You are on page 1of 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR DFPAEB- CURSO DE LETRAS

ALAN MARTINS DA SILVA

FICHAMENTO COMENTADO

Trabalho apresentado Disciplina Teoria Literria II, professora Alessandra Gaia, como requisito de avaliao, na Turma C3082TL.

Nota: ___________________

BELM-PA 2012

*...+ por maiores que possam ser as leituras de formao de um indivduo, resta sempre um nmero enorme de obras que ele no leu. Comentrio 1: O fato de se ter lido um nmero considervel de obras literrias no anulo o tambm fato que existem nas mesma, ou maior, proporo um nmero infindo de obras por serem lidas, isto , quase uma equiparao entre quem est habituado a ler e quem no esta, pois quem l vorazmente precisa entender que algo bom e notvel, no entanto no suficiente; e quem no l tanto assim resta ter conhecimento que no , e nunca ser, tarde para comear tal hbito, uma vez que o universo da literatura deveras vasto. *...+ ler pela primeira vez um grande livro na idade madura um prazer extraordinrio: diferente (mas no se pode dizer maior ou menor) se comparado a uma leitura da juventude. A juventude comunica ao ato de ler como a qualquer outra experincia um sabor e uma importncia particulares; ao passo que na maturidade apreciam-se (deveriam ser apreciados) muitos detalhes, nveis e significados a mais. Comentrio 2: feita uma stil, porm fundamental, distino entre ler os clssicos em um idade Um clssico um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer Comentrio 3: *...+ a escola e a universidade deveriam servir para fazer entender que nenhum livro que fala de outro livro diz mais sobre o livro em questo; mas fazem de tudo para que se acredite no contrrio. Existe uma inverso de valores muito difundida segundo a qual a introduo, o instrumental crtico, a bibliografia so usados como cortina de fumaa para esconder aquilo que o texto tem a dizer que s pode dizer se deixarmos falar sem intermedirios que pretendam saber mais do que ele. Comentrio 4: O clssico no necessariamente nos ensina algo que no sabamos; s vezes descobrimos nele algo que sempre soubramos (ou acreditvamos saber) mas desconhecamos que ele o dissera primeiro *...+ Comentrio 5:

*...+ os clssicos so lidos por dever ou por respeito mas s por amor. Exceto na escola: a escola deve fazer com que voc conhea bem o mal um certo nmero de clssicos dentre os quais (ou em relao aos quais) voc poder depois reconhecer os seus clssicos. Comentrio 6: *...+ Mas um clssico pode estabelecer uma relao igualmente forte de oposio, de anttese. Tudo aquilo que Jean-Jacques Rousseau pensa e faz me agrada, mas tudo me inspira um irresistvel desejo de contradiz-lo, de critic-lo, de brigar com ele. Comentrio 6: *...+ O dia de hoje pode ser banal e mortificante, mas sempre um ponto em que nos situamos para olhar para a frente ou para trs. Para poder ler os clssicos, temos de definir de onde eles esto sendo lidos, caso contrrio tanto o livro quanto o leitor se perdem numa nuvem atemporal. Assim, o rendimento mximo da leitura dos clssicos advm para aquele que sabe altern-la com a leitura de atualidades numa sbia dosagem. Comentrio 7: *...+ A nica razo que se pode apresentar que ler os clssicos melhor do que no ler os clssicos. Comentrio 8:

You might also like