You are on page 1of 4

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpsio Internacional de Oleaginosas Energticas, Joo Pessoa, PB 2010 Pgina | 1882

DETERMINAO DE Ca, K, Mg, Na, P POR FRX EM LEO DE GIRASSOL OBTIDO POR DIFERENTES SOLVENTES DESTINADO A PRODUO DE BIODIESEL. Patrcia Carmelita Gonalves Silva1, Vanessa Moura Vasconcelos1, Rosivnia da Paixo Oliveira Silva1, Gabriel Francisco da Silva. 1
1Universidade

federal de Sergipe ,Departamento de Engenharia Qumica

RESUMO A biomassa tem sido largamente estudada, devido ao fato do seu uso sustentado no provocar danos ao meio ambiente. Dentre as fontes de biomassa consideradas adequadas e disponveis para a consolidao de programas de energia renovvel, os leos vegetais tm sido priorizados por representarem alternativa para a gerao descentralizada de energia. Os leos vegetais podem ser transformados em biodiesel que necessitam do monitoramento de elementos traos como Ca, K, Mg, Na e P devido ao potencial de formao de compostos perniciosos ao maquinrio e ao meio ambiente. Este trabalho visa avaliar o leo de girassol obtido por diferentes solventes como hexano, etanol e ter de petrleo pelo mtodo de FRX, pois as caractersticas da matria-prima influncia diretamente no produto final obtido. Os resultados indicam que a extrao do leo de girassol com hexano para a produo de biodiesel mais vivel que os solventes: etanol e ter de petrleo, pois o leo apresentou menores teores de elementos traos, por conseguinte o biocombustvel tambm, reduzindo os efeitos prejudiciais ao maquinrio. Palavras-chave leo,Girassol,FRX

INTRODUO Os leos vegetais, enquadrados na categoria de leos fixos tambm chamados de triglicerdicos, podem ser transformados em biodiesel. Dessa forma, poderiam constituir matria-prima para a produo de biodiesel os leos das seguintes espcies vegetais: polpa do dend, caroo de algodo, semente de girassol, baga de mamona, caroo de oiticica, entre muitos outros vegetais em forma de sementes, amndoas ou polpas. (PARENTE, 2003). Entre todos os leos vegetais, o leo de girassol ocupa destaque pelas suas excelentes caractersticas fsico-qumicas e nutricionais, sendo recomendado para tratamento de doenas cardiovasculares e aterosclerose (OLIVEIRA e VIEIRA, 2004). Alm disso, o leo de girassol pode ser utilizado como combustvel substituto ao leo diesel, em mistura na forma de leo bruto ou biodiesel (VIANA, 2008).

CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4 & SIMPSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGTICAS, 1, 2010, Joo Pessoa. Incluso Social e Energia: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2010. p. 1882-1885.

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpsio Internacional de Oleaginosas Energticas, Joo Pessoa, PB 2010 Pgina | 1883

Biodiesel um combustvel biodegradvel derivado de fontes renovveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificao ou pela transesterificao (HOLANDA, 2007). Sobretudo apresenta vantagens ambientais, dentre as quais se destacam a reduo de 78% das emisses poluentes como o dixido de carbono, que o principal gs responsvel pelo efeito estufa que est alterando o clima escala mundial (ARANDA, 2006). O monitoramento de elementos traos como Ca, K, Mg, Na e P em biodiesel necessrio devido ao potencial de formao de compostos perniciosos ao maquinrio e ao meio ambiente. Este trabalho visa avaliar o leo de girassol obtido por diferentes solventes como hexano, etanol e ter de petrleo pelo mtodo de FRX, uma vez que as caractersticas da matria-prima influncia diretamente no produto final obtido.

METODOLOGIA As sementes de girassol foram cedidas gentilmente pelo Sergipetec, sendo selecionadas para retirar as impurezas, com o intuito de obter um maior rendimento na extrao. Em seguida levou-se os gros para o moinho simples. A extrao qumica foi realizada num sistema de soxhlet, com os solventes: etanol, ter de petrleo e hexano. Nos leos obtidos se efetuou as anlises para determinao dos elementos de trao pelo mtodo do FRX. Na extrao qumica utilizou-se um sistema extrator soxhlet, no qual se colocou as semente de girassol triturada, contidas em cartuchos constitudo de papel filtro que foram transferidos para o aparelho soxhlet. O aparelho composto de um tubo extrator, balo de vidro de fundo chato e um condensador. O tubo extrator conectado a um balo que contm o solvente selecionado. O balo aquecido atravs de uma chapa aquecedora nas especficas temperaturas de ebulio dos solventes, para cada extrao com os respectivos solventes, que so evaporados, condensando-se nos condensadores, onde as gotculas caem sobre os cartuchos e ficam armazenadas at o refluxo, retornando ao balo. O processo se repete at que todo o leo seja extrado da amostra, em seguida leva-se o balo com o extrato para o rota evaporado, com a finalidade de retirar o excesso de solvente contido no leo e recuperao do mesmo. Aps este processo o leo foi armazenado em recipientes apropriados para posterior anlise. O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Sergipe no Laboratrio de Tecnologias Alternativas onde foi preparado todo material, como seleo das semente de girassol e extrao do leo de girassol na Universidade Federal do Rio de Janeiro no Laboratrio de Tecnologias Verdes, realizou-se as anlises de FRX para os leos obtido por diferentes solventes.
CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4 & SIMPSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGTICAS, 1, 2010, Joo Pessoa. Incluso Social e Energia: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2010. p. 1882-1885.

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpsio Internacional de Oleaginosas Energticas, Joo Pessoa, PB 2010 Pgina | 1884

RESULTADOS E DISCUSSO O monitoramento de elementos traos tais como Ca, K, Mg, Na, P e S na matria prima do biodiesel, neste caso o leo de girassol necessrio devido ao fato destes metais formarem compostos indesejveis sobre o maquinrio quando transformados em bicombustveis. O contedo de fsforo no leo proveniente dos fosfolipdios encontrados tanto nos leos vegetais como na gordura animal. A transesterificao de leo vegetais brutos resulta na produo de um biodiesel com alto teor de fsforo. Como conseqncia, as emisses iro conter grande quantidade de materiais particulados que podero influenciar na operao de conversores catalticos automotivos. Assim como o fsforo, o enxofre tambm um tpico veneno de catalisadores. A presena de enxofre no biodiesel tambm esta associada emisso de material particulado, danos a sade e a corroso de partes do motor so atribuda aos cidos sulfricos e sulfnicos formados durante a oxidao do combustvel. Alm disso, elevados teores de sdio, potssio, clcio e magnsio podem causar braso. As cinzas so basicamente constitudas desses sais inorgnicos, com seus respectivos xidos metlicos. A formao de cinzas contribui na sedimentao de depsitos que prejudicam a desempenho do motor. Os depsitos quando em propores elevadas podem fundir e causar a corroso de alta temperatura nos metais. Os resultados da anlise em FRX foram obtidos em PPM e esto descritos na Figura 01. Estes ilustram que os leos obtidos pela extrao com os solventes: ter de petrleo e etanol tiveram elevados valores em todos os elementos quando comparados ao hexano. Esse comportamento pode ser explicado devido ao fato do hexano no interagir com outros compostos contidos na amostra a no ser a fase lipdica, uma vez que no apresenta oxignio na sua estrutura molecular.

CONCLUSO Conclui-se que o leo de girassol quando destinado a produo de biodiesel necessita de um pr tratamento, por exemplo, a degomagem que remove quantidades significativas dos fosfolipdios, alm de impurezas como ceras, substncias coloidais e ons metlicos que so indesejveis nas reaes de obteno de biodiesel. A extrao do leo de girassol com hexano para a produo de biodiesel mais vivel que os solventes: etanol e ter de petrleo, pois o leo apresentou menores teores de elementos traos, por conseguinte o biocombustvel tambm, reduzindo os efeitos prejudiciais ao maquinrio.
CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4 & SIMPSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGTICAS, 1, 2010, Joo Pessoa. Incluso Social e Energia: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2010. p. 1882-1885.

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpsio Internacional de Oleaginosas Energticas, Joo Pessoa, PB 2010 Pgina | 1885

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS PARENTE, E. J. S.; Biodiesel- Uma aventura tecnolgica num pas engraado, 1, Tecbio, Fortaleza, 2003. VIANA, M. M. Inventrio do Ciclo de Vida do Biodiesel Etlico do leo de Girassol. Dissertao (mestrado)- Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2008. OLIVEIRA, M. F.; e VIEIRA, O. V. Documentos 237: Extrao do leo de girassol miniprensa. EMBRAPA- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Setembro, 2004. ARANDA, D.A.G., GONALVES, R.G., CARVALHO, L.G., BRITTO, P.P., ARAUJO, P.M., SANTOS, R.T.P. Souza, Mattos, M., CAMACHO, L. Estudo de catalisadores homogneos na produo de biodiesel a partir da esterificao de cidos graxos. Anais do 13 Congresso Brasileiro de Catlise, 2006. HOLANDA, A. dep. Programa Biodiesel Nordeste, com Incluso Social, Braslia 2007.

CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 4 & SIMPSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGTICAS, 1, 2010, Joo Pessoa. Incluso Social e Energia: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2010. p. 1882-1885.

You might also like