You are on page 1of 4

INJURIAS INTENCIONAIS NA INFANCIA Define-se violncia domstica ou maus-tratos como toda ao ou omisso praticada por adulto ou adolescente mais

velho que, na qualidade de responsvel, permanente ou temporrio, tenha a inteno, consciente ou no, de provocar dor na criana ou no adolescente, seja essa dor fsica ou emocional. Ocasionando danos ao seu desenvolvimento fsico, moral, intelectual ou psicossocial e determinando falhas na formao ou a destruio dos valores morais mnimos para a convivncia consigo mesma e com o outro. Classicamente esto divididos em 4 categorias, podendo haver coexistncia de mais de um tipo de abuso, sendo eles: O abuso fsico. O abuso psquico. O abuso sexual. A negligncia. ABUSO FSICO Uso da fora fsica de forma intencional, por parte dos pais, responsveis ou adolescente mais velho, com objetivo de manter ou demonstrar poder, a qualquer custo, do mais forte sobre o mais fraco, podendo ferir, provocar danos ou morte, deixando ou no marcas evidentes. ABUSO PSICOLOGICO Consiste na submisso da criana ou do adolescente aos pais ou responsveis,definitivos ou temporrios, por meio de aes verbais ou atitudes que visem a humilhao, desqualificao, tratamento como de minus valia, culpabilizao, indiferena. Rejeio e ameaa que possam levar a danos no desenvolvimento, tanto psquico como afetivo, emocional, moral e social Sndrome de munchausen por transferncia [por no ser praticada pelo prprio paciente, mas por seu cuidador] Caracterizada como a situao na qual o paciente trazido para cuidados mdicos, mas os sintomas e sinais que ele apresenta so inventados ou provocados por seus pais ou responsveis. ABUSO SEXUAL Caracteriza-se pelo uso da criana ou do adolescente para a gratificao sexual de adulto ou adolescente mais velho responsvel por ele ou que mantm algum vinculo familiar, de convivncia ou confiana. Podem ocorrer desde caricias, manipulao de genitlia, mama ou anus, pornografia, exibicionismo e explorao sexual at o ato sexual com penetrao anal ou vaginal.

NEGLIGNCIA Caracteriza-se por atos ou atitudes de omisso, de forma crnica , pelos pais ou responsveis, quanto a higiene, nutrio, sade, educao, proteo e afeto da criana ou do adolescente, apresentando-se em varias formas e nveis de gravidade, sendo o abandono o grau mximo.

SINAIS GERAIS DE MAUS TRATOS: Presume-se que, quanto menor a idade, menor a capacidade de compreenso e absoro do trauma, bem como quanto maiores a intensidade e a cronicidade da violncia, maiores os danos. Distrbio do sono Apatia ou irritabilidade constantes Dficits de desenvolvimento psicomotor Tristeza constante Desinteresse pelas atividades prprias da idade Choro constante e imotivado Busca pelo isolamento Enurese, encoprese ou distrbios alimentares. Histrico de fugas Desistncia da vida, atitudes de auto destruio..............suicdio.

Princpios bsicos observados no primeiro atendimento: Garantir um ambiente reservado e acolhedor para o atendimento. Escutar atentamente, observar detalhes e aceitar o que a criana contar, sem influenciar suas interpretaes do ocorrido. Manter atitude de crdito, sem fazer perguntas em demasia ou questionar o que est sendo relatado, evitando detalhes desnecessrios. Evitar que a criana tenha de repetir sua narrativa vrias vezes, mesmo a outros profissionais, para que no se amplie seu sofrimento. Transcrever na anamnese exatamente as palavras da criana ou do adolescente, sem interpretaes pessoais ou pr-julgamentos. Orientar a criana ou o adolescente quanto a todos os procedimentos que sero adotados. No prometer vitima ou famlia o que no puder cumprir, por exemplo, guardar segredo de todas as informaes obtidas. Explicar a necessidade de levar o caso [ discutir e solicitar colaborao] a outros profissionais envolvidos no atendimento, mas somente para eles. Deixar claro que a vitima no deve se sentir culpada ou envergonhada pelas situaes sofridas. Promover o diagnostico diferencial em relao a outras patologias no- intencionais que poderiam ter os mesmos sintomas. Se possvel, providenciar que a avaliao de outro profissional que seja necessrio,

como a do perito do Instituto Mdico Legal, seja realizada no mesmo momento. Notificar a suspeita de maus tratos aos rgos de proteo legal [ Conselhos Tutelares, Ministrio Publico, Varas da Infncia e Juventude, Defensoria Publica] Afastar a preocupao centrada em confirmar a suspeita de violncia ou em identificar o agressor. A simples suspeita de maus tratos deve indicar a avaliao clinica, o tratamento necessrio e a notificao, sendo a comprovao ou no dos maus- tratos dever dos rgos de proteo legal. No se comprometer a no denunciar o agressor [ solicitao muito comum do responsvel] Supervisionar e garantir a tica no atendimento, tanto da vtima como da famlia e do agressor. Acompanhar o caso em todas as suas interfaces, participando das decises quanto a tratamento, encaminhamentos e medidas de proteo legal. Responsabilizar-se pelo seguimento clinico da criana ou do adolescente, independentemente dos outros procedimentos, continuando a promover sua sade fsica e mental.

ANAMNESE Viso abrangente da criana e da famlia, iniciando pelo relato detalhado do que aconteceu, feito pela prpria criana ou adolescente , preferencialmente longe de seus responsveis. Histrico muito bem registrado, com as exatas palavras da vitima e da famlia. Evitar repetio da anamnese. Crianas menores de 3 anos deverem ser atendidas por profissionais da rea psquica, por no serem capazes de produzir em recordao verbal de traumas ou abusos passados. AVALIAO FISICA E EMOCIONAL Avaliao fsica detalhada, no apenas a investigao diagnstica da situao atual, mas tambm a busca de sinais de violncia anterior. A negativa por parte da vitima ou mesmo a confirmao dessa negativa feita pelo responsvel no afastam a possibilidade de violncia. SINAIS GERAIS DE MAUS-TRATOS: Leses que no so compatveis com a idade ou com o desenvolvimento psicomotor da criana. Leses que no se justificam pelo acidente relatado. Leses em varias partes do corpo, ou leses bilaterais. Leses que envolvam partes usualmente cobertas do corpo: reas laterais, grandes extenses de dorso, pescoo, regio interna de coxa e genitlia. Leses em estgios diferentes de cicatrizao ou cura. Historia ou exame fsico demonstrando sinais de mltiplos acidentes. Inexplicvel atraso entre o acidente e a procura de tratamento mdico.

EXAME FISICO 1. ATITUDE DA CRIANA: muitas vezes se apresenta triste, aptica e indefesa; extremamente temerosa, com postura defensiva, encolhendo-se , fechando os olhos e

protegendo o rosto[ atitude adotada durante as agresses sofridas]. 2. DESNUTRIO E ATRASO NO DESENVOLVIMENTO. 3. CABEA, OLHOS, OUVIDOS, NARIZ E OROFARINGE:procurar por equimoses ou abrases na regio do crnio ou da face[ presente em 50%] 4. PELE : arranhes, lacerao, equimoses, hematomas e queimaduras nos seus mais variados nveis de gravidade e com caractersticas diferentes das causadas por injuria no- intencional. Leses em dorso, ndegas, rgos genitais e dorso das mos raramente ocorrem por acidentes. 5. QUEIMADURAS: aparecem em 10% das crianas, queimaduras por cigarro ou imerso em ndegas, ps e mos. 6.OSSOS/FRATURAS: Fraturas mltiplas, bilaterais ou em diferentes estgios de consolidao. Fraturas no compatveis com o desenvolvimento motor. Fraturas dos arcos costais em vitimas menores de 2 anos ou fraturas de arcos costais posteriores. Fraturas de crnio: mltiplas, complexas, bilaterais, que cruzam a linha mdia ou em bola de pingue- pongue. Fraturas espiralares. Fraturas metafisrias por arrancamento. fraturas diafisrias espirides de ossos longos. fraturas de apfises espinhosas. Fraturas de extremo distal da clavcula e da escapula. Fraturas metacarpais e metatarsais , acompanhadas de outras fraturas. fraturas de vrtebra sem historias de trauma acidental de alto impacto. Fraturas de mandbula sem outras leses que as justifiquem. 7. SISTEMA NERVOSO CENTRAL: maior gravidade, alta morbidade e mortalidade. 80% das vitimas que sofreram agresses envolvendo regio enceflica quando crianas, apresentam seqelas, como deficincia mental e os dficits motores. Alerta: associao de hemorragia retiniana com edema cerebral e/ou hematoma subdural devem ser interpretados at prova em contrario como abuso. SINDROME DO BEBE SACUDIDO SHAKEN- BABY. sacudidas violentas da criana com ate 2 anos de vida. foras de acelerao e desacelerao, aliadas as de rotao provocando varias tipos de leses vasculares e teciduais, por contuso, rompimento ou cisalhamento. detecta-se hemorragias, contuses, rompimento de fibras nervosas, edema de sistema nervoso central e hemorragia retiniana. sintomas desde alteraes do nvel de conscincia, irritabilidade ou sonolncia, convulses, dficit motores, problemas respiratrios, hipoventilao, coma chegando a morte.

You might also like