You are on page 1of 175

Gislane Campos Azevedo

DE SEBASTIANAS E GEOVANNIS
o universo do menor nos processos dos juzes de rfos da cidade de So Paulo (1871-1917)

Mestrado: Histria
PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO

So Paulo 1995

Gislane Campos Azevedo

DE SEBASTIANAS E GEOVANNIS
o universo do menor nos processos dos juzes de rfos da cidade de So Paulo (1871-1917)
Dissertao apresentada banca examinadora da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, como exigncia parcial para obteno do ttulo de MESTRE em Histria, sob a orientao da Professora Doutora Heloisa de Faria Cruz.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE SO PAULO

So Paulo 1995

Banca Examinadora
Heloisa de Faria Cruz Da Fenelon Maria Inez Machado Borges Pinto

RESUMO
Este trabalho busca refletir sobre os significados sociais da ao dos Juzes de rfos, Ausentes e Anexos da Capital em relao ao universo infantil no perodo de 1871, ano de promulgao da Lei do Ventre Livre, a 1917, quando entra em vigor o primeiro Cdigo Civil republicano. Criado no perodo colonial, a partir do sculo XIX, o Juizado de rfos passou por um claro processo de mudana. Se em um primeiro momento tinha como funo principal mediar questes envolvendo riqueza - partilhas, heranas e tutelas de crianas de posses - a partir de ento, envolve-se crescentemente com questes relativas pobreza e s relaes de trabalho. No primeiro captulo, atravs da anlise dos processos de contrato de soldada e de tutela, busco discutir as articulaes das aes dos juzes e a reinveno do trabalho compulsrio infantil. No segundo captulo, no ambiente de uma cidade que cresce e se pauperiza, identifico e discuto os caminhos construdos pelo poder judicirio, que evoluem da tutela e do contrato de soldada internao nos institutos disciplinares para lidar com o problema da infncia desvalida e infratorano incio do sculo XX. Finalmente, no terceiro captulo, busco inventariar e discutir as principais preocupaes dos juzes de rfos para a normatizao das condutas das famlias pobres o significado social de suas intervenes nessa esfera da vida privada.

Para Reinaldo

Agradecimentos
A concretizao deste trabalho est imbuda de conhecimentos, valores e sentimentos de toda uma vida. Como tal, os agradecimentos so dirigidos a vrias pessoas. Ao meu pai e me, pela cultivao dos valores de justia, amizade e companheirismo, que mostram que uma boa referncia familiar (traduzida ou no pelos laos de parentesco sangneo) para toda vida. Ao seo Ovdio principalmente, agradeo pelas histrias que contou sobre sua dura vida de garoto rfo, e de jovem escravo branco das fazendas paulistanas. A ele devo as primeiras lembranas sobre a infncia abandonada do Pas. s irms de Acesita devo, ainda na adolescncia, meu dbut com as preocupaes polticas do Pas. Apesar de no ter mais contato, no poderia deixar de agradecer por essa importante formao que proporcionaram. Em especial, ao Coxinha, Carlo, Kenji, Gerson e Emlia, por terem sido minha famlia quando cheguei a esta cidade. Com o passar dos anos, cada vez mais as relaes se solidificaram. Se com o Kenji o convvio se transformou em relao afetiva de oito anos (sendo desfeita posteriormente, mas preservando a amizade), no Carlo sempre encontro o amigo prtico para a resoluo dos problemas do cotidiano e com a Emlia, sempre tive o colo e o ombro para as horas difceis da vida. Ao mesmo tempo, tivemos muitos jogos no Pacaembu, festas e viagens. Mercia, tambm, uma companheira de longa data. Tivemos dias e noites de

conversas, panfletagens, bandeiradas e sonhos de um Brasil mais justo. A todos vocs, meu eterno carinho. George, Gabriel, Renato, Silvinha, Daniela, Mariana, Tiago, Marta, Vanessa, Rebeca, Gabriela e Lucas (entre outros) agradeo por me confirmarem que toda infncia e adolescncia bela. Basta que as outras crianas tenham as mesmas oportunidades que eles na vida. George (agora moo) ainda me propicia conviver com o bom humor da juventude. Aos colegas e professores dos cursos da graduao que se tornaram importante referncia em minha vida, inclusive pelas crticas acadmicas que muito me ajudaram. Principalmente aos amigos Alice, Ceclia, Cssia, Renata, Lila e Cndido. Com os dois ltimos, ainda tive a experincia de dividir a mesma casa. O Cndido sempre esteve presente dando dicas e, mais importante ainda, dando nimo nos momentos de desespero - da dissertao e da vida. A Ebe (Sra. Granjeiro), amiga de longa data, agradeo as conversas, a pacincia crtica e a normatizao das notas de rodap e da bibliografia, entre outras ajudas. O pessoal da Zona Leste tambm propiciou durante bom perodo momentos de alegria, descontrao e descobertas. Particularmente, gostaria de agradecer a Denise por termos compartilhado bons momentos da vida. Alm disso, sua participao efetiva nesta pesquisa traduziu-se na ajuda da explicitao da problemtica, assim como na datilografia e reviso do projeto que foi apresentado ao Programa de Ps Graduao em Histria da PUC/SP.

Aos colegas e amigos que nasceram da experincia no DPH, onde, pela primeira vez, participamos de um governo democrtico. Particularmente, a madrinha Laura (que sempre aparece com novas fontes e informaes), a Leila, Cssia, Mirna, Snia, Conceio, Silvia Lara, Clementina, Jaime. Como desdobramento dessas relaes, outras foram conquistadas, o caso da simptica Ivone, do Carlos que se encontra no Acre, da Olga. Outros amigos tambm propiciaram novos valores e aprendizagens: Carlos Eduardo, Flvio, Rose, Alexandre, Ideraldo (que primo postio), Okabe Sam (e sua pacincia oriental), Mauro, Tereco, Ricardo, Max, Bia, Pena, Ulisses, Maria Alice, Valdir, Regina, Maurcio, Cinira. Tambm dos agregados vieram timas relaes: Wanderley, Marilena, Regina Clia, Andr, Iole, Maristela, Paulo, Letcia, Cristina, Maurcio, Bel, Avelino, Priscila, Incio, Gergia, Rose, Maurcio, Antonio Carlos, Edlson. A todo pessoal da Tempo & Memria e da Memria e Identidade pelas relaes afetivas e trabalhos proporcionados na to restrita rea de atuao histrica. Ao Jlio, que nas horas de pane do computador foi, muitas vezes, minha salvao. Aos funcionrios de todas bibliotecas e arquivos pesquisados, principalmente aos do Arquivo do Estado, que alm de me atenderem sempre com muita dedicao, encontram-se em situao de calamidade devido ao descaso com que o governo trata a educao e a cultura deste Pas.

Ao apoio institucional oferecido pela PUC/SP e pelo CNPq, atravs da bolsa de estudo, sem o qual seria impossvel viabilizar a pesquisa. A Betinha, da secretaria do curso, sempre to gentil. Aos professores do Programa de Estudos PsGraduados em Histria da PUC/SP, pelos cursos oferecidos e pelo incentivo. Fundamentais foram as crticas feitas pelas professoras Leda e Da no exame de qualificao. Muitas das questes abordadas nessa dissertao, s foram possveis aps as orientaes de ambas. A Helosa difcil agradecer. Mais do que orientadora, h muito se tornou uma das melhores amigas. De um convvio que vem desde a graduao, cada vez mais admiro e respeito suas posies e interferncias. Se como amiga dcil e sempre companheira, como orientadora, exigente, rigorosa e acompanha, de forma extremamente dedicada, os mnimos detalhes da pesquisa e da redao. A ela agradecimento especial. A participao do Reinaldo no teve limites. Alm de compartilhar os momentos com carinho, pacincia e companheirismo, foi um atento leitor dos textos, auxiliar nas cpias dos documentos manuscritos e responsvel por toda reviso da dissertao. Sua presena em minha vida era o que faltava para que este trabalho fosse concludo.

SUMRIO

Apresentao ou trs vidas e uma histria............................................10

I - Os juzes de rfos e a reinveno do trabalho compulsrio...........34

II -Da tutela e do contrato de soldada aos institutos disciplinares........61

III -Os juzes e a normatizao da famlia..........................................103

IV- Consideraes finais.....................................................................152

Acervos, fontes e bibliografia.............................................................165

APRESENTAO OU TRS VIDAS E UMA HISTRIA

Vamos, no chores... A infncia est perdida. A mocidade est perdida Mas a vida no se perdeu Carlos Drummond de Andrade

APRESENTAO OU TRS VIDAS E UMA HISTRIA


Diz Maria Felcia das Dores que h cerca de oito anos, foi recolhido ao Instituto Disciplinar a pedido do prprio pai, o menor Severino Machado, do qual madrasta a suplicante. Acontece porm que falecido h seis anos o pai do menor, que est atualmente com dezoito anos de idade, possuindo boa educao e juizo bastante para se manter na sociedade. Como o referido menor deseja sair daquele estabelecimento disciplinar para se alistar em um dos batalhes da fora policial deste estado e no tendo o mesmo parente algum vem por isso a suplicante requerer a V. Ex. digne-se oficiar ao Sr. Secretrio da Justia e da Segurana Pblica, no sentido de ser permitida a sada definitiva do menor do estabelecimento em questo, obrigando-se a suplicante a faze-lo se alistar em um dos batalhes da fora policial para o que tem ele os necessrios requisitos. 1 Oitenta e cinco anos decorridos da feitura dessa carta, poderamos dizer que ela continua atual. Na verdade, este rapaz poderia ser qualquer um dos muitos Severinos de me chamada Maria que vivem hoje na cidade de So Paulo. Este processo, localizado durante uma das diversas visitas feitas por mim ao Arquivo do Estado, no se diferencia muito dos outros com os quais tambm trabalho. O dia em que o encontrei, era uma sexta-feira quente, abafada. Deixei o carro estacionado na porta do arquivo imaginando que, ao ir embora, poderia no encontr-lo mais (sempre que saio de carro em So Paulo sinto-me previamente preparada a, talvez, ser obrigada a retornar para casa sem ele). Na rua Dona

Documento 33, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508.

Antnia de Queirs, onde o estacionara, todos que passam por l redobram ainda mais seus cuidados. Pedestres seguram pastas e bolsas com maior firmeza. Motoristas retiram toca-fitas e colocam trava na direo. O motivo que, alm de ser uma regio de alto ndice de furtos e roubos, existe na rua uma Casa Aberta do Governo do Estado que atende crianas de rua. Naquela sexta feira, ia embora pensando ainda sobre os processos que havia acabado de examinar, quando vi umas dez crianas na porta. O calor da rua e a proximidade com os menores carentes que ali cheiravam cola, provocou- me uma situao de desconforto. Um casal de adolescentes se aproximou: Tia, me d um trocado? Procurei dinheiro na bolsa, mas no encontrei moeda alguma. Enquanto aguardava, o rapaz perguntou de repente: O que voc est fazendo aqui? Fiquei assustada com a curiosidade e respondi que era uma pesquisa sobre crianas pobres de cem anos atrs. O desconforto aumentou, pois ele perguntou de novo: Que que c acha de criana de rua? Aquilo soou como um murro na boca do estmago. O que acho de criana pobre e de rua? H anos trabalho com crianas carentes e a todos conhecidos emito minha opinio. Porm, na hora em que dois jovens de rua - com os quais no tinha

nenhum contato e que at h poucos minutos via como possveis ameaas ao meu mundo pequeno burgus - me perguntam a respeito do assunto, perdi a fala. O que responder? No meio acadmico ou nas conversas com amigos em bar tomando cerveja fcil. Mas o que dizer a eles? Afinal, o mundo deles meu objeto de estudo. Permaneci alguns segundos pensando e o mximo que consegui articular foi: triste. A comeou o papo. Os dois disseram que a situao realmente era triste e contaram suas histrias. Ele se chamava Marcelo, tinha 19 anos, e, pelo que deu para entender, com passagens pelo mesmo Instituto Disciplinar do Severino - hoje chamado de Febem. A garota, Daniela, tinha 17 anos e um filhinho de um ano e meio que ficava com a av. Os dois namoravam h dez meses. Com onze anos trs moleques me estrupraram. Minha me no acreditou que foi estrupro e meu padrasto disse para ela que era melhor me internar. Essa foi a primeira vez que fui pra Febem. Sabe tia, eu no era nem moa ainda. Lembro que fiquei menstruada l dentro. S que l dentro aprendi a roubar e fazer tudo de ruim. Sabe que essa Casa Aberta- apontando para casa da frente - na verdade fechada? Quando fico menstruada aqui na rua, s me deixam tomar banho no primeiro dia. Depois tenho que ficar suja, contou. Daniela e Marcelo procuravam emprego. Ele, dentro de seu sonho, disse que havia trabalhado quatro anos no Banespa, pelo Baneser. Provavelmente ouviu as conversas dos funcionrios do arquivo que, naquele momento, no falavam de outra coisa, afinal, por tambm serem do Baneser, estavam ameaados de demisso. Indcio de que o emprego de Marcelo talvez no passasse de

imaginao veio logo em seguida, quando comentou que na segunda-feira, ele e Daniela tirariam os documentos trabalhistas. A vida de rua no boa, por isso quero trabalhar. Sabe como , n tia, se no trabalha, eles no respeitam, observou o rapaz. A histria parece se repetir. Tirando-se os quase cem anos que separam Severino de Daniela e Marcelo, vemos que os trs tm passados semelhantes. Todos foram internados na mesma instituio, dois deles - Severino e Daniela - pelas mos das prprias famlias. Os sonhos dos trs tambm eram parecidos: encontrar na sociedade que os excluiu do direito de viver, que os empurrou para a violncia, o perdo atravs do trabalho. Severino acreditava que sua vida mudaria para melhor ao entrar para um batalho da polcia. Daniela e Marcelo imaginam que a carteira de trabalho ser o passaporte para serem considerados cidados. Para alguns, este incio de texto pode no ser a melhor maneira de se comear um trabalho acadmico. No entanto, para mim e para muitos que pensam como eu, a vida acadmica uma atividade que s tem sentido se estiver ligada quilo que a gente vive. E o que o mundo infantil pobre brasileiro seno uma mistura de sentimentos - que inclui raiva, medo, dor, violncia? A questo, no entanto, no se resume a sentimentos. Se posso envelhecer com medo de perder meu carro ou de ser assaltada, eles, provavelmente, no vo passar dos 20 anos. Como reagir frente a tudo isso? Desde o perodo do Severino que se tenta fazer algo para acabar com a situao das crianas pobres brasileiras. No

entanto, at hoje, no se mexeu de fato em seu ponto central: o fim da misria no Brasil. Este estudo mais uma das milhares de tentativas de se pensar a situao das crianas - principalmente as pobres. Meu envolvimento com o tema (apesar de meus medos) imenso e explcito. O primeiro contato que tive em So Paulo com crianas carentes foi em 1986, quando trabalhei em creches da periferia. Por ter visto no corpo de muitas delas as marcas da violncia praticada pelas famlias (algumas vezes, praticadas at por alguns dos funcionrios da creche), delineou-se, cada vez mais, minha opo pelo mundo infantil. J na graduao, na cadeira de Pesquisa Histrica da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, busquei articular as preocupaes sobre a experincia de ser pobre, principalmente ser criana pobre na sociedade brasileira, e desenvolvi o trabalho Os Menores Delinqentes na Cidade de So Paulo - 1895-1908.
2

No referido projeto, a preocupao central era discutir a forma como o poder institucionaliza as noes de delinqncia e infrao em relao aos menores. A pesquisa teve como objeto privilegiado os Relatrios dos Chefes de Polcia da Capital de So Paulo encaminhados ao Secretrio de Justia do Estado. Ao trmino do trabalho, aumentaram minhas convices de que o drama das crianas pobres do Brasil no s caso de polcia, como tenta provar parte da sociedade, e

Essa pesquisa resultou em texto com o mesmo nome e foi desenvolvida em parceria com Cssia Regina Gonalves dos Santos sob orientao da Prof. Dra. Heloisa de Faria Cruz. PUC/SP, 1991, mimeo.

sim, de poltica. Enquanto existir misria, fome, desemprego, analfabetismo, no poderemos falar em cidadania e, portanto, o sistema Judicirio ser apenas mais um aparato do Estado capitalista com a funo de reprimir e condenar e no de reeducar. Tal situao traz em seu mbito at mesmo uma questo semntica que muitas vezes imperceptvel aos mais desatentos. Hoje no Brasil entende-se por menor a criana pobre e de rua, independente de sua idade. Em geral, usa-se o termo para associ-la ao abandono, ao fato de no ter moradia fixa e, principalmente, delinqncia. Por outro lado, se ela possui uma estrutura familiar ou social que lhe d amparo, conhecida, ainda na infncia, como criana ou baixinho, depois por adolescente e, mais tarde, por jovem ou teen. Em 1992, dois acontecimentos foram elucidativos para exemplificar tais usos semnticos. Naquele ano, jovens nutridos e bem vestidos foram s ruas pedir o impeachment do ento presidente Collor. Incentivados pela mdia, os carapintadas - outro termo criado para se referir a eles - viraram smbolo da democracia e exemplo para a sociedade politizada. No preciso vasculhar os arquivos para saber que no encontraremos manchetes como Menores derrubam Collor ou Passeata de menores pra o Centro de So Paulo. Do mesmo jeito, naquele ano, outra parcela da infncia e da juventude brasileira tambm foi s ruas fazer sua contestao. Apesar da aparente desorganizao, as crianas marginalizadas se uniram em grupos, resistiram e desenvolveram formas

explcitas de rebeldia. A opinio pblica brasileira viu assustada os arrastes nas principais cidades do Pas e a rebelio no prdio da Febem, em So Paulo, que culminou em incndio provocado pelos detentos. A mdia pregou a exploso da criminalidade infantil nos grandes centros.3 Desta vez, como o assunto era crianas pobres, as m anchetes falavam em menores. Febem explode antes de ser implodida - Rebelio de menores dura 12 horas 4 ou, Dois menores so assassinados por dia em So Paulo.5 Tal convulso social j era mais do que esperada. H anos fala-se da grave situao dos 42 milhes de pobres e miserveis do Brasil6, o que faz com que grande parte das crianas e dos adolescentes do Pas tenha nas ruas das grandes cidades seu nico espao de sobrevivncia. Grupos de extermnios, truculncia policial7, descaso pblico e violncia familiar fazem Herodes parecer natural. Muitos no se indignam ao ver um policial militar colocar o cano de um revlver
3

importante observar que aquilo que os meios de comunicao muitas vezes colocam como criminalidade infantil nada mais do que crianas que tm nas ruas seu espao de sobrevivncia. Alm de disso, h muito que pobreza virou sinnimo de criminalidade. Uma leitura de jornais e revistas da poca desses acontecimentos permite encontrar sries de reportagens sobre o perigo que os menores de rua representavam. 4 O Estado de S. Paulo , 08 de abril de 1992. 5 Folha de S. Paulo , 05 de maio de 1992, p. 3-4. Na referida matria, apontada uma pesquisa realizada em 1991 pela Prefeitura Municipal de So Paulo mostrando que 76% dos menores assassinados com idade de 0 a 18 anos estudavam ou trabalhavam. 6 Segundo dados governamentais, o Brasil conta com 41.970.326 de pobres (26,8% da populao de 156,3 milhes), dos quais, 16.577.166 so indigentes. De acordo com a definio do Governo: Pobres so os que no tm renda suficiente para atender as demandas por alimentao, moradia, vesturio, etc. e indigentes os que nem conseguem satisfazer suas necessidades alimentares. Artigo do Jornalista Clvis Rossi na Folha de S. Paulo , 08 de maro de 1995, p. A-10.

na boca de uma criana de rua; outros festejam a chacina da Candelria. Na verdade, vivemos como que anestesiados em relao situao das crianas. Acomodamo-nos a ela ao ponto de achar que garotos cheirando cola pelas ruas do Centro, vendendo chicletes nas esquinas ou limpando vidros de automveis nos faris sejam figuras integrantes da paisagem urbana.8 Se hoje o termo menor designa a criana marginalizada, sua conotao at a virada do sculo era outra. Entendia-se por menor toda pessoa com menos de 21 anos, independente de classe social e que no era considerada responsvel perante a lei. Pode-se propor que, naquele momento, mu itas das questes que ainda hoje envolvem a infncia comearam a ser socialmente construdas. O trabalho infantil, fora do ambiente familiar um exemplo. Em funo da necessidade de complementao da renda familiar, muitas crianas pobres passaram a fazer parte do mercado de trabalho na cidade. Sem uma legislao que os amparasse, comearam a trabalhar em pequenas oficinas, residncias ou na nascente indstria paulistana, em jornadas iguais a dos adultos, porm, com um salrio muito menor. Por outro lado, de acordo com relatrios policiais do perodo e segundo os prprios processos dos juzes de rfos, aquelas que no trabalhavam ficavam

Em Rota 66- a histria da polcia que mata, o jornalista Caco BARCELOS, mostra a participao efetiva da polcia de So Paulo no assassinato de menores. 8 De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica), 3,5 milhes de meninos e meninas com menos de 14 anos trabalham nos diferentes setores da economia brasileira. J AZEVEDO & Iolanda HUZAK. Crianas de fibra, p. 5. Tambm, o relatrio governamental citado anteriormente diz que 4 milhes de crianas esto fora da escola. Folha de S. Paulo , 08 de maro de 1995, p.A-10.

trancadas sozinhas em casa ou perambulavam pelas ruas, sendo visadas pelo controle pblico. Por este motivo, muitas delas acabavam levadas s delegacias. Assim como as crianas que hoje cheiram cola nas praas tornam -se alvo constante da limpeza do Centro da cidade e so retiradas de circulao fora pelo poder pblico, as de cem anos atrs tambm o eram. Ou seja, um s culo depois, apesar das especificidades de cada poca, os dramas provocados pelo descaso em relao s crianas pobres se assemelham e parecem uma constante na histria da cidade de So Paulo. Para estudar a complexidade das relaes de dominao/resistncia/subordinao da sociedade paulistana da virada do sculo, foi fundamental o dilogo com o trabalho de Michel Foucault, principalmente Vigiar e Punir e Histria da Sexualidade.9 Neste ltimo, o autor mostra o papel que o aparelho estatal representa dentro de tal correlao de foras e como o discurso pode ser, ao mesmo tempo, instrumento e efeito do poder. Para Foucault, atravs da anlise do fato discursivo, o historiador consegue saber sob que forma, por meio de que canais e fluindo atravs de que discursos o poder consegue chegar s mais tnues e individuais das condutas. Assim, procuro ver as classes trabalhadoras paulistanas da virada do sculo em um embate com outras foras e no como simples receptoras de poder.

Vigiar e Punir: histria da violncia nas prises e Histria da sexualidade: a vontade de saber .

No meu objetivo nesse trabalho estudar a questo colonial, a escravido, a Repblica ou os imigrantes. Estes aparecem como temas correlatos na medida que permeiam a constituio do saber/poder jurdico brasileiro. Tenho como principal objetivo refletir sobre os significados sociais da ao dos Juzes de rfos Ausentes e Anexos da Capital em relao ao universo infantil. Os primeiros processos dos juzes de rfos que constam no Arquivo do Estado so de 1729 e os ltimos, de 1924. Durante esses 195 anos, o rgo passou por vrias fases. A identificao dos traos gerais que caracterizaram as relaes histricas entre judicirio, poder e sociedade em So Paulo ajudam a compreender a natureza do Juizado de rfos. No cenrio da Colnia, a pequena vila de So Paulo de Piratininga, fundada em 1554, adquiriu maior importncia a partir do sculo XVII, ao se tornar parada obrigatria dos Bandeirantes vindos de So Vicente com destino ao interior em busca de ouro, pedras preciosas e ndios para serem escravizados. Como indica Elizabeth Anne Kuznesof as bandeiras eram compostas principalmente por grupos de parentescos, inclusive mulheres e crianas, variando de 80 at vrias centenas de membros.10 Naquele momento, a famlia era a principal base social no s de So Paulo como do Pas em geral. O cl familiar definia-se de acordo com suas funes econmicas e sociais internas, estando pouco relacionado com a

10

Elizabeth Anne KUZNESOF. A famlia na sociedade brasileira: parentesco, clientelismo e estrutura social (So Paulo, 1700-1980). In: Famlia e Grupos de Convvio. p. 39.

poltica formal ou com uma regio geogrfica em particular.11 As prprias famlias detentoras de poder que comandavam a vida da populao. Tal organizao trouxe vrios problemas para o governo portugus que, aos poucos, comeou a intervir nessa estrutura para conseguir valer suas imposies. A mesma autora coloca que as disputas entre esses grupos familiares eram uma constante no feudo de So Paulo: ...Parece mais provvel que os lderes de cls fossem nomeados como lderes de milcias desde o sculo XVII, mas o conflito entre os cls familiares e a instabilidade que continuou at o sculo XVIII perturbavam os esforos da Coroa para incorporar os interesses de parentescos queles da poltica global.12 Para regular as relaes sociais, o poder jurdico passou a desempenhar um papel fundamental. Aos poucos, o governo foi introduzindo juzes nas cidades para subjugarem a autoridade privada dos lderes regionais. Alm das questes de mbito da Coroa, o prprio cotidiano da cidade requeria pessoas para resolverem problemas de heranas, partilhas, disputas etc. Assim, no incio do sculo XVIII foi criada na cidade de So Paulo a Provedoria Geral. D e acordo com a literatura jurdica, os provedores das comarcas tinham jurisdio e competncia para conhecer as questes que se referissem s capelas, aos rfos, s confrarias, s obras pias e aos testamentos. Acumulava o provedor

11 12

Id. ib., p.40. Id. ib., p. 42.

as funes de juiz e de administrador. Cabia a ele examinar se tudo vinha sendo feito conforme as respectivas leis e corrigir aquilo que estava errado. 13 Os primeiros juzes que cuidaram das questes dos rfos foram os Ordinrios, tambm conhecidos como Juzes da Terra. Eram ele itos por um ano pela populao e pelas cmaras dos respectivos locais onde residiam. Normalmente era a pessoa tida como de respeito da vila. Podia ser leigo e aplicava a justia conforme os costumes do lugar. Praticamente todas as aes de seus primeiros anos de existncia referiam-se a temas relacionados transmisso de riquezas. Em geral, eram processos que tratavam de heranas e testamentos. Apareciam ainda alguns casos de tutela e de emancipao de filhos de pessoas ricas, justificao de dvidas e autos de contas de testamenteiros. 14 At a implantao do Imprio, o teor desses processos muito parecido com o citado a seguir: Traslado de Carga e Descarga Relativa a Herana Aos dezoito dias do mez de maro de 1800 annos nesta cidade de So Paulo, em casa de morada do capito Joo da Costa Silva Tesoureiro Geral deste Juzo de Ausentes desta capital e comarca, onde foi vindo o desembargador Joaquim Jos de Almeida Ouvidor Geral Corregedor Provedor das Fazendas dos Defuntos e Ausentes desta cidade e comarca, comigo escrivo abaixo declarado sendo ahi mandado abrir o cofre das trs chaves deste Juiz, e nele recolheu-se a
13 14

De PLCIDO & SILVA, Vocabulrio Jurdico , p. 1258. Em relao ao sculo XVIII, existem 25 processos nos Juzes de Defuntos e Ausentes (como o rgo era conhecido), distribudos da seguinte forma: 1729 (um processo), 1733 (um), 1749 (um), 1750 (um), 1756, (dois) 1759 (um), 1762 (um), 1763 (um), 1764 (um), 1766 (um), 1767 (dois), 1768 (um),1772 (um), 1776 (um), 1779 (um), 1786 (um), 1789 (um), 1794 (um), 1795 (dois) 1797 (um), e 1798 (dois).

quantia de trs contos cento e oitenta e quatro mil duzentos e setenta e cinco reis pertencentes herana do fallecido Doutor Caetano Luiz de Barros Monteiro cuja quantia de sigillo lhe foi achada em moeda de ouro, barras do dicto e em patacas espanholas... 15 Segundo indicaes, tal arranjo jurdico, de direito costumeiro, no conseguiu se impor administrativamente uma vez que, em geral, os prprios chefes de cls eram eleitos para o cargo de Juiz Ordinrio. Quando a Coroa sentia necessidade de maior interveno nas vilas, nomeava o chamado Juiz de Fora para interferir na situao. Este, ao contrrio do Ordinrio, no era eleito pelo povo e sim, escolhido pelo poder central. Era deslocado para outra localidade que no fosse sua base poltica para fazer intervenes. Em geral, tinha formao em Direito. A criao do Juiz Privativo de rfos em 02 de maio 1731 parece obedecer a esta lgica de controle do poder local. Para esse cargo eram exigidos bacharelado em Direito e pelo menos um ano em prtica de advogar. Nomeados pelo poder central, suas atribuies eram praticamente as mesmas de seus antecessores, os Ordinrios: cuidavam de inventrios, partilhas, tutelas, curatelas, emancipaes, contas de tutores, venda de bens de menores.16 Nesse sentido, parece que o Juiz de rfos nasce no s inserido na necessidade global da Colnia de legisladores de seus problemas, como tambm surge para resolver questes referentes a riqueza: partilhas de bens, heranas etc.

15 16

Documento 13, Lata 2, Ano 1800, Ordem 5332. Devido falta de magistrados na colnia, normalmente esses juzes ainda acumulavam as atribuies de outras reas, por exemplo, cvel e comercial.

Com o nascer do Imprio, mudaram-se os rumos dessa pequena vila. Em 1822, em visita a So Paulo, D. Pedro I, s margens do rio Ipiranga, proclamou a chamada independncia de Portugal. Sem entrar no mrito da questo, esta foi uma das primeiras vezes que a ento capital da Provncia de So Paulo aparecia com importncia no cenrio nacional. Neste momento, a cidade de So Paulo j passava por mudanas significativas: crescimento advindo das plantaes de caf, dissoluo do poder dos cls, aumento do comrcio e, a partir da metade do sculo, instalao das primeiras unidades industriais. A vida administrativa da capital da provncia tambm passava por mudanas. Para o Imprio, j no interessava mais o excessivo poder dos cls. Na verdade, era um empecilho centralizao administrativa do governo. Alm disso, com a estrutura comercial que se implantava 17 e a nova organizao que a cidade adquiria, o poder desses grupos familiares comeava a enfraquecer. Para o governo imperial, era preciso encontrar novas formas de consolidao de seu poder. Um deles, e que muito facilitou a centralizao administrativa, foi o sistema jurdico. A partir desse momento, alm de interferir nas vilas - como no caso j citado dos juzes de fora -, o governo Imperial entendia ser necessrio ter homens formados de acordo com a lei - sua lei - para arbitrar nos problemas do Imprio.

17

J em 1765, cerca de 7% dos domiclios da capital eram estabelecimentos comerciais. Elizabeth Anne KUZNESOF, op. cit. p. 52.

Poucos anos depois da proclamao da independncia, o poder central sentiu carncia de faculdades de Direito. Segundo a tica do governo, a Corte precisava de homens que entendessem de instruo pblica para um dia se tornarem sbios magistrados. Esta necessidade tambm se justifica na medida em que os juzes ou advogados que atuavam no Brasil tinham, em sua maioria, formao portuguesa. Sob a tica da independncia, tornava-se fundamental possuir legisladores formados dentro da nova estrutura de governo. Era questo de se construir a identidade jurdica de um novo pas, formar legisladores que criassem e estudassem a lei nacional e no mais a portuguesa. 18 Se da Colnia at a Independncia, a maior parte das questes jurdicas era resolvida pelos chefes de cls e juzes eletivos, a partir do momento em que houve um aumento populacional e as regras do Pas mudaram com o Imprio, novos temas passaram a permear o universo jurdico. Assuntos como distribuio de terras, por exemplo, j no eram mais da alada dos poderes locais. A discusso agora ficava a cargo dos juzes nomeados pelo imperador. Quanto aos Juzes de rfos, aconteceram tambm mudanas em suas atribuies. Pela anlise das leis imperiais e dos processos encaminhados ao juizado, tais alteraes tm intrnseca relao com as transformaes das relaes de trabalho, com a nova concepo de estrangeiros - que inclua, entre outros, negros e
18

Sentia-se, desde ento, que as arcaicas instituies do Direito portugus, enfeixadas principalmente no famoso livro V das Ordenaes Filipinas, no mais correspondiam s idias dominantes e s necessidades de novos tempos. Hlio Pereira BICUDO, O direito e a justia no Brasil: uma anlise crtica de cem anos , p. 14.

portugueses que no se naturalizaram

19

- e, mais no final do sculo, com a

chegada de levas de imigrantes vindos de diversos pases da Europa. Se de 1700 at a Independncia os processos por eles despachados diziam mais respeito a casos de heranas e partilhas de bens das famlias de brigadeiros, coronis e outras patentes, no incio da dcada de 1830, os juzes de rfos comearam a ocupar lugar fundamental nas decises jurdicas que envolvessem crianas e estivessem relacionadas a questes familiares e de trabalho da cidade. Devido importncia adquirida com as novas relaes que passaram a coordenar, o Juzes Privativos de rfos foram equiparados em 1835 aos juzes de direito. Com isso, destacaram-se ainda mais, visto que os juzes de direito ocupavam na hierarquia judiciria posio superior em relao aos juzes municipais, juzes de paz e juzes ordinrios.20 Em virtude das mudanas da cidade e dos novos mecanismos de controle do trabalho e do no-trabalho, o Juizado de rfos da Capital teve ampliada suas funes, mudando at mesmo de nome e se transformando no Juizado de rfos, Ausentes 21 e Anexos 22 da Capital. 23 Na dcada de 1840, diversas leis foram

19

Constituio do Brazil Imprio, 25 de maro de 1824 Artigo 6, Ttulo 2- Do Cidado Brazileiro. Coleo de Leis do Brazil, de 1824. 20 De PLCIDO & SILVA, Vocabulrio jurdico , p. 885. 21 Ausente, segundo a lei, aquela pessoa que se no sabe se viva ou que se encontra em lugar incerto ficando em desamparo os seus bens(...) Cumpre aos juzes de orphos entregar taes bens vigilncia.... Percebo pelos processos, no entanto, que na prtica o ausente o responsvel da criana que se encontra abandonada e entregar tais bens vigilncia, muitas vezes, refere-se a entregar o prprio menor.

reformadas e outras criadas para permitir aos juzes sempre agirem conforme a legislao. Neste sentido, dois tipos de processo destacaram -se: a tutela e o contrato de soldada. Seus objetivos iniciais eram o de encaminhar crianas rfs a famlias que desejassem cuidar delas, dando-lhe no apenas um lar, mas tambm educao e bem-estar. Por meio destes dois processos minha inteno refletir sobre o universo infantil e juvenil (principalmente aquele ligado s crianas e aos jovens pobres) que foi objeto de ao dos Juzes de rfos, Ausentes e Anexos da Capital. Interessa- me discutir como essa instituio jurdica - que muitas vezes usou a populao para atender interesses de poucos e ao mesmo tempo foi local de reivindicao de muitos - encaminhou novas aes e propostas para regulamentar a vida infantil dentro da nova ordem que se instaurava. Na primeira periodizao estabelecida quando da elaborao do projeto de pesquisa - 1895/1910 - encontrei 978 processos de variados temas que se acham na seo de manuscrito do Arquivo do Estado de So Paulo. O desenvolvimento da problemtica e sua articulao s questes da reorganizao das relaes de trabalho no sculo XIX, levaram-me a inmeros outros processos. Portanto,

22

Segundo terminologia jurdica, entende-se por reparties anexas as que funcionam na mesma dependncia de outra, embora seus servios sejam de natureza diversa ou distinta, e que, por medida de economia, executam-se junto a outra repartio. 23 Embora parea-me que era o mesmo juiz que exercia a funo de Juiz de rfos e de Juiz de Defuntos e Ausentes, com a Lei de 03 de dezembro de 1841, acredito que as atribuies dos dois rgos tenham sido englobadas, originando o cargo de Juiz de rfos, Ausentes e Anexos da Capital.

ampliei o perodo da pesquisa, limitando-a entre os anos de 1871 - ano da promulgao da Lei do Ventre Livre, que provocou aumento significativo nos inquritos do Juizado de rfos - e 1917 -quando entrou em vigor o Cdigo Civil, que sistematizou pela primeira vez as relaes familiares e transferiu para outros rgos o excessivo poder sobre a famlia, concentrado at ento nas mos dos juzes de rfos. Esses processos, armazenados em latas, seguem, de certa maneira, a ordem de sua feitura. Embora no possuam nomenclatura definida24, esto estruturados basicamente da mesma forma. Na capa, consta a data, nome da instituio - Juzes de rfos, Ausentes e Anexos da Capital - nmero do cartrio a que est vinculado, nome do responsvel e a vara a que pertencem. Na parte inferior da capa vem o tipo de petio: tutela, contrato de soldada, mandado de apreenso, queixa-crime etc. No interior do documento vem o pedido de algum justificando a petio (que pode partir do prprio juiz, do curador de rfos, dos pais ou de qualquer outro cidado), anexos - caso haja - para comprovao do pedido, a concluso do juiz e o veredicto. Embora a documentao seja extremamente rica, praticamente inexplorada e passvel de muitos estudos a respeito de imigrantes, negros libertos, trabalhadores, homens pobres e ricos e outros temas. Para mim, interessara m-me os processos

24

Uma das grandes dificuldades na classificao dos documentos que um mesmo tipo de ao aparece com vrios nomes. A tutela por exemplo, aparece como: tutela, busca, apreenso de menor, inqurito, etc.

relacionados ao mundo infantil que, de certa forma, abrangem todos os outros citados acima. Particularmente, pretendo demonstrar que dois tipos de processos corriqueiros no universo dos juzes de rfos representaram a forma como a incipiente sociedade industrial paulistana lidou com o mundo infantil, seja atravs de disputas familiares sobre a posse de crianas por meio da tutela ou do uso dela para formao de criadagem, seja na constituio de novas formas compulsrias de trabalho infantil, atravs do contrato de soldada. Tendo como referncia os trabalhos de E.P. Thompson sobre as definies de classe 25, reporto-me a esse perodo vendo as classes populares como uma formao histrica que se constri na ao e pelas reivindicaes dos excludos que vivem experincias comuns em seus cotidianos sendo, ao mesmo tempo, objeto de interesse de outros grupos sociais que tentam controlar suas formas de viver e de pensar. portanto, procurando articular a nova ordem do trabalho e do capital na cidade atravs do mundo infantil, onde novas aes so implantadas e outras so reformuladas, que desenvolverei o primeiro captulo. Tentarei mostrar que ao longo dos anos, as funes do Juizado de rfos da Capital passaram por modificaes em decorrncia das novas necessidades sociais. O Judicirio, aos

25

Principalmente os trabalhos Tradicin, Revuelta y Consciencia de Clase: estudios sobre la crisis de la sociedad preindustrial e A formao da classe operria inglesa I: a. rvore da liberdade.

poucos, se normatizava. Estava sendo criando um discurso onde o que valia eram as leis. As questes no mais deveriam ser decididas pelo mbito afetivo ou por laos familiares. Se na poca de sua criao, ainda no perodo colonial, os juzes tinham como principal funo cuidar do universo familiar dos ricos, tratando principalmente de temas relacionados a heranas, durante o Imprio, adequou-se nova realidade de So Paulo. Responsabilizou-se, gradativamente, pelas relaes compulsrias de trabalho, seja ele adulto - escravido - ou infantil - negros e brancos pobres. No segundo captulo pretendo discutir a questo no ambiente de uma cidade em transformao e que pauperiza-se de forma crescente. Em virtude disto, muitas crianas perambulavam pelas ruas sem moradia ou condies mnimas de sobrevivncia. O Juizado de rfos emerge como um dos espaos privilegiados para o encaminhamento das solues para a infncia desvalida e abandonada. Cada vez mais, os juzes de rfos passaram a d-las a tutores ou alug -las atravs do contrato de soldada. Alm disso, o poder pblico e parte da sociedade, visando retirar os menores abandonados de circulao, incentivaram a construo de entidades assistenciais que pudessem recolh-las. Criaram tambm o Instituto Disciplinar do Tatuap, para onde seriam encaminhados os menores vadios e criminosos a fim de se regenerarem pelo trabalho. Em funo deste tratamento dispensado pelos juzes s famlias pobres, no terceiro captulos pretendo analisar quais os significados desta poltica de interveno

judicial na vida privada. Quero mostrar que essas interferncias no se limitavam apenas ao encaminhamento das crianas pobres a entidades assistenciais ou penais. Por meio da anlise dos diversos processos, pretendo inventariar as principais preocupaes dos juzes de rfos para com a famlia pobre e discutir a maneira pela qual intervinham nos lares. Alm disso, viso resgatar as prticas cotidianas de resistncia da populao pobre que recorria ao rgo como forma de tentar garantir seus direitos. Para a realizao dessa pesquisa tive de superar uma srie de barreiras. Embora meu objetivo fosse pesquisar os processos que passaram pelo Juizado de rfos na virada do sculo, senti- me obrigada pela prpria realidade da pesquisa, a ir ao encontro das origens do rgo. Descobri que surgira ainda no perodo colonial e portanto, houve a necessidade de, no primeiro captulo, traar um resgate histrico, jurdico e processual do juizado. Al m disso, essa busca foi extremamente necessria na medida em que, toda a legislao a respeito da famlia durante os anos pesquisados era praticamente a mesma do perodo colonial e, principalmente, imperial. Outra grande dificuldade foi que, devido ao fato de estas leis civis no se encontrarem coligidas em uma nica obra, o que s veio acontecer com a promulgao do Cdigo Civil, em 1917, tive de fazer uma rdua pesquisa na coleo de leis do Brasil, do Estado e do municpio de So Paulo, na tentativa de aprofundar na legislao a respeito do assunto.

Finalmente importante salientar que toda documentao primria produzida pelos juzes de rfos manuscrita, e, portanto, a leitura e compreenso dos processos ficam muitas vezes prejudicadas. Acredito que se conseguir passar um pouco do drama do universo infantil, mostrando que os problemas do Severino, da Daniela e do Marcelo fazem parte de um mesmo contexto social - provocado pelo descaso para com as crianas - o cansao da leitura dos manuscritos e os espirros advindos de p e venenos do arquivo estaro recompensados.

Captulo I OS JUZES DE RFOS E A REINVENO DO TRABALHO COMPULSRIO

Anjos (...) Sabem voar principalmente quando roubam um colar de forma breve so mais leves que o ar j que comumente no comem (Irineu Marinho &Gerson Ney Frana)

Captulo I OS JUZES DE RFOS E A REINVENO DO TRABALHO COMPULSRIO

Assim, a lei (concordamos) pode ser vista instrumentalmente como mediao e reforo das relaes de classe existentes e, ideologicamente, como sua legitimadora (...) A lei, como outras instituies que, de tempos em tempos podem ser vistas como mediao (e mascaramento) das relaes de classe existentes (...), tem suas caractersticas prprias, sua prpria histria e lgica de desenvolvimento independentes. 26 dentro dessa abordagem de Thompson que deve ser entendida a lgica de funcionamento do Juizado de rfos em relao s crianas que passaram pelo rgo. Mais do que adaptador das legislaes colonial, imperial e republicana, esse espao do poder jurdico encarregado de cuidar da infncia no s agiu de acordo com o que se esperava dele, ou seja, no s fez cumprir as leis, como tambm se constituiu como um dos espaos de redefinio das relaes sociais e familiares, onde discutia-se desde licena para casamento de menores at briga pela posse de rfos ou a prtica do trabalho compulsrio infantil. Com o crescente uso que a populao fez dele, principalmente depois dos primeiros sinais de extino da escravatura manifestados nas primeiras dcadas do sculo XIX, o

26

E. P. THOMPSON, Senhores e caadores: a origem da lei negra, p. 353.

juizado foi obrigado a se adequar s transformaes da sociedade ao longo de sua existncia.27 Se durante o perodo colonial o Juizado de rfos foi um rgo preocupado com as relaes de riqueza - cuidando de casos como partilhas e heranas -, a partir do Imprio, em funo das novas relaes sociais que se articulavam, vai, aos poucos, centrando suas atenes sobre os pobres, sobre os imigrantes que comeavam a chegar e, principalmente, sobre as famlias escravas e ex-escravas. De acordo com indicaes correntes, as prprias formas de reinveno da escravido no Brasil tinham como uma de suas caractersticas a desarticulao dos laos familiares e de parentesco. 28. Os negros, portanto, viveram situao mpar na histria da famlia brasileira. Adultos eram usados como procriadores. Tinham a funo de gerar crianas - que muitas vezes nem chegavam a conhecer - para

27

...ordenou-se que (os africanos livres) dispensados das obras pblicas do ministrio do Imprio na corte fossem entregues no casa de correos, mas ao Juiz de Orphos... Avs. de 17 e 20 de abril de 1837. Repertrio Geral ou Indice Alphabetico do Imprio do Brazil. Ordenado por Francisco Maria de Souza Furtado de MENDONA. Vol. I. p. 25. 28 Robert W. SLENES, em Lares negros olhares brancos: histrias de famlias escravas no sculo XIX, critica a historiografia (principalmente a dos viajantes) que nega a existncia de vida familiar escrava. Inclusive, aponta o autor que esses viajantes, assim como outros grandes estudiosos brasileiros sobre a escravido (como Emlia Viotti da Costa, Florestan Fernandes, Gilberto Freyre e Oracy Nogueira), acabaram criando a imagem de devassido que ainda marca o comportamento sexual e a vida familiar dos escravos na maioria dos livros de histria. Revista Brasileira de Histria , n. 16, p. 197. Sabendo do estgio inicial e polmico dos estudos de reviso sobre a famlia escrava no Brasil, gostaria de salientar que, em todos os processos selecionados no perodo anterior Repblica, em nenhum deles foi citado pelos juzes ou pelos escrivos a figura do pai das crianas alvos de disputas.

serem, no futuro, escravizadas. Crianas eram tomadas de seus pais e vendidas para trabalharem em fazendas onde no mais teriam contato com os parentes. No incio do sculo XIX surgiram as primeiras leis restringindo o trfico de escravos. 29 Embora boa parte no tenha sado do papel, algumas delas comearam a ser promulgadas ainda no perodo da Colnia. Como decorrncia das primeiras negociaes com a Inglaterra, temos em 1818 o seguinte alvar a respeito dos escravos apreendidos no comrcio ilcito: ...De conformidade com os tratados de 22 de janeiro de 1815, estabelecero-se penas contra os que fizessem commercio illicito descravos, providenciando-se a respeito destes que em consequencia ficassem livres.30 Outra determinao foi a Carta de Lei de 1826, onde o governo Imperial comeava a dar indcios de que a escravido no seria para sempre. Assinada por D. Pedro I e pelo rei Jorge IV do Reino Unido e da Gr-Bretanha, ficou acertado que a partir daquela data, 23 de novembro, iriam pr termo ao comercio de escravatura da costa da frica. No final conclui Pedro I que ambos ...se acham animados do mais sincero desejo de determinar e definir a poca em que a total abolio do dito comrcio ter logar...31

29

Aprofundado estudo sobre os debates legislativos e sobre leis a respeito do fim do trfico de africanos para o Brasil na primeira metade do sculo XIX pode ser acompanhado em Jaime RODRIGUES, O infame comrcio: propostas e experincias no final do trfico de africanos para o Brasil. 30 Alvar de 26 de janeiro de 1818. Francisco Maria de Souza Furtado de MENDONA. op. cit. p. 574, Vol. II. 31 Carta de Lei de 23 de novembro de 1826. Coleo de Leis do Imprio do Brazil, 1826.

Segundo os processos pesquisados, um ano mais tarde, o governo da provncia de So Paulo publicou lei proibindo o trfico de escravos dentro de seu territrio.32 Os negros apreendidos em contrabando seriam considerados livres, no entanto deveriam permanecer disposio da fazenda pblica. 33 Por meio dos inquritos do perodo, percebe-se que os escravos pegos em tais circunstncias ficavam disposio do Juizado de rfos, cabendo a eles a funo de intermediar o aluguel dos mesmos para particulares ou ainda deix -los prestando servios compulsrios junto a instituies assistenciais.34 Embora acredite que outros espaos do judicirio tenham desempenhado papel at mesmo mais decisivo a respeito das relaes de trabalho escravo, os processos demonstram que os juzes de rfos exerceram participao ativa na questo. Se, como j foi visto, a principal funo do Juiz de rfos era, at ento, intermediar as relaes envolvendo disputas sobre a riqueza, naquele momento, passou tambm a tomar decises a respeito do trabalho compulsrio. O processo abaixo exemplifica suas novas atribuies:

32

A referncia existncia desta lei foi localizada nos processos estudados. Lei Provincial de 1827. 33 Parece que essa intermediao dos juzes de rfos para casos de negros apreendidos aps a lei de 1828 no foi utilizada apenas na capital de So Paulo. Em relatrio apresentado Assemblia Geral Legislativa em 1839, o Ministro e Secretrio de Estado Interino dos Negcios do Imprio diz sobre o caso da Santa Casa do Rio de Janeiro: ...obteve (a Santa Casa) oitenta e cinco africanos para o seu servio, poupando a despeza com os alugueis e soldadas, que pagava a escravos e colonos Coleo de Leis do Imprio do Brazil, 1839. 34 Sidney CHALHOUB, em Vises da liberdade , especialmente no item Castigos e aventuras: As vidas de Brulio e Serafim, identifica a utilizao de escravos livres a

Diz Dr. Vicente de Castro Cabral que tendo em fins do anno p p contractado pelo Juizo de rphos desta cidade os servios de hum africano de nome Joo de 25 annos pouco mais ou menos, pelo preo annual de (ilegvel) obrigando-se alm disso a educal-o e tratal-o. Acontece que tendo que mudar de domicilio por estar sendo contractado da Thesouraria da Bahia, requereo e obteve do antecepsor de V. Ex. permipsso para o levar em sua companhia. O que sabendo o africano, no sei em que circunstncias, recusa a acompanhal-o. Em consequencia pois existindo no s no jardim pblico desta cidade como no seminrio de Santa Anna alguns africanos livres empregados gratuitamente no servios deste estabelecimento e procedendo que nenhum inconveniente haver em ser o africano em questo trocado por qualquer um destes por isso peo para V. Ex. se digne permittir que o suplicante possa trocar o mencionado africano com hum dos que melhor lhe aprover, na forma (ilegvel) que o respectivo Juiz de phos faa lavrar as declaraes necessrias obrigando-se o mesmo suplicante a pagar os 24$ (ilegvel) ..35 Despacho do secretrio do governador da Provncia de So Paulo, datado de 22 de setembro de 1838, e encaminhado ao Juiz de rfos, determina que ...a administrao do Santa Anna receba o africano livre de nome Joo entregando em troca um outro qualquer que exista neste estabelecimento... A ordem, no entanto, questionada pelo juiz, que envia resposta ao governador pedindo licena para alert-lo a respeito da ilegalidade da deciso. Em sua argumentao, diz que o caso do africano Joo Santa Anna no se adequava lei

partir da dcada de 1880. No entanto, muitos desses processos que utilizo referem-se a essa utilizao ainda na primeira metade do sculo XIX. 35 Documento 7, Lata 98, Ano 1838, Ordem 5428.

que permite o emprstimo de africanos pegos no porto de Santos em situaes de trfico. Pelos referidos autos que chegaram ao meu conhecimento no parece aplicvel a este africano a disposio do artigo de 10 de julho de 1827 visto que por mim mandar dar (ilegvel) de servio somente aos que foram apreendidos na cidade de Santos antes da lei de 7 de (ilegvel) de 1831. Como o africano foi apreendido na cidade de Santos depois da lei de 1831... Salienta ainda que, caso o pedido fosse atendido, a situao serviria de exemplo para outras pessoas fazerem o mesmo. A precariedade dos documentos no permite saber que destino teve Joo Santa Anna, entretanto, em carta datada de 22 de janeiro de 1852, o dr. Vicente diz no querer mais o africano em seu poder. O importante nessa histria saber que, na So Paulo imperial, o sistema jurdico consolidava-se. Prova disso o debate entre o governador e o juiz a respeito do valor da lei. Por outro lado, importante perceber que, nessa sociedade que dava seus primeiros passos para o fim da escravido, os juzes de rfos incorporavam nova funo. Eles agora tambm intermediavam relaes de trabalho compulsrio. A carta do dr. Vicente evidencia que o limiar entre os trabalhos livre e escravo no tinha fronteiras bem definidas, uma vez que o africanos do seminrio SantAnna, apesar de libertos, tambm trabalhavam sem nada receber.36 Isso mostra que, na
36

Outro processo na capital de So Paulo tambm demonstra a mesma situao do africano Joo e dos outros da Santa Casa. Diz a esposa de um tenente que, partindo seu marido para servio em um destacamento do Rio Grande do Sul, ele requisitou junto ao Juizado de rfos uma escrava para lhe ajudar a cuidar dos filhos menores: Feito o

medida em que os debates sobre o fim da escravido se acirravam, a sociedade paulistana buscava mecanismos para burlar a lei, usando para isso brechas da prpria legislao ainda em fase de formulao. Como observa Thompson: Se a lei manifestamente parcial e injusta, no vai mascarar nada, legitimar nada, contribuir em nada para a hegemonia de classe alguma. A condio prvia essencial para a eficcia da lei, em sua funo ideolgica, a de que mostre uma independncia frente a manipulaes flagrantes e parea ser justa.37 No que diz respeito ao tema central desta pesquisa, importante destacar que aps a equiparao aos juzes de direito, os juzes de rfos assumiram novas funes. Alm dos processo a respeito de partilhas, heranas, tutelas de crianas de posses, emancipao e pedidos de senhorios, aumentaram consideravelmente os pedidos de contrato de soldada e de tutela de crianas pobres e negras. A tutela j existia h muito tempo e era usada basicamente para crianas de posses. Era a forma encontrada pelo governo para garantir a gerncia do menor e de seus bens no caso da falta do pai ou quando este, por algum motivo, era considerado ausente. O contrato de soldada, por sua vez significava um contrato de locao de servios entre duas partes - menores e famlias de posses intermediado pelo poder judicirio.

requerimento, ausentou-se o marido e que (...) sabe unicamente que foi mandada a dita escrava Maria para esta cidade e que se encontra em poder do Juiz de rfos Complementa a esposa do tenente que ela necessita da escrava e pede ao Juiz de rfos a escrava de volta. Documento 8, Lata 84, Ano 1831, Ordem 5414. 37 E. P. THOMPSON. Senhores e caadores: a origem da lei negra , p.354.

Esse aumento nos pedidos de tutela parece estar diretamente ligado legislao que restringia a escravido. Se antes da promulgao destas leis, a tutela acontecia com menores ricos, a partir de ento, a sociedade comeou a utiliz -la tambm para crianas pobres. Na maior parte das vezes, isso no significava preocupao para com o bem-estar dos menores carentes. As famlias de posse aproveitavam-se da lei que dizia ser necessrio dar tutor a todos os rfos menores de 21 anos38 e decidiam tutel-los com a finalidade de terem em casa verdadeiros criados, fazendo os servios domsticos compulsoriamente. De acordo com a legislao, havia trs tipos de tutela: testamentria (quando o pai antes de falecer j deixava definido em seu testamento a pessoa que ele queria que tivesse a guarda da criana. Isto normalmente acontecia nas famlias de posses); dativa (quando ela era imposta ou dada pelo juiz na falta de tutor testamentrio e quando no havia parentes na condio de exerc-la); e legtima (quando existiam pessoas ligadas ao menor que deveriam, segundo a tica do juiz, exercer a tutela. A preferncia recaa principalmente sobre parentes consangneos). 39 Os juzes de rfos adotavam posies diferentes de acordo com os pedidos de tutela a ele dirigidos. Os documentos mostram que quando o menor vinha de uma famlia de posses, o processo era muito bem analisado, pois envolvia heranas e partilhas de bens. Era preocupao do juiz determinar tutor idneo (muitas vezes, um nome j vinha indicado em testamento) que preservasse a riqueza da criana,
38

Lei tutelar de 22 de setembro de 1828. PROMPTURIO de leis civis, p. 588.

tendo, inclusive, obrigao de prestar contas e garantir a educao do menor. Porm, quando as crianas a serem tuteladas eram de famlias pobres, o rigor no era o mesmo. Normalmente, no processo sumrio, o pedido era atendido com rapidez e sem maiores preocupaes. Portanto, embora a lei fosse uma s, a prtica dos juzes demonstra a existncia de dois tipos de tutela, a do menor rico e a do menor pobre, tendo sido esta ltima usada na maior parte das vezes como forma de legalizar o trabalho infantil. Interessantes indicaes sobre o universo da criana escrava so sugeridos pelos estudos de Ktia Queiroz Mattoso quando nos chama a ateno sobre a definio de criana escrava. A autora aponta que a concepo de infncia (assim como, a de adolescncia, idade adulta e velhice) era a mesma para as populaes livre e escrava. A diferena entre ambos, no entanto, estava ligada funo social desempenhada por essas categorias: A criana branca livre, e at mesmo a criana de cor livre podem ter seu prazo de ingresso na vida ativa protelado, enquanto a criana escrava, que tenha atingido certa idade, entra compulsoriamente no mundo do trabalho 40
39 40

De PLCIDO & SILVA, Vocabulrio Jurdico , p. 1600. De qualquer forma, aponta Ktia de Queirs MATTOSO que duas idades podem ser distinguidas para a infncia dos escravos: de 0 aos 7 ou 8 anos quando, normalmente, no desempenham atividades do tipo econmicas; e dos 8 aos 12, quando deixam de ser crianas para entrar no mundo dos adultos, na qualidade de aprendiz. O filho da escrava (Em torno da Lei do Ventre Livre). p. 39. In : Escravido. Revista Brasileira de Histria . So Paulo, v 8 n 16, p. 37-55. mar88-ago88. Embora concorde a priori com as definies de idade apuradas por Ktia Matoso em sua pesquisa, considero que as crianas que passaram pelos Juzes de rfos da Capital de So Paulo talvez no se enquadrem to distintamente nessas diferenas de idade por serem, quase todas, destinadas aos trabalhos domsticos. Esse tipo de trabalho, normalmente, vai sendo inserido de forma gradual, sem um limite especfico de idade: procurar gravetos para

Assim, durante o sculo XIX, as crianas negras, mais do que quaisquer outras, sofreram com a legalidade incipiente da cidade. Pelos processo, os casos mais comuns de tutela em que a criana foi usada como servial aconteceram com os filhos dos escravos ou com os que, como Joo Santa Anna, eram quase livres. Este tambm o caso da africana Joana, contra quem Eugydio Antonio da Silva moveu um processo com a inteno de retirar-lhe suas filhas Rita e Maria para tutel-las: Diz Eugydio Antonio da Silva desta capital que havendo lhe sido deixado pela fallecida Dona Catharina Maria Barbosa os servios de huma creada africana de nome Joana, foram-lhe igualmente recomendadas pela mesma fallecida as duas filhas desta de nome Rita de edade de 8 anos e Maria de 5. Como venceu o tempo de servio (...) a preta tirou igualmente da vontade do mesmo as duas filhas. (...) Vem requerer no s por humanidade e para o bem das duas raparigas como para cumprir a ltima vontade da fallecida. (...) O suplicante quer que se designe a nomearlhe tutor das mesmas duas raparigas...41 Despacha o Juiz Acho muito justa a petio do requerente e por conseqncia designo para deferimento. Tal deciso demonstra que filhos de negros no precisavam ser rfos para serem tutelados. Embora no houvesse lei especfica dizendo isso, os processos assim o comprovam. Se seus pais nem eram considerados seres humanos - muitas vezes

acender fogo, varrer quintais, lavar loua, capinar, cuidar de outras crianas, lavar roupas, etc. 41 Grifos meus. Documento 13, Lata 102, Ano 1844, Ordem 5432.

acabavam comparados a animais ou objetos - seus filhos, portanto, eram rfos por natureza.42 O processo de Eugydio contra a africana durou quase oito anos. Embora boa parte dele infelizmente seja ilegvel, consegue-se compreender o essencial. A vontade da falecida, citada na petio, valia mais do que o sentimento da me que no queria se separar das filhas. A voz de uma mulher negra e analfabeta no possua (como ainda hoje dificilmente possui) muito valor perante a fala de um homem branco, letrado e funcionrio pblico. Talvez, o mais importante que, apesar de a lei estar contra Joana e suas filhas, o prprio fato de Eugydio ter ido Justia para ficar com as meninas demonstra que a me relutou em entreg -las. Tanto assim que, mesmo com a autorizao do juiz para o suplicante reaver as raparigas, ele no conseguiu de imediato seu objetivo. Isto fica claro na seqncia, quando aps o parecer do juiz, Eugydio envia-lhe nova carta informando que, mesmo com a determinao judicial, a africana recusa-se a entregar-lhe as raparigas. Solicitava, portanto, a expedio de um mandado de busca e apreenso43. Mais uma vez o juiz atende o pedido e manda um oficial de justia apreender as meninas. A africana, porm, j havia mudado de
42

Ktia Mattoso aponta que era muito comum as crianas ficarem sem referncia paterna e, muitas vezes, materna, quando eram leiloadas e separadas de suas mes. Op. cit., principalmente, p. 47.

residncia, provavelmente por prever tal atitude do juiz. Em seu relatrio, o oficial de justia diz ter sabido que a dita africana estava em uma casa em Santa Ifignia de Gertrudes de tal e, ao ir ao endereo a dita Gertrudes de tal, entregou a rapariga menor de nome Rita somente com a roupa do corpo, coberta com um chale. Acredito que quando o oficial foi apreender as duas menores, Joana se encontrava com a filha Maria em outro local, pois apenas Rita foi localizada. Mais tarde, porm, o suplicante conseguiu tambm a apreenso de Maria. A obstinao de Eugydio, no entanto, no parou por a. Em 17 de outubro 1846, dois anos aps ter entrado com o primeiro pedido para ficar com as duas crianas, escreveu ao Governador da provncia a seguinte carta: Diz Eugydio A. Silva que achando-se presa na cadea desta capital huma africana de nome Joana que j esteve em companhia do suplicante por muito tempo e existindo ainda em poder do mesmo suas duas filhas Rita e Maria, deseja o suplicante que V. E. lhe conceda a faculdade de conservar a dita africana em sua casa, assignando o suplicante um termo no Juizo de rpho pelo qual se responsabiliza a entrega-la quando lhe for exigida por (ilegvel). No mesmo dia consta a seguinte autorizao: Faa-se entregar na forma do despacho do Exmo. Governador da Provncia. Como agora tratava-se da me e no da tutela das menores, Eugydio teve de comprovar que a situao de Joana

43

A Busca e Apreenso era (ainda ) um mecanismo utilizado pelo judicirio para retirar a guarda de um menor. Isso acontecia quando a conduta dos pais ou tutores era questionada, quando havia denncias de maus-tratos, ou quando o menor fugia.

estava dentro do caso estipulado por lei, que permitia ao Juiz de rfos alugar servios desses africanos apreendidos. Eugydio Antonio da Silva precisa por certido o teor da arrematao que fez nesse Juizo de rfos o Major Jos Joaquim Barbosa (marido da falecida Catharina Maria Barbosa e tambm j falecido) dos servios de huma africana de nome Joana dos que foram apreendidos na Bertioga logo depois da promulgao da lei proibindo o trfico da escravatura em 1827.44 Esse era o mesmo caso do Joo Santa Anna. Em relao a Joana, parece-me que os dois anos em que ficou sem suas filhas fizeram com ela casse em desgraa ou que talvez nunca tenha aceitado as imposies de Eugydio. Pouco tempo depois de ser liberta, o suplicante envia outra carta ao juiz contando que Joana no estava mais em com ele e que a dicta africana he dada a embriagues e outros vcios, sendo essa a razo porque no a quer mais em sua companhia. Comenta tambm que Rita e Maria, agora com 10 e 8 anos, acham-se sob sua guarda uma vez que ele tutor da duas. Em 23 de janeiro de 1852, encerra-se o processo com mais uma carta de Eugydio afirmando no ter mais qualquer responsabilidade sobre a africana Joana. Esse processos - de Joana e de Joo - demonstram que a cidade mudava e procurava encontrar dentro da lei e elaborando a prpria lei alternativas para as novas necessidades. Enquanto decretos criavam o cargo de prefeito e depois

44

Como j foi dito anteriormente, essa lei determinava que os escravos apreendidos no trfico aps sua promulgao seriam livres, mas ficariam disposio do Juiz de rfos para esse alug- lo a outras pessoas.

eram revogados45, e as primeiras escolas eram alvo de disciplinarizao46, o poder jurdico tambm era alvo de questionamentos. Ao mesmo tempo em que se criticava a atuao dos juzes que no possuam formao em Direito, os erros dos juzes acadmicos eram justificados para consolidar a nova instituio. A administrao da Justia tem principiado quanto s causas crimes com os tropos que se noto em todas as instituies novas.47 No interior deste trabalho interessa destacar que, com o caminhar do sculo XIX e em virtude da questo escrava, a tutela e tambm o contrato de soldada vo sofrendo deslocamentos de significado, articulando-se regulamentao de novas relaes de trabalho. Em funo disso, a soldada acabou sendo intensificada. O termo soldada, segundo vocabulrio jurdico, vem da palavra soldo. Tem o mesmo significado de paga ou salrio devido na locao de servios. 48 De acordo com as leis 49, os assoldados eram criados de servir, pessoas de um e outro sexo, que se alugarem para servios domsticos, dentro ou fora das Cidades, Villas ou Povoaes.

45

Lei estadual n 18, de 19 de abril de 1835. Em 29 de janeiro de 1838 a lei foi revogada. Coleo das Leis e Decretos do Estado de So Paulo. 46 Lei estadual n 54, de 18 de maro de 1836. Coleo das Leis e Decretos do Estado de So Paulo. 47 Discurso de Rafael Tobias de Aguiar, presidente da provncia na abertura dos trabalhos legislativos no ano de 1835. Coleo de Leis e Decretos do Estado de So Paulo. 48 De PLCIDO & SILVA, Vocabulrio jurdico, p. 1475. 49 A. T. FREITAS, Esboo do cdigo civil, p. 1013.

Segundo a legislao, existiam dois tipos de locao de servios: a judicial e a no judicial. A no judicial era a que regulamentava todos os tipos de contratos de locao. A judicial era quando o Juiz de rfos determinava que menores indigentes sejo alugados para servios domsticos.50 Explicava tambm que quando fosse feita a locao judicial, tinha de ser elaborado um contrato assinado em livro especfico para tal fim. Complementava o Prompturio de Leis Civis, que o contrato de soldada tambm era locao de servio de estrangeiros menores.51 Essa lei do contrato de soldada passa a ter sentido no s quando a confrontamos com outras leis do perodo como tambm quando a entendemos a partir da maneira como a sociedade lidava com as vrias mudanas com as quais se deparava. Assim, o contrato de soldada est intimamente ligado com a separao do Brasil de Portugal, com as leis que restringiam a escravido e com as primeiras iniciativas em relao imigrao iniciada ainda na primeira metade do sculo XIX. 52

50

O artigo 2700 explica que: "... A Locao de servios um contracto consensual (Art. 1904) ainda que o servio tenha de ser feito em cousa que uma das partes deva entregar. LOCADOR quem se obriga prestar servio ou trabalho, LOCATRIO quem se obriga a pagar o preo do servio ou trabalho prometido". A. T. Freitas, Esboo do cdigo civil , p. 1011. 51 Lei de 11 de outubro de 1837. PROMPTURIO de leis civis, p. 554. 52 ...em virtude do artigo 13 da referida lei (lei do oramento provincial), o governo entrou com 8000$000 rs., ou com as despezas necessrias para a vinda de 100 colonos da Suissa ou das Ilhas Canrias, que uma sociedade de particulares se propz mandar conctratar. Coleo de Leis e Decretos do Estado de So Paulo, de 1836.

Em relao as leis que separaram Brasil de Portugal, pode-se dizer que houve uma mudana na concepo da palavra brasileiro e estrangeiro. Assim, se at o Imprio, os portugueses que aqui residiam eram considerados legalmente iguais aos brasileiros, com os mesmos direitos e obrigaes, a partir da Independncia, os que no se naturalizaram passaram a ser considerados estrangeiros.53.Portanto, eram estrangeiras tambm, crianas filhas desses portugueses que para c vieram e no se naturalizaram. Ao nvel do discurso jurdico, a lei imperial nmero 108, de 1837, j contm uma srie de clusulas sobre o trabalho de estrangeiros. As que interessam mais de perto fazem referncia s companhias de colonizao (que desempenhavam fundamental papel na aliciao de estrangeiros), regulamentao do trabalho adulto e locao de servio de menores estrangeiros. Em relao a este ltimo tema, o artigo 2 da lei diz, inclusive, que quando os menores no tiverem pais, tutores ou curadores, tero a assistncia de um curador de rfos. A concepo de estrangeiro, no entanto, no abrangia apenas portugueses e demais imigrantes que chegavam atravs das companhias de imigrao sem se naturalizar. Ela possua noo ainda mais ampla pois referia-se tambm aos escravos. Diz a constituio do Imprio que so cidados brasileiros os que no Brasil tiverem

53

So cidados brasileiros: Todos os nascidos em Portugal e suas possesses, que sendo j residentes no Brasil, na poca em que se proclamou a Independncia nas provncias, onde habitavam, aderiram esta expressa, ou tacitamente pela continuao de sua residncia; In Artigo 6, Ttulo 2, Constituio do Brazil Imprio. Coleo de Leis do Imprio do Brazil, de 1824.

nascidos, quer sejam ingnuos ou libertos, ainda que o pai seja estrangeiro54. Ou seja, a criana filha dos escravos estrangeiros nascida no Brasil era brasileira e passvel de tutela; as que aqui chegavam e eram consideradas estrangeiras, adequavam-se s leis do contrato de soldada. Assim, o Juizado de rfos tinha direito no s sobre os adultos escravos pegos no comrcio ilcito - como os casos do africano 55 Joo Santa Anna e de Joana - como tambm sobre a vida das crianas filhas de escravos e de imigrantes. Ao mesmo tempo em que a sociedade impunha leis restritivas escravido, criava novos mecanismos de trabalho compulsrio.56 Nesse sentido, pode-se dizer que no espao de atuao dos juzes de rfos o contrato de soldada coloca-se como forma jurdica legitimadora do trabalho compulsrio das crianas rfs e estrangeiras. Tais contratos garantiam ao locatrio todas as vantagens. Baseado no princpio de que a sociedade fazia caridade aos menores pobres, as crianas praticamente no possuam nenhum direito. A nica exigncia a favor delas feita pelo cdigo era a

54 55

Id. ib. Normalmente, quando as disputas dizem respeito a escravos, o termo mais usado pelos juzes ao se referirem a eles pretos ou escravos. No entanto, em grande parte dos processos sobre negros apreendidos aps a lei de restrio ao trfico, o termo mais usado africano. Tambm, aparecem expresses como estrangeiro dos Mals, ou estrangeiro de tal regio. 56 Sobre o trfico negreiro ilcito, ver Lus Henrique Dias TAVARES, Comrcio Proibitivo de Escravos.

de que o locatrio se obrigava alimenta-los, vesti-los, e trata-los nas enfermidades.57 Com o passar dos anos, o contrato de soldada foi sofrendo adaptaes conforme os interesses da sociedade. Pouco depois de ter entrado em vigncia, encontramos casos de menores que no so rfos nem estrangeiros. Muitas famlias pobres, por exemplo, comearam a alugar suas crianas alegando falta de condies de cri-las. Ao mesmo tempo, o prprio juiz se encarregava de alugar crianas carentes para famlias de posses. Em virtude desta prtica, a lei novamente mudada, adaptando-se nova situao. Estabeleceu-se que o contrato de soldada passava a ser o procedimento pelo qual o Juiz de rfos determina que menores indigentes sejam alugados para servios domsticos.58 De acordo com "As Primeiras Linhas sobre o Processo Orphanolgico de Jos Pereira de Carvalho, o Juiz de rfos era "a pessoa constituda por autoridade Rgia (escolhido pelo Imperador, formado em Direito - Lei de 3 de dezembro de 1841, Art 117) para fazer inventrios e partilhas, e para fiscalizar a boa administrao e arrecadao de sua fazenda.59 Ao se transformar na dcada de 40 em Juiz de rfos, Ausentes e Anexos da Capital, uma srie de novas atribuies foram incorporadas s suas funes: desde
57

Artigo 2710, sobre a Locao de Servios Materiais. A. T. FREITAS, Esboo do cdigo civil . 58 Lei de 11 de outubro de 1837. 59 Jos Pereira de CARVALHO, As primeiras linhas sobre o processo orphanolgico, p.16.

se responsabilizar pela vida de mulheres solteiras ou casadas quando o marido ou o pai no se encontravam presentes (uma vez que eram consideradas incapazes) at cuidar dos ndios: "Compete aos Juzes de rfos conhecer e julgar administrativamente os processos de inventrios, partilhas, tutelas, curadorias, contas de tutores e curadores. Pertencelhes outro-sim: 1 as cartas de emancipao; 2 os suprimentos de idade; 3 as licenas as mulheres menores para venderem bens de raiz, consentindo os maridos; 4 dar tutores em todos os casos marcados nas leis; 5 suprir o consentimento do pai ou tutor para casamento; 6 a entrega de bens de rfos as suas mes, avs, tios, etc; 7 a entrega de bens de ausentes a seus parentes mais chegados; 8 a entrega de bens de rfos a seus maridos, quando casarem sem a licena dos mesmos juzes; 9 a dispensa para tutores obrigarem seus prprios bens fiana das tutelas para que foram nomeados, ainda que os bens estejam fora dos distritos onde contraram a obrigao; 10 conhecer e julgar contenciosamente as causas que nascem dos inventrios, partilhas e contas dos tutores; e bem assim as habilitaes dos herdeiros do ausente, e as causas que forem dependncia de todas as que ficam referidas nesse pargrafo; 11 arrecadao e administrao dos bens dos ausentes; 12 a administrao dos bens pertencentes aos ndios. 60 No foram apenas as atribuies dos juzes de rfos que sofreram alteraes. A legislao a respeito da tutela tambm foi mudada uma vez que, como j demonstrado, os prprio juzes pronunciavam sentenas referentes ao assunto baseando-se nas posses das crianas a serem tuteladas. Sintoma da articulao de tais mecanismos ao mundo do trabalho, os processos de tutela passaram

60

Id. ib., p. 57.

progressivamente, ao nvel de sua funo e significado social, a se aproximar da soldada. Uma das mudanas que indicava preocupaes com rfos pobres e ricos indiferentemente, mas que privilegiou apenas estes ltimos, foi a que determinava ao tutor depositar uma hipoteca em garantia do tutelado. 61 Essa lei suscitou vrios debates jurdicos. Muitos defendiam a tese de que, como a hipoteca foi instituda para garantir os bens do rfo e o menor pobre no tinha bem algum, seu tutor, portanto, deveria ficar isento de tal obrigao. 62 Na prtica, o que se verifica que este depsito no foi exigido para menores pobres, ao passo que, para os ricos, o tutor que no registrasse essa hipoteca sujeitava-se a penalidades da lei como, por exemplo, ser acusado de estelionato. Tutores e Curadores: Se for omisso em registrar a hypotheca do menor ou interdicto seu tutelada, ficar sujeito responsabilidade Civil, alm de incorrer nas penas de estelionato, verificada a fraude.63 Assim, enquanto a lei impedia que qualquer um tutelasse crianas ricas - afinal, s poderia tornar-se tutor quem tambm tivesse posses compatveis com a do menor - a prtica dos juzes de no cumprir essa determinao legal nos casos

61

Lei n 1237, de 24 de de setembro de 1864. Coleo de Leis do Imprio do Brazil, 1864. 62 Cndido Borges da FONSECA, Jurisprudncia criminal de menores. Revista Mensal O Direito, Legislao, Doutrina e Jurisprudncia. maio a agosto, p. 181. No Estatuto da Criana e do Adolescente, sancionado pelo presidente da Repblica em 1990, continuou a vigorar esse dispositivo a respeito da hipoteca em garantia do tutelado. Diz o artigo 37:A especializao da hipoteca legal ser dispensada sempre que o tutelado no possuir bens ou rendimentos ou por qualquer outro motivo relevante. 63 Lei de 26 de abril de 1865. Coleo de Leis do Imprio do Brazil, 1865.

envolvendo carentes incentivava a tutela de crianas pobres que acabariam trabalhando compulsoriamente na casa de seus tutores. Simultaneamente a estas intervenes jurdicas, So Paulo desenvolvia nova dinmica, uma vez que a capital da provncia sofria diversas alteraes de ordens fsicas e sociais.64 O municpio cresceu e sua populao aumentou. Se chegaram os novos ricos, um contingente de pobres e trabalhadores atrados por este desenvolvimento tambm se deslocou para So Paulo em busca de melhores condies de vida e juntaram-se a outros pobres j existentes. As novidades tambm surgiam no campo das idias. Os reflexos de acontecimentos mundiais interferiam de forma direta na economia e na sociedade brasileira. A Revoluo Francesa, atravs de seus mandamentos, pregava a liberdade e a igualdade entre os homens, noes que se chocavam contra o iderio escravagista brasileiro. A influncia destes pensamentos na sociedade brasileira acentuou as discusses abolicionistas at ento restritas a pequenos grupos de polticos e intelectuais. Parte da populao, muitas vezes influenciada por esses debates e munida de sentimentos humanitrios, comeou a ver os negros no mais como animais ou objetos, e sim como seres humanos. Assim, os processos de alforria deixaram de ser to raros e passaram a fazer parte do cotidiano de alguns paulistanos donos de

64

Maria Lcia PERRONE PASSOS, Apresentao, A evoluo urbana da cidade de So Paulo, p.11.

escravos. Porm, tais processos de alforria, visto atravs das decises dos juzes de rfos, nos mostram outra realidade enfrentada pelos escravos: ...Diz Antonio Mariano Pedroso, morador nesta cidade que no dia 21 de agosto de 1857, sua irm Anna Paulina de So Benedicto, deo liberdade plena a huma escrava que tinha de nome Benedicta, que naquella poca, se achava com quatro annos de edade, com a obrigao civil de acompanhar a ella durante sua vida, e por sua morte, ficar encostada a Rita Igncia como se v da carta junta. Sucede porem, que a saudosa em sua vida, entregou a libertada ao suplicante que a creou e educou, em cuja companhia ainda se acha. E como aquella obrigao civil apenas uma precauo para que a libertada tenha educao e sirva em casa honesta, no sendo obrigada a prestar servios sem algum usufruto, e como tudo isso se pode procurar dando um tutor a essa libertada, que orphn, o qual ficara obrigado a tel-a em casa capaz e honesta, visto ter fallecido a (ilegvel) , por isso o suplicante requer, que V.E. se digne a nomeal-o tutor da dicta menor... So Paulo, 5 de outubro de 186665 Atravs desse processo percebemos que a alforria - ao contrrio do argumento da lei e de uma viso corrente construda pela historiografia tradicional - no trouxe a liberdade definitiva para os escravos. O caso da menor Benedicta mostra que muitas vezes a liberdade plena era, na verdade, aquilo que os juzes chamavam de liberdade condicional. Embora essas crianas fossem livres, a cor de suas peles mostrava o preo que aquela sociedade lhes atribua. Este processo vem acompanhado pela carta de alforria que Anna deu a Benedicta. Nela, a autora estipula melhor as condies de liberdade que dava para a criana:

65

Grifos meus. Documento 24, Lata 116, Ano 1866, Ordem 5446.

...pelo muito amor que tenho-lhe (ilegvel) , liberto, izempto de toda e qualquer escravido, ou sujeio, como se de livre ventre tivesse nascido, com a condio de acompanhar-me durante minha vida, e se por meu fallecimento ainda no tiver a edade de vinte e cinco annos, ficar encostada sua madrinha, a senhora Rita Igncia, at completar a dicta edadde de 25 annos... 66 Este processo provocou grande briga entre o irmo da falecida Anna e a madrinha de Benedicta. Enquanto Rita, atravs de seu marido, tentava alegar que ela quem tinha o direito da posse da menor, visto que esta ainda no possua 25 anos, Antonio Mariano, dizendo-se preocupado com o futuro da garota, procurava, atravs da tutela, garantir para si a posse de Benedicta. Assim, cada vez mais, a tutela vai assumindo contornos de manuteno da criadagem domstica. No perodo, aos poucos, foram promulgadas diversas leis que, gradativamente, propunham acabar com a escravido no Brasil. Foi o caso da Lei do Ventre Livre, de 1871, que declarava livre todo o filho de me escrava nascido a partir da promulgao da lei; a Lei do Sexagenrio, de 1885, que decretava alforria aos negros maiores de 65 anos e, finalmente, a Lei urea, de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravido. No entanto, o processo abolicionista deve ser melhor discutido em seus significados sociais. Anlise mais detalhada dos artigos da Lei do Ventre Livre, por exemplo, sugere alguns dos significados do que era ser criana liberta no perodo. Aparentando protecionismo em relao ao mundo infantil, o pargrafo

66

Grifos meus.

1 do artigo I da lei, significou, na verdade, a forma encontrada pela sociedade para garantir que estas crianas continuassem como mo-de-obra gratuita: ...os ditos filhos menores ficaro em poder e sob autoridade dos senhores de suas mes, os quais tero a obrigao de cri-los e trat-los at a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da me ter a opo ou de receber a indenizao de 600$, ou de utilizar-se dos servios do menor at a idade de 21 anos completos.67 Portanto, pelo que se apresenta, parece- me que, embora a lei desse liberdade s crianas, na verdade, elas nunca chegaram conhec-la. Que dinheiro teria uma escrava para pagar 600$ pela vida livre de seu filho? Claro, que deveremos encontrar excees, mas acredito que, no geral, o trabalho compulsrio infantil continuou sendo explorado como at ento. Um processo de 1871 (ano da Lei do Ventre Livre) demonstra a situao das crianas filhas de escravos ou ex-escravos. ...Manoela da Silva Taques, inventariante dos bens da finada Francisca Puresa, requer a V.E. nomeao de curador de tutor aos menores Felcia, de doze a treze annos, Elisa, de dez annos e Anna de dois annos, filhas da hoje liberta Carolina, escrava da referida Francisca. As duas primeiras foram libertadas pela finada dona Francisca e a ltima no inventrio que terminou a pouco. Por ser essas menores da esteira da famlia, pede a suplicante que seja nomeado tutor seu cunhado o Capito Pedro Carlos Oliva. 68 At as primeiras dcadas da Repblica, cada vez mais os processos traziam referncias s crianas filhas de escravos. Em geral, diziam respeito apreenso e

67

Fbio VIEIRA BRUNO (org). O parlamento e a evoluo nacional. Senado Federal, Braslia, 1979, p. 292. 68 Grifos meus. Documento 42, Lata 118, Ano 1871, Ordem 5448.

depsito de menores, contratos de soldada e tutelas. O aumento do nmero desses processos pode ser constatado facilmente nas latas do Arquivo do Estado. Se at a Lei do Ventre Livre, em geral, documentos de vrios anos cabiam em apenas uma lata, a partir desse momento, quase sempre ser necessria uma lata por ano. A partir da Lei urea, isto acentua-se, tornando-se comum ter duas latas para cada ano de atividade dos juzes. Embora pedidos de emancipao de menores, de licena para casamento tenham sofrido um acrscimo razovel, o que realmente chama a ateno o aumento do nmero de pedidos de tutela e de contrato de soldada para menores de explcito passado escravo. Em 1891, por exemplo, foram necessrias duas latas para acondicionar os documentos, a 144 e a 145. Na lata nmero 144, dos 47 processos, 14 so sobre tutela e quatro, sobre contrato de soldada. J na lata 145, dos 38 documentos, 16 so sobre tutela. Alm disso, deve-se considerar que estes nmeros se referem apenas aos tipos de processos que o nome j consta na capa. Muitos outros podem estar com outro nome (apreenso, busca, etc) e mesmo assim se referirem a tutela ou a soldada. Com a Lei urea, os negros libertos foram, na maioria das vezes, despejados de suas antigas moradias. Muitos, em busca de vida melhor, ficavam a perambular sem destino fixo pelas grandes cidades procura de emprego, residncia, melhores condies de sobrevivncia. Todo este processo fez com que muitos ex-escravos sassem do interior, onde trabalhavam compulsoriamente nas fazendas de caf, e

viessem para So Paulo. Acabaram se juntando grande parcela de pobres j existentes que, como eles, tambm viviam em miserveis condies. Porm, a participao dos Juzes de rfos enquanto rgo de proteo infncia no se esgotou com o Imprio. Durante a Repblica, em decorrncia das transformaes sociais e jurdicas pelas quais passava So Paulo, o Juizado de rfos no s intensificou sua ao junto ao mundo infantil como tambm passou a interferir de forma mais decisiva em questes referentes ao relacionamento entre crianas e o universo adulto.

Captulo II DA TUTELA E DO CONTRATO DE SOLDADA AOS INSTITUTOS DISCIPLINARES

No sente a criana que o cu iluso: cr que o no alcana, quando o tem na mo.

(Manuel Bandeira)

Captulo II DA TUTELA E DO CONTRATO DE SOLDADA AOS INSTITUTOS DISCIPLINARES

Na virada do sculo, diversas mudanas sacudiam o Pas e, em particular, So Paulo: implantao da Repblica, abolio da escravatura, vinda de imigrantes, construo de ferrovias, nascimento da indstria. Nesse processo, a nova estruturao do mercado de trabalho redefiniu as condies de luta de classes. Se as mudanas representaram, para pequena parcela da populao, progresso econmico, para a maioria, os benefcios no foram usufrudos. Verificou-se um aumento no contingente de marginalizados. Negros recm-libertos, imigrantes e despossudos em geral - muitos sem moradias fixas - perambulavam pelas cidades com seus filhos em busca de sobrevivncia.69 Neste contexto, nas metrpoles emergentes, foi preocupao do poder pblico e das elites o controle das ruas e destas famlias indesejadas. Criaram -se novas formas de controle e de dominao burguesas, bem como abriram-se novas prticas de resistncia proletria.70 Aliados populao de libertos, os imigrantes que vieram em busca do paraso tornaram-se objetos dessa nova cidade e de suas leis.

69

Em Cotidiano e sobrevivncia, Maria Inez Machado BORGES PINTO relata os diversos aspectos do cotidiano desses pobres que chegavam cidade de So Paulo e no tinham condies dignas de vida. Nesse trabalho, dedica especial ateno aos imigrantes e s formas marginais de sobrevivncia encontradas por esses pobres.

Para receb-los, So Paulo passou a sofrer uma srie de transformaes. Alm das alteraes das relaes econmicas, sociais, geogrficas e das instituies polticas, o prprio uso que se fez da lei foi modificado. Se at o perodo imperial as fronteiras entre as classes possuam rgida diviso, marcadas pelo uso autoritrio do poder e muitas vezes da violncia fsica, a partir do fim da escravido e da implantao da Repblica, o autoritarismo e a violncia social muitas vezes daro lugar s leis e ao sistema jurdico. Cada vez mais o Judicirio ir se apresentar como um espao e caminho de construo e afirmao das demandas das classes dominantes sobre os setores populares. Fisicamente, a capital do Estado crescia, suas ruas eram alargadas, surgiam praas visando deix -la mais bonita e comparvel s capitais europias. Este desenvolvimento, no entanto, promoveu no s a segregao racial, como tambm - por meio do controle das ruas e de intervenes nas moradias operrias - a segregao espacial da classe trabalhadora e dos despossudos. Aos poucos, o poder (re)constitua-se atendendo aos apelos dos cidados e definindo novas leis e padres de comportamento com o objetivo de delimitar espaos a esta populao apresentada, muitas vezes, como perigosa. Uma das solues encontradas foi o remanejamento das moradias operrias para as regies perifricas e insalubres da cidade. Observaes como a do chefe de polcia da capital, em 1896, so correntes nas documentaes oficiais do perodo:

70

Heloisa de Faria CRUZ. Trabalhadores em servio: dominao e resistncia , p. 10.

...tendo notado em junho que o nmero de mendigos extrangeiros crescia notavelmente na capital, tratei de pesquisar e verificquei que os pontos mais populosos eram por elles preferidos, porque ahi a colheita de esmolas era mais prompta e copiosa. Soube at de mendigos de fora da capital que aqui vinham chamados por parentes ou collegas, explorar aquela vantagem. Determinei, ento, que lhes fosse vedada a entrada no centro da cidade e noutros pontos mais concorridos...71 A rua, que nas sociedades pr-industriais, era local de bate-papos, brincadeiras e encontros passa, aps o incio do processo industrial, a ser motivo de debates e interveno do poder.72 Alegando ser necessria a re-organizao do espao urbano, o poder, representado pelos rgos pblicos, tratou de intervir nas reas abertas e pblicas da cidade. Onde se localizava o no-trabalho, o poder, principalmente atravs da polcia, teve atuao marcante73. Esteve presente nas greves, nos cortios, nas festas e comemoraes, nos mercados e nas ruas. 74 As aglomeraes de trabalhadores e de
71 72

Relatrio do chefe de polcia Bento Pereira Bueno, em 1896. Mayumi Souza LIMA, A criana e a cidade, p. 90. 73 Com a nascimento da Repblica, um dos aparatos que o governo sempre procurou aprimorar foi a polcia. Era obrigao dela salvaguardar os direitos do cidado e garantir a ordem e o respeito propriedade privada. Cabia a ela resolver, atravs da intimidao ou do uso da violncia, grande parte dos problemas sociais existentes em So Paulo. Atravs de relatrios encaminhados pelos chefes de polcia, o poder central mantinha-se sempre informado dos comportamentos considerados problemticos para a cidade. Ver Relatrios dos chefes de polcia da capital durante o perodo. 74 Sobre esse tema Robert D. STORCH, trabalha de maneira brilhante em O policiamento do cotidiano na cidade vitoriana. Revista Brasileira de Histria, 5 (8 e 9): p.7-33. Nesse estudo, o autor examina as relaes existentes entre o nascimento de uma organizao policial fardada, burocrtica e moderna, na Inglaterra, e o advento de noes redefinidoras da nova ordem urbana e da disciplina social no sculo XIX. Alm disso, o autor desenvolve a idia de que o policiamento era tentativa de se criar um novo padro bsico de ordem urbana e mostra como a imposio destes novos limites se chocou com vrios aspectos da vida diria das classes mais pobres.

pobres, em geral, eram vistas como possveis foco de violncia, tumultos e brigas. A rua adquiria cada vez mais a funo nica de circulao. 75 At mesmo o ajuntamento de crianas ou brincadeiras de rua eram tidos como perigosos. Embora fosse proibido o trabalho de menores de 12, eis o que aconteceu a um garoto de 11 anos por estar na rua e no ter profisso: Chegando ao meu conhecimento que Joo Pedro da Silva, deixa de executar profisso, officio ou qualquer mister em que ganhe a vida, no possuindo meios para manter-se e domiclio certo em que esse habite, provendo sua subsistncia por meio de ocupao prohibida por lei como de pequenos furtos, determino ao escrevio que assim intime-o para na 1 audiencia ordinria, de 19 do corrente, s duas horas da tarde, ver-se processar como incurso nas penas do Art. 399 do Codigo Penal, intimando-se tambm as testemunhas (...) notificando-se o Ilm. 3 Promotor Pblico para assistir aos termos do processo e bem assim, ao Ilm. Americo Xavier Pinheiro e Prado, o qual nomeio curador do acusado que de menor idade. Cumpra-se, O 1 Delegado.76 Devido a esse e a outros tipos de problemas, a partir do final do sculo XIX, grupos sociais, ligados ou no ao poder pblico, buscaram alternativas para essas novas questes que emergiam na cidade. Se at ento a assistncia pobreza estava mais ligada caridade e a questo do trabalho articulada em relaes escravistas, a partir daquele momento vrias prticas foram inauguradas para disciplinarizar os pobres, o meio urbano, as relaes de trabalho e tambm a famlia.

75 76

Mayumi SOUZA, op. cit., p. 91. Documento 27, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504.

Em um nico momento foram criadas diversas instituies disciplinares com o objetivo de trancafiar todos aqueles que no se adequavam nova realidade.77 Enquanto as cabeas pensantes, baseadas principalmente em modelos europeus de cura e de disciplinarizao do espao urbano, procuravam alternativas para o controle da populao da cidade - hospcios, cadeias e Institutos Disciplinares -, os pobres e trabalhadores em geral acabavam, ao mesmo te mpo, reivindicando novas medidas e formas de agir por parte das instituies governamentais. Se para a re-educao dos adultos foram criados hospcios78 e prises, para a das crianas foram criados (ou re-organizados) espaos capazes de garantir a reeducao moral e intelectual atravs do trabalho. Uma das dificuldades enfrentadas pelo poder pblico para lidar com estas questes era a inexistncia de uma legislao adequada nova realidade do Pas. 79 Nos primeiros anos da Repblica, o Poder Judicirio continuava funcionando por meio

77

Surgiram nessa poca, por exemplo, o Hospcio do Juquery e as Colnias Correcionais, instituies que se encarregavam, principalmente, de re-adaptar essa massa sociedade atravs da disciplina para o trabalho. De acordo com as leis, mais do que a preocupao em punir, a principal funo dos institutos era a reabilitao e a reestruturao daqueles que saram dos caminhos da moral e do convvio social. 78 Sobre a construo da loucura na sociedade paulistana, ver O espelho do mundo, de Clementina Pereira CUNHA, onde a autora relata a construo do discurso psiquitrico como mais uma forma de disciplinarizao dos excludos da cidade. A loucura passa a ser vista como um fenmeno historicamente construdo. A historiadora relaciona o desenvolvimento urbano de So Paulo na virada do sculo com o surgimento de um saber cientfico interessado em delimitar um espao queles tidos como alienados, ou seja, pessoas cujo comportamento no se adequava ordem inc ipiente. 79 Pouco depois de promulgada a primeira constituio republicana (1891), surgiram correntes revisionistas alegando que a nova legislao era insuficiente para as mais recentes questes do Pas. No entanto, tais mudanas requeridas s comearam a ocorrer aps 1915.

das conservadoras regras do perodo Imperial. O Cdigo Civil, por exemplo, que cuidava das questes familiares, s foi concludo em 1916, passando a vigorar um ano mais tarde. A este respeito, um dos maiores juristas do perodo, Clovis Bevilaqua, observou que ...depois de nossa independncia poltica (1822) permanecemos (ainda) sob o domnio das ordenaes do Reino, j revogadas no seu pas de origem.. 80. Assim, devido desatualizao judiciria, as decises dos magistrados, no perodo, foram marcadas por uma no-padronizao. Variavam de juiz para juiz, conforme ser mostrado mais adiante. Ao mesmo tempo, So Paulo crescia rapidamente e os rgo centrais de poder se restringiam, quase que exclusivamente, enumerao dos novos problemas. Segundo relatrios oficiais, as queixas eram constantes: falta de policiamento, de saneamento bsico, de moradias, de instituies adequadas para o envio da populao perigosa, falta de legislao moderna em que pudessem se amparar. Para os diversos poderes da cidade e para parte da sociedade civil, o mundo das classes pobres deveria ser o do trabalho (no importando a idade ou sexo) como forma de se evitar a marginalidade. Crianas na rua, portanto, precisariam ser encaminhadas aos juzes para estes lhes arranjarem arrumao. As que trabalhavam nas fbricas ou em residncias, estavam a caminho de se tornar cidado.
80

Cdigo Civil, comentado por Clovis BEVILAQUA.

Para alm de suas significaes explcitas, essas posturas revelam uma outra inteno: a de que as crianas pobres deveriam, assim como seus pais, estar dentro das fbricas trabalhando. Neste caso, podemos dizer que essas crianas eram exploradas duplamente: serviam de mo-de-obra em condies desumanas e recebiam um salrio muito inferior ao dos adultos. Como aponta Esmeralda Blanco de Moura, ...em 1894, na fbrica de fsforo de Vila Mariana, os menores eram responsveis por mais 40% da mo-de-obra empregada, sendo que o salrio das mulheres era 40% inferior ao dos homens e 60% superior ao dos menores.81 Para muitos, o trabalho era a melhor forma de se evitar a mendicncia ou a criminalidade infantil. Devido a esse incentivo governamental e empresarial que muitas crianas, a partir dos cinco anos, trabalhavam em fbricas em condies completamente desumanas para complementar a renda familiar. Maria Alice Rosa Ribeiro em seu estudo sobre a indstria txtil paulistana do perodo analisa, entre outros pontos, as condies de trabalho das mulheres e das crianas nas indstrias paulistanas. Utilizando, principalmente, relatos de sanitaristas, jornais e os primeiros censos industriais da poca, revela que em 1894, os estabelecimentos industriais localizados na capital empregavam 5.019 operrios. Deste total 840 eram do sexo feminino e 710 eram menores. Para a

81

Esmeralda Blanco B. de MOURA, Alm da Indstria Txtil: o trabalho feminino em atividades masculinas, Revista Brasileira de Histria, (18), p. 86.

autora, as primeiras fbricas txteis tm como uma das caractersticas mais marcantes o recrutamento massivo da mo-de-obra feminina e infantil 82. Por encaminhar esses grandes temas que envolviam a infncia, cada vez mais o Juizado de rfos da Capital foi se destacando. Delegados de polcia, curadores de rfos, advogados, ou at mesmo a populao (atravs de cartas annimas ou pessoalmente) encaminhavam aos juzes pedidos de tutela, de contrato de soldada, de licena para casamento, de heranas, faziam denncias de maus-tratos, de violncia fsica e sexual praticadas contra as crianas por familiares ou por estranhos. Alm disso, solicitavam encaminhamento de menores para instituies assistenciais ou para o Instituto Disciplinar do Tatuap. Cabia ao magistrado, decidir o destino desses menores. Eram eles que optavam em assistir, penalizar ou reprimir as crianas pobres. Pelos processos percebemos, que a maior parte dessas crianas eram negras que vinham para So Paulo com seus pais recm libertos, eram filhos de retirantes nordestinos e por ltimo, filhos de imigrantes. Alm destes menores que chegavam com seus pais, muitos nasceram na prpria cidade. Eram os primeiros descendentes dos estrangeiros que vieram em busca de vida melhor. Agora, alm das sebastianas e joanas de tais do sculo XIX, os processos traziam nomes como Severino, Pablo, Gehard, Ivanov, Geovanni. Era um momento de

82

Maria Alice Rosa RIBEIRO, em Condies de Trabalho na Indstria Txtil Paulistana (1870-1930).

profundas mudanas na sociedade, principalmente na paulistana, e o Juizado de rfos se remodelou visando incorporar as novas demandas sociais. A busca de melhores condies de vida, no entanto, muitas vezes se chocou com a realidade que a cidade oferecia. Apesar de as autoridades, fazendeiros e empresrios conclamarem constantemente a necessidade de aumento populacional, quando essa populao aqui chegava nem sempre era vista com bons olhos. Os processos dos juzes, por exemplo, nos mostram quem eram os cidados da Repblica e quem era a escria da cidade. Aos poucos, os negros, os imigrantes e a populao nacional pobre passaram a ser responsabilizados pelos males da cidade. A prpria linguagem dos processos indica tais diferenciaes e assinala os limites da cidadania contida no projeto republicano. Para os pobres e seus filhos, que na maioria das vezes no tm sobrenome , os termos pejorativos so uma constante: ...me foi dicto que com este termo aceitava a soldada da menor Felisbina de cor parda filha de Joana de tal. Em contraposio, temos o uso de termos que inspiram dignidade e confiana para aqueles considerados de respeito: "...nomeia e constitui seu bastante procurador nessa capital a Joo Ribeiro da Silva, cidado, especialmente para tomar conta do menor Antonio... Se So Paulo crescia e desenvolvia, para as crianas pobres, isso no significava melhorias em suas condies de vida. Presenas questionadoras de uma ordem urbana que se almejava, essas crianas, constantemente eram colocadas sob

suspeio. Acusaes de vagabundagem para menores de 10 ou 11 anos eram comuns. Alm disso, muitas foram presas por vadiagem, por falta de domiclio fixo ou, simplesmente, por estar nas ruas. Assim, elas sofreram de diversas formas o preconceito e a dor que a explorao e a pobreza trazem no seu cerne. Neste caso, podemos dizer que, em relao s crianas, o Juizado de rfos funcionou como espelho da cidade. Pode-se propor, ao contrrio de muitos que idealizam o passado, que as crianas pobres daquele perodo tiveram uma vida de sofrimento e descaso por parte do mundo adulto. As aes que chegavam aos juzes apontam uma srie de problemas enfrentados pela infncia desvalida: abandono familiar e social; maus-tratos praticados pela famlia, tutores ou rgos governamentais; excesso de trabalho nas residncias ou fbricas; trabalho compulsrio igual ao do perodo da escravido; violncias sexuais e familiares, entre outros. Alm das preocupaes com as crianas e adolescentes, passaram a ser encaminhados ao juizado casos referentes ao mundo adulto, o que no acontecia na poca do Imprio. Os Juzes de rfos comearam a atender, por exemplo, processos criminais decorrentes de brigas em vilas, cortios ou rua, cuidavam de inquritos sobre injria e difamao, inquritos sobre incndios, acidentes, entre outros.83

83

Embora no aborde os processos envolvendo adultos, esta documentao, por ser muito rica, merece um estudo.

As maiores questes colocadas para os juzes, no entanto, ainda eram referentes ao mundo infantil. Para o Estado e parte daquela sociedade, a grave situao dos menores decorria, principalmente, do abandono fsico e/ou moral em que se encontravam. O fsico, segundo autoridades, era conseqncia do falecimento dos pais ou parentes. O moral, estava ligado incapacidade de algumas famlias gerirem a vida de seus filhos. No ltimo caso, quase sempre os problemas relacionavam-se pobreza. Partindo deste diagnstico, e em meio aos desordenamentos da cidade, dois mecanismos comearam a ser colocados em prtica. Um deles, era cuidar da situao das crianas abandonadas; o outro, investir de forma mais sistemtica em uma poltica de normatizao das famlias pobres que, conforme ser visto no terceiro captulo, esteve amparada nas posturas e decises dos juzes sobre os padres aceitveis de conduta familiar. Em relao s crianas abandonadas, o poder pblico adotou algumas alternativas. Num primeiro plano , passou a encaminhar crianas desamparadas, rfs ou abandonadas, para residncias atrav s do processo de adoo da tutela 84 ou do aluguel dos mesmos atravs do contrato de soldada. No caso de famlias que no possuam condies morais de criar seus filhos, ou quando as crianas e jovens j estavam h algum tempo nas ruas (e, por isso,

84

O Cdigo Civil de 1917, no captulo V, referente Adoo, afirma que o Direito anterior no regulava o instituto da adoo. p. 347. Portanto, a tutela era o meio mais comum de se adotar crianas.

segundo as autoridades, j haviam adquirido alguns vcios transformando-se em pequenos vadios ou corrompidos), foi intensificada a criao de instituies assistenciais com o objetivo de re-educ-las atravs do trabalho. Por ltimo, havia aqueles menores que, realmente encontravam-se quase irrecuperveis, j tinham sado completamente do convvio social transformandose em criminosos. Para estes, foi criado o Instituto Disciplinar do Tatuap (atual Febem). Processos como o de Manoel do Monte e suas filhas e de Domingos Gianelli, abaixo reproduzidos nos sugerem que o drama dos menores desamparados se construiu efetivamente na cidade de So Paulo, no final do sculo passado e incio deste. As principais causas dessas crianas estarem nas ruas eram o falecimento dos pais, o abandono familiar ou ainda fuga das residncias. Quase todas tiveram em comum uma vida de misria, analfabetismo, trabalho e castigos fsicos.

...Diz Herculano Bressane que, tendo suicidado na hospedaria dos imigrantes o retirante do norte, Manoel do Monte, deixando trs filhas menores, leva tal facto ao conhecimento de V. E. a fim de serem tomadas as providncias necessrias. O suplicante promptifica-se a assumir a educao da mais velha de nome Severina, assignando para isto o respectivo termo de tutela.85 ___XXX___ Chegando ao conhecimento deste Juiz que Domingos Gianelli, de naturalidade italiana abandonou na rua uma creana do sexo feminino, que foi recolhida por Manoel dos
85

Documento 7, Lata 166, Ano 1904, Ordem 5496.

Santos, tem esta creana apenas trs dias de edade, nomeio o Sr. Manoel dos Santos para tutor.86 Se crianas pobres que trabalhavam em fbricas sofriam com o chicote e a palmatria funcionando como relgio de ponto e mexiam com mquinas que as aleijavam ou matavam, as desamparadas (rfs ou no), tambm tiveram uma existncia sofrida, onde o trabalho no se separava da vida, fazia parte do dia e da noite. Lazer ou brincadeiras so palavras que no esto referendadas nos processos dos juzes de rfos. J o trabalho, este sim, apresenta-se sempre como incessante. Diziam as autoridades e os cidados que a melhor forma de ajudar os menores era preparando-os para o futuro, pelo sentimento de amor ao trabalho, e pela instruco profissional.87 O trabalho, portanto, deveria ser o princpio bsico para educ-las. Foi partindo de tal princpio que as classes mais abastadas, juntamente com os poderes Legislativo e Executivo, buscaram alternativas para esses menores abandonados ou desamparados. De acordo com documentos oficiais, percebe-se que as queixas sobre eles eram as me smas que as feitas a respeito dos adultos: havia aumentado muito o contigente de crianas abandonadas e no sabiam o que fazer com elas. Na fala policial: ...igual embarao trazem para o servio policial da capital, as crianas abandonadas que em grande nmero vagam

86 87

Documento 25, Lata 173, Ano 1907, Ordem 5503. Relatrio do chefe de polcia da capital, de 1902.

pelas ruas, maltrapilhas e famintas, esmolando s vezes por conta de outra, da mais triste degradao... 88 Pressionados por esta grave questo, os juzes, atendendo aos pedidos da populao, passaram a utilizar com maior intensidade a tutela dativa e o contrato de soldada, agora com renovadas funes sociais, constitudas em suas articulaes ao mundo do trabalho. Neste incio do perodo republicano, o mecanismo da tutela foi estendido de forma progressiva ao universo das crianas pobres e passou a ser utilizado para a constituio de criadagem compulsria. O contrato de soldada, que j vinha sendo utilizado desde o Imprio para a contratao de servios de menores pobres ou filhos de escravos, teve tambm seu uso intensificado durante as primeiras dcadas da Repblica. De acordo com a legislao, a tutela dativa deveria ser dada ou imposta pelo juiz a um homem de respeito considerando-se algumas condies. Se os pais fossem vivos e tivessem comportamento irregular (falta de condies morais ou sociais), o Juiz de rfos poderia destitu -los do ptrio poder e passar a responsabilidade da criana para outra pessoa. Tambm poderia ser concedida quando os pais alegavam no ter condies de cuidar da criana e, por isso, pediam aos juzes que outro o fizesse. Alm disso, aps a morte dos pais ou quando estes se encontravam ausentes, o juiz poderia dar essa responsabilidade para outra pessoa contanto que no existisse

88

Relatrio do Chefe da polcia da capital, de1895.

tutor testamentrio 89; no houvesse parentes em condies de exercer a tutela legtima 90; se os parentes recusassem a aceitar a tutela legtima alegando problemas econmicos91 ou, ainda, quando os parentes no eram tidos como idneos para o exerccio da mesma. Para estes casos, a lei previa a tutela dativa: ...o Juiz obrigar a servir um homem bom do logar, que acha abonado, discreto e digno de f, e entregar-lhe-ha o orpho e todos os seus bens.92 Na prtica, a tutela dativa funcionava de duas formas. O juiz poderia indicar a guarda de um rfo a um homem digno ou ento, o interessado em ter uma criana sob seu poder comparecia ao juizado fazendo tal solicitao. Assim, no imaginrio das elites sociais, indicar uma pessoa que ficasse com esse menor era, na maioria das vezes, encarado como uma questo de humanidade pois, alm de tir-la do sofrimento da rua evitava-se que essa criana entrasse em categorias irrecuperveis do convvio social, como a marginalidade ou criminalidade. Vejamos a argumentao do curador de rfos que cuidou do caso do j citado Joo Pedro da Silva, de 11 anos, preso por vadiagem:

89

Nos documentos pesquisados no foi encontrado nenhum caso de tutela testamentria. Esses processos encontram-se no Arquivo do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, na Vara da Famlia, nos inquritos relativos a testamentos. Em tais documentos existe, normalmente, uma parte referente diviso dos bens e, na sequncia, encontra-se o nome da pessoa escolhida para ser o tutor do rfo. 90 A tutela legtima ser abordada no captulo seguinte, quando sero discutidas questes relativas famlia. 91 Perante a lei, nenhum pessoa que tivesse condies financeiras e morais para tutelar uma criana poderia recusar tal determinao judicial. Pelos processos, pouqussimas vezes houve quem recusasse e, quando isto acontecia, os juzes, em geral, amparavam-se nessa lei obrigando-os a aceitaram a tutela at que fosse encontrado outro tutor. 92 Grifos meus. PROMPTURIO de Leis Civis, p. 588.

Meretssimo Juiz, Se todas as autoridades policiais procedessem com tanto critrio e inteligncia como tem procedido o digno Dr. Delegado da 1 circunscripo, talvez que tantos infelizes, hoje privados de sua liberdade, tivessem um futuro mais risonho. Joo Pedro da Silva, com quem tive a ocazio de fallar, sera mais um infeliz a aumentar o nmero dos desempregados, se no houver uma mo caridosa que descortinando-lhes os horizontes da vida apontando o caminho da honra e do dever, que so valoriza-se com a educao das faculdades physichicas e pelo trabalho... 93 Quando algum requeria tutela de um menor, geralmente argumentava que gostaria de mant-lo sob seus cuidados em virtude de ele estar abandonado ou sofrendo maus-tratos em outra residncia. Em geral, o juiz atendia o requerente, pois, amparava-se na lei que determinava que todo menor rfo ou abandonado deveria ter tutor. Assim, o magistrado entendia estar tirando uma criana da rua ou da casa de quem no tinha condies de cri-la para coloc-la no lar de um cidado que se comprometia a cuidar dela. O processo abaixo exemplifica tais solicitaes: ...Diz Joo Pereira, negociante, residente na Freguesia de So Miguel, existindo neste districto e em poder de Celestino Gonalvez, a menor Joana de Godoy, orph de pae e mi e muito maltratada por aquele reconhecidamente de maos costumes vem, por isso, o suplicante, respeitosamente, requer a V. E. para lhe ser dada a dicta menor como tutelada, obrigando-se a educal-a na escola pblica e mais afazeres domsticos.94

93 94

Documento 27, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504. Documento 30, Lata 156, Ano 1897, Ordem 5486.

Entretanto, a argumentao do solicitante de estar preocupado com o bem estar do menor camuflou, na maioria das vezes, outro interesse: o de ter crianas trabalhando gratuitamente para ele. Embora a legislao dirigisse basicamente suas atenes para o rfo rico, os processos pesquisados demonstram que a maioria das tutelas dativas referiam-se a crianas e jovens pobres. Em geral, eram rfs ou filhas de imigrantes, retirantes e ex-libertos. Muitas delas, alm de terem uma vida dedicada exclusivamente ao trabalho sem receber nenhum retorno financeiro, ainda sofriam castigos fsicos. ...Compareceu o menor Bernardino Marques Castro e por ele foi declarado que recebe maus tractos do seu tutor Antonio Martins de Oliveira, que alm de espancar o declarante obriga-o a noite a levar animaes a pastos distantes duas e meas leguas de sua casa, no districto M Boy; que o declarante via-se, devido as cossas que leva de seu tutor, a fugir da casa dele, achando-se atualmente em casa de seu tio Jos Moraes Costa, no districto da Cotia; que o declarante no deseja de modo algum voltar para a casa de seu tutor, que ele mandou o avisar que quando retornasse podia contar com uma sova de faco. Tendo seu tutor no s de algoz (ilegvel) pois no lhe d vesturio nem instruo, sendo o declarante analphabeto... 95 A lei tambm estabelecia que tutores (bem como os pais) no tinham obrigao de fazer nenhum tipo de pagamento ao menor por seus servios prestados: ... no tem obrigao de pagar soldada os tutores ou mis dos orphos que os conservarem em sua companhia, e se utilizarem de seus servios, por lhes no poderem dar arrumao.96

95 96

Documento 44, Lata 175, Ano 1908, Ordem 5505. Esboo do Cdigo civil, por A. T. FREITAS, p. 1014.

Devido a essa falta de obrigatoriedade em ressarcir os menores abandonados por seus servios, a tutela acabou se transformando em amplo mecanismo de constituio de criadagem. Pode-se sugerir que as extintas leis escravagista encontraram novas formas de se perpetuar. A outra alternativa utilizada pela sociedade paulistana para lidar com o problema dos menores abandonados foi o contrato de soldada. Criado ainda no perodo imperial, foi adaptado visando permitir ao juiz alugar crianas desamparadas ou indigentes. Aps a lei de 13 de maio de 1888, seu uso foi intensificado com o objetivo de substituir os escravos das residncias pelo servio dos menores abandonados. Alm disso, evidenciando novas estratgias de sobrevivncia das populaes pobres na situao de um mercado de trabalho livre, muitos pais que no podiam cuidar de suas crianas passaram a alug-las a outras pessoas em troca de um soldo estipulado pelos juzes. Embora o contrato de soldada determinasse o pagamento de um soldo aos menores, a lei possua algumas brechas que, muitas vezes, impediam o recebimento de qualquer dinheiro por parte das crianas. A legislao dizia que a partir dos 14 anos, era obrigatrio pagar soldo a todos os assoldados. No entanto, dos sete aos 14 anos, a deciso das crianas assoldadas receberem algum dinheiro dependia dos juzes de rfos. Estabelecia a legislao: O Juiz dos Orphos, quando julgar conveniente, poder autorisar estas locaes de servios, no vencendo os menores soldada at a idade de quatorze annos, e

obrigando-se simplesmente os amos alimenta-los, vesti-los e trata-los nas enfermidades. Quem tiver criado orphos at a idade de sete annos, e continuar t-los em sua companhia, no pode ser obrigado pagar-lhes soldadas por servios prestados at a idade de quatorze annos. Tambm no tem obrigao de pagar soldada os tutores ou mis dos orphos que os conservarem em sua companhia, e se utilizarem de seus servios, por lhes no poderem dar arrumao.97 Embora no tenha sido localizado nenhum processo em que o juiz dizia ser a criana obrigada a trabalhar sem receber o soldo, foram encontrados diversos inquritos onde afirma -se que o menor trabalhava h tempos com determinada pessoa sem receber pagamento algum: Chegando ao conhecimento desta curadoria que na casa 134 da rua Aurora existe uma menor que esta prestando servios domsticos, requeiro que V.E. - em bem dos interesses da menor - a intimaam do morador a fim de que se apresente ao Juiz, para declaraes, devendo tambm o morador informar, qual a soldada que a referida menor recebe, quaes as condies e quanto tempo ella se acha prestando servios.... 98 Quando os juzes estipulavam um soldo para o menor em troca dos servios prestados, a lei determinava ao contratante abrir uma conta poupana na Caixa Econmica onde seria feito o depsito mensalmente, trimestralmente ou da forma que o juiz decidisse. O menor s poderia resgatar a quantia acumulada quando atingisse a maioridade, ou quando, em casos especficos como o de Joo do Esprito Santo, o juiz autorizasse.
97 98

Id. ib, Artigo 2.710, p.1.014. Documento 18, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504.

Diz Joo do Esprito Santo que tendo no cofre de rfos a quantia de trezentos e trinta e oito contos de reis (...) e achando-se pela sua maioridade e capacidade no caso de reger sua pessoa e bens, vem requerer a V.E. que sirva-se a dar as necessrias ordens no sentido de ser o suplicante embolado das referidas quantias, provenientes das soldadas pagas pelo comendador Antonio Gabriel Tomazi, com quem em data de 11 de janeiro de 1875 foi contratado pelo Exmo. Dr. Juiz de rfos...99 Embora o contrato de soldada significasse a legalizao da mo-de-obra infantil compulsria ou barata, ele era o nico meio da criana receber algum retorno financeiro pelos servios prestados, uma vez que os tutelados tambm trabalhavam em afazeres domsticos sem receber qualquer tipo de pagamento. Pela compreenso da lei e dos processos, acredito que esta falta de soldo na tutela tem a ver com seus princpios de adoo e no de trabalho, visto que seu maior objetivo era garantir um pai e, conseqentemente, um lar, ao menor de 21 anos. O contrato seguinte exemplifica algumas garantias do menor assoldado no encontradas nos processos de tutela: Aos quinze dias do ms de junho de mil novecentos e um, nesta Cidade de So Paulo, em meu cartrio, onde me achava em Escrivo do Primeiro Officio de Orpho do direito nomeado e onde ahi compareceu o cidado Arlindo Roberto Alves, Empregado na Companhia So Paulo Raylway, reconhecido das testemunhas assignados, e por elle me foi dito que se obrigava pelo presente contrato cuidar cuidadosamente da menor Helena, natural de Montevideo, orph de pai e me, digo orph de paes, tratando-a no s quando estiver de sade como quando se achar doente, dando-lhe mdico (ilegvel) e vesturio independente da soldada a (ilegvel) subjugada pela seguinte tabela: (at) dose annos pagar a quantia de 10$000
99

Documento 18, Lata 153, Ano 1895, Ordem 5483.

(des mil ris), de dose a quinze anos dose mil ris, de quinze a dezoito anos quinze mil ris e de dezoito a vinte anos 18$000 (dezoito mil ris) mensalmente e entrando para a Caixa Economica tambm mensalmente com a devido soldada.100 Devido ao excessivo uso do trabalho compulsrio de tutelados, algumas vezes, dependendo do juiz, da situao do menor ou do requerente, o magistrado, alm de atender solicitao de tutela, determinava que tambm fosse feito um contrato de soldada. Pela presente nomeio ao senhor Polydoro Pereira de Matos para tutor da menor rph Julia da Silva, filha de Catharina (ilegvel) natural desta Capital (...) e fazer o contracto de soldada101 Em outras ocasies, de acordo com a idade da criana, o juiz rejeitava o pedido de tutela, determinando apenas o contrato de soldada. Se o menor requerido tivesse at 10 anos, em geral, autorizava a tutela, caso fosse mais velho, ordenava, algumas vezes, que fosse feito um contrato de soldada. Diz Manoel Pedro da Silva (...) que existindo uma menor de onze annos de edade, de nome Luduvina, filha do fallecido cidado Francisco Nestal, cuja menor achava-se em sua casa, ha um anno mais ou menos, e como deseja o suplicante tomar para si o encargo de zelar pelo bem estar da referida menor (...) V. E. digni-se a confiar-lhe a tutella da mesma... 102 Despachou o juiz: Attendendo a edade da menor parece-me mais conveniente que se lavre o contrato de soldada, de conformidade com a tabela existente em Juiso, e com a obrigao do contratante
100 101

Documento 26, Lata 162, Ano 1901, Ordem 5492. Grifos meus. Documento 37, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. 102 Documento 35, Lata 173, Ano 1907, Ordem 5503.

recolher Caixa Econmica, mensalmente o produto da soldada sem desconto algum. Como no existia uma legislao que se adaptasse quela situao, variava muito a forma de agir dos magistrados. Esta oscilao verificada em seus despachos revela, por um lado, a preocupao para com o uso intensivo da tutela. Os juzes percebiam que, cada vez mais, crianas com idade superior a 10 anos estavam sendo tuteladas para servirem como criados e ordenavam o contrato de soldada como forma de inibir este crescente nmero de pedidos de tutela. Por outro lado, na medida em que determinavam a feitura do contrato de soldada ao invs da tutela, deixavam de lado a preocupao em conseguir uma famlia para a criana e institucionalizavam e legitimavam a soldada como um contrato de trabalho. Alguns processos tambm demonstram que os juzes de rfos passaram a exigir das pessoas que, sem nenhum contrato firmado estivessem utilizando dos servios das crianas, comparecessem ao juizado para regularizar a situao atravs de um contrato de soldada. Em geral, as denncias neste sentido eram feitas aos curadores, que as encaminhavam aos juzes: Chegando ao conhecimento desta curadoria que em casa de dona Francisca Macedo se acha a menor Benedicta de Mello, de 15 annos de edade, rph de pai e mai, requeiro a V.E. se digne ordenar o contrato de soldada com a mesma senhora garantindo as formalidades legaes103

103

Documento 19, Lata 165, Ano 1903, Ordem 5494.

Embora fosse raro, algumas vezes, como no caso de Tefila, os juzes tambm determinavam o pagamento retroativo dos servios compulsrios prestados ilegalmente: Estando verificado que a menor (Tefila Paiva) esteve durante quatro annos em casa do senhor Orlando Magno, requeiro que se intime para depositar na Caixa Econmica uma quantia que o meritssimo juiz arbitrar pelos servios domsticos prestados durante aquelle tempo(...) 104 Estas relaes de trabalho compulsrio dos menores, mostra-nos, portanto, que o encaminhamento das questes referentes aos menores abandonados foi um processo marcado pelas situaes de tenso e confronto entre o judicirio e a populao. Prova disso que, se os juzes, em decorrncia das presses, adotavam medidas visando garantias dos menores tutelados/assoldados, a populao, por outro lado, inventava formas de tentar escapar dessas determinaes. Um dos meios de burlar o pagamento dos menores acontecia quando o Juiz obrigava um tutor a fazer o contrato de soldada. No raro, temos tutores alegando que, pelo fato da criana ter se tornado desobediente, no desejam mais ficar com ela. Assim, escapavam do pagamento do soldo. Em documento enviado dia 17 de abril de 1900 ao Juizado de rfos, Manoel Laurindo de Oliveira e Silva conta ter sido tutor do menor Pedro durante quatro anos, dos 10 aos 14 anos. Como a partir daquele momento ele deveria pagar um soldo, Manoel solicita ao juiz que estipule um valor razoavel, atendendo aos

104

Documento 24, Lata 163, Ano 1901, Ordem 5493.

trabalhos e despezas para sua creao. O juiz marcou audincia para 19 de outubro, quando seria firmado o contrato de soldada, no entanto, Manoel no compareceu. Dia 29 de dezembro, enviou outro documento ao juiz, afirmando no querer mais ser tutor do menor: ...tendo este chegado a idade de 14 anos, agora que alguns servios poderia prestar ao suplicante, no para pagamento de sua creao (...) tornou-se desobediente aos bons conselhos e at pelo seu ltimo procedimento, provocador de desordens para com o suplicante e sua famlia. Assim sendo (...) o suplicante vem perante V. E., desistir do cargo de tutor pedindo que providencie na forma da lei. 105 A 11 de janeiro de 1901, o juiz fez um despacho no aceitando o pedido do suplicante. Afirmou que se Manoel no quisesse continuar como tutor deveria procurar algum interessado em assumir a responsabilidade pela criana. O magistrado, no entanto, nada mencionou a respeito do pagamento do soldo sobre o perodo em que o menor trabalhou para seu tutor. Outra prtica de explorao do trabalho dos menores desamparados bastante comum no perodo era a dos tutores ou parentes os empregarem em outras residncias ou oficinas. Muitos funcionavam como aliciadores da mo-de-obra infantil. Neste caso, pode-se sugerir que essas crianas passaram a funcionar como os antigos escravos de aluguel do perodo da escravido. Diz Antonio Gonalves Dias Ferreira tutor dos menores Joo Ramos de Andrade e de Alfredo de Andrade que tendo empregado os mesmos ao servio de Antonio Galey (...) com o ordenado de trinta mil reis mensaes cada um, acontece
105

Grifos meus. Documento 15, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484.

que esta devendo dois mezes e no quer pagar o ordenado e nem deixar que o suplicante retire de sua casa os seus tutelados e empregar em outra parte...106 ___XXX___ O abaixo assignado, negociante nesta capital rua Anhaia n 10, tem em sua companhia e de sua famlia ha seis annos mais ou menos o menor Rogrio Ferreira, de 12 annos de edade, orpho de paes (...) o suplicante o empregou na fbrica de tecidos propriedade do Dr. Anhaia, nesta capital , em Bom Retiro, com o salrio de 500 reis dirios... 107 Portanto, o uso da tutela dativa e do contrato de soldada nos levam a perceber que a explorao do trabalho compulsrio dos menores no se extinguiu com o fim da escravido ou com os conceitos de cidadania advindos da Repblica. Muito pelo contrrio, intensificaram-se nos primeiros anos republicanos e at a promulgao do Cdigo Civil de 1917, esses mecanismos instituram uma legalidade para as relaes compulsrias de trabalho, articulando-se s novas condies e demandas do mercado de trabalho urbano. Nem todos os tutores tinham a inteno de explorar o trabalho do menor. Prova disso que h pedidos de tutelas de recm -nascidos e de crianas cujos tutores afirmam ser seus padrinhos. Como no perodo no existia o processo de adoo, a tutela era, tambm, a forma que algumas pessoas utilizavam para se tornar pais de rfos ou abandonados. Alguns dos inquritos indicam intenes sinceras de adotar crianas

desamparadas. Ao contrrio da maioria dos autos, onde o requerente se refere ao


106 107

Documento 19, Lata 175, Ano 1908, Ordem 5505. Documento 16, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5496.

rfo usando termos pejorativos, estes se diferenciam por conter palavras que demonstram afeto para com a criana. o caso, por exemplo, do pedido de tutela do garoto Antonio, um dos raros onde o requerente afirma que tudo ser feito na concordncia do rfo Diz Manuel Pinheiro Guimares - negociante, residente nesta capital com 50 annos de edade - que tendo em sua companhia h mais de cinco annos o Menor Antonio com dez annos de edade, filho de paes incognitos e sem parentes nesta ou no Brasil, o qual tem sido tratado e criado como um filho pelo suplicante, que o mesmo j ganha feio de pae, vem recorrer a V. Exc. (...) a nomear o suplicante tutor do referido, assegurando-se respectivo termo (...) para o efeito de a todo tempo exercer sobre o menor a autoridade que a lei confere aos tutores em compensao da (...) tutela, sem direito (...) qualquer de retir-lo de seu poder e afeto. Nestes termos, obrigando-se a tratar o menor com os cuidados e carinhos de um bom pai de famlia e (...) tudo na concordncia do rfo.108 Embora existam estes processos cuja linguagem e argumentao revelam intenes sinceras e humanitrias de adoo, eles so em nmero bastante inferior aos pedidos de tutela em que ntida a inteno do requerente de ter um criado. Isto destaca, portanto, o carter mais generalizado de explorao que tais relaes assumiram. Em geral, o descaso pelas crianas tuteladas e assoldadas era tamanho que, alm de serem submetidas ao trabalho excessivo, tornaram-se vtimas constantes da violncia praticada pela prpria famlia, por tutores, contratantes ou vizinhos.

108

Grifos meus. Documento 18, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484.

Parece-me que a tradio dos castigos fsicos em relao s crianas construiu razes slidas na sociedade brasileira. Dessa herana do chicote, nem os prprios guardies da Justia escapavam. O jornal, Commercio de So Paulo publicou matria acusando o 1 Juiz do Distrito de SantAnna, Oscar Eugenio Bresser, de ter mandado um delegado de polcia agredir uma tutelada. o seguinte o teor do artigo:

Com o Sr. Doutor Chefe de Polcia: Recebemos hontem, uma carta assignada denunciando um espancamento de que foi auctor o subdelegado de polcia do districto de SantAnna, e a victima, um pobre menor, orphan de pae e me. O facto narrado pelo missivista da seguinte forma: O 1 Juiz de Paz daquelle districto, tendo sob sua tutoria, uma menor de 12 annos de edade, orphan de pai e me, espanca-a quotidianamente. Ante-hontem, no satisfeito com as barbaridades a que submette diariamente a menor, fel-a conduzir por Francisco Pinheiro, fiscal da cmara, para o posto policial do districto. Havendo j um ajuste entre o Juiz de Paz e o subdelegado, este por suas prprias mos espancou-a covardemente com um cinturo de coro, ao ponto de deixal-a caida por terra sem sentidos. O facto foi presenciado por vrias pessoas, entre ellas os soldados do destacamento e os srs. Nazareno, 2 Juiz de Paz e capites Souto e Cancio. A victima sendo transportada para a casa de seu tutor, dahi fugio noite, indo ocultar-se na casa do sr. Joo da Cruz, onde est recebendo os curativos necessrios... 109

109

Documento 48, Lata 165, Ano 1903, Ordem 5495.

Como quase todos os casos de violncia contra a criana, esse tambm no foi apurado. Apesar da existncia de testemunhas, os agressores - talvez porque estivessem do lado da lei - no sofreram qualquer punio. A violncia praticada pelo subdelegado e pelo Juiz de Paz no caso isolado na histria da infncia pobre do perodo. Muito pelo contrrio. Os processos revelam no s que as agresses eram constantes, como tambm que as tcnicas de punies chegavam a ser aprimoradas: ...ahi compareceu a menor Pabinyra da Encarnao e declarou que tem doze annos de edade e (...) que estava em casa do Dr. Lutz rua General Jardim n 22 onde ajudava no arranjo da casa e tomava conta das creanas (...) que no sabe bem ao certo cuja importncia era depositada na Caixa Econmica (...) que se acha empregada nesta casa h quase trs annos (...) que ella declarante sahiu da casa aludida porque alm de ser constantemente maltratada com pancadas que lhe dava sua patroa, hoje ainda redobrou essas maldades, introduzindo-lhe na boca, panos sujos de kerosene, para que ella declarante no gritasse quando lhe dava pancadas. Finalmente, que absolutamente no deseja voltar para essa casa, sob pena de fugir se a isso a obrigarem... 110 s crianas, restavam -lhes poucas opes. Ou sujeitavam-se s ordens e agresses de seus tutores, ou, como Pabinyra da Encarnao, buscavam na fuga a libertao de tais sofrimentos. Assim, se a rua para o mundo adulto era tida como perigosa, para as crianas significava, quase sempre, a liberdade e o fim dos castigos fsicos.111 Usando termos que nos lembram antigos feitores durante perseguio a

110 111

Grifos meus. Documento 42, Lata 167, Ano 1904, Ordem 5497. Maria Inez Machado BORGES PINTO, no captulo Escassez e instabilidade do emprego fixo em So Paulo, tambm conclui que inmeros documentos referem-se

de seus escravos fugitivos, os tutores ou familiares recorria m com freqncia aos juzes de rfos em busca de menores que haviam abandonado seus lares. O Sr. Francisco Antonio da Silva, portador desta, veio hontem a esta delegacia pedir auxilio de fora a fim de capturar a menor, de cr preta, Margarida que ha cerca de dez mezes, havia fugido de sua casa em Taubat, tendo vindo para esta capital. Alega esta mesma pessoa ser tutor desta menor e deseja fazer voltal-a para aquela cidade.112 _____XXX_____ " Tendo fugido de minha casa a menor Francisca que me foi entregue por sua mi, moradora de So Jos do Rio Claro (...) peo a V. S. que digne providncias para captura-la.113 Quando os responsveis pelo menor sabiam para onde ele havia escapado, compareciam ao juizado informando o paradeiro do fugitivo. Os juzes, utilizando o Mandado de Busca e Apreenso, designavam oficiais de justia para captur-lo e devolv-lo ao reclamante. Os magistrados faziam uso indiscriminado do mandado. No entanto, raramente averiguavam se as denncias eram verdadeiras e na maior parte das vezes, no se davam ao trabalho de saber porque o menor fugira. Embora os juzes se dissessem preocupados com a vida dos menores abandonados, em geral viam situaes de protesto (como a fuga) como insubmisso e perigosa rebeldia que poderia levar as crianas e adolescentes perdio. Este o relato de

fuga de empregadas domsticas menores das casas de seus patres. Para fugir dos maustratos a que eram frequentemente submetidas, revoltadas, muitas menores (...) aproveitavam-se das ordens da patroa para sair rua e evadir-se de seus empregos. Op. cit. p. 106. 112 Documento 3, Lata 158, Ano 1898, Ordem 5488. 113 Documento 40, Lata 153, Ano 1895, Ordem 5483.

Florentina de tal que, pela segunda vez, fugiu de casa de seu contratante, Cndido Carneiro, onde, segundo ela, morava h muito tempo: ... lava, engoma, faz arranjos de casa e trata das crianas. Disse mais, que por esses servios no sabe quanto ganha, pois nunca recebeu dinheiro algum (...) que sua mulher Dona Mariana Carneiro muito zangada, e que a princpio dava-lhe at chicote, e que agora dalhe mesmo socos. Disse que h pouco tempo sahiu para procurar o juiz de rphos, e foi presa por um escrivo, e, entregue outra vez a Carneiro...114 Foi pensando nesses menores rebeldes que a sociedade paulistana aperfeioou seus mtodos de regenerao pelo trabalho. Se o uso da tutela e do contrato de soldada configuraram-se como usufruto de antigas leis, dois novos processos foram pensados visando reeducar principalmente as crianas revoltosas ou, no linguajar do Estado, as corrompidas e criminosas: a criao de asilos, orfanatos, outras instituies de carter assistencial e o Instituto Disciplinar do Tatuap. O assistencialismo foi uma forma de tentar readaptar os pobres ao convvio social. Muito em voga na poca, essas instituies privadas, agora articuladas diretamente ao poder pblico, recebiam amparo da igreja e das senhoras de posses, cujo hobby era a ajuda aos loucos, velhos, pobres em geral e, principalmente s mulheres da vida e crianas. Na virada do sculo, funcionavam em So Paulo vrios institutos destinados ao amparo de menores abandonados. Em geral, eram instituies encarregadas de readapt-los ao trabalho e, como conseqncia, aos padres de civilidade
114

Documento 46, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504.

aceitveis. Explica um livreto da Fundao Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga: "..Em 1889, o benemrito cidado que se chamou Jos Vicente de Azevedo, resolveu fundar nesta capital um estabelecimento destinado ao amparo, educao e formao moral e religiosa dos meninos rfos de So Paulo. Para este fim, adquiriu do governo estadual, em virtude de ttulos devidamente formalizados, uma grande rea de terrenos devolutos situados na colina histrica do Ipiranga. (...) em 22 de novembro de 1896, verificou-se a inaugurao do "Asilo dos Meninos rfos Desamparados Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga. Ainda em terrenos doados pelo Dr. Jos Vicente de Azevedo e sombra de sua paternal proteo surgiram, naquela localidade, outras instituies, cuja simples enumerao dispensa qualificativos: o Liceu de Artes e Ofcios So Jos, mais tarde e at hoje Cristvo Colombo, com o destino de receber meninos pobres, de preferncia rfos de imigrantes; a Instituio da Sagrada Famlia, especialmente destinado a crianas desvalidas e de cor ... 115 O incentivo criao dessas instituies era constante. Um exemplo este artigo do jornal O Popular: " O Asilo Bom Pastor destinado a receber no s moas pobres e educ-las para todos os servios domsticos, como tambm mulheres que, arrependidas, queiram seguir vida de moral e de trabalho. esta uma bella instituio, que j tem produzido excellentes resultados na Europa como na Amrica. As asyladas se ocupam de lavagem e engomado, trabalhos de flores, tecelagens, costuras e outros misteres; ali encontraro um abrigo e proteo certa contra a perdio a que so lanadas diversas mulheres por falta de recursos honestos.
115

Grifos meus. Acervo do Departamento do Patrimnio Histrico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura de So Paulo, Seo de Pesquisa e Tombamento.

Avante a idia116 Vrias casas foram inauguradas no perodo, possuindo, normalmente, regime de internato ou semi-internato. Eram divididas entre instituies masculinas e femininas e tinham em comum o ensino profissionalizante .Para as meninas, na maior parte das vezes, o ofcio se resumia s prendas do lar: corte e costura, culinria, bordado, etc. Para os meninos os trabalhos eram direcionados a atividades de oficinas, como marcenaria, carpintaria. Assim, enquanto a mu lher era educada para a famlia os homens eram preparados para o trabalho nas fbricas. Apresentadas como espaos para a promoo do bem-estar e o futuro profissional dos menores, tais instituies concretizavam o interesse de parte da sociedade de retirar de circulao estas crianas tidas como perigosas. Prova disso que, alm de serem ali encaminhadas crianas desamparadas, eram tambm enviados menores cujas famlias ou tutores queriam puni-los em virtude de seu mal comportamento. Para os cidados e o poder pblico, o regime disciplinar, quase militar (muitas vezes, contando com punies fsicas), de tais instituies garantiriam o retorno da ovelha perdida: Diz Luiza Casalana viva de Francisco Blois, que tendo quatro filhos menores e no os podendo sustentar pelo estado de pobreza em que se acha, vem requerer a V.S. a internao de Fioravante Blois e Adelina Blois, aquelle de 8

116

O Popular, de 4 de julho de 1893. Id. ib.

annos e esta de 6 annos, em algum internato desta Capital.117 ___XXX___ Levo ao conhecimento de V. E. que sendo eu tuctor da orph Jlia, por proviso de V. E., datada de 28 de abril de 1895 e em vista dos procedimentos da dicta orph, ultimamente at o ponto de fugir de minha casa (...) tomei a resoluo por ella na Santa Casa aos cuidados da superiora e debaixo de minha tutela e proteco de toda minha famlia, em vista della ter sido muito bem educada em servios domsticos e toda minha famlia lhe dedicar muita amizade e querer protegel-a ate ser maior ou se casar.118 Na tica das crianas, no entanto, estes lugares adquiriam o significado de perda da liberdade e do contato com suas razes. Por isso, alm de alguns relutarem em ser internados, outros, que j se encontravam l dentro, fugiam. ...menor Emlia Joanna Grop, de quinze annos de edade e por ella me foi dicto, que no deseja ser internada no Asilo Bom Pastor... 119 ___XXX___ ...Cumpro o dever de comunicar a V. E. que o rfo, Armando Martins, filho de Margarida Bermini e pae desconhecido, a mim confiado em 6 de dezembro de 1909, fugio do Orfanato The Blossom Home no dia 12 do corrente. Sade e Fraternidade. 120 Os menores encaminhados s instituies assistenciais ou eram abandonados ou eram aqueles que o poder e a famlia acreditavam que, se ficassem internos por algum tempo e aprendessem uma profisso, poderia m se recuperar da rebeldia. Entretanto, estes garotos e adolescentes em vias de salvao, no poderiam se
117 118

Documento 9, Lata 172, Ano 1907, Ordem 5502. Documento 37, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. 119 Documento 48, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504. 120 Documento 4, Lata 176, Ano 1909, Ordem 5506.

misturar com outros menores tidos como quase irrecuperveis. Para estes, portanto, houve necessidade de se criar um espao capaz de, antes de ma is nada, puni-los por seus perigosos crimes, como pequenos furtos, vadiagem, falta de domiclio e, principalmente, desobedincia. Naquela sociedade que dava seus primeiros passos rumo normatizao das relaes sociais, a falta de um estabelecimento onde fosse possvel a recluso de menores infratores era constantemente conclamada pelo poder e por parte da sociedade. Porm, at a ltima dcada do sculo XIX, tais estabelecimentos no existiam no Brasil. Os menores infratores dividiam com os adultos os mesmos espaos destinados re-educao: as cadeias. Segundo as autoridades, no entanto, isto era um problema pois este contato com o mundo dos adultos s os tornaria, cada vez mais, irrecuperveis: ...no era curial detel-os, nas prises communs, j pelo inconveniente de deixal-os em promiscuidade com os auctores de delictos graves.121 A falta de um espao destinado a esses menores era motivo de preocupao dos rgos pblicos encarregados da segurana e da ordem. Em seus dizeres, a situao tinha se agravado ainda mais nos ltimos anos: (depois que) ... correntes imigratrias europias convergiram para nossa cidade (....) E os escravos terem sido soltos vida, fracos e desprovidos de noes e recursos para bem gerirem os seus menores.122

121 122

Relatrio do chefe de polcia da capital, de 1902. Relatrio do chefe de polcia da capital, de 1896.

Aps vrias recla maes, a Lei n 844 de 10 de outubro de 1902 criou o Instituto Disciplinar do Tatuap. Por meio dessa lei, o governo estadual no apenas criava um estabelecimento para menores infratores, como tambm determinava procedimentos legais para atuar contra a criminalidade infantil e juvenil. A partir de agora, cabia ao Estado reconduzir os infratores e pequenos mendigos, vadios, viciosos, e abandonados vida da moral e do trabalho.123 Baseado em modelos europeus de cura do mundo infantil, o rgo era composto por um instituto disciplinar e uma colnia correcional subordinados Secretaria dos Negcios do Interior e da Justia e sob imediata inspeco do chefe de polcia. O Instituto Disciplinar (...) destina-se a incutir hbitos de trabalho, a educar e a fornecer instruco literria e profissional, esta ultima de preferncia agrcola(...) Um dever de humanidade aconselhava sujeitar os primeiros (criminosos) a adequado regime disciplinar, sem as duresas de severo castigo, promovendo-lhes a regenerao, e a cuidar da sorte dos ultimos (vadios), preparando-os para o futuro, pelo sentimento do amor ao trabalho, e pela instruco profissional(...) Tal estabelecimento convinha que ficasse situado fra do centro da cidade, em logar espaoso, e em edificao, que permitisse dividir os menores nos grupos, correspondentes seleo forosa, natural entre elles.124 Aps sua inaugurao, coube aos juzes de rfos, por meio de decises sumrias, encaminhar as crianas corrompidas para a correo. No entanto, o termo

123

Instituto Disciplinar do Tatuap, que se auto-intitulava como um local no de recluso, e sim que pudesse aprender bons hbitos. Artigo 27, Decreto Estadual 1079, 30/03/1902. 124 Menores criminosos, corrompidos e abandonados. Relatrio do chefe de polcia da capital, de 1902.

corrompido, vadio, ou criminoso muito vago quando se fala de menores com idade entre 9 e 21 anos.125 Dessa forma, temos vrios casos de crianas que passaram pela amarga experincia do instituto pela simples acusao de desobedincia ou por falta de emprego. Este novo sistema de educao infantil foi usado indiscriminadamente por famlias, tutores, contratantes e polcia. Tudo com o aval dos juzes encarregados de proteger a infncia. ...tendo chegado ao meu conhecimento, em virtude de queixa verbal de Rosa Murtinho, que um filho menor, Delfino Murtinho - orpho de pae, se tem tornado desobediente e vadio, pois vive foragido de sua casa, pois no submeteu-se a aprendizagem alguma (...) afim de ver aquele menor recolhido ao Instituto Disciplinar segundo dispe o Dec. 1490 de 18 de julho do ano passado - art. 5. n 2. 126 Aps serem internadas, as crianas eram divididas em vrios grupos conforme seleo natural (sexo, idade, estatura) e seleo forosa (tipo de delito que cada uma havia cometido). As expectativas quanto a eficcia do instituto disciplinar foram muitas. Seu funcionamento cercou-se de uma urea e representou, no iderio daquela sociedade, a soluo efetiva para todos os problemas referentes a menores vtimas de abandono fsico e moral. Em vrios documentos (oficiais ou no) da poca, comum encontrarmos referncias elogiosas ao instituto que to bons servios tem prestado cidade de So Paulo.

125

O Instituto era dividido em sees de acordo com a idade (de 9 a 14 anos e de 14 a 21 anos) e com as infraes cometidas pelo menor (mendicncia, vadiagem, vagabundagem, pequenos furtos).

...si se tratava de incutir habitos de aplicao, de ordem, de methodo, para corrigir os defeitos, as ms tendencias dos internados, nada parecia to de accrdo com esse pensamento , como os servios do campo, do plantio da terra, da arborizao, da jardinagem, da industria pastoril, da criao de aves, os quaes, alm de serem dos menos dispendiosos, condizem com a indole das creanas e dos adolescentes, no falando de seu valor, num paiz como o nosso, onde sobejam as riquezas naturaes, para o emprego remunerador da actividade do homem.127 Para as crianas, no entanto, o Instituto Disciplinar do Tatuap representava (e at hoje representa) o fim do convvio social e o incio de encarceramento fsico e mental. Embora os castigos fossem proibidos pela legislao - afinal, nos lembra Foucault ...no tocar mais no corpo, ou o mnimo possvel para atingir nele algo que no o corpo propriamente... 128- a verdade que eles sempre tiveram presentes no cotidiano dos internos. O regime de trabalho do instituto tinha o mesmo rigor de uma fbrica, com horrios e regras delimitadas. O sistema de educao estava impregnado de diretrizes morais muito rgidas que valorizavam, principalmente, a obedincia e a submisso. Os obedientes poderiam receber as seguintes recompensas: a) A inscripo no quadro de honra; b) Os logares de honra na mesa; c) O supprimento de fructas; d) Os bons pontos; e) As insignias de distinco; f) Os empregos de confiana; g) Os passeios especiaes; h) Os elogios em particular ou em pblico; i) Os premios de qualquer

126 127

Documento 21, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504. Decreto Estadual n 1079 de 30 de dezembro de 1902. Coleo das Leis e Decretos do Estado de So Paulo, 1902. 128 Michel FOUCAULT. Vigiar e punir: histria da violncia nas prises.

natureza ou em dinheiro; j) As cadernetas da Caixa Economica129 Os desobedientes, por sua vez, receberiam as seguintes punies: a) Advertencia ou reprehenso, em particular ou em classe; b) A privao do recreio; c) Os maus pontos, que determinam a perda dos bons anteriormente conquistados; d) O isolamento durante as refeies, em virtude do qual o alumno castigado come numa mesa parte, e s mesmas horas que os outros; e) A perda definitiva ou temporria das insignias de distinco e dos empregos de confiana; f) A cellula clara com trabalho; g) A cellula escura, mas smente para as faltas de extrema gravidade130 Na maioria das vezes, estas crianas internadas ficavam abandonadas prpria sorte. Muitas, passaram o resto da juventude dentro do instituto apenas por causa de acusao de vadiagem. Saam de l quando completavam os 21 anos. O bom comportamento e conduta notvel por pelos menos dois anos eram algumas das poucas maneiras de se conseguir a liberdade antes do prazo determinado pelo juiz. A outra, era quando apareciam pessoas idneas que se responsabilizassem por eles. Na prtica, as chances de uma nova vida em outra famlia eram poucas, como aponta um artigo de jornal anexado a um processo do perodo: Torpe Explorao Em principios do anno de 1906, foi internado no Instituto Disciplinar o menor Jlio Alves de Castro, que ento contava com cerca de 18 annos de edade. Orpham de pae e me, desde tenra edade Julio cresceu em pessimo meio, entregando-se depressa a uma vida de vicios, a tempo, cortada pela polcia que o fez processar e internar naquelle estabelecimento at completar 21 annos de edade.
129

Artigo 26 do Decreto 1079 de 30 de dezembro de 1902, que cria o regulamento interno do Instituto Disciplinar do Tatuap. Relatrio do chefe de polcia da capital, de 1902. 130 Artigo 27, id. ib.

Como se sabe, o governo da aos internos um regime rigoroso de trabalho e estudo, dedicando-se elles, de preferncia pequena agricultura, para que so aproveitados os vastos terrenos do bairro do Tatuap. A colheita de cada semestre vendida em nossa praa comercial, empregando-se parte do dinheiro arrecadado por effeito dessa transao na acquisio de instrumentos agricolas, e a outra parte na formao de um pequeno peclio que a lei garante a cada um dos internos. (para os de bom comportamento) (...) que fica depositado na Caixa Econmica. Havia neste estabelecimento um vigilante (...), que uma vez exonerado, tratou de arranjar tutores para alguns deles, para os que possuiam maior peclio em depsito. O tutor nomeado, imediatamente requeria ao Juiz, a retirada do menor, por cuja educao e sustento se responsabilizava, entrando immediatamente na posse do peclio. Conseguindo isso, abandonava o menor, que na maior parte dos casos, voltava ao Instituto maltrapilho e esfomeado... 131 Se, devido a sua importncia no cenrio brasileiro, o Instituto Disciplinar do Tatuap merece um estudo aprofundado sobre a histria do encarceramento infantil, o que podemos depreender dos processos dos Juzes de rfos da Capital que, com sua criao, as questes mais relevantes da infncia pobre paulistana no foram tocadas em seu cerne. Visando acabar com o problema da periculosidade infantil, o instituto optou apenas pela simples retirada de circulao das crianas de rua. Smbolo da poltica social do perodo, o instituto significou - juntamente com outros mecanismos - uma das pginas mais importantes da histria da excluso social da infncia brasileira.

131

Documento 19, Lata 177, Ano 1909, Ordem 5507.

Quase cem anos aps sua construo, no tenho como esconder a satisfao todas as vezes que me lembro das imagens divulgadas pela televiso e pelos jornais das crianas e adolescentes internos queimando o instituto em 1992. Mais do que simples rebeldia, essa atitude dos menores exorcizou fantasmas que acompanham o prdio desde o perodo de sua criao na primeira dcada do sculo.

Captulo III OS JUZES E A NORMATIZAO DA FAMLIA

No sinal fechado Ele transa chiclete E se chama Pivete (Chico Buarque & Francis Hime)

Captulo III OS JUZES E A NORMATIZAO DA FAMLIA


A famlia foi um dos alvos preferidos para a efetivao da poltica de controle social advinda com o governo republicano. Tida como a instituio por natureza, passou a ser responsabilizada pelo comportamento dos indivduos na sociedade, afinal, ela que fornece os trabalhadores para as fbricas, as crianas para a escola ou para a rua, que gera os loucos, os assassinos. Portanto, era importante para o poder pblico higienizar e moralizar seus costumes. Sintoma de tais desdobramentos, entre as vrias medidas para se proteger o ambiente familiar, destaca-se a elaborao do Cdigo Criminal da Repblica. Em seu Ttulo VIII - Crimes contra a segurana da honra e da honestidade das famlias e do ultraje pblico ao pudor - pode-se ver uma srie de preceitos desta poltica. 132 Gradativamente, no perodo, a famlia sofrer intervenes de todos os tipos: ser um dos principais focos das campanhas de higiene, de valorizao do universo infantil, de educao, de sade, de assistncia.133

132

Oscar de Macedo SOARES, Comenta o Cdigo Penal da Repblica dos Estados Unidos do Brasil. 133 Alm da ao dos juzes, vrias outras medidas foram tomadas.tais como: As comisses de exames de moradias operrias realizavam relatrios entre 1893/1894, inspees sanitrias e disposies diversas sobre a conduta urbana da populao operria e pobre. In: Maria Auxiliadora Guzzo de DECCA. p. 43.

A lei funciona cada vez mais como norma e a instituio jurdica se integra cada vez mais num contnuo de aparelhos (mdicos, administrativos, etc) cujas funes so sobretudo reguladoras. Uma sociedade normalizadora o efeito histrico de uma tecnologia de poder centrada na vida. (...)Foi a vida, muito mais do que o direito, que se tornou o objeto das lutas polticas, ainda que estas ltimas se formulem atravs de afirmaes de direito134 Em contraponto diversidade social e tnica dos ncleos familiares, os projetos do poder pblico procuravam a padronizao baseando-se em alguns moldes de comportamento. Pode-se propor que, naquele momento, especial ateno passou a ser dada construo de uma famlia regularizada, normatizada, saudvel e nuclear. 135 Essa estratgia foi colocada em prtica revelando, principalmente, altas doses de preconceito e moralismo em relao s condutas das famlias pobres. Nessa empreitada de domesticao das famlias, a criana recebeu especial ateno. Atravs da implantao de polticas direcionadas ao universo infantil (como a preocupao com o abandono, a alimentao, a sade, a moradia, os vesturios, as brincadeiras, a disciplinarizao do tempo), os rgos pblicos foram, cada vez mais, elegendo a criana como figura central na clula familiar.136 Se o Juizado de rfos foi fundamental para o encaminhamento das questes envolvendo crianas abandonadas, vadias e criminosas, tornou-se tambm, em virtude dessas
134 135

Michel FOUCAULT, Histria da Sexualidade-1 - A vontade de saber , pp.135-136. A respeito dos padres ideais de conduta impostos s famlias, ver Michel FOUCAULT em Histria da Sexualidade-1- A vontade de saber , principalmente no captulo IV.

preocupaes com o mundo infantil, um dos locais centrais para avaliao das condutas das famlias, e, porque no dizer, por meio da mediao dos conflitos e das tenses familiares, passou a se constituir como um dos espaos geradores de padres e normas de comportamento. Para os magistrados, chegavam os mais variados casos como, por exemplo, pedidos de emancipao de menores, agresses de pais contra filhos, denncias contra pais e tutores que obrigavam as crianas a trabalhos excessivos ou tinham condutas irregulares, questes relativas sexualidade e mortalidade infantil, casamento de menores, prestao de contas de tutores, entre outros. Todas essas questes estavam relacionadas autoridade ou direito de posse sobre a criana. Para tomar suas decises, os juzes amparavam -se nas legislaes referentes ao ptrio poder e tutela legtima. A lei dizia que a posse legal (tutela legtima) de uma criana era vista sob trs ngulos. Primeiro, baseando-se no ptrio poder, ou seja, direito natural que os pais tinham sobre seus filhos desde o nascimento at os 21 anos, quando se tornavam maiores perante a lei. Sob a luz do ptrio poder, por exemplo, os juzes decidiam com quem ficava o menor quando seus pais se separavam. Amparando-se nesta lei, os magistrados tambm tinham o poder de retirar a guarda dos filhos quando comprovada a incapacidade dos pais de gerirem a vida da criana e a entregarem para outro por meio da tutela dativa.

136

Margareth RAGO, Do Cabar ao lar: a utopia da cidade disciplinar. Tambm, Maria

O segundo caso de tutela legtima manifestava-se quando um dos pais falecia ou era considerado ausente, e seu cnjuge passaria a ser o nico responsvel pelo menor (quando a me j havia falecido ou era ausente, o pai era tutor nato da criana, porm, quando o pai encaixava-se em tal situao, o direito da me sobre o filho precisaria ser confirmado pelo juiz, como ser mostrado). O terceiro e ltimo caso ocorria quando os pais faleciam ou eram considerados ausentes e parentes mais prximos (respeitando-se alguns quesitos) requeriam a guarda da criana. Quando recebiam denncias de maus-tratos, de agresso (fsica/sexual), de comportamento irregular praticados pelos pais contra a criana, os juzes tinham autoridade para destitu-los do ptrio poder. Em geral, tais acusaes partiam de vizinhos ou parentes indignados com as atitudes dos responsveis pelo menor. Procuravam os curadores ou os delegados que, por sua vez, informavam os magistrados. A participao destes outros personagens articulando os espaos jurdicos e a vida familiar permite sugerir que as acusaes ou condenaes a respeito das condutas familiares no se restringiam apenas aos rgos judicirios. A populao, de modo geral, passou cada vez mais a se utilizar desses espaos legalmente constitudos para fazer prevalecer suas opinies e valores morais. Pelos processos, pode-se

Alice Rosa RIBEIRO, Histria sem fim... Inventrio da Sade Pblica .

dizer que existia uma verdadeira rede de vigilncia sobre os atos da famlia. Em um mesmo sentido, Michael Ignatieff chama ateno: ...as cortes de justia, devem ser entendidas como apenas um ponto vivel e oficial de um processo de justia popular que comeou dentro das comunidades da classe trabalhadora...137 Assim, a assistncia vida infantil inclua uma constante vigilncia sobre os atos de seus pais. Um deslize, uma falta de moral ou um desemprego eram suficientes para a mo protetora do Estado interferir na vida privada e entregar a posse do menor a outra pessoa. Quando o juiz comprovava as denncias feitas por terceiros, ele poderia retirar dos pais a posse da criana, nomeando-lhe um tutor, ou at mesmo destituir, definitivamente, os pais do ptrio poder. ...Existe nesta capital uma menina de sete para oito annos de edade, de nome Maria Archangela, cujos paes, Archangelo Giuseppe e Ida Dalpieri, se acham absolutamente impossibilitados de exercerem o ptrio poder, em virtude da manifesta incapacidade moral de ambos. Aquelle por se entregar constantemente aos vcios da embriagues (...) e esta por viver em notria e pblica prostituio. Como estes factos auctorizam a destituio do ptrio poder, diante das expressas designaes das ordenaes da L. 3. tit. 9. 4 e L. 4. tit. 152 3, o abaixo assignado, na qualidade de Curador dos rphos, vem denuncial-os a V. E., e requerer se designar dia e hora para a inquisio das testemunhas, adiante arroladas, com a assistncia dos paes, se forem encontrados, decretando em seguida, por sentena, a destituio do ptrio poder (...) e nomear para o cargo de tutor, o Ilmo. Curtis Primo, em cuja caza j se acha a

137

Michael IGNATIEFF, Instituies totais e classes trabalhadoras: um balano crtico, p. 189.

menor, onde cuidadosamente tractada, sendo de notar que seu estado de sade no dos mais lisongeiros.138 No exemplo citado, o juiz comprovou as denncias feitas contra os pais e descobriu ainda que a garota foi estuprada pelo amante da me. Ante tais fatos, o Juiz de rfos destituiu o casal do ptrio poder, nomeando Curtis Primo, que j se encontrava com a menor, para tutor. 139 Porm, os casos que geraram grande n mero de processos no Juizado de rfos referem-se a brigas de pais separados pela posse dos filhos. Os magistrados tomavam suas decises amparando-se nas leis sobre famlia que diziam competir o ptrio poder primeiro ao pai, e depois de sua morte, me.140 Como reflexo

138 139

Grifos meus. Documento 18, Lata 165, Ano 1903, Ordem 5495. Embora este tenha sido o nico processo encontrado sobre violncia sexual familiar contra menores, no significa que tal problema deva ser minimizado, uma vez que, ainda hoje, muitas famlias evitam fazer denncias a este respeito. Basta reparar no processo j citado (Documento 10, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508), onde Luiz de Oliveira diz que seu irmo Jos Lino engravidou a prpria irm. 140 Hoje, constituem o Patrio Poder, entre ns, os direitos em seguida indicados, os quaes competem ao pae e, depois de sua morte, me: 1- Dirigir a educao dos filhos; 2- Tel-os em sua companhia, posse e guarda; 3- Conceder ou negar consentimento para casamento; 4- Nomear-lhes tutor em testamento; 5- Fazer testamento por elles e nomear-lhes herdeiros para o caso de fallecerem em edade pupilar; 6-Represental-os nos actos da vida civil e nas queixas contra crimes que sobre elles recaiam; 7- Reivindical-os do poder de quem injustamente os detenha. Termina o Ptrio Poder: 1- Pela morte do pae e da me; 2- Pela passagem desta a segunda npcias; 3- Pela maioridade ou casamento do filho;

desta concepo machista de famlia, quase sempre os juzes tomavam suas decises partindo do princpio que o pai tinha mais direito criana do que a me. Assim, a argumentao desse pai que, aps abandonar a mulher e filha, tenta reaver a posse garota, encontrava pleno respaldo na legislao do incio da Repblica: ...o suplicante que hoje exerce sobre sua filha legtima o Direito que lhe confere o Ptrio Poder, e este Direito no pode, de modo algum, ser subjugado por outro qualquer Direito, ainda mesmo que seja muito respeitvel. O suplicante o tutor nato de sua filha, tem todo o Direito sobre ella, como expressa em nossas leis.141 Outro exemplo em que o ptrio poder conclamado o do portugus Francisco Loureno, trabalhador da E strada de Ferro Inglesa e casado com Maria Chaves. Em petio ao juiz, conta: ...sem motivo justificado, sua mulher abandonou o lar domstico, levando consigo o filho (...) o suplicante acredita que esse procedimento de sua mulher tem origem nos maus conselhos de sua sogra. Ademais, o suplicante acredita que sua mulher infiel tendo que depor contra ella a competente aco de divorcio. Requer que V. E. se digne a mandar apreender o menor filho do suplicante.142 Neste caso, despachou o juiz um mandado de apreenso e entregou ao pai o referido menor. Como na maioria das vezes esta era a atitude dos juzes, as mulheres (alm das crianas) acabavam se tornando as maiores vtimas de tais

4- Pela emancipao voluntria ou forada. In Clovis BEVILAQUA, Lies de legislao comparada sobre o direito privado, p.211. 141 Grifos meus. Documento 23, Lata 155, Ano 1906, Ordem 5485. 142 Documento 25, Lata 161, Ano 1900, Ordem 5491.

decises. As mes, praticamente, no possuam nenhum direito (emocional ou legal) que lhes garantisse a guarda dos filhos. Uma das poucas excees a favor das mes era quando a criana disputada possua menos de trs anos. 143 Neste caso, os juzes julgavam que o filho ainda precisava de ateno e cuidados especiais que s o instinto materno supriria. Aproveitando-se dessa brecha da lei, muitas mulheres, atravs de curadores ou advogados, utilizavam tal argumentao para impedir que o filho fosse arrancado de seu peito. Este o caso de Gioconda Dor, de 28 anos, que teve trs filhos com Thomas Canger sem estar casada. Quando ela se separou dele, levou os filhos. O pai das crianas, no entanto, entrou com processo no juizado pedindo e conseguindo a posse das crianas. Gioconda porm, entrou com um pedido questionando a deciso do juiz: ...Trata-se de uma questo de humanidade, pois que o menor que ainda de peito, no pode tomar outro alimento, pode perecer em consequncia disso, e por isso, a suplicante que reconhece em V. E. o esprito srio, justiceiro e humanitrio...144 Cientes dessa situao, muitos pais desejando a posse do filho, procuravam burlar a lei. Miguel Gomes Ramon, por exemplo, apresentou ao curador de rfos certido de nascimento falsa garantindo que seu garoto tinha mais de trs anos. A me da criana mostrou a irregularidade do documento e provou que o filho
143

O decreto 181, de 1890, nos artigos 90, 96 e 97, permitia que a me julgada culpada em processo poderia manter consigo os filhos at a idade de 3 anos. Cdigo Civil , comentado por Covis BEVILAQUA. 144 Documento 23, Lata 158, Ano 1898, Ordem 5488.

tinha, na verdade, vinte e dois meses. O Juiz de rfos ratificou o parecer do curador: ...em vista da certido verdadeira a menor no ter ainda a idade de trs annos (...) a referida menor deve continuar em poder da me.145 Por ser de praxe o marido obter a guarda dos filhos, a atitude mais comum das mes ao se separarem era fugir levando-os consigo. Quando os ex- maridos as localizavam, pediam aos juzes que os filhos lhes fossem devolvidos. Algumas mulheres entregavam os menores sem questionar a deciso judicial. Outras, no entanto, passaram a ver o rgo como um local de luta, onde tentavam garantir para elas a guarda das crianas. As que contestavam as decises judiciais, caso quisessem a complacncia dos magistrados, deveriam no s provar serem honestas, como tambm demonstrar que o pai era incapaz de bem gerir a vida dos menores. Neste caso, comeava uma troca de acusaes por via judicial. Tanto de um lado, como do outro, as argumentaes geralmente eram as mesmas. Enquanto o marido afirmava que a mulher era infiel e levava vida desregrada, elas argumentavam aos juzes que eles eram bbados, procuravam mulheres de vida fcil e praticavam maustratos contra elas ou contra os filhos. Tendo Maria Handro abandonado a casa do supplicante e partido para o Rio de Janeiro, onde vive desregradamente... 146
145 146

Documento 14, Lata 163, Ano 1901, Ordem 5493. Documento 21, Lata 170, Ano 1906, Ordem 5500.

___XXX___ O pae do menor no tem as qualidade precisas para exercer o ptrio poder, porque alm de viver no quartel, embriagado e tem costumes dissolutos abandonando seu filho nas mos das mulheres fceis com quem vive... 147 Alm dessa inteno de desmoralizar as mulheres perante os rgos do judicirio, esse tipo de crena dos homens reflete o prprio pensamento masculino da poca, quando o homem era visto em posio superior da mulher: ...passei bastante trabalho por sua causa, e muito tempo sofri as adversidades da vida, s por sua causa. Agora vou lhe contar a raso porque deixei de lhe mandar dinheiro e porque abandonei aquella que felizmente no me pode chamar de marido. Alguns meses passados, estava eu jantando em um hotel com alguns amigos, quando entrou um homem vindo de So Paulo e disse diante de todos que estavam na mesa, que eu estava mandando dinheiro para So Paulo e que a Sr ja tinha outro fregues. Com a raiva no corao, estive para embarcar para So Paulo, mas refletindo achei melhor lanar ao abandono a mulher que eu quis e que faltando com seus deveres. Pouco a pouco pude esquecerte, mas os filhos que ainda tenho em seu poder so os unicos que me obrigo a escreverte. Assim que eu possa, irei a So Paulo para tomar conta delles. Disse na sua carta que rabicho que me prende nesta terra. No. Mulher alguma me prender. No tenho rabicho nem nunca o terei. S uma mulher me despertou amor e foste t.(...) Sempre ti disse que as mulheres eram falsas (...) tenho pena de no ter te dado um tiro nos miolos. Nunca mais me escreva porque no responderei mais. S uma vez irei a So Paulo, mas por causa dos meus. Entre ns tudo acabou. Eu sinto esse homem no estar mais aqui, porque o levaria a So Paulo para falar na tua frente.148 Esta postura machista encontrava pleno respaldo nas decises dos juzes que cada vez mais passaram a dar seus pareceres sob a tica da moralidade da famlia.
147

Documento 21, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484.

Muitas mulheres, acusadas de infidelidade, perdiam a posse de seus filhos sem mesmo serem ouvidas. Outras, inconformadas com tal deciso, recorriam tentando reverter o veredicto. Quando provavam que quem na verdade levava vida irregular era seu marido, acabavam conseguindo ficar com a posse da criana. Exemplo disto o processo envolvendo Jos Lino de Oliveira e sua ex-esposa Emlia de Oliveira. A mulher estava com o filho em seu poder e ele entrou com um pedido de apreenso e busca do menor. Diz o suplicante: ...teve a infelicidade de perder a vista, j vai para quatro annos, e nas trevas como se acha foi a tal ponto maltratado por sua mulher, que viu-se na necessidade de retirar-se de sua prpria casa para que ella tivesse a liberdade que desejava no meio desonesto em que vive. Ps V. E. ao conhecimento das maiores infmias de que tem sido victima o suplicante, por parte de sua mulher... O suplicante tendo se queixado ao Dr. 2 Delegado de Polcia, esta autoridade que j conhece o procedimento de sua mulher, disse ao suplicante que obtivesse de V. E. um officio a elle dirigido, e imediatamente o menor Jos seria apreendido e entregue ao suplicante (...) O suplicante pede ainda, para declarar a V. E. que o menor Jos nada perder em sua companhia e, quando isto se deu, s lucrou, pois o suplicante, que no mendiga pelas ruas, recebeu auxilio de amigos dedicados e collocou-o no Collegio, de onde foi retirado por sua mulher. Assim espera o suplicante, do bondoso corao de V. E. ... 149 O juiz intimou Emlia de Oliveira para prestar depoimento: ...por ella me foi declarado que no absolutamente verdade o que o seu marido declarou (...) que ella declarante saiu da companhia de seu marido por maus tractos e constantes ameaas (...) que quanto a seu filho Jos, que durante o tempo em que o menino ficou na
148 149

Grifos meus. Documento 13, Lata 173, Ano 1907, Ordem 5503. Documento 10, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508.

companhia de seu pae, este no tinha absolutamente o mnimo cuidado com seu filho (...) que seu filho Jos teve tantas faltas na escola que perdeu o lugar, que seu marido quer ter o menor Jos em sua companhia exclusivamente para acompanhal-o nas ruas da cidade e auxilial-o nas pedidas de esmolas, fazendo o menino mendigar e recitar versos nas ruas aos transeuntes (...) que atualmente Jos est sendo educado, frequentando as aulas da escola particular rua Santo Amaro, pagando a declarante cinco mil reis por ms, que a declarante no vive deshonestamente, que mora em companhia de sua irm e de um cunhado, irmo de seu marido, ambos com famlias constituidas, o que no acontece com seu marido que vive como vagabundo esmolando continuamente pela cidade, sendo que isto no acontecia enquanto elle morava na companhia da declarante, que para mostrar o interesse que seu marido Jos tem para com seus trs filhos, basta o facto delle querer o menino Jos, pouco se importando com os outros dois (...) espera ella, que o Juiz no atenda o pedido de seu marido. Em seguida, o Juiz tambm chamou para depor Luiz de Oliveira, irmo de Jos Lino: (confirmou)... tudo quanto disse sua cunhada (...) tendo a acrescentar o facto pblico e notrio de ter Jos Lino de Oliveira deshonrado sua prpria irm deixando-a grvida. Declarou mais, que a cunhado do declarante senhora honestssima, de procedimento exemplar e, portanto, digna de ficar com os filhos... Como Emlia conseguiu inverter a situao, provando que, se havia algum desonesto, este era o ex- marido, o juiz deferiu o inqurito a seu favor. O que a princpio pode parecer uma vitria para a condio feminina da poca, merece ser analisado com mais cuidado. Nos processo semelhantes a este vencidos pelas mes, a vitria quase sempre resultava na perda de outros direitos da mulher. Os juzes, alegando que elas estavam sendo favorecidas pela lei, impunham-lhes

certas obrigaes. Elas estavam proibidas de amasiar-se e namorar. Tambm no podiam ser vista em situaes que comprometessem sua moralidade, o que inclua sair sozinha rua.150 Caso a determinao fosse descumprida, corriam o risco de perder a posse do filho. Essas tenses familiares pela posse dos filhos nos levam a induzir que a sociedade paulistana comeava a redefinir a concepo do papel da mulher nas esferas do pblico e do privado. Se at meados do sculo, ela vivia em quase completa submisso em relao ao marido ou sociedade, podemos dizer que, a partir do final do sculo XIX, aos poucos, comearam a se utilizar de alguns espaos legalmente constitudos para brigar por seus direitos.151 Tal constatao permite sugerir que aquele momento talvez tenha sido o do incio de um processo que culminou, dcadas mais tarde, no direito quase inquestionvel da mes sobre os filhos, principalmente nos casos de separao dos pais. Se durante a vida do marido, a mulher encontrava-se subjugada legalmente em relao a seus filhos em virtude das leis do ptrio poder, aps a morte do cnjuge, seus direitos sobre as crianas estavam em risco em funo das leis tutelares. At 1888, as leis que regulamentavam a tutela legtima no caso de falecimento do pai, davam mais poderes sobre a guarda da criana aos parentes masculinos
150

...sendo certo que sua senhora nunca sahiu s rua, sendo sempre acompanhada pelo declarante e filhinho. Documento 16, Lata 171, Ano 1906, Ordem 5501. 151 Eni de Mesquita SAMARA, em As mulheres, o poder e a famlia , trabalha com a questo das separaes judiciais pedidas por mulheres e mostra como a palavra obedincia j no aparece constantemente nos processos, dando lugar a igualdade de direitos p. 124.

(principalmente do lado paterno da famlia) do que prpria me. Era comum o av paterno, por exemplo, tornar-se tutor legtimo do rfo, mesmo a me estando viva. De acordo com a legislao que vigorou at 1890, caso o pai falecesse e deixasse em testamento um responsvel pela criana, a pessoa escolhida ficaria com a guarda do menor, independente da vontade da me. Neste caso, se o tutor entendesse que a me era pessoa suficientemente capaz de cuidar da criana, ela poderia conservar o filho consigo. Ou seja, a tutela de uma criana no significava que a criana tivesse que ficar na mesma residncia do tutor. No entanto, quando o tutor ou o juiz entendessem por bem manter a criana longe da me isso poderia acontecer. Assim como nas disputas entre maridos e esposas, quando provava-se que a criana no poderia ficar junto da me, a nica exceo s vezes concedida pelos juzes era se a criana estivesse ainda no perodo de amamentao ou, s vezes, at os trs anos. Se no houvesse testamento, a justia deveria determinar, em no mximo um ms, tutores para os menores de 21 anos. Teriam prioridade, respectivamente, o av paterno, o av materno, a me, a av paterna e a av materna. Estas trs ltimas somente no caso de no terem contrado segundas npcias. Alm disso, dizia a lei que quando a me fosse tutora do filho, deveria prestar contas ao juizado a cada dois anos. Se o tutor tivesse sido deixado em testamento

pelo pai ou av, este poderia prestar contas de 4 em 4 anos.152 Caso a me tambm morresse e deixasse um tutor em testamento, antes da pessoa escolhida assumir a tutela, passaria pelo crivo do juiz para ser aprovado: "...devem ser confirmados pelo juiz, se entender que so idneos. Finalmente, a viva que decidisse casar, perderia a tutela de seus filhos. 153 Tal situao comeou a mudar a partir de 1890. Naquele ano, no dia 24 de janeiro, foi aprovada a Lei 181. Graas a ela, a mulher passou a ser considerada tutora nata de seus filhos, salvo mal-comportamento ou segundas npcias. Todos os demais parentes, como avs, tios, cunhados, perderam o direito excessivo que tinham sobre as crianas. No entanto, pelos despachos dos juzes de rfos, percebe-se que a nova lei nem sempre foi obedecida, j que eles, muitas vezes, ainda agiam baseados em procedimentos anteriores Lei 181, ou seja, continuavam dificultando s mes a posse de seus filhos. Exemplo desta situao o processo de 1898, de Jlia Kocheler Prestes, viva de Severino de Freitas Prestes. Aps a morte do marido, enquanto aguardava o inventrio, Jlia, acompanhada de seus quatro filhos, passou a residir com a sogra e cunhado: (que)...dificultaram a ultimao do inventrio, e no lhe sendo possvel manter-se em So Paulo, deliberou a
152 153

PROMPTURIO de leis civis (Ord. L. 1 T 88 & 49 in fin, e 50). ,.O curador de rphos abaixo assignado, requer a V. E. a nomeao de um tutor para os menores Hidelbrando e Thalis filhos de Dona Clementina Ferreira Guimares, visto ter esta senhora contrahido matrimnio ha pouco tempo... Documento 2, Lata 167, Ano 1904, Ordem 5497.

suplicante de ir de mudana para a capital do Estado do Rio Grande do Sul, terra de seu nascimento e onde tambm residia suas irms casadas e sua velha e estremosa mi. (...) a esposa e cunhado da suplicante (...) sob preteno de que era necessrio educar os rfos mais velhos, Severino e Antonio, no quizeram entregal-os a suplicante, ferindo-a em seu amor de me e com manifesta transgresso da lei que rege o assumpto (...) splicas, rogos, sollicitaes de amigos...tudo foi debalde. A sogra da suplicante e o seu cunhado, a perseguiram de um modo brbaro e por todos os meios. Sentindo senhores absolutos de uma pseudopropriedade, foraram-a, pelas circunstncias j expostas, a embarcar para o Rio Grande do Sul.154 Depois que Jlia mudou-se para o Sul levando apenas os dois filhos caulas, seu cunhado entrou com um pedido de tutela dos menores que permaneceram em So Paulo, alegando que a me os havia abandonado. O juiz de So Paulo autorizou a tutela para o tio. Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, Jlia j havia entrado com uma carta precatria 155 pedindo a posse dos filhos. Como a lei determinava que a me era tutora nata, salvo segundas npcias ou malcomportamento, e tendo Jlia provado no estar em nenhum dos casos especificados, seu cunhado, para ganhar o processo, alegou que o juiz de Porto Alegre no possua condies legais para requisitar crianas em So Paulo. Atravs de seu advogado, Jlia respondeu: ...A que vem essa discusso na hipothese que se cogita? Para que esse longo estudo sobre constitucionalismo e harmonia de poderes? (...) se tivesse indesejvel a conduta
154 155

Grifos do texto. Do cumento 14, Lata 159, Ano 1898, Ordem 5489. Carta precatria: documento atravs do qual um juiz de uma localidade requisita algum ato a ser cumprido em outro local que no seja o de sua jurisdio. No caso de Jlia, a carta precatria tinha como objetivo apreender seus filhos em So Paulo e entreg- los a ela no Sul.

que a suplicante mantm como esposa e ainda guarda como me, se tivesse ouvido o conceito das pessoas (e no apenas uma s!) que nesta capital foram amigos do finado Dr. Severino, com certeza teriam remorsos do que assignou.156 Assim como Jlia, outras mulheres com padro de vida mais elevado, conseguiram ganhar os processos contra parentes no juizado. Embora as mulheres fossem quase sempre vistas com olhos cuidadosos por parte dos juzes, as condies financeiras e sociais privilegiadas de algumas acabava m influindo nas decises finais dos magistrados. Alm disso, deve-se considerar que, essas, com um bom advogado, muitas vezes conseguiam reverter os processos em seu favor. Mas nem todas conseguiam fazer isso. Muitas vezes, os parentes possuam relaes de maior destaque e acabavam ficando com as crianas e os bens das vivas, afinal, a tutela previa que tutor deveria, tambm, administrar os bens do menor. Assim, quem ficasse com a criana, administraria o patrimnio herdado. Muitos parentes, mais do que interessados nos menores, apenas alegavam querer cuidar deles porque visavam, na verdade, a herana. O exemplo de Elisa de Morais Vasconcelos, cujo pedido de perda do ptrio poder e dos bens foi efetuado por seus irmos, demonstra bem tal situao. Amparando-se nas brechas legislativas, eles requisitaram a posse da sobrinha Sylvia utilizando argumentos moralistas: "...Dizem Jos Antunes de Moraes e Jorge Antunes de Moraes, irmos de Dona Elisa de Morais Vasconcelos, viva de Antonio Augusto Rodrigues de Vasconcelos, que por morte deste ocorrida em 1892, ficou aquela constituda inventariante dos bens do casal e tutora de sua filha, de nome Sylvia de idade de 10 annos hoje.
156

Aps longo debate judicirio, a sogra de Jlia resolveu entregar- lhe os filhos

Acontece porm que chegaram ao conhecimento dos suplicantes as notcias mais desagradveis referentes aquela sua irm, por cujo bom nome e de sua famlia lhes compete zelar, de modo tal que completamente impossvel, em vista dos fatos que se tem dados, continuar a menor Sylvia em poder e em companhia de sua mi por motivos de alta convenincia social e a bem da moralidade e do futuro da mesma menor, sobrinha dos suplicantes. Por isso, requerem os suplicantes que V. Exc. se digne remover a menor Sylvia da companhia e tutela de sua mi Dona Elisa de Moraes Vasconcellos residente rua da Alegria, Freguesia do Braz depositando-a em uma casa de famlia honesta at lhe dar conveniente destino em uma casa de educao e instruo, do que esto cogitando e nomearlhe um tutor idoneo, que melhor possa desempenhar as funes... 157 Baseado apenas em tal requerimento, sem provas concretas contra a me e tampouco tendo-lhe tomado depoimento, o juiz determinou que fosse nomeado tutor da menor seu tio Jos Antunes de Morais - suplicante do processo. Uma questo que muito chama ateno nos processos familiares que tramitaram pelo Juizado de rfos a diferena de tratamento nos julgamentos de famlias ricas e de famlias pobres. Enquanto as primeiras normalmente possuem longos processos com a participao de advogados158, disputas de heranas e prestao de contas de tutores, os inquritos envolvendo os pobres tm como principal caracterstica o julgamento moral das famlias e a sumariedade das decises
157 158

Grifos meus. Documento 35, Lata 153, Ano 1895, Ordem 5483. Alm da figura do advogado, outro mecanismo que demonstra a solidificao do sistema judicirio so as provas e os anexos junto aos processos. Parece- me que naquele momento o juizado, como reflexo dessas mudanas jurdicas, buscava ser regido por padres cientificamente comprovados, buscava-se uma padronizao em sua forma de agir. Pode-se sugerir que era o nascimento da imparcialidade da lei no Brasil. Cabia ao

judiciais. Quando uma me no possua condies financeiras de cuidar do filho, isso j era associado falta de condies morais e ela j era colocada sob suspeio, como relata o suplicante Jos Antunes de Carvalho: ...tendo o abaixo assignado, em casa de sua familia, a menor Virgnia, orph de pae, acontece que esta manha desapareceu ella de casa, indo ocultar-se em casa da mi della que vive no vcio (grifo do texto) a custa dos ordenados das filhas e que no digna de ter as filhas em sua companhia, pelo seu mao procedimento... 159 O requerente no diz quais seriam esses vcios, tampouco o processo

acompanhado de anexos para comprovao de sua fala. A me da menor, pelo fato de ser mulher, viver em uma sociedade marcada pela poder masculino, imigrante, provavelmente analfabeta e sem um homem que lhe desse ares de respeitabilidade, era considerada possuidora de maus-procedimentos por causa de sua condio social. Embora em quase todos os casos de fuga de menores o motivo tenha sido a violncia, o juiz no se preocupou em chamar a menor Virgnia de 11 anos para depor. Sua atitude resumiu-se em mandar retirar a menor de sua me e devolv -la ao requerente. Nos processos envolvendo mes pobres, outra questo que destaca ateno em relao ao conceito de famlia. De acordo com a legislao, crianas que nascessem fora do casamento eram consideradas ou filhos naturais ou filho ilegtimos. Os primeiros eram ...aquelles cujo pae e mi ao tempo do coito no

juiz analisar estes documentos, ouvir testemunhas e arbitrar dentro desse universo legalizado. 159 Grifos meus. Documento 23, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484.

tinho entre si parentesco, ou impedimento para se casarem.160. Seriam considerados legtimos a partir do momento em que os pais se casassem. Os ilegtimos, por sua vez, eram aqueles cujos pais estavam impedidos de contrarem matrimnio por j serem casados com outras pessoas, e que, portanto, no poderiam ser legitimados. Em ambos os casos, as crianas eram vistas de forma discriminatria e a justia no lhes dava os mesmos direitos assistidos aos filhos legtimos.161 No linguajar popular, tais crianas passaram, aos poucos, a ser conhecidas como os filhos de me solteira. Pelos processos, pode-se dizer que na maioria dos casos que passaram pelo Juizado de rfos, as crianas encontravam-se nessas circunstncias. Ou eram filhos de uma relao em que o casal vivia junto sem estar casado legalmente, ou, simplesmente, resultado de um namoro. Cabia ao pai a deciso de registrar o filho com seu sobrenome e bem como garantir-lhe algum tipo de herana em testamento. Quando no existia o sobrenome do pai, chegava a constar no registro de nascimento do menor a expresso ...filho ilegtimo de... 162.

160 161

PROMPTURIO de leis civis, p. 296. Uma das formas expressa na lei que demonstra essa discriminao vinha da prpria constituio republicana no Ttulo 4 Dos Cidados Brazileiros. O artigo 69, 2, determinava que os filhos ilegtimos que nascessem fora dos domiclios do pas, caso quisessem ser considerados brasileiros teriam que residir no Brasil. Por outro lado, os filhos legtimos que nascessem no exterior eram considerados brasileiros sem precisar residir no Brasil. 162 Documento 31, Lata 156, Ano 1897, Ordem 5486.

Pelos processos percebemos que grande parte das famlias que recorreram, ou estiveram sob o crivo dos Juzes de rfos, no era formada por casais legalizados. 163 Ao contrrio, algumas vezes, a mulher era amasiada ou, quase sempre, apresentava-se como nica responsvel pelo lar. Pelas falas dos juzes, percebe-se a diferena de tratamento entre as mulheres casadas e as que tiveram filhos fora do casamento. Enquanto as primeiras eram normalmente tratadas com linguagens de respeito como ...sua mulher, Dona Anna Maria Martelliti164 as outras, eram referenciadas de outras formas: Chegando ao meu conhecimento que Lcia de tal, me da menor Lcia de quatro annos de edade presumveis no tem comportamento regular nomeio para cuidar desta menor... 165 O mesmo acontecia com as crianas legtimas e as naturais: ...Dona Ruth Moura, filha legtima do fallecido Dr. Jos Olegrio 166 e ...compareceu Florentina de tal, natural de Bragana, filha de Francisca de tal.167 Acredito que, por caber nica e exclusivamente ao homem a deciso de assumir a paternidade de seu filho, no encontrei nenhum processo de mulher reivindicando

163

Eni de Mesquita SAMARA, em As mulheres, o poder e a famlia , aponta que durante o sculo XIX ...os matrimnios se realizavam num crculo limitado..., p. 125. A esse resepito ver tambm Maria Odila Leite da Silva DIAS, Cotidiano e poder em So Paulo no sculo XIX. 164 Documento 11, Lata 176, Ano 1909, Ordem 5506. 165 Documento 3, Lata 165, Ano 1903, Ordem 5495. 166 Documento 54, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508. 167 Documento 46, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504.

o sobrenome do pai para a criana. No entanto, temos alguns casos de pais solteiros que posteriormente pedem a posse do filho: ...Diz Francisco Siqueira que tendo sido aprehendido em sua caza uma creana de um anno e oito mezes de nome Jos, requer a V. E. que se digne conceder tutella da mesma creana visto que pae natural della, mas tendo capacidade para sua creao e ao mesmo tempo, educao precisa...168 Por outro lado, os processos apontam que algumas mulheres passaram a exigir dos ex- maridos penso em nome dos filhos. Isso normalmente acontecia quando eles as abandonavam: ...Diz Casimira Korabska que tendo casado com Ignacio Korabska, foi por este abandonada no dia 7 do corrente, tendo ficado com uma filhinha de um mez e meio de edade, na mais completa mizeria, pelo que achando-se sem recursos vem requerer a V.Ex se digne (ilegvel) intimal-o para que comparea na presena de V.Sa. a fim de ser compellido a dar uma mensalidade requerente e sua filha para que assim possam viver honestamente e sem maior privao...169 Devido importncia que parte da sociedade passou a dar aos filhos que no possuam um pai presente, muitas mulheres tentaram amenizar essa situao usando parentes prximos (avs, irmos, por exemplo) para serem tutores legtimos de suas crianas: Miguel Lesser, av da menor Amrica de 2 annos e meio de edade, filha legtima de Angelo Nandi e sua filha Maria Lesser Landi, vem respeitosamente impetrar a V. E., a sua nomeao para assumir a tutela da referida menor. (...) como razo deste pedido, o motivo de ter o seu supra-citado genro abandonado sua mulher e filha, h dezenove mezes
168 169

Documento 31, Lata 156, Ano 1897, Ordem 5486. Documento 8, Lata 172, Ano 1907, Ordem 5.502.

(...) sendo atualmente o protector de sua filha e neta e habitam em sua companhia, julga que melhor recomendao no poderia dar...170 Outra situao em que parentes assumiam a tutela legtima dos menores era quando os pais faleciam ou tivessem abandonado as crianas, sendo, portanto, considerados ausentes. Nestes casos, dizia a lei que os parentes mais prximos no s teria m a prioridade, como tambm a obrigao de zelar pelo bem-estar dos rfos. Em caso de abandono, tios, irmos ou avs chegavam a ficar com o menor durante algum tempo espera do retorno dos pais. Se isto no acontecesse, normalmente dirigiam-se aos curadores ou juzes explicando a situao de abandono em que a criana se encontrava e, ou solicitavam, atravs da tutela legtima, sua guarda definitiva ou, alegando falta de condies para cuidar do menor, pediam a nomeao de um tutor dativo. Diz Julio Rodrigues da Costa, negociante e residente nesta, que seu irmo Simo Rodrigues da Costa, vivo, ausentou-se desta capital para logar ignorado, deixando um filho de cinco annos mais ou menos de edade, que se acha presentemente em companhia de Gustavo Pezzane. Sendo orphm e abandonado do pae o menor Zeferino, cabe aos tios paternos a creao e educao e no pessoa que parente por afinidade do menor...171 Embora haja casos como o de Zeferino - em que parentes pedem para ficar com a criana, mesmo sendo ela pobre - situaes como esta so exceo. Apesar de as leis sobre o mundo infantil determinarem que esses deveriam amparar e cuidar do
170

Documento 23, Lata 155, Ano 1896, Ordem 5489.

rfo, acredito que isso era muito raro acontecer em virtude das condies de pobreza dos parentes. Aos juzes, no restava alternativa a no ser conseguir um tutor dativo para o rfo, encaminh-lo para casas assistenciais ou empreg-lo nas residncias atravs da soldada. No caso das famlias ricas, a disputa pela posse da criana de pais ausentes ou falecidos chegava a provocar brigas pela guarda do menor. Se por um lado isso pode significar que elas tinham preocupao com a vida desses rfos, por outro, em funo da lei a respeito da tutela e dos prprios processos, torna-se evidente que o interesse pela guarda da crian a rica ocorria principalmente em virtude dos possveis retornos financeiros a serem proporcionados ao tutor. Um dos artigos sobre a tutela dizia: Tutores e curadores, devem arrendar os imveis de seus tutelados com a autorizao do Juiz (...) e acontecendo que os bens no sejam prprios para arrendar, ou no sendo possvel arrendl-o com vantagem, os tutores e curadores devem administrl-os e aproveitl-os.172 Em virtude desse dispositivo legal, vrios parentes disputavam a criana rica e, obviamente, seu patrimnio. Quem vencesse, teria direito de usufruir do patrimnio de seu tutelado. Por isso, enquanto os processos de tutela legtima de crianas pobres eram quase sempre sumrios, a guarda de crianas ricas provocava verdadeiros alvoroos familiares.

171 172

Documento 19, Lata 160, Ano 1899, Ordem 5490. PROMPTURIO de leis civis, p. 588.

A tutela de Anna Euphiosina Pereira Mendes bastante ilustrativa.173 Os pais de Anna, que eram pobres, morreram quando ela tinha apenas seis meses. Embora tivesse um parente masculino como tutor, quem cuidava dela era sua madrinha, a tia paterna Anna Gabriela, mulher de posses, que criou a garota at os nove anos, quando faleceu. No testamento deixado pela tia, Anna foi uma das maiores beneficiadas. Apesar de a menina ter mais seis irmos (pouco contemplados com a herana), nenhum parente brigava para ficar com eles. No entanto, dois tios, um primo e um cunhado disputavam a tutela de Anna. Muitos familiares no concordavam com a vontade da falecida. Alegavam que ela estava com febres e delrios quando fez o testamento e por isso o documento deveria ser anulado. Ao mesmo tempo, os candidatos justificavam sua condio de tutor e procuravam desqualificar os outros pretendentes. A indicao do curador de rfos encaminhada ao juiz, e aceita por este, possui o seguinte teor: ...a tutela deve ser deferida ao parente mais prximo que resida no lugar onde esto os bens do menor. Sendo certo que todos os bens da menor Anna esto situados nesta capital, sou do parecer que o M. J mantenha a nomeao de Carlos Augusto Pereira Mendes, para tutor da menor...174 Outra forma de os magistrados diferenciarem o rfo rico do pobre era por meio da chamada prestao de contas do tutor. A legislao estabelecia que a cada dois anos (poderia ser quatro, caso o juiz determinasse), o tutor de qualquer tipo de
173 174

Documento 8, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5494. Grifos do texto. Confirmando o parecer do curador, o juiz deferiu o processo em favor de Carlos Augusto. No entanto, o primo Octaviano, no se conformando com a deciso,

tutela - testamentria, leg tima ou dativa - deveria comparecer ao Juizado de rfos informando sobre a vida de seu tutelado e prestando contas a respeito do patrimnio do menor. Embora a legislao afirmasse isso, a realidade era outra. Pelos processos, o nmero de tutores que prestavam contas era insignificante quando comparado com o nmero de crianas tuteladas. Das prestaes existentes, no se tem condies de saber se foram feitas em virtude de intimao judicial ou de livre e espontnea vontade dos tutores. Alm disso, na documentao pesquisada, no foi encontrada nenhuma prestao de contas a respeito da vida de rfos pobres. Por meio das prestaes de contas de tutores de rfos ricos, possvel entender bem o universo dessas crianas, uma vez que a documentao apresentada costumava ser extremamente detalhistas, algo raro de se encontrar nas demais aes deste juizado. Algumas prestaes de conta tm mais de cem pginas. Nesses relatos, o tutor resgata quase todo o perodo em que o rfo se encontra sob sua guarda. Apresenta notas promissrias, travelers checks, relatos de viagens ao exterior, avaliao do patrimnio, avaliao precisa a respeito do desempenho escolar e at mesmo recibos de escola, de alfaiate, de consertos feitos na residncia. Percebe-se que, quando o tutelado no estudava no exterior, encontrava-se matriculado nos

recorreu ao Supremo Tribunal de Justia, onde, novamente, foi deferido o processo em favor de Carlos Augusto.

principais colgios do Pas (Era freqente estudarem em Friburgo-RJ, regio conhecida como possuidora de alguns dos melhores colgios da poca). Essas diferenas do tratamento por parte dos juzes em relao s crianas pobres e ricas permite indagar sobre a real capacidade dos juzes em acompanhar os processos tutelares por eles deferidos. Na documentao pesquisada no foi encontrado nenhum inqurito aberto contra tutores por no prestarem contas da vida de seus tutelados. Tanto assim que, no j citado processo de tutela da menor Anna, seu cunhado Jos Cezar acusa a Pacheco Jordo de no ter prestado contas dos bens da menor: ... apesar de intimado a requerimento deste (Jos Cezar), at hoje no prestou contas, tendo assumido tudo que pertencia a seus tutelados, nada menos que 50 contos!! 175 Se praticamente a nica interferncia que os Juzes de rfos faziam nas famlias ricas era quando os pais da criana haviam falecido, o mesmo no ocorria com as famlias pobres. Os magistrados interferiam de diversas formas nos lares pobres, independente de os pais estarem vivos ou mortos, afinal, naquele momento, procurava-se criar uma famlia regularizada e nuclear e, muitas vezes, o modo de vida dessas pessoas, chocava-se com essas intenes. Se os juzes se preocupavam em incentivar o trabalho como forma de evitar a marginalidade infantil, tinham tambm com os menores outras preocupaes (como com a educao, sexualidade e sade) que camuflavam a inteno

175

Grifos meus. Documento 8, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5494.

moralizadora do Estado e justificavam a interferncia nos lares pobres da cidade.176 Margareth Rago aponta que, naquele perodo, uma ampla literatura procurou dar conta da infncia, explicar suas fases, entender suas necessidades e definir seus contornos: dizer o que a criana, como se caracteriza, como deve ser tratada, educada, impondo portanto, uma infantilizao exterior a ela. Na fala da autora: Dessa nova aquisio emerge toda uma produo de saberes cientficos voltados para a condio da infncia e que fornecem categorias para sua percepo social.177 A educao, por exemplo, at ento restrita s classes mais abastadas, passou a ser vista como uma necessidade para os filhos dos trabalhadores. Cada vez mais, buscava-se educar os menores para valorizar a submisso, o respeito, e o conhecimento (principalmente para a produo industrial). No caso das aes que correram no Juizado de rfos, ntida a preocupao que a sociedade passou ter com a educao dos menores. Por isso, muitas vezes, o requerente, para conseguir a tutela ou firmar o contrato de soldada, se comprometia perante o juiz em cuidar da educao da criana sob sua guarda. Por outro lado, algumas vezes, o curador

176

Sobre a preocupao com a sexualidade feminina ver:Cenas de amor- histrias de nacionais e de imigrantes, de Gladys Sabina RIBEIRO e Martha de Abreu ESTEVES. In: A mulher e o espao pblico. Revista Brasileira de Histria n 18. Sobre a sade infantil, ver: Margareth RAGO, Do Cabar ao Lar, captulo III, A preservao da infncia; Memrias da Sade Pblica , coordenado por Maria da Penha C. VASCONCELLOS e, principalmente, Maria Alice Rosa RIBEIRO, Histria sem fim...Inventrio da Sade Pblica , onde a autora faz levantamento importantssimo sobre a sade pblica no Brasil e dedica uma parte sade infantil no perodo equivalente ao pesquisado neste trabalho. 177 Margareth RAGO, op. cit . p.119.

de rfos ou o prprio juiz impunham isto como condio sine quae non para conceder a tutela ou a soldada . Sabendo desta preocupao, quando algum queria retirar a guarda de uma criana, costumava argumentar que os pais ou os responsveis no cuidavam da educao do menor. Embora muitas vezes, nos processos, a referncia seja explcita educao domstica, outros inquritos apontam para uma

preocupao com a educao escolar. ...o curador de rfos interino requer a V.e. que sejam dadas as soldadas aos menores Antonio Zamboni e Ricardo Zamboni, cujo pae vive em completo estado de embriagus(...). a pessoa proposta j os tem em seu poder (...) obriga-se a mandal-os para a eschola e alimental-os, quer dizer, sem obrigao de os alimentar, pois so os menores que sustentam o pae... 178 Nessa tentativa de moralizar, higienizar e acabar com as prticas promscuas da populao pobre, outra questo observada nos processos foi a da preocupao dos magistrados para com a sexualidade feminina. Como observa Margareth Rago, Frgil e soberana, abnegada e vigilante, um novo modelo normativo de mulher, elaborado desde meado do sculo XIX, prega novas formas de comportamento e de etiqueta, inicialmente s moas de famlias mais abastadas e paulatinamente s classes trabalhadoras, exaltando as virtudes burguesas da laboriosidade da castidade e do esforo individual.179 Reflexo dessa preocupao com a moralidade feminina, a maior parte dos processos do Juizado de rfos refere-se a meninas. A meu ver, essa preocupao
178 179

Grifos meus. Documento 24, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. Margareth RAGO, op. cit., p.62.

em regularizar-lhes a vida teria duas explicaes no excludentes. A primeira delas seria a de que, como a tutela e a soldada eram usadas basicamente para substituir o trabalho dos escravos domsticos, dentro dessa nova ordem, o sexo feminino assumiu, aos poucos, a responsabilidade pelos trabalhos da casa.180 Assim, os processos que constam no juizado refletem essa preferncia pelo trabalho das garotas. A outra explicao seria a de que, naquele momento, diversas instituies instauravam uma poltica familiar na cidade. Buscavam-se relaes familiares baseadas, principalmente, no casamento e na formao de famlias do tipo celular, composta por marido, mulher e filhos. Neste caso, em funo do moralismo da sociedade, uma das maiores preocupaes era a de educar as meninas preparandoas para as prendas domsticas do casamento. Talvez por isso que elas tenham se tornado objeto privilegiado das aes judiciais. Em um mesmo sentido, Gislene Neder comenta: Modernizaram-se, ento, as concepes sobre o lugar da mulher nos alicerces da moral familiar e social. Ao contrrio da famlia tradicional, a nova mulher, moderna, deveria ser educada para desempenhar o papel de me (tambm uma educadora - dos filhos) e de suporte do homem para que este pudesse enfrentar a labuta do trabalho fora de casa.181

180

Embora a historiografia comprove que tanto as crianas do sexo masculino como as do feminino trabalhavam nas fbricas, pelos processos, aparecem apenas as crianas do sexo masculino no ambiente fabril. 181 Gizlene NEDER , Ajustando o foco das lentes: um novo olhar sobre a organizao das famlias no Brasil. In: Famlia Brasileira, a base de tudo , p. 31.

Para os magistrados, a questo feminina era vista, principalmente, sob a tica da legislao que procurava salvaguardar a virgindade das moas at o casamento. Era crime inafianvel deflorar mulher virgem, menor de 16 annos. Porm, quando esse crime acontecia, seguindo-se o casamento, no tero lugar as penas.182 A questo era resolvida de forma simples: caso um homem violentasse uma menor, era obrigado a se casar com ela. Esse procedimento ficou historicamente conhecido como o famoso casamento na polcia: ...Joo Cabalchini tendo recebido uma petio despachada por V.E., na qual Jos Morelli pedia permisso para cazarse com Aurora, menor, filha do suplicante; vem desistir da queixa-crime dada contra Jos Morelli, por crime de defloramento, visto j ter effectuado o casamento, estando assim o mal reparado.183 Devido constncia desses crimes, os juzes demonstravam cuidado na hora de permitir a tutela ou a soldada de uma garota. Em muitos processos, os tutores/locatrios foram obrigados a jurar em nome de Deus e em nome da lei suas boas intenes para com as rfs: Certifico (...) que em 17 de julho de 1900, nesta cidade de So Paulo em sala de despachos do meritssimo Juiz de rphos da 1 . vara, Dr. Jos Maria (...) aqui compareceu o Cidado Benedicto de Morais, funcionrio pblico, residente nesta capital (...) para servir de tutor da menor de nome Maria Monteiro, rph de pai e me, de cor, com nove annos de idade aproximadamente e que se acha em abandono e a ele deferiu o meritssimo Juiz a juramento dos
182

Essas e outras determinaes estavam explcitas no Ttulo 8 dos Crimes contra a Segurana da Honra e da Honestidade das Famlias e do Ultraje Pblico ao Pudor, do Cdigo Penal da Repblica do Estados Unidos do Brasil, comentado por Macedo SOARES. 183 Documento 5, Lata 163, Ano 1901, Ordem 5493.

Santos Evangelhos na forma da Lei e lhe encarregou de bem e fielmente sem dolo nem malcia servisse de tutor da menor acima declarada, promovendo a educao da mesma, cuidando de sua pessoa escrupulosamente e prestando as contas nos devidos tempos e recebido por ele a juramento assim cumprir nas penas da lei e para constar fiz esse termo ... 184 Da mesma forma, quando chegavam informaes pondo em dvida as atitudes do tutor/locatrio ou de parentes deles, muitas vezes os juzes chamavam as garotas e as submetiam a interrogatrios cuidadosos, querendo saber se eram vtimas de assdio ou violncia sexual. Este o caso da menor Amlia. O juiz recebeu denncia de que a garota, por viver sob o mesmo teto que os filhos de seu empregador, poderia estar sendo assediada por eles. Em seu depoimento, mesmo afirmando ser bem tratada, o escrivo enfatizava: ...porm, ha diversos meninos filhos do mesmo Manoel, em nmero de quatro... 185 O juiz insistiu na questo e Amlia declarou: ...que os meninos todos a tratam com respeito, no havendo familiaridade e nem confiana entre ella declarante e os meninos, havendo sempre tratamento respeitoso ... Ante nova insistncia, disse: ...que o filho mais velho de Manoel de idade de onze annos. Declarou que as vezes mandada rua, mas apenas para fazer algumas compras, perto da casa em que est... 186

184 185

Grifos meus. Documento 16, Lata 161, Ano 1900, Ordem 5491. Grifos meus. 186 Documento 56, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508.

Ambga em seus significados sociais, as preocupaes dos magistrados com a sexualidade infantil, se por um lado representavam uma interferncia externa na vida privada da famlia, por outro lado, traduziam um maior cuidado e proteo com as crianas na medida em que h processos de menores de 13, de 10 e de at 7 anos estupradas por vizinhos, tutores e at mesmo padrastos. Observa-se, pelos autos, que essa inteno de proteger a criana contra a violncia sexual no aparecia de forma to explcita nos processos anteriores a 1890. Seu surgimento coincide com o crescimento da cidade de So Paulo na virada do sculo, quando o municpio passou a ter problemas de violncia tpicos de cidades onde imperam grandes desigualdades sociais. Nos documentos pesquisados, grande o nmero de processos a respeito da sexualidade feminina, havendo no s inquritos sobre estupros como tambm sobre defloramento (ou desvirginamento). Entretanto, pode-se dizer que os casos registrados no juizado representam nfima parte desta questo. No ano de 1895, por exemplo, enquanto temos um nico processo de defloramento no juizado, o chefe de polcia da capital, em seu relatrio, constatou: (Em 1895)...quarenta e cinco menores foram apresentadas para serem examinadas, em trinta das quaes, o defloramento foi constatado pelos mdicos. Nos quinze casos restantes, foram notados apenas signais de tentativas. Em quase todos os casos a polcia conseguiu a reparao pelo casamento.187

187

Relatrio do chefe de polcia da capital, em 1895.

O processo de Eugnia Derkart, de 16 anos, alem, um dos casos onde a contratada acusa seu contratante de t-la estuprado. Exame de corpo de delito constatou que ela, alm de ter sido desvirginada, estava grvida de mais de quatro meses. Eis seu depoimento: ...que a declarante esteve empregada na casa de Alceo Dias (...) de janeiro a junho deste ano . Que em dias do mez de maro, Alceo Dias chegando sua casa s trs e meia mais ou menos da tarde e aproveitando-se da ausncia de sua senhora que momentos antes havia s ahido, fechou-se com a declarante e fez-lhe propostas desonestas, que a declarante no aceitou e procurou fugir de um para outro lado, que Alceo depois de perseguir por muito tempo, j quando a declarante sentia-se cansada foi por elle segura e ameaada de morte, que a declarante amedrontada, cedeu aos instintos de Alceo que teve com elle relaes sexuais, sendo esta a nica vez...188 Intimado a depor, o advogado, proprietrio Alceo negou tudo e disse que Eugnia foi demitida por levar objetos estranhos para casa. Afirmou ainda ter dois funcionrios que poderiam provar suas alegaes. No entanto, consta no processo que aps vrias tentativas, no foi possvel encontrar uma testemunha sequer. Devido a esse problema de falta de testemunhas, o juiz arquivou o processo alegando deixar de oferecer denncia porque os presentes autos no auctorizam o procedimento afferido da justia. Mais uma vez a balana da justia pendia para o lado mais forte, afinal, era a declarao de um advogado contra a de uma menor estrangeira.

188

Documento 16, Lata 171, Ano 1906, Ordem 5501.

O caso de Eugnia no foi o nico que teve este tipo de deferimento. Embora a legislao obrigasse o casamento do violentador com a violentada, quase sempre as determinaes legais s eram cumpridas quando os dois possuam condies sociais semelhantes. Nas situaes em que evidenciavam-se diferenas sociais, em geral, ou os processos eram arquivados, ou provava-se que a menor teve relaes de livre e espontnea vontade, ou ainda, que j no era mais virgem quando da relao sexual. Apesar de no se ter condies de saber se estas duas ltimas acusaes contra as menores eram verdadeiras, isto no significa que a lei tenha sido justa nos seus julgamentos e deferimentos. Em uma sociedade extremamente machista, no difcil imaginarmos a teia de solidariedade entre os homens para camuflar situaes desse tipo. Alm do acusado ser homem, todos os funcionrios do juizado tambm o eram, o mesmo acontecendo com quase todas as testemunhas. Este o caso de Maria Benedicta de Bom Sucesso, de 13 anos, solteira, servios domsticos, no sabe ler nem escrever. No processo que seu pai moveu contra Paulo Rodrigues de Almeida, Maria disse ter sido seduzida por ele, com quem j vinha mantendo relaes h algum tempo e que este lhe dizia: (que) no tivesse medo que elle se responsabilizaria pelo que houvesse. Para ser julgada a responsabilidade do acusado, foram ouvidas trs testemunhas homens que disseram: ...que elle depoente tem plena conscincia que no foi Paulo o auctor do dito defloramento, sabe que a dicta menor

Maria j tinha tido relaes sexuais com vrias pessoas do mesmo bairro onde reside...189 Ou seja, no mnimo, os depoentes no negam que Paulo, homem com mais de 21 anos, teve relao com a menor Maria, de 13 anos. Alm disso, o fato de Maria ter sido desvirginada h algum tempo no quer dizer que no foi Paulo o autor do mesmo defloramento. No entanto, foram essas argumentaes que levaram o juiz a indeferir o processo: ...Vistos e examinados estes autos, delle se conclue que Maria Benedicta do Bom Sucesso, fora deflorada em pocas remotas como se ve do exame feito pelos medicos legistas e ainda pelas investigaes assim como pelas testemunhas (...) portanto prova alguma contra a responsabilidade de Paulo Rodrigues de Almeida A mesma lei que previa punio aos homens que desvirginassem solteiras era utilizada por casais de jovens cujos pais no aprovavam o casamento. Sabendo que se a garota perdesse a virgindade antes de se casar a nica forma deste crime ser reparado era atravs da unio legal de ambos, muitos jovens planejavam passar uma noite juntos para terem a obrigao de se casarem. Aps esta noite se apresentavam ao Juiz de rfos e assim obtinham a autorizao do casamento. Este o caso de Ambrosina Rodrigues da Costa de 19 anos, que namorava Faustino Mathias de 22 anos, a contragosto de seus pais. Aps insistirem na permisso para se casarem, e esta no tendo sido concedida pela famlia de Ambrosina, passaram uma noite juntos. No dia seguinte, o criminoso apresentou-se ao Juiz de rfos com o seguinte relato:
189

Documento 34, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5494.

(Ambrosina tomou) ... de sua livre vontade a deliberao de deixar a casa de sua famlia e ir para a companhia do suplicante, desde as 8 horas da noite de hontem, com quem pernoitou, recusando-se a voltar para casa, porque quer que o casamento se efetivasse o quanto antes... 190 claro que aps o dano irrecupervel, a atitude dos familiares ou tutores, normalmente, era a de permitir a unio do casal. Outros jovens, porm, nem mesmo chegavam a dormir juntos. Bastava ameaar expedientes menos corretos para que os juzes deferissem seus pedidos de casamento: ...como certo que um embargo desses, simplesmente caprichoso subsista vontade e resoluo delles nubentes, o suplicante para obviar qualquer expediente, menos correto, vem requerer a V. E. o alvar para consentimento...191 Pelos processos percebe-se que a preocupao com a sexualidade era direcionada quase que exclusivamente ao universo feminino. No entanto, quando a questo referia-se a cuidados a respeito da sade e da higiene, outro item importante na pauta dos juzes, as atenes recaam sobre o comportamento e as condies de vida dos pais ou responsveis. Para as autoridades, os problemas da infncia decorriam, principalmente, da m alimentao, da moradia precria e, principalmente, da falta de cuidado para com a sade das crianas e adolescentes: ... de se lastimar a progresso desses obitos, que no anno passado (1894), foram j em numero de 503. Se o facto prova de um lado que a populao da cidade cresce sensivelmente, por outro, entretanto, revella o pouco zelo com que a populao inferior, na maioria extrangeira trata
190 191

Documento 17, Lata 159, Ano 1898, Ordem 5489. Grifos meus. Documento 34, Lata 156, Ano 1897, Ordem 5486.

seus doentes, quase sempre creancinhas victimadas pela usura dos paes. No se pode dizer que seja a misria que induz essa gente a descuidar dos filhos; porque em nosso Estado, onde no falta applicaes para todas as atividades, s os invlidos podero ser miserveis... 192 Excetuando-se algumas campanhas isoladas - como as de aleitamento materno e outras iniciativas particulares193 -, at o final da primeira dcada do sculo XX, a principal atitude dos responsveis pela sade foi muito mais a de condenar as famlias por causa de seus mtodos populares de tratamento dos filhos, do que lanar uma poltica capaz de resolver os problemas de sade da infncia pobre.194 Os inquritos encaminhados aos juzes refletem essa falta de assistncia ao mundo infantil seja na esfera pblica ou privada. Em um processo instaurado pelo juiz para apurar a morte de uma criana de oito meses, a me fez o seguinte depoimento: ...Anna Plascncia, hespanhola, de trinta annos de edade, casada, servios domsticos (...) no sabe ler nem escrever e fez as seguintes declaraes: que faleceu no dia dois do corrente uma sua filhinha de oito mezes de edade, sendo declarado dias antes pelos mdicos que a examinou duas vezes (...) que esta sua filha s sarava se fosse amamentada com leite de peito; que ella declarante no tinha leite de peito por ter seccado, por isso que procurou quem pudesse
192 193

Grifos meus. Relatrio do chefe de polcia da capital, 1895. Maria Alice Rosa Ribeiro aponta que ...para no afirmar taxativamente que nada tenha sido feito (...) o Servio Sanitrio passou a fiscalizar o servio das amas-de-leite (1906). Op. cit, p.120. 194 Em 1899, por exemplo, temos um processo de 55 pginas de priso em flagrante por bruxaria de uma espanhola. Em seu depoimento, ela disse que apenas faz oraes e aplica remdios. Documento 25, Lata 160, Ano 1899, Ordem 5490. Em um mesmo sentido, Margareth RAGO coloca que Sobretudo em relao aos cuidados com a criana e o recm-nascido, domnio at ento reservado s mulheres, as prticas tradicionais transmitidas oralmente, sem a interveno dos mdicos, foram desautorizadas como supersticiosas, selvagens e infundadas. Op. cit., p. 118.

amamentar sua fallecida filha, porem esta no aceitou o leite de peito, visto estar acostumada com leite condensado; que o medico da fora pblica, tambm examinando a filha dela declarante, declarou estar esta com doena incurvel; que ella declarante amaziada com Antonio Dias de Oliveira, praa da fora pblica com o qual teve muitas vezes alteraes, e este para contrariar esta declarante, por duas vezes pegou sua filha (fallecida) quando esta se achava doente e a poz na rua ao p da casa, onde moram, sendo uma das vezes retirada dalli pela me della declarante e outra vez pelo mesmo seu amante que vendo que ningum isto fazia e estar chuviscando; que ella declarante crer ter morrido sua filha da doena especificada pelos medicos e que em nada concorreu a estada desta na rua, quando posta por seu amante, visto estes actos serem feitos com todo o cuidado... 195 De fato, a mortalidade infantil na capital era bastante grande. Ao mesmo tempo em que os rgos pblicos afirmavam que o crescimento da cidade promovia o enriquecimento de todos, justificavam a mortalidade infantil dizendo ser isso apenas fruto da avareza e da ignorncia dos pais. Ao que parece, no levavam em conta que os pobres, morando em regies insalubres, com falta de saneamento bsico, em cortios mal-ventilados, ganhando um salrio insuficiente para atender as necessidades bsicas, no poderiam ser responsabilizados pela morte das
195

Grifos meus. Em seu depoimento o mdico que examinou a criana disse que ...examinando a creana, reconheceu logo tratar-se de um caso grave de gastro interite, achando-se a mesma creana em estado adiantado de atrepsia (estado progressivo de desnutrio) (...) aconselhou leite de peito.... (Documento 33, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5494). Segundo o pediatra Carlos Eduardo de Carvalho Correa (CRM 65212): .uma criana em estado evoludo de desnutrio passa a ter uma alterao estrutural e funcional do tubo digestivo o que dificulta a absoro do alimento e provoca diarria. Por outro lado, os processos metablicos vo se utilizar da prpria estrutura da criana para gerar energia e manter o organismo vivo. Neste estgio, j um mecanismo de autodestruio e portanto, de morte. Ainda hoje esse estgio avanado de desnutrio tido pelas pessoas

crianas. Seus filhos (principalmente os bebs) tornavam-se vtimas fatais da cidade.196 Em 1892, comisso formada pela Secretaria dos Negcios do Interior apurou que, naquele ano, o nmero de bitos na faixa de 0 a 7 anos foi de 2.443, dos quais 60,9%, ou seja, 1.488, eram bebs de 0 a 12 meses. Maria Alice Ribeiro assinala que neste relatrio da secretaria, as principais causas apontadas para a mortalidade infantil foram nascimentos illegtimos, alimentao precria, habitaes insalubres, abuso do lcool, falta de asseio e oscilaes de temperatura e de humidade na atmosfera da capital.197 Trs anos mais tarde, o chefe de polcia apurou que, das 736 mortes naturais da cidade, 16% correspondiam a fetos, 61% a crianas, e 23% a adultos. Ou seja, crianas e fetos significaram 77% das mortes naturais. 198

bitos por Causas Naturaes em 1895


menos informadas como sendo uma doena, e no conseqncia de uma estado de desnutrio. 196 Atravs do estudo dos trabalhadores ligados infraestrutura urbana de So Paulo do incio do sculo XX (os lixeiros, funcionrios da rede de gua e esgoto, da limpeza urbana, etc.), Heloisa de Faria CRUZ mostra as pssimas condies estruturais da cidade Trabalhadores em servio: dominao e resistncia. 197 Maria Alice Rosa RIBEIRO, op. cit. pp 117 e 122. 198 sempre bom considerar que na categoria de morte natural no entram acidentes, assassinatos, suicdios. Alm disso (embora no sejam dos mesmos anos), quando comparamos os dados dos chefes de polcia com os apresentados por Maria Alice, devemos priorizar os ltimos uma vez que esta no era a principal funo dos chefes de polcia e, portanto, os dados podem estar incompletos.

Districtos Feto Crianas Adultos S 22 76 32 Consolao 55 168 43 S. Ephignia 13 52 18 Braz 19 113 46 Villa Mariana 4 8 10 SantAnna 3 33 13 Penha 1 1 4 Lageado 1 S. Bernardo 1 TOTAL 117 451 168 Fonte: Relatrio do Chefe de Polcia de 1895

Total 130 266 83 178 22 49 6 1 1 736

As condies de vida da populao pobre no melhoraram com o passar dos anos. Maria Alice constata que o maior ndice de mortalidade infantil deste perodo foi verificado no ano de 1913, quando ...dos mil nascidos vivos, 97,60% morreram em conseqncia das enterites e das diarrias.199 Se por um lado, a ignorncia advinda da misria fazia pais tomarem atitudes como a de Antonio Dias de Oliveira, por outro, os juzes muitas vezes aproveitavam-se dessa simplicidade para retirar-lhes a guarda dos filhos, usando como principal argumento a falta de cuidado deles para com a vida infantil. Muitos pais perderam suas crianas em virtude de tal argumentao. Em um processo de 1895, o Tenente Benjamim Bueno vai ao juiz denunciar uma me que no cuida direito da filha: (afirma que a me) ...alm de ter vida irregular, tem abandonado essa criana, sendo hontem vista atravessando huma rua desta cidade com a criana muito doente e sem recursos (...) e sabendo que V.E. muito se tem distinguido

199

Maria Alice Rosa RIBEIRO, op. cit, p. 120.

retirando das mes que no procedem bem, os filhos (...) vem o suplicante requerer a V.E. a tutela do menino...200 Se muitas famlias, por sua condio humilde, no reclamavam das decises dos juzes, outras no se conformavam. No raro, v -se declaraes de pais questionando essas interferncias. Percebiam que o principal objetivo dos juzes era entregar seus filhos para serem utilizados como mo-de-obra barata ou compulsria nas casas de famlia. Em resposta a um juiz que lhe retirou a posse da filha, Maria Jos Ferreira disse: (no queria) entretanto, que sua filha fosse empregada como creada, como sempre acontece com os rfos.. 201 No entanto, a melhor sntese a respeito das aes dos juzes para com as famlias e o mundo infantil do perodo, vem do Redeno, jornal dirigido ao pblico negro, um dos sujeitos sociais que mais sofreu nas mos dos magistrados. Como coloca o editorialista: Depois da lei de 13 de maio julgvamos que os pobres pretos podiam sossegar, constituir famlia, adquirir bens, e colaborar para a riqueza da nossa ptria. Enganvamos redondamente. Ao preto, infelizmente, no permitido coisa alguma. No pode constituir famlia, porque seus filhos so arrancados como rfos por juzes estpidos para servirem de criados ou escravos s pessoas poderosas que sabem dispor dos despachos dos juzes...202

200 201

Grifos meus. Documento 28, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. Documento 6, Lata 166, Ano 1904, Ordem 5496. 202 A Redempo , 13/05/1887, p.2. apud Carlos Jos Ferreira dos SANTOS em: A Populao pobre nacional na cidade de So Paulo - virada do sculo: 1890/1915 . Tese de mestrado. PUC-SP, 1995.

Se as crianas pobres sofreram nas mos dos juzes protetores da infncia, pode-se dizer que, para muitas, o Juizado de rfos tambm significou um espao de resistncia. Grande o nmero de menores que recorreram aos magistrados (algumas vezes pessoalmente, outras, atravs terceiros, como vizinhos ou delegados) para reclamar dos maus-tratos familiares. Este o caso da menor Bertra, de nove anos de idade, que disse ao juiz ...que fugira da casa de seu pai porque este a maltratava muito, infligindo-lhe constantes castigos corporais... 203 Vendo atitudes como a de Bertra e de muitos outros menores que fugiam, que foravam casamento na polcia, ou ento compareciam aos juzes reclamando de maus-tratos, pode-se propor que, se o juizado, co mo expresso daquela sociedade, por um lado aprimorava seus mecanismos de cerceamento da vontade dos menores, por outro, seu espao foi tambm local de manifestao de rebeldia por parte das crianas e adolescentes. Se alguns menores viam na fuga a nica de conquistar a liberdade, outros tentavam conseguir isso de modo legal. Para tanto, os mais bem informados recorriam aos juzes de rfos requerendo sua emancipao. Se deferida, no precisaria esperar completar 21 anos para ser considerado responsvel por sua vida. Em geral, a requisio partia dos prprios menores, dos tutores, ou dos pais.

203

Documento 43, Lata 155, Ano 1906, Ordem 5485.

As justificativas mais comuns eram viagens, casamentos ou capacidade de gerir a prpria vida.204 Podemos concluir a respeito da atuao dos juzes de rfos, que eles tiveram um papel fundamental no encaminhamento das questes relativas s crianas pobres paulistanas. A partir da dcada de 1910, no entanto, legalmente, aos poucos o rgo passou a perder a posio centralizadora que vinha exercendo. Assim, em mapeamento sobre os processos de 1910 em diante podem ser consideradas as algumas questes. De 1910 a 1915, os documentos seguem, de modo geral, a mesma lgica de at a primeira dcada do sculo XX. Existem processos de tutela, contrato de soldada, prestao de contas de tutores, brigas pela posse de menores, entre outros. Cada ano possui uma lata especfica para seus processos. De 1916 a 1918 (quando o Cdigo Civil entrava em vigor), tem-se todos os processos destes anos em uma nica lata, somando no total apenas 44 documentos, quase todos referentes a pedidos de licena de menores para se casarem. De 1919 a 1921, os processos somam um total de 37 documentos, todos em uma nica lata. Os pedidos mais comuns so de busca e apreenso de menores e licena para casamento.

204

Os processos de emancipao eram, quase sempre, utilizados pelos homens, pois a legislao referente a mulher era diferente, uma vez que todas eram consideradas incapazes. De acordo com a lei, a mulher, enquanto solteira, estava sob a responsabilidade do pai ou do juiz. Depois do matrimnio, o marido era o responsvel por ela. Se a menor de 21 anos decidisse casar, ela entrava com um processo no Juizado de rfos solicitando licena para o casamento, o que nem sempre implicava em sua emancipao.

De 1922 a 1923, so 29 processos; trs de busca e apreenso de menores e o restante Lista de Falecimento (de adultos e de crianas) por distritos da cidade. De 1924 a 1926 tem-se os ltimos processos do Juizado de rfos da Capital que se encontram no Arquivo do Estado. So 7 documentos, sendo que os documentos 1, 4 e 5 so Lista Geral de bitos da Capital. Alm destes, h duas tutelas, uma prestao de contas de tutor e uma busca e apreenso de menor. Assim, pode-se propor que houve, de certa forma, uma pulverizao das questes relativas infncia. Outros rgos passaram a desempenhar o papel at ento ocupado apenas pelos juzes. o caso das comisses sanitrias, do ministrio do trabalho, de delegados, do Instituto Disciplinar entre outros. Al m disso, a prpria legislao a respeito de menores comeou a ser alterada (na verdade, comeou a ser criada), adequando-se s necessidades da cidade e da indstria que estava a todo vapor. O Cdigo Civil de 1917, por exemplo, significou mudanas profundas em relao responsabilidade do Estado e da famlia sobre a criana.205 Ao mesmo tempo em que outorgava s famlias maiores poderes de deciso a respeito dos filhos, trazia punies para os casos de abuso do ptrio poder. Acredito ser necessrio recuperar algumas questes do Cdigo Civil para se ter melhor dimenso dos avanos e retrocessos que trouxe consigo.206

205

O Cdigo Civil converteu-se em lei em janeiro de 1916 e entrou em vigor a 1 de janeiro de 1917. Hlio Pereira BICUDO, op. cit., p.140. 206 Minha inteno fazer um apanhado geral das questes ligadas mais intimamente a esta pesquisa. Acredito que um trabalho relacionando essas novas leis com a realidade

As mulheres (as mes, principalmente), em funo de suas constantes brigas junto aos juzes, conseguiram importantes vitrias com o novo cdigo. Se at ento, em caso de separao, s estava garantida a ela a posse dos filhos de at trs anos, a partir de 1917, passou a ter o direito de conservar em sua companhia as filhas, enquanto menores, e os filhos at a idade de seis anos, quando seriam entregues ao pai.207 A mulher tambm poderia passar s segundas npcias sem mais perder a posse dos filhos (exceto se comprovada prtica de maus-tratos por parte dela ou do padrasto). No entanto, o Cdigo trazia amargos resqucios do perodo imperial. O homem deveria continuar sendo respeitado como o chefe da famlia e a mulher continuava sendo considerada incapaz de certos actos enquanto subsistisse a sociedade conjugal.208 Para os parentes do lado materno dos rfos, o cdigo significou um avano pois acabou com um dos traos da sociedade patriarcal: a lei que garantia prioridade na guarda do menor aos parentes paternos. A partir de 1917, todos os parentes passaram a ter direitos iguais na tutela da criana. Para o mundo infantil pobre, parece que o Cdigo Civil no trouxe grandes avanos. Na tentativa de difundir cada vez mais a famlia celular (legtima) como a grande responsvel pelos indivduos, a lei criou uma srie de dificuldades para o
infantil do perodo seria de grande importncia para a compreenso do universo familiar a partir de 1917. 207 Cdigo Civil, comentado por Clovis BEVILAQUA, artigo 326

reconhecimento de filhos nascidos fora do casamento legal. Assim, o cdigo era explicito em seu artigo 358: ...filhos incestuosos reconhecidos... e adulterinos no podem ser

Dentro das diversas categorias de filho criadas pela lei, destacam -se: os naturais, os de adultrio, os frutos de incesto, os adotados, os legtimos, os ilegtimos. Como j existiam diferentes tratamentos por parte da sociedade em relao s crianas legtimas e as ilegtimas, acredito que, provavelmente, as discriminaes s foram acentuadas com as novas classificaes. Tudo isso, entretanto, parece ser uma tentativa de normatizar as relaes entre os casais. Como conseqncia, o nome de famlia passou a adquirir, cada vez maior importncia, pois era ele que designava o ncleo de onde incidem os direitos...209 Em relao s crianas abandonadas, pode-se indicar que, em termos legais, praticamente no houve nenhuma poltica que lhe fosse favorvel. O vexatrio contrato de explorao da mo-de-obra abandonada, o contrato de soldada, continuou a existir (pelo menos do ponto de vista legal). Atravs do artigo 425 do novo cdigo, por exemplo, percebe-se que, cada vez mais, consolidava-se em nossa sociedade um descaso para com a vida dos menores carentes:

...o tutor solicitar do Juiz que faa recolher o menor a um estabelecimento de beneficncia ou de educao gratuita, se no lhe parecer melhor dal-o soldada ou lhe determinar a
208 209

Idem, artigo 6, 2 . Idem, p. 194.

aprendizagem de um officio que o prepare para a vida. Para essas deliberaes atender o juiz edade do menor, suas tendncias e sua constituio.210 Tambm a tutela continuou existindo (como existe at hoje). Talvez em funo das novas leis de proteo ao menor, tenha perdido o explcito carter trabalhista.211 De qualquer forma, a nova lei dava um tratamento especial s crianas pobres. Exemplo disto o artigo 412, dirigido especialmente aos menores abandonados: ...os menores abandonados tero tutores nomeados pelo juiz ou sero recolhidos a estabelecimentos pblicos para este fim destinados.212 Assim, tambm estabelece o cdigo que: Na falta destes estabelecimentos, ficam sob a tutela de pessoas que voluntaria e gratuitamente, se encarregarem de sua creao. 1- Por menores abandonados entenden-se os expostos, aquelles cujos paes incognitos ou conhecidos delles no curam, ou os deixam a vagar, a merc da caridade pblica, e ainda aquelles cujos paes os levam pratica de actos imoraes (art. 395). 213
210 211

Grifos meus. bom considerar que o princpio da tutela o de beneficiar menores rfos e, por isso, deve ser visto como uma forma de amparar a criana atravs de uma nova famlia. 212 A questo do internamento apenas em instituies pblicas parece ter provocado grande debate na poca. Tanto que Bevilaqua comenta que os projetos da Cmara no exigiam que os estabelecimentos fossem pblicos e providenciavam diversamente. No entanto, o Senado modificou o dispositivo e no texto final do cdigo, ficou que apenas as instituies pblicas poderiam receber os menores. Alm disso, de acordo com alguns autores, as instituies privadas de assistncia passaram a sofrer srias crticas sobre a mortalidade infantil, tratamento repressivo e no-respeito aos preceitos de higiene. Sobre esses temas ver Tnia da Silva PEREIRA, Infncia e adolescncia: uma viso histrica de sua proteo social e jurdica no Brasil. RPGE, Fortaleza - 9 (11): 108-129, 1992.Cdigo Civil comentado por Clovis BEVILAQUA. Op. cit. 213 Grifos do texto. Ib. Id.

Embora o Cdigo Civil regulamentasse importantes questes referentes famlia, o primeiro conjunto de leis que teve no menor seu objeto privilegiado, foi o Cdigo de Menores do P as, criado pelo decreto n 17.943-A, de 12/10/1927. Foi ele que extinguiu o Juizado de rfos, Ausentes e Anexos e criou o Juizado de Menores. 214

214

Marcelo Gantus JASMIM, Marco Aurlio CASAMASSO e Marcio Ferraz BARBOSA. Para uma histria de legislao sobre o menor. Revista de Psicologia , Fortaleza, 4 (2):81--103, jul/dez,1986.

CONSIDERAES FINAIS

A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. (Artigo 7 do Estatuto da Criana e do Adolescente)

Consideraes finais

Importante no interior deste trabalho ressaltar que o Juizado de rfos constituiu-se como um dos espaos jurdicos de redefinio das relaes sociais na virada do sculo. Criado ainda no perodo colonial, nasceu com o intuito de propor solues aos problemas resultantes do universo familiar que envolvessem menores de 21 anos. Nesse primeiro momento, o rgo tinha como objetivo principal mediar questes envolvendo a riqueza: partilhas, heranas e tutelas de crianas de posses. A partir do sculo XIX, o Juizado de rfos passou por um claro processo de mudana. Com o incio do Imprio, em virtude de uma nova ordem mundial que pregava liberdade e igualdade e, em funo da promulgao das primeiras leis proibindo o trfico de escravos, alm dos processos de partilhas, heranas e tutelas de crianas ricas, o espao jurdico dos juzes de rfos passou a ser sinnimo de disputas sobre escravos apreendidos em contrabando e libertos. Na medida em que as leis abolicionistas continuaram sendo promulgadas - principalmente a partir da Lei do Ventre-Livre - o rgo comeou a intermediar relaes entre famlias de posses e os filhos de escravos ou ex-escravos. Pode-se propor, que dentre as novas condies de mercado de trabalho da cidade, a tutela e o contrato de soldada foram incorporadas pelo sistema judicirio visando atender s necessidades das famlias que precisavam de mo-de-obra barata ou

gratuita. Mais do que se preocupar com os menores abandonados, rfos e indigentes, os juzes passaram a intermediar relaes explcitas de explorao do mundo infantil pobre. Pode-se sugerir que, principalmente a partir das primeiras leis abolicionistas at a implantao do Cdigo Civil em 1917, os juzes de rfos foram legalizando, cada vez mais as relaes compulsrias de trabalho. Com o nascimento da Repblica, vemos o Juizado de rfos passar por novas mudanas. Se, assim como sua populao, So Paulo crescia de modo assustador deixando de ser uma vila para se tornar, em pouco tempo, uma das cidades de maior importncia econmica do Pas, cresceram tambm as aes que permeavam o universo dos juzes de rfos. Sob esse aspecto, o estudo a respeito do rgo ganha sentido uma vez que ele fez parte de uma gama de aes abrangendo o poder pblico e a populao da cidade. Foi no s um local de disputas envolvendo relaes afetivas pela posse de crianas como tambm um campo do saber jurdico determinante para a histria do abandono da infncia brasileira. Devido ao uso que a populao fez do rgo, encaminhando para ele pedidos de tutela, de contrato de soldada, de licena para casamento, de denncias contra violncias fsicas e sexuais contra crianas, de pedidos de encaminhamento de menores para o Instituto Disciplinar ou instituies assistenciais, os juzes foram cada vez mais se tornando um dos focos centralizadores das questes envolvendo

o mundo infantil. Aps analisar cada caso, cabia a eles a opo de assistir, penalizar ou reprimir as crianas pobres. Em relao s condutas familiares, o Juizado de rfos tambm desempenhou importante papel na sociedade paulistana da virada do sculo. Devido ao excessivo poder que tinham sobre a vida dos menores, os juzes foram cada vez mais se destacando como local de avaliao e de interferncia nas relaes familiares. Em sintonia com uma poltica mais ampla da cidade, que procurava higienizar e moralizar os costumes das populaes pobres visando produzir trabalhadores mais adestrados e submissos, a atuao dos juzes se direcionou, principalmente, para uma busca de relaes familiares baseadas na valorizao do universo infantil. Assim, a bebida, o desemprego, a falta de moradia fixa, relaes afetivas fora do casamento eram imediatamente confundidos com falta de condies morais dos pais ou responsveis para cuidar da criana e, ao mesmo tempo, servia m de motivo para muitos pais perderem a posse e guarda de seus filhos. O modelo nuclear de famlia impunha-se. Assim tambm pode-se propor que, de modo geral, a populao comeou a se utilizar deste espao legal/legitimador da cidade. Se durante o Imprio o rgo serviu quase que exclusivamente como uma forma de se mascarar as relaes de classe, visto ser procurado na maior parte das vezes por pessoas ricas interessadas em tutelar crianas pobres, ou as contratarem atravs de soldada, com o incio da

Repblica, tornou-se tambm um espao para onde a populao pobre se dirigia quando tentava fazer valer seus direitos, basta ver o seguinte processo:

O abaixo assinado, morador nesta capital, tendo ultimamente contrado matrimnio com a Sra. Leopoldina Nicete Dias, tendo aproveitado a oportunidade, reconheceu os filhos anteriores ao matrimnio, na forma do decreto de 24 de janeiro e como sua Sra. houvesse dado temporariamente sua filha Maria ao Sr. Joo Barba, tambm residente nessa capital, para dar-lhe a necessria educao e mandar-lhe ensinar a ler e escrever podendo nas horas vagas aproveitar os seus servios em trabalhos domsticos e como ultimamente tendo verificado que retiraram-na da escola e do-lhe a incumbncia de capinar canavial, contrariamente s combinaes feitas, vem respeitosamente pedir a V. Exc., que mande lhe fazer a entrega da dita menor, visto negar-se a senhora daquelle cavalheiro a assim proceder e no querer o Exm. delegado do Brz, nesta capital, mandar intimao para tal fim, sem que a V. Exc. recomendasse e, se assim vos pede, com o intuito de pol-a na escola e dar-lhe a educao que conveniente, como tem procedido com os demais filhos que vivem em sua companhia. O peticionrio pede licena para trazer ao vosso respeitvel conhecimento que a senhora do cavalheiro a que se referiu anteriormente suppe talvez que ainda no foi promulgada a lei de 13 de maio que ps termo a vergonhosa esplorao e desumana escravido no Brasil. (...) O requerente confiando na justia que sempre tem presidido os vossos actos, Ulisses de Camargo Por no saber escrever Manuel Janurio da Silva215 Ex- menores ludibriados por seus tutores ou locatrios usaram o Juizado de rfos como meio de reaver suas bens; famlias ali compareciam para reclamar de maus-

215

Grifos meus.Documento 12, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508.

tratos praticados pelos tutores/locatrios contra seus filhos. No sentido inverso, a populao tambm denunciava aos juzes agresses familiares contra crianas. Os menores, razo da existncia do Juizado de rfos, tiveram poucas chances de se expressare m. Raramente ouvimos suas vozes atravs dos processos. Na maioria dos casos no lhes era permitido, nem pelos juzes, nem pelos tutores ou por seus familiares, o direito da fala. Mesmo quando existiam denncias de maus-tratos, raras eram as vezes em que prestavam testemunho. Ao que parece, sua palavra no possua muito valor perante a lei ou a justia. Para ns, cabe entender em seu silncio um pouco de sua histria. Embora reprimida, a criana deixou seu grito mudo de protesto. No toa que chegaram s mos dos juzes vrias reclamaes de fugas de menores. Se a criana no tinha espao para dizer o que sentia, o que pensava e desejava, ela fugia para conquistar os direitos a ela negados. Decorridos mais de cem anos desde que as primeiras decises polticas em relao ao mundo do menor comearam a ser encaminhadas de forma mais sistemtica, a sociedade paulistana ainda no encontrou um caminho para a soluo dos problemas das crianas e adolescentes carentes e infratores. O Instituto Disciplinar do Tatuap, que a tantos encantou no incio do sculo, j no mais encarado como local de esperana para resolver os males da sociedade. Porm, outros projetos populistas - que da mesma forma que o Instituto no solucionam a situao da infncia pobre brasileira - ainda encontram defensores.

Alm da cogitao da implantao da pena de morte para criminosos comuns (ou seja, os que no so de colarinho branco), outra soluo milagrosa para resolver o problema da infncia abandonada que parte da imprensa e diversos polticos pregam reduzir para 16 anos a idade de imputabilidade do menor. Para estes, se o jovem de 16 anos pode escolher presidente, ele tambm condies de ser responsvel pelos seus atos. 216 Os que defendem esta idia camuflam o desejo de m andar para a priso apenas aqueles que no tm ttulo de eleitor, nem casa, educao ou sade. Resumindo, o jovem que no tem cidadania. Sabem que o jovem que vota, que vai s ruas pedir impeachment, que briga por seus direitos, no acaba atrs das grades, mesmo que cometam delitos semelhantes aos dos menores infratores pobres. 217 Como o Estatuto da Criana e do Adolescente promulgado em 1990 probe a divulgao de nome e fotos de menores infratores, para muitos veculos de comunicao, a questo da reduo da imputabilidade significa poder escrever e

216

Depoimento do deputado Conte Lopes publicado no Diario Popular em 07 de maio de 1995.


217

Em matria publicada no dia 07 de maio de 1995, no Diario Popular , o jornalista Reinaldo Seriacopi divulgou a primeira pesquisa a respeito do menor infrator da Capital. Realizada pelo Ncleo de Estudos de Violncia da USP e pela Fundao Seade, a pesquisa abrange quase 30 mil processos referentes a menores que passaram pelas Varas Especiais da Infncia e da Juventude entre 1988 e 1991. Ficou constatado que 65,86% dos crimes cometidos pelos menores referiam-se a infraes no-violentas, como furto (23,04%), dirigir sem habilitao (9,38%), tentativa de furto (6,86%). Os principais crimes violentos seriam roubo (15,58%), porte de arma (6,9%), agresso (6,82%), tentativa de roubo (2,29%), homicdio/tentativa (1,28%). Segundo a mesma pesquisa, o perfil desse menor o seguinte: ele branco, tem entre 15 e 18 anos, natural do Estado de So Paulo, completou o primeiro grau e no trabalha.

divulgar nomes e fotos desses adolescentes. Afinal, sem esses ingredientes, a matria acaba perdendo o charme. Muitos jornais, revistas, rdios e emissoras de TV, vem essa determinao como cerceamento ao direito da imprensa. Entre outros, vale a pena resgatar um recente editorial do jornal Diario Popular, um dos veculos dirios de maior penetrao junto s camadas populares: ...Com base em teses acadmicas totalmente desprovidas de contato com a realidade, mantm-se em vigor estatutos que, ao contrrio de proteger crianas e adolescentes, como argumentam seus defensores, na verdade os incentiva a praticar mais crimes. Bandidos com menos de 18 anos tem cincia de sua impunidade. Sabem que no podem ser responsabilizados criminalmente. Alm de tudo, tm a garantia de que sua imagem est livre de ser exibida pelos veculos de comunicao. Aquele que se atrever a mostrar populao honesta a cara dos malfeitores ficar sujeito a terrveis penas impostas pela legislao... 218 A guerra aos menores de 18 anos est declarada. No imaginrio dominante, os menores so, inclusive, apontados como um perigo segurana nacional. O seguinte documento da Escolar Superior de Guerra reflete bem tal situao. Segundo o texto, alm dos cintures de pobreza, o menor outro grande problema para sociedade brasileira: ...pode trazer ameaas a paz social (...) se apenas para conjecturar, propusermos que hoje este universo j seja de uns 200 mil menores(...) temos que no incio do prximo sculo haver um contingente de marginais, malfeitores e, mesmo, de assassinos de efetivo semelhante ao atual do Exrcito (...) a ento, quando s polcias faltarem condies para enfrentar tal situao (...) os poderes constitudos
218

Grifos meus. Diario Popular . Editorial de 24 de maro de 1995.

Executivo, Legislativo e Judicirio podero pedir o concurso das Foras Armadas para que se incubam do duro encargo de enfrentar esta horda de bandidos, neutraliz-los e, mesmo, destru-los para ser mantida a Lei e a Ordem (...) no longo prazo, poder vir a ser (esta) competncia das Foras Armadas, se elas forem obrigadas a agir em atendimento de pedido dos poderes...219 Se por um lado, muitos consideram os menores pobres como ameaa a nosso presente e ao nosso futuro, por outro, essa guerra declarada faz com que parte da sociedade (inclusive os prprios menores) se movimente em busca de garantias mnimas para a preservao da vida dessas crianas e adolescentes. Algumas conquistas merecem ser destacadas. Uma delas o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), que nasceu em 1985, com o objetivo primeiro de denunciar a violncia institucional provocada pela estrutura social caracterizada na omisso da sociedade(...) (e principalmente) aquela praticada por policiais e delegacias.220 Como conseqncia do primeiro encontro do MNMMR, realizado em 1986, surgiram programas preocupados com defesa dos meninos e meninas de rua, visando a reduo da violncia cometida contra eles. Alm disso, o prprio Estatuto da Criana e do Adolescente pode ser apontado como uma conquista dessa luta. Embora muitos policiais, parte da imprensa, dos polticos e outros representantes das elites e da populao continuem a ver o
219

Grifos meus. Texto extrado do Documento da Escola Superior de Guerra Estrutura de Poder Nacional para o Ano 2001. 1990/2000 - A dcada vital para um Brasil Moderno e Democrtico.

Estatuto como uma lei que s beneficia o menor infrator, muitas vezes as crianas carentes e abandonadas utilizam-se dele como garantia de sobrevivncia. Este o caso de C.C.F, de 14 anos que mora (ou morava) nas ruas de Recife. Segundo ele, toda as vezes que um policial se aproxima de seu grupo, ele ameaa: Bata, prenda. Voc perde a farda e preso. Perde o salrio tambm.221 Embora atitudes como a de C.C.F. indiquem que vrios menores conhecem alguns de seus direitos, a sociedade no cumpre com seu papel garantindo-lhe condies mnimas de sobrevivncia. Por isso, muitas vezes, escutamos suas falas atravs da violncia que praticam. Nada mais fazem do que responder sociedade a violncia por elas sofridas. De qualquer forma, percebe-se que as poucas conquistas da infncia brasileira foram decorrentes da luta da prpria populao ao exigir o cumprimento dos Cdigos, Constituies e Declaraes Universais. Enquanto no houver uma poltica social que permita a todos o direito vida, seremos obrigados a conviver com esta situao, pois o drama dos carentes no se soluciona apenas atravs das leis do Direito e sim, da sua aplicabilidade: dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos (da criana e do adolescente) referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura,

220

Vidas em Risco: Assassinatos de crianas e adolescentes no Brasil. Apud MNMMR. Trajetria do movimento nacional de meninos e meninas de rua. 221 Depoimento do menor C.C.F. ao jornalista Lula Costa Pinto. Revista Veja , 29 de maio de 1991.

dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria.222 Como disse na apresentao, este apenas mais um entre os muitos trabalhos a respeito da desvalida infncia brasileira. Ainda sero necessrios outros para que, quem sabe um dia, a infncia no seja pobre e nem marcada pelo dio, dor e violncia. Uma das poucas esperanas que restam saber que ainda h gente capaz de chorar ao ver um policial colocar o frio cano do revlver na boca de uma criana.

222

Artigo 4 do Estatuto da Criana e do Adolescente, sancionado atravs da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990.

ACERVOS, FONTES E BIBLIOGRAFIA

ACERVOS, FONTES E BIBLIOGRAFIA

1. ACERVOS 1.1-Arquivo Histrico do Estado de So Paulo Biblioteca Seo de Manuscritos 1.2-Biblioteca da Faculdade de Direito da USP 1.3- Biblioteca da Faculdade de Geografia e Histria da USP 1.4-Biblioteca da PUC/SP 1.5- Biblioteca Municipal Mario de Andrade/SP 1.4-Secretaria Municipal de Cultura de So Paulo/DPH Biblioteca Seo de Pesquisa e Tombamento 2. ENTREVISTA 2.1- Francisco Jos Paraba, Juiz da Vara da Infncia e Juventude de Pinheiros. 2.2- Carlos Eduardo de Carvalho Correa. Pediatra, CRM 65212 3. JORNAIS E REVISTAS 3.1- Diario Popular 3.2- Folha de S. Paulo 3.3- O Estado de S. Paulo 3.4- Veja 4. FONTES MANUSCRITAS CITADAS NO TEXTO 4.1 - Processos Cveis Pesquisados no Arquivo Histrico do Estado de So Paulo (na ordem em que apareceram no texto) TRASLADO de Carga e Descarga Relativa a Herana do Doutor Caetano Luis de Barros Monteiro. Documento 13, Lata 2, Ano 1800, Ordem 5332.

AUTOS Civis de arrematao de uma africana de nome Maria. Documento 8, Lata 84, Ano 1831, Ordem 5414. AUTOS Civis de arrematao do africano Joo. Documento 7, Lata 98, Ano 1838, Ordem 5428. PEDIDO de apreenso da menor Maria. Documento 12, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508. PEDIDO para o menor Severino Machado sair do Instituto Disciplinar do Tatuap. Documento 33, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508. PEDIDO de tutela das menores Rita, de 8 anos, e Maria, de 5 anos. Documento 13, Lata 102, Ano 1844, Ordem 5432. PEDIDO de tutela da menor alforriada Benedicta. Documento 24, Lata 116, Ano 1866, Ordem 5446. PEDIDO de tutela das menores alforriadas Felcia, Elisa e Anna. Documento 42, Lata 118, Ano 1871, Ordem 5448. PROCESSO de vagabundagem contra o menor Joo Pedro da Silva, de 11 anos, com pedido de encaminhamento do mesmo para o Instituto Disciplinar do Tatuap. Documento 27, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504. AVISO de suicdio de um pai que deixou trs filhas menores. Documento 7, Lata 166, Ano 1904, Ordem 5496. AVISO de abandono de recm-nascido filho de italiano. Documento 25, Lata 173, Ano 1907, Ordem 5503. DENNCIA de maus-tratos contra menor e pedido de tutela da mesma. Documento 30, Lata 156, Ano 1897, Ordem 5486. DENNCIA de maus-tratos feita por menor contra o tutor. Documento 44, Lata 175, Ano 1908, Ordem 5505. DENNCIA contra contratante que no paga soldada. Documento 18, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504. PEDIDO de liberao de poupana proveniente de pagamento de soldada. Documento 18, Lata 153, Ano 1895, Ordem 5483.

CONTRATO de soldada da rf Helena. Documento 26, Lata 162, Ano 1901, Ordem 5492. NOMEAO de tutor para a rf Jlia e pedido para ser efetuado o contrado de soldada. Documento 37, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. PEDIDO de tutela da rf Luduvina. Documento 35, Lata 173, Ano 1907, Ordem 5503. DENNCIA do curador de rfos contra famlia que no paga contrato de soldada. Documento 19, Lata 165, Ano 1903, Ordem 5494. DENNCIA contra Orlando Magno por no fazer pagamento de soldada. Documento 24, Lata 163, Ano 1901, Ordem 5493. PEDIDO de tutela e posterior desistncia do mesmo por parte de Manoel Laurindo de Oliveira e Silva a respeito do menor Pedro. Documento 15, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. ALUGUEL do trabalho de dois menores por parte do tutor. Documento 19, Lata 175, Ano 1908, Ordem 5505. ALUGUEL do trabalho do menor Rogrio, de 12 anos, em fbrica de tecidos por parte do tutor. Documento 16, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5496. PEDIDO de tutela do menor Antonio, de 10 anos. Documento 18, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. DENNCIA em artigo de jornal contra Juiz de Paz e chefe de polcia por espancamento de menor. Documento 48, Lata 165, Ano 1903, Ordem 5495. DENNCIA de maus-tratos feita por menor de 12 anos. Documento 42, Lata 167, Ano 1904, Ordem 5497. PEDIDO de captura de menor fugitiva. Documento 3, Lata 158, Ano 1898, Ordem 5488. PEDIDO de captura de menor fugitiva. Documento 40, Lata 153, Ano 1895, Ordem 5483. DEPOIMENTO da menor Florentina que fugiu pela segunda vez da casa de seu contratante. Documento 46, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504.

PEDIDO de internamento de dois menores em casa assistencial feito pela me das crianas. Documento 9, Lata 172, Ano 1907,. Ordem 5502. DEPOIMENTO da menor Emlia, afirmando no querer ser internada em asilo. Documento 48, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504. COMUNICAO de fuga de menor que se encontrava em orfanato. Documento 4, Lata 176, Ano 1909, Ordem 5506. PEDIDO de internamento de menor feito pela me. Documento 21, Lata 174, Ano 1908, Ordem 5504. DENNCIA de explorao de menores internos no Instituto Disciplinar do Tatuap feita atravs de jornal. Documento 19, Lata 177, Ano 1909, Ordem 5507. PEDIDO de destituio do ptrio poder contra pai de menor por incapacidade moral. Documento 18, Lata 165, Ano 1903, Ordem 5495. PEDIDO feito pelo pai de retomada da guarda da menor que se encontra com a me alegando ptrio poder. Documento 23, Lata 155, Ano 1906, Ordem 5485. PEDIDO feito pelo pai para reaver a posse de filho que se encontra com a mo que abandonou o lar. Documento 25, Lata 161, Ano 1900, Ordem 5491. PEDIDO feito por me para que filha no seja entregue ao pai pois ainda se encontra no perodo de amamentao. Documento 23, Lata 158, Ano 1898, Ordem 5488. PARECER do Juiz de rfos garantindo a uma criana com menos de 3 anos o direito de ficar sob a guarda da me. Documento 14, Lata 163, Ano 1901, Ordem 5493. PEDIDO feito por pai para ficar com a posse do filho, uma vez que a mulher abandonou a casa e tem vida desregrada. Documento 21, Lata 170, Ano 1906, Ordem 5500. PEDIDO feito por me para ficar com a posse do filho, uma vez que o pai abandonou o lar e tem costumes dissolutos. Documento 21, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484.

CARTA de marido acusando a mulher de t-lo trado. Documento 13, Lata 173, Ano 1907, Ordem 5503. PEDIDO feito por pai para reaver a posse de filho que se encontra com a mulher. Documento 10, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508. DEPOIMENTO da alem Eugnia Derkart, de 16 anos, afirmando ter sido estuprada por seu patro. Documento 16, Lata 171, Ano 1906, Ordem 5501. DESTITUIO de Clementina Ferreira Guimares da guarda dos filhos pelo fato de ela ter se casado novamente. Documento 2 , Lata 167, Ano 1904, Ordem 5497. DISPUTA de me com parentes pela guarda dos filhos. Documento 14, Lata 159, Ano 1898, Ordem 5489. PEDIDO de destituio de tutela feito pelos irmos da tutora. Documento 35, Lata 153, Ano 1895, Ordem 5483. PEDIDO de apreenso da menor Virgnia que fugiu para casa da me. Documento 23, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. PEDIDO de pai solteiro pela posse do filho. Documento 31, Lata 156, Ano 1897, Ordem 5486. DISPUTA de pais pela posse do filho. Documento 11, Lata 176, Ano 1908, Ordem 5506. DESTITUIO da guarda da filha de me acusada de comportamento irregular. Documento 3, Lata 165, Ano 1903, Ordem 5495. PEDIDO de emancipao. Documento 54, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508. PEDIDO de pagamento de penso feito ao ex- marido. Documento 8, Lata 172, Ano 1907, Ordem 5502. PEDIDO de tutela feito pelo av da menor Amrica, de 2 anos. Documento 23, Lata 155, Ano 1896, Ordem 5489. PEDIDO de nomeao de tutor para o menor Zeferino. Documento 19, Lata 160, Ano 1899, Ordem 5490

ACUSAO contra Pacheco Jordo por no ter prestado as contas da menor sob sua guarda. Documento 8, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5494. SOLDADA dos menores Antonio Zamboni e Ricardo Zamboni. Documento 24, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. RETIRADA de queixa-crime contra Jos Morelli, pelo fato de este ter decidido se casar com a mulher que desvirginou. Documento 5, Lata 163, Ano 1901, Ordem 5493. TUTELA da menor Maria Monteiro, de 9 anos. Documento 16, Lata 161, Ano 1900, Ordem 5491. DEPOIMENTO da assoldada Amlia afirmando no sofrer assdio sexual a casa onde trabalha. Documento 56, Lata 178, Ano 1910, Ordem 5508. INQURITO sobre defloramento da menor Maria Benedicta do Bom Sucesso. Documento 34, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5494. PEDIDO de licena para casamento da menor Ambrosina. Documento 17, Lata 159, Ano 1898, Ordem 5489. PEDIDO de licena para casamento. Documento 34, Lata 156, Ano 1897, Ordem 5486. PRISO em flagrante de espanhola acusada de bruxaria. Documento 25, Lata 60, Ano 1899, Ordem 5490. INQURITO para apurar morte de uma criana de oito meses. Documento 33, Lata 164, Ano 1902, Ordem 5494. DESTITUIO da guarda da filha motivada a partir de denncia de que a me no cuida bem da menina. Documento 28, Lata 154, Ano 1895, Ordem 5484. DESTITUIO da guarda da filha. Documento 6, Lata 166, Ano 1904, Ordem 5496. DENNCIA de maus-tratos feita pela menor Bertra, de 9 anos. Documento 43, Lata 155, Ano 1906, Ordem 5485.

5. FONTES IMPRESSAS 5.1- Obras de Referncia BEVILAQUA, Clovis. Lices de legislao comparada sobre o direito privado. Bahia: Livraria Magalhes, 1897. __________________. (Coment.) Cdigo Civil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1921. BICUDO, Hlio Pereira. O direito e a justia no Brasil: uma anlise crtica de cem anos. So Paulo: Smbolo, 1978. Coleo ensaio e memria. CARVALHO, Jos Pereira de. Primeiras linhas sobre o processo orphanolgico. 9 edio, Rio de Janeiro , Laemmert, 1880. CEAP - Centro de Articulao de Populao Marginalizada. O extermnio de crianas e adolescentes no Brasil. Rio de Janeiro, 1989. COLEO de Leis do Imprio do Brazil. COLEO de Leis da Repblica do Brasil. COLEO de Leis e Decretos da Provncia de So Paulo. COLEO de Leis e Decretos do Estado de So Paulo. ESTATUTO da Criana e do Adolescente FREITAS, A. T. Esboo do Cdigo Civil. Rio de Janeiro: Laemmert, 1864. INSTITUTO TANCREDO NEVES - Fundao Friedrich Naumann Constituies do Brasil 1824-1967. Braslia, 1987. MENDONA, Francisco Maria de Souza Furtado. Repertrio geral ou ndice alphabetico do Imprio do Brazil. Rio de Janeiro: Livraria Universal dos editores Eduardo e Henrique Laemmert, 1847. V.I e V.II. MONTES, Maria Lcia (org.). Constituies. So Paulo: tica, 1986. Srie Princpios. O DIREITO; legislao, doutrina e jurisprudncia. So Paulo, 22 vol., maio-ago/1880. PROMPTURIO de leis civis. Rio de Janeiro: Instituto Typogrphico do Direito, 1876. REVISTA de Direito Civil , Comercial e Criminal. Rio de Janeiro: Livraria Crua Coutinho, 1917.

SILVA & De PLCIDO. Vocabulrio jurdico. 6 edio, Rio de Janeiro: Forense, 1980. SOARES, Macedo Oscar de (coment.). Cdigo Penal da Repblica dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Guarnier, 1910. 5.2- Relatrios RELATRIOS dos chefes de polcia da Capital de So Paulo encaminhados ao Secretrio dos Negcios da Justia e do Interior (1895-1905). RELATRIO da Escola Superior de Guerra Estrutura de Poder Nacional para o Ano 2001. 1990/2000 - A dcada vital para um Brasil Moderno e Democrtico. PRONUNCIAMENTO da vereadora Tita Dias onde requer a Constituio de CPI para apurar a violncia e assassinatos cometidos contra meninos e meninas de rua- 19/06/91. TRAJETRIA do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua MNMMR. mimeo. s/d. 6. BIBLIOGRAFIA ARIS, Phelippe. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. AZEVEDO, J e HUZAK, Iolanda. Criana de fibra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. BARCELLOS, Caco. Rota 66: a histria da polcia que mata. So Paulo: Globo, 1992. BORGES PINTO, Maria Inez Machado. Cotidiano e sobrevivncia: a vida do trabalhador pobre na cidade de So Paulo (1890-1914). So Paulo: Edusp/FAPESP, 1994. BOSI, Ecla. Memria e sociedade: lembranas de velhos . So Paulo: T.A Queiroz: Editora da Universidade de So Paulo, 1987. BRESCIANI, Maria Stella (org.) e outros. A mulher e o espao pblico. So Paulo: ANPUH(SP)/Marco Zero, ago-set/1989, v.9 (18). _____________________Imagens da cidade: sculos XIX e XX. So Paulo: ANPUH(SP) Marco Zero/FAPESP, 1994. BRUSCHINI, Cristina. Famlia - uma viso sociolgica : como foi pensada a famlia no Brasil. Palestra proferida no IX Encontro de Assistentes Sociais do Hospital das Clnicas - Famlia: locus de prazer e conflito na perspectiva da modernidade. Maio/1991, mimeo.

CARVALHO, Jos Murilo. A formao das almas: o imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. CHALHOUB, Sidney et alii. Trabalho escravo e trabalho livre na cidade do Rio de Janeiro: vivncia de libertos, galegos e mulheres pobres. In: Revista Brasileira de Histria , So Paulo, 5 (8/9): 96-105, set/1984-abr/1985, ANPUH/Marco Zero. __________________ Vises da liberdade: uma histria das ltimas dcadas da escravido na corte.So Paulo: Companhia das Letras, 1990. CRUZ, Heloisa de Faria. Trabalhadores em servio: dominao e resistncia (So Paulo - 1900/1920). So Paulo: Marco Zero/CNPq, 1991. CUNHA, Maria Clementina Pereira. O espelho do mundo - Juquery, a histria de um asilo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo de. Cotidiano de trabalhadores na Repblica; (So Paulo - 1889/1940). So Paulo: Brasiliense, 1990. Coleo Tudo Histria. DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e poder em So Paulo no sculo XIX. So Paulo: Brasiliense, 1984. FAUSTO, Boris. Crime e cotidiano: a criminalidade em So Paulo - 1880-1924. So Paulo: Brasiliense, 1984. ______________ Trabalho urbano e conflito social: 1890-1920. Rio de Janeiro: Difel, 1977. FENELON, Da Ribeiro. Trabalho, cultura e histria social: perspectiva de investigaes. In: Projeto/Histria, Revista da ps-graduao em Histria da PUC/SP, n 04, 1985. FERNANDES, Jos Arrabal. Mos de mdico: histrias de uma vida. s/c. Metrpolis Jornalismo & Servios, 1993. FONSECA, Cndido Borges. Jurisprudncia criminal de menores. in: Revista Mensal O Direito, Legislao, Doutrina e Jurisprudncia. s/c. 1880 FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade - a vontade de saber. So Paulo: Graal, 1985. Vol. I _________________Vigiar e punir: histrias da violncia nas prises. Petrpolis: Vozes, 1987. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Editora, 1936. IGNATIEFF, Michael. Instituies totais e classes trabalhadoras: um balano crtico. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, 7(14): 185-193, marago/1987, ANPUH. JASMIM, Marcelo Gantus e outros. Para uma histria de legislao sobre o menor. Revista de Psicologia, Fortaleza, 4 (2):81 - 103, jul/dez.1986.

KALOUSTIAN, Silvio Manoug. Famlia brasileira- a base de tudo. So Paulo/Braslia: Unicef/Cortez, 1994. KUZNESOF, Elizabeth Anne. A famlia na sociedade brasileira: parentesco, clientelismo e estrutura social (So Paulo, 1700-1980). In: Famlia e Grupos de Convvio. Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH/Marco Zero, set/1988-fev/1989. LEITE, Mriam Moreira. A condio feminina no Rio de Janeiro. In: Sculo XIX: antologia de textos de viajantes estrangeiros. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo: Fundao Nacional Pr-Memria, 1984. LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criana . So Paulo: Nobel, 1989. Coleo Cidade Aberta. LINEBAUGH, Peter. Crime e industrializao: a Gr-Betanha no sculo XVIII. In : PINHEIRO, Paulo Srgio (org.). Crime, violncia e poder. So Paulo: Brasiliense, 1983. LOVE, Joseph. A locomotiva - So Paulo na Federao Brasileira (1889/1937). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. MATTOSO, Ktia de Queirs. O filho da escrava: em torno da Lei do Ventre Livre. In : Escravido. Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v.8 n16, p. 37-55. mar/1988-ago/1988. MORSE, Richard M. Formao histrica de So Paulo. So Paulo: Difel, 1970 MOURA, Esmeralda Blanco B. de. Mulheres e menores no trabalho industrial: os fatores sexo e idade na dinmica do capital. Petrpolis: Vozes, 1982. ____________________________Alm da indstria txtil: o trabalho feminino em atividades masculinas. In: A mulher e o espao pblico. Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH/Marco Zero, v.9 n 18, ago/1989-set/1989. MUNAKATA, Kazumi. A legislao trabalhista no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1981. Coleo Tudo Histria. NEDER, Gizlene. Ajustando o foco das lentes: um novo olhar sobre a organizao das famlias no Brasil. In: Famlia brasileira - a base de tudo. So Paulo/Braslia: Unicef/Cortez, 1994. PEREIRA, Tnia da Silva. Infncia e adolescncia: uma viso histrica de sua proteo social e jurdica no Brasil. RPGE, Fortaleza - 9 (11): 108-129, 1992. PERRONE PASSOS, Maria Lcia. Apresentao In : A evoluo urbana da cidade de So Paulo (1872-1945): estruturao de uma cidade industrial. Srie Bibliografias. So Paulo: ELETROPAULO/DPH. PERROT, Michele. Os excludos da Histria: operrios, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. _______________ As crianas de Petit-Roquette. Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH (SP) / Marco Zero, 9 (17), set/1988-fev/1989.

RAGO, Margareth. Do cabar ao lar: a utopia da cidade disciplinar. Brasil. 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. RIBEIRO, Gladys Sabina & ESTEVES, Martha de Abreu. Histrias nacionais e imigrantes. In: A mulher e o espao pblico. Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH/Marco Zero, v.9 n 18, ago/1989-set/1989. RIBEIRO, Maria Alice. Histria sem fim... inventrio da sade pblica. So Paulo-1880-1930. So Paulo: Unesp, 1993. RODRIGUES, Jaime. O infame comrcio: propostas e experincias no final do trfico de africanos para o Brasil (1800-1850). Dissertao de mestrado. Campinas, IFCH/UNICAMP, 1994. RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935. ROLNICK, Raquel. So Paulo - incio da industrializao: o espao e a poltica. In: As lutas sociais e cidade: So Paulo passado e presente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. ________________O que cidade. So Paulo: Brasiliense, 1988. Coleo Primeiros Passos. SAMARA, Eni de Mesquita. As mulheres, o poder e a famlia (So Paulo - sculo XIX). So Paulo: Marco Zero, 1989. _______________________.(org.) Famlia e grupos de convvio. Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH/Marco Zero, set/1988-fev/1989. SANTOS, Carlos Jos Ferreira. A populao pobre nacional na cidade de So Paulo - virada do sculo: 1890/1915. Tese de mestrado defendida na PUC-SP, 1995. SCOTT, Joan. Histria de mulheres. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da histria: novas perspectivas. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. Biblioteca Bsica. SILVA, M. Alice Setbal e outros. Memria e brincadeira na cidade de So Paulo nas primeiras dcadas do sculo XX. So Paulo: Cortez/CENPEC, 1989. SLENES, Robert W. Lares negro olhares brancos: histrias de famlias escravas no sculo XIX. In: Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH/ Marco Zero, mar/1988-ago/1988. STORCH, Robert D. O policiamento do cotidiano na cidade vitoriana. In: Revista Brasileira de Histria . So Paulo, 5 (8/9); 7-33, set/1984-abr/1985. TAVARES, Lus Henrique Dias. Comrcio proibido de escravos. So Paulo: tica/CNPq, 1988. THOMPSON, E. P. Senhores & caadores: a origem da lei negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

________________ Tradicin, revuelta y consciencia de clase: Estudios sobre la crisis de la sociedad preindustrial. Barcelona: Critica, 1979. ________________ A formao da classe operria inglesa I: a rvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. VASCONCELLOS, Maria da Penha C. (Org.). Memrias da sade pblica: a fotografia como testemunha. So Paulo: Hucitec/Abrasco, 1995. VIEIRA BRUNO, Fbio (Org.). O parlamento e a evoluo nacional. Senado Federal, Braslia, 1979.

You might also like