You are on page 1of 5

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM HISTRIA

EDITAL/002/PPHIS/2012 Seleo de bolsistas (CAPES, CNPq, FAPEMIG) Mestrado e Doutorado 2013


O Coordenador da Ps graduao em Histria, da Universidade Federal de Uberlndia, no uso de suas atribuies que lhe confere o Estatuto da Universidade Federal de Uberlndia, faz saber a todos quantos o presente edital virem ou dele tiverem conhecimento que sero abertas inscries ao processo de seleo de bolsistas (FAPEMIG, CNPq, CAPES).

I - DAS INSCRIES
1) Estaro abertas de 10 e 11 de janeiro de 2013 as inscries ao processo de seleo de bolsistas Demanda Social (FAPEMIG, CNPq, CAPES), para o Programa de Ps-Graduao em Histria - Mestrado e Doutorado. 2) Podero se inscrever os candidatos aprovados como discentes regulares na ltima seleo (ingressantes no Programa em 2012) e os discentes regulares j matriculados no Programa de Ps-Graduao em Histria. 3) As inscries sero feitas na Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Histria, Av. Joo Naves de vila, 2.121, CEP. 38.408-100 Uberlndia, M.G. Campus Santa Mnica, Bloco H, 2. Andar, sala 1H50, Fone/Fax: (034) 3239-4395. E-Mail: ppghis@inhis.ufu.br, das 08:00 s 11:00h. 4) Para a inscrio, sero exigidos os seguintes documentos: A) Requerimento em formulrio prprio (disponvel na Secretaria do Programa ou pelo site www.ppghis.inhis.ufu.br), dirigido Coordenao do Curso; B) Termo de Compromisso, conforme modelo prprio (em anexo); C) Formulrio DIASE questionrio scio-econmico (disponvel na Secretaria do Programa ou pelo site www.ppghis.inhis.ufu.br). 4.1) Os discentes ingressantes em Processos Seletivos anteriores ao ltimo realizado (2012-2013), devero apresentar nova verso atualizada do Curriculum Vitae, acompanhada de documentao comprobatria, para que seja feita a recontagem conforme os critrios vigentes; 4.2) Os discentes ingressantes pelo ltimo Processo Seletivo (2012-2013) podero solicitar incluso de itens no currculo apresentado por ocasio da seleo, acompanhada de documentao comprobatria, mediante carta dirigida Comisso de Bolsas. 5) S sero selecionados(as) e indicados(as) como bolsistas os(as) discentes que apresentarem todos os documentos exigidos.

6) A apresentao de qualquer documento que no corresponda realidade acarretar a anulao da inscrio, seleo e indicao do(a) candidato(a). 7) Observaes: 7.1) A inscrio poder ser feita pessoalmente; por meio de procurao simples, assinada pelo(a) candidato(a); ou pelo correio, sendo considerada, neste ltimo caso, a data de postagem; 7.2) No sero aceitas inscries condicionadas a posterior entrega de quaisquer documentos; 7.3) As inscries sero deferidas pela Secretaria aps a anlise da documentao.

II - DA SELEO
1) A seleo ser feita pela Comisso de Bolsas do Programa de Ps-Graduao em Histria da UFU entre os dias 15 e 29 de janeiro de 2013, obedecendo s normas de distribuio de bolsas aprovadas pelo Colegiado do Programa. 2) A avaliao da condio scio-econmica ser feita mediante anlise de documentos e entrevistas com Assistente Social da DIASE. 2.1) As entrevistas com a DIASE ocorrero entre os dias de 15, 16 e 17 janeiro de 2013, na sala 1H48; 2.1.1) Os horrios das entrevistas com cada candidato sero divulgados pelo site da Ps graduao (www.ppghis.inhis.ufu.br); 2.2) Os documentos exigidos pela DIASE, para avaliao scio-econmica (conforme formulrio disponvel na Secretaria do Programa), devero ser apresentados, por todos os(as) discentes Assistente Social no momento da entrevista; 2.2.1) Sero desclassificados(as) os(as) discentes que descumprirem qualquer regra estabelecida pela DIASE.

III - DA CLASSIFICAO
1) Os(as) candidatos(as) selecionados(as) sero classificados(as) de acordo com os critrios definidos pelo Colegiado de Curso. 1.1) Os critrios para avaliao dos pedidos de bolsa no Mestrado so os seguintes: a) projeto de pesquisa: 25,0 pontos; b) curriculum vitae: 10,0 pontos; c) nota da prova de conhecimento especfico: 30,0 pontos; d) nota da entrevista: 10,0 pontos; e) avaliao, pela DIASE, da condio scio-econmica do candidato: 25,0 pontos. Obs.: As notas do processo seletivo sero ajustadas por aplicao da regra de 3 ou fator de diviso compatvel. 1.2) Os critrios para avaliao dos pedidos de bolsa no Doutorado so os seguintes:

a) projeto de pesquisa: 60,0 pontos; b) curriculum vitae: 15,0 pontos; c) avaliao, pela DIASE, da condio scio-econmica do candidato: 25,0 pontos. 2) Havendo empate, ter preferncia o(a) candidato(a) que tenha demonstrado condies scio-econmicas de maior necessidade; 2.1) Permanecendo o empate, ter preferncia o(a) candidato(a) que tenha obtido melhor nota na prova dissertativa de conhecimento especfico, para o mestrado; e projeto de pesquisa, para o Doutorado.

IV - DOS RECURSOS
1) Ser admitida a interposio de recursos, em at dois dias teis contados do dia seguinte divulgao oficial do resultado; 1.1) Os recursos sero interpostos por meio de requerimento Coordenao do Programa, no qual o(a) recorrente especificar e fundamentar seu pedido de reexame, podendo juntar documentos ou no; 1.2) So Instncias recursais em graus sucessivos: A) o Colegiado do Programa; B) o Conselho do Instituto de Histria; C) o Conselho de Pesquisa e Ps-Graduao (CONPEP).

V - DA IMPLEMENTAO
1) A concesso de bolsas de estudo ser feita em consonncia com os requisitos estabelecidos pelas Agncias de Fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG), conforme documentos anexos a este Edital. 2) A Secretaria do Programa publicar a lista dos(as) candidatos(as) selecionados(as) e classificados(as) at o dia 31 de janeiro 2013. 3) A classificao ter validade a partir de maro de 2013 e estar em vigor por 01 (um) ano, desde que os discentes selecionados no contrariem, durante este perodo, os requisitos estabelecidos nesta seleo, bem como as normas das Agncias de Fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG).

VI - DOS REQUISITOS PARA A MANUTENO DA BOLSA


1) Perder a bolsa o(a) discente que descumprir as regras estabelecidas neste Edital, as determinaes das Agncias de Fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG); ou as estabelecidas pelo Colegiado de Curso; 2) So requisitos para a manuteno da bolsa: 2.1.) comprovar desempenho acadmico satisfatrio, entendido como conceito A, nas disciplinas cursadas, sendo aceito um conceito B durante o perodo de vigncia da bolsa;

2.2.) comprovar desempenho acadmico satisfatrio, entendido como conceito A ou avaliao equivalente, nas atividades orientadas ou de orientao de tese; 2.3.) apresentar semestralmente relatrio circunstanciado das atividades desenvolvidas, de acordo com roteiro proposto, acompanhado de parecer circunstanciado do orientador, de acordo com calendrio estabelecido pela Comisso de Bolsas; 2.4.) apresentar relatrio de qualificao nos prazos estabelecidos pelo Colegiado; 2.5.) defender dissertao ou tese dentro do prazo de vigncia da bolsa. Pargrafo nico: Em qualquer caso de interrupo do curso, salvo por motivos de fora maior (morte ou doena impeditiva), o valor recebido a ttulo de bolsa dever ser integralmente restitudo s agncias financiadoras, devidamente atualizado, sob pena de inadimplncia. Dado e passado na Secretaria do Programa em Histria aos dezessete dias do ms de dezembro do ano dois mil e doze, nesta cidade de Uberlndia, Estado de Minas Gerais, para o que vai assinado pelo Coordenador do Programa de Ps-Graduao em Histria. Uberlndia, 17 de dezembro de 2012. ____________________________________ Prof. Dra. Ktia Rodrigues Paranhos Presidente da Comisso de Bolsas Coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Histria - UFU
De acordo da Comisso de Bolsas:
_____________________________________ Prof. Dr. Andr Fabiano Voigt _____________________________________ Profa. Dra. Maria Clara Tomaz Machado

_____________________________________ Profa. Dra. Mara Regina do Nascimento

_____________________________________ Prof. Dr. Srgio Paulo Morais

_____________________________________ Ms. Tadeu Pereira dos Santos (Representante Discente)

ANEXO I AO EDITAL/002/PPHIS/2012

TERMO DE COMPROMISSO - BOLSISTA


Eu, _________________________________________________, portador do CPF:

____________________________ comprometo-me a: 1) Dedicar-me integralmente ao curso; 2) comprovar que no recebo rendimentos de qualquer natureza e, se possuir vnculo empregatcio, estar liberado, sem vencimentos, das atividades profissionais; 3) no me encontrar aposentado; 4) contar, no momento da concesso da bolsa, com, pelo menos 12 anos, no caso de bolsa de mestrado, e 8 anos, no caso de bolsa de doutorado, para integralizar o tempo de servio legalmente fixado para obteno de minha aposentadoria por tempo de servio; 5) no acumular bolsa deste Programa com bolsa/auxlio de custo de outro programa CAPES, ou de outra Agncia de Fomento e de organismo nacional ou internacional; 6) obter desempenho satisfatrio, entendido como conceito A nas disciplinas do Curso, sendo aceito um conceito B durante a vigncia da Bolsa; 7) obter desempenho satisfatrio, entendido como conceito A, nas atividades orientadas ou orientaes de tese; 8) apresentar comisso de Bolsas relatrios semestrais, demonstrando excelente desempenho nas atividades de pesquisa, com comprovao das atividades desenvolvidas; 9) defender a dissertao no prazo de 24 (vinte e quatro) meses, a contar do ms de ingresso no Programa, para o Mestrado; e no prazo de 48 (quarenta e oito) meses, a contar do ms de ingresso no Programa, para o Doutorado. Declaro estar ciente de que a bolsa poder sofrer suspenso ou cancelamento definitivo, caso o meu aproveitamento nas disciplinas, ou meu desempenho nas atividades de pesquisa no sejam considerados excelentes. A infrao a qualquer dos itens deste compromisso implica suspenso dos benefcios, acarretando ao bolsista a obrigao de restituir Instituio toda importncia recebida indevidamente em valores reajustados, conforme legislao vigente. Local e data: _________________________________________ Assinatura: __________________________________________
Universidade Federal de Uberlndia - Avenida Joo Naves de vila, n 2121, Bairro Santa Mnica - 38.408-100 - Uberlndia MG +55 34 3239-4395ppghis@inhis.ufu.brhttp://www.ufu.br

You might also like