transformando em energia trmica. (estamos desprezando aqui outras formas de energia menos relevantes, como a sonora, por exemplo)

Avaliao Analisar os exerccios feitos pela turma e verificar se os conceitos de energia cintica, potencial e atrito foram compreendidos.

You might also like