You are on page 1of 29

Francisco Fonseca

Mdia, poder e democracia:

teoria e prxis dos meios de comunicao

Os conflitos sociais, das mais variadas ordens, so possibilitados na democracia pelas instituies e pelas normas legais, assim como pelos pactos entre as classes sociais. Nesse sentido, no deixa de ser um trusmo a constatao de que, independentemente da forma e do sistema de governo uma democracia s poder assim ser considerada se na esfera pblica os diversos interesses puderem se manifestar: por esfera pblica entendemos a arena em que se mesclam interessem comuns e de classes, comuns quanto lgica da Nao, da identidade nacional, do Estado nacional, e de classes no que tange a interesses sociais imanentemente distintos, embora possam, em determinadas conjunturas e dependendo dos arranjos polticos, se assemelharem (Offe, 1984). Considerando que essa premissa no necessita ser aprofundada, fato que a mdia entendida como o complexo de meios de comunicao que envolve mensagem e recepo, por formas diversas, cuja manipulao dos elementos simblicos sua caracterstica central (Eagleton, 1991) representa uma forma de poder que, nas sociedades de massa, possui papis extremamente significativos, tais como: influir na formao das agendas pblicas e governamentais; intermediar relaes sociais entre grupos distintos (Capelato, 1988); influenciar a opinio de inmeras pessoas sobre temas especficos; participar das contendas polticas, em sentido lato (defesa ou veto de uma causa, por exemplo) e estrito (apoio a governos, partidos ou candidatos); e atuar como
Revista Brasileira de Cincia Poltica, n 6. Braslia, julho - dezembro de 2011, pp. 41-69.

42

Francisco Fonseca

aparelhos ideolgicos1 capazes de organizar interesses. Quanto a esses, em determinadas circunstncias atuam guisa de partidos polticos ou intelectuais coletivos e orgnicos de grupos especficos (Coutinho, 1994). Esses papis so ocultados sob o lema do dever da informao, que seria neutra, independente, apartidria e a-ideolgica, caractersticas invariavelmente alegadas pelos rgos da mdia ao retratar, de forma cabotina, sua atuao. Dessa forma, a mdia, ao participar da esfera pblica como prestadora de servios, isto , como entidades de comunicao social, teria uma funo imprescindvel nas democracias: informar sobre os acontecimentos levando s pessoas uma gama de dados que, sem esse servio, no teriam condio de conhecer outras realidades que no as vivenciadas ou relatadas por pessoas prximas2. Mais importante, os rgos da mdia fariam a fiscalizao do Estado, exercendo assim a forma mais bem acabada de controle social: em relao ao dinheiro pblico, s aes pblicas, numa palavra, aos negcios pblicos. Note-se, contudo, que os rgos da mdia emissoras de tv, rdios, jornais, revistas, portais atuantes na esfera pblica so em larga medida empresas privadas que, como tal, objetivam o lucro e agem segundo a lgica e os interesses privados dos grupos que representam. Embora a ao da mdia seja complexa, essas caractersticas so cruciais para uma definio inicial dessa relao entre agentes privados e esfera pblica. Afinal, se todos os possuidores de poder precisam ser responsabilizados luz do liberalismo de Os federalistas, o que implica a teoria dos freios e contrapesos , tais como os agentes pblicos e mesmo outros agentes privados, para os quais h meios de fiscalizar-lhes, e se a atuao dos rgos da mdia tem como pressuposto a lgica privada, a questo que se coloca : como compreender a sua atuao na esfera pblica, em que a democracia elemento-chave?
Adotamos aqui o conceito gramsciano de aparelhos privados de hegemonia para definir a atuao poltico/ideolgica da mdia, seja no sentido de possuir autonomia perante o Estado, seja por participar da construo do consenso na relao entre Estado e sociedade, donde o Estado se amplia tendo em vista o papel da chamada sociedade civil: mbito de atuao dos agentes privados que lutam pela direo cultural e ideolgica de um pas, isto , por uma dada hegemonia (Gramsci, 2000). 2 A internet representa um espao novo no que tange informao e aos embates ideolgicos. Tal espao vem sendo disputado por grandes grupos empresariais caso dos portais de informao e da chamada convergncia digital e por um sem-nmero de organizaes e movimentos sociais. Ainda cedo para concluir sobre o real poder da internet como meio alternativo. Nesse momento, cabe ressaltar que h vises bastante polarizadas sobre: ou muito otimistas, quase ingnuas, sobre o poder de subverso do mundo digital, e outra fortemente desconfiada de que se trata de algo novo.
1

Mdia, poder e democracia

43

Tomando-se esses elementos como fundantes para a compreenso do papel da mdia na democracia, sobretudo na democracia brasileira ao longo do sculo XX, observaremos as seguintes questes neste texto: a constituio da poltica informacional no sculo XX e a construo da sociedade miditica; as teorias polticas sobre a democracia e as falsas confluncias estabelecidas entre mdia e democracia; a necessidade de um marco conceitual capaz de compreender seu papel; o papel dos grandes peridicos na formao da agenda neoliberal e perante o conflito distributivo (entre capital e trabalho) nas dcadas de 1980 e 1990. A poltica informacional
(...) a mdia eletrnica (no s o rdio e a televiso, mas todas as formas de comunicao, tais como o jornal e a internet) passou a se tornar o espao privilegiado da poltica. No que toda a poltica possa ser reduzida a imagens, sons ou manipulaes simblicas. Contudo, sem a mdia, no h meios de adquirir ou exercer poder. Portanto, todos [os partidos polticos, de ideologias distintas] acabam entrando no mesmo jogo, embora no da mesma forma ou com o mesmo propsito. (Castells, 2000, p. 367)

Segundo Castells, a poltica informacional compe o quadro de que as sociedades contemporneas so fundamentalmente miditicas, isto , suas relaes sociais e de poder so intermediadas pelas diversas modalidades da mdia. O jogo poltico (partidrio e parlamentar) teria de se adequar s regras definidas pela mdia, em que o espetculo e o entretenimento se fundem com as notcias. Assim, o espao pblico seria, em larga medida, agendado pelo sistema miditico, que daria os contornos do que seria ou no legtimo, e do que deveria ou no ser prioritrio. Mesmo que a vida poltica seja mais complexa e conflituosa do que a mdia retrata o que explica, alis, as mudanas na sociedade , o fato que o sistema miditico enquadra, emoldura em boa medida os prprios conflitos:
(...) em virtude dos efeitos convergentes da crise dos sistemas polticos tradicionais e do grau de penetrabilidade bem maior dos novos meios de comunicao, a comunicao e as informaes polticas so capturadas essencialmente no espao da mdia. Tudo o que fica de fora do alcance da mdia assume a condio de marginalidade poltica. O que acontece nesse espao poltico dominado pela mdia no determinado por ela: trata-se de um processo social e poltico aberto. Contudo, a lgica e a organizao da

44

Francisco Fonseca

mdia eletrnica enquadram e estruturam a poltica. (...) [esta] insero da poltica por sua captura no espao da mdia (...) causa um impacto no s nas eleies, mas na organizao poltica, processos decisrios e mtodos de governo, em ltima anlise alterando a natureza da relao entre Estado e sociedade. (Castells, 2000, p. 368)

Note-se que o papel da mdia ainda mais potencializado com a crise dos sistemas representativos tradicionais (sistema partidrio, representao sindical e mesmo os movimentos sociais), que cada vez cedem lugar ao chamado terceiro setor denominao ampla e fugidia que congrega caridade individual, a chamada responsabilidade social das empresas, ao das organizaes no-governamentais, entre outras tantas aes. Esse vazio crescentemente ocupado pela mdia, particularmente por meio da poltica informacional. Como diz Castells, embora os conflitos permaneam e se complexifiquem, tendo em vista a poltica ser um terreno aberto, seu enquadramento passa pela mdia, pois ela o agente que faz a intermediao das relaes sociais, enfatize-se. Dessa forma, como os partidos so, em diversos lugares do mundo, cada vez menos representativos, os sindicatos fracos e com decrescente nmero de filiados, e as ideologias contrastantes ao neoliberalismo menos vigorosas, um tal enquadramento e uma tal intermediao potencializam um poder crescentemente perigoso luz da teoria democrtica. Reitere-se que, ao falarmos da mdia, estamos nos referindo a um sistema com diversas modalidades que se integram, pois:
(...) a televiso, os jornais e o rdio funcionam como um sistema integrado, em que os jornais relatam o evento e elaboram anlises, a televiso o digere e divulga ao grande pblico, e o rdio oferece a oportunidade de participao ao cidado, alm de abrir espao a debates poltico-partidrios direcionados sobre as questes levantadas pela televiso3. (Castells, 2000, p. 376)

Como se nota, as diversas modalidades tm papis distintos, mas conjugados. Embora no ajam necessariamente de forma unssona em termos ideolgicos, seu modus operandi similar na medida em que provm de um sistema orgnico em que as notcias associam-se ao espetculo, ao
3

Evidentemente que a internet uma outra modalidade, mais aberta e com apropriaes diversas, embora seu papel seja muito recente, como aludimos.

Mdia, poder e democracia

45

entretenimento, lgica mercantil da audincia (no caso das tvs e rdios) e das vendas, notadamente de publicidade, no caso dos peridicos. Esses aspectos simultaneamente empresariais e ideolgicos pertencem dinmica da intermediao das relaes sociais. Sobretudo nas circunstncias em que os principais meios de comunicao convergem ideologicamente, caso da introduo da agenda neoliberal no Brasil e da crtica observada perenemente aos movimentos sociais, o enquadramento ideolgico conjuga-se ao seu modus operandi, como veremos. Segundo Castells, ao lado das aludidas mudanas estruturais na representao poltica em perspectiva global presentes em maior ou menor escala em cada pas ou regio , o prprio sistema poltico formal impactado pelo sistema informacional:
crise de legitimidade do Estado-Nao acrescente-se a falta de credibilidade do sistema poltico, fundamentado na concorrncia aberta entre partidos. Capturado na arena da mdia, reduzido a lideranas personalizadas, dependente de sofisticados recursos de manipulao tecnolgica, induzido a prticas ilcitas para obteno de fundos de campanha, conduzido pela poltica do escndalo, o sistema partidrio vem perdendo seu apelo e confiabilidade e, para todos os efeitos, considerado um resqucio burocrtico destitudo da f pblica. (Castells, 2000, p. 402)

Esse excerto aparenta analisar a realidade brasileira, tal a fidelidade em que a retrata, mas em verdade analisa o sistema poltico nos pases ocidentais, o que demonstra tratar-se de um fenmeno internacional. Porm, mais importante a constatao de que a desconfiana e o descrdito nas instituies polticas do Estado de Direito Democrtico, entre os quais o sistema poltico representativo e suas instituies, so inversos percepo sobre a mdia, pois considerada pelas populaes uma das instituies mais crveis. significativo, nesse sentido, a pesquisa realizada pela Associao dos Magistrados Brasileiros (AMB) sobre a confiana nas seguintes instituies: imprensa, governo e justia. Note-se que a nica instituio no estatal (privada, portanto) a imprensa, e os nmeros so reveladores, pois: em primeiro lugar ficou o juizado de pequenas causas, com 71,8%; em segundo lugar, a imprensa, com 59,1%; em terceiro lugar, o Supremo Tribunal Federal, com 52,7%; em quarto lugar, os juzes, com 45,5%; em quinto lugar, o Poder Judicirio, com 41,8%; em sexto lugar, as prefeituras/governos locais, com 39,3%; e por fim o Governo Federal, com 39,3%. Enfatize-se o

46

Francisco Fonseca

significado de que a nica entidade privada inquirida em meio a seis outras pblicas obtivesse o segundo lugar4. Caso se inserissem na pesquisa outras entidades no estatais, como a Igreja, os outros poderes pblicos sobretudo os que dependem da legitimidade do voto, como os executivos e os parlamentos ficariam em situao ainda pior5. Esse diagnstico confere mdia, sempre capitaneada pela televiso, grande credibilidade para agendar temas centrais aos governos, o que implica proposies e vetos, assim como o enquadramento dos conflitos num cipoal de referncias dadas por ela, mdia. O Estado deve ento necessariamente levar em conta as mensagens emitidas: a viso sobre a vida poltica, pelo cidado comum, por meio da moral uma dessas expresses. Esfera pblica e interesses privados Como dissemos, os rgos da mdia so empresas capitalistas de comunicao, que, dessa forma, objetivam o lucro6 (em pouqussimos casos h rgos estatais ou pblicos). Seu papel mercantil , contudo, distinto das empresas de outros segmentos empresariais, pois, no bastasse o poder de modelar a opinio, sua mercadoria a notcia est sujeita a variveis mais complexas e sutis do que as existentes nos bens e servios comuns. Isso porque sua atuao implica um equilbrio instvel entre: formar opinio; receber influncias de seus consumidores e sobretudo de toda a gama de anunciantes; relacionar-se com o Estado (renegociaes de dvidas tributrias e previdencirias, isenes, emprstimos, alm de questes regulatrias, entre outras); e auferir lucro (Melo,1994). Portanto, a notcia, tomada per se e como processo que a produz, similar a qualquer outra mercadoria, em forma de bens tangveis ou servios (Marcondes Filho, 1984). Mas o aspecto central diz respeito ao fato de que a notcia como mercadoria possui uma especificidade ausente nos outros tipos
http://www.amb.com.br/docs/pesquisa/imagem_instituicoes.pdf. Ver, nesse sentido, pesquisas feitas sistematicamente pelos seguintes rgos: Latino-Barmetro http://www.latinobarometro.org/) e Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento, PNUD (www.pnud.org.br). 6 Particularmente a partir da dcada de 1990 as empresas de comunicao ampliaram o seu espectro de atuao, por meio de fuses e aquisies, e se transformaram em empresas de comunicao e entretenimento, com consequncias importantssimas no que tange chamada espetacularizao da poltica, como demonstra Castells. Mais ainda, de forma crescente, estas empresas vm diversificando sua atuao nos mais distintos mercados, tanto em mbito local como internacional, o que implica uma intrincada gama de interesses empresariais (comerciais e financeiros) que se entrecruzam, levando ao paroxismo o carter mercantil da mdia. O exemplo da fuso da Time com a Warner Bross significativo.
4 5

Mdia, poder e democracia

47

de mercadoria, pois sua veiculao pode causar danos a pessoas, instituies, grupos sociais e s sociedades, na medida em que possui (a notcia) o poder de, no limite: fabricar e distorcer imagens e verses a respeito de acontecimentos e fenmenos, simultaneamente sua funo de informar. claro que no se trata de considerar o processo de informar como neutro, pois ele prprio submetido a um conjunto de variveis, tais como a viso do consumidor das notcias, das testemunhas, das fontes, e do prprio processo produtivo das notcias, intrinsecamente complexo. Contudo, entre a impossibilidade intrnseca e os interesses polticos, econmicos e sociais dos proprietrios privados dos meios de comunicao e suas eventuais bases de representao h um verdadeiro abismo interesses esses potencializados pela ausncia de mecanismos de responsabilizao da mdia, como veremos a seguir , o que implica compreender a fronteira que a delimita (Fonseca, 2000). Se a notcia , de fato, uma mercadoria, o de um tipo especial e, como tal, necessita ser tratada de forma igualmente especial, tendo em vista as inmeras consequncias que pode acarretar e que assumem cada vez mais dimenses planetrias, dada a mundializao. Como ilustrao da repercusso social que as notcias podem ter como informao, boato, verses, insinuaes, entre outras modalidades , basta observarmos as elevaes e quedas das bolsas de valores e das moedas em funo de especulaes muitas vezes iniciadas e/ou estimuladas pela mdia. Mais ainda, a exposio da vida privada de personagens pblicos vem, crescentemente, ocasionando danos morais imagem dos mesmos, levando at a interrupo de carreiras e ao estigma social: por isso que a figura dos paparazzi emblemtica tanto da invaso da privacidade como do advento de uma sociedade nesse sentido global vida pelo espetculo, em diversos mbitos, notadamente no poltico, como vimos: da notcia e entretenimento se juntarem, tais como as empresas dessas reas. Ocorre, assim, uma combinao, muitas vezes propositada, entre fato e verso, o real e o imaginrio, acontecimento e fico, em prejuzo de algo e/ou algum (indivduo ou coletivo)7. Portanto, tal confuso na mdia , sob todos os aspectos, perniciosa sociedade democrtica. Note-se que no se aventa a perspectiva de uma verdade nica, pois inexistente, mas sim de rgos da mdia que sejam obrigados a exporem as mltiplas verdades,
7

Note-se que a concentrao fundiria no pas, por exemplo, simplesmente no considerada pela grande mdia, assim como seus principais movimentos sociais so brutalmente estigmatizados.

48

Francisco Fonseca

isto , as mltiplas (plurais portanto) interpretaes dos fatos e, dessa forma, dos interesses. Assim, se essas, dentre outras, consequncias do poder da mdia so verdadeiras e, mais ainda, se todos os outros tipos de mercadoria, seus processos produtivos e seus proprietrios so, por meios diversos, responsabilizados e fiscalizados por mecanismos de Estado e mesmo da sociedade, no haveria razo para a mercadoria notcia no se submeter a mecanismos semelhantes. Nesse sentido, no Brasil a produo e o comrcio de mercadorias e servios so controlados por rgos distintos, como os Procons, a Secretaria de Direito Econmico (SDE), as Agncias de Regulao setoriais, entre outros rgos, alm de entidades privadas sem fins lucrativos, como o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), apenas para citar alguns. claro que, em se tratando da informao, a tentao de se estabelecer controles autoritrios, censrios, grande, comportamento, alis, comum na histria brasileira: da a preocupao com a chamada liberdade de expresso necessariamente dever nortear qualquer mecanismo de controle que venha a se constituir, tanto em mbito nacional como internacional, repelindo-se portanto qualquer tentativa de censura. Mas, como toda liberdade implica responsabilidade, qualquer conivncia sob pena da legitimao de um efetivo poder sem controle e mesmo de um pensamento nico quanto permissividade dos meios de comunicao igualmente deletria democracia. Afinal, em nome da liberdade de expresso, sem a contraparte da responsabilizao, observou-se na histria a existncia de verdadeiras mquinas de produo do consenso devido atuao unssona supressora de vozes discordantes. Como exemplo, observe-se que as proposies neoliberais (que denomino de ultraliberais, dada a radicalidade tanto das proposies como da forma de operar desta corrente), tais como a privatizao, a diminuio do papel do Estado, a flexibilizao do mercado de trabalho, o individualismo, dentre outras, que constituram, a partir dos anos 1980, o chamado pensamento nico, foram aceitas e propagadas vigorosamente pela mdia brasileira. Aos discordantes das chamadas reformas orientadas para o mercado coube a pecha de neolticos por estarem dissonantes com os ventos do neoliberalismo8. Tratou-se, portanto, de hegemonia, bloquea8

O livro O consenso forjado: a grande imprensa e a formao da agenda ultraliberal no Brasil analisa como os principais peridicos da grande imprensa brasileira veicularam a agenda ultraliberal no pas, estigmatizando vigorosamente todos os que se opusessem seja prpria agenda seja forma de implement-la.

Mdia, poder e democracia

49

dora de outras formas de pensar e, como tal, antidemocrtica. Note-se que a unicidade de pensamento contraria a tradio que se requer liberal, pois afirmadora, esta, do pluralismo que, a rigor, constitui o cerne da preocupao do liberal em seu veio poltico (Faria, 1994; Fonseca, 2005). Considerando-se esses aspectos, paradoxal observar que justamente as empresas de comunicao privadas sejam as menos responsabilizveis em relao aos outros tipos de capital. Alm do mais, uma das mais fortes crticas desferidas aos regimes socialistas dizia respeito justamente impossibilidade do dissenso, em razo do controle estatal dos meios de comunicao. Ou, em outras palavras, do pensamento nico, na esteira da unicidade partidria e do monoplio produtivo por parte do Estado, supressor das iniciativas particulares, entre as quais a liberdade de imprensa. Dado esse contraponto, cabe indagar se a situao brasileira no seria semelhante de certa forma tradio do socialismo real, em que h verdadeiros monoplios e oligoplios da comunicao formais e informais , sem que o Estado e a sociedade possuam instrumentos eficazes para fiscaliz-los, responsabiliz-los e cont-los, nos limites da democracia e do Estado de Direito Democrtico, que no o jogo do mercado e a Justia, que so sabidamente insuficientes9. Apesar da existncia do multipartidarismo, de diversos proprietrios de meios de comunicao e do Estado no ser onisciente nem onipresente, teria havido aqui, em perspectiva histrica, consensos forjados, contribuindo assim para uma sociedade no polirquica10. Assim, a mdia, concebida como ator poltico/ideolgico, (...) fundamentalmente como instrumento de manipulao de interesses e de interveno na vida social (Capelato e Prado, 1980, p. XIX), pois representa, por
Note-se que num mercado to pouco competitivo como o brasileiro, sobretudo no setor de peridicos e de emissoras de tv, este (o mercado) certamente no o lcus central com vistas maior democratizao do acesso informao. Alis, dificilmente o mercado per se possui esta funo. Quanto ao poder Judicirio, dado que inexiste lei de imprensa no Brasil, Justia cabe julgar os crimes especficos da imprensa atravs das leis gerais dos crimes contra a honra, o que faz que, por exemplo, o direito de resposta, crucial democracia e prpria honra dos atingidos, seja extremamente frgil no Brasil. Nesse sentido, o julgamento dos crimes de opinio submetem-se aos cdigos civil e penal, reconhecidamente insuficientes quanto punio dos abusos da opinio, sobretudo dos proprietrios dos meios de comunicao. No bastasse isso, a lei e o aparato judicirio so condies necessrias, mas jamais suficientes para a democratizao dos meios de comunicao, dada a necessidade de controles sociais dos mesmos. Por isso, a 1 Conferncia Nacional de Comunicao, que ocorreu em dezembro/2009, teve um papel importante nesse processo de reviso do sistema comunicacional brasileiro, embora seu poder seja limitado a propor grandes princpios e diretrizes. 10 Segundo Robert Dahl (1972), como se sabe, uma poliarquia implica um tipo ideal em que, por meio de determinadas condies poltico/institucionais, um pas se aproxima mais ou menos da democracia, tomada como o pice de uma escala. No Brasil, historicamente estivemos na parte inferior da escala.
9

50

Francisco Fonseca

meio de seus rgos, uma das instituies mais eficazes quanto inculcao de ideias em relao a grupos estrategicamente reprodutores de opinio, caracterizandose como plos de poder. Tais grupos sociais so constitudos pelos estratos mdios e superiores da hierarquia social brasileira. O fato de haver poucos leitores de peridicos no Brasil no relevante, pois, como assevera Castells (2000), pautam a mdia televisiva e radiofnica e, de certa forma, a prpria internet. Do ponto de vista da esfera pblica, esta estaria se alargando mundialmente, pois, para diversos autores, entre os quais Harvey (1990), o mundo estaria passando por uma verdadeira compresso do espao e do tempo, que se configuraria como uma das caractersticas da contemporaneidade. Em outras palavras, as informaes so cada vez mais transmitidas em tempo real, encurtando brutalmente o tempo de sua gerao, assim como (especialmente) de sua propagao (transmisso) em escala planetria. Dessa forma, nesse mundo encurtado por satlites, fibras ticas, tvs a cabo, agncias noticiosas, jornais e revistas (sobretudo em ingls, lngua cada vez mais falada, e mesmo traduzida para as lnguas nativas) impressos simultaneamente em diversos pases, a mdia estaria crescentemente extrapolando ainda mais sua influncia, pois estendida agora ao planeta; dessa forma, a mdia postada no centro do capitalismo. Assim, se a esfera pblica torna-se cada vez mais global a ponto de podermos falar de uma agenda planetria, que envolve temas como capital financeiro, cadeia produtiva, misria/migrao, meio ambiente, direitos humanos, armas nucleares, drogas, dentre inmeras outras e, se, alm disso, a mdia procura, a partir de interesses privados, traduzir e intermediar relaes sociais na esfera pblica, mais importante ainda se coloca o tema da responsabilizao como contraparte liberdade. Mas, agora, em dimenso internacional. Dadas essas questes, se a questo j era complexa em escala nacional, torna-se ainda mais problemtica quando pensamos que o mundo est menor na medida em que certas fronteiras de certa forma esto sendo diludas (Arrigui, 1996). Teoria poltica liberal e a mdia Para alm do carter mercantil da notcia, em termos tericos a distino entre as esferas pblica e privada tem nas revolues burguesas uma espcie de divisor de guas, particularmente a Revoluo Inglesa (Gloriosa) e a Revoluo Francesa. Nestas, inaugurado um novo conceito de liberdade,

Mdia, poder e democracia

51

agora identificado ao mundo privado por meio do mercado e, em termos polticos, pertencente ao carter negativo da ideia de liberdade11. Tendo em vista essa configurao histrica ps-revolues burguesas em larga medida responsvel pelas instituies e pelo pensamento poltico que conhecemos no mundo ocidental , assim como a filiao qual a mdia invariavelmente se diz perfilhar, o liberalismo poltico, vejamos como a teoria liberal trata o tema a relao entre liberdade e responsabilidade. De incio, invoquemos os aludidos pais da repblica estadunidense, particularmente a famosa sentena de Madison acerca da natureza humana, que certamente deve se estender mdia:
Se os homens fossem anjos, no seria necessrio haver governo. Se os homens fossem governados por anjos, dispensar-se-iam os controles internos e externos do governo. Ao constituir-se um governo (...), a grande dificuldade est em que se deve, primeiro, habilitar o governante a controlar o governado e, depois, obrig-lo a controlar-se a si mesmo. (...) Essa poltica de jogar com interesses opostos e rivais (...) pode ser identificada ao longo de todo o sistema das relaes humanas, tanto pblicas como privadas. (Madison apud Weffort, 1990, p. 273)

Essa desconfiana em relao natureza humana, claramente demonstrada por Madison, no nova na filosofia e na teoria polticas, como se sabe. Afinal, particularmente desde Maquiavel e, depois, Hobbes, o ceticismo quanto solidariedade humana tornou-se comum para diversas correntes de pensamento. Da, obras como o esprito das leis, de Montesquieu, e a teoria dos cheks and balances, de Os federalistas, procurarem, cada qual a seu modo, controlar os homens detentores de poder: seja o poder visvel do Estado, seja o poder por vezes oculto, mas efetivo da sociedade, em razo de grupos majoritrios tentarem impor seus interesses e opinies, como veremos a seguir. Portanto, o cidado comum deveria ser controlado, segundo os Federalistas, pelas autoridades, assim como estas tambm o
11

De acordo com este conceito, o espao privado, que seria garantido fundamentalmente pelo Estado de Direito, possibilitaria ao indivduo, tornado igual a seus semelhantes perante a lei, poder fazer tudo o que quisesse sem ser impedido a tanto, assim como deixar de faz-lo sem ser obrigado a agir de forma que no desejasse: desde que, em ambos os casos, no infringisse os direitos alheios. Para tanto, a condio que permitiria ambas as situaes refere-se linha limtrofe que separa o pblico do privado (e consequentemente os poderes asseguradores de ambos), isto , a existncia de direitos definidos aprioristicamente, embora de forma no esttica. Afinal, o que cabvel ao pblico e ao privado historicamente modificvel quanto ao contedo contido.

52

Francisco Fonseca

deveriam estar sujeitas a controles: tanto por outros poderes da a famosa diviso entre os trs poderes quanto pela prpria sociedade. Essa predio de Os federalistas, j antecipada por John Locke no sculo XVI, permanece inscrita na concepo moderna do Estado de Direito, o que implica o carter democrtico12 e republicano das instituies. Autores liberais afirmaram vigorosamente, no sculo XIX, o temor quanto s fronteiras da relao pblico/privado, tendo nas figuras de Benjamin Constant, Stuart Mill e Alexis Tocqueville, entre outros mesmo que com distines entre suas obras , importantes expresses, pois representam a tradio do liberalismo que melhor expressou os dilemas acerca do que conteria ambas as esferas. J no sculo XX, autores ultraliberais como Von Mises, Milton Friedman e sobretudo Von Hayek superam este dilema ao associar liberdade a privatismo e, neste, notadamente o mercado, pois so concebidos como expresses da liberdade individual. Da a conhecida denominao de liberismo conferida a esta corrente. Ainda no sculo XIX, o referido Constant, em sua famosa obra acerca da Liberdade dos antigos comparada dos modernos, demonstrou o sentido privatista da liberdade para o homem moderno, ps-revolues burguesas, privatismo este que, se extremado, degeneraria a esfera pblica13. Mesmo temendo essa possibilidade, Constant diagnosticou o significado da liberdade moderna e o defendeu, uma vez que, para ele, ao cidado caberia rogar: (...) autoridade de permanecer em seus limites. Que ela se limite a ser justa; ns nos encarregamos de ser felizes (Constant, 1982, p. 24). Dessa forma, a separao entre as esferas pblica e privada, de um lado, e o privatismo, de outro, marcam o mundo moderno, resultando na separao entre os poderes do Estado impedindo assim a tirania deste assim como da ascenso da sociedade mercantil burguesa. Portanto, os direitos civis, e posteriormente os direitos polticos, assim como o mundo mercantil, poderiam se desenvolver, pois salvaguardados por um Estado dividido, controlado e institucionalizado.
sabido que, embora o pensamento liberal no seja democrtico em suas origens, por complexas razes histricas associou-se progressivamente ao regime democrtico. Uma das mais importantes razes para tanto deve-se s lutas operrias na Europa, cujo resultado foi a ampliao de um conjunto de direitos e prerrogativas voltado, original e exclusivamente, burguesia. Um exemplo significativo a passagem do sufrgio censitrio para o universal. 13 No sculo XIX, o liberalismo afirmou o individualismo possessivo, expresso da confiana sem limites na ideia de que a sociedade deveria ser composta por indivduos atomizados, cuja apropriao e posse de bens seriam o seu ideal.
12

Mdia, poder e democracia

53

Paralelamente ao temor da tirania do Estado, liberais como Stuart Mill e Tocqueville, por exemplo, temeram por um outro tipo de tirania, a proveniente da prpria sociedade, na medida em que o poder da maioria, sobretudo da opinio majoritria, igualmente poderia resultar em tirania, a chamada tirania da maioria, cujos efeitos seriam semelhantes sua congnere estatal. Stuart Mill, em seu livro clssico intitulado Sobre a liberdade, relata a sanha persecutria, moralista, a comportamentos pouco usuais, caso da poligamia dos mrmons na Inglaterra de seu tempo, pois temia pelos seus efeitos, uma vez que:
(...) a opinio de semelhante maioria, imposta como lei minoria, em questes de conduta estritamente individual, tanto pode ser certa como errada. Nesses casos, a opinio pblica, na melhor hiptese significa a opinio de algumas pessoas sobre o que bom ou mau para outras pessoas. (Mill, 1991, p. 149)14

Esta assertiva certamente permanece vlida, sobretudo no que tange mdia que, por vezes, contribui para esse carter persecutrio, embora de forma mais sofisticada no mundo contemporneo, o que implica colocar em questo o seu suposto pluralismo (como exemplo, observe-se a maneira como a mdia brasileira retrata a questo fundiria no Brasil). Segundo Mill, em relao aos mrmons haveria uma (...) linguagem de manifesta perseguio usada pela imprensa deste pas quando chamada a noticiar o notvel fenmeno dos mormonismo (Mill, 1991, p. 161). Tocqueville, de forma semelhante, no clssico livro A democracia na Amrica notabilizou o temor de que mesmo as sociedades institucionalmente democrticas poderiam produzir tiranias da maioria. Para ele, nos EUA a:
14

Em relao expresso opinio pblica, referida por Mill e indiretamente por Tocqueville, permanece abundantemente utilizada no debate pblico contemporneo, sobretudo na mdia, que se coloca como sua representante mesmo sem ter mandato para tanto: como ilustrao, atente-se que o lema da rdio Bandeirantes de So Paulo a rdio que briga por voc. Trata-se, em verdade, de um falso conceito, como o prprio Mill apontara, pois: h inmeras interpretaes terico/conceituais, o que implica divergncias importantes quanto s suas premissas e concluses; significa, para os grandes jornais brasileiros dado que pautam os outros meios , a opinio de seus leitores, que equivalem a cerca de 20 milhes num universo de 190 milhes de habitantes. Trata-se, em verdade, dos estratos mdios e superiores da sociedade brasileira; esta expresso invocada pelos jornais, em inmeras situaes, simplesmente para identificar sua prpria opinio guisa do que apontara Mill na aludida citao , que, embora privada, pretende se passar por pblica; em razo das influncias dos grupos que formam a opinio dominante, seu carter pblico quer dizer, em verdade, dominncia, e no discusso descompromissada de temas com vistas a extrair a melhor posio. Por tudo isso, opinio pblica uma expresso estratgica e fundamentalmente voltada muito mais a encobrir interesses e vises de mundo particularistas e privados do que a revelar, decorrendo portanto do conceito de ideologia.

54

Francisco Fonseca

(...) maioria (...) exerce uma autoridade real prodigiosa, e um poder de opinio quase to grande; no existem obstculos que possam impedir, ou mesmo retardar, o seu progresso, de modo a faz-lo atender s queixas daqueles que ela esmaga no seu caminho. Este estado de coisas em si mesmo prejudicial e perigoso para o futuro (...). (Tocqueville, 1969, p. 132-133).

Ao olharmos para a histria, essas palavras so constantemente reatualizadas. Como contrapeso, Tocqueville acreditava na proliferao de rgos de comunicao que, dessa forma, exerceriam um controle mtuo. Essa perspectiva, contudo, parece no ter vigorado, pois em larga medida os grandes rgos da mdia como vimos em Castells tendem a atuar de forma unssona e mesmo oligopolista15. Pode-se dizer, portanto, que os rgos da mdia como um todo representam uma instituio em que (...) se mesclam o pblico e o privado, [em que] os direitos dos cidados se confundem com os do dono do jornal [no caso da imprensa escrita]. Os limites entre uns e outros so muito tnues (Capelato, 1988, p. 18)16. Assim, a mdia atua nesse ambiente indefinido, constitudo pelos interesses e pela opinio privados, mas que se manifestam como pblicos. Por mais que intentem atuar numa perspectiva pblica o que implica a existncia de vrios lados e interesses contrastantes , estaro sempre presos, os meios de comunicao privados, a interesses, compromissos e vises de mundo privados e mercantis e, o que essencial, tal atuao ser desprovida de responsabilizaes e contrapartidas efetivos pela sociedade e pelo Estado. A mdia, desde sua ascenso popularmente conhecida como quarto poder em referncia aos trs outros, estatais, o que, por si s, expressa a influncia que possui que, contudo, atua de forma extrainstitucional. Afinal, reconhecida pelo pensamento poltico, pelo Estado de Direito e pelo senso-comum como uma instituio cuja existncia pressuposto democracia, a ponto de a adjetivao democrtica apenas ser conferida a sociedades em que a chamada livre manifestao da opinio, notadamente
Tocqueville tambm entendia que os advogados que, por dever de ofcio, deveriam conservar a lei e os tribunais de jri popular, ao aproximar o cidado comum da lei, seriam outros instrumentos de preservao dos direitos individuais e minoritrios perante a tirania da maioria. Em ambos os casos, suas predies tambm parecem ter falhado. Por outro lado, interessante observar que, nas democracias de massa contempornea, as tiranias se viabilizam mais pelas minorias organizadas do que pelas maiorias desmobilizadas. 16 Ver tambm Capelato (1989).
15

Mdia, poder e democracia

55

por intermdio da mdia, possa se manifestar. Nesse sentido, luz dos autores liberais anteriormente inventariados, pode-se perceber que liberdade da mdia tomada como pressuposto deve-se contrapor sua responsabilizao, o que implica rgos do Estado e da sociedade aptos a tanto. Ressalte-se que esta assertiva legatria da tradio liberal e republicana, que se preocupou, como vimos, com a fiscalizao dos fiscais e com o controle dos controladores, questes normalmente distantes tanto do pensamento poltico como do senso-comum. Nesse sentido:
(...) uma teoria da democracia vlida deve ser uma ferramenta para a compreenso da arena poltica nas sociedades contemporneas reais, isto , sociedades de classe, cindidas por profundas clivagens e desigualdades, inseridas em ambiente transnacionalizado. [Por outro lado] (...) o acesso mdia se impe como um dos principais pontos de estrangulamento das democracias contemporneas e, portanto, como um dos principais desafios queles que se dispem no apenas a compreender o funcionamento das sociedades democrticas, mas tambm aprimor-lo17. (Miguel, 2000, p. 67; grifos no original)

Assim, para alm da necessidade de se diferenciar pblico e privado e de se observar luz da teoria poltica liberal as preocupaes de determinados liberais quanto ao poder sem freios e contrapesos dos grupos detentores de poder, h de se ressaltar a questo crucial do acesso mdia, tendo em vista impedir sua concentrao. Somente assim poder-se-ia constituir uma sociedade polirquica, uma vez que implicaria a democratizao das instituies polticas, entre as quais a mdia, pois, segundo Robert Dahl, em Um prefcio teoria democrtica, uma das pr-condies s sociedades que se requerem democrticas aproximando-se do topo na poliarquia seria que: Todos os indivduos devem possuir informaes idnticas sobre as alternativas [que disputam o poder, nos perodos eleitorais, por exemplo] (Dahl, 1989, p. 73). No Brasil, essa condio certamente muito tnue, como veremos a seguir. O problema da democratizao das instituies, sobretudo da mdia, permanece assim crucial s teorias sobre a democracia, embora seja desenvolvido de forma insuficiente pelas teorias que se debruam sobre elas.
17

Por outro lado, interessante observar que, mesmo teorias conservadoras acerca da democracia, tal como a chamada teoria econmica da democracia, concedem espao privilegiado ao tema do acesso informao. Cf. Downs (1999).

56

Francisco Fonseca

Finalmente, um tema central que move as cincias sociais e o debate pblico, e consequentemente extensvel reflexo sobre o poder da mdia, refere-se chamada accountability. Termo de difcil traduo em termos polticos, implica por um lado transparncia e responsabilizao dos que detm o poder, e por outro a possibilidade de o poder ser fiscalizado e sobretudo controlado. Veremos abaixo uma amostra de como a grande imprensa brasileira se posicionou perante dois temas cruciais no Brasil contemporneo: a introduo da agenda neoliberal no pas, no contexto das chamadas reformas orientadas para o mercado, e a concepo que possuem acerca dos conflitos sociais (Berend, 1998; Boyer e Drache, 1996; Brunhoff, 1991; Cockett, 1995; Parsons, 1990). Conflitos sociais e direitos pelo olhar da imprensa brasileira Como afirmamos, a mdia como um todo adota o liberalismo poltico notadamente a defesa das liberdades civis e polticas em seu discurso. Vejamos, na prtica histrica, se esse autoperfilhamento de fato se personifica tendo como parmetro os conflitos sociais. Para tanto, analisaremos um momento histrico particular: o Congresso Constituinte (1987 e 1988), cujos temas atinentes criao e ampliao dos direitos sociais, e o crucial s relaes entre capital e trabalho, o direito de greve, foram debatidos. A importncia desses temas justifica-se ainda mais em razo do processo de redemocratizao no Brasil e do histrico dficit em termos de direitos sociais e polticos, amplificados pelo regime militar. O captulo sobre a Ordem social implicou enorme controvrsia, e a grande imprensa se posicionou vigorosa e militantemente em relao a ele. Note-se que uma importante questo a ser ressaltada quanto introduo de novos direitos sociais diz respeito ao impacto destes aos prprios rgos de comunicao enquanto empresa, pois essa lgica esteve presente no posicionamento da mdia. Mas, para alm desse argumento particular, os interesses representados pelos jornais os opem a esses novos direitos. As teses da futilidade e sobretudo da ameaa e da perversidade18 foram exaustivamente utilizadas, demonstrando todo o conservadorismo entendido como baixa propenso ou mesmo reao introduo de novos direitos,
18

Estas trs teses representam, respectivamente, a ideia de que as reformas no levaro a nada, que ameaaro direitos anteriormente adquiridos, e que tero o efeito contrrio ao pretendido. Cf. Hirschman (1985).

Mdia, poder e democracia

57

tendo em vista a manuteno do status quo da grande imprensa. Afinal, alguns dos direitos sociais propostos, tais como, dentre outros, a diminuio da jornada de trabalho, a ampliao da licena maternidade, a licena paternidade, o aumento da valor da hora-extra, dentre outros, foram vistos como: i) catastrficos produo, pois desestimulariam o capital a investir, aumentando consequentemente o desemprego: o oposto portanto do que se desejava (tese da pervesidade); ii) incuos, pois no seriam respeitados pelo mundo real da economia, logo uma medida estril (tese da futilidade); e iii) ameaadores dos direitos anteriormente conquistados, caso do mercado formal de trabalho, que poderia diminuir (tese da ameaa). Esses argumentos/imagens, entre outros, foram utilizados exaustivamente pelos quatro principais peridicos poca da Constituinte19: Jornal do Brasil (JB); O Globo (OG); Folha de S.Paulo (FSP); e O Estado de S. Paulo (OESP). Observaremos uma amostra das posies oficiais dos mesmos, por meio dos editoriais20. Para o JB, haveria uma obsesso social dos constituintes, pois: A proposta de 40 horas uma daquelas que criam uma espcie de garantia artificial que, na prtica, quase ningum vai respeitar (...) (JB, 13/7/87) trata-se aqui da tese da futilidade, dada a suposta ineficcia da medida. Mas ser a tese da perversidade a mais utilizada pela grande imprensa, pois: A Constituinte embarcou em um caminho de distribuio de benefcios sociais cujo produto s pode ser um e nico: reduo da taxa de investimentos, com o conseqente atraso econmico. (...) (JB, 28/2/88; nfases nossas). Observe-se que a negao dos novos direitos sociais foi radicalizada, com argumentos que se iniciam pela inadequao de sua insero na Constituio at os efeitos deletrios dos mesmos, numa posio frontalmente contrastante ao intuito da maioria dos constituintes e sobretudo de maior parte dos brasileiros. Para os jornais, os constituintes no se preocupariam com o principal, a produo, pois:
19 20

Os editoriais citados dos peridicos tm como referncia o livro de Fonseca (2005). Os editoriais representam balizamentos editoriais, polticos e ideolgicos de um peridico. Assim, plenamente possvel conhecer o seu posicionamento o que implica coberturas jornalsticas, a tnica do colunismo, a agenda predominante, entre outros aspectos por meio dos editoriais. Embora objetivem declaradamente expressar a opinio oficial de seus proprietrios, a mdia como aparelho privado de hegemonia possui um papel poltico, em sentido amplo, que faz das coberturas decorrncias mesmo que com maior complexidade e contradio do posicionamento expresso nos editoriais. , portanto, falsa a contraposio exaustivamente proferida pela mdia entre opinio e cobertura. No livro O consenso forjado, de Fonseca (2005), em que foram analisados tanto os editoriais como as coberturas, observou-se essa confluncia ideolgico/editorial.

58

Francisco Fonseca

Por esse rumo, nunca se sai do paternalismo; e o povo continua eternamente dependente. mais do que tempo de mudar essa mentalidade, que a prpria definio do atraso. (...) O social tambm est ligado ao desenvolvimento (..) Mas a viso primria do social no pensa no desenvolvimento intimamente ligado livre iniciativa: pensa em criar restries e nus para a empresa privada. (JB, 29/2/88).

Assim, a distribuio da renda far-se-ia nica e exclusivamente em decorrncia do desenvolvimento capitalista, via mercado. A viso de mundo patronal se expressa claramente neste tema. Mais ainda, demonstra como a grande imprensa se opor a tais direitos com vistas obteno da hegemonia disputada renhidamente naquele momento , pois a mentalidade atrasada precisaria ser substituda pela viso moderna do mundo, que valorizaria a iniciativa privada por meio do mercado livre. Para OG21, que se mostra um vigoroso adepto da tica do trabalho alis, de forma semelhante a OESP , os direitos sociais estariam:
(...) na contramo da motivao fundamental e dos interesses do trabalhador; ou a Constituio ideal, na contramo do Brasil real. (...) Sorte pior [dados os efeitos negativos previstos FF] a experincia faz prever para o aumento (...) da licena remunerada gestante: a esse aumento corresponder uma restrio, a restrio do mercado feminino de trabalho. (...) Concesses feitas em total descompasso com os efeitos no prejudicaro apenas os trabalhadores. (...) [mas tambm a] estabilidade institucional. (OG, 15/10/87; nfases nossas).

Portanto, tese da perversidade igualmente defendida pelo jornal O Globo, que se arroga, alm do mais, a conhecer os interesses dos trabalhadores trata-se de uma antiga estratgia da grande imprensa de se autonomear intrprete da sociedade, inclusive, neste caso, dos trabalhadores. A ima21

Note-se que muito significativo que o Sistema Globo, juntamente com o Servio Social da Indstria (SESI) promovem anualmente, desde 1955, a campanha Operrio Brasil, denominada anteriormente de Operrio padro. Segundo a propaganda desta campanha, em OG, trata-se de: Uma campanha que tem por finalidade mobilizar os trabalhadores da rea de produo das indstrias, destacando os seus valores: criatividade, empenho, contribuio ao desenvolvimentos do Pas. (...) Operrios votam em operrios na busca de encontrar aqueles que sintetizem o esprito de uma campanha que (...) procura valorizar o operrio brasileiro. (OG, 25/05/91, p. 4; nfases nossas). Certamente a reivindicao de direitos e o conflito, sobretudo a greve, no so critrios de valorizao do operrio padro que a indstria e a grande imprensa valorizam, como se pode notar pelos editoriais. O objetivo poltico/ideolgico da campanha parece evidente: disputar a hegemonia dos valores capitalistas/liberais fundamental num momento constituinte no seio do prprio operariado, concorrendo desta forma com os sindicatos e partidos esquerda. Da a tica do trabalho ser observada, assim como em OESP.

Mdia, poder e democracia

59

gem catastrfica reiterada, constituindo-se num verdadeiro bombardeio retrico, utilizando-se para tanto de expedientes ao estilo cassandra, pois o futuro certamente seria sombrio. Para OG, (...) A produtividade cair, inevitavelmente. (...) Ser lamentvel que, por falta de informao e anlise aprofundada das questes, venhamos a ter uma Constituio que, na iluso do avano, produza o retrocesso no campo das relaes de trabalho. (OG, 7/88; nfases nossas). Para alm da perversidade ocasionada pelos direitos sociais, para o jornal haveria uma inverso de sentido, pois a considera um retrocesso. Em outras palavras, tanto os adeptos da criao de direitos no seriam progressistas, como os direitos em si no seriam um avano. Trata-se de uma sofisticada estratgia de reformular o prprio vocabulrio presente na Constituinte e no debate pblico, de tal forma que por ideologia se entenda to-somente as propostas provenientes da esquerda e dos populistas, que, por motivos diversos, agiriam em razo das aparncias e no da essncia do capitalismo moderno. No que tange ao liberal/conservador OESP, tal como seu similar doutrinrio JB22, mas tambm semelhante ao pragmtico OG23 as diferenas de perfis no impedem a similitude de posicionamentos e projetos , o jornal usar dos mesmos expedientes. Afinal, para O Estado de S. Paulo Retrocesso no avano, ttulo de um editorial que sintetiza sua histrica viso de mundo, pois, para este jornal, dever-se-ia indagar a utilizao da palavra avano:
(...) Porque se se cuida de reduzir aquela jornada [de trabalho] e premiar indistintamente todos os assalariados com uma estabilidade capaz de atingi-los como autntico bumerangue, vitimando-os, ocorrer, sim, autntico retrocesso; (...) esta (...) palavra (...) [implica] conferir aos que qualifica o demrito de se oporem a tudo o que signifique progresso natural da sociedade. Todos sabem que distribuir a estabilidade com tamanha generosidade nivelaria por baixo bons e maus funcionrios (...). Est claro que nisso existe condenvel contra-senso. Quando se pensa em abrir a sociedade para facilitar a ascenso dos melhores e mais capazes, sejam quais forem, venham de onde vierem, procede-se em sentido inverso quele trilhado (...). A justia consiste em dar desigualmente aos desiguais e no, evidentemente, em comprimi-los
poca (dcadas de 1980 e 1990) era um jornal fortemente ultraliberal: assim denominamos o chamado neoliberalismo em razo da radicalidade tanto de seus pressupostos como de suas proposies. 23 O chamado pragmatismo de O Globo refere-se sua capacidade de se adaptar politicamente a conjunturas que se alteram ao longo do tempo; mais ainda, refere-se ao extremo apego aos governantes de planto. Apesar disso, h valores nucleares, sobretudo vinculados livre iniciativa e ao veto aos direitos sociais, pois so permanentes.
22

60

Francisco Fonseca

sob uma forma constrangedora a fim de igual-los artificial e imerecidamente. (...) [Tal conjunto de direitos] acarretaria pernicioso desestmulo aos melhores. (OESP, 18/6/87; nfases do jornal, grifos nossos)

Como se observa, a introduo de direitos no apenas equivaleria ao retrocesso como conspurcaria valores essenciais da sociedade capitalista, vinculados fundamentalmente ao mrito: trata-se da lgica da sociedade meritocrtica, que se expressaria nas individualidades. O mote os melhores e mais capazes sintetiza essa viso tradicional e hierrquica, mais prxima do darwinismo social, pois pretende essencialmente estimular a competio entre a fora de trabalho. O carter conservador dessa proposio defendida h muito por OESP e compartilhada pelos outros jornais, com a relativa exceo da FSP refora a dominao sobre os trabalhadores ao incutir-lhe valores vinculados ascenso social. O privilegiamente ao Capital notrio, pois, alm de implicar adestramento aos trabalhadores, objetiva principalmente impingir a imagem de que basta ao trabalhador se esforar para melhorar de vida, guisa do self made man estadunidense. Embora o conservadorismo de OESP seja enquanto viso de mundo de certa forma mais sofisticado, comparativamente aos seus pares, as diferenas entre os jornais, quaisquer que sejam, tornam-se indistintas quando as questes em jogo referem-se seja aos seus interesses particularistas seja, principalmente, representao do Capital Global, seja ainda reproduo do sistema capitalista pela qual se empenham. Afinal, OESP tambm se utilizar da tese da perversidade ao afirmar que
(...) as novas disposies constitucionais iro chocar-se com seus interesses [dos operrios FF]. (...) as medidas sociais aprovadas (...) surtiro efeito bastante malfico, pernicioso, antes de tudo, para a classe operria. (...) as medidas adotadas no concorrero para aumentar a produtividade (...) mas para incrementar a automao. (...) o populismo enganador... (OESP, 1/3/88; nfases nossas).

Portanto, o argumento oscila entre a tese da perversidade e a falsa conscincia das esquerdas/populistas. Tais justificaes do jornal representam variantes de uma mesma raiz: a manuteno do status quo. Observe-se que mesmo a FSP, que manteve, dentre todos os jornais, uma alegada preocupao com os trabalhadores pois enfatizou a necessidade de o Estado priorizar as reas sociais ao retirar-se das atividades produtivas , aderiu a essa cantilena, embora com menor vigor. Segundo o jornal:

Mdia, poder e democracia

61

Propostas como a remunerao adicional (...) para o trabalhador em frias, o aviso prvio proporcional ao tempo de servio e o limite de seis horas para a jornada em turnos ininterruptos, que as lideranas empresariais condenam, inscrevem-se no vasto conjunto de direitos sociais aprovados (...) sem nenhuma considerao mais sria sobre os custos que acarretam. (...) [Representam:] novos custos para o conjunto da populao (...) [que] nada mais sero do que o preo que a sociedade ter de pagar pela demagogia de seus representantes. (FSP, 8/7/98; nfases nossas).

Ressalte-se que, mesmo tendo adotado um discurso social, paralelamente ao apoio s reformas do Estado orientadas para o mercado, a FSP tambm segue a estratgia de seus pares tanto por utilizar a tese da perversidade como por considerar demagogia, populismo, a adoo de novos direitos sociais24. J em relao ao papel constitucional acerca do direito de greve, tambm se observa uma incrvel similaridade entre os peridicos, consentnea s caractersticas da mdia: seu carter empresarial, o que implica relaes patronais; a representao dos estratos mdios e do Capital Global; e sua atuao poltico/ideolgica, derivado de seu papel como aparelho ideolgico. Vejamos brevemente como a ordem legal referente especificamente ao conflito social, do qual se sobressai a relao entre Capital e Trabalho retratada pela mdia, o que implica analisarmos a reao da mdia ao projeto proposto pelos constituintes sobre um tema crucial democracia numa sociedade capitalista que se requer democrtica, tal como afirmam requerer os jornais em foco. Assim, segundo o JB, a (...) liberdade de greve um abuso conceitual (...) (JB, 7/7/88; nfases do jornal). Logo, pode-se inferir, dever-se-ia refre-la. O fato de os constituintes terem permitido a paralisao das atividades nos servios pblicos, mesmo resguardadas certas condies ao funcionamento dos mesmos, ser considerado um absurdo, inclusive conceitual, como se observa, pois denotaria perda de autoridade e mesmo fragilidade do Estado. A FSP dir o mesmo, pois considera que os
24

interessante observar que a relao entre os peridicos e o empresariado complexa e, por vezes, tensa. Trata-se na verdade de um intrincado jogo de acomodaes e reposicionamentos da grande imprensa em relao aos diversos plos de poder, sobretudo o Capital, ao qual representa, em sentido lato. Especificamente, conforme demonstrado no livro O consenso forjado, os jornais criticaram acidamente a oposio do empresariado nacional abertura da economia, dado que os peridicos entendiam que modernizao implicaria joint ventures e outras formas de parceria com o capital estrangeiro. Nesse sentido, interessante notar que, na dcada de 1990, a prpria mdia brasileira pressionou o Congresso Nacional a aprovar a lei que permite at 30% de participao do capital estrangeiro nas empresas de comunicao.

62

Francisco Fonseca

constituintes estariam permitindo o direito irrestrito de greve o que, em verdade, um evidente exagero , inclusive nos servios essenciais, pois:
(...) Um instrumento legtimo de luta se transforma em chantagem contra toda a populao, concentra numa categoria especfica de trabalhadores [os funcionrios pblicos] um poder absoluto sobre o conjunto das atividades produtivas do pas, com a chancela (...) [da] constituinte (...) [so] artigos condenveis (...). (FSP, 15/7/88; nfases nossas)

Como se observa, o que a FSP (Kreinz, 1990; Taschner, 1992) diz ser um direito legtimo o ser apenas em tese, pois o veto greve caracterstica da grande imprensa com um todo. Nesse sentido, a vinculao das greves chantagem expressa claramente a crtica da FSP s leis que supostamente a facilitariam, contrariando na prtica sua suposta aceitao das mesmas25. Sero, no entanto, O Estado de S. Paulo e O Globo os opositores mais radicais das leis que permitem as greves e a organizao do trabalho como um todo na Constituio. Seus posicionamentos patronais se evidenciam vigorosamente. Segundo OESP, que demonstra ojeriza em relao s greves no setor pblico, dada a ameaa autoridade, que, tal como para OG, deve ser sagrada para os trabalhadores:
As greves que irromperam em empresas estatais (...) mostram com clareza o quanto a sociedade impotente diante dos resultados da interveno do Estado na economia. (...) So exrcitos de empregados que agem com todas as regalias, direitos e mordomias de funcionrios pblicos, promovendo greves que se iniciaram com reivindicaes salariais e ganham, hoje, aspectos nitidamente polticos e ideolgicos, que levam violncia. (...) Tudo isso mostra a incompetncia do Estado empresrio que, ao centralizar tudo em suas mos, mostra fragilidade ao negociar com os trabalhadores que sabem ter um opositor incompetente, politicamente minado e, acima de tudo, contaminado pela praga do empreguismo. (OESP, 19/11/88; nfases nossas)

25

Observe-se que a pesquisa realizada pelo jornal em maio de 1985 e comentada estrategicamente sem alarde constatou que 71,6% dos moradores da cidade de So Paulo eram favorveis greve nos servios considerados essenciais, diferentemente do discurso unnime da grande imprensa (FSP includa), que argumentava que a populao como um todo se opunha s mesmas por ser prejudicada. Ver editorial de 21/05/85. Por outro lado, os alegados compromissos democrticos foram em boa medida vinculados arena institucional (eleies, direitos civis, entre outros), mas no chegaram ou se distanciaram do conflito Capital/Trabalho.

Mdia, poder e democracia

63

Como se v, a percepo acerca do mundo do trabalho parte da suspeio intrnseca de que os trabalhadores so revolucionrios, tendo por trs de si grupos radicais. Trata-se tambm de uma construo imagtica destituda de qualquer comprovao, dentre tantas outras produzidas estrategicamente pelo jornal, que, dessa forma, quer impedir toda e qualquer possibilidade de as greves ocorrerem, a comear pelo Estado: da a radicalidade para com qualquer paralisao no setor pblico, pois, alm de expressar a inadequao da atividade empresarial do Estado, sinalizaria simbolicamente a possvel fragilidade da ordem, da autoridade, com consequncias drsticas para a ordenao do conflito em relao aos trabalhadores. Em relao ao OG, este assim expressa sua radicalidade quanto aprovao do direito de greve: seria A porta da anarquia ttulo de um importante editorial , pois supostamente irrestrito (...) para todas as categorias de trabalhadores, em todas as circunstncias, sob quaisquer pretextos (...) [o que] significa a porta aberta desordem e ao caos. (...) uma abdicao em favor da anarquia. (OG, 17/8/88; nfases nossas). O jornal adota aqui a estratgia de superestimar o poder conferido aos sindicatos, pois forja-se a imagem de que estes so dominados por grupos radicais desestabilizadores e poderosos26; alm do mais, so omitidos quaisquer constrangimentos deciso dos trabalhadores de fazerem greve, tais como o poder dos patres, o medo do desemprego e a prpria legislao, entre outros. Com isso, pretendeu-se criar o estigma de que ao poder supostamente sem limites dos sindicatos corresponderia a pusilanimidade da lei, assim como a fragilidade da sociedade. Dada a radicalidade verbal, a fronteira entre estratgia retrica e viso de mundo (conservadora, patronal, autoritria e antiliberal) indecifrvel. Por fim, o mesmo OG revela e sintetiza cabalmente o conservadorismo autoritrio de toda a grande imprensa no que tange ao conflito social com a seguinte afirmao:
No Captulo Dos Direitos Sociais existe duplicidade de tendncias, ambas suficientemente perigosas e capazes de produzir efeitos desastrosos (...). (...) A pretexto de garantir emprego, retroagimos ao paternalismo intervencionista (...) [caso da] estabilidade no emprego (...) no Art. 6 (...) bem como o regime de 44 horas
26

significativo observar que a imagem de que, invariavelmente, pequenos grupos radicais comandam e manipulam as greves implica desqualificar previamente qualquer movimento grevista, pois lhe retira a legitimidade.

64

Francisco Fonseca

[que] so a negao da liberdade de trabalho e a consagrao do intervencionismo no mercado de mo-de-obra. J no Art. 10 (...) dispe-se o contrrio, isto , a no interveno do Estado, quando se trata de liberdade de greve. (...) Tudo disposto de forma a permitir greves sem restries (...). Os dirigentes da greve decidem e fixam a seu livre-arbtrio os limites da ao de greve. Temos consagrada a contradio do excesso de interveno do Estado no Art. 6 e da ausncia do poder dos governos, no caso de greve. Vedada pelo projeto s a greve de iniciativa empresarial. Dois pesos e duas medidas. (OG, 11/10/87; nfases nossas).

Como se v, sem meias palavras o jornal propugna o livre mercado no que tange contrao da fora de trabalho, e o Estado repressor em relao s greves27. Em nome do bem comum mais uma das estratgias retricas , a defesa dos interesses patronais se evidencia, seja pela forma como os direitos dos trabalhadores (em sentido amplo) so concebidos, seja pela demanda de que tambm o empresariado poderia, no limite, poder parar a produo (lockout): demanda esta meramente retrica e fictcia, dado que os interesses empresariais se opem a qualquer paralisao das atividades produtivas devido necessidade de circulao de bens e servios. Observe-se que o movimento de condenao s greves e aos movimentos populares estende-se tambm ao campo, em que o Movimento Sem Terra (MST) e a chamada Igreja progressista so os alvos privilegiados, num contexto de reao direta ou indireta reforma agrria. A defesa da intocabilidade da propriedade privada e da resoluo dos problemas sociais de forma no conflituosa sero as justificativas mais comuns. Para OESP, por exemplo, haveria:
(...) subverso agora armada mesmo comandada pela ala da Igreja Progressista, especialmente no meio rural (...) [Por isso:] evidente que a Igreja Progressista & associados esto legitimando, por antecipao, quaisquer reaes violentas de proprietrios (...) em favor da proteo de seus direitos. (OESP, 12/8/87; nfases do jornal).

27

Ressalte-se que, para toda a grande imprensa, os salrios so resultantes do mercado e da situao da economia, e no de polticas pblicas ou qualquer outra forma de regulao estatal. Por exemplo, para OG: (...) a nica poltica salarial que realmente beneficia o trabalhador o combate sem trguas espiral inflacionria (...) (OG, 12/07/90). J para a FSP, para melhorar a situao dos trabalhadores brasileiros, a soluo seria a: (...) estabilizao da economia, para a qual o saneamento das finanas do Estado to importante. (...) [alm] do aumento do nvel de qualificao e produtividade do trabalhador (...), nica forma de elevar, de forma duradoura, o salrio real no pas. (FSP, 08/11/92). Os exemplos desta viso de mundo so abundantes nos jornais em foco, e apenas corroboram sua viso patronal do mundo.

Mdia, poder e democracia

65

Se essa posio de OESP poderia ser creditada ao seu conservadorismo, significativo observar a similaridade com a autointitulada moderna FSP, para quem as ocupaes de terras pelo MST significam: (...) agresso ao direito de propriedade, inerente a todo processo de invaso de terras, [e que seria] um componente intolervel de violncia e ameaa fsica. (FSP, 20/7/90). Em outras palavras, conservadores e modernos confluem quando o tema em foco a luta social, de classes, manifestando-se tanto pela via do conflito distributivo como pela greve, entre outras aes. Dessa forma, para a grande imprensa como um todo, desigualdade brutal de renda e de terra no caberia o conflito, pois: (...) No ser pela radicalizao e pelo conflito (...) que um problema crnico e alarmante [a terra] poder ser resolvido. (FSP, 29/7/90). A FSP em particular propor a taxao progressiva do Imposto Territorial Rural como forma de desconcentrar a terra. Note-se que o posicionamento anticonflito , por seu turno, tambm antiliberal (em seu veio democrtico) e, sobretudo num pas continental como o Brasil, em que a concentrao fundiria assume caractersticas gigantescas, profundamente autoritrio. O que em nada difere da posio patronal arcaica para usar uma vez mais o prprio termo dicotmico e contumaz dos peridicos adotada em relao aos conflitos urbanos. Assim, toda a grande imprensa, embora com nfases distintas, quis antepor limites organizao do trabalho sendo a greve o alvo mais importante em contraposio a uma espcie de laisser-faire no mercado de trabalho, o que explica cabalmente a oposio radical a toda e qualquer greve concreta, assim como a qualquer manifestao cujo conflito fosse aberto, caso das ocupaes de terras, terrenos e reparties pblicas. A mesma postura, como vimos, ocorreu quanto introduo de novos direitos sociais durante o processo constituinte, pois concebidos perenemente como inadequados, extemporneos, perturbadores, ameaadores, estreis e perversos da ordem natural da economia e das relaes sociais. Tudo isso demonstra que, nos momentos histricos cruciais, particularmente nas dcadas de 1980 e 1990, em que a coerncia com os valores apregoados o liberalismo poltico e a aceitao das divergncias e conflitos, advindos deste colocada prova, a grande imprensa brasileira contradisse suas prprias afirmaes. Dada essa constatao, esses rgos no tm legitimidade de se colocar como representantes de interesses comuns na esfera pblica, pois, afinal, so claramente parte e partidrios (em sentido lato).

66

Francisco Fonseca

guisa de concluso A perspectiva da democracia implica responsabilizar, no sentido de controlar (democraticamente, reitere-se, apesar de tautolgico e reiterativo) a mdia nos mbitos nacional e mundial tendo em vista anular o paradoxo da simultaneidade pblico/privado que a mesma contm (Bobbio, 1988). Como o mundo vem se tornando cada vez mais homogneo em termos estticos e de valores, em contraste ao aumento exponencial da desigualdade poltica e social, a democratizao das comunicaes tema de primeira grandeza como fenmeno internacional, embora com vrias faces locais, regionais e nacionais. Conforme observamos, os modernos clssicos preocuparam-se e teorizaram sobre o tema das paixes humanas que, sem freios e contrapesos, levariam os homens tirania. Essas paixes podem ser traduzidas contemporaneamente em interesses, presentes no enorme poder que a mdia possui em escala global. Da, para muitos, o quarto poder representar, de fato, o primeiro poder, dada a capacidade de influenciar a agenda poltica simultaneamente atuao vigorosa enquanto empresas (conglomerados) capitalistas, cuja notcia uma mercadoria, cada vez mais associada ao entretenimento. A mercadoria notcia difere das outras mercadorias, tendo em vista as consequncias que pode acarretar aos grupos sociais, como vimos, tema que paradoxalmente pouco desenvolvido pelas teorias polticas sobre a democracia, que, contudo, tm no tema do acesso informao um pressuposto crucial. Assim, para que de fato a democracia possa se materializar, cumprindo assim (a mdia) um papel minimamente pblico em meio ao universo privado, mercantil, ao qual pertencem, e em franca compresso mundial, urge tanto aes efetivas que a responsabilizem e sobretudo controlem seu poder como uma reflexo mais atenta das teorias polticas da democracia, notadamente no contexto das sociedades informacionais. Dessa forma, as predies dos modernos clssicos do liberalismo poltico, isto , de que houvesse controles mtuos a todos os que detenham poder, somente assim podero se concretizar. Nesse sentido, deve-se ressaltar que a democratizao da mdia incide diretamente na prpria vivncia democrtica, pois no apenas os meios de comunicao intermedeiam as relaes sociais nas sociedades de massa, como vimos, como possibilitam conhecer realidades que no as vivenciadas. A responsabilidade dos meios de comunicao perante a construo permanente da democracia por demais grandiosa para que interesses empresariais, privatistas e sem qualquer responsabilizao e controles democrticos possa lev-la a cabo

Mdia, poder e democracia

67

(Veloso, 2008). Da se abre um manancial de possibilidades de democratizao da mdia, o que implicar a democratizao da sociedade. Afinal, a prxis da mdia requer que sobre ela se interponham controles sociais democrticos! Referncias bibliogrficas ARRIGUI, Giovanni. 1996. O longo sculo XX: dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro/So Paulo: Contraponto/Editora Unesp. BEREND, Ivan T. (org.). 1998. A transio para a economia de mercado. So Paulo: Hucitec. BOBBIO, Norberto. 1988. Liberalismo e democracia. So Paulo: Brasiliense. BOYER, Robert & DRACHE, Daniel. 1996. Estados contra mercados: os limites da globalizao. Lisboa: Instituto Piaget. BRUNHOFF, Suzanne de. 1991. A hora do mercado: crtica do liberalismo. So Paulo: Editora Unesp. CAPELATO, Maria Helena. 1988. Imprensa e histria do Brasil. So Paulo: Contexto/Edusp. _______. 1989. Os arautos do liberalismo: imprensa paulista: 19201945. So Paulo: Brasiliense. _______. 1991/1992. O controle da opinio e os limites da liberdade: imprensa paulista (1920-1945). Revista Brasileira de Histria , v. 12, n. 23/24, p. 55-75. _______ & PRADO, Maria Lgia. 1980. O bravo matutino: imprensa e ideologia: o Jornal O Estado de S. Paulo. So Paulo: AlfaOmega. CALTELLS, Manuel. 2000. O poder da identidade. So Paulo: Paz e Terra. COCKETT, Richard. 1995. Thinking the unthinkable: think-tanks and the economic counter-revolution, 1931-1983. London: HarperCollins. CONSTANT, Benjamin. 1982. A liberdade dos antigos comparada dos modernos. Porto Alegre: L&PM. COUTINHO, Carlos Nelson. 1994. Marxismo e poltica: a dualidade de poderes e outros ensaios. So Paulo: Cortez. DAHL, Robert. 1972. Polyarchy: participation and opposition. New Haven: Yale University. _______. 1989. Um prefcio teoria democrtica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. DOWNS, Antony. 1999. Uma teoria econmica da democracia. So Paulo: Edusp. EAGLETON, Terry. 1991. Ideology, an introduction. Oxford: Verso.

68

Francisco Fonseca

FARIA, Armando Medeiros de. 1994. O jornalismo econmico e a cobertura sobre a privatizao (1990/1991). Dissertao de mestrado. So Paulo: Escola de Comunicaes e Arte da USP. FONSECA, Francisco. 2000. Democracia virtual: a mdia sem freios e contrapesos. In: DOWBOR, Ladislau et alii (orgs.). Desafios da comunicao. So Paulo: Vozes. _______. 2005. O consenso forjado: a grande imprensa e a formao da agenda ultraliberal no Brasil. So Paulo: Hucitec. GRAMSCI, Antonio. 2000. Cadernos do crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 5 vols. HARVEY, David. 1990. The condition of postmodernity: an enquiry into the origins of cultural change. Cambridge: Blackwell. HIRSCHMAN, Albert. 1985. A retrica da intransigncia: perversidade, futilidade, ameaa. So Paulo: Companhia das Letras. KREINZ, Glria A. R. 1990. Ideologia, notcia e mercado: a ps-modernidade tecnocrtica da Folha de S. Paulo. Tese de doutorado. So Paulo: Escola de Comunicaes e Arte da USP. MARCONDES FILHO, Ciro (org.). 1984. Imprensa e capitalismo. So Paulo: Kairs. MELO, Jos Marques de. 1994. A opinio no jornalismo brasileiro. Petrpolis: Vozes. MIGUEL, Luis Felipe. 2000. Um ponto cego nas teorias da democracia: os meios de comunicao. Revista Brasileira de Informao Bibliogrfica em Cincias Sociais (BIB), n. 49, p. 51-77. MILL, John Stuart. 1991. Sobre a liberdade. Petrpolis: Vozes. OFFE, Claus. 1984. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. PARSONS, Wayne. 1990. The power of the financial press. New Jersey: Rutgers University Press. TASCHNER, Gisela. 1992. Folhas ao vento: anlise de um conglomerado jornalstico no Brasil. So Paulo: Paz e Terra. TOCQUEVILLE, Alexis. 1969. A democracia na Amrica. So Paulo: Ed. Nacional. VELOSO, Ellizabeth M. 2008. A concentrao da mdia e a liberdade de expresso na Constituio de 1988. Ensaios sobre impactos da Constituio Federal de 1988 na sociedade brasileira : consultoria legislativa. Braslia: Congresso Nacional.

Mdia, poder e democracia

69

WEFFORT, Francisco (org.). 1990. Federalistas. Os clssicos da poltica. Vol. 1. So Paulo: tica. Resumo
Este artigo analisa conceitual e empiricamente o papel da mdia, sobretudo a brasileira, perante a democracia, criticando-se a suposta atuao pblica de seus rgos tendo em vista seu carter privado e mercantil. Por fim, defende-se o controle social democrtico da mesma. Palavras-chave: mdia; democracia; esfera pblica; mercadoria; controle social.

Abstract
This paper analyzes conceptually and empirically the role of the media for the democracy, especially in the Brazilian case. It criticizes the presumed public action of the media, because of its private and mercantile nature. It defends the thesis of the social and democratic control of the media. Key words: Media; democracy; public sphere; commodities; social control. Recebido em maro de 2011. Aprovado em julho de 2011.

You might also like