You are on page 1of 6

GESTO DEMOCRTICA PARA UMA ESCOLA PARTICIPATIVA1

Marlene Santana2 Aline Maciel3

o estudo das prticas de organizao e de gesto da escola indispensvel para a construo de uma escola democrtica e participativa, que prepare os alunos para a cidadania plena. Libneo, (2005).

RESUMO

O interesse para este tema do ensaio cientfico da gesto pblica se deu a partir de leituras feitas sobre a temtica da Gesto Democrtica, na rede de ensino implantada nas escolas pblicas. Buscaremos contextualizar

considerando sua importncia para a melhoria da qualidade do ensino pblico, conforme apontado por estudiosos da rea. A gesto democrtica abre diversas possibilidades para a participao coletiva no ambiente escolar, e que ao longo dos anos vem sendo discutida nos meios acadmicos e nos rgos centrais dos diversos sistemas de ensino, tanto, pelo poder governamental, quanto tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB, 1996) e o estagio realizado numa escola pblica.

PALAVRAS CHAVES: Gesto Democrtica, Coordenao e Participao.

Ensaio cientifico apresentado disciplina de Gesto e Coordenao Pedaggica I e Estagio Supervisionado II, requisito de avaliao sob orientao das professoras Carla Vernica Almeida e Hozana Lemos. 2 Graduanda em pedagogia da Faculdade Dom Pedro II email marleneSantana29@hotmail.com 3 Graduanda em pedagogia da Faculdade Dom Pedro II - email alinemaciel19@hotmail.com

CONSIDERAES INICIAIS

A realizao deste ensaio cientifico, tem como finalidade refletir sobre a vivencia, teoria e prtica, a partir de situaes observadas no mbito da gesto escolar. Neste contexto, abordaremos aspectos da observao realizada no estagio Supervisionado III em Gesto e Coordenao Pedaggica, por percebemos a importncia da gesto para a melhoria da qualidade do ensino publico, pois a mesma abre diversas possibilidades para a participao coletiva na gesto escolar. *As polticas sociais e a educao esto voltadas para a expanso do desenvolvimento institucional, a fim de compreender a realidade vivenciada no mbito escolar, e que o gestor deve assumir uma liderana democrtica a fim envolver o corpo docente, toda a comunidade escolar e os pais na sua gesto buscando uma maior interao possvel com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola, porque sabemos que a escola uma organizao social regida no que dizem respeito a obrigaes escolares, a seus horrios dentre outras, mas com uma autonomia relativa. Vale ressaltar tambm a importncia dos coordenadores pedaggicos diante das dificuldades que ocorrem nas escolas e da parceria entre gesto e coordenao.

Neste contexto, acreditamos que a gesto democrtica e participativa se faz necessria por atender ou satisfazer as necessidades toda a comunidade em que esta inserida.

* rever

1 GESTO DEMOCRTICA E SUA HISTRIA

A educao brasileira ao longo do tempo passou por diversas transformaes, dentre elas a descentralizao a partir da dcada de 80. Segundo Almeida:
A politica nacional verificada a partir dos anos 80 deu origem a novas polticas pblicas que passaram a enfocar a

descentralizao e participao na administrao escolar [..] que essa abertura propiciasse o envolvimento mais efetivo das comunidades escolar e local. (Almeida,.....,p.6)

Politicas essas definidas tanto na Constituio Federal de 1988, que defini os princpios em que o ensino seria ministrado como o pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas e, a gesto democrtica do ensino pblico (inciso VI do artigo 206), e na LDB.9394/96, onde apresenta as seguintes determinaes:
Art. 14 Os sistemas de ensino definiro as normas da gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I. participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola; II. participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Art. 15 Os sistemas de ensino asseguraro s unidades escolares pblicas de educao bsica que os integram progressivos graus de autonomia pedaggica e administrativa e de gesto financeira, observadas as normas de direito financeiro pblico.[..] pois esta lei decreta a gesto democrtica com seus princpios vagos, no sentido de que no estabelece diretrizes bem definidas para delinear gesto democrtica [...](Brasil, 2010, p. 17)

A partir da, Gesto passou a ser uma expresso utilizada no corpo do contexto educacional, em substituio ao termo - administrao educacional - no para representar novas ideias, mas tratando-se de um novo conceito de organizao educacional, contextualizando assim a descentralizao administrativa,

autonomia das escolas e eleio de diretores.

2 - VIVENCIA DO ESTAGIO

O Estagio Supervisionado III, foi realizado no Colgio Estadual Duque de Caxias, situado a Rua Lima e Silva s/n, Liberdade. Vivenciamos na prtica toda teoria concebida em sala de aula sobre Gesto e Coordenao Pedaggica e o seu funcionamento na instituio de ensino, segundo Libneo (2008): O estudo das prticas de organizao e de gesto da escola indispensvel para a construo de uma escola democrtica e participativa, que prepare os alunos para a cidadania plena. Afinal a escola um espao de dilogos entre diversos grupos sociais, devendo respeitar e considerar essas diferenas dentro do seu currculo, assegurando aos que a frequentam, as devidas possibilidades de se tornarem bem sucedidos nas suas aprendizagens a fim de se tornarem sujeitos crticos e reflexivos. Observamos que na instituio a gesto democrtica participativa, se faz presente em alguns momentos, at mesmo por no possuir coordenadores, para auxiliar a gestora, diante da demanda de tarefas a serem executadas pela mesma, que centraliza o poder em suas mos, por falta de funcionrios talvez, situao essa que nos fez lembrar Lucckensi (2005), quando afirma que: [..] o diretor acredita possuir o gerenciamento da verdade educacional ou traz impregnada em si a funo controladora, a ponto de se considerar o principal executor das leis dentro da instituio. (p.101), esquecendo-se talvez da importncia de que na gesto participativa necessria a participao de todos para se criar um clima organizacional. Mas, o que presenciamos foi justamente o contrario, cada funcionrio cumpria sua tarefa determinada pela gesto e nas reunies promovidas pelos articuladores - funcionrios eleitos em substituio dos coordenadores - para dialogar a respeito do planejamento pedaggico, que por mais que tentassem reunir os professores no havia um consenso entre eles. Nesse contexto, percebemos que os professores pouco atuam nos encontros. Notamos tambm que existe um clima de rivalidade entre eles e que os professores da mesma rea curricular, elaboram propostas individuas de trabalho, quando na verdade deveriam elaborar planejamento interdisciplinar, conforme sugesto da articuladora.

vlido reconhecer que a figura do gestor no representa apenas a autoridade da escola, nem o administrador eficaz. O gestor tem que dar conta da qualidade de ensino em sua escola e tudo o que for condio para alcanla. Manter um dilogo aberto com professores, funcionrios, alunos e pais, garantir o direcionamento do projeto pedaggico na escola.

CONSIDERAES FINAIS
O presente ensaio nos possibilitou v que mesmo diante de tantas exigncias e dificuldades encontradas no contexto escolar e nas conquistas democrticas conquistadas, que a educao um processo que se constitui em longo prazo, uma ao solidria onde a percepo, a troca de experincia, a reciprocidade, constituem na sua essncia. Percebemos que apesar do reconhecimento de suas deficincias a equipe escolar ainda se encontra confusa no que se refere organizao de suas aes e prioridades conforme os problemas de maiores gravidades. Neste contexto, afirmamos que nos apropriamos de um maior conhecimento sobre organizao, gesto e coordenao escolar, e da importncia destas relaes na escola para resultados da aprendizagem de seus alunos, diante de que pretendemos atuar nesta rea. Sendo assim, conclumos que uma escola para se tornar democrtica precisa ter o envolvimento e comprometimento de toda a comunidade escolar, direo, professores, funcionrios, pais e alunos para o bem estar de todos.

REFERENCIAS

LIBNEO, Jos Carlos - Organizao e Gesto da Escola: Teoria e Prticas. 5.ed. Revista Ampliada Goinia: MF livros, 2008. Alonso, Myrtes (org.). O Trabalho Docente:Teoria e Prtica. Ed. Afiliada, 2005, p.101. Almeida, Carla Vernica A Artigo: Gesto Escolar e Seu Papel Emancipatrio na Sociedade, p.6 BRASIL. Ministrio da educao. Lei de diretrizes e bases da educao nacional (Lei n 9394/96). Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccvil 03/Leis/9394.htm>.Acesso em 26 de abr. 2013. CONSTITUIO, Brasil (1988). Braslia: Senado Federal, 2008.

You might also like