You are on page 1of 15

UTFPR - Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Toledo Engenharia Civil Materiais de Construo Civil A

RELATRIO DA DETERMINAO DE RESISTNCIA COMPRESSO DA MADEIRA


TAREFA N 08

Acadmica: Isabela Tavares Rampim RA: 1342177 Data de entrega: 19/06/2013 TOLEDO PR 2012
1

Isabela Tavares Rampim 1342177 (RA)

RELATRIO DA DETERMINAO DE RESISTNCIA COMPRESSO DA MADEIRA


TAREFA N 08

Relatrio da determinao de Resistncia Compresso da Madeira, relativo s aulas prticas, do curso de Engenharia Civil da Faculdade Tecnolgica Federal do Paran, supervisionado pela professora Elizabete Yukiko Nakanishi Bavastri.

TOLEDO PR 2012

SUMRIO 1. RESUMO..................................................................................................4 2. INTRODUO..........................................................................................5 3. OBJETIVO.......................................................................................6 4. DESENVOLVIMENTO..............................................................................8 4.1. Metodologia....................................................................................8

4.1.1. Materiais Utilizados...................................................................8 4.1.2. Procedimento...........................................................................8 4.2. Anotaes importantes e observaes obtidas no laboratrio durante o procedimento.................................................................8 5. RESULTADOS E DISCUSSES............................................................10 5.1. 5.2. 5.3. Tabela e Grfico Resultados ............................................10 Porcentagem de Umidade...........................................................11 Discusses relativas ao resultado final........................................11

6. CONCLUSO.........................................................................................12 7. FOTOS....................................................................................................13 8. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS .......................................................16

1. RESUMO Ensaios de resistncia compresso so de extrema importncia dentro da engenharia civil, especialmente ao considerarem-se materiais de relevncia estrutural, tal qual a madeira. Portanto, so inmeros os estudos e trabalhos dedicados a esse assunto e direcionados a entender e aperfeioar o uso de um material to verstil e que proporciona tantas possibilidades de aplicao. A metodologia aplicada ao ensaio foi baseada na norma NBR 7190/1997, de forma que os corpos de prova foram submetidos compresso mecnica paralela s fibras, visando testar a resistncia das amostras, para isso foi utilizada maquinaria projetada para tal fim. Os resultados obtidos revelaram uma surpreendente resistncia dos corpos de prova compresso, mostrando que outro fator que melhora o desempenho da madeira no ensaio o corte feito exatamente das normas, pois as amostras que tinham mais defeitos de corte mostraram menor resistncia, e tambm diferenas entre os resultados de diferentes tipos de madeira. Conclui-se, portanto, que de significativa importncia execuo de ensaios controlados de compresso para aplicao da madeira em obras de engenharia civil, pois assim pode-se determinar a aplicao correta e a melhor aplicao possvel do material. importante tambm ter um maior controle dos cortes nas madeireiras, sempre visando conseguir a melhor resistncia.

2. INTRODUO A madeira vem h milnios sendo usada como suporte estrutural e como base para construes em todo o mundo, portanto, estudos para determinao das propriedades da madeira, como o de resistncia compresso so de vital importncia para melhorar o desempenho desse material e aperfeioar seu uso. Os ensaios de resistncia compresso so importantes, pois numa obra feita de madeira sofre compresso, e se o engenheiro no souber quanto essa madeira suporta, a obra pode vir a desmoronar.

3. OBJETIVO O objetivo do ensaio determinar, atravs de compresso mecnica paralela s fibras, a resistncia de dois tipos de madeira e compar-los de forma a compreender as suas limitaes de resistncia e compresso, o que se aplica diretamente na rea da engenharia civil, especialmente no que tange a estruturas.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1. Metodologia 4.1.1. Materiais Utilizados Segundo a norma, Os corpos-de-prova devem ter forma prismtica com seo transversal quadrada de 5,0 cm de lado e comprimento de 15 cm.. Destaca-se, entretanto, que os corpos de prova utilizados no so totalmente fiis norma, tendo sua dimenso de 15 cm sido alterada para 10 cm, em virtude de recomendao da professora responsvel pelo experimento. Corpo de prova de madeira Araucria (Araucaria angustifolia) n1 Dimenses (cm): 5,02 x 4,94 x 10,22 Corpo de prova de madeira Araucria (Araucaria angustifolia) n2 Dimenses (cm): 5,18 x 5,11 x 10,04 Corpo de prova de madeira Mogno (Switenia macrophyllia) n1 Dimenses (cm): 4,89 x 5,23 x 9,93 Corpo de prova de madeira Mogno (Switenia macrophyllia) n2 Dimenses (cm): 5,26 x 5,03 x 10,10 Paqumetro, para medies na preciso requerida pela norma. Medidor de resistncia compresso eletrnico.

4.1.2. Procedimento Experimental A resistncia compresso paralela s fibras (fwc,0 ou fc0) dada pela mxima tenso de compresso que pode atuar em um corpo-de-prova com seo transversal quadrada de 5,0 cm de lado e 15,0 cm de comprimento, sendo dada por: . Onde: Fc0,max. a mxima fora de compresso aplicada ao corpo-de-prova durante o ensaio, em newtons; A a rea inicial da seo transversal comprimida, em metros quadrados; fc0 a resistncia compresso paralela s fibras, em megapascals. O valor caracterstico da resistncia compresso paralela s fibras fc0,k. deve ser determinado pela norma. A rigidez da madeira na direo paralela s fibras deve ser determinada por seu mdulo de elasticidade, obtido do trecho linear do diagrama tenso x deformao especfica, sendo expresso em megapascals. Para esta finalidade, o mdulo de elasticidade deve ser determinado pela inclinao da reta secante curva tenso x deformao, definida pelos pontos (10%; 10%) e (50%; 50%), correspondentes respectivamente a 10% e 50% da resistncia compresso paralela s fibras, medida no ensaio, sendo dado por:

Onde: 10% e 50% so as tenses de compresso correspondentes a 10% e 50% da resistncia fc0, representadas pelos pontos 71 e 85 do diagrama de carregamento (ver figura 1); 10% e 50% so as deformaes especficas medidas no corpo-de-prova, correspondentes s tenses de 10% e 50%.
8

Figura 1. Diagrama de carregamento para determinao da rigidez da madeira compresso.

4.2. Anotaes importantes e observaes obtidas no laboratrio durante o procedimento O corpo de prova de madeira Araucria n2 apresentou deformao prpria de compresso, porm de forma exagerada em relao aos outros, o que se deve a deformidades atribudas a corte irregular da madeira. Os corpos de prova de madeira Mogno n1 e Mogno n2, aps o teste, apresentaram rachaduras aparentes, tpico resultado do teste de resistncia compresso, mas que podem ser atribudas tambm a rachaduras de secagem. O ensaio prtico em laboratrio, entretanto, foi designado ao tcnico responsvel pelo laboratrio. O procedimento foi

acompanhado pelos integrantes do grupo, sem, contudo, terem o poder de interferir sobre os acontecimentos.

5. RESULTADOS E DISCUSSES 5.1. Tabelas e Grficos Resultados A tabela abaixo mostra os resultados do ensaio de compresso do grupo:

E o grfico abaixo mostra a relao fora exercida (kN)/ deformao (mm):

10

5.2. Anlise e Discusso dos Resultados Os resultados apresentados acima, relativos ao ensaio de compresso foram muito satisfatrios, j que as amostras mostraram superar as expectativas, suportando uma maior compresso do que o esperado. O corpo de prova Pinus n01 se mostrou muito resistente, no apresentando deformidades mesmo aps o trmino do ensaio, enquanto a de n02 mostrou grande deformidade, apesar de as duas amostras terem suportado a mesma fora. O corpo de prova Mogno n01 e n02 apresentaram rachaduras aps o ensaio, porm tiveram melhor desempenho, suportando maior fora. As amostras mostraram que existiram pequenas diferenas entre os testes de mesma espcie, mas nada que tenha grande interferncia para o resultado.

11

6. CONCLUSO O estudo de resistncia compresso apresentou resultados

surpreendentes quanto ao alto nvel de resistncia que os corpos de prova foram aptos a suportar. O que confirma o porqu de a madeira ser um material to amplamente utilizado na construo civil e justifica seu uso no carter estrutural, por resistir, pelo menos quando paralelemente s fibras, cargas relativamente muito altas e uma relao massa/resistncia muito vantajosa.

12

7. FOTOS

Figura 1. Corpo de prova sendo submetido ao teste de resistncia compresso.

Figura 2. Corpo de prova de madeira Mogno, sob teste de resistncia compresso.

13

Figura 3. Corpo de prova apresentando rachaduras, resultado do ensaio de resistncia compresso.

14

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1997). NBR 7190 Projeto de estruturas de madeiras. Rio de Janeiro.

15

You might also like