You are on page 1of 6

A energia curativa das cores

Cores so fontes de fora viva para a sade. Podemos obter delas energias que ativam e harmonizam, se compreendermos seu potencial de cura e se as utilizarmos adequadamente. O milagre psicolgico de luz e cor envolve-nos continuamente, tendo um efeito profundo sobre a sade, bem-estar e alegria de viver. Sua influncia sobre corpo e psique mltipla. Cores so um fenmeno que desperta sensaes, uma vez que a irradiao das cores absorvida pelo corpo, mente e alma em propores iguais. Quero introduzi-los, neste captulo, no luminoso Universo das cores e dar-lhes uma viso resumida dos seus efeitos teraputicos. Quando se tem conhecimento dos efeitos, pode-se usar conscientemente a cromoterapia no dia-a-dia e obter dela benefcios que no devemos subestimar. Sabemos que Goethe j estudava a Natureza das cores e seus efeitos sobre a psique humana. (A obra de sua teoria sobre as cores surgiu no ano de 1810). Tambm a cincia moderna pesquisou a influncia das cores sobre o corpo humano e constatou: cores irradiam energias, que aplicadas de forma correta, influem decisivamente no bem-estar fsico e emocional do ser humano. Cada clula viva gera uma corrente bioeltrica tnue, uma vez que ela est sujeita a diversas mudanas dentro do seu metabolismo. Esta energia proveniente dos eletrlitos do sangue, da linfa, e tambm do Universo do Sol, da luz e das cores. Cores so foras solares sutis, que provocam no corpo um efeito teraputico. Tambm o ser humano colorido, em cada clula do seu corpo esto presentes as cores, em todas as nuances do arco-ris. A fora vibratria das cores estimula, portanto, a auto cura do nosso corpo, ativando e harmonizando suas prprias vibraes energticas.

Sensibilidade s cores
Se levarmos uma pessoa cega para dentro de um ambiente pintado com uma cor fria, como o azul, cai a temperatura de seu corpo. Se do contrrio, o levarmos para um cmodo de cor vermelha ou laranja, a temperatura do seu corpo sobe, embora em ambos os ambientes a temperatura seja a mesma. A irradiao energtica cor percebida pelo corpo humano, como mostra o exemplo acima. O Prof. Nilo Finsen provou, atravs de experimentos, que cores so foras autnomas, as quais no podem ser confundidas com foras sugestivas. Pelos seus trabalhos sobre efeitos da luz e cores, ele recebeu em 1903, o prmio Nobel de Medicina. Vermelho, laranja e amarelo so cores quentes, expansivas. As vibraes da cor vermelha tm um efeito quente, vitalizante e estimulante. As vibraes da cor laranja so indispensveis para a sade e vitalidade. As Vibraes da cor amarela tm um efeito positivo, estimulante, elas levantam o nimo e ajudam a superar o cansao e a falta de vontade para trabalhar. O verde desperta a necessidade de atividade. Olhar para o verde, como diz Goethe, "d uma sensao de satisfao verdadeira". A vibrao desta cor simboliza o equilbrio e a harmonia e importante para todo sistema nervoso.

O azul d a sensao de frescor, e realmente refresca. Estila a cura, acalma e relaxa. Calmantes so feitos de plantas azuis. Este conhecimento emprega-se na teraputica natural. O antigo costume popular de fazer compressas com um pano azul tem um significado profundo, pois o azul tem um efeito anti-sptico, refrescante. No passado os agricultores colocavam as sementes num avental azul, pois sabiam que esta cor no estimulava o crescimento do germe. A cor ndigo tem uma forte influncia sobre o sistema nervoso e sobre a mente, enquanto que as vibraes do violeta tem ao nas reas afetivas e espirituais. E interessante tambm, o fato de que doentes mentais, considerados incurveis, melhoram com o efeito das cores. Em clnicas existem "quartos azuis" para os pacientes agitados e "quartos amarelo-laranja" para os melanclicos. Atravs da energia das cores e, portanto, possvel colocar em ordem as perturbaes do organismo humano. Banhos de luz colorida transmitem harmonia, fortalecendo nossas defesas; inicia-se um processo de regenerao, que tem como resultado uma boa sade e bem-estar.

O efeito teraputico do espectro do arco-ris


As sete cores do arco-ris correspondem a sete raios e cada um vibra com uma energia bem especfica. Vermelho O vermelho a cor da vida, do sol abrasador, do fogo, do amor, da alegria, da vontade, mas tambm da raiva e da ira. A vibrao desta cor possui a maior fora de penetrao. Ela pe o sangue em movimento e por isso usa-se o vermelho nos problemas circulatrios. O vermelho a cor do corao, estimula os sentidos e aumenta a fora sexual. Age como energtico - como fogo em ns. Aplicao teraputica do vermelho O vermelho um estimulante na carncia de energia e pouco senso de realidade. Ele estimula a produo de glbulos vermelhos do sangue, estimula a atividade cardaca, a respirao e eliminao, dilata os vasos sanguneos e a circulao vascular. Luz vermelha contm os "raios do crescimento" e por isso usado como cicatrizante. (No caso de uma ferida com pus, usa-se a luz azul para desinfetar). Esta cor tambm eficaz nas inflamaes, doenas de pele, presso baixa, tosse crnica, asma, doenas na laringe, mas tambm nas inflamaes da bexiga, perturbaes gstricas, impotncia e frigidez. No deve ser usado em casos de perturbaes nervosas, presso alta, crises de febre ou inchaes. Laranja A cor laranja a cor da leveza, da hilaridade, fortalece nossa ambio sadia, transmite fora e alegria. A vibrao desta cor recomendada para depresso, insatisfaes e pessimismo. Indispensvel para a sade e vitalidade, estimula o apetite e ajuda as funes circulatrias.

Aplicao teraputica do laranja Tem ao sobre a vitalidade fsica e sexual, confere otimismo, calor humano, fortalece a corrente linftica e ajuda o corpo a fixar o clcio. tambm significativo o efeito anti-espasmdico em convulses ou tenses, causadas por stress. A cor laranja age sobre a fraqueza renal, priso de ventre, glndulas, fortalece o tecido pulmonar. O cansao ao levantar pode ser melhorado com uma rpida aplicao de raios laranja. No deve ser usado em caso de nervosismo, ansiedade ou em excesso de energia. Amarelo A cor amarela o smbolo do Sol no ocaso e considerada uma cor quente. Esta cor tem ligao com o plexo-solar - o centro do sistema nervoso e a sede do inconsciente. Aplicando a cor amarela no plexo-solar sero liberadas energias positivas - o crebro e a psique sero beneficiados. O amarelo age tambm sobre o intelecto, estimula o desejo de aprender, ajuda na assimilao mental e protege contra o cansao e desnimo. Alm disso, a vibrao desta cor espanta a melancolia. Pessoas insatisfeitas, rabugentas mudam a expresso do seu rosto na aplicao de raios amarelos. Aplicao teraputica do amarelo Estimula o sistema nervoso central, as funes digestivas, ajuda o metabolismo do fgado (este geralmente responsvel pela celulite e acne), fortalece o tnus muscular, o estmago e estimula a linfa. Fortalece o sistema glandular, transforma os males crnicos em agudos e indicado em doenas do fgado, bexiga, rins e estmago. Ademais, tem ao teraputica em alergias a alimentos, flatulncia, carncia de acar no sangue, clculos renais, espasmos e dificuldades respiratrias. No deve ser usado em pessoas nervosas e agitadas. Verde A cor mais representada na Natureza considerada fator neutro. As vibraes de cor verde simbolizam o equilbrio, a harmonia e so importantes para o sistema nervoso e o bem-estar geral, o verde fortalece nervos debilitados, acalma e d novas energias. Ajuda a conseguir calma interior, descontrao e tem uma atuao recuperadora. E conhecido que a clorofila mantm a pele jovem e bonita assim como a vitalidade do corpo humano at idade avanada, pois evita a formao de radicais livres. A clorofila considerada uma substncia de forte ao rejuvenescedora. Aplicao teraputica do verde O verde tem sido eficaz cm problemas de nervos, gota, catarro brnquico e coqueluche. bom para a formao ssea, fortalece e regenera a pele e eficaz contra seborreia e acne. O verde ameniza dores cardacas, presso alta, cansao e fadiga. Tambm usado em casos de tumores, abcessos, cistos e doenas dos olhos. Perturbaes do sono tambm so beneficiados com a cor verde. No h contra-indicaes no uso da cor verde.

Azul O azul a cor da tranquilidade e do infinito. As vibraes desta cor tm um efeito calmante, harmonizador - o azul considerado uma cor fria. Diminui a frequncia da pulsao, auxilia vasos capilares sobrecarregados a se normalizarem, tem ao anti-infecciosa, ameniza dores e tem efeito refrescante. Emite uma radiao qumica chamada de "raios inibidores". Transmite calma, silncio e interiorizao, aumenta a fora vital, suaviza a inquietao e medos e ajuda a adquirir a paz interior, o "soltar" (meditao). Aplicao teraputica do azul Todas as doenas "febris" exigem luz azul. Atua em processos purulentos, em dores, em hemorragias e insnia (colocar um abajur com luz azul no criado-mudo). Age sobre os testculos e ovrios e indicado nos casos de impotncia e frigidez. a cor do climatrio. Com a luz azul tambm se trata hipertireoidismo, dor de garganta, febre, hipertenso, inflamaes, queimaduras, infeces dermatolgicas, eczemas, lceras, gastrite, clicas, dores nas costas, hemorridas, otites, gengivites. Influencia favoravelmente as supra-renais e tem efeito constritivo. No recomendado em distenses musculares, paralisia, m circulao. A aplicao da luz azul no deve durar mais do que trinta minutos, pois pode provocar cansao. ndigo Como a penltima vibrao do espectro visvel, considerada a cor da intuio e favorece tambm a meditao. As vibraes desta cor auxiliam a expandir a conscincia. Aplicao teraputica do ndigo Doenas dos olhos, ouvidos e nariz so beneficiadas com as vibraes desta cor. Tambm tem influncia positiva em diarreias e problemas intestinais, todos os tipos de dores e fadiga mental. No recomendado em casos de esquizofrenia, medo de contatos corporais ou fortes inibies. Violeta conhecida como a cor espiritual, age sobre o inconsciente, d fora espiritual, conhecimento, fortalece a meditao e considerada a cor da inspirao. Tem as vibraes mais elevadas e sutis do espectro de cores. Aplicao teraputica do violeta Depresso, enxaquecas, queda de cabelo e caspa. Tem efeito benfico sobre o pncreas e estimula as glndulas linfticas. Esta cor tem ao calmante sobre o corao, amenizando sensaes de medo e estados de irritao.

No recomendado para pessoas pouco desenvolvidas, imaturas ou violentas. Isto vale para o nvel fsico, assim como para o nvel espiritual. Este pequeno vislumbre no mundo das cores deixa claro que elas so uma fora viva para o corpo, mente e alma. Toda doena causada por bloqueios corporais das energias. Vibraes de cores podem ajudar a reequilibrar desarmonias e manter o fluxo natural das energias. Um tratamento especfico com luz e cor estimula a circulao, alivia as funes orgnicas e d sustentao ao nosso sistema imunolgico, ativa o metabolismo e o trnsito de oxignio no sangue, estimulando todos os processos qumicos no corpo - a atividade glandular, a produo de vitaminas, enzimas e elementos menores. As energias das cores tambm expandem a conscincia e agem no nvel emocional de forma a acalmar ou estimular.

Cromoterapia
A cor pode ser assimilada pelo corpo, mente e alma de vrias maneiras. Pode-se irradiar cores com o seguinte: roupas, panos, escolhendo as devidas cores tambm nos alimentos para suprir a carncia das mesmas. E possvel tambm imaginar as cores durante a meditao, respirao, obtendo com isso benefcios efetivos, j que um processo de cura inicia sempre internamente, numa modificao das clulas do corpo. Irradiao de cores atravs de banhos de luz So fceis de realizar se possuirmos uma luminria com foco mvel e as lmpadas da cor correspondente. importante verificar se o calor da lmpada agradvel. Faz-se necessrio ter tempo e tranquilidade, para que o corpo possa absorver os raios de maneira mais eficaz. Basicamente, deve-se fazer os banhos de luz com a frequncia e durao de tempo, de acordo com a sensao do nosso corpo. Ele nos transmite o que melhor para ele e devemos confiar na sua linguagem. Assimilao de cores atravs da alimentao As cores desempenham um papel muito importante na alimentao. Quanto mais substncias coloridas so introduzidas no organismo, tanto mais ele provido de vitaminas, elementos menores e enzimas. Cores vermelhas so encontradas em: Mas, cerejas, morangos, ameixas vermelhas, amoras silvestres, rabanetes, tomates, pimentes vermelhos, repolho roxo, beterrabas. Cores laranjas so encontradas em: Laranjas, tangerinas, mangas, meles, abboras, cenouras. Cores amarelas so encontradas em: Bananas, uvas, figos, pssegos, abacaxis, ameixas, limes, pimentes amarelos, ovos, mostarda, leo de linhaa. Cores verdes so encontradas em: Verduras, vagem, alface, brcolos, azeitonas, ervilhas, espinafre, abacate, pimento verde.

Cores azuis so encontradas em: Ameixas azuis, uvas roxas. O efeito curativo destas cores pode ser intensificado se colocarmos os alimentos vinte minutos antes de ingeri-los, sob uma lmpada da cor correspondente ao alimento. Tambm podemos beber "coloraes" curativas, colocando um copo de gua mineral cerca de vinte minutos sob uma lmpada da cor da qual estamos necessitando. Tomar banho com a gua, da cor correspondente que estamos precisando, pode ter um efeito calmante ou estimulante, dependendo da cor usada. Os leos usados na aromaterapia podem ser adicionados gua da banheira. As vibraes dos leos dependem das flores, das quais foram extrados. Alm disso, os leos aromticos tm um efeito anti-sptico, bactericida e auxiliam as funes orgnicas. culos coloridos Est cientificamente comprovado haver uma ligao entre o sistema neurovegetativo e os olhos, e como o sistema neuro-vegetativo tem ligao com todos os rgos, compreensvel que o efeito das vibraes das cores d-se atravs dos olhos. Baseado neste princpio, foram inventados os culos coloridos, que representam uma possibilidade excelente para a cromoterapia. Olhar durante quinze minutos atravs dos culos coloridos suficiente para conseguir um efeito de cura (por exemplo: usar o laranja em estados depressivos, azul para dor de cabea, verde para estimular o metabolismo, violeta para meditao). Os culos coloridos so um meio moderno e simples do uso da cromoterapia e por isso muito recomendado. Terapia dos sons "coloridos" A terapia de sons "coloridos" produz uma modificao das vibraes externas atravs do estmulo de estruturas sonoras do crebro, o que provoca uma mudana de estado da conscincia. Isso resulta no equilbrio das funes cerebrais, que o ouvinte sente como muito prazeroso. O efeito a reduo de presses psquicas como, medo, stress etc., resultando em uma melhora ou at na eliminao de sintomas psicossomticos. Tanto cores, como sons, so fenmenos vibratrios. Cada som irradia uma determinada cor (cores sonoras) e assume uma determinada forma. Esta forma produz um som e este som o som fundamental. (vermelho = d, laranja = r, amarelo = mi, verde = f, azul = sol, ndigo = l, violeta = si). Cada nota corresponde a uma cor. A msica das cores ainda relativamente desconhecida. Ela d uma possibilidade de transmitir tranquilidade ao nosso corpo e vai mais alm, transforma e eleva as qualidades do corpo, mente e alma. "A msica uma arte repleta de fora, que consegue penetrar nas profundezas da alma e nos fazer mergulhar no amor virtude". Plato. Existem pois, diversas possibilidades de tornar nossa vida mais colorida, podendo usar como auxlio, a energia curativa das cores, conhecida h milhares de anos.

You might also like