You are on page 1of 10

Economia da Regio Sul

Situada na fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai, principais parceiros do Brasil no continente, a Regio Sul v sua economia se transformar com o crescimento do setor industrial - o 2 do pas, aps a Regio Sudeste. Tal fato acontece a partir da 2 metade dos anos 90, com oferta de incentivos fiscais a empresas estrangeiras. Os resultados mais significativos so observados nas regies metropolitanas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), para onde se dirigem montadoras de veculos, que modificam o perfil econmico desses estados. Eles recebem diversas indstrias ligadas ao setor de autopeas e novas vagas no mercado de trabalho so abertas. A regio possui ainda grande potencial hidreltrico, destacando-se a usina de Itaip, no rio Paran, na fronteira com o Paraguai - a maior do continente e uma das trs maiores do mundo.

A mecanizao da agricultura e tambm da agroindstria, favorecem a expulso de famlias do campo para a cidade. A consequncia desse xodo rural a formao de bolses de misria nas principais cidades da regio. A agropecuria continua a desempenhar importante papel na economia da regio. O uso de tcnicas modernas, propicia boa produtividade s culturas de trigo, milho,

arroz, feijo e tabaco, e os estados do Sul so os maiores produtores no pas de soja, mel, alho, ma e cebola.

A criao de aves e sunos tambm significativa, sobretudo no Paran - onde tambm expressivo o extrativismo, especialmente de madeira de pinho - e no oeste de Santa Catarina, que abriga abatedouros e frigorficos. Algumas das maiores indstrias brasileiras de alimentos esto nessa regio. H tambm a produo do melhor vinho brasileiro e importantes indstrias de malhas e roupas, alm de Santa Catarina abrigar o maior nmero de hotis e penses do pas. O Produto Interno Bruto (PIB) da regio, correspondia em 1999, a 16,4% (US$ 91,5 bilhes) do total brasileiro e o 2 maior do pas, aps a Regio Sudeste.

Cataratas do Iguau, a maior atrao turstica do Sul

REGIO SUL RESUMO

Populao: 27.384.815 (Censo IBGE 2010) Vegetao: Mata dos Pinhais ou de Araucrias (regies de planalto); Mata Atlntica (regio da Serra do Mar); Campos (na regio da Campanha Gacha ou Pampa no Rio Grande do Sul). Rios Principais: rio Paran, rio Uruguai, rio Itaja, rio Jacu e rio Pelotas Agricultura (principais produtos agrcolas): soja, trigo, arroz, algodo, cana-de-acar, laranja, uva, caf, ervamate. Economia: bem diversificada e desenvolvida. Destacamse as indstrias de transformao, automobilstica, txtil, alimentcia, produtos eletrnicos e tecnolgicos. A rea de servios tambm muito importante, destacando-se o

turismo nas cidades litorneas, principalmente, de Santa Catarina. O comrcio tambm bem movimentado em toda regio Sul. Turismo: as cidades litorneas possuem uma excelente infra-estrutura turstica (aeroportos, pousadas, hotis, parques, etc). As praias se destacam pelas belezas naturais, principalmente no litoral catarinense. H tambm o turismo histrico-cultural, com cidades de arquitetura do perodo da colonizao italiana e alem (final do sculo XIX e incio do XX). Cultura: muitas cidades do sul do pas foram fundadas por colonos alemes e italianos. Portanto, a cultura desta regio fortemente marcada pela influncia cultural destes pases europeus. Festa tpicas, danas, msicas e a culinria so marcadas por traos alemes e italianos.

REGIO SUL DO BRASIL Regio Sul uma das cinco grandes regies do Brasil sendo a menor delas e faz parte da regio geoeconmica Centro-Sul. Compreende os estados do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que juntos totalizam uma superfcie de 576.300,8 km. um grande plo turstico, econmico e cultural, com grande influncia europia, principalmente de origem italiana e germnica. A Regio Sul apresenta altos ndices sociais em vrios aspectos: possui o maior IDH do Brasil, 0,807 - nico classificado como elevado -, e a segunda maior renda per capita do pas, 10.723,60 reais, atrs apenas da Regio sudeste. tambm a regio que apresenta o maior ndice de alfabetizao do pas, 93,7% da populao.

A Mata das Araucrias a paisagem tpica da vegetao de planaltos da Regio Sul do Brasil. Ela faz fronteira com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a Regio Centro-Oeste e com a Regio Sudeste do Brasil ao norte e com o Oceano Atlntico ao leste.

Stio Arqueolgico de So Miguel Arcanjo, no municpio de So Miguel das Misses onde esto as runas jesutas da antiga reduo de So Miguel Arcanjo, declaradas patrimnio mundial pela UNESCO em 1983.

O gacho, que no dispensa a bombacha, o leno e o poncho, aprecia o chimarro e o churrasco.

Chimarro, tradio gacha

CHIMARRO E CHURRASCO A regio Sul a nica regio brasileira localizada quase totalmente abaixo do trpico de Capricrnio e, por isso mesmo, a mais fria do Brasil. O clima dominante o subtropical (um clima de transio entre o tropicla e o temperado, predominante na Argentina), e onde so registradas as mais baixas temperaturas do pas.

Nesse clima, as mdias variam de 14oC a 21oC, e o inverno costuma ser bastante frio para os padres brasileiros, com geadas freqentes em quase todas as reas, e em locais de altitudes mais elevadas, queda de neve. As estaes do ano apresentam-se bastante diferenciadas e a amplitude trmica anual relativamente alta, variando de 8oC no litoral do Paran at 13oC no oeste ga&uacutecho. As chuvas em geral, distribuem-se em grande quantidade ao longo do ano.

Neve no Planalto Serrano de Santa Catarina

You might also like