You are on page 1of 13

Algumas consideraes sobre psicopatologia na filosofia de Merleau-Ponty*

Marcelo Georgetti Vieira, Reinaldo Furlan

Marcelo Georgetti Vieira Psiclogo, psgraduando em psicologia na Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto, USP. Reinaldo Furlan Professor de filosofia do Departamento de Psicologia e Educao da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto, USP.

Resumo: O objetivo destacar consideraes de Merleau-Ponty

sobre psicopatologias que revelam a experincia do corpo prprio como uma dimenso primordial de sentido. Valendo-se da psicanlise freudiana, que teria ao mesmo tempo elevado ordem do sentido percebido o que, de acordo com a tradio, era considerado de ordem fisiolgica (a sexualidade), e encarnado o que, tambm de acordo com a mesma forma de pensamento, era considerado de ordem espiritual (o pensamento), Merleau-Ponty elabora uma concepo concreta de existncia, que evita a dicotomia cartesiana entre corpo e alma, ou entre orgnico e psquico. Palavras-chave: Merleau-Ponty, fenomenologia, psicopatologia.
Abstract: Some considerations on psychopatology in Merleau-

Ponty philosophy. The present paper aims at stressing MerleauPontys considerations about the psychopathologies that reveal ones own body experience as a primeval dimension of the senses. Merleau-Ponty elaborated a concrete conception of existence and avoided the Cartesian dichotomy between body and soul, or between the organic and the psychic. He did that by using Freudian psychoanalysis, which had both promoted what was traditionally considered physiological (sexuality) to the category of perceived sense, and embodied what was traditionally considered spiritual (thought). Keywords: Merleau-Ponty, phenomenology, psychopathology.

Apoio: Fapesp.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

130

Marcelo Georgetti Vieira, Reinaldo Furlan

Introduo

O objetivo deste artigo apontar para a experincia do corpo prprio e sua relao com o outro, e mostr-la em sua funo primordial de subjetivao, socializao e formao de sentido de mundo. Em particular, mostrar isso atravs da questo do jogo entre dois tipos de saberes que Merleau-Ponty vai distinguir desde a Fenomenologia da percepo (1945/1999): por um lado, h tudo aquilo que o sujeito sabe de uma maneira pensada, ordenada, objetiva; enfim, uma tese discursiva do mundo (e de si mesmo, uma vez que este se constitui nas relaes estabelecidas com o primeiro). Por outro lado, existe um campo mais amplo de saberes, que engloba e funda o primeiro, e no qual os sentidos so de uma ordem que no se restringe do pensamento explcito, mas que representa a nossa postura primordial no mundo. Ser discutido como possvel saber algo e, ao mesmo tempo, no s ignor-lo, como tambm mant-lo distncia. Em sntese, devemos explicitar melhor o que Merleau-Ponty quis dizer na seguinte passagem do seu livro Fenomenologia da percepo (1945/1999):
Sabe-se como a teoria da histeria foi levada a ultrapassar, com a noo de
pitiatismo, a alternativa entre a paralisia (ou a anestesia) e a simulao. Se o histrico um simulador, em primeiro lugar em relao a si mesmo, de forma que impossvel colocar em paralelo aquilo que ele verdadeiramente sente ou pensa e aquilo que ele exprime no exterior: o pitiatismo uma doena do Cogito, a conscincia tornada ambivalente, e no uma recusa deliberada de confessar aquilo que se sabe. (MERLEAU-PONTY, 1945/1999, p.223)

Ou seja, discutir como se d esta autoenganao, que no representa um ato de conscincia por parte do histrico, mas tem um fundo metafsico que diz respeito s trocas entre o corpo e a conscincia e representa a noo de existncia propriamente dita, cujo sentido se encontra alm da concepo objetivista do corpo e aqum da concepo intelectualista da conscincia.

O Corpo em Merleau-Ponty

De incio, importante discutir a noo de corpo para Merleau-Ponty, porque esta nos impe um distanciamento de duas tradies de pensamento originrias do cartesianismo, que influenciam nossa forma de pensar de maneira direta: o espiritualismo ou intelectualismo, que um desenvolvimento da concepo de cogito e se apoia na possibilidade de considerar o mundo a partir de um conjunto de ideias; e o realismo ou empirismo, que se posiciona em relao ao mundo considerando-o enquanto res extensa, um sistema de propriedades fsicas, subgora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

Algumas consideraes sobre psicopatologia na filosofia de Merleau-Ponty *

131

metido a um conjunto de reaes causais e determinadas, passveis de serem apreendidas na forma de leis objetivas, que do que se ocupam as investigaes das cincias naturais.1 Em relao ao intelectualismo, o filsofo, logo no incio de sua obra (1945/1999), dirige uma crtica noo de representao, afirmando que a experincia que temos do mundo no abstrata, e nossas ideias so nada mais que pseudopresenas quando comparadas evidncia macia do mundo que nos aberto pela percepo razo pela qual, para o filsofo, o mundo j um sistema de verdades. Nesse sentido, uma representao seria a cristalizao de uma perspectiva que, descontextualizada do mundo de onde foi retirada, adquire seu ar de eternidade morta, acabada ao passo que o mundo fenomenal, o qual experienciamos, possui ao mesmo tempo outras perspectivas possveis, e sempre as ultrapassa a cada vez, justamente por no nos impor qualquer delas como necessria. O mundo, tal como nos dado em nossa experincia ingnua, inacabado em seus horizontes, sendo qualquer forma de representao sua uma experincia segunda apoiada sobre sua percepo. Quando o cientista considera a perspectiva de mundo elaborada por ele sem se questionar sobre a sua origem, desconsidera que tem ainda como pressuposto implcito essa experincia no ttica ou presena surda do mundo como garantia de sua validade. J o problema que Merleau-Ponty vai pontuar no empirismo que, desenvolvido em suas implicaes, ele termina nos pressupostos do primeiro (o intelectualismo), pois, ao validar a existncia de um mundo na ordem do puro em si, como faz o cientista clssico, este se pe no lugar de um observador puro, isento das amarras objetivas do mundo, que no se encontra em lugar algum e tem acesso ao mundo atravs de um pensamento de sobrevoo. De maneira que, ao constatar relaes causais em processos que ocorrem no mundo, o observador se exclui enquanto participante de uma experincia a partir da qual se formam as significaes com as quais este lida ao sistematizar seus saberes. Assim sendo, as reflexes de Merleau-Ponty nos conduzem a uma dimenso mais originria, que a dimenso vivida (pr-reflexiva), da qual as outras duas descritas (a objetiva e a subjetiva) so apenas abstraes, momentos secundrios. por isso que, para o filsofo, a cincia vai ser uma experincia segunda de mundo: mesmo as distines objetivas por ela feitas pressupem todo um conjunto de experincias que so necessrias no s para valid-las como tambm para sustent-las. Quando o foco das investigaes o corpo, as limitaes que impossibilitam qualquer tentativa de se manter fiel a qualquer um dos estilos de pensamento
1 O espiritualismo e o realismo so concepes distintas e antagnicas da realidade na verso cartesiana, e tm, como correlatos epistemolgicos, o intelectualismo e o empirismo, respectivamente.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

132

Marcelo Georgetti Vieira, Reinaldo Furlan

aqui citados tornam mais evidentes. Isto por causa da prpria natureza do corpo, que um objeto estranho: eu o percebo, ele ocupa lugar no mundo, mas no composto apenas por relaes causais e de exterioridade entre si, definidas por partes extra partes; ele um objeto que tambm sou eu, sempre presente em meu campo perceptivo. H este duplo sinestsico (de forma resumida: ser e se perceber ao mesmo tempo) que o cientista-psiclogo no pode deixar de lado ao descrever a experincia do corpo prprio. Por exemplo, a frase: tenho dor no p no indica apenas que h um lugar no espao objetivo que origina a dor, tampouco que o p nos envia sinais de que est doendo. Sou eu quem sente a dor em meu p, enquanto uma forma de presena minha no mundo. Por outro lado, o corpo tambm no me dado como um conjunto de representaes, das quais a conscincia teria plena posse intelectual; h uma opacidade do corpo em relao conscincia de si que situa o sujeito no jogo ambguo entre aquilo que se vive e que se constata vivendo. Sou meu corpo enquanto um conjunto de possibilidades que me inserem no mundo, abrindo-me um campo de experincias que, por sua vez, propiciam a emergncia de novos sentidos, o que d ao corpo um estatuto no s de experincia original como tambm originria. O prprio ato perceptivo j envolve um processo de significao. atravs das funes impessoais do corpo que se estabelecem as relaes do sujeito epistemolgico com o mundo. Mesmo este termo deve vir entre aspas, pois se trata, em Merleau-Ponty, de dissolver por completo a existncia hipottica de um pensamento puro que se baste por si s e de um corpo objetivo, considerado em separado; se ainda se pode falar de um cogito, este se encontra implcito no corpo, um cogito tcito, a presena de uma reflexividade que no se reduz ao nvel ttico, mas que se encontra em um nvel mais fundamental: corporal. Um exemplo disso so as consideraes de Merleau-Ponty sobre o tema da motricidade. H, como observa o filsofo, uma intencionalidade motora, como pode ser observada na reao do corpo picada de um mosquito: no necessrio representar o lugar em que o mesmo se encontra e considerar todas as possveis trajetrias a serem percorridas pela mo em direo ao mesmo, de forma a optar por aquela que seja mais eficaz em acert-lo; simplesmente sou meu corpo, no s enquanto uma forma de me situar no mundo, mas tambm como um campo de ao minha disposio. o que revela a noo de esquema corporal, que Merleau-Ponty aproveita da histria da psicologia, sobretudo de Geld e Goldstein. No sou meu corpo apenas do lado de dentro; nesse sentido no h interioridade, mas relaes concretas estabelecidas com o ambiente ao meu redor e a constatao das mesmas, com suas reminiscncias que s podem ser pensadas a partir de meu corpo apreendido no fora: no mundo que me apreendo. Ao subir por um terreno inclinado, por exemplo, todo o meu corpo est voltado e
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

Algumas consideraes sobre psicopatologia na filosofia de Merleau-Ponty *

133

adaptado a esta situao, todas as correes necessrias para garantir a manuteno de meu equilbrio corporal so instantaneamente realizadas e postas em prtica em funo da ao que viso no todo, enquanto corporeidade que sou, sem haver necessidade de tomar conscincia de todo o meu aparato fisiolgico para que isto ocorra. O corpo tambm sempre o implcito considerado em quaisquer situaes em que nos envolvemos. Mesmo quando nos prontificamos a ouvir uma palestra, o que por suposto nos exigiria um esforo no nvel ideolgico, o tempo que nos cobrado comea a nos desgastar em outro nvel, comeamos a ficar fadigados, nossa postura comea a nos incomodar e no somos indiferentes a isso: nos impacientamos e esperamos com ansiedade crescente pelo fim da palestra ou por um intervalo, por mais interessante que seja o assunto exposto pelo palestrante ou seu carisma. Nosso posicionamento corporal sempre est presente e contando em nossos atos e situaes vivenciadas; quando desviamos o olhar, o saber subentendido que nosso corpo faz as correes necessrias para que percebamos a permanncia dos objetos ao nosso redor, contrapostos a nosso olhar que, por sua vez, o que est se movendo. Podemos ilustrar esta acomodao fundamental pela anlise de uma patologia que envolve a relao entre fenmenos que, conforme a tradio, so considerados como psquicos, mas que tm uma atuao na dimenso de nosso corpo, e que se enquadrariam, portanto, tambm na categoria de fenmenos materiais, compondo assim um misto de fenmenos pertencentes a duas ordens diferentes de realidade. Referimonos ao caso do membro fantasma, em que o paciente relata que ainda sente o membro que perdeu em algum acidente; as discusses a esse respeito tambm se estenderiam ao caso de anosognose, sua contrapartida, em que o paciente desta vez perde um de seus membros, ainda que estes estejam aptos e funcionais do ponto de vista fisiolgico. A anlise deste quadro patolgico mais um dos exemplos do estilo das reflexes que Merleau-Ponty (1945/1999) vai desenvolvendo, buscando por uma nova dimenso ontolgica que contorne os impasses da metafsica cartesiana, assentados na diferena de natureza (substncia) entre corpo e alma, ou pensamento e extenso. O paciente, no primeiro caso, ainda sente a presena de seu membro amputado; no podemos falar da presena de antigas representaes, como seria o cunho das explicaes intelectualistas, pois ...nenhuma explicao psicolgica pode ignorar que a seco dos condutos sensitivos que vo para o encfalo suprime o membro fantasma (MERLEAU-PONTY, 1945/1999, p.116); mas uma explicao que por sua vez recorra a uma causalidade apenas fisiolgica, como faria o empirismo, tambm no conseguiria dar conta do fenmeno, pois o fato do paciente aceitar a mutilao faz com que o membro fantasma se

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

134

Marcelo Georgetti Vieira, Reinaldo Furlan

encolha e desaparea ao passo que uma lembrana tambm pode voltar a traz-lo tona. Visando contornar estas controvrsias, Merleau-Ponty (1945/1999) vai trabalhar a noo de existncia, segundo a qual o sujeito deve ser considerado em sua totalidade global enquanto uma experincia encarnada, e no como um aparato fsico-qumico ou um conjunto de pensamentos. Tudo se encontra entrelaado de maneira ambgua em seu movimento, e nesta conjuntura que faz sentido a noo de recalque orgnico, utilizada para elucidar o caso do membro fantasma. Este termo empregado por outros autores, mas chama a ateno de Merleau-Ponty por seu carter nada cartesiano. No se trata, propriamente, de afirmar que o paciente no sabe da perda de seu membro, pois , na realidade, por sab-lo que ele a evita. Mas esta recusa, este desviar-se, ocorre no nvel que representa nossa postura diante do mundo e do outro, quando se abrem os sentidos para a conscincia ttica em si. Isso significa que o paciente do fenmeno do membro fantasma no aceita a verdade da perda do membro, na medida que procura manter o mesmo esquema corporal, com suas possibilidades motoras anteriores de ser no mundo, evitando se colocar em situaes em que a perda do membro se tornaria manifesta. Isso pode ficar mais claro em uma passagem tambm pelos temas da sexualidade e da linguagem na mesma obra (1945/1999).

A sexualidade e a fala

No captulo O corpo como ser sexuado, Merleau-Ponty (1945/1999) discute as anlises feitas pelo fisilogo moderno Goldstein sobre o caso do paciente Schneider, que sofrera uma leso no lobo occipital por conta de um ferimento de guerra. A proposta de fisiologia trazida por este mdico diverge das tradicionais (como as de Pavlov) pois toma por referencial para explicar o homem no uma soma de arcos reflexos e outras funcionalidades mais primrias do comportamento, mas sim o posicionamento global do paciente no mundo, numa anlise que possibilita encontrar uma dinmica prpria de funcionamento da patologia o que, como vimos, entra em ressonncia com as anlises existenciais de Merleau-Ponty, que buscam o homem em suas relaes concretas com o mundo. Merleau-Ponty j havia considerado e analisado, captulos antes, como a leso sofrida pelo paciente acarretara alteraes globais na estrutura do seu comportamento, tanto do ponto de vista prtico como do conhecimento. No caso, o paciente em questo no dispunha mais do espao de forma gratuita ou virtual, mas apenas de acordo com as foras de fato presentes em seu campo vital. Assim, era incapaz de compreender o pedido do mdico para que levasse a mo at a testa, mas o fazia se um mosquito nela pousasse, e, ordem para que imitasse o gesto do cumprimento militar, s podia faz-lo tentando se inserir de novo
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

Algumas consideraes sobre psicopatologia na filosofia de Merleau-Ponty *

135

nas situaes realmente vividas antes enquanto soldado, isto , procurando, com movimentos desajeitados, encontrar com seu corpo os movimentos que podia realizar outrora. Isto quer dizer que o paciente no perdera o significado das palavras em si, mas a capacidade de uma intencionalidade motora que d origem relao com o espao de forma virtual, isto , segundo uma projeo que transcende os dados reais de seu campo perceptivo: o paciente no podia mais viver o espao de forma imaginria, e apreender na ordem do mdico apenas o sentido essencial do gesto (o que revela tambm um problema de conhecimento), pois precisava reproduzir as mesmas condies efetivas de sua realizao. No caso da sexualidade, o mesmo esquema se revela. O paciente em questo demonstra no saber direito o que est fazendo quando posto em uma situao sexual: apresenta todas as reaes relacionadas a este tipo de ocasio, porm sempre em resposta ao estmulo mais imediato, sem tomar a iniciativa de qualquer atitude que rumasse em direo sua consumao; tampouco se trata de dizer que houve um enfraquecimento das representaes do paciente, pois a rea afetada envolve as funes visuais no caso da sexualidade tambm esto envolvidas as sensaes tteis, e no houve perda do significado destas representaes. Tudo nos leva a considerar a sexualidade enquanto uma ordem de compreenso no ttica, que se encontra enraizada nas funes bsicas de nosso corpo, enquanto uma de suas possibilidades originrias de se dirigir ao mundo. Da mesma maneira que estamos sempre postos em relao com um mundo e situados em seu espao de uma forma mais originria do que por meio dos pensamentos, tambm pela sexualidade que somos postos em um mundo da intersubjetividade, de significaes erticas intrnsecas ao ato perceptivo. Merleau-Ponty elogia a psicanlise por ser uma de suas aquisies mais durveis ter demonstrado que os processos que se operavam na sexualidade, antes considerados como orgnicos ou mentais, tinham agora suas razes em um sujeito encarnado, o que fechava o circuito na relao entre um sujeito do conhecimento e um sujeito agente, impondo s formas tradicionais de pensamento de origem cartesiana uma reviso ontolgica que reivindica uma nova ordem: a das relaes concretas e do simbolismo encarnado. Esta era a ordem aspirada por G. Politzer (1928/1998) em seu livro Crtica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanlise ; porm, este acusava Freud de estar elaborando uma teoria hbrida e de princpios epistemolgicos obscuros e contraditrios. Na obra citada, analisada a Interpretao dos Sonhos de Freud, considerada um dos seus principais escritos. Politzer faz a distino entre dois tipos de psicologia: por um lado, a concreta, que se atm dimenso do vivido, ou, para utilizar um dos termos do autor, do drama (considerado sem a conotao romntica do termo); por outro, a abstrata, que se vale de terminologias
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

136

Marcelo Georgetti Vieira, Reinaldo Furlan

mentalistas/fisiologistas para explicar o funcionamento do aparelho psquico. A crena em um mundo interno ou de relaes causais descontextualizadas de um campo de ao no qual o indivduo se encontra se torna desnecessria; no precisamos mais, por exemplo, do que a situao que Otelo vive para compreendermos seus cimes por Desdmona. Assim sendo, a partir de um enfoque concretista que um arcabouo psicolgico legtimo poderia ser elaborado, e as explicaes psicolgicas por fora deveriam envolver a participao do protagonista de uma experincia sempre vivenciada em primeira pessoa para que possa receber seu atestado de psicolgica. Foge, portanto, de uma Psicologia dentro da concepo do autor (Politzer) outras formas de investigao que se fiavam no modelo das cincias naturais e tratavam o indivduo como uma instncia submetida a relaes causais observveis em terceira pessoa. E, se por um lado h na psicanlise uma contribuio para uma psicologia concreta em suas anlises que partem de uma situao vivida como o dipo, por exemplo , por outro, estas perdem seu valor ao carem em um abstracionismo desnecessrio, como, por exemplo, fazer de um indivduo ... uma sucesso de processos impessoais (POLITZER, 1928/1998, p.128) presentes no inconsciente, que marginalizam o sujeito agente de sua prpria ao. Segundo a anlise de Politzer, o que teria levado Freud a postular tal concepo de inconsciente seria a pretenso de garantir alguma cientificidade sua Psicanlise, elaborando-a inspirado em modelos energticos e causais da Fsica Clssica; e tambm o postulado do pensamento narrativo/discursivo (segundo o qual para cada ao haveria uma enunciao em pensamento para sua execuo). Assim, uma vez que estes no se encontravam em uma experincia da qual o indivduo tivesse conscincia, por deduo deveriam estar no inconsciente. Encontramos ento o que Politzer enxergava de contraditrio na teorizao psicanaltica, e, neste ponto, Merleau-Ponty vai dar desenvolvimento a uma concepo psicolgica de homem que entra em ressonncia com a crtica politzeriana considerada, embora evitando a distino entre processos em primeira e em terceira pessoas, procurando, com exatido, o meio termo a partir do qual essas distines so abstratas ou secundrias. No caso, e ao contrrio de Politzer, Merleau-Ponty no v a fisiologia como processos fsico-qumicos em terceira pessoa (linguagem da fsica), mas como o princpio de insero do ser no mundo do organismo vivo e tambm do homem. A fisiologia, no caso, deve ser compreendida na relao do organismo com o meio portanto, em sua abertura e relao com o mundo prprio espcie. Por isso a psicologia a cincia concreta do comportamento do ser vivo, e a fisiologia, considerada em si mesma ou apartada das relaes do organismo com o meio, abstrata. Por outro lado, a relao de Merleau-Ponty com a psicanlise no parou de se estreitar ao longo dos anos. A Fenomenologia da Percepo estava imbuda do
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

Algumas consideraes sobre psicopatologia na filosofia de Merleau-Ponty *

137

sentido de se afastar das especulaes freudianas do aparelho psquico, quando de carter objetivista, e de um esprito filosfico que se acreditava necessrio para corrigir o freudismo de seus escorreges epistemolgicos com suas explicaes causais e energticas, protegendo, assim, aquilo que seria sua descoberta original, a saber, uma hermenutica capaz de revelar os sentidos da vida do sujeito aqum de seus atos explcitos de conscincia. Anos depois, Merleau-Ponty (1960) observa, dada a aceitao e expanso da psicanlise na cultura ocidental, que o risco que ela corre passa a ser outro mais precisamente, e ao extremo do objetivismo anterior, a sua espiritualizao. Ento, o carter enigmtico dos fatos que a psicanlise nomeava, cujos termos objetivistas ao menos preservavam, dissolvido numa acepo superficial e rpida do inconsciente, contra o qual o filsofo recomenda, ao invs de se tentar corrigir o freudismo naquilo que ele trazia do escolho cientificista da poca, como ele prprio havia tentado, ler Freud como se l um clssico, isto , mais como marcao de um campo problemtico a ser pensado ou investigado, do que segundo o lxico comum de alguns de seus termos. Em suas palavras, Ao menos as metforas energticas ou mecanicistas guardavam contra toda idealizao o rastro de uma intuio que uma das mais preciosas do freudismo: aquela de nossa arqueologia (Ibid., p.282). Feito esse reparo, e voltando aos termos da Fenomenologia da Percepo, nessa regio annima, disposta pela relao do corpo com o mundo, que se destaca nossa existncia em primeira pessoa, antes como uma expanso da primeira do que como separao propriamente dita, pois seus limites no so nunca claros ou bem definidos. Mesmo nas atividades culturais por definio, nossas decises mais explcitas tm algo de estereotipado, de uma generalidade prpria da poca, assim como o mundo se nos torna natural com o decorrer de nossas experincias. Em particular, a sexualidade se encontra difundida em nosso meio de maneira ambgua, nosso mundo percebido est impregnado de significao afetiva. Ora, justo por envolver nossa adeso ao mundo e aos outros que nossa sexualidade a chave da constituio de nossa histria pessoal, conforme aponta a psicanlise, o que faz os signos sexuais privilegiados para a compreenso do sentido de nosso ser. Tambm na linguagem, assim como na sexualidade cuja noo deixou o campo mais restrito da biologia para ser compreendida dentro do campo da intersubjetividade (enquanto drama, falando em termos politzerianos) , encontramos a mesma funo corprea primordial por meio da qual as coisas passam a ter um sentido para ns, e assim, os mesmos esquemas (intelectualista e empirista) sero recusados por Merleau-Ponty na compreenso do fenmeno da fala. O primeiro, porque desconhece a potncia de significao do gesto ou da palavra, fazendo deles apenas invlucros de um pensamento que seria o nico portador da significao. Como diz Merleau-Ponty, para o intelectualismo
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

138

Marcelo Georgetti Vieira, Reinaldo Furlan

h um sujeito que fala, mas o sujeito pensante a fala serve apenas para a transmisso de seu pensamento. Mas, assim, no se compreende o trabalho do escritor, e nem mesmo porque procuramos um pensamento atravs da fala, se pressupomos um pensamento j possuidor de suas significaes. De fato, tardia na histria da filosofia a descoberta do valor da linguagem para o pensamento, ou de como ela representa a sua realizao, assim como o sentido da msica ou da pintura se faz por seus prprios meios de expresso. Quanto ao empirismo, que procura reduzir o sentido das palavras associao entre os estmulos fsicos nelas presentes com aqueles do meio em que se encontra o organismo, ele conclui que no h sujeito falante, e que o homem pode falar do mesmo modo que a lmpada eltrica pode tornar-se incandescente (MERLEAU-PONTY, 1945/1999, p.238). Em ltima instncia, os princpios do empirismo, analisados por este autor, cortam o homem do contato com a verdade o que um contrassenso, afinal, o cientista ou psiclogo no pode se considerar alm das condies que estabelece no conhecimento do comportamento do outro. Como dissemos antes, o empirismo se utiliza da mesma tese do intelectualismo, pois pressupe um sujeito de conhecimento livre de condicionamentos, um observador absoluto, capaz de sobrevoar a experincia enquanto conhece. Ora, no caso da linguagem, Merleau-Ponty pretende superar essas duas posies que parecem antagnicas, por meio da assuno da palavra como portadora do prprio sentido. Na Fenomenologia da percepo (1945/1999), Merleau-Ponty vai buscar a compreenso da linguagem pela compreenso da fala, e desta por meio da compreenso do gesto. A fala um gesto, e como este, brota do movimento de significao do prprio corpo em direo ao outro. Tudo se trata, ento, de compreender o sentido desse movimento, e de sua compreenso pelo outro, que da ordem do corpo e no do pensamento, entendido este como um processo de representaes puras, ou espcie de viso mental da ideia ou do significado. no mundo que nos encontramos e nos entendemos (ou no nos entendemos), diz Merleau-Ponty, querendo com isso mostrar que o sentido das palavras se encontra no sentido do comportamento de que elas participam de maneira ativa, isto , ajudando a constru-lo, tecendo com todos os outros sentidos tteis, motores e visuais um nico movimento de sentido. pelas consideraes de Husserl sobre aquilo que chamou de transgresso intencional que Merleau-Ponty inicia mesmo a compreenso do gesto ou do comportamento do outro. Ou seja, h certos espetculos (o comportamento do outro, mas tambm de certos animais) cujo sentido investe o nosso corpo, quando parecia que ramos ns que o constituamos atravs da prpria conscincia. Assim, parecia que ramos ns que compreendamos o sentido do outro por meio de um ato de nossa conscincia, e, de repente, nos vemos investidos pelo sentido de seu comportamento, que parece vir habitar nosso prprio corpo. Tudo se passa como se a inteno do
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

Algumas consideraes sobre psicopatologia na filosofia de Merleau-Ponty *

139

outro viesse habitar nosso prprio corpo, revelando-nos, e muitas vezes criando (e esse ser o caso da aprendizagem da linguagem ou do comportamento em geral), potencialidades prprias de comportamento at ento desconhecidas. O importante frisar o carter corpreo dessa assuno de sentido, o que tambm pode ser evidenciado com a anlise do exemplo da criana que presencia o intercurso sexual dos pais. A criana pode compreender parte do significado do comportamento presenciado, como a prpria percepo dos pais j havia lhe revelado em parte o sentido de que formam um casal; mais ainda, o comportamento sexual dos adultos lhe prope um encaminhamento de sua prpria libido, e nesse sentido antecipa um comportamento futuro, como mostram com clareza as brincadeiras infantis; mas o acontecimento parecer bizarro criana enquanto no sentir no prprio corpo as mesmas possibilidades sexuais presenciadas no comportamento dos adultos. tambm por isso, seguindo a mesma lgica, que para ns mais fcil compreender a mmica sexual dos ces do que a do besouro ou do louva-a-deus. Merleau-Ponty falar, anos depois, em magma ou promiscuidade dos homens no mundo (1959-1961/1996, p.204) para expressar essa experincia intersubjetiva, que destacamos a partir da experincia do olhar:
Esta mistura e esta invaso (de um sobre o outro) existem j porque ns vemos, isto , vemos os outros verem, com uma sutileza extraordinria, vemos com os olhos dos outros desde que tenhamos olhos (...) Isso parece sexto sentido porque cremos que se v apenas coisas visveis ou qualidades: mas eu vejo corpos dirigidos para o mundo e para o mesmo mundo que eu vejo, seus gestos nfimos, eu os esposo, eu os vejo do interior. Os homens tambm so homens-gignognes2 se se pudesse abrir um, nele encontraramos todos os outros como nas bonecas russas, ou antes, menos bem ordenados, em um estado de indiviso. (MERLEAU-PONTY, 1959-1961/1996, p.211)

Ora, o comportamento lingustico um desdobramento dessa mesma potencialidade de troca de sentidos que ocorre na experincia do olhar. o que tambm revelam as anlises de Lagache sobre a patologia da Alucinao Verbal, consideradas por Merleau-Ponty em um de seus cursos na Sorbonne (1949-52/1990). Como outras experincias patolgicas, estas evidenciam dimenses no percebidas ou pouco notadas na experincia normal. Nesta condio patolgica, as relaes lingusticas entre o eu e o outro se encontram invertidas ou misturadas de maneira confusa. Isto se manifesta no fato do doente ouvir suas falas como se estas viessem diretamente de outrem,
2 Referncia personagem do teatro infantil que se apresenta como me de muitos filhos, que saem debaixo de suas saias.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

140

Marcelo Georgetti Vieira, Reinaldo Furlan

ou ouve as falas do outro como se fossem suas prprias palavras, havendo ainda outras variaes possveis, como uma compulso expresso involuntria (impulso verbal), ou como o no reconhecimento da origem das falas que se ouve, como se estas viessem de ningum (MERLEAU-PONTY, 1949-52/1990, p.64). De qualquer modo, depreendemos que o eixo central destas patologias uma despersonalizao da fala, quer dizer, o apagamento dos limites entre o eu e o outro, o que nos revela, por isso mesmo, que ambos formam um s sistema da a possibilidade dessa indistino entre a voz prpria e a do outro ou confuso alucinatria, que exacerba a presena do outro em mim ou de mim no outro. Nesse sentido, tambm, Merleau-Ponty (1949-52/1990) indica que Freud passou da oposio inicial entre o dentro e o fora (os desejos sexuais e a moral, eu e o outro) para sua implicao recproca. a mim mesmo que persigo no outro, ou ao outro, em mim (sadomasoquismo), eu e os outros estamos sempre implicados. Por isso a soluo, ou a cura do conflito, no se limita a uma gratificao objetiva do desejo reprimido, mas requer rearranjo do sentido da relao com o outro ou o mundo. Em sntese, deve-se, portanto, recusar a ideia de indivduo enquanto entidade solipsista, para reconhec-lo num sistema em que as relaes eu-outrem esto presentes de forma indissocivel. o que se constata no caso da jovem afnica tratada por Binswanger, e citado no captulo sobre O corpo como ser sexuado (MERLEAU-PONTY, 1945/1999). Neste caso, a jovem foi proibida pela me de ver seu amado. Decorrente dessa proibio, aos poucos foi diminuindo seu apetite e perde de vez sua voz. Pela leitura realizada por Merleau-Ponty, a voz simbolizava, para a moa, o canal de comunicao que a pe no circuito de relaes com outrem. Encontrando-se em uma intensa situao conflitante entre o desejo de estar com seu amado e a impossibilidade de romper com a autoridade da me, e sem foras para contorn-la, ocorre a mudana pela qual o que tinha valor para um caso singular adquire generalidade, deixa de ser uma forma de lidar com um caso atual e passa a valer para todas as relaes assumidas com os outros. Sua impossibilidade de se unir ao amado se torna uma tragdia, na qual se v impossibilitada de se relacionar com todo o mundo ou, segundo Merleau-Ponty: A vertigem do amuo tal que ele se torna amuo contra X, amuo contra a vida, amuo absoluto (1945/1999, p.225). Ento a moa se v encerrada em uma estrutura de conduta histrica que opera segundo uma dinmica prpria, e porta o prprio sentido. Isto porque ela no escolheu, no sentido restrito do termo, sua histeria ou condio patolgica. Esta apenas se desdobrou em coerncia com sua vida, tal como esta se desenrolou a partir do momento da proibio, vivenciada como traumtica. Seu sintoma expressivo do conflito que no consegue enfrentar, superar ou contornar a
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

Algumas consideraes sobre psicopatologia na filosofia de Merleau-Ponty *

141

perda da voz seria uma atualizao dessa situao, e que reduz seu campo de possibilidades de ser no mundo com os outros. Da mesma forma, mas em sentido inverso e isso tambm vale para o caso do fenmeno do membro fantasma , a moa afnica s pode superar seu estado de histeria se vivenciar um processo de mudana que a afete em seu modo de ser concreto, e que altere, portanto, o sentido da sua postura diante do mundo e do outro a que nos referimos. Assim sendo, o que vai possibilitar a cura o fato de nosso corpo ainda nos manter abertos a este tipo de mudana. s vezes, basta a presso da mo do mdico no pescoo da moa para restituir-lhe a voz e recoloc-la no circuito da comunicao com o outro. Ou seja, no nvel prttico de formao de sentido de mundo, em que o corpo se relaciona com o mundo e o outro atravs de todos os seus membros e rgos, unificados e relacionados entre si no processo de ser no mundo , que podemos adoecer ou nos curar. assim, tambm, que se deve entender a possibilidade de, ao mesmo tempo, saber e no saber algo, mais precisamente agora, de viver um sentido de mundo que no se reduz ao que sabemos por nosso pensamento de mundo.
Recebido em 1/9/2008. Aprovado em 17/7/2009. Referncias

MERLEAU-PONTY (1943/2006) A estrutura do comportamento. Trad. de Mrcia Valria Martinez de Aguiar. So Paulo: Martins Fontes. . (1945/1999) Fenomenologia da percepo. Trad. de C.A.R. Moura. So Paulo: Martins Fontes. . (1990, 1949-1952) Resumo de cursos na Sorbonne, Vol. II. Trad. de Constana M. Csar. Campinas: Papirus. . (1956-1960/2000) A natureza Notas de cursos no Collge de France, 1956-1960 Texto estabelecido e anotado por Dominique Sglard. Trad. de lvaro Cabral. So Paulo, Martins Fontes. . (1960/2000) Loeuvre et lesprit de Freud et son importance dans le monde moderne Prface louvrage de A. Hesnard, in Parcoux deux, 1951-1961. Lagrasse: Verdier. . (1959-1961/1996) Notes de cours, 1959-1961 (Texte tabli par Stphanie Mnas). Paris: Gallimard. POLITZER, G. (1928/1998) Crtica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanlise. Trad. de M. Marciolino & Y. M. Campos Teixeira da Silva. Piracicaba: Unimep.
Marcelo Georgetti Vieira marcelo_psi@yahoo.com.br Reinaldo Furlan reinaldof@ffclrp.usp.br

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 1 jan/jun 2011 129-141

You might also like