You are on page 1of 4

Observao de visitantes florais em inflorescncia de Bromelia balansae Mez.

(Bromeliaceae), em uma rea no Stio Duas Irms, Crrego Padre Incio, Cceres-MT
Lauriane Tossu da Silva; Gilcivana Pereira de Souza; Maria Antonia Carniello

RESUMO: (Observao de visitantes florais em inflorescncia de Bromelia balansae


Mez. (Bromeliaceae), em uma rea no Stio Duas Irms, Crrego Padre Incio, CceresMT). Foi observada a presena e freqncia dos visitantes florais em Bromelia balansae. A observao dos visitantes florais foram registrados por observaes naturalsticas. A espcie foi visitada por abelhas, borboletas, formigas e beija-flores. Pode ser observado que, Bromelia balansae uma espcie com caractersticas tpicas de ornitofilia, sendo o beija-flor como um visitante mais efetivo, devido sua alta freqncia na inflorescncia. Palavra-chave: visitantes florais, Bromelia balansae, beija-flores.

Introduo
A famlia Bromeliaceae Juss. possui 3010 espcies distribudas em 56 gneros,(Luther, 2004 apud Moreira et al. 2006). Na aula campo destinado para a observao de visitantes florais, fomos orientadas a observar a espcie Bromelia balansae. Segundo BARBOSA-FILHO e ARAJO (2007) Bromelia balansae uma espcie que ocorre em todo o Pantanal e Cerrado. A ornitofilia a sndrome de polinizao em Bromeliaceae (Martinelli 1997, Machado & Semir 2006).
__________________________________ () Acadmicas do 6 semestre de Cincias Biolgicas
da Universidade do Estado de Mato Grosso. () Acadmicas do 6 semestre de Cincias Biolgicas da Acadmicas do 6 semestre de Cincias Biolgicas Da Universidade do Estado de Mato Grosso. () Prof. Dr. e pesquisadora em Botnica da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Sick (1984) sugere que a diversidade das famlias Bromeliaceae e Trochilidae- famlia dos beija-florestenha se processado paralelamente, pois esta ltima contm os agentes polinizadores mais importantes para as bromlias. O presente trabalho tem como objetivo a observao da presena e freqncia dos visitantes florais em Bromelia balansae.

rea de estudo

MATERIAL E MTODOS

O trabalho foi realizado em um pequeno fragmento de mata que faz contato com a pastagem (fig. 1), no Stio Duas Irms, Crrego Padre Incio, Cceres MT, beira da BR 070 (Cceres - Bolvia), e tem como ponto de

referncia 16 03`47,6 S e 057 49`29,7 W. As observaes foram feitas no dia 06 de novembro de 2010. Foi observada uma nica inflorescncia da espcie Bromelia balansae de acordo com a aula proposta. Para a anlise do comportamento dos visitantes as observaes tiveram registros fotogrficos, foram anotados todos os visitantes florais, freqncia e o tempo de cada visita durante o perodo das 6h50 s 16h30.

Figura 1 Pequeno fragmento de mata que faz contato com a pastagem no Stio Duas Irms.

RESULTADOS
A planta A inflorescncia de Bromelia balansae terminal, sustentada por um eixo caulinar, recoberto por brcteas que so vistosa, brilhantes e coloridas.

As folhas se dispem espiraladamente, espinescentes e de forma imbricada formando uma roseta. Visitantes florais Por volta das 7h30 foram registrados os primeiros visitantes que incluam: formigas, abelhas de colorao marrom claro, borboletas de colorao amarelada e esverdeada e beijaflores. As formigas estiveram presentes na bromlia durante todo o perodo observado, caminhando por entre as folhas e a inflorescncia. As abelhas de colorao marrom sobrevoavam as flores basais e as prximas do pice da inflorescncia, com antese incompleta, colocava a cabea dentro e fora da flor - fazia este movimento aproximadamente seis vezes. As borboletas pousavam nas flores com antese completa, e com as patas dianteiras e a cabea fazia o movimento de vai-e-vem, permaneciam na flor por 26 segundos. Os beija-flores antes de visitar a inflorescncia, pousavam em um galho de algumas tabocas que estavam bem prxima dali, parecia estar primeiro observando o local devido a nossa presena (fig.2). Depois de observar, pairava na frente da flor e introduziam o bico por entre a abertura das ptalas. Durante o perodo das 7h50 as presenas dos visitantes relacionados acima foram estveis at as 11h23, exceto as formigas e os beija-flores que se manteve constante na flor. Das 11h23 s 13h07 foi observada a presena de uma abelha de cor preta, dos beija-flores e formigas. A abelha de cor preta pousava sobre a inflorescncia, seu corpo tocava grade parte das anteras da flor e logo em seguida ela se direcionava at a base da flor (fig. 3).

medida que o dia estava entardecendo as visitas comearam a diminuir. Do perodo das 13h07 s 16h30 foi observado somente a presena das borboletas, formigas e beija-flores.

DISCUSSO
Bromeliaceae est entre as poucas famlias de plantas em que a polinizao por vertebrados predomina sobre a entomofilia, sendo que espcies desta famlia so importante fonte de nctar para beija-flores Barbosa-Filho & Arajo (2007). Pode ser observado que Bromelia balansae uma espcie com caractersticas tpicas de ornitofilia. Dentre essas caractersticas destacam-se: flores de cores vivas (vermelha), ausncia de odor, o visitante possui vida diurna, bico forte, grande consumidor de nctar.

Figura 2 Beija-flor pousando em um galho antes

de visitar a inflorescncia de Bromlia balansae.

Pode ser observado que, enquanto a abelha visitava a inflorescncia aproximou-se uma borboleta, imediatamente abelha a espantou e nenhum outro visitante se aproximou durante o perodo em que ela estava na inflorescncia.

CONSIDERAES FINAIS
Tratou-se de um trabalho que teve durao de aproximadamente 9h. E os beija-flores foram considerados como os visitantes florais mais efetivos da espcie Bromelia balansae, devido sua alta freqncia na inflorescncia do perodo a qual pudemos observar.

BIBLIOGRAFIA
MOREIRA, B. A.; WANDERLEY, M.

G. L.; & CRUZ-BARROS, M. A. V.


BROMLIAS: IMPORTNCIA ECOLGICA E DIVERSIDADE. TAXONOMIA E MORFOLOGIA. Ps-graduao do Instituto de Botnica de So Paulo - Curso de Capacitao de Monitores - Estgio de Docncia. 2006.

Figura 3 Abelha pousando sobre inflorescncia

e se direcionando at a base da flor.

BARBOSA-FILHO, W.G. & ARAUJO, A.C., EFICINCIA DE POLINIZAO E BIOLOGIA REPRODUTIVA DE BROMELIA BALANSAE MEZ (BROMELIACEAE) EM UM FRAGMENTO DE CERRADO, MATO GROSSO DO SUL. SEB., Coxambu MG, 2007. SICK, H. Ornitologia brasileira: uma introduo.Braslia: Universidade de Braslia, 1984. MARTINELLI, G.. Biologia reprodutiva de Bromeliaceae na Reserva Ecolgica de Maca de Cima. In Serra de Maca de Cima: Diversidade florstica e conservao em Mata Atlntica (H.C. Lima & R.R. Guedes-Bruni, eds). Jardim Botnico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. p.213-250. MACHADO, C.G. & SEMIR, J. Fenologia da florao e biologia floral de bromeliceas ornitfilas de uma rea da Mata Atlntica do Sudeste brasileiro. Revista Brasileira de Botnica.2006. 29:163-174.

You might also like