You are on page 1of 1

sin med

em ao
EDITORIAL
Dilma despenca nas pesquisas, a sade apresenta rejeio de 71 por cento dos brasileiros, superando em muito segurana e educao, com percentuais de 41 e 39 por cento. As manifestaes e denncias dos mdicos foraram a imprensa a ouvir nossa voz e levar em considerao as nossas posies. Isto s o comeo da luta. Na nossa organizao, a Fenam tem unificado a voz dos sindicatos e das outras entidades mdicas. Nos reunimos com os mdicos das redes sociais em Braslia para capilarizar o movimento, e na sexta feira, dia 26, reunimos os estudantes de medicina. Repercutiu muito bem a reao dos estudantes da Universidade Federal do RN contra a adeso ao programa Mais Mdicos, atravs de tutorias para um programa absolutamente ilegal. Os estudantes esto bem animados, pintaram o rosto para a guerra. Entre as estratgias a serem usadas pelos estudantes de todo pas est a ocupao de reitorias e paralisaes pontuais, para forar que as universidades no faam adeso a este infame programa do governo. As avaliaes iniciais dessa reao dos mdicos tem sido positiva. E a luta continua, temos nos dias 30 e 31 paralisaes e manifestaes e nos dias 8, 9 e 10 rumo ao congresso para presso e derrubada da MP da morte e dos vetos de Dilma ao ato mdico. No Rio grande do Norte as negociaes do Sinmed sobre o piso Fenam esto temporariamente paradas, a crise econmica alardeada pelo governo, que no o impede de investimentos macios em publicidade, paralisa sua ao. Mas o que fazer contra um governo moribundo? Como encaminhar negociaes com um barco deriva? Em Natal, as negociaes com a secretaria municipal esto em marcha lenta. Fizemos uma proposta financeira que prev incorporao das gratificaes para os mdicos do municpio. Ainda no avanamos, mas o Prefeito deve lembrar bem dos compromissos com condies de trabalho e piso Fenam, assumidos em Assembleia dos mdicos no perodo eleitoral. Dilma despencando em popularidade, com a reeleio ameaada, Rosalba rejeitada, talvez sem condies de ser candidata, na raiz das duas uma crise em todas as reas, mas mais marcadamente na sade. A m conduo da sade tem deselegido muita gente, no ser diferente em 2014. Os mdicos so porta vozes dos sem voz na sade e so os combatentes para uma virada de mesa nesta situao. A populao parece que est acordando, se juntar aos mdicos o jogo vai virar. Geraldo Ferreira Presidente da Fenam e do Sinmed RN

RN

MANIFESTAO
O Sinmed RN realiza mais uma mobilizao no dia 30 de Julho, s 8h30, concentrao no Hospital Walfredo Gurgel. Em seguida, os manifestantes caminham at a sede da Governadoria do Estado. Durante os dias 30 e 31 as entidades mdicas nacionais (Fenam, AMB e CFM) convocam os mdicos de todo o pas para a paralisao geral. Devem funcionar apenas os atendimentos de urgncia e emergncia em toda a rede de sade pblica e privada.

ASSEMBLEIA
J no dia 31 de julho (quartafeira) o Sinmed realiza uma assembleia para avaliar as aes desenvolvidas durante todo o ms de luta. A assembleia ser s 19h30, na sede da entidade.

UFRN NO ADERE AO MAIS MDICOS


Na quinta-feira (25) estudantes de medicina e mdicos residentes ocuparam a Reitoria da UFRN para exigir a no adeso da entidade ao Programa Mais Mdicos. Aps reunio, a Reitora ngela Paiva anunciou que a UFRN no indicaria adeso ao programa, neste momento. Uma comisso constituda por sete professores ir discutir o programa e deve receber proposituras de mudanas elaboradas pelos mdicos. Mais uma vitria da categoria!

Os vetos ao projeto do Ato Mdico e a contratao de mdicos estrangeiros provocou mais uma mobilizao no Rio Grande do Norte. Nesta tera-feira (23), em Natal, o Sinmed convocou a categoria para uma paralisao e mdicos, estudantes e residentes participaram da manifestao pelas ruas da Cidade Alta.

twitter: @sinmedrn facebook.com/sinmedrn

www.sinmedrn.org.br | comunicacao@sinmedrn.org.br

You might also like