You are on page 1of 6

DIREITO CONSTITUCIONAL Professor Flvio Martins Conceito Sociolgico de constituio.

Ferdinand Lassale afirma que Constituio a soma dos fatores reais de poder que emanam da populao. Todo agrupamento humano tem uma Constituio. Constituio no uma folha de papel. Sentido poltico de Constituio Carl Schmitt A Constituio uma deciso poltica fundamental da populao. Decisionista. Sentido jurdico de Constituio Hans Kelsen A Constituio uma lei (no uma lei qualquer) que a lei mais importante de todo o ordenamento jurdico. Ordenamento jurdico o sistema hierrquico de normas, uma mais importante do que a outra. Pirmide de Kelsen: A Constituio Federal a Lei mais importante do ordenamento jurdico Do Brasil C.F.
Tratados Internacionais

Lei Complementar, Lei Ordinria, Lei Delegada, Medida Provisria, Decreto Legislativo, Resoluo Atos Infra-Legais: Decretos, Portarias, etc...so atos abaixo da Lei (tem a funo de regulamentar a Lei que lhe superior)

Obs: Segundo o STF, Lei complementar e Lei Ordinria possuem a mesma hierarquia Os Tratados Internacionais podem ingressar no Direito brasileiro (H trs procedimentos): 1 etapa do procedimento: a) assinatura: de competncia do Presidente da Repblica (Art. 84, inciso VII e VIII CF) 2 etapa do procedimento: b) referendo do Congresso Nacional: (Art. 49, inciso 1 da CF) aprova por meio de um Decreto Legislativo.

3 etapa do procedimento: c) Decreto Presidencial, atravs do decreto presidencial que o TI ingressa no Direito Brasileiro. Com qual hierarquia dos Tratados Internacionais? Existem trs respostas possveis, um a regra geral e algumas excees: a) Regra geral: Ingressam no Direito brasileiro com fora de Lei Ordinria. Via de regra pelo STF. b) Se versar sobre Direitos Humanos (S aquele que versar sobre Direitos Humanos) e for aprovado pelas duas casas do CN em dois turnos (2x) e por 3/5 de seus membros ter hierarquia de Emenda constitucional (Art. 5 3 da CF). Todos somos iguais perante a Lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 45 de 2004). Foi acrescentado pela Reforma do Poder Judicirio no ano de 2004. c) Os TI sobre Direitos Humanos no aprovados com o procedimento do Art. 5 3, ex: Pacto de San Jose da Costa Rica (Conveno Americana de Direitos Humanos), esse Pacto no foi aprovado pelo Art. 5 3. Segundo o STF os TIs que no foram aprovados nos moldes do Art. 5 3 tem hierarquia Supralegal (acima das leis) Infraconstitucional (abaixo da CF). No foi uma votao unnime, mas foi votado pela maioria. Com base nesse entendimento, Segundo o STF no existe mais no Brasil a priso civil do depositrio infiel, existindo apenas a priso civil do devedor voluntrio de alimentos 12/2008. Como alguns juzes insistiam a desrespeitar esse entendimento o STF publicou a Smula vinculante n 25 para acabar com esse entendimento. Constituio o pressuposto de validade de todas as Leis. (Para que uma Lei seja vlida, precisa ser compatvel com a Constituio); Se for incompatvel com a CF, a Lei no vlida, ou seja, inconstitucional.

Classificao da constituio, podendo der:


Material aquela que possui apenas matria constitucional em um ou mais documentos. S fala de assuntos constitucionais, de temas constitucionais. Fala da estrutura do Estado, urbaniza o Estado, direitos e garantias fundamentais, controle da constitucionalidade. Formal aquela que alm de possuir matria constitucional, possui tambm outros assuntos. A constituio Brasileira Formal. Ex: Art. 242 2 - O Colgio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, ser mantido na rbita
federal.

A Constituio pode ser escrita ou no escrita (costumeira):

a) Escrita. Documento solene. Todas as constituies brasileiras so escritas. No para de ser alterada. b) No escrita ou costumeira. aquela que fruto dos costumes da sociedade (Ex: Constituio da Inglaterra). A constituio pode ser dogmtica ou histrica: Dogmtica: fruto de um trabalho legislativo especfico. aquela que o legislador se rene em um determinado momento da histria, por exemplo, no ano de 1988 depois de discusses e mais discusses, elabora a Constituio Brasileira. o caso da nossa CF. Todas as Constituies Brasileiras foram dogmticas, no s a de 1988. Porque Constituio Dogmtica? Ela reflete os dogmas de um momento da histria, ou seja, o pensamento e a ideia poltica da histria. um retrato de algum momento da histria. Constituio Histrica: fruto de uma lenta evoluo histrica. Ex: A Constituio da Inglaterra, que foi fruto de uma lenta evoluo da histria da Inglaterra. Nada nasce de uma hora para outra. Promulgada: aquela Constituio Democrtica, feita pelos representantes do povo. Ex. Constituio Brasileira de 1988 A Constituio pode ser: Outorgada: aquela que imposta ao povo pelo governante .

Constituies outorgadas: a Constituio de 1824, foi imposta ao povo por dom Pedro I; a Constituio de 1937 que foi imposta ao povo por Getlio Vargas; a Constituio de 1967 que foi imposta ao povo pela ditadura Militar, tendo uma Emenda Constitucional em 1969. Constituies promulgadas: a de 1891, com o projeto de Rui Barbosa; a Constituio de 1934, a Constituio de 1946; a Constituio de 1988. A Constituio pode ser Cesarista: aquele que feita pelo governante e submetida apreciao do povo mediante referendo. E a, gostou ou no gostou?

A Constituio pode ser pactuada ou dualista: aquele que fruto do acordo entre duas foras polticas de um pas. Duas foras polticas importantes e fazem uma Constituio Dualista. Ex.: Magna Charta Libertatum, de 1215 da Inglaterra (Feita pelo rei Joo sem Terra ou Joo I da Inglaterra, foi um acordo entre o rei Joo I e os bares da Inglaterra). A Constituio pode ser sinttica ou analtica: Sinttica: a Constituio resumida, concisa. Ex.: Constituio dos EUA de 1787, a primeira e nica. Analtica: a Constituio extensa, prolixa. Ex.: A do Brasil, que extensa. A Constituio pode ser Constituio Garantia e Constituio Dirigente: Constituio Garantia: aquela que apenas prev os direitos fundamentais, uma espcie de carta declaratria. Constituio Dirigente: aquela que alm de prever os direitos fundamentais, ela tambm fixa as metais estatais, ou seja, ela diz quais so as direes para o Estado. Ex. de constituio Dirigente a Constituio Brasileira. E por qu? Alm de prever os Direitos fundamentais, ela fixa metas estatais, fixa uma direo para o Estado seguir. Ex.: Art. 3 da Constituio Federal. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: IConstruir uma sociedade livre, justa e solidria; II- Garantir o desenvolvimento nacional; III- erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IVpromover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Estas so consideradas metas estatais. A Constituio do Brasil Dirigente. Classificao quanto a Rigidez: Constituio pode ser Imutvel aquela que no pode ser alterada, modificada. A Constituio do Brasil no Imutvel. Constituio pode ser Rgida aquela que possui um procedimento mais rigoroso de alterao, ela mais difcil de ser alterada. A nossa Constituio de 1988 difcil de ser alterada e Rgida. Para fazer uma Emenda Constituio deve haver um quorum de 3/5 dos membros da casa. Art. 60 2 A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

A Constituio pode ser Flexvel: aquela que possui o mesmo processo de alterao que o destinado s outras leis. Constituio fcil de mudar, de ser alterada. A Constituio pode ser Semi-Rgida ou Semi-Flexvel: aquela que parte dela Rgida e parte Flexvel. Alm de possuir um procedimento mais rigoroso de alterao, a Constituio Brasileira possui um conjunto de matrias que no podem ser suprimidas, retiradas do texto constitucional. Quais so essas matrias? So as chamadas Clusulas Ptreas- so matrias que no podem ser retiradas ou mudadas do texto constitucional. Quais so as Clusulas Ptreas? Esto previstas no Art. 60 4 da Constituio Federal: So as quatro Clusulas Ptreas: a) A Forma Federativa de Estado (Federao) a unio de vrios Estados, formando um estado maior e que faz com que cada Estado mantenha uma parcela de autonomia para administrar. O Estado de Gois, por exemplo, tem autonomia para criar as suas prprias leis tributrias. SP MG RS GO MA AM SE

Leis Administrar Cada Estado tem a sua prpria parcela de autonomia para fazer suas prprias leis. A nossa Federao no pode acabar. A Constituio probe a emenda tendente a abolir a Federao. Tambm proibida qualquer emenda proibida tendente a abolir a Federao. Ex.: uma emenda que retira dos Estados grande parte de sua autonomia Legislativa ou tributria. A Repblica no est prevista no rol das Clusulas Ptreas do Art. 60, 4, CF. A Repblica no Clusula Ptrea, mas o STF j decidiu que a Repblica uma Clusula Ptrea implcita . Isso faz com que no possa ser revogada a Repblica para a Monarquia, transformar a Repblica em Monarquia. Presidencialismo uma Clusula Ptrea?

No. O sistema de governo presidencialista no uma Clusula Ptrea, significa que pode ser alterado para o Parlamentarismo atravs de alguma Emenda Constitucional. 2 clusula Ptrea o voto: a) Voto direto aquele em que o povo escolhe diretamente o seu representante (sem intermedirios). H um caso de voto indireto na CF de 1988 que quem escolhe o Presidente no o povo. Voto indireto na CF/88. Se o Presidente atual morrer, quem assume a Presidncia da Repblica o vice (podendo ser uma substituio definitiva at o final do mandato). Mas se o vice morrer o presidente da Cmara assume. Se o presidente da Cmara morrer quem assume o presidente do Senado. Se o presidente do Senado morrer, o presidente do STF assume. As ltimas trs substituies so temporrias. 2 anos 2 anos Se o Presidente e o Vice deixarem o cargo deixarem o cargo nos Nos primeiros dois anos, teremos eleies anos, teremos eleies Diretas (no prazo de 90 dias) no Congresso Nacional prazo de 30 dias, neste caso o novo Presidente ser escolhido pelo Congresso Nacional b) Se os dois ltimos dois indiretas no

You might also like