You are on page 1of 26

VAMOS FAZER UM FILME. BASEADO NA OBRA DE RENATO RUSSO. POR MARCOS CSAR DUARTE.

MSICAS: VAMOS FAZER UM FILME. SOLDADOS. VENTO NO LITORAL. OS ANJOS. QUE PAS ESSE. (INCIDENTAL: NATLIA).

PARA JOS RENATO FORNER. INVERNO 2012.

VAMOS FAZER UM FILME. Voc est me ouvindo? Sim. Foi meu pai que me ensinou. Ele disse que o pai dele aprendeu com pai do pai dele. Eu vi num livro de cincias. Uma foto. Duas crianas brincando. Est me ouvindo? Estou. Qual o seu nome? Man. Man? Manoela. Man! Que nome diferente. Igual ao da minha bisav. Voc bonita. Eu no acho. sim. No sou. sim. Voc tem namorado? Claro que no. Ainda sou uma menina. E da?

Minha me disse que ainda cedo. Quer namorar comigo? Minha me no vai gostar nada disso. Ela no precisa ficar sabendo. O que voc quer ser quando crescer? S respondo se voc me der um beijo. Responde primeiro. Vou ter uma banda. De msica? Claro! Posso fazer as letras? No. Deixa. Eu tenho um dirio cheio de poesias. No. Eu vou fazer as letras da minha banda e vou cantar e as meninas vo ficar loucas por mim. Voc est louco. Aposto que nem sabe escrever. Vou aprender. E para fazer msica no precisa saber de nada, s de msica. Vou pintar quadros. Que legal. Qual o seu nome? S digo se me der um beijo. S um. MEU NOME LEGIO.

Voc falando comigo daquele jeito. Na frente de todo mundo. O que que tem? Voc me expondo. Tirando uma comigo s porque eu no faria um aborto. O elevador est demorando, vamos pelas escadas? No muda de assunto. Voc est encanada. Era todo mundo amigo, todo mundo legal. No havia estranhos. Somos todos estranhos. Somos todos estranhos. Estamos namorando h mais de dois anos. Foi nosso milsimo encontro com a banda. O que que h? Desde que a gente se conhece eu brinco com voc. Esse elevador que no chega. No vai falar comigo? Nunca mais. Para! est parado no quinto andar. Vamos pelas escadas. Olha s. O elevador

No vou. No sei o que estou fazendo aqui. Voc me destratou na frente de todo mundo da banda, do ensaio, quantos anos voc tem? Parece que tem dois anos. Eu no vou ficar olhando voc falar de mim daquele jeito. Dessa vez eu fiquei quieta, mas no vai acontecer mais. No vai ser mais assim, no vai. Eu tenho direito de pensar como quiser. O elevador est quebrado. Vou embora. Volte aqui, vai pra onde? Qualquer lugar. No vou ficar com voc.

Nunca mais o elevador Voc no vai ficar comigo nunca mais? o fim? Eu vou pelas escadas. Vou esperar. Mais um tempo e o elevador chega. Sobe comigo? No. Vou esperar. Vou indo. Vem pro cu comigo? Voc enlouqueceu. Voc me tratou como uma idiota. Bebemos um pouco, s isso.

nunca mais?

Cheguei mais cedo e fui at a livraria. Logo na entrada um livro daquele pintor que voc tanto gosta. Foi um excesso, eu sei. Olhei para o livro e o que via era voc naqueles traos. Eu vou pelas escadas e te espero l em cima. Vou esperar o elevador. Vou ficar aqui e esperar. e vou me jogar. O que vai fazer? Me jogar. Vou me jogar. O que voc quer? Est louca? Vou at o quinto andar

Voc comea aqui, assim. A imagem vai ficar perfeita. Vamos fazer um filme sobre o amor e essa noite est linda. A tomada comea por esse ngulo. Voc. L em cima do prdio olhando para baixo dizendo esses versos...

"Uma nica coisa necessria: a solido. A grande solido interior. Ir dentro de si e no encontrar ningum durante horas, a isso que preciso chegar. Estar s, como a criana est s." Vamos nos concentrar na cena. Algum trouxe o ventilador? Um bem grande! Vamos ver seus cabelos balanando na brisa que sopra quase silenciosa. Um vazio oco. Voc falou que no queria ter filhos e eu estou grvida e voc no sabe e voc falou pra todo mundo da banda que achava idiota as meninas que engravidam. Eu no sou idiota. Eu no engravidei para prender macho nenhum. Eu te amo! E foi isso que aconteceu. Corta. Banda. Foi grande o show. Estava todo mundo l. At minha me foi. Foi? Foi. Cara. Foi. Foi com o namorado novo. E meu pai l junto.

Voc essa banda. Voc est sensvel. O que est acontecendo?

Est acontecendo que voc no quer ser pai agora e eu vou ser me. Eu s saio com voc. Com mais ningum. Eu sei. Eu no tomar nada, no vou fazer nada. Vou deixar rolar. No tenho culpa. Aconteceu.

SOLDADOS. War. Estratgia. Jogo. Jogo regrado. Jogo. Regrado. Jogo. Armados. Prontos. Regulamento: Cabe ao exrcito inimigo: perder. Cabe ao exrcito amigo: a vitria.

Vitria. ARRUMAR EXRCITOS. ARMAR TRINCHEIRAS. Estratgias. Uma. Estratgia. nica estratgia. Armar-se de todas as vilezas. Primeiro atrair o inimigo para uma armadilha. Armadilha. Depois da armadilha. Outra estratgia. Outra.

Abrir o fronte de batalha. Duelar. Guerrear. Ou eu, ou eles. Mas eu desconheo as artimanhas do inimigo. Eu desconheo inimigo. Desconheo. O inimigo pensa. Pensa o inimigo. Quer me pegar, na esquina, no meu prprio territrio, no meu prprio plano de vitria. VITRIA. Silncio. noite. O inimigo a noite. O que voc quer comigo? Guerra! Voc quer minhas mulheres. E suas crianas. Crianas? Quero suas crianas... Minhas crianas no. Sim. Crianas. Vou comer suas crianas e aumentar meus exrcitos. Mulher. Vou escravizar suas mulheres. Minhas mulheres.

Suas Mulheres. Escravizar. WAR. Jogo. Estratgia. Eu sou um soldado, senhor. Fao o que o senhor mandar, senhor. O que o senhor deseja, senhor. Eu sou um soldado, senhor. Fao o que o senhor mandar, senhor. O que o senhor deseja, senhor. Pode dizer senhor. No tenha medo, senhor. No tenha medo. NO TENHA MEDO SENHOR. Senhor, eu vou morrer, senhor. Eu sei. Morrer. SENHOR. Um soldado para morrer. TANQUES. MARCHAM. TANQUES. MARCHAM. TANQUES. Tenho dezenove anos, senhor. Estou pronto para morrer. Morrer pelos nossos ideais, senhor. Nosso ideal de soberania,

10

senhor. Acredito na soberania do estado, senhor. Ptria. Sou ptria. Ptria. Senhor. PTRIA. WAR. PTRIA. WAR. SOLDADOS. GUERRA! Tenho vinte e um anos, senhor. J lutei antes, senhor. J matei inimigos, senhor. O inimigo deve morrer, senhor. Morte ao inimigo, senhor. Morte. Tiro na cabea, senhor. Na cabea, senhor. Tiro. Senhor. Na cabea, senhor. Cabea. GUERRA! Abaixo seguem todos os objetivos do jogo: - Conquistar na totalidade a EUROPA, a OCEANIA e mais um terceiro. - Conquistar na totalidade a ASIA e a AMRICA DO SUL. - Conquistar na totalidade a EUROPA, a AMRICA DO SUL e mais um terceiro. - Conquistar 18 TERRITRIOS e ocupar cada um deles com pelo menos dois exrcitos. - Conquistar na totalidade a ASIA e a FRICA. - Conquistar na totalidade a AMRICA DO NORTE e a FRICA. - Conquistar 24 TERRITRIOS sua escolha. - Conquistar na totalidade a AMRICA DO NORTE e a OCEANIA. - Destruir totalmente OS EXRCITOS AZUIS. - Destruir totalmente OS EXRCITOS AMARELOS. - Destruir totalmente OS EXRCITOS VERMELHOS. - Destruir totalmente OS EXRCITOS PRETOS. - Destruir totalmente OS EXRCITOS BRANCO. - Destruir totalmente OS EXRCITOS VERDES. Os dados. Senhor. Os dados.

11

Jogar dados, senhor! Sim. - 6 dados, sendo : 3 vermelhos usados para os ataques 3 amarelos usados para as defesas.

Minha namorada est me esperando. A foto dela. Minha namorada. Um beijo, minha namorada. Na minha namorada. Um beijo. Vou lutar, namorada. Vou lutar pelo nosso filho. Um mundo melhor, namorada.

Um mundo melhor.

Namorada.

12

VENTO NO LITORAL.

Eu falei com ele hoje. . Ele estava de cabea quente. Falei pra ele ir pra casa. Ento no liga. Deixa ele pensar na vida. Certo.

Gravei nosso ltimo encontro. (Eu sei). Voc no sabe nada. Voc estava linda. (Eu sei). Eu no paro de pensar em voc. Est me atormentando. (Voc). Eu sei. J tem trs anos. (Ento?). Ento que eu no consigo. J dei todas as nossas coisas. (Minha coleo). S ficou uma foto. Duas. Duas fotos. Uma s voc. No passeio pelo mar. Lembra. Vamos juntos. (Vamos). Eu adoro praia. (O que est esperando). Olhando o mar.

13

(O sol). Seus cabelos se confundem com o horizonte. Naquele vento gelado. Estava frio e do mar vinha uma chuva fina. Toda chuva fria assim. Voc e eu olhando o mar. O vento frio em nossa cara. Uma foto. (Pode fazer). Olhe pra c. (Est escuro). Calma. O sol vem vindo. Vai ficar linda a foto vai ficar linda. Onda do mar. Horizonte e voc olhando a areia gelada. (O mar). Estou aqui. Na beira do mar. diferente quando voc no est. O resto eu joguei tudo fora.

Quando ele fica nervoso ele some. Na verdade ele no some. Ele aparece naquela praia do litoral norte. E fica l. Sentado. Olha as ondas. Horas. Depois de tanto tempo eu desisti e passei a deixar que ele ficasse l. O tempo que quisesse. Isso no atrapalha sua produo? Isso no demais para um cara s? Trs anos muito tempo. Muito tempo. E novamente. Novamente e ele some. Eu sei que ele est olhando o mar.

14

E pensando em voc. (Domingo). (Dia do mar). (O que voc acha de caminhar pela areia. O dia est lindo e s temos que voltar mais tarde. No meio da noite. O que acha?). Vou fazer um colar. (Eu escolho as conchas). Certo. No meio da noite subimos a serra. Vamos voltar. (Vamos voltar no prximo sbado? Convidar todo mundo e fazer um lual).

Eu levo o violo. Lenha. Carne. Espeto. Refrigerante. Tapetes. Tapetes? Para sentar na areia. Eu levo as bebidas.

15

Eu vou levar minha mquina fotogrfica. Vou filmar. No seu carro? Cabem cinco e alguma sacola. Nos encontramos no supermercado. 10 da noite. Feito. Combinado. Legal. Um lual. Na praia.

Foi a primeira vez que a gente foi fundo.

Olha que fogueira linda. Olha lua. Que luar. O mar est calmo. Hoje est. Bem calmo. O mar calmo.

16

Vamos dar uma volta na areia? (Vamos). Pega na minha mo. (Para onde vamos?). Vamos andar.

Que msica vocs querem que eu toque? Voc sabe aquela. Aquela qual? Aquela, que fala de lua e da brisa do mar? Tem um monte disso por ai. Ento toca outra. Outra? Um rock.

Foi minha primeira vez. (A minha tambm).

17

Agimos certo sem querer foi s o tempo que errou vai ser difcil sem voc porque voc est comigo o tempo todo e quando vejo o mar existe algo que diz que a vida continua e se entregar uma bobagem

Preciso voltar. Subir a serra. Nosso cavalo marinho est com a minha me hoje. Na semana passada ele ficou com a sua. Ele est grande. E se parece muito com voc. Ele tem um sorriso que igual ao seu. Os olhos so parecidos com o do pai. Ele foi escola essa semana. Eu no tenho tempo pra cuidar dele o tempo todo e precisei matricular o menino. A me falou que cuidaria dele e a minha me falou a mesma coisa, mas eu achei melhor que ele ficasse na escola e depois fosse pra casa comigo. (Cavalo marinho. Pe a mo aqui, ele vai se mexer agora quer ver. Viu? Que chute?). Ele fala boa noite para a sua foto. Depois jantamos, conversamos sobre o dia e vamos dormir. Qualquer dia desses eu trago ele aqui.

18

OS ANJOS. FOGO! FOGO! VAI ARDER. TUDO VAI ARDER. FOGO! Ele chega bbado toda noite. Toda noite ele chega da rua completamente chapado. Passa no bar com os amigos. Perde no jogo de cartas. E fica bebendo. Chega fedendo pinga, cigarro. No bebe mais meu amor! Voc prometeu que no iria beber mais. Cala essa boca! Eu bebo quanto quiser. Sua vadia. Cad a comida? Nem isso voc fez, no fez comida pro teu marido, vadia? No grita. Os meninos vo acordar. Eu mato esses meninos. Eu mato. S do trabalho esses moleques. Maldita hora. Em nome de deus no fala assim dos nossos filhos. Nossos filhos porra nenhuma sua vadia. Voc deve ter sado com outros homens e gerado esses moleques. Nem se parecem comigo. Cad a comida. Precisa esquentar o arroz e o feijo. Eu j vou fritar um ovo. Larga isso que eu mesmo fao. Vai cuidar dos teus filhos. FOGO! FOGO! FOGO! O BARRACO T PEGANDO FOGO! Tem duas crianas l dentro. A me tambm est l dentro. S um milagre. S um milagre. Metade da favela ardeu durante a noite toda.

Eu vi. Eu estava l. Ela primeiro olho o cu.

19

Noite clara. Colocou os meninos para dormir. O marido chegou bbado, como toda noite. Uma noite clara e quente. A vela acesa sobre a mesa para economizar energia. Toda noite ela espera o marido chegar do bar. Toda noite ele chega bbado do bar. Mas naquele dia eu ouvi gritos e pancadas. Ele bateu nela. Ele gritava. Ai explodiu. O barraco ardeu rapidinho. Os homens esto violentos. Quanta estupidez. Quanta mentira. Por conta do dio e da inveja metade da favela ardeu em chamas. Foi aquele incndio? Foi. Crianas morreram. Quando os bombeiros chegaram j era tarde. Chegamos tarde. No foi to tarde assim. Vocs salvaram minha vida e a dos meus filhos. Mas outros morreram. Muitos outros. Vtimas da estupidez. Uma famlia inteira. E outra. Ele bebeu. Bateu na mulher. A casa pegou fogo com as crianas dormindo. Todo dia uma tragdia. Todo dia um acidente grave causado pela falta de amor. O amor que se deve a todos. E do amor, o que sobrou? S sobrou a falta que ficou. A falta do amor. Depois que controlamos o fogo samos para uma vistoria. Havia quatro corpos no primeiro barraco. Duas crianas. Irreconhecveis. Dois adultos. Irreconhecveis. Uma faca na mo de um deles. Mortos. Queimados. Os corpos no meio dos escombros. No a bebida a causa disso tudo.

20

Conseguimos salvar muitas pessoas. O senhor me salvou. Obrigado. Perdi tudo, mas estou viva, vou reconstruir. Estou viva. Obrigado. O senhor foi um anjo. Um anjo que veio do cu nos livrar do inferno que ardia em nossa direo. Sou um anjo com asa quebrada. No salvamos todos. O fogo correu ligeiro. O vento ajudou a espalhar. O senhor foi um anjo. Um anjo de asa quebrada. No sei o que pensar, nem o que dizer. O senhor me salvou. No me acostumo.

Sempre uma imprudncia. Um vacilo. Um segundo. Foi uma vela acessa. Foi uma vela que comeou tudo. Uma vela. Ardeu.

Inteira. Queimou a madeira do mvel. As paredes. O sof. Queimou um. Dois. Tantos barracos. S no foi pior por que chegaram os bombeiros. Os anjos chegaram. At quando a estupidez humana ser maior que as qualidades? Vou para casa. Consertar minha asa quebrada. Descansar.

21

QUE PAS ESSE? Senhores, ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. O que isso? O que isso o que? Na sua mo. Ficou louco? No sabe mais o que dinheiro? Tanto? sobre aquela obra que vai ser aprovada e que vai rasgar uma avenida e um viaduto? Oramento inicial de 3 bilhes? Essa mesma. O que tem? Vai abrir concorrncia? Vai. E podemos repetir o esquema feito da outra vez? Com esse valor que voc tem na sua mo? aproximado. Valor proporcional. Mais ou menos como foi a outra. Como essa vale mais. Mas teve um algum que me ofereceu muito mais. Muito mais? O dobro. I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; Sabe aquele hospital? Sei. No poder sair. A cidade precisa de mais hospitais. Eu sei. Hospital de ponta. No pode. Esse hospital ser administrado pela concorrncia. No pode sair do papel. A populao precisa.

22

Chefe, todos morreremos, mais cedo ou mais tarde. Mas a minha empresa no pode morrer. herana para meus filhos, meus netos, meus bisnetos. A concorrncia atrapalha minha fortuna, o senhor me entende? Entendo. Tambm tenho filhos. E eles j tm plano de sade? Sim. Temos um plano especial para executivos. E se o novo hospital no sair do papel posso te oferecer um plano vitalcio para voc, seus filhos, seus netos e bisnetos. O que acha? II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; Senhor policial, eu no vi que era proibido estacionar. Mas est bem grande, uma cadeira de roda pintada no cho em azul. Foi rapidinho, no demorei nem uma hora. Entrei e sai do banco. A vaga para deficientes, senhor. E seu veculo no tem adesivo de deficiente, logo o senhor no pode estacionar o veculo numa vaga destinada a cadeirantes e outros tipos de deficincia fsica. Documentos do senhor e do veculo, por favor. Pois no. Olha, aqui tem um dinheiro para o senhor tomar um cafezinho mais tarde. O senhor est sugerindo que eu pegue esse dinheiro e esquea a multa. No bem isso, s pra um cafezinho, uma cervejinha... III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; Muito bem crianas. Vamos agradecer a deus o po de cada dia. Todos de p. Senhor, obrigado pelo alimento de hoje e que no nos falte amanh. Agora comam, em silncio. Eu disse em silncio. Silncio! Quem no fizer silncio vai ficar de castigo durante uma hora preso na salinha comigo descascando cebolas para a janta. Eu fui bem clara. Ento silncio. Vocs no aprenderam que deus no gosta de criana que fala durante as refeies? Vo ficar todos de castigo. Todos.

23

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar;

XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo;

24

c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao;

Vamos falar de pesticida E de tragdias radioativas De doenas incurveis Vamos falar de sua vida Preste ateno ao que eles dizem Ter esperana hipocrisia A felicidade uma mentira E a mentira a salvao Beba desse sangue imundo E voc conseguir dinheiro E quando o circo pega fogo Somos os animais na jaula Mas voc s quer algodo-doce No confunda tica com ter Quando penso em voc eu tenho febre complicado estar s Quem est sozinho que o diga Quando a tristeza sempre o ponto de partida Quanto tudo solido

25

preciso acreditar num novo dia Na nossa grande gerao perdida Nos meninos e meninas Nos trevos de quatro folhas A escurido ainda pior que essa luz cinza Mas estamos vivos ainda Estou s. Geraes. Estou s. S.

26

You might also like