You are on page 1of 7

Plstica & Beleza - O Universo da Cirurgia Plstica e Esttica

Pgina 1 de 7

Dieta

Acelere seu metabolismo


Para mantermos a perda calrica em dia preciso estar com um metabolismo equilibrado. No entanto, se esse mecanismo to inteligente do corpo estiver bem ativo, o ponteiro da balana abaixa mais rapidamente. Para lanar mo desse recurso, sem comprometer a sade, veja as dicas de trs especialistas no assunto e diga adeus aos quilinhos extras

Por Isabela Leal

http://plasticaebeleza.terra.com.br/dieta-saude/103/imprime139099.asp

05/07/2009

Plstica & Beleza - O Universo da Cirurgia Plstica e Esttica

Pgina 2 de 7

Se quando voc pensa em emagrecer, o primeiro passo que d pular refeies, tomar sopa por 48 horas ou viver de alface, est na hora de rever suas estratgias. Esses hbitos no vo transformar gordurinhas em massa muscular. Pelo contrrio, voc corre o risco de diminuir o ritmo do seu metabolismo - capacidade do organismo em transformar calorias em energia - e acumular mais quilinhos.

http://plasticaebeleza.terra.com.br/dieta-saude/103/imprime139099.asp

05/07/2009

Plstica & Beleza - O Universo da Cirurgia Plstica e Esttica

Pgina 3 de 7

A pea-chave de um emagrecimento saudvel um metabolismo equilibrado. "Todo mundo come o suficiente para ter o corpo que tem. s vezes as pessoas que esto acima do peso acham que o que esto consumindo pouco e no entendem por que engordam. A resposta simples: ou no esto comendo pouco ou esto fazendo as refeies de maneira errada", resume o endocrinologista e nutrlogo Wilmar Accursio (SP). Por mais que os cardpios fiquem mais democrticos e as academias disponham de aparelhos de ltima gerao, o corpo humano o mesmo dos primrdios, da poca em que os homens comiam sem saber quando seria a prxima refeio. Resultado: o organismo precisava estocar energia como mecanismo para sobreviver. " exatamente isso que acontece. A natureza tende a guardar gordura e no a perder, para ter reservas", explica Accursio. Sendo assim, s existe uma maneira de manter a balana sob controle: consumir pouca caloria ou gastar mais energia. Para que voc tambm possa se beneficiar dessa matemtica, confira as dicas que vm a seguir, elaboradas por um endocrinologista, uma nutricionista e uma mdica ortomolecular.

D-lhe cromo
Esse elemento importantssimo para a nossa alimentao tem efeitos milagrosos para a silhueta. Para dizer o mnimo, ele previne a formao dos famosos 'pneuzinhos'. Os autores dessa proeza so: espinafre, nozes, ostras, cogumelos, levedo de cerveja e gros integrais. "Eles ajudam a acelerar o metabolismo, j que estimulam a funo da insulina, que responsvel por transportar toda a glicose ingerida para as clulas. Assim, a glicose no fica circulando por tanto tempo, o que evita que se transforme em gordura perifrica", diz a mdica ortomolecular Sylvana Braga (SP). E no estamos falando apenas da glicose proveniente dos doces, isso vale para diminuir o efeito calrico tambm de massas, pes, macarro, biscoitos salgados. Indicase comer pelo menos uma das fontes, uma vez ao dia. Fique de olho nas quantidades dirias: espinafre (uma poro crua, na salada, equivalente a um prato de sobremesa), nozes (duas colheres de sopa da semente picadinha), ostras (uma unidade), cogumelos (se for em conseva, um prato de sobremesa, ou levemente refogado no azeite ou leo de canola), levedo de cerveja (uma colher de ch) e gros integrais (uma colher de sopa por dia suficiente).

O espinafre um dos alimentos mais ricos em cromo e deve ser consumido todos os dias

Aposte no poder das frutas

http://plasticaebeleza.terra.com.br/dieta-saude/103/imprime139099.asp

05/07/2009

Plstica & Beleza - O Universo da Cirurgia Plstica e Esttica

Pgina 4 de 7

Santa Rom A fruta que alimenta simpatias populares no final do ano vai muito alm de trazer bons fluidos. Um estudo realizado pela Universidade de Pequim, na China, acompanhou um grupo de pessoas que adotou uma dieta balanceada por cinco semanas. No final da pesquisa, a constatao: os que consumiram a fruta diariamente perderam 20% a mais de peso do que aqueles que passaram longe do sabor suavemente cido de suas sementinhas. A descoberta foi atribuda sua capacidade de inibir uma enzi-ma chamada lpase pancretica, responsvel pela quebra de gordura. "Sem essa enzima a gordura no pode ser digerida e consequen-temente no absorvida pelo organismo", justifica a nutricionista funcional Daniela Jobst (SP), membro do Centro Brasileiro de Nutrio Funcional. "Mas para se alcanar esse efeito, a ingesto deve ser diria", alerta a especialista, que sugere algumas maneiras de consumo: desmanchar o miolo com as sementinhas na salada, bater a polpa para fazer suco, comer a fruta pura ou mesmo tomar cpsulas concentradas, venda em lojas de produtos naturais. Banana Verde Ignore o que sua av falava sobre a fruta verde que pode causar m digesto. justamente antes de ficar madura que ela soma propriedades para a queima calrica. Quando est verde, a banana contm amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, ao ser ingerido apresenta as mesmas caractersticas das fibras insolveis. "Ou seja, aquelas que so digeridas, mas no so absorvidas. Porm antes de serem eliminadas, elas absorvem as gorduras reduzindo o teor de lipdeos do corpo", esclarece Daniela. Por conta desse mesmo mecanismo, esse amido resistente reduz o risco de cncer no intestino, por ser rico em prebiticos e facilita a eliminao de toxinas. Agora, voc deve estar se perguntando: como deve ser o consumo de um alimento to esdrxulo? A banana verde vendida em pasta em lojas de produtos naturais. Com ela, pode-se fazer nhoque, misturar com outra fruta mais doce, acrescentar no suco, na sopa ou em receitas de pes, bolos e panquecas. "Ela tem uma tima consistncia, no doce e no altera o sabor de outros alimentos", avisa Daniela Jobst.

Saiba fazer seu jejum noturno


So vrias as teorias de que comer noite engorda. As justificativas so bvias: nesse horrio gastamos menos energia e consequentemente as calorias ficariam acumuladas. Isso realmente acontece. Portanto, controlar o valor energtico do que ingerimos nesse perodo sempre vlido. O que pouca gente sabe que seguindo essa mesma linha de precauo podese fazer a coisa certa e eficaz, que consequncia de um processo orgnico natural do corpo:

http://plasticaebeleza.terra.com.br/dieta-saude/103/imprime139099.asp

05/07/2009

Plstica & Beleza - O Universo da Cirurgia Plstica e Esttica

Pgina 5 de 7

um jejum de 12 horas. O horrio exato para dar incio empreitada vai ser determinado pelo estilo de vida e compromissos dirios, mas deve ser rigorosamente cumprido com 12 horas de boca fechada. "A partir das 19h comea a ser liberado em nosso corpo o GH, hormnio do crescimento, que entre outras funes, ajuda a queimar calorias", explica a nutrloga e mdica ortomolecular Sylvana Braga. "Ele liberado noite, com o escuro, por isso to importante o jejum e o repouso para que possa agir nesse sentido", diz a mdica, que enfatiza outro ponto importante nesse mecanismo: a atividade fsica nesse intervalo fica proibida. O ideal que minutos antes da hora prevista para no ingerir mais nada, se consuma alimentos leves como salada, sopa, frango ou peixe grelhados. O segredo evitar carboidrato, como sanduches naturais e frutas. "No h contraindicao para se fazer isso todos os dias, mas nem todos conseguem. Quanto mais vezes, melhor. Porm, uma vez por semana j faz uma boa diferena", garante Sylvana.

Lendas urbanas
O caf acelera o metabolismo? (X ) VERDADE ( ) MENTIRA "O caf contm cafena, que estimula o sistema nervoso, acelerando o metabolismo. Com isso e corpo gasta mais energia, queimando a reserva energtica, ou seja, a gordura corporal", explica a nutricionista Andressa Edde, da Fitnoivas (RJ). Mastigar gengibre ajuda a emagrecer? (X ) VERDADE ( ) MENTIRA Ele ajuda porque proporciona sensao de saciedade. Malhar pela manh ajuda o corpo a funcionar mais rpido ao longo do dia? ( ) VERDADE (X ) MENTIRA Durante e aps o exerccio o corpo fica acelerado e gasta mais calorias, mas isso no dura o dia todo. Por outro lado, aumenta a disposio para as tarefas dirias. Pular o caf da manh deixa o organismo preguioso? (X) VERDADE ( ) MENTIRA Jejum prolongado em qualquer hora deixa o metabolismo mais lento para economizar energia. Ao pular o caf da manh, o organismo vai economizar o mximo possvel para manter suas funes. E reserva de energia significa

http://plasticaebeleza.terra.com.br/dieta-saude/103/imprime139099.asp

05/07/2009

Plstica & Beleza - O Universo da Cirurgia Plstica e Esttica

Pgina 6 de 7

acmulo de gordura. Comer a cada trs horas ajuda a perder peso? (X) VERDADE ( ) MENTIRA Ao comer com intervalos regulares de trs horas o corpo trabalha mais e acaba gastando mais calorias. Beber gua em jejum emagrece mesmo? ( ) VERDADE (X ) MENTIRA Beber gua regularmente melhora o funcionamento do intestino e, indiretamente, ajuda a emagrecer.

"A atividade fsica anabolizante, ou seja, ela constri massa muscular. Ao terminar os movimentos, o organismo em repouso entra em um processo de catabolismo, que a quebra e perda de gordura"

A sbia matemtica do exerccio


Acredite: quanto mais tempo voc demorar para comer depois de fazer exerccios, mais ficar queimando caloria. "A atividade fsica anabolizante, ou seja, ela constri massa muscular. Ao terminar os movimentos, o organismo em repouso entra em um processo de catabolismo, que a quebra e perda de gordura", explica o endocrinologista Wilmar Accursio. "Portanto, quanto maior for esse perodo de quebra de lipdeos, sem reposio de energia, maior ser a perda de peso", justifica o mdico. Mas ateno, antes de ir para a academia importante comer algo leve, porm energtico,

http://plasticaebeleza.terra.com.br/dieta-saude/103/imprime139099.asp

05/07/2009

Plstica & Beleza - O Universo da Cirurgia Plstica e Esttica

Pgina 7 de 7

que pode ser bolacha, po integral ou suco de fruta - imprescindvel que seja carboidrato. "O ideal se alimentar de 30 minutos a uma hora antes do treino", orienta Accursio. Agora, depois da malhao no indicado ficar mais do que trs horas em jejum. "Claro que vai depender do estilo de vida e rotina de cada um, mas bom no ultrapassar esse perodo", avisa. "Desde que no se sinta mal, uma hora o mnimo que se deve permanecer sem comer aps a aula". Vale lembrar que enquanto seu corpo 'queima' as calorias em repouso no vale tomar nem suco de frutas, pois tem calorias. Fica liberado apenas gua. Os exerccios que mais tm efeito com esse truque so aqueles que durante os movimentos tambm so velhos conhecidos no quesito "exterminadores de gordura", como as atividades aerbicas, como corrida, bike, natao, que so os mais intensos para este fim. Um erro muito comum entre as malhadoras de carteirinha achar que quanto maior a frequncia cardaca, mais intensa a queima calrica. Ledo engano. "Aumentar os batimentos do corao no garantia de perder mais energia. O mais importante manter o limite correto conforme a idade", alerta o endocrinologista Wilmar Accursio, que a seguir ensina como identificar esse limite de acordo com um clculo determinado por um consenso entre especialistas em medicina esportiva:

220 - (sua idade) = XX


A margem segura para manter a frequncia cardaca dentro de 60 a 80% desse nmero. Exemplo: Se voc tem 25 anos.

220-25 = 195
Sua margem correta de batimentos deve ficar entre 117 (60% de 195) e 156 (80% de 195) Segundo o mdico, ultrapassar essa margem tem apenas um objetivo: aumentar a resistncia fsica. "Para perder peso, o mais correto manter-se entre os 117 e 156. Dessa maneira se queima mais calorias do que indo para 170, por exemplo. Sem dvida alguma", avisa Accursio. Portanto, meninas, nada de querer atingir a exausto na hora de mexer o corpo.

http://plasticaebeleza.terra.com.br/dieta-saude/103/imprime139099.asp

05/07/2009

You might also like