You are on page 1of 10

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA


LIMA BARRETO

NOME: NO: ESCOLA:

SRIE:

riste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, uma das principais expresses ficcionais do quadro social brasileiro dos primeiros anos da Repblica. Considerada representante do Pr-Modernismo brasileiro, a obra discute o conceito de literatura como instrumento de denncia social, trazendo tona questes como o nacionalismo e a opresso aos desfavorecidos. As atividades a seguir pretendem ampliar a compreenso desta obra e de seu tempo. Desenvolva-as aps a leitura do livro, dos Dirios de um Clssico, da Contextualizao Histrica e da Entrevista Imaginria.

UMA OBRA CLSSICA


Triste fim de Policarpo Quaresma considerado por diversos crticos como o mais importante romance do Pr-Modernismo. Quais as caractersticas desse gnero literrio presentes na obra?
A obra tem a inteno de produzir um retrato fiel da sociedade brasileira e dos problemas que a afligem, usando uma linguagem direta e coloquial, como no jornalismo.

1.

A obra e a crtica de Lima Barreto so preciosas para se entender o Brasil nos primeiros anos da Repblica. Como era o Brasil na poca em que se passa o romance, sua sociedade, mentalidade e poltica?
Um novo regime, o republicano, governava o Brasil. No entanto, a passagem do Imprio para a Repblica ainda no estava consolidada e havia insatisfao em alguns setores da sociedade. O povo era relegado e seus direitos ignorados. As elites estavam interessadas apenas em seu prprio benefcio.

2.

3.

Algumas caractersticas descritas por Lima Barreto em Triste fim de Policarpo Quaresma sobre os brasileiros e seus costumes mudaram daquela poca para c, outras no. Em sua opinio, quais delas permanecem as mesmas?

A no incluso das camadas menos favorecidas na nossa sociedade, o descaso das autoridades, o governo em benefcio prprio.

NARRATIVA

4.

(Univest) Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, :

a) a narrativa da vida e morte de um funcionrio humilde conformado com a realidade social do seu tempo. b) uma autobiografia em que o personagem-ttulo expe sua insatisfao com relao burocracia carioca. c) o relato das aventuras de um nacionalista ingnuo e fantico que lidera um grupo de oposio no incio da Repblica. d) um livro de memrias em que o personagem-ttulo, atravs de um artifcio narrativo, conta as atribulaes de sua vida at a hora da morte. e) a histria de um nacionalista fantico que, quixotescamente, tenta resolver sozinho os males sociais de seu tempo. Alternativa e.

5.

O romance Triste fim de Policarpo Quaresma dividido em trs partes, que se referem s reformas propostas pelo major Policarpo para melhorar o Brasil. Descreva quais so essas reformas.

Na primeira parte, Policarpo tem a inteno de promover uma reforma cultural, propondo o tupi-guarani como lngua oficial do Brasil; na segunda parte, ele busca fazer uma reforma agrcola; finalmente, na terceira parte, Policarpo envolve-se em uma reforma poltica, apoiando o presidente Floriano Peixoto.

6.

Algumas das iniciativas de Policarpo do certo? Por qu?

No, por causa do desinteresse e da mesquinhez da elite brasileira, que est preocupada apenas com os prprios problemas e no com os do pas.

NARRADOR
Como voc descreveria a voz narrativa que desenvolve a histria de Triste fim de Policarpo Quaresma?
A voz narrativa est na terceira pessoa onisciente, isto , um narrador que conhece os personagens e tudo sobre seu passado, presente e futuro.

7.

8.

Qual a discusso proposta pelo romance?


4

O livro discute principalmente a questo do nacionalismo no final do sculo XIX, mas tambm fala do abismo existente entre as pessoas idealistas e aquelas que se preocupam apenas com seus interesses.

PERSONAGENS
(PUC) Do personagem que d ttulo ao romance Triste fim de Policarpo Quaresma, podemos afirmar que: a) foi um nacionalista extremado, mas nunca estudou com afinco as coisas brasileiras. b) perpetrou seu suicdio, porque se sentia decepcionado com a realidade brasileira. c) defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado morte injustamente por valores que defendia. d) foi considerado traidor da ptria, porque participou da conspirao contra Floriano Peixoto. e) era um louco e, por isso, no foi levado a srio pelas pessoas que o cercavam. Alternativa c.

9.

10.

Leia as caractersticas abaixo e relacione-as aos personagens de Triste fim de Policarpo Quaresma: a) Vivendo h trinta anos quase s, sem se chocar com o mundo, adquirira uma sensibilidade muito viva e capaz de sofrer profundamente com a menor coisa. Nunca sofrera crticas, nunca se atirou publicidade, vivia imerso no seu sonho, incubado e mantido vivo pelo calor dos seus livros. Fora deles, ele no conhecia ningum; e, com as pessoas com quem falava, trocava pequenas banalidades, ditos de todo dia, coisas com que sua alma e o seu corao nada tinham a ver.

Policarpo Quaresma.

b) O general nada tinha de marcial, nem mesmo o uniforme que talvez no possusse. Durante toda a sua carreira militar, no viu uma nica batalha, no tivera um comando, nada fizera que tivesse relao com sua profisso e seu curso de artilheiro.
General Albernaz, vizinho de Policarpo.

c) Casar, para ela, no era negcio de paixo, nem se inseria no sentimento ou nos sentidos; era uma idia, uma pura idia. Aquela sua inteligncia rudimentar tinha separado da idia de casar o amor, o prazer dos sentidos, uma tal ou qual liberdade, a maternidade, at o noivo.
Ismnia, filha do general Albernaz.

O nico personagem no fictcio em Triste fim de Policarpo Quaresma Floriano Peixoto. De acordo com a descrio feita pelo narrador na terceira parte, quais so as caractersticas fsicas e morais de Peixoto?
Fisicamente, a figura deste presidente vulgar e desoladora; moralmente, a imagem do preguioso, de quem no tem idias nem amor pelo trabalho.

11.

INTERTEXTUALIDADE

12.

(UFU) Leia e compare os textos seguintes.

Estou no hospcio ou, melhor, em vrias dependncias dele, desde o dia 25 do ms passado. (...) Eu sou dado ao maravilhoso, ao fantstico, ao hipersensvel; nunca, por mais que quisesse, pude ter uma concepo mecnica, rgida do Universo e de ns mesmos. No ltimo, no fim do homem e do mundo, h mistrio e eu creio nele. (...) O que h em mim, meu Deus? Loucura? Quem sabe l? (...) Que dizer da loucura? Mergulhado no meio de quase duas dezenas de loucos, no se tem absolutamente uma impresso geral dela.
BARRETO, Lima. Dirio do hospcio.

E essa mudana no comea, no se sente quando comea e quase nunca acaba. Com o seu padrinho, como fora? A princpio, aquele requerimento... mas que era aquilo? Um capricho, uma fantasia, coisa sem importncia, uma idia de velho sem conseqncia. Depois, aquele ofcio? No tinha importncia, uma simples distrao, coisa que acontece a cada passo... E enfim? A loucura declarada, a torva e irnica loucura que nos tira a nossa alma e pe uma outra, que nos rebaixa...
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma.

Assinale a alternativa correta: a) Sem a experincia pessoal de Lima Barreto sobre a loucura, o autor no teria elementos suficientes para compor seu personagem nem para refletir sobre o tema. b) Em ambos os textos, os narradores crem que o universo e o homem esto sujeitos a uma ordem supra-sensvel, misteriosa, que impede a demarcao exata da lucidez e da loucura. c) Seguindo padres estabelecidos, o personagem Quaresma pauta-se por uma conduta racional e objetiva, comportamento esse positivista, que o leva loucura. d) Ainda que no saiba definir a loucura, Lima Barreto faz uma exaltao dela, por meio de sua vida e do personagem Quaresma. Alternativa b.

13.

(PUC) Associe as obras pr-modernistas (primeira coluna) aos respectivos fragmentos a elas pertencentes (segunda coluna). I. Triste fim de Policarpo ( ) Canudos no se rendeu. Quaresma (Lima Barreto) Exemplo nico em toda a histria, resistiu at o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na preciso integral do termo, caiu no dia 5, II. Os Sertes ao entardecer, quando caram os (Euclides da Cunha) seus ltimos defensores, que todos morreram. ( ) Foi assim e por isso que os homens, quando pela primeira vez viram a boiguau to demudada, no a conheceram mais. No conheceram e julgando que era outra, muito outra, chamam-na desde ento de boitat cobra de fogo, boitat, a boitat! ( ) Desde moo, a pelos vinte anos, o amor da Ptria tomou-o todo inteiro. (...) estudou a Ptria, nas suas riquezas naturais, na sua histria, na sua geografia, na sua literatura e na sua poltica.

III. Lendas do Sul (Simes Lopes Neto)

A seqncia correta, de cima para baixo, na segunda coluna, : a) II III I b) III II I c) I II III d) II I III e) I III II Alternativa a.

CONTEXTUALIZAO HISTRICA

14.

Leia o seguinte trecho:

(...) Conseqentemente, o perodo revela, quando visto em conjunto, trs camadas (a permanncia de autores oitocentistas; os neoparnasianos e neosimbolistas; prenncios do Modernismo) dispostas em duas linhas de fora que se antagonizam e por vezes se confundem, uma, representada pela persistncia dos moldes anteriores (parnasianos, realistas, simbolistas), outra, pelo moderno como se concebia nos primeiros decnios do sculo XX. A bipolaridade , pois, o smbolo perfeito dos escritores do perodo: destitudos de plataforma definida, cultuando ainda os ismos oitocentistas falta de sucedneos europeus, e ao mesmo tempo sentindo pulsar o novo no recesso da euforia generalizada, ficaram indecisos ante os caminhos a trilhar. Graas originalidade que alcanaram emprestar a seus escritos, no podem ser rotulados de epgonos; por outro lado, a filiao s estticas oitocentistas impede-os de fruir plena liberdade criadora. Situados nessa zona intervalar, distinguem-se, quer dos mestres do Realismo e do Simbolismo, quer dos modernistas vindouros, ento a preparar a sua arrancada revolucionria. No obstante a sua voz soasse menos sonora que a dos precedentes ou dos psteros, tais escritores que representam a quadra: falar em belle poque falar de Graa Aranha, Coelho Neto, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Adelino Magalhes, Augusto dos Anjos, Raul de Leoni, Joo do Rio e outros.
MOISS, Massaud. Belle poque (1902-1922). In: Histria da literatura brasileira, v. II Realismo e Simbolismo. So Paulo: Cultrix, 2001. p. 375-80.

De acordo com o autor, quais so as caractersticas da literatura das duas primeiras dcadas do sculo XX?
No h uma nica tendncia, mas vrias, inclusive o ressurgimento do Parnasianismo, do Simbolismo e do Realismo. Entre essas diversas correntes, surge uma preocupada em denunciar os problemas brasileiros utilizando uma linguagem prxima da falada. Essa tendncia veio a ser denominada de Pr-Modernismo, pois traz em si a semente do Modernismo.

15.

Leia o seguinte trecho:

(...) Desconfiado tanto do critrio documental nacional quanto do critrio documental naturalista para seleo dos textos literrios, Jos Verssimo procedeu em suas obras uma seleo mais restrita de autores e obras (...) Os critrios da nova abordagem crtica exigiram o reposicionamento de algumas obras e autores, como Machado de Assis (...) Verssimo entendia que a obra de Machado era, sim, expresso da nacionalidade, mas imbuda de um nacional que dialogava permanentemente com o universal. Alm disso, segundo Ventura (1995), Verssimo via na obra de Machado um projeto esttico que no se voltava para o leitor do presente, apegado ao modelo realista-naturalista, mas para um leitor ideal do futuro.
CEREJA, William Roberto. Os impasses da historiografia e da crtica no sculo XX. In: Ensino de literatura. So Paulo: Atual, 2005. p.133.

O texto acima demonstra um rompimento com o projeto esttico vigente na literatura do sculo XIX. De que forma Machado de Assis influenciou os pr-modernistas?
Como em Machado, os pr-modernistas faziam da sua obra expresso da nacionalidade, mas imbuda de um nacional que dialogava permanentemente com o universal. Igualmente, o projeto esttico dos pr-modernistas rompe com o modelo realista-naturalista.

A NOVA DO CADVER - A SUA ENTREVISTA IMAGINRIA


Agora com voc, caro leitor. Valendo-se das orientaes desta edio e das suas respostas s atividades de leitura, elabore uma nova entrevista com o autor, mais ou menos como a Entrevista Imaginria do final do livro. Se voc tivesse a oportunidade de entrevistar um dos maiores romancistas da literatura brasileira, que perguntas faria a ele? Aqui esto algumas sugestes:

Lima Barreto viveu numa poca de transio entre o Imprio e a Repblica, quando os conflitos de interesse se chocavam com as novas orientaes surgidas no cenrio nacional. A escravatura era abolida, a pequena burguesia comeava a confrontar seus valores com os da oligarquia dominante. De acordo com o que voc leu em Triste fim de Policarpo Quaresma, como ser que Lima Barreto via essa transio? Ele descreve insatisfaes de alguns setores da sociedade? Quais eram esses setores e quais os seus problemas? O escritor no se conformava com as injustias sociais que via, cuidadosamente encobertas por uma falsa idia de que o Brasil era um pas perfeito, cheio de abundncia e liberdade para todos. Voc pode explorar esse aspecto to presente em sua obra, indagando como era o Brasil daquele tempo, quais as diferenas que o escritor buscava combater com suas obras e se ele tinha esperana de que houvesse uma mudana maior. Voc tambm pode perguntar quais dos seus personagens espelham essa realidade e as respostas que eles dariam a essa situao. Lima Barreto tambm sofreu preconceito racial, por causa da sua condio de mestio. Ele sabia que, apesar do seu potencial, a origem humilde no lhe garantia acesso projeo e ao reconhecimento que tanto almejava. Como isso refletiu em sua vida pessoal? Que outros problemas surgiram dessa excluso compulsria sofrida pelo escritor? Alm do preconceito racial, sua vida foi marcada por problemas familiares. A loucura de seu pai o afligia profundamente, e o prprio Lima Barreto foi internado duas vezes em um manicmio. Como ser que ele se relacionava com esse aspecto to terrvel da sua realidade? O que era, para ele, a loucura? Outra sugesto para voc explorar na sua entrevista imaginria a maneira que o escritor via o futuro do Brasil. No final de Triste fim de Policarpo Quaresma, o personagem Olga d uma boa dica sobre a esperana que Lima Barreto nutria pelo futuro. Ele tinha esperana de que o pas iria melhorar? De que forma? Esses so alguns aspectos prementes da vida e da obra de Lima Barreto. So, porm, apenas idias para a elaborao de seu roteiro. Alm desses, h outros elementos que voc pode explorar na sua conversa. Portanto, divirta-se e bom trabalho!

10

You might also like