You are on page 1of 12

MULTMETRO ANALGICO

USO DO MULTITESTER (MULTMETRO)


O multitester ou multmetro o aparelho usado para medir corrente eltrica (DCmA) ou (DCA), tenso contnua (DCV), tenso alternada (ACV) e resistncia eltrica (). A funo do multitester pode ser escolhida atravs da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipos de multitester: o analgico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal lquido). Cada um tem sua vantagem: o analgico melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital melhor para medir tenses e testar resistores. Nesta parte falaremos do multmetro analgico. O digital trataremos numa outra parte do site na seo instrumentos. MULTITESTER ANALGICO Possui um ponteiro no painel para indicar o valor da unidade a ser medida. menos preciso que o digital na medida de tenses ou resistncias, porm o mais eficiente no teste de componentes eletrnicos. O ideal que o multitester analgico tenha a escala de X1 e X10K. Abaixo mostramos um modelo deste tipo de baixo custo, porm que serve bem para realizar os consertos do dia a dia dos tcnicos:

MULTITESTER COMO VOLTMETRO DE TENSO CONTNUA (DCV) Esta funo pode ser usada para medir a tenso de pilhas, baterias ou em qualquer ponto de um circuito eletrnico como por exemplo nos terminais de um transstor ou CI. Escolher a escala mais prxima acima da tenso a ser medida (DCV 2,5 - 10 - 50 - 250 - 1000). Por exemplo para medir a tenso de uma pilha (1,5 V) usamos a escala de DCV 2,5; Colocar a ponta preta no terra do circuito ou no ponto de menor tenso (plo negativo das pilhas e baterias); Colocar a ponta vermelho no ponto de maior tenso no circuito; A leitura no painel feita da esquerda para a direita, usando como base o fundo de escala igual ou parecido com a escala que estiver a chave seletora. Veja abaixo:

MEDIDA DE TENSO NOS TERMINAIS DE UM TRANSSTOR Geralmente as tenses no circuito eletrnico so medidas em relao ao terra. Coloque a ponta preta no terra e com a ponta vermelha mea a tenso nos terminais do transstor e compare com o esquema. Veja abaixo:

MEDIDA DE TENSO EM CI Coloque na escala DCV mais prxima acima da tenso indicada no pino do CI. Se no estiver marcada, tome como base a tenso do pino de +B (a maior de todas). Coloque a ponta preta no terra e a outra no pino correspondente. Veja abaixo:

MEDIDA DE TENSO NUMA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO Coloque uma ponta preta numa trilha de terra (normalmente as mais largas do circuito) e a vermelha na solda que se quer conferir a tenso, como vemos abaixo:

MULTITESTER PARA MEDIR TENSO ALTERNADA (ACV) O procedimento para a medida de tenso alternada muito parecido com a medida de tenso contnua. As escalas so parecidas, a leitura do painel feita da mesma forma que a funo DCV. A diferena que a tenso alternada no tem polaridade, portanto a posio das pontas do multitester no alteram em nada a medida. Este teste feito na rede eltrica ou nos transformadores dos circuitos eletrnicos. Abaixo vemos como feita a medida de tenso num transformador e tambm na rede eltrica:

MULTITESTER PARA MEDIR CORRENTE ELTRICA (DC mA OU DCA) Para este tipo de teste, devemos desligar uma parte do circuito e colocar a ponta vermelha no ponto mais prximo do +B e a preta mais prximo do terra, de tal modo que a corrente do circuito passe por dentro do multitester. Porm este teste no realizado em consertos de circuitos, devido dificuldade de colocao das pontas de prova no circuito e ao fato da corrente do circuito no vir indicada nos esquemas dos circuitos. Abaixo vemos como feito o teste:

MULTITESTER FUNCIONANDO COMO OHMMETRO Para usar a funo de ohmmetro, antes temos de tomar alguns cuidados. Para testar os componentes eletrnicos no circuito, o mesmo deve estar desligado da alimentao. Tambm no devemos guardar o multitester na funo de ohmmetro, em nenhuma das escalas, pois isto acaba rapidamente com as pilhas e baterias. Para saber se o ohmmetro est queimado, coloque a chave em X1 ou X10 e segure nas pontas pela parte metlica. O ponteiro no deve mexer, caso contrrio, a escala est queimada (resistor interno X1 geralmente usa um de 18 ohms e X10 um de 200 ohms). Coloque o multitester na escala do ohmmetro apropriada ao componente (X1, X10, X100, X1K ou X10K); Zere o multitester (encoste as pontas e ajuste o potencimetro do painel at o ponteiro parar no zero) Coloque as pontas no componente, faa a leitura na ltima fileira de cima do painel e acrescente os zeros da escala que estiver a chave seletora (X1 - leitura direta, X10 - acrescenta um zero, X100 - acrescenta dois zeros e assim por diante). Abaixo vemos como zerar o multitester:

TESTE DE COMPONENTES Abaixo tem uma relao de componentes que ensinaremos a testar com a funo de ohmmetro. Basta clicar em cada um para ver como se faz: TESTE DE RESISTORES TESTE DE TRANSSTORES - PARTE 1 TESTE DE TRANSSTORES - PARTE 2 TESTE DE DIODOS TESTE DE CAPACITORES ELETROLTICOS TESTE DE CAPACITORES COMUNS TESTE DE BOBINAS TESTE DE TRANSFORMADORES TESTE DE POTENCIMETROS TESTE DE FUSVEIS E CHAVES TESTE DE OUTROS COMPONENTES TESTE DE TRANSSTOR MOSFET TESTE DE RESISTORES Usar uma escala adequada ao valor da pea, zerar o multmetro e medir. A leitura deve estar prxima ao valor indicado no corpo dele. Abaixo temos duas regras para escolher a escala: Valor do resistor Menor que 1K X1 ou X10 Entre 1K e 100K X100 ou X1K Acima de 100K X10K 3 LISTRA DO CORPO PRETA X1 MARROM X10 VERMELHA X100 LARANJA - X1K AMARELO X10K

TESTE DE TRANSSTORES - PARTE 1 Usar X1, e procurar um terminal que conduz igual com os outros dois. Este a base. Verificar com qual das pontas na base o ponteiro deflexiona. Se for com a ponta preta, o transistor NPN. Se for com a vermelha na base, o transistor PNP. Abaixo vemos como feito o teste:

Importante: O ponteiro s deve mexer com uma das pontas na base. Se mexer com as duas pontas na base, o transistor est em curto. Se no mexer com nenhuma, o transistor est aberto. TESTE DE TRANSSTORES - PARTE 2 Em X10K, coloque a ponta invertida na base e a outra ponta em cada terminal restante. Aquele terminal que o ponteiro mexer o emissor. Se o ponteiro mexer nos dois terminais, o transistor est com fuga ou curto. Abaixo temos o teste:

TESTE DE DIODOS Usar a maior escala (X10K ou X1K) e medir o diodo nos dois sentidos. O ponteiro s deve deflexionar num sentido. Como a ponta preta est ligada no positivo das pilhas, o ponteiro ir mexer com a preta no anodo. Se o ponteiro deflexionar nos dois sentidos, o diodo est em curto. Se o ponteiro no deflexionar em nenhum sentido, o diodo est aberto. Veja abaixo:

TESTE DE CAPACITOR ELETROLTICO Comear com a menor escala (X1) e medir nos dois sentidos. Aumente a escala at achar uma que o ponteiro deflexiona e volta. Quanto maior o capacitor, menor a escala necessria. Este teste apenas da carga e descarga do capacitor. Veja abaixo:

Se o ponteiro no deflexionar ou deflexionar s um pouco, o capacitor est aberto ou esgotado. Se o ponteiro deflexionar e no voltar, o capacitor est em curto. Veja abaixo:

TESTE DE CAPACITORES COMUNS Em X10K, medir nos dois sentidos. No mximo o ponteiro dar um pequeno pulso se o capacitor tiver valor mdio. Se tiver valor baixo o ponteiro no mover. O melhor mtodo de testar capacitor medi-lo com o capacmetro ou troc-lo. Abaixo vemos como deve ser feito o teste nestes capacitores usando o ohmmetro.

Este teste vlido para qualquer tipo de capacitor no polarizado (cermicos, "styroflex", polister, papel, leo, etc). Apenas os capacitores com valores acima de 4,7 nF daro um pulso perceptvel no ponteiro do multmetro. TESTE DE BOBINAS (INDUTORES) Em X1, medir os terminais da bobina e o ponteiro deve mexer. Se no mexer, a bobina est aberta (interrompida). Veja abaixo o estado das bobinas testadas:

TESTE DE TRANSFORMADORES DE FORA Na escala de X1 ou X10, medir os terminais aos pares ou aos grupos. Nos transformadores usados nos rdios, o primrio tem muito maior resistncia que o secundrio. Abaixo vemos o teste:

Se o ponteiro no deflexionar no primrio ou no secundrio, o transformador est queimado. Veja abaixo:

TESTE DE POTENCIMETROS Use uma escala adequada ao valor indicado no corpo da pea, assim como nos resistores (X1 a X10K). Zere o multitester e mea inicialmente os dois terminais da ponta do potencimetro. Deve indicar o valor da pea. Se o ponteiro no mexer, a pea est aberta. A seguir, mea cada ponta com o terminal e gire o eixo devagar. A variao da resistncia deve ser uniforme. Se o ponteiro der saltos bruscos, a pea est suja ou com a pista de grafite gasta. Abaixo vemos o teste deste componente:

Observao - Em caso de sujeira num potencimetro, basta limp-lo com um spray lubrificante (WD40). TESTE DE FUSVEIS E CHAVES Estes dois componentes devem ser testados em X1 e o ponteiro deve ir at o zero. No caso da chave, esta deve estar ligada. Se o ponteiro no deflexionar, o componente est com defeito. No caso da chave, aberta, no caso do fusvel, queimado. Veja abaixo:

TESTE DE OUTROS COMPONENTES O multitester tambm pode ser usado para testar outros tipos de componentes, tais como LEDs, bobinas de rdio, fios, etc. Abaixo vemos alguns destes testes:

TESTE DE TRANSSTORES MOSFET Podemos testar transstores deste tipo usando a escala de X10K fora do circuito. Porm vamos dividir o teste em dois grupos: canal N e canal P 1 - Mosfets de canal N (os mais usados): a - Deixe a ponta vermelha fixa no dreno (D) e coloque a preta no gate (G) o ponteiro no pode mexer e no source (S) o ponteiro deve ir ao zero. Se o ponteiro mexer com a preta no G, o mosfet est em curto. Se o ponteiro no for ao zero com a preta no S, o mosfet est aberto. b - Deixe agora a preta fixa no D e coloque a vermelha no G e no S. Em ambos o ponteiro no deve mexer. Se mexer em algum ou nos dois o mosfet est em curto. Veja na figura abaixo o procedimento:

2 - Mosfets de canal P: a - Deixe a ponta preta fixa no dreno (D) e coloque a vermelha no gate (G) o ponteiro no pode mexer e no source (S) o ponteiro deve ir ao zero. Se o ponteiro mexer com a vermelha no G, o mosfet est em curto. Se o ponteiro no for ao zero com a vermelha no S, o mosfet est aberto. b - Deixe agora a vermelha fixa no D e coloque a preta no G e no S. Em ambos o ponteiro no deve mexer. Se mexer em algum ou nos dois o mosfet est em curto. Veja na figura abaixo o procedimento:

You might also like