You are on page 1of 38

Exerccios de Conhecimento de Sade Pblica - SUS Banca Funcab - Parte I

Fiz uma seleo de exerccios sobre Conhecimento de Sade Pblica - SUS - da Banca Funcab -, farei o post em duas partes, j que muito grande, os assuntos esto misturados. 1) (FUNCAB SES GOIS 2010) Aps a Reforma Sanitria, diversas mudanas nos

modelos de enfrentamento de problemas de sade no Brasil vm ocorrendo. O modelo sanitarista, correspondente Sade Pblica institucionalizada no pas no sculo passado, tem como caracterstica: a) abranger aspectos biopsicossociais. b) contemplar a integralidade da ateno sade. c) apresentar cunho predominantemente curativo. d) ser universal e estar voltado para o atendimento da demanda espontnea. e) estar baseado na realizao de campanhas e em programas especiais. 2) (FUNCAB SES GOIS 2010) As instituies privadas podem participar de forma complementar do Sistema nico de Sade (SUS). No que se refere a essa participao, assinale a alternativa INCORRETA. a) O SUS poder recorrer aos servios ofertados pela iniciativa privada, quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial populao de uma determinada rea. b) A participao complementar dos servios privados ser formalizada mediante contrato ou convnio, observadas, a respeito, as normas de direito pblico. c) As entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos tero preferncia para participar do SUS. d) Os servios contratados submeter-se-o s normas tcnicas e administrativas e aos princpios e diretrizes do SUS, mantido o equilbrio econmico e financeiro do contrato. e) Aos proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados permitido o exercer cargo de chefia ou funo de confiana no SUS. 3) (FUNCAB SES GOIS 2010) A definio de Distritos de Sade em municpios de grande densidade populacional e/ou extenso territorial uma ferramenta que est relacionada que diretriz do Sistema nico de Sade? a) Participao social. b) Equidade. c) Regionalizao. d) Intersetorialidade. e) Integrao. 4) (FUNCAB SES GOIS 2010) A participao da comunidade na gesto do SUS se d por meio dos Conselhos de Sade e das Conferncias de Sade. Com relao aos Conselhos de Sade, podemos afirmar que: a) so rgos colegiados deliberativos. b) renem-se a cada quatro anos. c) avaliam a situao de sade. d) contam com a representao das indstrias de tecnologias da sade. e) a representao dos usurios corresponde a 25% do conjunto de participantes. 5) (FUNCAB SES GOIS 2010) Em relao ao Sistema nico de Sade (SUS), atribuio comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: a) formar consrcios administrativos intermunicipais. b) definir e coordenar o sistema de vigilncia epidemiolgica. c) elaborar e atualizar periodicamente o plano de sade.

d) estabelecer normas e executar a vigilncia sanitria de portos e) executar servios de sade do trabalhador. 6) (FUNCAB SES GOIS 2010) A Conferncia Estadual de Sade tem como um de seus objetivos: a) controlar a execuo da poltica de sade no Estado. b) disseminar as definies do Ministrio da Sade. c) auditar os relatrios financeiros da Secretaria Estadual de Sade. d) propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade para o Estado. e) formular estratgias para atuao da Secretaria Estadual de Sade. 7) (FUNCAB SES GOIS 2010) Segundo o modelo da Histria Natural da Doena de Leavell e Clark (1976), uma ao de promoo da sade: a) a vacinao contra rubola. b) o tratamento antimicrobiano para pneumonia. c) o tratamento fisioterpico aps Acidente Vascular Enceflico (AVE). d) a alimentao saudvel. e) a realizao de mamografia em mulheres a partir de 40 anos. 8) (FUNCAB SES GOIS 2010) O acompanhamento pr-natal tem como objetivo verificar e diagnosticar doenas e alteraes que possam comprometer a sade materna e fetal. Diversos estudos brasileiros constataram que o nmero de consultas realizadas no pr-natal tem relao direta com o grau de escolaridade das mes. Com relao a estes estudos, as variveis analisadas foram obtidas de que sistema de informao? a) SINASC. b) SI-PNI. c) SINAN. d) SIM. e) SIH/SUS. 9) (FUNCAB SES GOIS 2010) A freqncia de casos novos de uma determinada doena, ou problema de sade, oriundos de uma populao sob risco de adoecimento, ao longo de um determinado perodo de tempo, denomina-se: a) morbidade. b) incidncia. c) letalidade. d) prevalncia. e) transmissibilidade. 10) (FUNCAB SES GOIS 2010) Uma caracterstica de um sistema de informaes em sade : a) fornecer resultados de natureza administrativa. b) ser alimentado pelos prestadores de servios. c) ter metodologia de anlise complexa. d) ser capaz de facilitar o planejamento de aes e servios. e) utilizar apenas informaes quantitativas. 11) (FUNCAB SES GOIS 2010) Um medicamento, assim como um procedimento, apresenta determinadas caractersticas em suas capacidades. Aquela que define o resultado observado quando esse medicamento utilizado em condies reais denominada: a) efetividade. b) eficincia. c) otimizao. d) eficcia. e) estabilidade.

12) (FUNCAB SES GOIS 2010) Indicadores de sade podem ser utilizados de vrias

formas. Os dados no trabalhados, designados como valores absolutos, podem ser utilizados para: a) avaliar o impacto de uma interveno sem sade. b) comparar a situao de sade de diferentes populaes. c) analisar a evoluo dos coeficientes. d) estimar o nmero de leitos necessrios para atender determinada populao. e) determinar a eficincia de um servio. 13) (FUNCAB SES GOIS 2010) So diretrizes para a Gesto do Trabalho no Sistema nico de Sade, EXCETO: a) a poltica de recursos humanos para o SUS um eixo estruturante. b) a poltica de recursos humanos para o SUS deve buscar a valorizao do trabalho e a humanizao das relaes de trabalho. c) as contrataes devem ser definidas segundo os conceitos de eficincia financeira e de Estado mnimo. d) os processos de negociao entre gestores e trabalhadores atravs da instalao de Mesas de Negociao devem ser estimulados. e) as Secretarias Municipais e Estaduais de Sade devem envidar esforos para a criao ou fortalecimento de estruturas de recursos humanos. 14) (FUNCAB SES GOIS 2010) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do Sistema nico de Sade em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Esto entre as prioridades pactuadas, EXCETO: a) sade do idoso. b) controle do cncer do colo de tero e da mama. c) fortalecimento da ateno bsica. d) promoo da sade. e) reduo da mortalidade por acidentes de trnsito. 15) (FUNCAB SES GOIS 2010) De acordo com o Caderno de Informaes de Sade do DATASUS, o grupo de agravos responsvel pela maioria dos bitos na faixa etria entre 15 e 19 anos no territrio nacional, no ano de 2006, foi o referente s: a) doenas infecciosas e parasitrias. b) causas externas. c) doenas do aparelho respiratrio. d) doenas do aparelho digestivo. e) neoplasias. 16) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) As instituies privadas podem participar de forma complementar do Sistema nico de Sade. Considerando essa participao, analise as afirmativas a seguir. I. No se faz necessria a celebrao de contrato ou convnio para a participao dessas instituies no SUS. II. Dentre as instituies privadas, as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos tm Preferncia em participar do SUS. III. vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. Assinale a alternativa correta. a) Somente I est correta. b) Somente II est correta. c) Somente III est correta. d) Somente I e II esto corretas. e) Somente II e III esto corretas.

17) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Acerca da Lei n 8.080, de 19/09/90, e suas

atualizaes correto afirmar que: a) dispe sobre as instncias de participao da comunidade na gesto do SUS. b) define os valores a serem praticados na compra de servios. c) institui o subsistema de ateno sade indgena. d) estabelece o percentual do oramento municipal a ser aplicado na sade. e) permite a participao direta de empresas estrangeiras na assistncia sade. 18) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) direo municipal do Sistema nico de Sade NO compete: a) participar da execuo, controle e avaliao das aes referentes s condies de trabalho. b) formar consrcios administrativos intermunicipais. c) colaborar na fiscalizao das agresses ao meio ambiente que repercutam sobre a sade. d) estabelecer normas para a vigilncia sanitria de portos, aeroportos e fronteiras. e) gerir laboratrios pblicos de sade e hemocentros. 19) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) O nmero de casos existentes de uma determinada doena, em uma determinada populao e em um dado momento, denomina-se: a) endemia. b) prevalncia. c) epidemia. d) incidncia. e) letalidade. 20) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Indicadores positivos de sade so aqueles que, de forma ampla, se relacionam ao que a Organizao das Naes Unidas denominou ndice de vida. Assinale a alternativa que NO apresenta um indicador positivo de sade. a) Razo de mortalidade proporcional. b) Taxa de alfabetizao. c) Proporo de domiclios com rede de esgoto. d) Produto Interno Bruto (PIB) . e) Taxa de desemprego. 21) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Segundo a Portaria n 104, de 25/01/11, do Ministrio da Sade, fazem parte da lista de doenas, agravos e eventos em sade pblica de notificao compulsria em todo o territrio nacional: a) acidentes por animais peonhentos e pneumonia. b) eventos adversos ps-vacinao e tuberculose. c) dengue e varicela. d) atendimento anti-rbico e doena de Chagas crnica. e) malria e toxocarase. 22) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) As doenas e agravos que constam da lista nacional de doenas de notificao compulsria sero notificados e registrados no sistema representado pela sigla: a) SIAB. b) SISVAN c) SIM. d) SINAN. e) SINASC. 23) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Para receberem os recursos do Fundo Nacional de Sade (FNS) para a cobertura das aes e servios de sade a serem implementados, os municpios devem contar com: I. Fundo de Sade. II. Conselho de Sade, com composio de acordo com o Decreto n 99.438, de 07/08/90. III. Contrapartida de recursos para a sade no respectivo oramento.

Assinale a alternativa correta. a) Somente I est correta. b) Somente II est correta. c) Somente I e II esto corretas. d) Somente I e III esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. 24) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Acerca da Conferncia de Sade, podemos afirmar que: a) prope as diretrizes para a formulao da poltica de sade. b) rene-se a cada ano. c) convocada apenas pelo Conselho de Sade. d) no necessita de regimento prprio. e) no conta com a representao dos usurios. 25) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Para o binio 2010-2011 foram acrescidas outras prioridades s 6 (seis) inicialmente definidas no ano de 2006. Entre elas podemos citar: a) sade do adolescente. b) controle do cncer colorretal. c) sade mental. d) reabilitao social. e) fortalecimento da ateno hospitalar. 26) (FUNCAB VITRIA 2010) A participao da sociedade na gesto do SUS foi instituda atravs da Lei n: a) 8.080/90. b) 9.961/00. c) 8.142/90. d) 9.656/98. e) 8.689/93. 27) (FUNCAB VITRIA 2010) NO faz parte das atribuies do Sistema nico de Sade: a) incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico. b) proteger o trabalhador e a gestante em situao de desemprego. c) colaborar na proteo do meio ambiente. d) executar aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica. e) controlar e fiscalizar produtos e substncias de interesse para a sade. 28) (FUNCAB VITRIA 2010) Na construo dos indicadores de sade, os coeficientes representam o risco de determinado evento ocorrer na populao. No que se refere ao coeficiente de prevalncia correto afirmar que: a) representa o n de casos presentes em uma determinada comunidade num perodo de tempo especifico. b) a proporo de bitos entre os casos de uma doena. c) representa o risco de bito na comunidade. d) o risco de ocorrncia de casos novos de uma doena na populao. e) estima o risco de novos casos da doena em uma populao

29) (FUNCAB VITRIA 2010) No estudo da Histria Natural da Doena, a preveno engloba um
conjunto de procedimentos que visam proteger e melhorar a sade de uma populao e, portanto, sua qualidade de vida. So caractersticas do nvel secundrio de preveno:

a) aes educativas. b) aes saneadoras. c) proteo especfica.

d) promoo da sade. e) interveno imediata. 30) (FUNCAB VITRIA 2010) Define que todo municpio seria responsvel pela gesto do sistema municipal de sade na organizao e na execuo das aes de ateno bsica: a) Lei n 8.142/90. b) Lei n 9.961/00. c) Portaria n 399/07. d) Lei n 8.689/93. e) Portaria n 2.023/04. 31) (FUNCAB VITRIA 2010) A mortalidade infantil um indicador de sade que pode ser classificada de acordo com a idade do bito. A alternativa que apresenta essa classificao de maneira correta : a) Mortalidade infantil - bitos de 0 a 25 dias. b) Mortalidade ps-neonatal - bitos de 25 a 364 dias. c) Mortalidade neonatal precoce - bitos de 0 a 10 dias d) Mortalidade infantil tardia - bitos de 28 dias a 364 dias. e) Mortalidade neonatal - bitos de 0 a 15 dias. 32) (FUNCAB VITRIA 2010) Apoiar os conselhos de sade, as conferncias de sade populao. e os movimentos sociais que atuam no campo da sade, com vistas ao seu fortalecimento para que os mesmos possam exercer plenamente os seus papeis, uma das aes que visa fortalecer o processo de participao social no SUS e est prevista no(a): a) pacto de gesto do SUS. b) programao pactuada integrada. c) pacto pela vida. d) gesto do trabalho na sade. e) Pacto em defesa do SUS. 33) (FUNCAB VITRIA 2010) O Bloco de Investimentos na Rede de Servios de Sade foi inserido na composio dos blocos de financiamento relativos transferncia de recursos federais para as aes e servios de sade no mbito do SUS, atravs da: a) Portaria n 204/07. b) Portaria n 837/09. c) Resoluo n 399/06. d) Portaria n 373/02. e) Resoluo n 333/03. 34) (FUNCAB VITRIA 2010) De acordo com a Constituio Federal, vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s: a) instituies privadas sem fins lucrativos. b) instituies com fins lucrativos e filantrpicas. c) instituies filantrpicas e privadas sem fins lucrativos. d) instituies filantrpicas. e) instituies com fins lucrativos. 35) (FUNCAB VITRIA 2010) Entendida como uma forma de pensar e agir, que tem como objetivo a anlise permanente da situao de sade da populao e a organizao e execuo de prticas de sade adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes: a) vigilncia epidemiolgica. b) sade ambiental. c) vigilncia sanitria. d) vigilncia em sade.

e) sade do trabalhador.

36) (FUNCAB VITRIA 2010) Desencadeou o processo de municipalizao da gesto, habilitando


os municpios como gestores do SUS e criou a transferncia regular e automtica dos recursos fundo a fundo.Tais caractersticas dizem respeito :

a) NOB-SUS/91. b) NOAS/01. c) NOAS/02. d) NOB- SUS/92. e) NOB-SUS/93. 37) (FUNCAB VITRIA 2010) Incidncia de uma doena refere-se (ao): a) n de casos novos de uma doena, que iniciaram no mesmo local e perodo. b) conjunto de indivduos que adquirem doenas, num dado intervalo de tempo e em uma determinada populao. c) n total de casos de uma doena, existentes num local e perodo. d) freqncia ou probabilidade de ocorrncia de casos novos de uma doena na populao. e) comportamento das doenas e dos agravos da sade na populao. 38) (FUNCAB VITRIA 2010) So caractersticas gerais do sistema de Vigilncia em Sade, EXCETO: a) deve submeter-se a avaliaes freqentes, de forma a se adequar s caractersticas dos sistemas nacionais de sade,em cada momento. b) deve ser til para a identificao dos fatores de risco e das populaes vulnerveis exposio ao risco. c) deve prevenir e controlar a ocorrncia de eventos adversos sade. d) deve ser entendida como um pr-requisito para a elaborao de programas de sade e um instrumento para avaliao do seu impacto. e) a existncia de programas continuados de formao e treinamento de recursos humanos, especialmente de epidemiologistas. 39) (FUNCAB VITRIA 2010) O esquema da cadeia do processo infeccioso procura integrar e detalhar os conceitos de estrutura epidemiolgica, de histria natural e de espectro clnico das doenas infecciosas. Nesse processo, os agentes infecciosos apresentam uma srie de caractersticas dentre as quais est a infectividade. No que diz respeito a essa caracterstica, correto afirmar que : a) a capacidade de um agente biolgico causar doena em um hospedeiro suscetvel. b) a capacidade de um agente etiolgico alojar-se e multiplicar-se no organismo do hospedeiro e transmitir-se deste para um novo hospedeiro. c) a quantidade do agente que penetra no novo hospedeiro suscetvel. d) o grau de patogenicidade de um agente infeccioso que se expressa pela gravidade da doena. e) a capacidade do agente biolgico de estimular a resposta imune no hospedeiro. 40) (FUNCAB VITRIA 2010) parte integrante do Plano Estadual de Sade, pois por seu intermdio que so efetuadas a organizao, regionalizao e hierarquizao da rede, de forma a garantir o acesso universal e integral da populao. A afirmao diz respeito (ao): a) agenda de sade. b) relatrio de gesto. c) plano de sade. d) programao pactuada e integrada. e) plano diretor de regionalizao.

41) (FUNCAB VITRIA 2010) Tero a finalidade de articular polticas e programas de

interesse para a sade, cuja execuo envolva reas no compreendidas no mbito do Sistema nico de Sade: a) conselhos estaduais de sade. b) comisses bipartites c) comisses intersetoriais. d) comisses tripartites. e) conselhos municipais de sade. 42) (FUNCAB VITRIA 2010) So doenas transmissveis, monitoradas pela Vigilncia Epidemiolgica e que fazem parte da Lista Nacional de Agravos de Notificao Compulsria: a) catapora, raiva humana e malria. b) meningite, coqueluche e leptospirose. c) peste, doenas exantemticas e doena diarrica aguda. d) doenas transmitidas por alimentos, clera e catapora. e) botulismo, doenas exantemticas e dengue. 43) (FUNCAB VITRIA 2010) Regionalizao e hierarquizao da rede de servios de sade so aes previstas no seguinte princpio: a) igualdade da assistncia b) universalidade de acesso. c) integralidade de assistncia. d) organizao dos servios pblicos. e) descentralizao poltico-administrativa. 44) (FUNCAB VITRIA 2010) A Portaria n 2.669, de 3 de novembro de 2009 estabelece, entre outras coisas, metas do Pacto pela Sade para o binio 2010-2011. No que se refere ao componente Pacto de Gesto, uma das metas estabelecidas para 2010 : a) 70% de municpios com pactuao de aes estratgicas de vigilncia sanitria b) reduo em 2% da taxa de internao hospitalar em pessoas idosas por fratura de fmur. c) reduzir a mortalidade infantil neonatalem3%. d) confirmao por sorologia de, no mnimo, 90% dos casos de hepatite B. e) reduzirem15% o n de casos de sfilis congnita. 45) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) O repasse direto e automtico de recursos para a cobertura das aes e servios de sade a serem implementados pelos Municpios est condicionado ao cumprimento de algumas exigncias, entre elas: a) a celebrao de convnio entre os rgos executivos. b) o estabelecimento de acordo de compra e venda de servios. c) a existncia do Fundo Municipal de Sade. d) a identificao das diferenas entre as diversas regies. e) o comprovado crescimento de suas populaes. 46) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Entre as prioridades pactuadas est a Sade do Idoso. O trabalho nesta rea deve seguir as seguintes diretrizes, EXCETO: a) promoo do envelhecimento ativo e saudvel. b) ateno integral e integrada sade da pessoa idosa. c) estmulo s aes intersetoriais, visando integralidade da ateno. d) a implantao de servios de ateno domiciliar. e) o acolhimento exclusivo pessoa idosa em unidades de sade.

47) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) A taxa de mortalidade materna pode ser

construda utilizando-se os seguintes Sistemas de Informaes em Sade: a) Sistema de Informao de Agravos de Notificao e Sistema de Informaes Hospitalares. b) Sistema de Informaes Ambulatoriais e Sistema de Informao da Ateno Bsica. c) Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos e Sistema de Informaes do Programa Nacional de Imunizao. d) Sistema de Informaes Hospitalares e Sistema de Informao sobre Mortalidade. e) Sistema de Informao sobre Mortalidade e Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos. 48) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) O Componente Piso da Ateno Bsica Varivel PAB Varivel constitudo por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratgias, realizadas no mbito da Ateno Bsica em sade. As alternativas a seguir so estratgias financiadas no componente varivel do PAB, COM EXCEO de: a) Sade da Famlia. b) Agentes Comunitrios de Sade. c) Sade Bucal. d) Incentivo para a Ateno Sade no Sistema Penitencirio. e) Incentivo para a Ateno Integral Sade do Trabalhador. 49) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) Os recursos federais destinados s aes e aos servios de sade so organizados e transferidos na forma de blocos de financiamento. O bloco da Ateno Bsica constitudo por dois componentes: Piso da Ateno Bsica Fixo PAB Fixo e Piso da Ateno Bsica Varivel PAB Varivel. Os valores anuais e mensais da parte fixa do Piso da Ateno Bsica (PAB) para cada Municpio so baseados: a) no nmero de unidades bsicas de sade. b) na sua populao total. c) nas taxas de mortalidade local. d) no percentual da populao dependente do SUS. e) no montante de recursos recolhidos em impostos. 50) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) Na composio da Conferncia de Sade, a representao dos usurios em relao ao conjunto dos demais segmentos deve ser de: a) 75% b) 50% c) 25% d) 20% e) 15%
GABARITO

1 E 2 E 3 c 4 a 5 c 6 d 7 d 8- a 9- b 10- d 11- a 12- d 13 c 14 e 15 b 16 e 17-c 18 d 19 b 20 a 21 b 22 d 23 e 24 a 25 c 26-c 27 - b 28 a 29 e 30 e 31 d 32 a33 b 34 e 35 d 36 -e 37 a 38 c 39 -b 40 e 41- c 42 b 43 e 44 a 45 c 46- e 47 e 48 e 49 b.

Exerccios de Conhecimento de Sade Pblica - SUS Banca Funcab - Parte II

A segunda postagem com 57 exerccios sobre sade pblica (sus) da banca Funcab. BANCA: FUNCAB CONHECIMENTOS BSICOS DE SADE PBLICA II Material elaborado por: Ana Beatriz Ferrari dos Santos

1) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) Que instncia colegiada atua no controle da execuo da poltica de sade no Municpio? a) Comisso Municipal de Sade. b) Conferncia Municipal de Sade. c) Assemblia Deliberativa de Usurios. d) Conselho Municipal de Sade. e) Comit Gestor de Sade. 2) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) Segundo a Portaria n 2.472, de 31/08/10, do Ministrio da Sade, faz parte da Lista de Notificao Compulsria Imediata LNCI um caso suspeito ou confirmado de: a) clera. b) febre tifoide. c) hansenase. d) leishmaniose visceral. e) malria. 3) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) A notificao compulsria de doenas, agravos e eventos em sade obrigatria: a) aos responsveis por estabelecimentos de sade, contanto que sejam pblicos. b) apenas aos mdicos e enfermeiros. c) a todos os profissionais de sade. d) aos responsveis por organizaes de ensino, apenas quando se tratar de instituio privada. e) exclusivamente aos laboratrios de sade pblica. 4) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) Existem diversas medidas de freqncia que fazem parte das ferramentas de apoio ao estudo epidemiolgico. Dentre essas, aquela que expressa a freqncia de bitos por uma determinada doena, entre os indivduos que apresentam esta doena, denomina-se: a) morbidade. b) incidncia. c) prevalncia. d) letalidade. e) mortalidade. 5) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) A taxa de mortalidade infantil estima o risco de morte a que est exposta uma populao de nascidos vivos, em uma determinada rea e perodo, antes de completar quanto tempo de vida? a) 1 semana. b) 1 ms. c) 6 meses. d) 1 ano. e) 5 anos. 6) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) Ao longo da dcada de 1990, identificou-se a evoluo de vrios modelos de gesto. O avano na consolidao do Sistema nico de Sade se verifica no modelo segundo o qual: a) a gesto do sistema permanece com o Estado. b) a gerncia das unidades definida em parceria pelo gestor estadual e municipal. c) o sistema organizado com base na hierarquia de aes e servios de sade.

d) os municpios tm sua gesto fragmentada. e) as unidades de sade do municpio no tm papel definido. 7) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) A implantao de um sistema de referncia e contrarreferncia entre os servios que compem a rede do SUS local busca viabilizar: a) a integrao com outros setores da economia; b) a conjugao de recursos financeiros e tecnolgicos; c) a preservao da autonomia das pessoas; d) a hierarquizao da rede de servios de sade; e) a participao da comunidade. 8) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) Entre as caractersticas da organizao do Programa de Sade da Famlia (PSF) encontra-se: a) priorizao de aes curativas; b) ampliao da necessidade de leitos hospitalares; c) funcionamento baseado na demanda espontnea; d) ausncia de encaminhamento para consultas especializadas; e) cadastramento de famlias com adscrio de clientela. 9) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) Os recursos destinados ao custeio de transplantes so pagos atravs: a) do Piso Assistencial Bsico (PAB) varivel; b) do Fundo de Aes Estratgicas e Compensao (FAEC); c) da Autorizao de Procedimento de Alto Custo (APAC); d) do Piso Estadual de Vigilncia Sanitria (PEVISA); e) da Frao Assistencial Especializada (FAE). 10) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) A Lei n 8.142/90 estabelece que a Conferncia Estadual de Sade ter como um dos seus objetivos: a) estabelecer critrios e valores para a remunerao de servios de sade; b) aprovar parmetros de cobertura assistencial; c) propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade estadual; d) deliberar sobre o cronograma financeiro para os distritos sanitrios; e) aprovar o plano plurianual de assistncia. 11) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) Segundo a Lei n 8.080/90, a execuo dos servios de Vigilncia Epidemiolgica de competncia: a) do Ministrio da Sade, com colaborao do Ministrio do Meio Ambiente; b) da Fundao Nacional de Sade e das Secretarias Estaduais de Sade c) da Direo Municipal e, em carter complementar, da Direo Estadual do SUS; d) das Secretarias Municipais de Sade e da iniciativa privada; e) de Fundaes e Sociedades Beneficentes. 12) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do Sistema nico de Sade em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Esto entre as prioridades pactuadas, EXCETO: a) sade do idoso; b) fortalecimento da ateno bsica; c) reduo da mortalidade infantil e materna; d) promoo da sade; e) controle do cncer de colorretal. 13) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) O SUS conta, em cada esfera do governo, sem prejuzo das funes do Poder Legislativo, com as seguintes instncias colegiadas:

a) Conferncia de Sade e Comisso Gestora de Sade; b) Conferncia de Sade e Conselho de Sade; c) Conselho de Sade e Assembleia Deliberativa de Usurios; d) Conferncia de Sade e Assembleia Deliberativa de Usurios; e) Conselho de Sade e Comisso Gestora de Sade. 14) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) Das estratgias propostas pelo governo federal, aquela que tem o financiamento previsto no componente varivel do Piso da Ateno Bsica (PAB) : a) agentes comunitrios de sade; b) farmcia popular; c) educao permanente; d) vigilncia em sade; e) bolsa famlia. 15) (FUNCAB SESAU RO Fonoaudiologia 2009) direo municipal do Sistema nico de Sade, compete: a) a execuo de servios de sade do trabalhador; b) a vigilncia sanitria de portos e aeroportos; c) a coordenao da rede de laboratrios de sade pblica e hemocentros; d) o financiamento pleno dos recursos para o setor de sade local; e) a formulao de polticas de alimentao e nutrio. 16) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo. Nas estruturas do Sistema nico de Sade, as Conferncias de Sade devem reunir-se a cada _____________________ com a representao dos _____________________. a) 2 anos gestores do governo federal e profissionais de sade. b) 2 anos gestores das secretarias municipais e estaduais de sade. c) 4 anos vrios segmentos sociais. d) 4 anos gestores das secretarias municipais e estaduais de sade. 17) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) Considere as afirmaes abaixo sobre os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade.
I - Universalidade de acesso aos servios de sade apenas no nvel primrio de assistncia.

II - Integralidade de assistncia, entendida como um conjunto articulado e contnuo de aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso somente nos nveis de baixa e mdia complexidade do sistema. III - Participao da comunidade. Marque a alternativa correta. a) Apenas a II b) Apenas a III c) Apenas a I d) I e II 18) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) - A propsito da gesto municipal do Sistema nico de Sade (SUS), assinale a alternativa incorreta. a) A direo municipal do SUS exercida pela respectiva Secretaria de Sade ou rgo equivalente. b) As aes e servios de sade executados pelo SUS, so organizados de forma regionalizada e hierarquizada por complexidade crescente. c) A rede municipal de servios de sade incorpora compulsoriamente todos os servios pblicos, filantrpicos e privados existentes.

d) Os municpios podem constituir consrcios, equacionando um conjunto de aes necessrias pra garantir o princpio da integralidade. 19) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) Segundo estudo realizado pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,2 milhes de pessoas morrem anualmente no mundo, vtimas de acidentes ou doenas relacionadas ao trabalho. Esses dados revelam a importncia do desempenho de atividades referentes promoo e proteo da sade dos trabalhadores. No Brasil, as aes e servios referentes sade do trabalhador devem ser executadas pelo: a) Ministrio do Trabalho. b) Sistema de Previdncia Social. c) SUS direo municipal. d) Ministrio da Sade. 20) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) O movimento denominado Reforma Psiquitrica Brasileira, que prope, com o apoio do Executivo e Legislativo, a mudana do modelo assistencial em sade mental, teve como resultado, h cerca de duas dcadas, a criao de um novo espao para a sade mental denominado, geralmente, de CAPS Centro de Ateno Psicossocial. Com relao ao CAPS, correto afirmar: a) o CAPS, na medida em que se caracteriza pela interveno psicossocial e exclui a dimenso biolgica no tratamento, apesar de apresentar vrias contribuies, torna-se um entrave conquista da integralidade biopsicossocial nesta modalidade de servio. b) o CAPS, por ser em geral uma unidade de referncia primria e secundria, tem preconizada a sua localizao para os diversos distritos sanitrios nas capitais e nos grandes centros. c) a ausncia de psiquiatras nas unidades tipo CAPS est preconizada na Lei 10.216, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadores de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial, tendo em vista seu objetivo central de intervir na preveno primria, deixando com os hospitais psiquitricos a tarefa da preveno secundria e terciria. d) o objetivo principal do CAPS promover a readaptao ou reinsero do doente mental na sociedade, portanto intervm prioritariamente na preveno terciria. 21) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) No Brasil, o Sistema nico de Sade estabelece como competncia municipal: a) a vigilncia sanitria de portos e aeroportos. b) a execuo de servios de vigilncia epidemiolgica e sade do trabalhador c) a coordenao da rede de laboratrios de sade pblica e hemocentros. d) o financiamento pleno dos recursos para o setor de sade local. 22) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) De acordo com a Lei 8080/90, pode ser considerada despesa com aes e servios de sade a quantia aplicada em:
a) capacitao de recursos humanos do SUS. b) pagamento de aposentadorias e penses. c) assistncia sade de clientela fechada. d) merenda escolar.

23) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) A Lei 8080/90 estabelece as


atribuies de cada nvel de governo, dentro do Sistema nico de Sade SUS. Segundo esta lei, atribuio da Unio: a) gerir laboratrios pblicos de sade e hemocentros vinculados ao SUS. b) formar consrcios intermunicipais entre as diversas regies dos estados. c) elaborar normas para regular as relaes entre o SUS e os servios privados contratados de assistncia sade.

d) executar aes de saneamento bsico para a populao. 24) (FUNCAB MIGUEL PEREIRA Fonoaudiologia) Atualmente, o repasse financeiro da Unio para estados e municpios se d por meio de: a) transferncias pactuadas e integradas. b) pagamentos de produtividade. c) pagamentos por procedimento. d) transferncias regulares e automticas. 25) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) Um paciente comparece a um mdulo de Sade da Famlia para tratar de um ferimento.A tcnica de enfermagem que o atende percebe a presena de uma mancha hipocrmica suspeita e o encaminha ao mdico da equipe. Esta conduta traduz o seguinte princpio do Sistema nico de Sade: a) universalidade; b) equidade; c) descentralizao d) intersetorialidade; e) integralidade. 26) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) Ao longo do sculo XX, dois modelos influenciaram e ainda hoje influenciam o enfrentamento de problemas de sade no Brasil. So eles: o assistencialismo mdico e o sanitarismo. O modelo assistencialista, correspondente ao extinto Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social, tem como caracterstica: a) estar baseado na realizao de campanhas e em programas especiais; b) contemplar a integralidade da ateno sade; c) apresentar cunho predominantemente curativo; d) ser universal e estar voltado para o atendimento da demanda espontnea; e) ter a comunidade como foco das aes de sade. 27) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) Das estratgias propostas pelo governo federal, aquela que tem o financiamento previsto no componente varivel do Piso da Ateno Bsica (PAB) : a) sade bucal; b) farmcia popular; c) educao permanente; d) vigilncia em sade; e) bolsa famlia. 28) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) O controle social previsto na Lei n 8.142/90, com representao de usurios est presente na seguinte instncia: a) Conferncia de Sade b) CONASS; c) CONASEMS; d) Comisso bipartite; e) Comisso tripartite. 29) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do Sistema nico de Sade em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Esto entre as prioridades pactuadas, EXCETO: a) sade do idoso; b) controle do cncer de prstata; c) reduo da mortalidade infantil e materna; d) promoo da sade; e) fortalecimento da ateno bsica.

30) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) Descentralizao do Sistema de Sade


significa organizao por: a) programas especficos, por patologias; b) reas geogrficas distintas; c) critrios de vigilncia epidemiolgica; d) nveis diferentes de gesto; e) nveis de complexidade tecnolgica. 31) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) O Conselho Municipal de Sade um rgo colegiado que conta com representantes: a) dos gestores, das indstrias de tecnologias da sade e dos usurios; b) dos vereadores, dos profissionais de sade e dos usurios; c) do Executivo, do Legislativo e do Judicirio; d) da Secretaria Municipal de Sade e do Tribunal de Contas do Municpio; e) do governo, dos prestadores de servios e dos usurios. 32) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) Os recursos destinados estratgia de Sade da Famlia encontram-se: a) na Frao Assistencial Especializada (FAE); b) no Piso Assistencial Bsico (PAB) varivel; c) na Autorizao de Procedimento de Alto Custo (APAC); d) no Piso Estadual de Vigilncia Sanitria (PEVISA); e) no Fundo de Aes Estratgicas e Compensao (FAEC). 33) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) Fazem parte da equipe mnima de Sade da Famlia, EXCETO: a) agente comunitrio de sade; b) enfermeiro; c) dentista; d) mdico; e) auxiliar ou tcnico de enfermagem. 34) (FUNCAB Pira 2009 Fonoaudiologia) A hierarquizao dos servios uma das diretrizes do Sistema nico de Sade. Para atingi-la, um importante instrumento a: a) implantao de um sistema de referncia e contra-referncia; b) regionalizao das aes e servios; c) definio da normatizao institucional; d) integrao com outros setores da economia; e) otimizao dos recursos disponveis. 35) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) Considerando o que est disposto na Lei n 8.142/90, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta. I. O Conselho de Sade atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros. II. A representao dos usurios nos Conselhos de Sade e Conferncias de Sade ser paritria em relao ao conjunto dos demais segmentos. III. O fundo de sade e o plano de sade contemplam plenamente os requisitos exigidos para que os Municpios, Estados e Distrito Federal recebam os recursos previstos na Lei n 8.080/90. Conforme anlise, assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa I est correta. b) Somente a afirmativa II est correta. c) Somente as afirmativas I e II esto corretas. d) Somente as afirmativas II e III esto corretas. e) As afirmativas I, II e III esto corretas.

36) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) De acordo com a Lei n 8.080/90, sero
criadas comisses intersetoriais que tero a finalidade de articular polticas e programas de interesse para a sade, cuja execuo envolva reas no compreendidas no mbito do Sistema nico de Sade. Em relao a essas comisses, assinale a alternativa correta. a) As comisses intersetoriais sero de mbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Sade, integradas pelos Ministrios e rgos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. b) Podero organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, tcnicas e prticas voltadas para a cobertura total das aes de sade. c) A articulao das polticas e programas a cargo das comisses intersetoriais, abranger, exclusivamente, as atividades de alimentao e nutrio, saneamento e meio ambiente, recursos humanos e sade do trabalhador. d) Aplica-se s comisses administrativas intersetoriais o princpio da direo nica, e os respectivos atos constitutivos disporo sobre sua observncia. e) Tm o objetivo de estabelecer normas, em carter suplementar, de procedimentos de controle da qualidade para produtos e substncias de consumo humano bem como estabelecer o Sistema Nacional de Auditoria. 37) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) Em 2006, os gestores de Sade assumiram o compromisso pblico da construo do Pacto pela Sade, com base nos princpios constitucionais do SUS e nfase nas necessidades de sade da populao. Esse pacto define as prioridades articuladas e integradas em trs componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto. Considerando o que est estabelecido para cada um desses componentes, numere a segunda coluna em conformidade com a primeira. (1) Pacto pela Vida (2) Pacto em Defesa do SUS (3) Pacto de Gesto ( ) Controlar o cncer de colo de tero e o cncer de mama. ( ) Consolidar e ampliar as descentralizao das aes de vigilncia sanitria. ( ) Priorizar espaos com a sociedade civil para realizar as aes previstas. ( ) Fortalecer o controle social no SUS. ( ) Fortalecer a ateno bsica. Marque a alternativa que apresenta a seqncia correta. a) 1, 2, 3, 2, 3 b) 3, 2, 1, 3, 1 c) 1, 3, 2, 3, 1 d) 2, 1, 3, 1, 2 e) 3, 1, 2, 3, 2 38) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) A Vigilncia em Sade deve estar cotidianamente inserida em todos os nveis de ateno da sade, garantindo a integralidade da ateno, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de sade. Em relao s reas compreendidas pela Vigilncia em Sade, assinale aquela cujo conceito apresentado de forma correta. a) A vigilncia em sade ambiental caracteriza-se como um conjunto de atividades destinadas promoo e proteo, recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho. b) A vigilncia da situao de sade desenvolve aes de monitoramento contnuo do pas/estado/regio/municpio/equipes, por meio de estudos e anlises que revelem o comportamento dos principais indicadores de sade, priorizando questes relevantes e contribuindo para um planejamento de sade mais abrangente.

c) A vigilncia epidemiolgica entendida como um conjunto de aes capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, produo e circulao de bens e prestao de servios de interesse da sade. d) A vigilncia sanitria um conjunto de aes que proporciona o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes da sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. e) A vigilncia da sade do trabalhador centra-se nos fatores no biolgicos do meio ambiente que possam promover riscos sade humana: gua para consumo humano, ar, solo, desastres naturais, substncias qumicas, acidentes com produtos perigosos, fatores fsicos e ambiente de trabalho. 39) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) Epidemiologia o estudo da frequncia, da distribuio e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados sade em especficas populaes e a aplicao desses estudos no controle dos problemas de sade (J. Last, 1995). Na definio de epidemiologia, so usados termos particulares e que precisam ser compreendidos por quem dela se utiliza. Marque a alternativa na qual o termo est disposto corretamente . a) estudo inclui vigilncia, observao, teste de hiptese, e pesquisas analticas e experimentais. b) determinantes refere-se, entre outras coisas, a doenas , causas de bitos , hbitos comportamentais, aspectos positivos em sade e reaes a medidas preventivas. c) estados ou eventos relacionados sade inclui fatores que afetam o estado de sade, dentre os quais, os fatores biolgicos, qumicos, fsicos, sociais, culturais, econmicos, genticos e comportamentais. d) distribuio inclui indivduos com caractersticas especficas como, por exemplo, crianas menores de cinco anos. e) populao refere-se anlise quanto ao tempo, pessoas, lugares e grupos de indivduos afetados. 40) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) A Histria Natural da Doena o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo as inter-relaes do agente, do suscetvel e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras foras que criam o estmulo patolgico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estmulo, at s alteraes que levam a um defeito, invalidez, recuperao ou morte. Considerando o exposto, analise as afirmativas que seguem. I. O primeiro perodo da histria natural a prpria evoluo das inter-relaes dinmicas, que envolvem, de um lado, os condicionantes sociais e ambientais e, do outro, os fatores prprios do suscetvel, at que se chegue a uma configurao favorvel instalao da doena. II. O perodo patognico se inicia com as primeiras aes que os agentes patognicos exercem sobre o ser afetado. De acordo com Colimon (1978), este perodo pode ser divido em trs etapas: subclnica, prodrmica e clnica. III. A Histria Natural da Doena tem d e s e n v o l v ime n t o em d o i s p e r o d o s sequenciados: o perodo epidemiolgico e o perodo patolgico. No primeiro, o interesse dirigido para as relaes suscetvel-ambiente, no segundo, interessam as modificaes que se passam no organismo vivo. Conforme anlise realizada, marque a alternativa correta. a) Somente a afirmativa I est correta. b) Somente a afirmativa II est correta. c) Somente a afirmativa III est correta. d) Somente as afirmativas I e III esto corretas. e) As afirmativas I, II e III esto corretas. 41) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) Prevenir prever antes que algo acontea, ou mesmo cuidar para que no acontea. Preveno em sade pblica a ao

antecipada, tendo por objetivo interceptar ou anular a evoluo de uma doena. Em relao aos nveis de preveno, marque a opo correta. a) A preveno secundria realizada no indivduo, j sob a ao do agente patognico, ao nvel do estado de doena, e inclui promoo da sade e proteo especfica. b) O diagnstico, o tratamento precoce e a limitao da invalidez so fases da preveno secundria. c) Os nveis de preveno secundria e terciria ocorrem no perodo de pr-patognese. d) O processo de reeducao e readaptao de pessoas com defeitos aps acidentes ou devido a sequelas de doenas exemplo de preveno em nvel tercirio. e) O inqurito para descoberta de casos na comunidade e realizao de exames peridicos, individuais, para deteco precoce de casos so exemplos de preveno primria. 42) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) Planejar consiste, basicamente, em decidir com antecedncia o que ser feito para mudar condies insatisfatrias no presente ou evitar que condies adequadas venham a deteriorar-se no futuro . O PlanejaSUS Planejamento em Gesto do SUS composto, basicamente, por trs instrumentos: o Plano de Sade, as Programaes Anuais de Sade e os Relatrios Anuais de Gesto. Em sntese, do ponto de vista da estrutura, o Plano de Sade conter, minimamente, o seguinte formato: a) anlise situacional, objetivos, diretrizes e metas. b) objetivos, controle, avaliao e monitoramento. c) desenvolvimento, anlise situacional, metas e avaliao. d) diretrizes, controle, avaliao e desenvolvimento. e) objetivos, metas, desenvolvimento e avaliao. 43) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) Considerando a Portaria n 104, de 25 de janeiro de 2011, que define, entre outras coisas, a relao de doenas, agravos e eventos em sade pblica de notificao compulsria em todo o territrio nacional, marque a alternativa que corresponde a uma doena da Lista de Notificao Compulsria LNC. a) rotavrus. b) pneumonias. c) tuberculose. d) erliquiose. e) bito por dengue. 44) (FUNCAB LINHARES 2011 Fonoaudiologia) O Planejamento em Sade deve ter por base o diagnstico da situao de sade que deve abranger o contexto em que se insere a ao objeto do planejamento.Um exemplo seria a anlise do modelo de ateno sade. Nesse caso, o diagnstico situacional dever abordar,EXCETO: a) a forma como os servios se estruturam. b) os recursos pagos ao prestador. c) os servios de referncia. d) o funcionamento dos servios. e) indicadores, critrios e instrumentos de avaliao. 45) (FUNCAB PIRA) So Doenas e Agravos de Notificao Compulsria no territrio nacional, EXCETO: a) clera; b) eventos adversos ps-vacinao; c) hantavirose; d) rubola; e) toxoplasmose. 46) (FUNCAB PIRA) Medicamentos estratgicos so aqueles utilizados para o tratamento de um grupo de agravos especficos, agudos ou crnicos, contemplados em programas do Ministrio da Sade com protocolos e normas estabelecidas, cujo

elenco definido pelo prprio Ministrio. Podemos dizer que so exemplos de programas abrangidos pela Coordenao Geral de Assistncia Farmacutica de Medicamentos estratgicos. a) Eliminao da Hansenase e Planejamento Familiar; b) Controle doTabagismo e DST/AIDS; c) Controle daTuberculose eAcromegalia; d) Hipertenso e Diabetes; e) Lpus Eritematoso e Hepatite C. 47) (FUNCAB PIRA) O documento de entrada do Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos a Declarao de Nascido Vivo, documento impresso em 3 (trs) vias previamente numeradas. No caso de parto hospitalar, a 1 (primeira) via tem como destino: a) ser entregue ao pai ou responsvel para a obteno da Certido de Nascimento; b) ser entregue ao pai ou responsvel legal, para ser apresentada na primeira consulta em unidade de sade; c) permanecer no estabelecimento de sade, no pronturio do recm-nascido; d) permanecer no estabelecimento de sade at ser coletada pelos rgos estaduais ou municipais responsveis pelo sistema; e) ser entregue ao cartrio de registro civil, at ser recolhida pela secretaria municipal de sade. 48) (FUNCAB PIRA) A notificao compulsria de doenas e agravos atribuio: a) que qualquer pessoa pode desempenhar; b) que qualquer profissional de sade pode desempenhar; c) exclusiva dos mdicos; d) exclusiva dos mdicos e enfermeiros; e) exclusiva dos mdicos, enfermeiros e dentistas. (FUNCAB Mag) A Lei n 8.080/90 foi regulamentada recentemente pelo Decreto n 7.508, de 28 de junho de 2011. Esse decreto dispe, entre outras coisas, sobre a organizao do Sistema nico de Sade SUS , o planejamento da sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa. Com base nisso, responda s questes 49, 50 e 51. 49) (FUNCAB Mag) O conjunto de aes e servios de sade articulados em nveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistncia sade, refere-se (ao): a) servio especial de acesso aberto. b) rede de ateno sade.
c protocolo clnico e diretriz teraputica.

d) mapa de sade. e) porta de entrada. 50) (FUNCAB Mag) Ateno primria, urgncia e emergncia e vigilncia em sade so servios que fazem parte dos requisitos mnimos para que seja institudo um(a): a) regio de sade. b) rea de sade. c) rede de ateno sade. d) ncleo de sade. e) servio especial de sade. 51) (FUNCAB Mag) So considerados portas de entrada do SUS os seguintes servios, EXCETO: a) ateno primria. b) ateno de urgncia e emergncia.

c) de apoio diagnstico. d) ateno psicossocial. e) especiais de acesso aberto. 52) (FUNCAB Mag) Em relao ao processo de Planejamento da Sade, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta. I. O planejamento da sade, em mbito estadual, deve ser realizado de maneira regionalizada, com base nas necessidades dos Municpios, considerando o estabelecimento de metas de sade. II. No planejamento da sade, no devem ser considerados os servios e as aes prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou no ao SUS. III. O Mapa da Sade ser utilizado na identificao das necessidades de sade e orientar o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de sade. a) Somente a I est correta. b) Somente a II est correta. c) Somente I e II esto corretas. d) Somente I e III esto corretas. e) Somente II e III esto corretas. 53) (FUNCAB Mag) De acordo com os dados do Caderno de Informao de Sade para o Brasil, disponibilizado pelo DATASUS, a maior causa de mortalidade em crianas menores de um (1) ano em 2008 foram: a) doenas do aparelho respiratrio. b) algumas afeces originadas no perodo perinatal. c) algumas doenas infecciosas e parasitrias. d) causas externas de morbidade e mortalidade. e) neoplasias (tumores). 54) (FUNCAB Mag) Um indicador de sade tem como propsito refletir a situao de sade de um indivduo ou de uma populao. Do ponto de vista tcnico, marque a alternativa que apresenta, de forma correta, um dos requisitos indispensveis ao indicador de sade: a) poder discriminatrio, de forma a abranger o efeito do maior nmero possvel de fatores que influem no estado de sade das coletividades. b) uniformidade, de forma a permitir comparaes entre populaes, ou de uma mesma populao em momentos distintos. c) simplicidade, no que diz respeito sua construo e facilidade de interpretao. d) relevncia, de maneira que os resultados justifiquem os recursos e o tempo dispendido. e) boa relao custo/efetividade, relacionada com a capacidade de responder s prioridades em sade. 55) (FUNCAB Mag) Em relao aos Conselhos de Sade, marque a opo correta. a) O mandato dos conselheiros ser definido no Regimento Interno do Conselho, podendo coincidir com o mandato do Governo Estadual, Municipal, do Distrito Federal ou do Governo Federal. b) O Plenrio do Conselho de Sade que se reunir, n o m n i m o , a c a d a d o i s m e s e s e , extraordinariamente, quando necessrio, funcionar baseado em normas predefinidas. c) No cabe, em hiptese alguma, aos Conselhos de Sa d e b u s c a r a u d i to r i a s e x te r n a s e independentes sobre as contas e atividades do Gestor do SUS.

d) Os Conselhos de Sade devem ser compostos por 40% de entidades de usurios, 30% de entidades dos trabalhadores da sade e 30% de representao de governo, de prestadores de servios privados conveniados ou sem fins lucrativos. e) Compete aos Conselhos de Sade implementar a mobilizao e a articulao contnuas da sociedade , na defesa dos princpios constitucionais que fundamentam o SUS, para o controle social de Sade. 56) (FUNCAB Mag) A variao na incidncia de uma doena, cujos ciclos coincidem com as estaes do ano, denominada de: a) variaes sazonais. b) variaes irregulares. c) estudos de migrantes. d) variaes cclicas. e) epidemia progressiva. 57) (FUNCAB Mag) A Vigilncia Sanitria faz parte da Vigilncia em Sade e pode ser definida como: a) aes de monitor amento contnuo do pas/estado/regio/municpio/equipes, por meio de estudos e anlises que revelem o comportamento dos principais indicadores de sade. b) aes centradas nos fatores no biolgicos do meio ambiente que possam promover riscos sade humana. c) conjunto de aes que proporciona o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes da sade individual ou coletiva. d) conjunto de atividades que se destina, por meio das aes de vigilncia epidemiolgica e vigilncia sanitria, promoo e proteo da sade dos trabalhadores. e) conjunto de aes capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade. Gabarito 1 d 2 a 3 c 4 d 5 d 6 c 7 d 8 e 9 b 10 c 11 c 12 e 13 b 14 a 15 a 16 c 17 b 18 c 19 c 20 b 21 - b 22 a 23 c 24 d 25 e 26 c 27 a 28 a 29 b30 d 31 e 32 b 33 - c 34 - a 35 c 36 a 37 c 38 b 39- a 40 e 41 d 42 a 43 c 44 -b 45 e 46 b 47 d 48 a 49 b 50 a 51 c 52 d 53 b 54 - c 55 e 56 a57 e.

Questes para Concurso: Decreto n 7.508

1) (Ceperj - Fundao Sade Enfermagem -2011) O Decreto n 7.508, de 28 de junho de 2011, dene regio de sade como o espao geogrco contnuo constitudo por agrupamentos de municpios limtrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econmicas e sociais e de redes de comunicao e infraestrutura de transportes compartilhados, com a nalidade de integrar a organizao, o planejamento e a execuo de aes e servios de sade. Em relao s regies de sade correto armar que: A) para ser instituda a Regio de Sade deve conter, no mnimo, aes e servios de ateno primria e de urgncia e emergncia B) a instituio das Regies de Sade observar cronograma pactuado pelos Conselhos de Sade C) as Regies de Sade sero referncia para as transferncias de recursos entre os entes federativos D) as Redes de Ateno Sade estaro compreendidas no mbito de uma Regio de Sade, ou de vrias delas, em consonncia com diretrizes pactuadas nas Conferncias de Sade 2) (Ceperj - Fundao Sade Enfermagem -2011)A Relao Nacional de Aes e Servios de Sade - RENASES - compreende todas as aes e servios que o SUS oferece ao usurio para atendimento da integralidade da assistncia sade. Para garantir a integralidade da assistncia, compete ao Ministrio da Sade: A) Determinar a relao de aes e servios constantes da RENASES B) Consolidar e publicar as atualizaes da RENASES, a cada 4 anos C) Dispor sobre a RENASES em mbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT D) Financiar todas as aes e servios de sade de acordo com o pactuado nas Comisses Intergestores 3) (Ceperj - Fundao Sade Fonoaudiologia -2011)As Comisses Intergestoras so instncias de pactuao consensual entre os entes federativos para denio das regras da gesto compartilhada do SUS. Em relao s Comisses Intergestoras, correto armar que: A) A CIT, no mbito da Unio, est vinculada Secretaria Estadual de Sade para efeitos administrativos e operacionais. B) A CIB, no mbito do Estado, est vinculada Secretaria Municipal de Sade para efeitos administrativos e operacionais. C) CIB compete exclusivamente a pactuao dos critrios para o planejamento integrado das aes e servios de sade da Regio de Sade, em razo do compartilhamento da gesto. D) As Comisses Integestoras pactuaro as diretrizes gerais sobre Regies de Sade, integrao de limites geogrcos, referncia e contrarreferncia e demais aspectos vinculados integrao das aes e servios de sade entre os entes federativos.

(Funcab 2012 - Mag) A Lei n 8.080/90 foi regulamentada recentemente pelo Decreto n 7.508, de 28 de junho de 2011. Esse decreto dispe, entre outras coisas, sobre a organizao do Sistema nico de Sade SUS , o planejamento da sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa. Com base nisso, responda s questes 4, 5 e 6. 4) (Funcab 2012 - Mag) O conjunto de aes e servios de sade articulados em nveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistncia sade, refere-se (ao): A) servio especial de acesso aberto. B) rede de ateno sade. C) protocolo clnico e diretriz teraputica.

D) mapa de sade. E) porta de entrada.

5) (Funcab 2012 - Mag) Ateno primria, urgncia e emergncia e vigilncia em sade so servios que fazem parte dos requisitos mnimos para que seja institudo um(a): A) regio de sade. B) rea de sade. C) rede de ateno sade. D) ncleo de sade. E) servio especial de sade. 6) (Funcab 2012 - Mag) So considerados portas de entrada do SUS os seguintes servios, EXCETO: A) ateno primria. B) ateno de urgncia e emergncia. C) de apoio diagnstico. D) ateno psicossocial. E) especiais de acesso aberto. (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal Vila Velha) O Decreto n 7.508, de 28 de junho de 2011, tem o importante papel de regular a estrutura organizativa do SUS, o planejamento de sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa, entre outros aspectos, necessrios sua consolidao e melhoria permanente. Com base nesse decreto, responda s questes 7, 8 e 9: 7) (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal Vila Velha) As Redes de Ateno Sade estaro compreendidas no mbito de uma Regio de Sade, ou de vrias delas, em consonncia com diretrizes pactuadas: A) nos Conselhos de Sade. B) nas Comisses de Integrao. C) no Ministrio da Sade. D) nas Comisses Intergestores. E) nas Fundaes de Sade. 8) (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal Vila Velha) Os servios de sade especficos para o atendimento da pessoa que, em razo de agravo ou de situao laboral, necessita de atendimento especial, so chamados de: A) servios especiais de acesso aberto. B) portas de entrada aos servios do SUS. C) atendimento de mdia complexidade. D) diretrizes teraputicas. E) servios de atendimento ocupacional. 9) (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal Vila Velha)No que se refere Relao Nacional de Medicamentos Essenciais RENAME , correto afirmar: A) O Conselho Nacional de Farmcia o rgo competente para dispor sobre a RENAME, os Protocolos Clnicos e Diretrizes Teraputicas em mbito nacional. B) O Ministrio da Sade poder estabelecer regras diferenciadas de acesso a medicamentos de

carter especializado. C) Os entes federativos no podero ampliar o acesso do usurio assistncia farmacutica, alm do que foi estabelecido. D) As atualizaes da RENAME devero ser realizadas pelo Conselhos Regionais de Farmcia a cada dois anos. E) Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podero adotar relaes especficas e complementares de medicamentos. 10) (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal de Bzios) O Mapa da Sade a descrio geogrfica da distribuio de recursos humanos e de aes e servios de sade ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de sade do sistema, devendo ser utilizado: A) na identificao das necessidades de sade, orientando o planejamento integrado dos entes federativos e contribuindo para o estabelecimento de metas de sade. B) para definir as responsabilidades individuais e solidrias dos entes federativos com relao s aes e servios de sade, aos indicadores e s metas de sade. C) como referncia e contrarreferncia e nos demais aspectos vinculados integrao das aes e servios de sade entre os entes federativos. D) na organizao e integrao das aes e dos servios de sade, sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Regio de Sade. E) como fator determinante para o estabelecimento das metas de sade previstas no Contrato Organizativo de Ao Pblica de Sade. Gabarito

1-c 2 -c 3- d 4 - b 5 -a 6 -c 7 - d 8-a 9-b 10 - a

QUESTES BANCA CEPERJ - Constituio Federal

Lei n8080 e Constituio Federal art.198 a 200

1) (Angra 2007) Um dos objetivos das comisses intersetoriais, criadas pela Lei n 8.080 de 19 de setembro de 1990, : a) articular polticas e programas de interesse para a sade; b) integrar recursos, tcnicas e prticas voltadas para a cobertura total das aes de sade;

c) coordenar os sistemas de redes integradas de assistncia de alta complexidade; d) qualificar a ateno integral devida ao indivduo e coletividade; e) elaborar parmetros de custos da assistncia sade. 2) (Angra 2007) A legislao brasileira estabelece que a sade um direito fundamental do ser humano, cabendo ao poder pblico (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) garantir este direito, atravs de polticas sociais e econmicas que visem reduo dos riscos de se adoecer e morrer. A legislao obedece seguinte diretriz: a) b) c) d) e) aumentar a capacidade econmica dos municpios e muncipes; ofertar um conjunto articulado e contnuo de aes e servios de sade; organizar aes e servios de sade de forma centralizada; possuir direo descentralizada em cada esfera de governo; ser capaz de resolver 80% das necessidades de sade.

3) (Angra 2007) As aes de sade pblica no Brasil devem estar voltadas, ao mesmo tempo, para o indivduo e para a comunidade, para a preveno e para o tratamento, sempre respeitando a dignidade humana. Essas aes esto baseadas no princpio da: a) b) c) d) e) universalidade; integralidade; eqidade; racionalidade; descentralizao.

4) (Angra 2007) Os estabelecimentos de sade que integram o Sistema nico de Sade e fazem parcerias com planos de sade tm o direito de: a) b) c) d) e) atender prioritariamente pacientes que possuam planos de sade privados; receber remunerao direta do usurio do SUS pelo servio de sade prestado; organizar o acesso em filas diferenciadas de pacientes SUS e particulares; internar os usurios dos planos em melhores acomodaes; oferecer os recursos de sade de acordo com as necessidades de cada um.

5) (Angra- 2007) So vrios os problemas relacionados aos Recursos Humanos no SUS: formao, contrato de trabalho, condies de trabalho, salrio, compromisso social e humanizao do atendimento. Em relao poltica de recursos humanos na rea da sade podemos afirmar que: a) b) c) d) e) formalizada e executada apenas pela direo nacional do SUS; organiza um sistema de formao de recursos humanos em nvel universitrio; tem como objetivo valorizar a dedicao exclusiva aos servios do SUS; possui normas especficas que independem do sistema educacional; tem nos servios privados de sade campos de prtica para pesquisa.

6) (Angra 2007) Ao implementar aes e servios de sade, o Estado deve atender aos direitos individuais e s demandas da coletividade. Os recursos e as polticas pblicas devem visar esse duplo objetivo. Essas aes devem respeitar o seguinte princpio da administrao pblica: a) da lucratividade;

b) c) d) e)

da autonomia da vontade; do sigilo; da impessoalidade; da reduo de custos.

7) (SESDEC 2010)

8) (SESDEC 2010)

9) (SESDEC 2010)

10) (SES 2009) De acordo com as disposies da Constituio Federal de 1988, pode-se afirma que a sade : a) um direito do trabalhador efetivado atravs da assistncia sanitria, hospitalar e mdico preventiva b) uma contraprestao devida pelo Estado aos cidados e contribuintes para o sistema de previdncia social c) centralizada, regionalizada e hierarquizada em nveis de complexidade tecnolgica decrescente d) um direito social, resultado de polticas publicas do governo nos campos social econmico

e) garantida pela Unio mediante servios mdico-assistenciais pblicos, privados e conveniados 11) (SES 2009) Sobre os objetivos e atribuies fundamentais do SUS, pode-se afirmar que: a) o sistema tem de proporcionar aos pacientes assistncia teraputica integral, inclusive farmacutica, para cura ou alivio dos agravos b) a prioridade para as atividades preventivas indica a orientao do SUS de fortalecer as modalidades de proteo da sade e desvalorizar as aes mdico-assistenciais c) os programas suplementares de alimentao e assistncia sade dos alunos de ensino fundamental so aes prioritrias para a gesto do SUS municipal d) as aes de saneamento bsico so de extrema importncia e devem se executadas com recursos do oramento da seguridade social e) a responsabilidade pela execuo das aes de sade do trabalhador exclusiva da Unio e do Instituto Nacional do Seguro Social 12) (SES 2009) Dentre os recursos que integram o oramento da sade, considerada uma fonte essencial de receita para o Sistema: a) b) c) d) e) a contribuio provisria sobre a movimentao financeira (CPMF) o fundo da participao dos municpios (FPM) a contribuio para o financiamento da seguridade social (COFINS) a contribuio previdenciria obrigatria (CPO) o fundo de investimento social (FIS)

Gabarito 1- a 2- b 3- b 4- e 5- c 6- d 7- a 8- c 9- e 10- d 11- a 12- c

Exerccios de Concurso de Sade Pblica/SUS


Estou disponibilizando abaixo algumas questes sobre o SUS e Sade Pblica com diversos assuntos misturados sem especificar a banca do concurso. Na poca que juntei essas questes das provas ainda no entendia a importncia de separar pela banca, j que a forma que a questo elaborada faz toda a diferena. Caso haja alguma questo com gabarito duvidoso me avise, porm em alguns casos o gabarito errado da prpria banca, que muitas vezes no aceita os recursos enviados pelos candidatos. Bons estudos!

Sade Pblica e SUS


1) As atividades do fonoaudilogo em Sade Pblica procuram contemplar aes de promoo, proteo e recuperao da sade no contexto da Ateno Primria em sade. Considere as atividades abaixo relativas ao trabalho do fonoaudilogo neste nvel de ateno e indique aquela que no corresponde s funes deste profissional neste contexto: a) b) c) d) e) Visitas domiciliares. Atividades de educao em sade. Realizao de exames de alta complexidade para o diagnstico diferencial. Interveno clnica em pacientes com alteraes fonoaudiolgicas. Planejamento de aes em conjunto com a equipe da unidade

2) O Sistema nico de Sade (SUS) regido pelos princpios da universalidade, equidade e integralidade. Quanto ao princpio da integralidade, correto afirmar: a) Todo indivduo tem acesso ao servio de sade gratuito no pas. b) Todo indivduo tem direito ao atendimento, independente de cor, raa, religio, local de moradia, situao de emprego ou renda. c) Todo cidado igual perante o Sistema nico de Sade e ser atendido conforme as suas necessidades d) Todo indivduo tem direito a atendimentos ambulatoriais e hospitalares no Sistema nico de Sade (SUS). e) Todo indivduo deve ser atendido de forma integral, ou seja, deve ser visto pelos profissionais de sade como um todo, sendo tambm assistido em todos os nveis de ateno 3) Uma fonoaudiloga, aps ser aprovada em concurso pblico em uma prefeitura municipal, chamada para ocupar lugar junto equipe de uma unidade bsica de sade em um dos bairros da cidade. Embora o gestor de sade insistisse para que a profissional informasse sua agenda e o nmero de atendimentos clnicos que realizaria de modo ambulatorial, a fonoaudiloga enviou documento secretaria de sade informando os objetivos iniciais de seu trabalho: I. Identificar os grupos populacionais e suas condies de sade para priorizar suas aes para os grupos em piores condies de vida. II. Identificar problemas de sade e seus determinantes para subsidiar a formulao de propostas de interveno. III. Conhecer a equipe de sade local a fim de propiciar a interlocuo entre os profissionais da UBS visando interdisciplinaridade e a integrao das aes. IV. Formular relatrio com os dados de sade da populao para que a secretaria de sade decida o que fazer quanto s condies de sade da mesma, j que estes aspectos seriam apenas de competncia dos gestores. Organizar o atendimento clnico ambulatorial.

Considere os objetivos formulados acima, com base nas necessidades de diagnstico comunitrio em sade pblica e assinale a alternativa que indica apenas as afirmativas corretas: a) b) c) d) e) I II IV I, II e III II, III e IV

4) O acompanhamento, a avaliao e a divulgao dos nveis de sade da populao e das condies ambientais uma atribuio: a) b) c) d) e) exclusiva da Unio exclusiva dos Estados. exclusiva dos Municpios. exclusiva dos Estados e Municpios. comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

5) Considere as seguintes afirmaes Falsas ( F ) ou Verdadeiras ( V ): ( ) Integralidade de assistncia o conjunto articulado e contnuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do SUS. ( ) As aes e servios de sade, executados pelo SUS, sero organizados de forma regionalizada e hierarquizada em nveis de complexidade decrescente. ( ) A direo do SUS exercida no mbito do Municpio, pelo Conselho Municipal de Sade. ( ) Os Municpios podero constituir consrcios para desenvolver em conjunto as aes e os servios de sade que lhes correspondam. ( ) No nvel municipal, o SUS poder organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, tcnicas e prticas voltadas para a cobertura total das aes de sade. Assinale a seqncia correta marcada de cima para baixo. a) b) c) d) e) VVFFF VFVVF VFFVV FVVFV F F V V F

6) Entre as diretrizes do Sistema nico de Sade inscritas no Captulo 2, Seo 2 (da Sade), artigo 198 da Constituio Federal de 1988, inclui-se: a) b) c) d) e) participao da comunidade; prioridade para o atendimento hospitalar; centralizao das aes de sade no governo federal; financiamento privado da sade; regulao do setor de sade suplementar.

7) Segundo a lei 8.080 de 19/09/90 (Lei Orgnica da Sade), so critrios para o estabelecimento de valores a serem transferidos a estados, Distrito Federal e municpios: a) b) c) d) e) desempenho tcnico, econmico e financeiro no perodo atual; perfil epidemiolgico da populao a ser coberta; participao paritria dos usurios no conselho de sade; eficincia na arrecadao de impostos; prioridade para o atendimento hospitalar.

8) As funes de controle e avaliao em sade devem ser realizadas por/pelo(s): a) conselhos de comunidade; b) governador do estado

c) presidente da repblica; d) todos os nveis do sistema de sade; e) rgos prprios das Secretarias de Sade.

9) Quanto acessibilidade da populao aos bens e servios de sade, analise as seguintes assertivas: 1 - A localizao de um servio de sade deve levar em conta a distncia e os meios de transporte disponveis. 2 - As normas e tcnicas devem adequar-se aos hbitos e costumes da populao. 3 - A demanda de sade deve se adequar oferta de servios de sade. Est(o) correta(s) somente a(s) assertiva(s): a) b) c) d) e) 1; 1 e 2; 1 e 3; 2 e 3; 1, 2 e 3.

10) As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico que visa: a) atendimento voltado para atividades preventivas; b) atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; c) atendimento voltado apenas para as atividades assistenciais; d) apenas aes de promoo da sade; e) apenas aes de preveno secundria.

11) Segundo o Ministrio da Sade, a educao em sade um dos pilares da: a) b) c) d) e) campanha de imunizao; assistncia hospitalar; vigilncia epidemiolgica; promoo da sade; medicina de alta complexidade.

12) Segundo o artigo 200 do Captulo 2, Seo 2 (da Sade), ao Sistema nico de Sade compete, nos termos da lei, entre outras, as seguintes atribuies, EXCETO: a) b) c) d) e) colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho; executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; prover cobertura de penso e aposentadoria dos eventos de doena, invalidez, morte, includos os resultantes de acidentes do trabalho, velhice e recluso.

13) Quanto ao financiamento do Sistema nico de Sade, correto dizer que: a) b) c) d) e) depende da contribuio direta dos usurios; de responsabilidade nica do oramento dos municpios; depende unicamente do oramento dos estados; depende majoritariamente da CPMF; de responsabilidade das trs esferas de governo e cada uma deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de sade.

14) No Brasil, o Sistema nico de Sade estabelece como competncia municipal a(o): a) vigilncia sanitria de portos e aeroportos;

b) c) d) e)

coordenao da rede de laboratrios de sade pblica e hemocentros; execuo de servios de vigilncia epidemiolgica e sade do trabalhador; financiamento pleno dos recursos para o setor de sade local; plena coordenao da rede hospitalar, inclusive a terciria e a privada.

15) Permitir o acesso tecnologia de alto custo apenas aos cidados que possuam seguros privados de sade contraria um dos princpios bsicos do SUS e significa ausncia de: a) b) c) d) e) integridade; hierarquizao; universalizao; municipalizao; eqidade.

16) (Prefeitura Pira 2009) Um paciente comparece a um mdulo de Sade da Famlia para tratar de um ferimento. A tcnica de enfermagem que o atende percebe a presena de uma mancha hipocrmica suspeita e o encaminha ao mdico da equipe. Esta conduta traduz o seguinte princpio do Sistema nico de Sade: a) b) c) d) e) universalidade; equidade; descentralizao; intersetorialidade; integralidade.

17) (Prefeitura Pira 2009) Ao longo do sculo XX, dois modelos influenciaram e ainda hoje influenciam o enfrentamento de problemas de sade no Brasil. So eles: o assistencialismo mdico e o sanitarismo. O modelo assistencialista, correspondente ao extinto Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social, tem como caracterstica: a. b. c. d. e. estar baseado na realizao de campanhas e em programas especiais; contemplar a integralidade da ateno sade; apresentar cunho predominantemente curativo; ser universal e estar voltado para o atendimento da demanda espontnea; ter a comunidade como foco das aes de sade.

18) (Prefeitura Pira 2009) Das estratgias propostas pelo governo federal, aquela que tem o financiamento previsto no componente varivel do Piso da Ateno Bsica (PAB) : a. b. c. d. e. sade bucal; farmcia popular; educao permanente; vigilncia em sade; bolsa famlia.

19) (Prefeitura Pira 2009) O controle social previsto na Lei n 8.142/90, com representao de usurios est presente na seguinte instncia: a. b. c. d. e. Conferncia de Sade; CONASS; CONASEMS; Comisso bipartite; Comisso tripartite.

20) (Prefeitura Pira 2009) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do Sistema nico de Sade em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Esto entre as prioridades pactuadas, EXCETO: a. sade do idoso;

b. c. d. e.

controle do cncer de prstata; reduo da mortalidade infantil e materna; promoo da sade; fortalecimento da ateno bsica.

21) (Prefeitura Pira 2009) Descentralizao do Sistema de Sade significa organizao por: a. b. c. d. e. programas especficos, por patologias; reas geogrficas distintas; critrios de vigilncia epidemiolgica; nveis diferentes de gesto; nveis de complexidade tecnolgica.

22) (Prefeitura Pira 2009) Fazem parte da equipe mnima de Sade da Famlia, EXCETO: a) b) c) d) e) agente comunitrio de sade enfermeiro; dentista; mdico; auxiliar ou tcnico de enfermagem

23) (Prefeitura Pira 2009) Os recursos destinados estratgia de Sade da Famlia encontram-se: a) b) c) d) e) na Frao Assistencial Especializada (FAE); no Piso Assistencial Bsico (PAB) varivel; na Autorizao de Procedimento de Alto Custo (APAC); no Piso Estadual de Vigilncia Sanitria (PEVISA); no Fundo de Aes Estratgicas e Compensao (FAEC).

24) (Prefeitura Pira 2009) O Conselho Municipal de Sade um rgo colegiado que conta com representantes: a) b) c) d) e) dos gestores, das indstrias de tecnologias da sade e dos usurios; dos vereadores, dos profissionais de sade e dos usurios; do Executivo, do Legislativo e do Judicirio; da Secretaria Municipal de Sade e do Tribunal de Contas do Municpio; do governo, dos prestadores de servios e dos usurios.

25) (Prefeitura Pira 2009) A hierarquizao dos servios uma das diretrizes do Sistema nico de Sade. Para atingi-la, um importante instrumento a: a) b) c) d) e) implantao de um sistema de referncia e contra referncia; regionalizao das aes e servios; definio da normatizao institucional; integrao com outros setores da economia; otimizao dos recursos disponveis.

26) (Prefeitura Pira 2009) So Doenas e Agravos de Notificao Compulsria no territrio nacional, EXCETO: a) b) c) d) e) clera; eventos adversos ps-vacinao; hantavirose; rubola; toxoplasmose.

27) (Prefeitura Pira 2009) Medicamentos estratgicos so aqueles utilizados para o tratamento de um grupo de agravos especficos, agudos ou crnicos, contemplados em programas do Ministrio da Sade com

protocolos e normas estabelecidas, cujo elenco definido pelo prprio Ministrio. Podemos dizer que so exemplos de programas abrangidos pela Coordenao Geral de Assistncia Farmacutica de Medicamentos estratgicos: a) b) c) d) e) Eliminao da Hansenase e Planejamento Familiar; Controle do Tabagismo e DST/AIDS; Controle da Tuberculose e Acromegalia; Hipertenso e Diabetes; Lpus Eritematoso e Hepatite C.

28) (Prefeitura Pira 2009) O documento de entrada do Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos a Declarao de Nascido Vivo, documento impresso em 3 (trs) vias previamente numeradas. No caso de parto hospitalar, a 1 (primeira) via tem como destino: a) ser entregue ao pai ou responsvel para a obteno da Certido de Nascimento; b) ser entregue ao pai ou responsvel legal, para ser apresentada na primeira consulta em unidade de sade; c) permanecer no estabelecimento de sade, no pronturio do recm-nascido; d) permanecer no estabelecimento de sade at ser coletada pelos rgos estaduais ou municipais responsveis pelo sistema; e) ser entregue ao cartrio de registro civil, at ser recolhida pela secretaria municipal de sade.

29) (Prefeitura Pira 2009) A notificao compulsria de doenas e agravos atribuio: a) b) c) d) e) que qualquer pessoa pode desempenhar; que qualquer profissional de sade pode desempenhar; exclusiva dos mdicos; exclusiva dos mdicos e enfermeiros; exclusiva dos mdicos, enfermeiros e dentistas.

30) (Prefeitura Pira 2009) Com relao ao Sistema de Informaes sobre Mortalidade, as Secretarias Municipais de Sade apresentam as seguintes responsabilidades, EXCETO: a) b) c) d) e) distribuir os formulrios de Declarao de bito para as Unidades Notificadoras; realizar busca ativa das declaraes preenchidas nas Unidades Notificadoras; elaborar o Manual de Instrues para o Preenchimento da Declarao de bito; digitar os dados constantes nas declaraes; remeter os dados para a instncia estadual.

31) (Rondnia 2009) Segundo a Lei n 8.080/90, a execuo dos servios de Vigilncia Epidemiolgica de competncia: a) b) c) d) e) do Ministrio da Sade, com colaborao do Ministrio do Meio Ambiente; da Fundao Nacional de Sade e das Secretarias Estaduais de Sade; da Direo Municipal e, em carter complementar, da Direo Estadual do SUS; das Secretarias Municipais de Sade e da iniciativa privada; de Fundaes e Sociedades Beneficentes.

32) (Rondnia 2009) Das estratgias propostas pelo governo federal, aquela que tem o financiamento previsto no componente varivel do Piso da Ateno Bsica (PAB) : a) b) c) d) e) agentes comunitrios de sade; farmcia popular; educao permanente; vigilncia em sade; bolsa famlia.

33) (Rondnia 2009) direo municipal do Sistema nico de Sade, compete: a) a execuo de servios de sade do trabalhador;

b) c) d) e)

a vigilncia sanitria de portos e aeroportos; a coordenao da rede de laboratrios de sade pblica e hemocentros; o financiamento pleno dos recursos para o setor de sade local; a formulao de polticas de alimentao e nutrio.

34) (Rondnia 2009) Em outubro de 2008, a Secretaria de Estado da Sade (SESAU) promoveu a Semana do Sorriso Saudvel com uma programao abrangente que reuniu alunos de vrias escolas e comunidades da Capital e interior do Estado, onde foi divulgada a necessidade de se zelar pela sade bucal. As atividades da semana contaram ainda com a participao de entidades como o SESC, a Polcia Militar, o Centro de Ateno Psicossocial (CAPS), diversos hospitais e o Sindicato dos Dentistas. Esta iniciativa agrega dois princpios das aes do Sistema nico de Sade (SUS), a saber: a) b) c) d) e) universalidade e hierarquizao; equidade e controle social; descentralizao e gratuidade; integralidade e intersetorialidade; equidade e regionalizao.

35) (Rondnia 2009) A Lei n 8.142/90 estabelece que a Conferncia Estadual de Sade ter como um dos seus objetivos: a) b) c) d) e) estabelecer critrios e valores para a remunerao de servios de sade; aprovar parmetros de cobertura assistencial; propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade estadual deliberar sobre o cronograma financeiro para os distritos sanitrios; aprovar o plano plurianual de assistncia.

36) (Rondnia 2009) Os recursos destinados ao custeio de transplantes so pagos atravs: a) b) c) d) e) do Piso Assistencial Bsico (PAB) varivel; do Fundo de Aes Estratgicas e Compensao( FAEC); da Autorizao de Procedimento de Alto Custo (APAC); do Piso Estadual de Vigilncia Sanitria (PEVISA); da Frao Assistencial Especializada (FAE).

37) (Rondnia 2009) Entre as caractersticas da organizao do Programa de Sade da Famlia (PSF) encontra-se: a) b) c) d) e) priorizao de aes curativas; ampliao da necessidade de leitos hospitalares; funcionamento baseado na demanda espontnea; ausncia de encaminhamento para consultas especializadas; cadastramento de famlias com adscrio de clientela.

38) (Rondnia 2009) O SUS conta, em cada esfera do governo, sem prejuzo das funes do Poder Legislativo, com as seguintes instncias colegiadas: a) b) c) d) e) Conferncia de Sade e Comisso Gestora de Sade; Conferncia de Sade e Conselho de Sade; Conselho de Sade e Assemblia Deliberativa de Usurios; Conferncia de Sade e Assemblia Deliberativa de Usurios; Conselho de Sade e Comisso Gestora de Sade.

39) (Rondnia 2009) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do Sistema nico de Sade em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Esto entre as prioridades pactuadas, EXCETO: a) b) c) d) sade do idoso; fortalecimento da ateno bsica; reduo da mortalidade infantil e materna; promoo da sade;

e) controle do cncer de colorretal. 40) (Rondnia 2009) A implantao de um sistema de referncia e contrarreferncia entre os servios que compem a rede do SUS local busca viabilizar: a) b) c) d) e) a integrao com outros setores da economia; a conjugao de recursos financeiros e tecnolgicos; a preservao da autonomia das pessoas; a hierarquizao da rede de servios de sade; a participao da comunidade.

41) (Florianpolis 2008) Incluem-se entre os objetivos do Sistema nico de Sade (SUS), de acordo com a Lei 8.080/93: a) b) c) d) e) Participao da comunidade. Preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral. Igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. Direito informao, s pessoas assistidas, sobre sua sade. A assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada das aes assistenciais e das atividades preventivas.

42) (Florianpolis 2008) No so consideradas outras fontes de financiamento do SUS, conforme a Lei Federal 8.080/90, os recursos provenientes: a) b) c) d) e) Do oramento da seguridade social. De ajuda, contribuies, doaes e donativos. De alienaes patrimoniais e rendimentos de capital Dos servios que possam ser prestados sem prejuzo da assistncia sade De taxas, multas, emolumentos e preos pblicos arrecadados no mbito do SUS.

43) (Florianpolis 2008) So princpios do SUS, de acordo com a Lei Federal 8.080/90: a) b) c) d) e) Regionalizao e hierarquizao da rede de servios de sade Identificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade. Igualdade da assistncia sade, com privilgio aos portadores de necessidades especiais. Universalidade de acesso aos servios de sade nos nveis bsicos de assistncia. Unidade de assistncia, entendida como conjunto articulado e contnuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema.

44) Assinale a alternativa que no corresponde competncia da direo estadual do Sistema nico de Sade, de acordo com a Lei Federal 8.080/90: a) Coordenar e, em carter complementar, executar aes e servios de vigilncia epidemiolgica, de vigilncia sanitria, de alimentao e nutrio e de sade do trabalhador b) Prestar apoio tcnico e financeiro aos Municpios e executar supletivamente aes e servios de sade. c) Promover a descentralizao para os Municpios dos servios e das aes de sade. d) Acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema nico de Sade (SUS). e) Definir a poltica estadual de saneamento bsico.

45) Assinale a alternativa verdadeira que corresponde s diretrizes do SUS, estabelecidas no art. 198 da Constituio brasileira, de 1988: a) Direo descentralizada em cada esfera de governo. b) Atendimento integral, com prioridade para as atividades assistenciais, sem prejuzo dos servios preventivos. c) Financiamento com recursos exclusivos da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. d) Os gestores estaduais do sistema nico de sade podero admitir agentes comunitrios de sade e agentes de combate s endemias por meio de livre nomeao, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuies e requisitos especficos para sua atuao.

e) Critrios de rateio dos recursos da Unio vinculados sade, destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municpios, objetivando a progressiva reduo das disparidades regionais. 46) (Governo do Estado RJ 2009) A representao paritria composta pelo Conselho de secretrios municipais de sade e pela secretaria estadual de sade denominada: a) b) c) d) e) CIT CIB CONASS CONASEMS Conferncia Estadual de Sade

47) (Governo do Estado RJ 2009) O financiamento e fornecimento de medicamentos, produtos e insumos para controle de endemias como a tuberculose e a hansenase so de responsabilidade do: a) b) c) d) e) municpio de do estado, com recursos dos programas estratgicos de ateno bsica Ministrio da Sade e estados, via componente bsico da assistncia farmacutica Estado, atravs do componente de medicamentos de dispensao excepcional Municpio, estado e Unio, com recursos da assistncia farmacutica bsica Ministrio da Sade, atravs do componente estratgico da assistncia farmacutica

48) (Governo do Estado RJ 2009) De acordo com a Portaria GM/MS 399 de 22 de fevereiro de 2006, que divulga o Pacto pela Sade 2006 consolidao do SUS, o bloco de financiamento responsvel pelo custeio das aes de incentivo do Programa DST/AIDS e de campanhas de vacinao o de: a) b) c) d) e) ateno bsica vigilncia em sade ateno de mdia e de alta complexidade assistncia farmacutica gesto do SUS

49) (Governo do Estado RJ 2009) De acordo com a Emenda Constitucional n 29, a aplicao de 15% da arrecadao de impostos em aes e servios pblicos de sade obrigao devida por: a) b) c) d) e) municpios estados governo federal municpios, estados e Unio estados e Distrito Federal

50) (Governo do Estado RJ 2009) Dentre os recursos que integram o oramento da sade, considerada uma fonte essencial de receita para o Sistema: a) b) c) d) e) a contribuio provisria sobre a movimentao financeira (CPMF) o fundo da participao dos municpios (FPM) a contribuio para o financiamento da seguridade social (COFINS) a contribuio previdenciria obrigatria (CPO) o fundo de investimento social (FIS)

51) (Governo do Estado RJ 2009) Em relao Norma Operacional de Assistncia Sade NOAS SUS 01/02 correto afirmar que: a) acabou com as modalidades de habilitao para gesto de estados, Distrito Federal e municpios b) definiu o termo de compromisso de gesto como instrumento de responsabilidade sanitria dos gestores c) ampliou as responsabilidades dos municpios na Ateno Bsica, aprofundando a descentralizao com equidade no acesso d) operacionalizou as condies de gesto plena da ateno bsica e dos sistemas municipal e estadual e) criou o Fator de Apoio ao Estado e ao Municpio, e as transferncias dos saldos de teto financeiro relativo s condies de gesto municipal e estadual parciais

52) (Governo do Estado RJ 2009) Sobre os objetivos e atribuies fundamentais do SUS, pode-se afirmar que: a) o sistema tem de proporcionar aos pacientes assistncia teraputica integral, inclusive farmacutica, para cura ou alivio dos agravos b) a prioridade para as atividades preventivas indica a orientao do SUS de fortalecer as modalidades de proteo da sade e desvalorizar as aes mdico-assistenciais c) os programas suplementares de alimentao e assistncia sade dos alunos de ensino fundamental so aes prioritrias para a gesto do SUS municipal d) as aes de saneamento bsico so de extrema importncia e devem se executadas com recursos do oramento da seguridade social e) a responsabilidade pela execuo das aes de sade do trabalhador exclusiva da Unio e do Instituto Nacional do Seguro Social

53) (Governo do Estado RJ 2009) De acordo com as disposies da Constituio Federal de 1988, pode-se afirma que a sade : a) um direito do trabalhador efetivado atravs da assistncia sanitria, hospitalar e mdico preventiva b) uma contraprestao devida pelo Estado aos cidados e contribuintes para o sistema de previdncia social c) centralizada, regionalizada e hierarquizada em nveis de complexidade tecnolgica decrescente d) um direito social, resultado de polticas publicas do governo nos campos social econmico e) garantida pela Unio mediante servios mdico-assistenciais pblicos, privados e conveniados

54) (Governo do Estado RJ 2009) Observe os itens abaixo: I redefinir as responsabilidade de cada ente federado em funo das necessidades de sade da populao e na busca da equidade II elaborar e divulgar a carta dos direitos dos usurios do SUS fortalecendo as relaes com os movimentos sociais III elaborar e implantar a Poltica Nacional de Promoo da Sade com nfase na adoo de hbitos saudveis IV consolidar a estratgia da Sade da Famlia como modelo de ateno bsica sade So prioridades dos componentes pactos pela vida, em defesa do SUS e de gesto, definidos no Pacto pela Sade 2006, os itens: a) b) c) d) e) I, II I, IV II, III III, IV I, II, III, IV

55) (Governo do Estado RJ 2009) Na operacionalizao da Poltica Nacional de Ateno Bsica compete s Secretarias Estaduais de Sade: a) pactuar, com a Comisso Intergestores Bipartite, estratgias, diretrizes e normas locais de implementao da ateno bsica, mantidos os princpios gerais regulamentados na poltica nacional b) incluir a proposta de organizao da ateno bsica e da forma da utilizao dos recursos do PAB fixo e varivel, nos planos de Sade municipais c) selecionar, contratar e remunerar os profissionais que compe as equipes multiprofissionais de Ateno Bsica, inclusive os da Sade da Famlia d) garantir infra-estrutura necessria ao funcionamento das unidades bsicas de sade, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos e) organizar, executar e gerenciar os servios e aes de Ateno Bsica, de forma universal, dentro do seu territrio

GABARITO

1 11 20 29 37 46

c 2 e 3 d 4 e5 c 6 a 7 b 8 d 9 b 10 b d 12 e 13 e 14 c 15 e 16 e 17 c 18 a 19 a b 21 d 22 c 23 b 24 e 25 a 26 e 27 b 28 d a 30 c 31 c 32 a 33 a 34 d 35 c 36 b e 38 b 39 e 40 d 41 e 42 a 43 a 44 e 45 e b 47 e 48 b 49 a 50 c 51 c 52 a 53 d 54 d 55 a

You might also like