You are on page 1of 5

Apostila de Fsica 26 Resistores

1.0 Definies
Efeito trmico ou efeito joule: Transformao de energia eltrica em energia trmica. Choque dos eltrons livres contra os tomos dos condutores. Causa elevao da temperatura do condutor. Resistores Elemento do circuito cuja nica funo efetuar a converso de energia eltrica em energia trmica. Condutores lquidos e gasosos no so simples resistores Ocorrem efeitos qumicos. Lei de Ohm Mantida a temperatura constante, o quociente da ddp aplicada pela respectiva intensidade eltrica resulta em uma constante caracterstica do resistor.

A grandeza R chamada de resistncia eltrica do resistor: No depende da ddp aplicada ao resistor nem da intensidade de corrente eltrica. Depende do condutor e de sua temperatura.

Lei de Ohm por outra perspectiva O quociente nos terminais de um resistor pela intensidade eltrica que o atravessa igual resistncia do resistor. Resistor que obedece lei de Ohm Resistor hmico. Representao do resistor em circuitos eltricos:

Em resistores diferentes sob a mesma ddp, quem tiver o maior valor de R atravessado por uma corrente eltrica menor Inversamente proporcionais. Resistncia eltrica dificulta a passagem da corrente eltrica. Resistncia eltrica muito pequena: So representados por uma linha contnua. Os fios so denominados apenas de condutores Ligar os elementos do circuito. O efeito Joule desprezado. Unidade de resistncia eltrica: Ohm () Volt por Ampre. Quiloohm (k ) 10 .

2.0 Curvas Caractersticas


2.0 Resistores hmicos
Funo linear entre a ddp e a corrente eltrica Condutor linear. A reta no grfico nasce da origem. O coeficiente angular numericamente igual resistncia eltrica.

Mudana de sinal nas coordenadas Inverso nos sinais da ddp no sentido da corrente eltrica.

2.1 Resistores No-hmicos


A curva caracterstica passa pela origem. No uma reta Condutores no-lineares. Resistncia aparente:

A curva do grfico determinada experimentalmente. A resistncia aparente em cada ponto ser numericamente igual ao coeficiente angular da secante que passa na origem e no ponto considerado.

3.0 Lei de Joule


Um resistor transforma toda a energia recebida de um circuito em energia trmica Um resistor dissipa energia eltrica que recebe do circuito. Potncia do resistor:

Energia eltrica transformada em energia trmica:

Lei de Joule A energia eltrica dissipada num resistor, num dado intervalo de tempo, diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente eltrica que o percorre. Ddp constante A potncia eltrica inversamente proporcional sua resistncia eltrica:

4.0 Resistividade
A resistncia eltrica depende do material que o constitui, de suas dimenses e de sua temperatura: diretamente proporcional ao seu comprimento. Inversamente proporcional sua rea de seo transversal. Dependente do material que o constitui.

Resistividade do material. L Comprimento. A rea.

Unidade da resistividade: Ohm vezes metro (.m). Usa-se mais ohm vezes centmetro (.cm). A resistividade do material varia com a temperatura. Variaes de temperatura de at 400C Variao de resistividade linear.

Coeficiente de temperatura. 20C a temperatura inicial mais usada.

O material ser considerado isolante se tiver resistividade de 10-6 a 10-4 .cm (20C). O material ser considerado condutor se tiver resistividade de 1012 a 1018 .cm (20C).

Metais puros: Aumentam a resistividade com o aumento de temperatura. Possuem coeficientes de temperatura positivos. Ligas metlicas Manganina e Constantan: Praticamente no variam a resistividade e a resistncia com o aumento de temperatura. Possuem coeficientes de temperatura nulos. Grafite: A resistividade diminui com o aumento de temperatura. Possuem coeficientes de temperatura negativos.

5.0 Tipos Usuais de Resistores


Resistor de fio: Pedao de fio composto por ligas metlicas. Uso dos metais Possuem um comprimento muito grande para compensar as reas pequenas das sees transversais.

Resistor de carvo: Suporte isolante coberto de uma fina camada de carvo com 2 terminais metlicos. Usado em circuitos de rdio e televiso. Uso do grafite Resistores pequenos de alta resistncia.

6.0 Cdigo das Cores


O valor da resistncia eltrica pode vir nos resistores por um cdigo de cores. As faixas devem ser lidas da extremidade para o centro: Primeira faixa Indica o primeiro algarismo do valor da resistncia eltrica. Segunda faixa Indica o segundo algarismo do valor da resistncia eltrica. Terceira faixa Indica o nmero de zeros que devem ser acrescentados direita dos dois algarismos anteriores. Quarta faixa: Opcional. Indica a impreciso ou a tolerncia do valor da resistncia. Prateada Impreciso de 10%. Dourada Impreciso de 5%. Inexistncia Tolerncia de 20% para mais ou para menos. COR Preto Marrom Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta Cinza Branco 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ALGARISMO 0

You might also like