You are on page 1of 85

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Cincias Agrrias Insetrio G.W.G.

de Moraes
Pragas de Cucurbitceas

Germano Leo Demolin Leite Vernica Alves Mota

Ol amigos! Hoje ns iremos falar sobre as pragas das cucurbitceas, no qual inclui a melancia, o melo, o pepino, a abbora, moranga, entre outras.

Abbora. Fonte: Izabel Vaz Ferreira. Porteirinha.

Cultura de abbora. Fonte: Izabel Vaz Ferreira. UFMG

Amigo muito das plantas da famlia cucurbitceas produzido por agricultores familiares, como a abbora, moranga e melancia. Mas ns tambm temos grandes produtores, inclusive para exportao, como o caso do melo.

Melo

Contudo, ns temos diversas pragas que atacam melo, melancia, pepino, abbora e moranga. Uma das principais pragas dessas culturas so as brocas das cucurbitceas. Amigos, ns temos duas espcies de mariposas so conhecidas como brocas das cucurbitceas, tendo em torno de 3 cm de tamanho de asa a asa.

Essas mariposas colocam os seus ovos nas folhas, ramos, flores e frutos. As lagartas so esverdeadas com 3 cm de tamanho, podem atacar as folhas, ocasionando desfolha.

Amigos, as lagartas das brocas tambm podem broquear os caules, principalmente os pontos de crescimento bem como nos botes florais, ocasionando a queda de flores. Mas o principal problema quando atacam os frutos.

Essas lagartas fazem galerias dentro dos frutos, ocasionando os seus apodrecimentos.

O buraco ocasionado pela broca das cucurbitceas um dos sinais do seu ataque.

Amigos, uma outra praga muito importante nas cucurbitceas a mosca das frutas, principalmente em melo para exportao. A mosca tem colorao amarela, tem 1 cm de tamanho e um V invertido nas asas.

Fmea.

Macho

Amigos, a mosca das frutas coloca os ovos nos frutos. Quando as larvas nascem, elas destroem toda a polpa.

Pessoal, uma outra praga muito importante a mosca branca.

Amigos, o adulto da mosca branca um pequeno sugador de 1 mm de tamanho, geralmente ficando na face inferior das folhas.

Os seus filhotes tambm ficam na parte debaixo das folhas.

Pessoal, a mosca branca suga a seiva das plantas, enfraquecendo-as, injetam toxinas e transmitem viroses, reduzindo bastante a produo.

O ataque intenso de mosca branca pode acabar com a lavoura, amigos.

Pessoal, uma outra praga que ataca moranga, pepino, entre outras, o pulgo.

O pulgo um pequeno inseto sugador, atacando os brotos e folhas novas.

Pessoal, mas o principal problema dos pulges a transmisso de viroses s plantas, o que reduz bastante a produtividade das plantas.

Planta com vrus transmitida por pulges.

Colegas, outro inseto conhecido como Tripes tambm ataca as Cucurbitceas. Estes so insetos muito pequenos, de cor amarela e asas franjadas.

Normalmente estes insetos vivem na face inferior das folhas. Eles raspam as folhas e provocam manchas amareladas e deformaes nestas. Algumas podem cair, se o ataque for intenso.

Plantas atacadas por tripes.

O ataque de tripes maior em plantios de pepinos.

Como em outras culturas como o feijo e a soja, a vaquinha tambm praga das curcubitceas. So conhecidas tambm como patriotas ou brasileirinhas e a larva conhecida como larva alfinete. A larva possui cor branca, cabea marrom e corpo afilado.

Os adultos podem ser de cores variadas, mas existem muitos de cor verde com bolinhas amarelas.

Amigos, as vaquinhas consomem a rea foliar das plantas. Eles perfuram as folhas e flores, prejudicando o desenvolvimento das plantas.

Vaquinha atacando flor. Fonte: Izabel Vaz Ferreira.UFMG.

Desfolha por vaquinhas

Pessoal, mas ns temos uma vaquinha mais especfica no caso de lavouras de chuchu.

Que uma vaquinha redonda, marrom. Essa vaquinha raspa as folhas de chuchu de tal forma que ficam apenas as nervuras.

Pessoal, uma outra praga que ataca as cucurbitceas a mosca minadora.

Pessoal, um ataque severo da mosca minadora pode ocasionar seca das folhas, comprometendo a produo.

Pessoal, os caros tambm podem atacar as plantas de abbora, chuchu, pepino, dentro outras, destacando o caro rajado. Esses caros so pequenos, mas visveis a olho nu, sendo problemas em locais mais quentes e menos chuvosos.

Esses caros formam teias, pois so parentes distantes das aranhas.

O ataque de caros ocasiona amarelecimento das folhas, as folhas secam e caem, podendo reduzir a produo das plantas.

Sintoma de ataque de caros

Mais uma praga que atinge as curcubitceas o percevejo.

O inseto adulto possui colorao geral marrom-escura e tem uma expanso na perna parecida com uma folha.

Percevejo atacando flor de bucha. Foto: Izabel Vaz Ferreira.

Essa praga ataca os ramos, flores e frutos ainda novos, sugando-lhes a seiva. Em conseqncia as plantas ficam depauperadas e os frutos mostram sintoma de empedramento na regio da picada. Podem ainda injetar toxinas.

Filhote do percevejo

Pessoal, agora que vocs j conhecem as principais pragas que atacam as cucurbitceas, ns vamos lhe ensinar como contar as pragas ou seus danos. Primeiro ns temos que dividir a rea em talhes uniformes de 2 hectares. Ns vamos avaliar as pragas e seus danos em 40 plantas. Quando as plantas de cucurbitceas tiverem at 20 dias, a gente avalia a planta toda.

Ns vamos caminhar em zique zaque pelo talho para escolher aleatoriamente, ao acaso, as 40 plantas por talho, isto toda semana!

Amigos, entretanto, para aquelas cucurbitceas que espalham ramas pelo solo como melo, melancia, abbora, moranga, ou seja, que no so conduzidas, depois de 20 dias a gente vai avaliar em 20 pontos de 0,25 metro quadrado, com o auxlio de um quadrado de metal medindo 0,5 metro de lado, todas as folhas, parte do ramo e os frutos contidos na rea delimitada pelo quadrado, isto em cada talho.

Para as demais plantas que so conduzidas como pepino e chuchu, ns vamos avaliar as trs primeiras folhas do pice do ramo mais alto e os frutos.

Amigos, os insetos vetores de viroses ou muito pequenos como mosca branca, pulges e tripes, ns vamos bater as folhas do ponteiro do ramo dentro de uma bandeja branca, contando estes insetos que carem dentro da bandeja, isto dentro da cada ponto a ser amostrado.

Pessoal, para amostrar a mosca das frutas, ns vamos utilizar armadilhas colocadas na periferia da lavoura a cada 50 metros.

Frascos espalhados de 50 em 50 metros do lado de fora da rea.

Dentro das armadilhas ns vamos colocar 10% de melao, ou 2% de protena hidrolizada de milho ou 5% de acar, em 300ml de gua mais uma subdosagem de inseticida, trocando a soluo semanalmente. Assim que ns detectarmos mosca das frutas dentro das garrafas, ns devemos entrar com o controle. As armadilhas podem ser compradas ou feitas com garrafas pets.

Amigos, infelizmente ainda no foram determinados os nveis de controle para as pragas das cucurbitceas. Sendo assim, observando a presena destas pragas nas amostragens nos assegura a determinao do momento ideal para o incio das pulverizaes. No caso das moscas das frutas, ns podemos pulverizar com a mesma isca txica das garrafas sobre as folhas.

Pessoal, detectando as lagartas das brocas, ns podemos pulverizar, no fim do dia, com uma bactria mortal s lagartas, a bactria Bacillus thuringiensis.

Lagarta morta por bactria

O Brasil j produz est bactria, que s mata lagartas, no nos faz mal, pessoal.

Amigos, para o controle das vaquinhas, ns podemos coletar 700 adultos de vaquinhas, bater no liquidificador e diluir em 200 litros de gua, pulverizando um hectare.

Outra possibilidade pegar pedaos de abbora dgua e mergulhar estes pedaes em calda de inseticida. Depois distribui esses pedaos em vrios pontos no talho a uma altura de 40 cm. Assim, os adultos de vaquinhas so atrados para essas iscas, se alimentam e morrem, no sendo necessrio pulverizar toda a lavoura.

Amigos, para o controle da mosca minadora, a gente tambm pode utilizar uma isca atrativa. A isca feita com banana amassada, suco de laranja e suco de folha de feijo, que sero misturados a um inseticida, sendo pulverizada uma fileira sim e quatro fileiras no.

Amigos, para o controle da mosca branca, colocar um pouco de detergente ou sabo na calda inseticida auxiliar na mortalidade desta praga.

Amigos, devido importncia das abelhas na polinizao das cucurbitceas, ns devemos pulverizar com inseticidas no final do dia.

Ns tambm devemos utilizar inseticidas seletivos, ou seja, que mata a praga e no mata os inimigos naturais bem como as abelhas polinizadoras.

Pessoal, vocs devem consultar um extensionista da EMATER ou um agrnomo da sua regio para indicar o melhor inseticida seletivo. No se esqueam de utilizar equipamento de proteo individual.

Amigos, agora ns vamos mostrar outras tticas que em conjunto ajudam a reduzir as pragas e conseqentemente a aplicao de inseticidas, o que resulta em mais dinheiro no bolso e menor poluio do ambiente.

Amigos, logo aps a ltima colheita, ns devemos destruir os restos culturais, pois assim a gente reduz bastante pragas para a prxima lavoura.

Ns no devemos plantar cucurbitceas prximas a outros cultivos de cucurbitceas, pois uma lavoura vai fornecer praga para a outra.

Amigos, ns devemos fazer rotao de cultura, ou seja, aps plantar uma cucurbitcea no plantar outra cucurbitcea. Como sugesto ns podemos plantar milho.

Pessoal, ns devemos utilizar a adubao recomendada, pois quando a gente utiliza muito adubo, a planta fica com a sua seiva rica o que favorece as pragas.

De preferncia amigos, ns devemos utilizar adubo orgnico, pois o adubo orgnico libera mais lentamente os nutrientes para a planta, o que desfavorece o ataque de pragas.

Ns devemos adquirir mudas sadias, sem doenas ou pragas, pois assim ns teremos uma melhor produo. Lembrando que plantas com doenas por viroses e bactrias no campo devem ser retiradas do campo, queimadas ou enterradas, pois as plantas doentes passam doena para as plantas sadias.

Ns devemos plantar as nossas lavouras perto de matas, pois aumenta a mortalidade das pragas por seus inimigos naturais.

Amigos, ns devemos plantar sorgo, feijo guandu ou milho em torno da nossa lavoura de melo, melancia, abbora, dentre outras, pois evitam que entrem praga na nossa lavoura bem como aumenta a quantidade de inimigos naturais o que reduz o ataque das pragas.

Para reduzir o ataque de caros, o ideal plantar mentrasto no meio das plantas de abbora, melo, etc, pois o mentrasto serve de abrigo para os caros predadores e outros inimigos naturais.

Amigos, o policultivo o ideal, pois dificulta a localizao da praga na nossa lavoura de pepino, chuchu, dentre outras cucurbitceas e aumenta o controle por inimigos naturais.

Ns podemos intercalar a plantao de pepino, abbora, etc, com a abobrinha italiana Caserta, pois a Caserta funciona como planta isca para as vaquinhas e para as brocas das cucurbitceas, sendo assim a gente pulveriza apenas as plantas de Caserta, reduzindo a pulverizao na rea total.

Amigos, nas ruas da nossa lavoura de cucurbitceas a gente deve colocar uma cobertura morta, tipo casca de arroz ou capim seco sem semente, pois assim reduz a quantidade de pulges, mosca branca, dentre outras pragas, pois estas pragas tero dificuldade em localizar a cultura.

Ns podemos usar armadilhas luminosas para atrair os adultos da broca das cucurbitceas, matando-as.

Alm disso, ao perceber os adultos da broca das cucurbitceas na rea, ns podemos liberar uma vespinha que coloca o seu ovo dentro do ovo desta praga, assim ns no teremos lagartas.

Vespinha parasitando ovos de mariposas pragas

Essa vespinha se chama Trichogramma e j produzido no Brasil, podendo comprar os kits, liberando 100 mil vespinhas por hectare. Essa vespinha mais barata e eficiente do que inseticidas.

Ns devemos utilizar armadilhas com cola azuis para coletar os adultos das brocas das cucurbitceas.

E tambm de cor amarela para pegar adultos de mosca minadora, pulges, tripes e mosca branca. Tanto as azuis como as amarelas a gente mesmo pode fazer, basta pegar uma tbua lisa, pintar com a cor azul ou amarela e passar leo. Uma vez por semana se faz a limpeza e coloca leo novamente para continuar pegando as pragas

Uma outra tcnica utilizada por produtores de melo para exportao colocar uma lona amarela pegajosa, de 1 metro de altura, em torno da lavoura, assim coleta muita praga.

Os produtores de meo usam a lona at em baixo

Ns podemos colocar em diferentes pontos da nossa lavoura de cucurbitceas bandejas pintadas internamente de amarelo brilhante e externamente de marrom. No interior da bandeja se coloca gua mais algumas gotas de detergente, assim atraem os pulges com asas, os que esto chegando na nossa lavoura, caem na bandeja e ficam no fundo das mesmas.

Amigos, ns devemos plantar variedades resistentes ou tolerantes as doenas e pragas. Ns temos o melo Revigal F1 tolerante a vrus. O melo amarelo e cultivares Oblong e Margot so tolerantes a mosca minadora.

Amigos, os frutos broqueados ou bichados devem ser retirados da lavoura e destrudos, pois assim a gente reduz a quantidade de pragas.

Com todas essas prticas, ns reduzimos a quantidade de inseticidas por reduzir naturalmente a quantidade de pragas e de aumentar os inimigos naturais. Agora ns vamos apresentar para vocs alguns inimigos naturais importantes, os nossos aliados no combate as pragas. Para controlar a broca das cucurbitceas ns temos as vespinhas Trichogrammas, parasitoides de ovos de mariposas e borboletas pragas.

Tambm ns temos uma bactria mortal a broca das cucurbitceas, a Bacillus thuringiensis.

Lagarta morta por Bacillus

Amigos, ns temos vespas que comem as lagartas e larvas, como as da mosca minadora.

Ns tambm temos percevejos que comem as lagartas, amigos!

Como tambm larvas de bicho lixeiro.

Pessoal, tambm existem vespas que parasitam lagartas e larvas, como as da mosca minadora.

Parasitoide de mosca minadora

Quanto aos pulges, ns temos as joaninhas, tanto adultos como formas jovens, que predam pulges, mosca branca e tripes.

Tambm os adultos e jovens de bicho lixeiro comem pulges, mosca branca e tripes.

Pessoal, existem vespas que colocam seus ovos dentro dos pulges, nos quais iro sair larvar que iro comer o pulgo por dentro.

A mosca branca, alm dos predadores acima relatados, ns tambm temos uma pequena vespa que parasita os filhotes da mosca branca.

Pessoal, as aranhas, percevejos e outros so excelentes predadores de vaquinhas.

A mosca da fruta tem um parasitoide muito importante, j sendo produzido no Brasil, mas que existe na natureza.

Parasitoide da mosca das frutas

Bem como amigos o tripes tambm tem tripes pradadores que os comem.

Tripes predador

Em relao aos caros pragas, estes tambm tem caros que os comem.

caro comendo caro praga

Alm disso, pessoal, em poca chuvosa ou de alta umidade do ar, os caros ficam doentes devido ao ataque de fungos.

caro doente esquerda

Amigos, agora ns vamos fazer uma reviso do que foi visto para depois fazer um teste. Vocs viram as pragas mais importantes das cucurbitceas, como as brocas, pulges, mosca branca, tripes, mosca das frutas e vaquinhas.

Broca das cucurbitceas Pulges

Mosca branca

Mosca das frutas

Tripes

Vocs aprenderam vrias tcnicas de amostragem como o uso de bandeja branca para avaliar os vetores de doenas como os pulges, tripes e mosca branca, uso de garrafas pets com atrativos alimentares para amostrar mosca das frutas e armadilha luminosa para amostrar as mariposas brocas das cucurbitceas.

Vocs aprenderam que ns no devemos plantar cucurbitceas perto de outras cucurbitceas, que ns devemos plantar sorgo, por exemplo, em torno da nossa lavoura para atrair inimigos naturais, usar casca de arroz para dificultar a localizao das pragas e plantar em policultivo.

Que as pragas so atradas por algumas cucurbitceas que podem ser utilizadas como planta isca ou mesmo fazer iscas com inseticidas para matar as pragas, que devido a cor azul e amarelo atrair as pragas, ns podemos usar armadilhas pegajosas para capturar as pragas.

Que ns temos vrios predadores das pragas das cucurbitceas bem como doenas que nos ajudando a controlar estas pragas.

Amigos, vocs tambm viram que existem insetos que colocam os seus ovos dentro das pragas, matando-as.

Amigos, agora vamos ao teste. Um abrao e at a prxima aula.

TESTE

Questo 1: Qual a cor que atrai os adultos da broca das curcubitceas e que pode ser utilizado para fazer armadilha com cola para eliminar esta praga? a) marrom b) verde c) laranja d) azul

Questo 2: Os produtores de melo colocam em torno das suas lavoura uma lona pegajosa para capturar pulges, mosca branca, mosca minadora, dentro outras pragas, qual a cor desta lona pegajosa? a) verde b) amarela c) Vermelho d) marrom

Questo 3: Como se chama o parasitoide de ovos de mariposas e borboletas pragas mais utilizado no mundo e que produzido tambm no Brasil? a) Cotesia b) Bacillus c) Trichogramma d) Vespa

GABARITO

QUESTO 1 2 3

RESPOSTA D B C

Referncias consultadas ou indicadas

GALLO, D. et al. Manual de Entomologia Agrcola. Ed. Agronmica Ceres. So Paulo, 2002. 920p. PICANO 2000. Apostila Didtica. UFV- Viosa, 308p. www.cpatsa.embrapa.br Literatura Indicada para crianas que aborda pragas e como combat-las: Demolin, G. A grande Guerra. Ed. Armazm de Idias, Belo Horizonte, 2006. 80p. Demolin, G. Um conto no Velho Chico. Ed. Armazm de Idias, Belo Horizonte, 2003. 40p.

You might also like