You are on page 1of 10

Finalidades...................................................................................................02 Sumrio.......................................................................................................02 Introduo.....................................................................................................03 Mtodo Experimental.....................................................................................05 Resultados e Execuo dos clculos...............................................................06 Discusso e Concluses............................................................................08 Referncias Bibliogrficas........................................................................

09

1. Finalidades
Identificar, a partir da medida de ndices de refrao atravs de refratometria, amostras de soro fisiolgico, caseiro, de reidratao oral e gua destilada com base nas estimativas de concentrao das solues.

2. Sumrio
Foram determinados os ndices de refrao de amostras de gua destilada, soro fisiolgico, soro de reidratao oral e soro caseiro atravs do refratmetro de ABB. Os resultados obtidos foram comparados na ESCALA INTERNACIONAL (1936) DE NDICES DE REFRAO DE SOLUES DE SACAROSE EXTRAPOLADA. As percentagens em massa dos solutos foram estimadas e as amostras puderam ser identificadas.

3. Introduo
Refrao da luz um fenmeno fsico que ocorre quando a luz muda de meio, experimentando uma variao de velocidade. Observamos que, quando um raio de luz incidente for oblquo, a refrao acompanhada de desvio de direo, o que no acontece se a incidncia do raio for perpendicular. A intensidade deste desvio proporcional velocidade da luz nos dois meios, e esta velocidade tambm funo das densidades ticas dos dois meios. A intensidade com que o raio refratado depende da concentrao relativa de tomos e do seu arranjo no interior das molculas. A medida de quanto a luz se desvia chama-se ndice de refrao (n) e matematicamente definido como a relao entre o seno do ngulo de incidncia LP e o seno do ngulo de refrao SP ou seja:

n = (sen i)/(sen r). O ndice de refrao varia com a temperatura, com o comprimento de onda da luz e com a quantidade de slidos dissolvidos em uma soluo. O refratmetro de ABB destina-se medida do ndice de refrao e da disperso de substncias lquidas, plsticas e slidas. Neste instrumento, de manejo excessivamente simples, o ndice de refrao nD lido diretamente em uma escala que vai de nD = 1,3 a nD = 1,7. As partes essenciais do refratmetro so: o sistema de dois prismas, a luneta, o setor S e o compensador Z. O valor do ndice de refrao obtido com a ajuda de um dispositivo auxiliar contido na luneta do refratmetro. Graas a este dispositivo o campo visual do instrumento fica dividido em duas partes, uma clara e fixa e outra escura e mvel (que
3

pode at cobrir totalmente a parte clara) tal como mostrado na fig. 02. Girando-se o sistema de prismas, consegue-se colocar a interface de separao entre as partes clara e escura no cruzamento das linhas perpendiculares, como visto na fig. 3. Feito isto, faz-se a leitura do ndice de refrao na escala sobre o setor S.

4. Mtodo Experimental
Reagentes e Solues: Foram utilizadas 4 amostras contendo gua destilada, soro fisiolgico (0,9 g/L de NaCl em gua), soro caseiro (3,5 g/L de NaCl e 40 g/L de sacarose) e soro de reidratao oral (3,5 g/L de NaCl, 2,9 g/L de citrato de sdio dihidratado, 1,5 g/L de cloreto de potssio e 20,0 g/L de glicose) numeradas de 1 a 4 de modo que permanecesse desconhecida a natureza de cada amostra. Aparelhagem ou Equipamento Especial: Foi utilizado o refratmetro de ABB para determinao do ndice de refrao. Mtodo: Com uma pipeta, foi recolhida uma pequena quantidade da amostra de N1, a uma temperatura de 28C. A amostra foi colocada no refratmetro de ABB que, ento, foi ajustado at que a interface de separao das zonas clara e escura dividisse em duas metades iguais a imagem obtida na ocular do refratmetro. (Figura 3).

Ento, foi observado o valor do ndice de refrao no setor S. Em seguida, o refratmetro foi limpo e o procedimento foi repetido com as demais amostras.

5. Resultados e Execuo dos clculos.


Os resultados obtidos para os ndices de refrao foram os seguintes: Amostra 1 1,332 Amostra 2 1,338 Amostra 3 1,333 Amostra 4 1,336 A partir dos dados observados na ESCALA INTERNACIONAL (1936) DE NDICES DE REFRAO DE SOLUES DE SACAROSE EXTRAPOLADA, os ndices de refrao puderam ser relacionados com faixas de percentagem em peso de soluto e a natureza das solues pode ser determinada. Para determinar a percentagem em peso total de solutos deve-se, primeiramente, encontrar a massa de gua presente em 1 L desta soluo. Considerando que o experimento foi realizado a uma temperatura de 28C, temos que: gua = mgua / Vgua Considerando que o volume da gua aproximadamente igual ao volume da soluo: gua = mgua / Vsoluo A massa especfica da gua () a uma temperatura de 28C igual a 0,99624 g/cm3, equivalente a 996,24 g/L. 996,24 g/L = mgua / 1 L mgua = 996,24g. A soluo de gua destilada possui percentagens em massa de soluto bem prximas a 0%. As solues comerciais de soro fisiolgico possuem 0,9 % de percentagem em massa de NaCl. Na literatura, encontra-se que os valores de concentrao de soluto no soro de reidratao oral so os seguintes: 3,5 g/L de NaCl, 2,9 g/L de citrato de sdio dihidratado, 1,5 g/L de cloreto de potssio e 20,0 g/L de
6

glicose. Totalizando 27,9 g/L de soluto. Considerando 1 L de soluo, temos: Percentagem em massa = (msoluto/msoluo) X 100 Percentagem em massa = [27,9 g/(996,24 g + 27,9 g)] X 100 = 2,72%. Na literatura, encontra-se que os valores de concentrao de soluto no soro caseiro so os seguintes: 3,5 g/L de NaCl e 40 g/L de sacarose. Totalizando 43,5 g/L de soluto. Considerando 1 L de soluo, temos: Percentagem em massa = (msoluto/msoluo) X 100 Percentagem em massa = [43,5 g/(996,24 g + 43,5 g)] X 100 = 4,18%.

6. Discusso e Concluses.
Observando os dados na ESCALA INTERNACIONAL (1936) DE NDICES DE REFRAO DE SOLUES DE SACAROSE EXTRAPOLADA, podemos identificar as faixas de concentrao nas quais as amostras devem estar inclusas. Amostra 1: O ndice de refrao observado foi de 1,332. Logo, a percentagem total de soluto em peso nesta amostra est entre 0,0 e 0,5%. Portanto, esta amostra deve ser a gua destilada, j que ela possui percentagem total de soluto em peso bem prximas a 0%. Amostra 2: O ndice de refrao observado foi de 1,338. Logo, a percentagem total de soluto em peso nesta amostra est entre 4,1 e 4,7%. Portanto, esta amostra deve ser a de soro caseiro, j que ela possui percentagem total de soluto em peso prximas a 4,18%. Amostra 3: O ndice de refrao observado foi de 1,333. Logo, a percentagem total de soluto em peso nesta amostra est entre 0,6 e 1,2%. Portanto, esta amostra deve ser a de soro fisiolgico, j que ela possui percentagem total de soluto em peso prximas a 0,9%. Amostra 4: O ndice de refrao observado foi de 1,336. Logo, a percentagem total de soluto em peso nesta amostra est entre 2,7 e 3,3%. Portanto, esta amostra deve ser a de soro de reidratao oral, j que ela possui percentagem total de soluto em peso prximas a 2,72%.

7. Referncias
a) Manual de Prticas. Disciplina de Fundamentos de Fsico-Qumica. Departamento de Qumica Analtica e Fsico-Qumica. Universidade Federal do Cear. Disponvel no stio: http://www.labufc.com.br/arqs/ApostilaCompletaEPEA_Modificada_1 70707B.rar b) http://www.algosobre.com.br/fisica/refracao-da-luz.html Acessado em 3 de outubro de 2010, s 22:31. c) http://www.labufc.com.br/arqs/TabelaGrBx_Dens_Interpolada.zip Acessado em 6 de Outubro de 2010, s 20:24. d) http://pt.wikipedia.org/wiki/Soro_fisiol%C3%B3gico Acessado em 6 de Outubro de 2010, s 20:34. e) http://www.medicina.ufmg.br/az/d.htm Acessado em 6 de Outubro de 2010, s 20:47. f) http://brquimica.com.br/refra/news_refra.php?id=671315939 Acessado em 3 de outubro de 2010, s 22:21. g) http://pt.wikipedia.org/wiki/Soro_caseiro Acessado em 7 de Outubro de 2010, s 23:19.

10

You might also like