You are on page 1of 8

Aula

A DINMICA DEMOGRFICA I

META
Iniciar o domnio de algumas definies fundamentais no estudo da Geografia da Populao, principalmente as de natureza biolgica, destacando a estrutura por sexo e idade, natalidade, mortalidade e fecundidade.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: dominar as variveis introdutrias extrados da Demografia visando ampliar a anlise espacial da populao; analisar e aplicar essas variveis demogrficos que se observa no processo de organizao do espao geogrfico; entender e principalmente aplicar uma das principais variveis demogrficas aplicadas a Geografia da Populao, como a anlise da estrutura populacional por sexo e idade como a natalidade, a mortalidade e a taxa de fecundidade.

(Fonte: http://www.anossaescola.com).

Geografia da populao

INTRODUO
Entrando no tema propriamente dito, depois da aula anterior, quando observamos os diversos momentos histricos em que a populao se comportou, marcado por crises, pela fase da revoluo demogrfica e de forma mais destacada da exploso demogrfica do sculo XX; necessrio o aluno adentrar ao estudo demogrfico bsico a partir de suas principais. Na presente aula desenvolveremos algumas definies e aplicaes da importncia da anlise de variveis demogrficas como estrutura por sexo e idade, da questo da natalidade e mortalidade e finalmente da questo da fecundidade.

(Fonte: http://imagem.vilamulher.com.br).

28

A dinmica demogrfica I

Aula

POR QUE O ESTUDO COMBINADO ENTRE ESTRUTURA POR SEXO E POR FAIXA ETRIA IMPORTANTE PARA COMPREENDER UM DETERMINADO PAS OU REGIO?
Uma primeira questo relaciona-se com uma das variveis mais importantes e que fornecem elementos a serem analisados dentro da Economia e da Sociologia. Trata-se da leitura demogrfica de uma determinada populao de acordo com a distribuio por sexo e por idade. Desse modo, a estrutura por sexo, por exemplo, repercute no processo de distribuio espacial da populao onde efetivamente a populao masculina est mais disposta a deslocar para maiores distncias que a populao feminina, sendo esta mais fortemente direcionada para distncias mais curtas. Porm, o mais relevante que essa relao entre os sexos importante na constituio da famlia, haja vista que vivemos em uma sociedade onde o relacionamento monogmico a regra e a questo do equilbrio sexual deve ser conhecido e analisado no apenas em termos geogrficos, mas tambm em termos culturais e sociais. Assim, conhecer a chamada razo de sexoda qual resultado da relao entre o nmero de homens em cada cem mulheres multiplicado por 100. o que Elza S. Berqu denomina de ndice de masculinidade. pertinente informar que essa razo de sexo por ser calculada tanto em populao absoluta como tambm em sub-grupos da populao ou at por idade. Esses sub-grupos podem ser definidos por classes de idade e que geralmente estabelecido de cinco em cinco anos. Interessante que essa razo por sexo, naturalmente, no uniforme do ponto de vista de sua distribuio espacial. Geralmente em reas de recente ocupao o ndice de masculinidade est acima de 100, ou seja, a populao masculina muito maior que a feminina. J nas reas mais urbanizadas e de forte concentrao populacional, o ndice de masculinidade menor, geralmente menor que 100. Na diviso de acordo com o grau de desenvolvimento econmico do pas, essa relao tambm diferenciada. Em pases de forte crescimento demogrfico, geralmente o ndice de masculinidade muito alto, como se observa em pases de grande expresso populacional como a ndia e a China, onde o ndice de masculinidade pode chegar a mais de 100%. Ou seja, de cada 100 mulheres nascidas, nascem mais de 200 homens. Tudo isso em funo de questes religiosas e culturais, onde a opo por nascidos do sexo masculino preferencial. Agora, quando se analisa a razo por sexo de acordo com a idade, ai teramos fortes mudanas na relao entre a populao masculina e feminina.

29

Geografia da populao

A forma mais representativa da estrutura da populao em razo por sexo e idade se dar pela chamada pirmide etria, que nada mais que uma figura, evidentemente, em pirmide onde a base representa as primeiras idades e no topo as faixas etrias mais velhas, alm de distribuir essas idades por sexo, onde geralmente na parte esquerda distribuda a populao masculina e a direita a populao feminina. por demais conhecido que a pirmide de base larga e topo estreito tpica de pas subdesenvolvido. Isso qualquer aluno de ensino mdio conhece bem. Mas como estudante de Geografia voc deve ir mais alm. Uma pirmide etria explica muita coisa e tem grande importncia na economia e no planejamento de qualquer pas. Demograficamente o conhecimento preciso da estrutura por sexo e idade oferece uma importante dimenso para a realizao de polticas de planejamento e desenvolvimento (como as polticas pblicas, destacando as polticas relacionadas sade e educao) e muitas vezes preocupaes. o que acontece hoje nos pases europeus, onde a queda brutal da natalidade e principalmente da fecundidade tem contribudo para o aparecimento de dois problemas. O primeiro relacionado com o envelhecimento acelerado da populao e o segundo pela atrao a populao migrante e que geram antipatias dos nacionais europeus (franceses, ingleses, espanhis, etc.) ao que diferente, daquilo que vimos constantemente na mdia prtica de racismo nesses pases, e que so conhecidos como xenofobia. Continuando, a importncia de conhecer a populao distribuda por sexo e por idade, determinar, talvez o principal fator na atualidade para pases como o Brasil, da relao entre a chamada populao jovem e adulta que trabalha e a populao idosa j aposentada, ou que poderamos chamar de razo previdenciria, motivo de intensa polmica, em funo justamente da tendncia para as prximas dcadas da populao idosa ser numerosa e dependente dos rendimentos gerados por aquela populao que estar na ativa, sendo preocupante no que se refere receita em relao despesa, sendo que esta ltima poder ser muito maior que a receita, comprometendo uma das maiores conquistas do sculo XX: a solidariedade entre as geraes. Ou, o nmero menor de pessoas trabalhando em relao aos idosos que recebem aposentadorias e penses, poder contribuir para quebrar esse equilbrio entre geraes. Da a importncia de conhecer essa estrutura, da qual geralmente a diviso pela pirmide etria feita em intervalos de cinco anos, contribuindo para fazer diversas leituras demogrficas, entre elas, o fenmeno da forte mortalidade masculina medida que a populao passa da fase juvenil a fase adulta.

30

A dinmica demogrfica I

Aula

DA QUESTO DA TAXA DE NATALIDADE E MORTALIDADE


No mesmo sentido tambm entender outras duas variveis mais conhecidas a natalidade e a mortalidade e como sabemos sua taxa bruta feita sempre em relao a mil habitantes, geralmente dentro de um ano. Assim, quando so registrados 30 nascimentos no grupo de mil pessoas, ns temos uma taxa anual bruta de natalidade de 3%. O mesmo clculo feito para a taxa bruta de mortalidade. O mais importante que a natalidade tem maior sentido e compreenso quando comparamos com a mortalidade, das quais analisando conjuntamente o que determina o crescimento vegetativo de uma populao. Ainda mais interessante, especialmente na questo da mortalidade sua analise diferencial por idade e por sexo, e que veremos essa questo mais adiante. Entretanto, o conhecimento dessas taxas que vai aferir naturalmente o crescimento populacional. Em termos gerais, tanto a natalidade como a mortalidade podem ser vistas tambm por fases temporais, sendo importantes essas anlises, mas infelizmente servindo apenas para conhecimento introdutrio, mascarando outras questes e que certa maneira influenciam na determinao dessas taxas, principalmente entre populaes socialmente distintas, seja de acordo com a classe social, raa ou nvel de escolaridade. O mero conhecimento bruto da natalidade ou da mortalidade em si no contribui ao entendimento mais profundo da dinmica demogrfica. Cabendo ao estudioso da Geografia da Populao aplicar essas variveis com outras variveis para concretas. Um exemplo, ns sabemos que as taxas de natalidade no Brasil so maiores entre as populaes de baixa renda, baixa escolaridade e que residem nas regies mais pobres e geralmente de reas rurais.

DA QUESTO DA FECUNDIDADE
necessrio tambm que o estudante tambm entenda uma outra varivel de grande repercusso dentro da Geografia da Populao: a da questo da fecundidade. Um primeiro item distinguir entre natalidade e fecundidade. Enquanto a natalidade trata apenas do nmero de nascidos em um ano no grupo de 1000 pessoas (isso incluindo homens e mulheres de todas as idades), a fecundidade mais precisa. A definio clssica de fecundidade, isso extrado do ensaio de Elza Berqui, a mesma usada para indicar o desempenho reprodutivo de uma mulher ou de um grupo de mulheres que j completaram o perodo reprodutivo.
31

Geografia da populao

Necessrio tambm saber o que se entende por perodo reprodutivo, o entendimento que trata do perodo de fertilidade da mulher, que se inicia com a primeira menstruao (conhecida como menarca) at a menopausa. Geralmente esse perodo, em idade, compreende entre 15 e 49 anos completos. Claro, que esse perodo varia de mulher para mulher, das quais as condies fisiolgicas e tambm sociais e econmicas influenciam na variao de seu ciclo reprodutivo. bom tambm saber que fecundidade tem a ver com aquela mulher que realmente teve um filho. Diferenciando-se, portanto, da fertilidade. Assim, a mulher pode ser frtil mas no fecunda, na medida em que so muitos os fatores que influenciam at que a mulher conceba ou tenha um filho, e a prpria fertilidade que facilitou concepo pode no alcanar o momento culminante de todo processo de gestao que seria o nascimento vivo do filho. Como j dito acima, fatores de natureza fisiolgica, a estrutura fsica da mulher, a nutrio (ou desnutrio), alm de componentes emocionais e psquicos e que esto relacionados tambm com seu parceiro sexual. Tudo isso, pode servir como elementos positivos e negativos na contribuio ao nascimento vivo do filho. Vamos pegar o exemplo que tiramos de nossa autora citada anteriormente. Se, no grupo de mil mulheres, das quais voc poder classificar a partir do tratamento de dados demogrficos pr-existentes de uma determinada localidade, e que j atravessaram o perodo reprodutivo, deram origem a 3 mil nascidos vivos, este nmeromedir a fecundidade completa dessas mulheres. Ou simplesmente a fecundidade estaria em que, em mdia, cada mulher teve trs filhos. Essa a fecundidade, o nmero de nascidos vivos por mulher em idade reprodutiva. Dentro da definio de fecundidade, existe um nmero considervel de tratamento no uso dessa varivel demogrfica, face a complexidade da temtica e que envolve componentes muitas vezes no controlveis. A exemplo da renda, por exemplo, ou da residncia da mulher. Em regra, como sabemos, a mulher pobre e que reside em reas rurais tem uma probabilidade maior de ter filhos nascidos vivos do que a mulher de melhor renda e residente em reas urbanas. Mas, para definir em nmeros essa diferenciao, teramos que obter dados mais precisos e quando obtidos, ficariam restritos a determinadas localidades. Ainda mais difcil a determinao da fecundidade por idade, onde teramos que fazer uma classificao por classe idade das mulheres em fase reprodutiva e relacionar com o nmero de nascidos vivos dessa faixa. Para estudiosos da demografia, essa a medida mais refinada da fecundidade, por representar o numero de nascidos vivos por cem mulheres de certa idade por ano. Para finalizar, importante tambm alertar o aluno que a fecundidade em si estar diminuindo em todo o mundo. As praticas anticonceptivas, o dinamismo da vida contempornea e at a ampliao do mercado de tra32

A dinmica demogrfica I

Aula

balho feminino, tudo isso tem contribudo para a drstica diminuio, mesmo que tenhamos contradies arrepiantes, a exemplo do numero de abortos em todo o mundo e a gravidez precoce.

CONCLUSO
Nesta aula vimos o estudo de algumas variveis que compem a dinmica demogrfica, destacando a leitura da populao na articulao entre sexo e idade, da questo da natalidade, e da mortalidade, alm da questo do importante estudo da fecundidade. Todas essas variveis definem o comportamento demogrfico de um determinado pas ou regio, podendo ser feito tambm dentro de uma perspectiva temporal. Mais ainda, para tentar entender essa dinmica, o estudo conjunto dessas variveis mais aconselhvel do que apenas no estudo de uma delas, a depender, claro, do interesse do estudioso. Entendemos por ser as variveis mais conhecidas, seu estudo conjunto mais interessante que a analise meramente individual.

RESUMO
O estudo da populao atravs da estrutura por idade e sexo mais conhecida atravs da pirmide etria e toda a dinmica demogrfica varia de acordo com a idade. Enquanto nascem mais homens, eles morrem mais cedo que as mulheres. Isso pode ser obtido atravs da chamada razo por sexo. Quanto natalidade e a mortalidade, elas sempre so calculadas para um determinado perodo em grupo de mil habitantes, porm esses dados so simples se ficarmos apenas em suas taxas brutas, necessrio seu refinamento, a depender do estudo e pesquisa a ser realizado. J a fecundidade, a capacidade que a mulher, ou grupo de mulheres possui de ter determinado numero de filhos nascidos vivos durante a fase reprodutiva, que em geral vai dos 15 aos 49 anos de idade. Fertilidade no pode ser confundida com fecundidade. A mulher pode ser frtil, mas no fecunda.

ATIVIDADES
Mesmo que a fecundidade cada vez menor seja uma realidade, porque temos paralelamente fenmenos como o aumento do numero de abortos clandestinos ( no Brasil crime), a gravidez em idade de risco e ainda a expanso da AIDS? Quem ganha nessa dinmica (ou guerra), o homem ou a mulher?

33

Geografia da populao

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


A reduo da fecundidade no Brasil, fato j observado por muitos estudiosos e que so percebidos desde a dcada de 70 do sculo passado. E praticamente todos sabemos os fatores que explicam esse processo, como o alto custo de criao de uma pessoa, a liberdade sexual, o aumento do mercado de trabalho para a mo-de-obra feminina, etc.

PRXIMA AULA
Na prxima aula estudaremos a segunda parte da analise da dinmica demogrfica, abrangendo as espcies das taxas de mortalidade e um tema desconhecido, porm demograficamente importante: a nupcialidade.

REFERNCIAS
SZMRECSNYI, Tams et al. Dinmica da populao. So Paulo: Biblioteca Bsica de Cincias Sociais, 1980. BERQUI, Elza. Fatores estticos e dinmicos (mortalidade e fecundidade) In Dinmica da populao, teoria, mtodos e tcnicas de anlise. So Paulo: Biblioteca Bsica de Cincias Sociais, 1980. BERQU, Elza. A fecundidade rural-urbana dos estados brasileiros em 1970. Revista Brasileira de Estatistica. Rio de Janeiro, 1977.

34

You might also like