You are on page 1of 3

13 motivos para consumir chia, a semente da vez

Chia est lotada de mega-3, clcio, fibras, ferro e diversos outros nutrientes
Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do Mxico, est prometendo um caminho de vantagens para a sade. Riqussima em uma srie de nutrientes, o gro tambm pode ser um grande aliado da dieta. Ela est disponvel no mercado de trs formas: leo, farinha e gro inteiro. O leo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o gro podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas. "A poro diria recomendada de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clnica Equilbrio Nutricional. Caso voc passe um pouco dessa recomendao, no h grandes problemas, mas importante no exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia um tanto calrica - so 164 calorias por poro da semente. Confira tudo o que essa colherzinha diria pode fazer pela sua sade! Efeito tira-fome A semente de chia rica em fibras tanto solveis quanto insolveis. A nutricionista Roseli Rossi, da Clnica Equilbrio Nutricional, conta que essas fibras ajudam a regular o trnsito intestinal, evitando ou tratando a priso de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g do gro, a chia tem 13,6g de fibra. "Ela tambm proporciona mais saciedade, pois em contato com lquido no interior do estmago forma uma espcie de 'gel' que dilata o estmago, ajudando tambm no emagrecimento", explica.

mega-3, o amigo do corao , sem dvida, o carro-chefe nutricional da chia. A poro de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diria de mega-3. claro que quando pensamos em mega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmo, que muito rico desse nutriente. Porm, de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia tm oito vezes mais mega-3 que um pedao mdio de salmo. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, esta gordura do bem responsvel por afastar de perto as doenas cardiovasculares. Ela reduz a formao de cogulos sanguneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e tambm aumenta a sensibilidade insulina. "Alm disso, o mega-3 ajuda na regulao da presso dos vasos sanguneos uma vez que aumenta a fluidez sangunea, evitando assim, o aumento da presso arterial", completa a nutricionista. Alm de todos esses benefcios, o mega-3 importante para fortalecer o sistema neurolgico, alm de evitar depresso e aumentar a absoro de nutrientes.

Mais clcio que o leite Essa para os intolerantes lactose e precisam de uma fonte de clcio segura - segundo a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais clcio que meio copo de leite integral - que tem em mdia 246 mg do nutriente. "O clcio presente na chia ajuda na formao da massa ssea, evitando a osteoporose", explica a nutricionista Roseli Rossi. Uma poro de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidade dirias de clcio.

Mais ferro que o espinafre Uma tima notcia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia ferropriva - necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, 100 gramas da semente de chia oferecem trs vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para ilustrar melhor: uma poro da semente tem 67.8% das nossas necessidades dirias em ferro.

Protenas para os msculos tima para quem faz atividade fsica e precisa de uma boa fonte de protenas para a reconstruo muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de protena em sua composio. "Enquanto em 100 gramas de arroz integral cru h 8 gramas de protena e no milho verde cozido h 3 gramas, por exemplo", conta a nutricionista Roseli Rossi. A vantagem da superdose que a semente ajuda na manuteno de massa muscular, fornece mais energia para as clulas nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas - uma poro da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades dirias nesse nutriente.

Carrega magnsio Essencial para o pleno funcionamento do nosso crebro e ligaes cognitivas, o magnsio tambm est muito presente na semente de chia. "Em comparao com 100 gramas de brcolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnsio", conta a nutricionista Vivian Goldberger. A poro possui 27.9% das nossas necessidades dirias desse nutriente.

Vitamina A para os olhos A poro diria da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. "Ela melhora sistema imunolgico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento", conta a nutricionista Roseli Rossi.

Potssio contra cimbras Esse nutriente tem grande participao na ao muscular, sendo essencial para quem pratica exerccios fsicos todos os dias. De acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia tm duas vezes mais potssio que duas bananas grandes. Nesse caso voc pode at

consumir a dupla junto, garantindo potssio de sobra para a atividade fsica. Uma poro de chia tem 6.4% das nossas necessidades dirias de potssio.

Vitaminas do Complexo B A semente de chia tambm possui em sua composio a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. Elas so fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, alm de auxiliar no metabolismo das nossas clulas, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor. A poro da semente tem 13% das necessidades dirias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina.

Antioxidantes contra radicais livres A semente de chia possui cido cafeico e cido clorognico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenas, inclusive o cncer.

Mangans extra A poro da semente de chia tem 63.5% das necessidades dirias de mangans. "Esse nutriente participa na sntese de vrias reaes enzimticas, alm de estimular o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo", conta a nutricionista Roseli Rossi.

Cheia de zinco Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e viso. Tambm promove a liberao do hormnio do crescimento e ajuda na formao de colgeno. Na poro de chia voc encontra 12.3% das necessidades dirias de zinco.

Rica em cobre "Ele facilita a absoro do ferro, catalisador na formao da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formao de elastina e colgeno", conta a nutricionista Roseli Rossi. A poro da semente possui 30.5% das necessidades dirias de cobre.

You might also like