You are on page 1of 94

CURSO DE DIREITO

APOSTILA DE ECONOMIA

PROF. JOS AURLIO VILAS BOAS, MSc.

Verso 1 - 2013
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 1

1
INTRODUO CINCIA ECONMICA1
1.1 CONCEITUAO E ORIGEM
A palavra Economia deriva do grego oikonoma, (de ikos, casa; nmos, lei), que significa a administrao de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida: Economia a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Essa definio contm vrios conceitos importantes, que so a base e o objeto do estudo da Cincia Econmica: Escolha Escassez Necessidades Recursos Produo Distribuio

Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produo (mo-de-obra, terra, matrias primas, dentre outros) so limitados; contudo, as necessidades humanas so ilimitadas, e sempre se renovam, por fora do prprio crescimento populacional e do contnuo desejo de elevao do padro de vida. Independentemente do grau de desenvolvimento do pas, nenhum deles dispe de todos os recursos necessrios para satisfazer todas as necessidades da coletividade. Tem-se ento um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. Em funo da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produo e de distribuio dos resultados da atividade produtiva entre os vrios grupos da sociedade. Essa a questo central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da populao. Evidentemente, se os recursos no fossem limitados, ou seja, se no existisse escassez, no seria necessrio estudar questes como inflao, desemprego, crescimento, dficit pblico, vulnerabilidade externa e outras. Mas a realidade no assim, e a sociedade tem de tomar decises sobre a melhor utilizao de seus recursos, de forma a atender ao mximo das necessidades humanas.

Adaptado de VASCONCELLOS, Marco A. S.; GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia. So Paulo: Saraiva, 2008.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

1.2 OBJETO DA ECONOMIA


O objetivo do estudo da Cincia Econmica o de analisar os problemas econmicos e formular solues para resolv-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

1.3 CONCEITO DE MERCADO


O mercado, num sistema econmico, formado pelas pessoas que querem comprar e pelas que querem vender bens e servios, ou seja, os consumidores e os empresrios. Naturalmente, no se refere apenas presena fsica de consumidores e produtores, mas sim s suas intenes de compra e venda.

1.4 SISTEMAS ECONMICOS


Um sistema econmico pode ser definido como sendo a forma poltica, social e econmica pela qual est organizada uma sociedade. um particular sistema de organizao da produo, distribuio e consumo de todos os bens e servios que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padro de vida e bem-estar. Os elementos bsicos de um sistema econmico so: Estoque de recursos produtivos ou fatores de produo: aqui incluem-se os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia. Complexo de unidades de produo: constitudo pelas empresas. Conjunto de instituies polticas, jurdicas, econmicas e sociais: que so a base da organizao da sociedade.

Os sistemas econmicos podem ser classificados em: Sistema capitalista, ou economia de mercado, aquele regido pelas foras de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produo. Pelo menos at o incio do sculo XX, prevalecia nas economias ocidentais o sistema de concorrncia pura, onde no havia a interveno do Estado na atividade econmica. Principalmente a partir de 1930, passaram a predominar os sistemas de economia mista, onde ainda prevalecem as foras de mercado, mas com a atuao do Estado, tanto na alocao e distribuio de recursos como na prpria produo de bens e servios, nas reas de infra-estrutura, energia, saneamento e telecomunicaes. Sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada, aquele em que as questes econmicas fundamentais so resolvidas por um rgo central de planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produo, chamados nessas economias de meios de produo, englobando os bens de capital, terra, prdios, bancos, matrias-primas. No pertencem ao Estado pequenas atividades comerciais e artesanais, as quais, junto com os meios de sobrevivncia, como roupas, automveis, mveis, pertencem aos indivduos (mas com preos fixados pelo governo). Existe tambm liberdade para escolha de profisso (ou seja, h mobilidade de mo-de-obra).

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

1.5 FATORES DE PRODUO


Os indivduos, considerados isoladamente, tm uma srie de necessidades individuais que precisam ser satisfeitas para garantir sua sobrevivncia. Como exemplos dessas necessidades, temos o ato de respirar e o de se alimentar, que, neste caso, so de natureza biolgica. Entretanto, como o ser humano vive em sociedade, em contato com outras pessoas, surgem outros tipos de necessidades, decorrentes da vida gregria. o caso da educao, do transporte coletivo etc., que recebem o nome de necessidades coletivas. Para satisfazer tais necessidades, as pessoas precisam consumir determinados bens, como po, roupas, casas, etc. Entretanto, essa satisfao no se d apenas atravs de objetos materiais mas tambm de servios, como educao, segurana, atendimento mdico, transportes etc. Em resumo, a satisfao das necessidades individuais e coletivas feita com o consumo de bens e servios. Esses bens e servios compem, juntos, a produo econmica, que obtida com a combinao de recursos naturais, equipamentos e trabalho. Tais elementos, pelo fato de serem necessrios produo, recebem o nome de fatores de produo e agrupam-se, tradicionalmente, em trs itens: Trabalho: a contribuio do ser humano, na produo, em forma de atividade fsica ou mental. Capital: o conjunto de equipamentos, ferramentas e mquinas, produzidos pelo homem, que no se destinam satisfao das necessidades atravs do consumo, mas concorrem para a produo de bens e de servios, aumentando a eficincia do trabalho humano. Recursos Naturais: so os elementos da natureza utilizados pelo homem com a finalidade de criar bens. Como exemplos, temos a terra (utilizada na agricultura), a gua (que pode irrigar uma lavoura ou, sob a forma de quedas dgua, fornecer energia eltrica), os minerais, os animais etc.

A hidreltrica de Itaipu, construda com o aproveitamento do rio Paran pelos governos brasileiro e paraguaio, fornece energia eltrica para os dois pases, aumentando consideravelmente a riqueza do Brasil e do Paraguai. Uma boa parte dos bens e servios produzidos em uma economia consumida, mas h outra parte que no , permanecendo muito tempo entre as pessoas, algumas vezes por geraes e, mesmo, por sculos. Como exemplo desses bens, temos as instalaes industriais, as linhas telefnicas, as estradas, as pontes, as obras de arte, os edifcios histricos etc. Tais bens so produzidos atravs da combinao de fatores de produo, mas permanecem por longo tempo entre as pessoas, formando um acervo, um estoque de bens que podem ser usufrudos por muitos anos. H, tambm, fatores de produo que se comportam dessa forma, ou seja, no so exauridos e no desaparecem no processo produtivo. O melhor exemplo , provavelmente, a terra utilizada na agricultura, um recurso natural que vem sendo usado continuamente na produo de produtos agrcolas, sem desaparecer.

1.6 RIQUEZA
Essas observaes so importantes para que se possa introduzir um novo conceito, o de riqueza. A riqueza de um pas, num determinado momento, formada pelos fatores de produo disponveis, pelos bens que esto sendo produzidos e pelos que j o foram, mas ainda no desapareceram. A riqueza compe-se, ainda, de elementos como a populao do pas (seu fator trabalho), os recursos naturais (a terra agricultvel, as reservas minerais e de petrleo e os mananciais de gua), os equipamentos (mquinas e instalaes das empresas), as redes de energia, a distribuio de gua, as estradas, as pontes, os edifcios pblicos, as habitaes, os monumentos Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 4

histricos, as obras de arte, as bibliotecas e outros, alm dos bens correntemente produzidos, como alimentos, roupas etc. A riqueza, portanto, um conceito bastante geral, que agrega as disponibilidades de recursos naturais do pas, sua populao e tudo o que a economia produziu ao longo de sua existncia, e que foi preservado.

1.7 AGENTES ECONMICOS


Os elementos que participam do processo econmico levam o nome de agentes econmicos e so representados por pessoas que desempenham diferentes papis na economia. Como exemplos de agentes econmicos temos o consumidor, que adquire bens e servios, o empresrio, que organiza os fatores de produo, e o trabalhador, que vende sua fora de trabalho um fator de produo.

1.8 O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA ECONOMIA


A atividade econmica numa sociedade realizada com o propsito de produzir bens e servios que se destinem satisfao das necessidades individuais ou coletivas de seus membros. Entretanto, em razo da prpria natureza do ser humano, suas necessidades se ampliam continuamente, aumentando, em consequncia, as exigncias do consumo. Um nmero cada vez maior de pessoas procura bens e servios que atendam suas necessidades de lazer, educao, transportes coletivos etc. Mesmo para as necessidades puramente biolgicas, surgem novos desejos. As pessoas j no se satisfazem em aplacar sua sede bebendo apenas gua. Quando possvel, recorrem a refrigerantes ou a outras bebidas mais sofisticadas. Assim, pode-se dizer que, de modo geral, as necessidades humanas so ilimitadas. Sabemos, por outro lado, que a produo de bens e de servios exige a organizao e a combinao dos fatores de produo existentes disposio da sociedade. Entretanto, esses fatores so limitados, escassos, pois no existem na quantidade que seria desejvel. A rea agricultvel de um pas limitada, finita, o mesmo ocorrendo com a quantidade de pessoas que pode trabalhar e em relao a mquinas, ferramentas e equipamentos em geral. Temos, ento, colocado o conflito que explica e justifica a existncia da teoria econmica. De um lado, observa-se que as necessidades das pessoas so ilimitadas e, de outro, que os fatores disponveis para a produo de bens e de servios que satisfaam essas necessidades so limitados. Esse o problema fundamental da economia, que os economistas chamam de lei da escassez.

1.9 PROBLEMAS ECONMICOS BSICOS


Nas bases de qualquer comunidade encontra-se sempre a seguinte trade de problemas econmicos: O que e quanto produzir? Isso significa quais produtos devero ser produzidos (carros, cigarros, caf, vesturios, entre outros) e em que quantidades devero ser colocados disposio dos consumidores. Como produzir? Isto , por quem sero os bens e servios produzidos, com quais recursos e de que maneira ou processo tcnico. Para quem produzir? Ou seja, para quem se destinar a produo (fatalmente, para os que tm renda). muito fcil entender que: o que, quanto, como e para quem produzir no seriam problemas se os recursos utilizveis fossem ilimitados. Todavia, na realidade existem ilimitadas necessidades e Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 5

limitados recursos disponveis e tcnicas de fabricao. Baseada nessas restries, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos tcnicos capazes de transformar os recursos escassos em produo.

1.10 CLASSIFICAO DOS BENS


A produo econmica pode ser classificada em trs categorias, de acordo com a sua destinao: bens e servios de consumo: so aqueles bens e servios que satisfazem as necessidades das pessoas quando so consumidos no estado em que se encontram, como alimentos, roupas, servios mdicos etc. bens e servios intermedirios: so os bens e servios que no atendem diretamente s necessidades das pessoas, pois precisam ser transformados para atingir sua forma definitiva. Como exemplo, podemos citar as chapas de ao, que sero empregadas na produo de automveis; os servios de computao, que preparam folhas de pagamentos para as empresas etc.

bens de capital: tambm no atendem diretamente s necessidades dos


consumidores, mas destinam-se a aumentar a eficincia do trabalho humano no processo produtivo, como as mquinas, as estradas etc.

1.11 COMPOSIO DO SISTEMA ECONMICO


No sistema econmico de uma nao, encontramos um grande e diversificado nmero de unidades produtoras, cada qual organizando os fatores de produo para a obteno de um determinado produto ou para a prestao de um servio. Entretanto, apesar da diversidade de objetivos das inmeras unidades produtoras, podemos classifica-las de acordo com as caractersticas fundamentais de sua produo. Utilizando esse critrio, veremos que as unidades produtoras podem ser agrupadas em trs setores bsicos, que compem o sistema econmico:

Setor Primrio: constitudo pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais e no introduzem transformaes substanciais em seus produtos2. Neste setor, esto as unidades produtoras que desenvolvem atividades agrcolas, pecurias e extrativas, sejam minerais, animais ou vegetais. Setor Secundrio: constitudo pelas unidades produtoras dedicadas s atividades industriais, atravs das quais os bens so transformados. Caracteriza-se pela intensa utilizao do fator de produo capital, sob a forma de mquinas e equipamentos. Indstrias de automveis, de refrigerantes e de roupas so exemplos de unidades produtoras includas no setor secundrio.

Setor Tercirio: este setor se diferencia dos outros pelo fato de seu produto no ser
tangvel, concreto, embora seja de grande importncia no sistema econmico. composto pelas unidades produtoras que prestam servios, como os bancos, as escolas, as empresas de transporte, o comrcio etc.

O beneficiamento de certos produtos agrcolas, como o arroz, que descascado e polido, constitui um caso de transformao que no altera substancialmente o produto.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

1.12 DIVISO DO ESTUDO ECONMICO


A anlise econmica, para fins metodolgicos e didticos, normalmente dividida em quatro reas de estudo: Microeconomia ou Teoria de Formao de Preos. Estuda a formao de preos em mercados especficos, ou seja, como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preos e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente. Macroeconomia. Estuda a determinao e o comportamento dos grandes agregados nacionais, como o produto interno bruto, investimento agregado, a poupana agregada, o nvel geral de preos, entre outros. Seu enfoque basicamente de curto de prazo (ou conjuntural). Economia Internacional. Estuda as relaes econmicas entre residentes e no residentes do pas, as quais envolvem transaes com bens e servios e transaes financeiras. Desenvolvimento econmico. Preocupa-se com a melhoria do padro de vida da coletividade ao longo de tempo. O enfoque tambm macroeconmico, mas centrado em questes estruturais e de longo prazo (progresso tecnolgico, estratgias de crescimento etc.).

1.13 EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO: BREVE RETROSPECTO 1.13.1 Introduo


Existe consenso de que a Teoria Econmica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das naes, em 1776. Em perodos anteriores, a atividade econmica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da tica. Nesse sentido, a atividade econmica deveria se orientar de acordo com alguns princpios gerais de tica, justia e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristteles, e preo justo, em So Toms de Aquino, a condenao dos juros ou da usura, encontravam sua justificativa em termos morais, no existindo um estudo sistemtico das relaes econmicas.

1.13.2 Precursores da teoria econmica Antiguidade


Na Grcia antiga, as primeiras referncias conhecidas de Economia aparecem no trabalho de Aristteles (384-322 a.C.), que aparentemente foi quem cunhou o termo Economia (oikosnomos) em seus estudos sobre aspectos de administrao privada e sobre finanas pblicas. Encontramos algumas consideraes de ordem econmica nos escritos de Plato (427-347 a.C.) de Xenofonte (440-335 a.C.). Roma no deixou nenhum escrito notvel na rea de economia. Nos sculos seguintes, at a poca dos descobrimentos, encontramos poucos trabalhos de destaque, mas que no apresentam um padro homogneo e esto permeados de questes de justia e moral. As j citadas lei da usura, a moralidade de juros altos e o que deveria ser um lucro justo so os exemplos mais conhecidos.

Mercantilismo
A partir do sculo XVI observamos o nascimento da primeira escola econmica: o mercantilismo. Apesar de no representar um conjunto tcnico homogneo, o mercantilismo tinha algumas preocupaes explcitas sobre a acumulao de riquezas de uma nao. Continha alguns princpios de como fomentar o comrcio exterior e entesourar riquezas. O acmulo de metais adquire uma grande importncia, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerava que o Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 7

governo de um pas seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso, o mercantilismo acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presena do Estado em assuntos econmicos.

Fisiocracia
No sculo XVIII, uma escola de pensamento francesa, a fisiocracia, elaborou alguns trabalhos importantes. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a nica fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutveis e universais, desejadas pela Providncia Divina para a felicidade dos homens. O trabalho de maior destaque foi o do dr. Franois Quesnay, autor da obra Tableau conomique, o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a inter-relao dos mesmos. Apesar de os trabalhos dos fisiocratas estarem permeados de consideraes ticas, foi grande sua contribuio anlise econmica. O Tableau conomique do dr. Quesnay foi aperfeioado e transformou-se no sistema de circulao monetria input-output criado no sculo XX (anos 40) pelo economista russo, naturalizado norteamericano, Wassily Leontief, da Universidade de Harvard. Na verdade, a fisiocracia surgiu como reao ao mercantilismo. A fisiocracia sugeria que era desnecessria a regulamentao governamental, pois a lei na natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. A funo do soberano era servir de intermedirio para que as leis da natureza fossem cumpridas. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa regras da natureza) em atividades econmicas como a lavoura, a pesca e a minerao. Portanto encorajava-se a agricultura e exigia-se que as pessoas empenhadas no comrcio e nas finanas fossem reduzidas ao menor nmero possvel. Em um mundo constantemente ameaado pela falta de alimentos, com excesso de regulamentao e interveno governamental, a situao no se ajustava s necessidades da expanso econmica. S a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza. Os organicistas (fisiocratas) associaram conceitos da Medicina Economia (alis, Quesnay era mdico): circulao, fluxos, rgos, funes.

1.13.3 Os Clssicos
Adam Smith (1723-1790) Considerado o precursor da moderna Teoria Econmica, colocada como um conjunto cientfico sistematizado, com um corpo terico prprio, Smith j era um renomado professor quando publicou sua obra A riqueza das naes, em 1776. O livro um tratado muito abrangente sobre questes econmicas que vo desde as leis do mercado e aspectos monetrios at a distribuio do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendaes polticas. Em sua viso harmnica do mundo real, Smith acreditava que se se deixasse atuar a livre concorrncia, uma mo invisvel levaria a sociedade perfeio. Adam Smith colocou que todos os agentes, em sua busca de lucrar o mximo, acabam promovendo o bem estar de toda a comunidade. como se uma mo invisvel orientasse todas as decises da economia, sem necessidade da atuao do Estado. A defesa do mercado como regulador das decises econmicas de uma nao traria muitos benefcios para a coletividade, independente da ao do Estado. o princpio do liberalismo. Seus argumentos baseavam-se na livre iniciativa, no laissez-faire. Considerava que a causa da riqueza das naes o trabalho humano (a chamada Teoria do Valor-Trabalho), e que um dos Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 8

fatores decisivos para aumentar a produo a diviso de trabalho, isto , os trabalhadores deveriam se especializar em algumas tarefas. A aplicao desse princpio promoveu um aumento da destreza pessoal, economia de tempo e condies favorveis para o aperfeioamento e invento de novas mquinas e tcnicas. A ideia de Smith era clara. A produtividade decorre da diviso de trabalho, e esta, por sua vez, decorre da tendncia inata da troca, que, finalmente, estimulada apela ampliao dos mercados. Assim, necessrio ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas. Para Adam Smith, o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas proteo da sociedade contra eventuais ataques e criao e manuteno de obras e instituies necessrias, mas no interveno nas leis de mercado e, consequentemente, na prtica econmica. David Ricardo (1772-1823) David Ricardo outro expoente do perodo clssico. Partindo das idias de Smith, desenvolveu alguns modelos econmicos com grande potencial analtico. Aprimora a tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulao do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevao da renda da terra, at que os rendimentos decrescentes diminuem de tal forma os lucros que a poupana se torna nula, atingindose uma economia estacionria, com salrios de subsistncia e sem nenhum crescimento. Sua anlise de distribuio do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das idias do chamado perodo neoclssico. Ricardo discute a renda auferida pelos proprietrios de terras mais frteis. Em virtude de a terra ser limitada, quando a terra de menor qualidade utilizada no cultivo, surge imediatamente a renda sobre aquela de primeira qualidade, ou seja, a renda da terra determinada pela produtividade das terras mais pobres. Ricardo analisou por que as naes comerciavam entre si, se melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comerciados. A resposta dada por Ricardo a essas questes constituiu um importante item da teoria do comrcio internacional, chamada de Teoria das Vantagens Comparativas. O comrcio entre pases dependeria das dotaes relativas de fatores de produo. Ricardo, a partir de algumas generalizaes e usando poucas variveis estratgicas, produziu vrios dos mais expressivos modelos de toda a histria da Cincia Econmica, destes derivando importantes implicaes polticas. A maioria dos estudiosos considera que os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagnicas: a neoclssica, pelas suas abstraes simplificadoras, e a marxista, pela nfase dada questo distributiva e aos aspectos sociais na repartio da renda da terra. John Stuart Mill (1806-1873) John Stuart Mill foi o sintetizador do pensamento clssico. Seu trabalho foi o principal texto utilizado para o ensino de Economia no fim do perodo clssico e no incio do perodo neoclssico. A obra de Stuart Mill consolida o exposto por seus antecessores, e avana ao incorporar mais elementos institucionais e ao definir melhor as restries, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado. Jean Baptiste Say (1768-1832) O economista francs Jean Baptiste Say retomou a obra de Smith, ampliando-a. Subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produo e popularizou a chamada Lei de Say: A Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 9

oferta cria sua prpria procura, ou seja, o aumento da produo transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresrios, que seria gasta na compra de outras mercadorias e servios. Thomas Malthus (1766-1834) Malthus foi o primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a populao. Ao assinalar que o crescimento da populao dependia rigidamente da oferta de alimentos, Malthus deu apoio teoria dos salrios de subsistncia. Para Malthus, a causa de todos os males da sociedade residia no excesso populacional: enquanto a populao crescia em progresso geomtrica, a produo de alimentos seguia em progresso aritmtica. Assim, o potencial da populao excederia em muito o potencial da terra na produo de alimentos. A capacidade de crescimento da populao dada pelo instinto de reproduo encontra um conjunto de obstculos que a limitam, por seus efeitos sobre a mortalidade e a natalidade. So a misria, o vcio e a conteno moral. Em funo disso, Malthus advogou o adiamento de casamentos, a limitao voluntria de nascimentos nas famlias pobres, e aceitava as guerras como uma soluo para interromper o crescimento populacional. Malthus no previu o ritmo e o impacto do progresso tecnolgico, nem as tcnicas de limitao da fertilidade humana que se seguiriam. A partir da contribuio dos economistas clssicos, a Economia possa a formar um corpo terico prprio e a desenvolver um instrumental de anlise especfico para as questes econmicas. Apesar de existirem muitas aplicaes normativas no pensamento clssico, seu tema central pertence cincia positiva, situando-se o interesse primordial na anlise abstrata das relaes econmicas, com a finalidade de descobrir leis gerais e regularidades do comportamento econmico. Os pressupostos morais e as consequncias sociais dessas atividades no so mais realados como anteriormente.

1.13.4 Teoria neoclssica


O perodo neoclssico teve incio na dcada de 1870 e desenvolveu-se at as primeiras dcadas do sculo XX. Nesse perodo, privilegiam-se os aspectos microeconmicos da teoria, pois a crena na economia de mercado e em sua capacidade auto-reguladora fez com que no se preocupassem tanto com a poltica e o planejamento macroeconmico. Os neoclssicos sedimentaram o raciocnio matemtico explcito inaugurado por Ricardo, procurando isolar os fatos econmicos de outros aspectos da realidade social. Alfred Marshall (1842-1924) O grande nome desse perodo foi Alfred Marshall. Seu livro, Princpios de Economia, publicado em 1890, serviu como livro-texto bsico at metade deste sculo. Outros economistas de destaque foram: William Jevons, Lon Walras, Eugene Bohm-Bawerk, Joseph Alois Schumpeter, Vilfredo Pareto, Arthur Pigou e Francis Edgeworth. Nesse perodo, a formalizao da anlise econmica (principalmente a Microeconomia) evoluiu muito. O comportamento do consumidor analisado em profundidade. O desejo do consumidor de maximizar sua utilidade (satisfao no consumo) e o do produtor de maximizar seu lucro so a base para a elaborao de um sofisticado aparato terico. Atravs do estudo de funes ou curvas de utilidade (que pretendem medir o grau de satisfao do consumidor) e de produo, considerando restries de fatores e restries oramentrias, possvel deduzir o equilbrio de mercado. Como o resultado depende basicamente dos conceitos marginais (receita marginal, custo Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 10

marginal etc.), tambm chamada de Teoria Marginalista. A anlise marginalista muito rica e variada. Alguns economistas privilegiaram alguns aspectos, como a interao de muitos mercados simultaneamente o equilbrio geral de Walras um caso -, enquanto outros privilegiaram aspectos de equilbrio parcial, usando um instrumental grfico a Caixa de Edgeworth, por exemplo. Apesar de questes microeconmicas ocuparem o centro das atenes, houve uma produo rica em outros aspectos da Teoria Econmica, como a Teoria do Desenvolvimento Econmico de Schumpeter e a Teoria do Capital e dos Juros de Bohm-Bawerk. Deve-se destacar tambm a anlise monetria, com a criao da Teoria Quantitativa da Moeda, que relaciona a quantidade de dinheiro com os nveis gerais de atividade econmica e de preos.

1.13.5 A era Keynesiana


A era Keynesiana iniciou-se com a publicao da Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda, de John Maynard Keynes (a883-1946), em 1936. Muitos autores descrevem o incio da era Keynesiana como a Revoluo Keynesiana, tamanho o impacto de sua obra. Keynes ocupou a ctedra que havia sido de Alfred Marshall na Universidade de Cambridge. Acadmico respeitado, Keynes tinha tambm preocupaes com as implicaes prticas da Teoria Econmica. Para entender o impacto da obra de Keynes necessrio considerar a poca. A economia mundial atravessava, na dcada de 30, uma crise, que ficou conhecida como a Grande Depresso. A realidade dos fatos relacionados situao conjuntural da economia dos principais pases capitalistas, naquele momento, era crtica. O desemprego na Inglaterra e em outros pases da Europa era muito grande. Nos Estados Unidos, aps a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, o nmero de desempregados assumia propores elevadssimas. A Teoria Econmica vigente acreditava que se tratava de um problema temporrio, apesar de a crise estar durando alguns anos. A Teoria Geral consegue mostrar que a combinao das polticas econmicas adotadas at ento no funcionava adequadamente, e aponta para solues que poderiam tirar o mundo da recesso. Segundo o pensamento Keynesiano, um dos principais fatores responsveis pelo volume de emprego explicado pelo nvel de produo nacional de uma economia, que por sua vez determinado pela demanda agregada ou efetiva. Ou seja, inverte o sentido da Lei de Say (a oferta cria sua prpria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e servios. Para Keynes, como no existem foras de auto-ajustamento na economia, torna-se necessria a interveno do Estado atravs de uma poltica de gastos pblicos, o que significa o fim do Laissez-faire da poca clssica. o chamado Princpio da Demanda Efetiva. Os argumentos de Keynes influenciaram muito a poltica econmica dos pases capitalistas De modo geral, essas polticas revelaram-se eficientes e apresentaram resultados positivos no perodo que se seguiu Segunda Guerra Mundial. Nos anos seguintes houve um desenvolvimento expressivo da Teoria Econmica. Por um lado, incorporaram-se os modelos por meio do instrumental estatstico e matemtico, que ajudou a formalizar ainda mais a cincia econmica. Por outro, alguns economistas trabalharam na agenda de pesquisa aberta pela obra de Keynes. O debate sobre aspectos do trabalho de Keynes dura at hoje, destacando-se trs grupos: os monetaristas, os fiscalistas e os ps-Keynesianos. Apesar de nenhum dos grupos ter um pensamento homogneo e todos terem pequenas divergncias, possvel fazer

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

11

alguma generalizaes. Os monetaristas esto associados Universidade de Chicago e tm como economista de maior destaque Milton Friedman. De maneira geral, privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de interveno do Estado. Os fiscalistas tm seus maiores expoentes em James Tobin, da Universidade de Yale, e Paul Anthony Samuelson, de Harvard e MIT. De maneira geral, recomendam o uso de polticas fiscais ativas e um acentuado grau de interveno do Estado. Os ps-Keynesianos tm explorado outras implicaes da obra de Keynes, e pode-se associar a esse grupo a economista Joan Robinson, cujas idias eram afinadas com as de Keynes. Os ps-Keynesianos realizaram uma releitura da obra de Keynes, procurando mostrar que ele no negligenciou o papel da moeda e da poltica monetria. Enfatizam o papel da especulao financeira e, como Keynes, defendem um papel ativo do Estado na conduo da atividade econmica. Alm de Joan Robinson, outros economistas dessa corrente so Hyman Minsky, Paul Davison e Alessandro Vercelli. Cabe destacar que, apesar das diferenas entre as vrias correntes, h consenso quanto aos pontos fundamentais da teoria, j que so baseadas no trabalho de Keynes.

1.13.6 O perodo recente


A Teoria Econmica vem apresentando algumas transformaes, principalmente a partir dos anos 70, aps as duas crises do petrleo. Trs caractersticas marcam esse perodo. Primeiro, existe uma conscincia maior das limitaes e possibilidades de aplicaes da teoria. O segundo ponto diz respeito ao avano no contedo emprico da economia. Finalmente, observamos uma consolidao das contribuies dos perodos anteriores. O desenvolvimento da informtica permitiu um processamento de informaes em volume e preciso sem precedentes. A Teoria Econmica passou a ter um contedo emprico que lhe conferiu uma aplicao prtica maior. Por um lado, isso permite um aprimoramento constante da teoria existente; por outro, abre novas frentes importantes. Todo o corpo terico da economia avanou consideravelmente. Hoje a anlise econmica engloba quase todos os aspectos da vida humana, e o impacto desses estudos na melhoria do padro de vida e do bem-estar de nossa sociedade considervel. O controle e o planejamento macroeconmico nos permitem antecipar muitos problemas, e evitar algumas flutuaes desnecessrias. A Teoria Econmica caminha em muitas direes. Um exemplo a rea de finanas empresariais. At alguns anos atrs, a Teoria de Finanas era basicamente descritiva, com um baixo contedo emprico. A incorporao de algumas tcnicas economtricas, conceitos de equilbrio de mercados e hipteses sobre o comportamento dos agentes econmicos revolucionou a Teoria de Finanas. Essa revoluo se fez sentir tambm nos mercados financeiros, com a exploso recente dos chamados mercados futuros e de derivativos.

1.13.7 Os crticos
A Teoria Econmica tem recebido muitas crticas e abordagens alternativas. Muitas das crticas foram e so absorvidas, e algumas abordagens alternativas foram e so incorporadas. O espectro de crticos muito amplo e disperso e, evidentemente, heterogneo. Destacamos os marxistas e os institucionalistas. Em ambas as escolas, critica-se a abordagem pragmtica da Cincia Econmica e prope-se um enfoque analtico, onde a Economia interage com os fatos Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 12

histricos e sociais. A anlise das questes econmicas sem a observao dos fatores histricos e sociais leva, segundo essas escolas, a uma viso distorcida da realidade. Os marxistas tm como pilar de seu trabalho a obra de Karl Marx (1818-1883) economista alemo que desenvolveu quase todo seu trabalho com Frederic Engels na Inglaterra, na segunda metade do sculo passado. O marxismo desenvolve uma Teoria do Valor-Trabalho, e consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial terico. A apropriao do excedente produtivo (a mais-valia) pode explicar o processo de acumulao e a evoluo das relaes entre classes sociais. Para Marx, o capital aparece com a burguesia, considerada uma classe social que se desenvolve aps o desaparecimento do sistema feudal e que se apropria dos meios de produo. A outra classe social, o proletariado, obrigada a vender sua fora de trabalho, dada a impossibilidade de produzir o necessrio para sobreviver. O conceito da mais-valia utilizado por Marx refere-se diferena entre o valor das mercadorias que os trabalhadores produzem em um dado perodo de tempo e o valor da fora de trabalho vendida aos empregados capitalistas que a contratam. Os lucros, juros e aluguis (rendimentos de propriedades) representam a expresso da mais-valia. Assim sendo, o valor que excede o valor da fora de trabalho e que vai para as mos do capitalista definido por Marx como a mais-valia. Ela pode ser considerada aquele valor extra que o trabalhador cria, alm do valor pago por sua fora de trabalho. Marx foi influenciado pelos movimentos socialistas utpicos, por Hegel e pela Teoria do ValorTrabalho de Ricardo. Acreditava no trabalho como determinante do valor, tal como Smith e Ricardo, mas era hostil ao capitalismo competitivo e livre concorrncia, por afirmava que a classe trabalhadora era explorada pelos capitalistas. Marx enfatizou muito o aspecto poltico de seu trabalho, que teve um impacto mpar no s na cincia econmica como em outras reas do conhecimento. As contribuies dos economistas na linha marxista para a Teoria Econmica foram muitas e variadas. Entretanto, a maioria ocorreu margem dos grandes centros de estudos ocidentais, por razes polticas. Consequentemente, a produo terica foi pouco divulgada. Um exemplo o trabalho de Mikail Kalecki, um economista polons que antecipou uma anlise parecida com a da Teoria Geral de John Maynard Keynes. Contudo, o reconhecimento de seu trabalho inovador s ocorreu muito tempo depois. Os institucionalistas, que tm como grandes expoentes os americanos Thornstein Veblen e John Kenneth Galbrait, dirigem suas crticas ao alto grau de abstrao da Teoria Econmica, e ao fato de ela no incorporar em sua anlise as instituies sociais da o nome de institucionalistas. Rejeitam o pressuposto neoclssico de que o comportamento humano, na esfera econmica, seja racionalmente dirigido, e resulte do clculo de ganhos e perdas marginais. Consideram que as decises econmicas das pessoas refletem muito mais as influncias das instituies dominantes e do desenvolvimento tecnolgico. A partir de 1969 foi institudo o Prmio Nobel de Economia e consolidou-se a importncia da Teoria Econmica como corpo cientfico prprio. Os primeiros ganhadores foram Ragmar Frisch e Jan Tinbergen. Alis, os econometristas e economistas que trouxeram contribuio emprica ao conhecimento econmico tm se constitudo na grande maioria dos agraciados com o Nobel de Economia.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

13

1.14 INTER-RELAO DA ECONOMIA COM OUTRAS REAS DO CONHECIMENTO


Embora a economia tenha seu ncleo de anlise e seu objeto bem definidos, ela tem intercorrncias com outras cincias. Afinal, todas estudam a mesma realidade e, evidentemente, h muitos pontos de contato.

1.14.1 Economia, Fsica e Biologia


O incio do estudo sistemtico da Economia coincidiu com os grandes avanos de tcnica e das cincias fsicas e biolgicas nos sculos XVIII e XIX. A construo do ncleo cientfico inicial da Economia comeou a partir das chamadas concepes organicistas (biolgicas) e mecanicistas (fsicas). Segundo o grupo organicista, a Economia se comportaria como um rgo vivo. Da utilizarem-se termos como rgos, funes, circulao e fluxos na teoria econmica. J para o grupo mecanicista, as leis da economia se comportariam como determinadas leis da Fsica. Da advm termos como equilbrio, esttica, dinmica, acelerao, velocidade, foras e outros. Com o passar do tempo, predominou uma concepo humanstica, eu coloca em plano superior os mveis psicolgicos da atividade humana. Afinal, a Economia repousa sobre os atos humanos, e por excelncia uma cincia social.

1.14.2 Economia, Matemtica e Estatstica


Apesar de ser uma cincia social, a Economia limitada pelo meio fsico, dado que os recursos so escassos, e se ocupa de quantidades fsicas e das relaes entre essas quantidades, como a que se estabelece entre a produo de bens e servios e os fatores de produo utilizados no processo produtivo. Da surge a necessidade da utilizao da Matemtica e da Estatstica como ferramentas para estabelecer relaes entre variveis econmicas. A matemtica torna possvel escrever de forma resumida importantes conceitos e relaes de Economia e permite anlises econmicas na forma de modelos analticos, com poucas variveis estratgicas, que resumem os aspectos essenciais da questo em estudo. Tomemos como exemplo uma importante relao econmica: O consumo nacional est diretamente relacionado com a renda nacional. Essa relao pode ser representada da seguinte forma:

A primeira expresso diz que o consumo (C) uma funo (f) da renda nacional (RN). A segunda informa que, dada uma variao na renda nacional ( ), teremos uma variao diretamente proporcional (na mesma direo) do consumo agregado ( ). Com as relaes econmicas no so exatas, mas probabilsticas, recorre-se Estatstica. Por exemplo, C = 2r (em que C = comprimento da circunferncia, = letra grega pi e r = raio) uma relao matemtica exata qualquer que seja o comprimento da circunferncia. Em Economia tratamos de leis probabilsticas. Na relao vista anteriormente (C = f(RN)), conhecendo o valor da renda nacional num dado ano, no obtemos o valor exato do consumo, mas sim uma estimativa aproximada. Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 14

Embora a renda seja a varivel mais importante, o consumo no depende s da renda nacional, mas de outros fatores (como condies de crdito, juros, patrimnio). Se a economia tivesse relaes matemticas, tudo seria previsvel. No entanto, no existe no mundo econmico regularidades como C = 2r, equivalncia entre massa e energia, leis de Newton. Na Economia, o tomo aprende, pensa, reage, projeta, finge. Imagine como seria a Fsica e a Qumica e o tomo aprendesse: aquelas belas regularidades desapareceriam. Os tomos pensantes logo se agrupariam em classes para defender seus interesses: teramos uma Fsica dos tomos proletrios, Fsica dos tomos burgueses e outros. Contudo, a Economia apresenta muitas regularidades, que podem ser estimadas estatisticamente, tais como: O consumo nacional depende diretamente da renda nacional; A quantidade demandada de um bem tem uma relao inversamente proporcional com seu preo, tudo o mais constante; As exportaes e as importaes dependem da taxa de cmbio.

A rea da Economia que est voltada para a quantificao dos modelos a Econometria, que combina Teoria Econmica, Matemtica e Estatstica. Lembremo-nos, porm, de que a matemtica e a estatstica so instrumentos, ferramentas de anlise necessrias para testar as proposies tericas com os dados da realidade. Permitem colocar prova as hipteses da teoria econmica, mas so meios, e no fins em si mesmas. A questo da tcnica nos deve auxiliar, mas no predominar, quando tratamos de fatos econmicos, pois esses sempre envolvem decises que afetam relaes humanas.

1.14.3 Economia e Poltica


A economia e a poltica so reas bastante interligadas. A poltica fixa as instituies sobre as quais se desenvolvero as atividades econmicas. Nesse sentido, a atividade econmica se subordina estrutura e ao regime poltico do pas (se um regime democrtico ou autoritrio). As prioridades de poltica econmica (crescimento, distribuio de renda, estabilizao) so determinadas pelo poder poltico. Entretanto, por outro lado, a estrutura poltica se encontra muitas vezes subordinada ao poder econmico. Citemos apenas alguns exemplos: Poltica do caf com leite, antes de 1930, quando Minas Gerais e So Paulo dominavam o cenrio poltico do pas; Poder econmico dos latifundirios; Poder dos oligoplios e monoplios; Poder das corporaes estatais; Poder do sistema financeiro.

1.14.4 Economia e Histria


A pesquisa histrica extremamente til e necessria para a Economia, pois facilita a compreenso do presente e ajuda nas precises. As guerras e revolues, por exemplo, alteraram o comportamento e a evoluo da Economia. Por outro lado, tambm os fatos econmicos afetam o desenrolar da histria. Alguns importantes perodos histricos so associados a fatores econmicos, como os ciclos do ouro e da cana-de-acar no Brasil, e a Revoluo Industrial, a quebra da Bolsa de Nova York (1929), a crise do petrleo, que alteraram profundamente a histria mundial. Em ltima anlise, as prprias guerras e revolues so permeadas por motivaes econmicas.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

15

1.14.5 Economia e Geografia


A Geografia no o simples registro de acidentes geogrficos e climticos. Ela nos permite avaliar fatores muito teis anlise econmica, como as condies geoeconmicas dos mercados, a concentrao espacial dos fatores produtivos, a localizao de empresas e a composio setorial da atividade econmica. Atualmente, algumas reas de estudo econmico esto relacionadas diretamente com a Geografia, como a economia regional, a economia urbana, as teorias de localizao industrial e a demografia econmica.

1.14.6 Economia, Moral, Justia e Filosofia


Antes da Revoluo Industrial, no sculo XVIII, a atividade econmica era vista como parte integrante da Filosofia, Moral e tica. A economia era orientada por princpios morais e de justia. No existia ainda um estudo sistemtico das leis econmicas, e predominavam princpios como a lei da usura, o conceito de preo justo (discutidos, dentre outros filsofos, por Santo Toms de Aquino). Ainda hoje, as encclicas papais refletem a aplicao da filosofia moral e crist s relaes econmicas entre homens e naes.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

16

2
ECONOMIA E DIREITO3
2.1 INTRODUO
Este tpico procura mostrar como importantes conceitos da teoria econmica esto relacionados ou dependem do quadro de normas jurdicas do pas. No mundo real, por um lado, as normas jurdicas molduram o campo de anlise da teoria econmica e, por outro, o surgimento de novas questes econmicas atuam de modo a modificar esse arcabouo jurdico. Particularmente, nas ltimas dcadas, em funo do expressivo avano da liberalizao dos mercados, tanto do comrcio como das finanas internacionais, e a consequente reduo da atividade econmica do Estado (o chamado neoliberalismo), vem ganhando mais importncia o papel regular do governo, visando garantir a defesa da concorrncia e os direitos dos consumidores. Nesse sentido, iniciamos este tpico com um enfoque mais ligado Microeconomia. Em seguida, j direcionados mais pela macroeconomia, destacamos a relevncia do arcabouo jurdico que norteia a aplicao dos instrumentos de poltica econmica. Finalizamos com alguns comentrios sobre o papel do Estado na promoo do bem-estar da sociedade, tanto do ponto de vista econmico como jurdico.

2.2 O DIREITO E A TEORIA DOS MERCADOS: DEFESA DO CONSUMIDOR E DA CONCORRNCIA


Quando se estuda a teoria dos mercados, que parte da microeconomia, dois enfoques so encontrados; de um lado, no econmico, analisa-se o comportamento dos produtores e dos consumidores quanto a suas decises de produzir e de consumir; de outro, no jurdico, o foco reside nos agentes das relaes de consumo consumidor e fornecedor sendo que, conforme o Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor, os direitos do consumidor colocam-se perante os deveres do fornecedor de bens e servios. Quando se estudo o estabelecimento comercial e o papel do empresrio, novamente, duas vises emergem da anlise: a econmica e a jurdica. A viso econmica ressalta o papel do administrador na organizao dos fatores de produo capital, trabalho, terra e tecnologia combinando-os de modo a minimizar seus custos ou maximizar seu lucro. A jurdica, extrada do Direito Comercial, apresenta vrias concepes, que enfatizam que o estabelecimento comercial um sujeito de direito distinto do comerciante, com seu patrimnio elevado categoria de pessoa jurdica, com a capacidade de adquirir e exercer direitos e obrigaes. Consumidores e produtores/fornecedores encontram-se nos mais variados mercados. Adam Smith, analisando os mercados, descobriu uma propriedade notvel: o princpio da mo invisvel, pelo qual cada indivduo, ao atuar na busca apenas de seu bem-estar particular, realiza o que mais conveniente para o conjunto da sociedade. Assim, em concorrncia perfeita e sem falhas no mercado, o sistema de preos permite que se extraia a mxima quantidade de bens e servios teis do conjunto de recursos disponveis na sociedade, conduzindo a economia a uma eficiente alocao dos recursos.

VASCONCELLOS, Marco A. S.; GARCIA, Manuel H. Fundamentos de Economia, So Paulo: Saraiva, 2008.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

17

Ele ficou impressionado com a ordem econmica estabelecida pelos mercados e preconizou que qualquer interferncia governamental na livre concorrncia seria prejudicial, tanto para compradores como para vendedores de mercadorias ou servios. O que ocorre nos mercados de bens tambm observado nos mercados de fatores de produo: o trabalho, a terra, os bens de capital e a tecnologia permitem que as empresas maximizem sua produo aos menores custos possveis, o que se traduz em menores preos para os consumidores. Segundo essa viso do sistema econmico, o Estado deveria intervir o menos possvel no funcionamento dos mercados, porque este livremente resolveriam da maneira mais eficiente possvel os problemas econmicos bsicos da sociedade: o qu, como e para quem produzir. Porm, quando o Estado deveria intervir na economia? A justificativa econmica para a interveno governamental nos mercados se apoia no fato de que no mundo real observam-se desvios em relao ao modelo ideal preconizado por Smith, isto , existem as chamadas imperfeies de mercado: externalidades, informao imperfeita e poder de monoplio. As externalidades ou economias externas se observam quando a produo ou o consumo de um bem acarreta efeitos positivos ou negativos sobre outros indivduos, que no se refletem nos preos de mercado. As externalidades do a base econmica para a criao de leis antipoluio, de restries quanto ao uso da terra, de proteo ambiental etc. Por seu lado, se os agentes econmicos possuem falhas de informao, ou seja, no tm informao completa a respeito de determinado bem ou servio, eles no tomaro decises corretas quando forem ao mercado desejando adquiri-lo. E como meio de proteger os consumidores, justifica-se a ao governamental, com a regulamentao da comercializao de bens e servios, por exemplo: estabelecendo-se normas quanto aos prazos de validade de produtos; ou, no caso da segurana do motorista, exigindo-se o uso do cinto de segurana; ou ainda, no campo da segurana no trabalho, criando-se normas para o uso de capacetes, luvas de proteo etc. J o exerccio do poder de monoplio caracteriza-se quando um produtor (ou grupo de produtores) aumenta unilateralmente os preos (ou reduz a quantidade), ou diminui a qualidade ou a variedade de produtos ou servios, ou ainda reduz o ritmo de inovaes, com a finalidade de aumentar os lucros. Em resposta a essas falhas de mercado, normas jurdicas possibilitaram que a atuao do governo na economia fosse cada vez mais abrangente. Pouco a pouco, a sociedade foi vivenciando a mo invisvel do governo como forma de aumentar a eficincia econmica. Sua atuao se faz por meio de leis, as chamadas leis de defesa da concorrncia, que regulam tanto as estruturas de mercado, como a conduta das empresas. Historicamente, o controle de monoplios e oligoplios surgiu nos Estados Unidos, no final do sculo XIX. Naquele perodo, empresas de pequeno porte passaram a ser absorvidas por outras maiores, que passaram a limitar a oferta e a encarecer os preos dos bens e servios. Paralelamente, maquiagens nos balanos permitiram colocar no mercado aes com preos bem acima do valor real dessas empresas. Devido a esses fatos, em 1890, foi votada a lei Sherman contra os trusts, que proibiu a formao de monoplios, tanto no comrcio como na indstria. E, em 1914, com o Clayton Act, tratou-se de definir mais concretamente quais condutas seriam consideradas ilcitas. Finalmente, em 1950, a lei Celler-Kefauver proibiu as fuses de empresas por meio da compra de ativos, se fosse verificado que essas fuses reduziriam a concorrncia. O Brasil, desde os anos 1960, possui legislao em defesa da concorrncia. Contudo, esse conjunto de normas, at meados dos anos 1990, tinha sido pouco eficaz, devido aos altos nveis de proteo indstria nacional e aos elevados ndices de inflao. Em consequncia, o Estado brasileiro fez, durante muitos anos, a opo pelos controles de preos.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

18

Mudana expressiva ocorreu, todavia, a partir da Constituio Federal de 19884. Nela encontram-se os princpios bsicos da atuao do Estado na economia, a sujeio do sistema econmico ao Estado sob a forma de proteo contra o abuso do poder econmico e, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo esse determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. A partir dessa base legal, foi promulgada a Lei n 8.884, de 11 de junho de 19945, que criou o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia (SBDC), formado pelos trs rgos encarregados da defesa da concorrncia no Pas: a Secretaria de Direito Econmico (SDE), do Ministrio da Justia, a Secretaria de Acompanhamento Econmico (SEAC), do Ministrio da Fazenda, e o Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade), autarquia vinculada ao Ministrio da Justia e instncia judicante administrativa. O objetivo primordial desse sistema prevenir e reprimir as infraes contra a ordem econmica e, com isso, criar as condies para tornar mximo o nvel de bem-estar econmico da sociedade. Quanto represso do abuso do poder econmico, essa lei sujeitou a todos, sejam pessoas fsicas, sejam pessoas jurdicas, de direito pblico ou privado, s normas da concorrncia6. Essa lei se aplica inclusive a empresas estrangeiras que operem ou tenham no Brasil filial, agncia, sucursal, escritrio, estabelecimento, agente ou representante. Esses rgos do sistema atuam em duas frentes: a primeira, no controle das estruturas de mercado; a segunda, procurando coibir condutas ou prticas anticoncorrenciais. O controle das estruturas de mercado diz respeito aos atos que resultem em qualquer forma de concentrao econmica, seja por fuses ou por incorporaes de empresas, pela constituio de sociedade para exercer o controle de empresas ou qualquer forma de agrupamento societrio, que implique participao da empresa, ou grupo de empresas, igual ou superior a 20% (vinte por cento) de um mercado relevante, ou em que qualquer dos participantes tenha registrado faturamento bruto anual no ltimo balano equivalente a R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhes de reais)7. O Cade avalia os custos e os benefcios da operao; esses ltimos podem advir das eficincias econmicas geradas, ou seja, as melhorias nas condies de produo, distribuio e consumo de bens e servios produzidos pela concentrao que no possam ser obtidas de outra maneira e que sejam persistentes no longo prazo. Se esses benefcios forem iguais ou superiores aos custos, a operao ser aprovada. Todavia, quando essas eficincias forem inferiores aos custos, a concentrao ser proibida ou ser condicionada adoo de medidas consideradas comportamentais e/ou estruturais necessrias. O controle de condutas, por seu turno, consiste na apurao de prticas anticoncorrenciais de empresas que detm poder de mercado; por exemplo: a fixao de preos de revenda, as vendas casadas, os acordos de exclusividade, a cartelizao de mercados e os preos predatrios. Nesses casos, a SDE promove Averiguao Preliminar ou instaura Processo Administrativo, conforme o caso, para apurar os fatos, e o Cade aprecia, com base nas opinies da SDE e da SEAE, se houve configurao de infrao ordem econmica. Como se pode notar, de extrema importncia a ao governamental para a poltica de defesa da concorrncia. Por meio dela, busca-se coibir e reprimir abusos no mercado: a concorrncia desleal, utilizao indevida das invenes, de signos distintivos, marcas e nomes comerciais, tudo que possa induzir o consumidor a erro, causando-lhe prejuzos. Enfim, a defesa da concorrncia implica necessariamente a DEFESA DO BEM-ESTAR PBLICO.

4 5

Artigos 173 e 174 da Magna Carta. A lei n 10.149, de 21 de dezembro de 2000, alterou e acrescentou dispositivos Lei n 8.884/94. 6 Art. 15 da Lei n 8.884/94 7 Definio em conformidade com o 3 do artigo 54 da Lei n 8.884/94

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

19

2.3 ARCABOUO JURDICO DAS POLTICAS MACROECONMICAS


As polticas monetria, de crdito, cambial e de comrcio exterior so de competncia da Unio8. Esse ente federal tem a competncia para emitir moeda e para legislar sobre o sistema monetrio e de medidas, ttulos e garantias de metais; sobre a poltica de crdito, cmbio, seguros e transferncias de valores; e sobre o comrcio exterior. Porm, cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre moeda, seus limites de emisso e montante da dvida mobiliria federal9. A poltica fiscal (arrecadao e despesas pblicas) de competncia das trs entidades da federao: Unio, Estados e Municpios. No tocante s receitas, a Constituio Federal de 1988 trata dos princpios gerais; das limitaes do poder de tributar; das competncias para instituir impostos da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, alm da repartio das receitas tributrias10. O papel da despesa do governo ganha destaque especial quando se estuda o papel do Estado na gerao de renda, produo e emprego. O governo, por meio de gastos em investimentos obras de infra-estrutura, hidroeltricas, rodovias, dentre outros gera um aumento da demanda agregada, com importantes reflexos sobre a produo, o emprego e a renda nacional.

2.4 O ESTADO PROMOVENDO O BEM-ESTAR DA SOCIEDADE


A ao do Estado, quer do ponto de vista econmico, quer jurdico, supe-se que esteja voltada para o bem-estar da populao, e o Direito que estabelece as normas que regulam as relaes entre indivduos, grupos, e mesmo entre governos, indivduos e organizaes internacionais. Segundo John Locke11, um dos expoentes do liberalismo, os indivduos, por um acordo, teriam colocado parte de seus direitos naturais sob controle de um governo parlamentar, limitado em suas competncias e responsvel perante o povo. Assim, de maneira voluntria e unnime, os homens decidiram entrar num acordo para criar uma sociedade civil cuja finalidade fosse promover e ampliar os direitos naturais do homem vida, liberdade e propriedade. Em parte baseando-se nesses princpios, as normas constitucionais brasileiras foram criadas com a preocupao de promover o bem-estar da coletividade, e encontram-se na Constituio Federal de 1988, nos captulos relacionados com a tributao, as finanas pblicas e os oramentos anuais. Em ltima instncia, para a atuao do Estado brasileiro na economia, buscou-se o que est previsto no artigo 170 da Constituio de 1988: A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. Soberania nacional; Propriedade privada; Funo social da propriedade; Livre concorrncia; Defesa do consumidor; Defesa do meio ambiente; Reduo das desigualdades regionais e sociais; Busca do pleno emprego Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no pas.

8 9

Constituio Federal de 1988. Artigo 48 da Constituio Federal de 1988. 10 Artigos 145 a 162 da Constituio Federal de 1988. 11 Segundo tratado sobre el Gobierno civil. Madrid: Alianza Editorial, 1994.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

20

Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei. possvel ainda observar a ligao entre Economia e Direito quando se analisam os princpios gerais da atividade econmica; da poltica urbana, agrcola e fundiria; o Sistema Financeiro Nacional; as polticas monetria, de crdito, cambial e de comrcio exterior. Nunca demais repetir que a fundamentao jurdica para essas polticas encontra-se na Constituio, em que se definem as competncias econmicas das vrias esferas do governo. Por outro lado, os governos tambm tm tentado criar normas jurdicas que protejam a fauna, a flora e os mananciais, bem como o meio ambiente de maneira geral. Nesse sentido, sanes tm sido impostas a empresas que poluem o meio ambiente, que jogam detritos nos rios ou nos mares. Contudo, preciso lembrar que essas normas jurdicas acarretam impactos nos custos de produo, pois as empresas, ao serem obrigadas a utilizar filtros antipoluentes, por exemplo, tm encarecidos seus processos de produo e, consequentemente, os preos de seus produtos. Entretanto, h um benefcio social em termos de melhor qualidade de vida para a populao como um todo. O Estado acaba por exercer sua funo distributiva, voltada para canalizar recursos para as camadas economicamente mais pobres, bem como para as regies do pas menos desenvolvidas.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

21

3
UTILIDADE TOTAL E MARGINAL12
3.1 BREVE HISTRICO A evoluo do estudo da teoria microeconmica teve incio basicamente com a anlise da demanda de bens e servios, cujos fundamentos esto alicerados no conceito subjetivo de utilidade. A utilidade representa o grau de satisfao que os consumidores atribuem aos bens e servios que podem adquirir no mercado. Ou seja, a utilidade a qualidade que os bens econmicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Como est baseada em aspectos psicolgicos ou preferncias, a utilidade difere de consumidor para consumidor (uns preferem usque, outros, cerveja). A teoria do valor-utilidade contrape-se chamada teoria do valor-trabalho, desenvolvida pelos economistas clssicos (Malthus, Adam Smith, Ricardo, Marx). A teoria do valor-utilidade pressupe que o valor de um bem se forma por sua demanda, isto , pela satisfao que o bem representa para o consumidor. Ela , portanto, subjetiva e considera que o valor nasce da relao do homem com os objetos. Representa a chamada viso utilitarista, em que prepondera a soberania do consumidor, pilar do capitalismo. A teoria do valor-trabalho considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, por meio dos custos do trabalho incorporados ao bem. Os custos de produo eram representados basicamente pelo fator mo-de-obra, em que a terra era praticamente gratuita (abundante) e o capital pouco significativo. Pela teoria do valor-trabalho, o valor do bem surge da relao social entre homens, dependendo do tempo produtivo (em horas) que eles incorporam na produo de mercadorias. Nesse sentido, a teoria do valor-trabalho objetiva (depende de custos de produo). A teoria do valor-utilidade veio complementar a teoria do valor-trabalho, pois no era mais possvel predizer o comportamento dos preos dos bens apenas com base nos custos da mo-de-obra (ou mesmo custos em geral) sem considerar o lado da demanda (padro de gostos, hbitos, renda, e outros). Alm disso, a teoria do valor-utilidade permitiu distinguir o valor de uso do valor de troca de um bem. O valor de uso a utilidade que ele representa para o consumidor. O valor de troca se forma pelo preo no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem. A teoria da demanda baseia-se na teoria do valor-utilidade. 3.2 UTILIDADE TOTAL E UTILIDADE MARGINAL Ao final do sculo passado, alguns economistas elaboraram o conceito de utilidade marginal e dele derivaram a curva de demanda e suas propriedades. Tem-se que a utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou servio. Entretanto, a utilidade marginal, que a satisfao adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade
12

Adaptado de VASCONCELLOS, Marco Antonio S.; GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia. So Paulo: Saraiva, 2004 e SALVATORE, Dominick. Microeconomia. So Paulo: McGraw-Hill, 1984.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

22

do bem, decrescente, porque o consumidor vai perdendo a capacidade de percepo da utilidade proporcionada por mais uma unidade do bem, chegando saturao.

3.3 EQUILBRIO DO CONSUMIDOR O objetivo do consumidor racional o de maximizar a utilidade total ou satisfao que ele obtm ao utilizar a sua renda. O consumidor atinge o seu objetivo, ou est em equilbrio, quando ele gasta a sua renda de tal forma que a satisfao ou utilidade do ltimo real gasto nas vrias mercadorias a mesma. Isto pode ser expresso matematicamente por:

Havendo a seguinte restrio: Px Qx + Py Qy + ... = R (a renda monetria do indivduo)

3.4 O EFEITO SUBSTITUIO E O EFEITO RENDA O movimento de um ponto de equilbrio do consumidor para outro pode provocar um efeito substituio e um efeito renda. O efeito substituio diz que, quando o preo de uma mercadoria cai, o indivduo substitui esta mercadoria por outra (que manteve seu preo inalterado). Este efeito substituio opera de modo a elevar a quantidade procurada da mercadoria cujo preo caiu. O efeito renda pode ser expresso como se segue. Se o preo de uma mercadoria cai, o poder aquisitivo do indivduo com renda monetria constante sobe. Em outras palavras, sua renda real sobe. Quando isso ocorre, o indivduo tende a comprar mais da mercadoria cujo preo caiu. Se a mercadoria um bem normal, ou menos, se um bem inferior.

3.5 EXEMPLO As duas primeiras colunas da Tabela a seguir referem-se utilidade total hipottica para um indivduo (UT), programada a partir do consumo de vrias quantidades alternativas da mercadoria X por unidade de tempo. (A utilidade ser suposta mensurvel em termos de uma unidade fictcia que chamaremos til.) observe que at um determinado ponto, como o indivduo consome mais unidades de X por unidade de tempo, UT x cresce. As colunas (1) e (3) ta Tabela nos do esta utilidade marginal do indivduo (UM) num quadro para a mercadoria X. Cada valor da coluna (3) obtido pela subtrao dos dois valores sucessivos da coluna (2). Por exemplo, se o consumo individual da mercadoria X vai de zero unidades at 1 unidade, a UTx vai de zero tiles a 10 tiles, o que nos d uma UMx de 10 tiles. Similarmente, se o consumo de X crescer de uma unidade para duas unidades, UTx cresce de 10 para 18, dando-nos uma UMx de 8. Observe que, medida que este indivduo consome mais e mais unidades de X por unidade de tempo, UMx decresce.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 23

(1) Qx 0 1 2 3 4 5 6 7

(2) UTx 0 10 18 24 28 30 30 28

(3) UMx 10 8 6 4 2 0 -2

3.6 EXERCCIO (Resolvido em sala de aula) A Tabela a seguir fornece as escalas de UMx e UMy para um indivduo. Suponha que X e Y sejam as duas nicas mercadorias disponveis e P x = $2 enquanto Py = $1; a renda do indivduo $12 por perodo de tempo, e completamente gasta. (Observe que podemos sempre expressar os preos e as quantidades em nmeros inteiros, escolhendo unidades adequadas.) Com o contnuo decrscimo de UM, a UT pode ser maximizada, ao mesmo tempo que maximizamos a utilidade recebida, gastando-se um real na unidade de tempo. Assim, o indivduo pode gastar o primeiro e o segundo reais de sua renda para comprar a primeira e a segunda unidade de Y. Ele estar recebendo ento um total de 21 tiles. Se ele gasta os primeiros dois reais de sua renda na compra da primeira unidade de X, ele receber apenas 16 tiles. Seu terceiro e quarto reais podem ser gastos na compra de uma terceira e quarta unidades de Y. Disto ele recebe um total de 17 tiles. Um indivduo poderia gastar seu quinto e sexto reais na compra da primeira unidade de X e seu stimo e oitavo reais na compra de uma segunda unidade de X. Receberia ento, respectivamente, 16 e 14 tiles. O nono e dcimo reais podem ser usados na compra de uma quinta e sexta unidades de Y, proporcionando um total de 13 tiles. O indivduo pode ainda gastar seus dois ltimos reais comprando a terceira unidade de X (quando receberia 12 tiles) ao invs de comprar a stima e oitava unidades de Y (quando receberia ento somente 9 tiles). Q 1 2 3 4 5 6 7 8
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

UMx 16 14 ( 12 ) 10 8 6 4 2

UMy 11 10 9 8 7 (6) 5 4
24

A utilidade total geral recebida pelo indivduo 93 tiles (obtida pela adio das utilidades marginais das trs primeiras unidades de X e das primeiras 6 unidades de Y. Isto representa a utilidade mxima que o indivduo pode receber de seus gastos. Se o indivduo gasta sua renda de outra forma, a utilidade total obtida ser menor. No ponto Qx = 3, Qy = 6, as duas condies para o equilbrio do consumidor so simultaneamente satisfeitas;

ou

P x Q x + P y Qy = R

ou

$2 x 3 + $1 x 6 = $12

Isto , a UM do ltimo real em X (6 tiles) iguala a UM do ltimo real gasto em Y, e a quantidade de dinheiro gasta em X ($6) mais a quantidade gasta em Y ($6) iguala exatamente a renda individual (de $12). As mesmas duas condies gerais teriam que ser satisfeitas para o indivduo, para estar em equilbrio, se ele comprasse mais de duas mercadorias. Se agora permitirmos a Px cair de $2 para $1, este indivduo no estar mais em condio de equilbrio. A UM do ltimo real gasto em X (para a compra da terceira unidade de X) agora lhe d 12 tiles enquanto o ltimo real gasto em Y (na compra da sexta unidade de Y) lhe d somente 6 tiles. Com o objetivo de atingir um novo ponto de equilbrio, ete indivduo deve comprar mais unidades de X. Assim que ele o fizer, UM x cair. Este indivduo atinge um novo ponto de equilbrio quando compra 6 unidades de X a P x = $1.

ou

P x Q x + P y Qy = R

ou

$1 x 6 + $1 x 6 = $12

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

25

4
DEMANDA, OFERTA E EQUILBRIO DE MERCADO
4.1 DEMANDA DE MERCADO 4.1.1 Conceito A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou servio que os consumidores desejam adquirir em determinado perodo de tempo. A procura depende de variveis que influenciam a escolha do consumidor. So elas: o preo do bem ou servio, o preo dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferncia do indivduo. Para estudar-se a influncia isolada dessas variveis utiliza-se a hiptese do coeteris paribus, ou seja, considera-se cada uma dessas variveis afetando separadamente as decises do consumidor. 4.1.2 Relao entre quantidade procurada e preo do bem: a lei geral da demanda H uma relao inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preo do bem. a chamada lei geral da demanda. Essa relao quantidade procurada/preo do bem pode ser representada por uma escala de procura (Tabela 4.1), curva de procura ou funo demanda. Tabela 4.1 Escala de procura Alternativas de preo ($) 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 Quantidade demandada 11.000 9.000 6.000 4.000 2.000

Outra forma de apresentar essas diversas alternativas pela curva de procura (Figura 4.1). Para tanto, traamos um grfico com dois eixos, colocando no eixo vertical os vrios preos P, e no horizontal as quantidades demandadas Q. Assim:

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

26

10,00

8,00

6,00

4,00

2,00

2.000

4.000

6.000

8.000

10.000

Figura 4.1 Curva de procura do bem X. Os economistas supem que a curva ou a escala de procura revelam as preferncias dos consumidores, sob a hiptese de que esto maximizando sua utilidade, ou grau de satisfao no consumo daquele produto. Ou seja, subjacente curva h toda uma teoria de valor, que envolve, como vimos, os fundamentos psicolgicos do consumidor. A curva de procura inclina-se de cima para baixo, no sentido da esquerda para a direita, refletindo o fato de que a quantidade procurada de determinado produto varia inversamente com relao a seu preo, coeteris paribus. Matematicamente, a relao entre a quantidade demandada e o preo de um bem ou servio pode ser expressa pela chamada funo demanda ou equao da demanda: Qd = f (P) em que: Qd = quantidade procurada de determinado bem ou servio, num dado perodo de tempo. P = preo do bem ou servio. A expresso Qd = f (P) significa que a quantidade demandada Qd uma funo f do preo P, isto , depende do preo P. A curva de demanda negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores: o efeito substituio e o efeito renda. Se o preo de um bem aumenta, a queda da quantidade demandada ser provocada por esses dois efeitos somados: a) Efeito substituio: se um bem A possui um bem substituto B, ou seja, outro bem similar que satisfaa a mesma necessidade, quando o preo do bem A aumenta, o consumidor passa a adquirir o bem substituto (o bem B), reduzindo assim a demanda do bem A. Exemplo: se o preo da caixa de fsforos subir demasiadamente, os consumidores passaro a demandar isqueiros, reduzindo assim sua demanda por fsforos. b) Efeito renda: quando aumenta o preo de um bem A, tudo o mais constante (renda do consumidor e preos de outros bens estando constantes), o consumidor
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 27

perde poder aquisitivo, e a demanda por esse produto (A) diminui. Assim, embora seu salrio monetrio no tenha sofrido nenhuma alterao, seu salrio real, em termos de poder de compra, foi corrodo. 4.1.3 Outras variveis que afetam a demanda de um bem Efetivamente, a procura de uma mercadoria no influenciada apenas por seu preo. Existe uma srie de outras variveis que tambm afetam a procura. Para a maioria dos produtos, a procura ser tambm afetada pela renda dos consumidores, pelo preo dos bens substitutos (ou concorrentes), pelo preo dos bens complementares e pelas preferncias ou hbitos dos consumidores. Se a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto tambm, temos um bem normal. Existe tambm uma classe de bens que so chamados bens inferiores, cuja demanda varia em sentido inverso s variaes da renda; por exemplo, se o consumidor ficar mais rico, diminuir o consumo de carne de segunda e aumentar o consumo de carne de primeira. Temos ainda o caso de bens de consumo saciado, quando a demanda do bem no influenciada pela renda dos consumidores (como arroz, farinha, sal). A demanda de um bem ou servio tambm pode ser influenciada pelos preos de outros bens e servios. Quando h uma relao direta entre preo de um bem e quantidade de outro, eles so chamados de bens substitutos ou concorrentes, ou ainda sucedneos. Por exemplo, um aumento no preo da carne deve elevar a demanda de peixe, tudo o mais constante. Quando h uma relao inversa entre o preo de um bem e a demanda de outro, eles so chamados de bens complementares (por exemplo, quantidade de automveis e preo da gasolina, quantidade de camisas sociais e preo das gravatas). Finalmente, a demanda de um bem ou servio tambm sofre a influncia dos hbitos e preferncias dos consumidores. Os gastos em publicidade e propaganda objetivam justamente aumentar a procura de bens e servios influenciando preferncias e hbitos. Alm das variveis anteriores, que se aplicam ao estudo da procura pela maior parte dos bens, alguns produtos so afetados por fatores mais especficos, como efeitos sazonais e localizao do consumidor, ou fatores mais gerais, como condies de crdito, perspectivas da economia, congelamentos ou tabelamentos de preos e salrios.

4.1.4 Distino entre demanda e quantidade demandada Embora tendam a ser utilizados como sinnimos, esses termos tm significados diferentes. Por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possveis preos a determinadas quantidades. Por quantidade demandada devemos compreender um ponto especfico da curva relacionando um preo a uma quantidade. Na Figura 4.2, a demanda est indicada pela reta indicada pela letra D; j a quantidade procurada relacionada ao preo P0 Q0. Caso o preo do bem aumentasse para P1, haveria uma diminuio na quantidade demandada, no na demanda. Ou seja, as alteraes da quantidade demandada ocorrem ao longo da prpria curva de damanda (reta D).

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

28

P P1 P0 B A

Q1

Q2

Figura 4.2 Alterao na quantidade demandada Suponhamos que aogra a curva da procura inicial (Figura 4.3) fosse a reta indicada pela letra D0. Sendo o bem superior, caso houvesse um aumento na renda dos consumidores, a curva da procura D0 iria se deslocar para a direita, o que estaria indicando que, aos mesmos preos, por exemplo, P0, o consumidor estaria disposto a adquirir maiores quantidades do bem, passando de Q0 para Q2, A nova curva de demanda representada pela reta D1. P P1 P0 D0 Q1 Q0 Q 3 Q2 D1 Q

Figura 4.3 Alterao na demanda

Antes do aumento da renda Ao preo P0, o consumidor pode comprar Q0 Ao preo P1, o consumidor pode comprar Q1

Aps o aumento da renda Ao mesmo preo P0, o consumidor pode Comprar Q2 Ao mesmo preo P1, o consumidor pode Comprar Q3

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

29

Dessa forma, movimentos da quantidade demandada ocorrem ao longo da prpria curva, devido a mudanas no preo do bem. Quando a curva de procura se desloca (em virtude de variaes da renda ou de outras variveis, que no o preo do bem), temos uma mudana na demanda (e no na quantidade demandada). 4.2 OFERTA DE MERCADO Pode-se conceituar oferta como as vrias quantidades que os produtores dessem oferecer ao mercado em determinado perodo de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vrios fatores; dentre eles, de seu prprio preo, do preo (custo) dos fatores de produo e das metas ou objetivos dos empresrios. Diferentemente da funo demanda, a funo oferta mostra uma correlao direta entre quantidade ofertada e nvel de preos, coeteris paribus. a chamada lei geral da oferta. Podemos expressar uma escala de oferta de um bem X, ou seja, dada uma srie de preos, quais seriam as quantidades ofertadas a cada preo: Tabela 4.2 Escala de oferta Preo ($) 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 Essa escala pode ser expressa graficamente; Quantidade ofertada 1.000 3.000 6.000 8.000 10.000

10,00 8,00 4,00 2,00

2.000

4.000

6.000

8.000

10.000

Figura 4.4 Curva de oferta do bem X


Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 30

Matematicamente, a funo ou equao da oferta dada pela expresso: Qo = f (P) Em que: Qo = quantidade ofertada de um bem ou servio, num dado perodo. P = preo do bem ou servio. A relao direta entre a quantidade ofertada de um bem e o preo desse bem deve-se ao fato de que, um aumento do preo de mercado estimula as empresas a elevar a produo; novas empresas sero atradas, aumentando a quantidade ofertada do produto. Alm do preo do bem, a oferta de um bem ou servio afetada pelos custos dos fatores de produo (matrias-primas, salrios, preo da terra), por alteraes tecnolgicas e pelo aumento do nmero de empresas no mercado. Parece claro que a relao entre a oferta e o custo dos fatores de produo seja inversamente proporcional. Por exemplo, um aumento dos salrios ou do custo das matrias-primas deve provocar uma retrao da oferta do produto. A relao entre a oferta e nvel de conhecimento tecnolgico diretamente proporcional, dado que melhorias tecnolgicas promovem melhorias da produtividade no uso dos fatores de produo, e portanto aumento da oferta. Da mesma forma, h uma relao direta entre a oferta de um bem ou servio e o nmero de empresas ofertantes do produto no setor. 4.2.1 Oferta e quantidade ofertada Como no caso da demanda, tambm devemos distinguir entre a oferta e a quantidade ofertada de um bem. A oferta refere-se escala (ou toda a curva), enquanto a quantidade ofertada diz respeito a um ponto especfico da curva de oferta. Assim, um aumento no preo do bem provoca um aumento da quantidade ofertada, coeteris paribus (movimento ao longo da curva diagrama a), enquanto uma alterao nas outras variveis (como nos custos de produo ou no nvel tecnolgico) desloca a oferta (isto , a curva de oferta). Por exemplo, um aumento no custo das matrias-primas provoca uma queda na oferta: mantido o mesmo preo P0 (isto , coeteris paribus), a empresas so obrigadas a diminuir a produo (diagrama b). Por outro lado, uma diminuio no preo dos insumos, ou uma melhoria tecnolgica na utilizao dos mesmos, ou ainda um aumento no nmero de empresas no mercado, conduz a um aumento da oferta, dados os mesmos preos praticados, deslocando-se, desse modo, a curva de oferta para a direita (diagrama c).

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

31

(a) Aumento na quantidade ofertada P P1 P0 Q0 (b)Diminuio da oferta P P0 O1 O0 P P0 Q1 Q (c) Aumento da oferta O0 O1 O

Figura 4.5 Alterao da quantidade ofertada e da oferta 4.3 EQUILBRIO DE MERCADO 4.3.1 A lei da oferta e da procura: tendncia ao equilbrio A interao das curvas de demanda e de oferta determina o preo e a quantidade de equilbrio de um bem ou servio em um dado mercado. Seja a Tabela 4.3 representativa da oferta e da demanda do bem X. Tabela 4.3 Oferta e demanda do bem X Preo ($) 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 Quantidade Procurada Ofertada 11.000 1.000 9.000 6.000 4.000 2.000 3.000 6.000 8.000 10.000 Situao de mercado Excesso de procura (escassez de oferta) Excesso de procura (escassez de oferta) Equilbrio entre oferta e procura Excesso de oferta (escassez de procura) Excesso de oferta (escassez de procura)
32

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

Como se observa na Tabela 4.3, existe equilbrio entre oferta e demanda do bem X quando o preo igual a 6,00 unidades monetrias. Graficamente: P 10,00 8,00 6,00 E D O

3,00 1,00 2.000 4.000 6.000 9.000 11.000 Q

Figura 4.6 Equilbrio de mercado

Na interseo das curvas de oferta e demanda (ponto E), teremos o preo e a quantidade de equilbrio, isto , o preo e a quantidade que atendem s aspiraes dos consumidores e dos produtores simultaneamente. Se a quantidade ofertada se encontrar abaixo daquela de equilbrio E, teremos uma situao de escassez do produto. Haver uma competio entre os consumidores, pois as quantidades procuradas sero maiores que as ofertadas. Formar-se-o filas, o que forar a elevao dos preos, at atingir-se o equilbrio, quando as filas cessaro. Analogamente, se a quantidade ofertada se encontrar acima do ponto de equilbrio E, haver um excesso ou excedente de produo, um acmulo de estoques no programado do produto, o que provocar uma competio entre os produtores, conduzindo a uma reduo dos preos, at que se atinja o ponto de equilbrio. Com se observa, quando h competio tanto de consumidores como de ofertantes, h uma tendncia natural no mercado para se chegar a uma situao de equilbrio estacionrio sem filas e sem estoques no desejados pelas empresas. Desse modo, se no h obstculos para a livre movimentao dos preos, ou seja, se o sistema de concorrncia pura ou perfeita, ser observada essa tendncia natural de o preo e a quantidade atingirem determinado nvel desejado tanto pelos consumidores como pelos ofertantes. Para que isso ocorra, necessrio que no haja interferncia nem do governo nem de foras oligoplicas, que normalmente impedem quedas de preos dos bens e servios.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

33

4.3.2 Deslocamento das curvas de demanda e oferta Como vimos, existem vrios fatores que podem provocar deslocamentos das curvas de oferta e demanda, com evidentes mudanas do ponto de equilbrio. Suponhamos, por exemplo, que o mercado do bem X (um bem normal, no inferior) esteja em equilbrio. O preo de equilbrio inicial P0 e a quantidade, Q0 (ponto A).
Preo do bem x

D0 P1 P0

D1 O B A

Q0 Figura 4.7 Deslocamento do ponto de equilbrio

Q1

Quantidade

do bem x

Se, por hiptese, os consumidores obtm um aumento de renda real (aumento de poder aquisitivo), a demanda do bem X, aos mesmos preos anteriores, ser maior. Isso significa um deslocamento da curva de demanda para a direita, para D 1. Assim, ao preo P0 teremos um excesso de demanda, que provocar um aumento de preos at que o excesso de demanda acabe. O novo equilbrio se dar ao preo P1 e quantidade Q1 (ponto B). Da mesma forma, um deslocamento da curva de oferta afetar a quantidade de mercado e o preo de equilbrio. Suponha, para exemplificar, que haja uma diminuio dos preos das matrias-primas usadas na produo do bem X. Consequentemente, a curva de oferta do bem X se deslocar para a direita, e, por raciocnio anlogo ao anterior, o preo de equilbrio se tornar menor e a quantidade maior. O leitor poder, como exerccio, construir o grfico para esse caso. 4.4 INTERFERNCIA DO GOVERNO NO EQUILBRIO DE MERCADO O governo intervm na formao de preos de mercado, quando fixa impostos, d subsdios, estabelece os critrios de reajuste do salrio mnimo, fixa preos mnimos para produtos agrcolas, decreta tabelamentos ou, ainda, congela preos e salrios. 4.4.1 estabelecimento de impostos Embora seja tratado nos captulos de Macroeconomia o papel do governo por meio
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 34

dos instrumentos da poltica tributria, interessante observar o enfoque microeconmico da tributao, que ressalta a questo da incidncia do tributo, ou seja, sabido que quem recolhe a totalidade do tributo a empresa, mas isso no quer dizer que ela quem efetivamente o paga. Assim, saber sobre quem recai efetivamente o nus do tributo uma questo da maior importncia na anlise dos mercados. Os tributos podem ser impostos, taxas ou contribuies de melhoria. Os impostos dividem-se em: Impostos indiretos: impostos incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas. Exemplos: Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Impostos diretos: impostos incidentes sobre a renda e o patrimnio. Exemplos: Imposto de Renda (IR) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Entre os impostos indiretos destacamos: Imposto especfico: o valor do imposto fixo, qualquer que seja o valor da unidade vendida. Exemplo: para cada carro vendido, recolhe-se, a ttulo de imposto, R$ 5.000 ao governo (esse valor fixo e independe do valor do automvel). Imposto ad valorem: um percentual (alquota) aplicado sobre o valor da venda. Exemplo: supondo a alquota do IPI sobre automveis de 10%, se o valor do automvel for de R$ 50.000, o valor do IPI ser de R$ 5.000; se seu valor aumentar para R$ 60.000, o valor do IPI ser de R$ 6.000; Assim, como se pode notar, a alquota permanece inalterada em 10%, enquanto o valor do imposto varia com o preo do automvel.

No Brasil, h poucos impostos especficos, sendo a quase-totalidade dos impostos incidentes sobre o consumo do gnero ad valorem. No ato do recolhimento, um aumento de impostos representa um aumento de custos de produo para a empresa. se ela quiser continuar vendendo as mesmas quantidades anteriores, ter de elevar o preo de seu produto, ou seja, procurar repassar o imposto para o consumidor. Caso contrrio, ter de reduzir seu volume de produo. A proporo do imposto paga por produtores e consumidores a chamada incidncia tributria, que mostra sobre quem recai efetivamente o nus do imposto13.

13

H uma diferena entre o conceito jurdico e o conceito econmico de incidncia. Do ponto de vista legal, a incidncia refere-se a quem recolhe o imposto aos cofres pblicos; do ponto de vista econmico, diz respeito a quem arca efetivamente com o nus. Normalmente os impostos indiretos so recolhidos pelas empresas, mas elas repassam parte do imposto, aumentando o preo do produto e assim onerando o consumidor final.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

35

5
ESTRUTURAS DE MERCADO14
5.1 INTRODUO Pretendemos neste item estudar a maneira pela qual se determinam os preos dos produtos e as quantidades que sero produzidas nos diversos mercados de uma economia. Tais mercados, por sua vez, esto estruturados de maneira diferenciada em funo de dois fatores principais: nmero de firmas produtoras atuando no mercado e a homogeneidade ou diferenciao dos produtos da firma. Tendo isso em vista, podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e servios da seguinte forma: Concorrncia perfeita: uma situao de mercado na qual o nmero de compradores e vendedores to grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preo. Alm disso, os produtos de todas as empresas no mercado so homogneos. Monoplio: uma situao de mercado em que uma nica firma vende um produto que no tenha substitutos prximos. Concorrncia monopolstica: uma situao de mercado na qual existem muitas empresas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos prximos entre si. Oligoplio: uma situao de mercado em que um pequeno nmero de empresas domina o mercado, controlando a oferta de um produto que pode ser homogneo ou diferenciado. Apresentaremos, a seguir, uma anlise (de curto prazo) a respeito da concorrncia perfeita e do monoplio. Devido natureza introdutria deste texto, a concorrncia monopolstica e o oligoplio no sero objeto de estudo, sendo indicadas to-somente suas caractersticas bsicas.

5.2 CONCORRNCIA PERFEITA A primeira estrutura de mercado a ser analisada denomina-se concorrncia perfeita. uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parmetro para o estudo das outras estruturas de mercado. Trata-se de uma construo terica. Apesar disso, algumas aproximaes dessa situao de mercado podero ser encontradas no mundo real, como o caso dos mercados de vrios produtos agrcolas.

14

Adaptado de PASSOS, Carlos Roberto \M., NOGAMI, Otto. Princpios de Economia. So Paulo: Pioneira, 2000.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

36

5.2.1 Hipteses Bsicas do Modelo de Concorrncia Perfeita As hipteses nas quais o modelo de concorrncia perfeita se baseia so as seguintes: a) Existncia de um grande nmero de compradores e de vendedores Existe um nmero to grande de compradores e vendedores, sendo cada comprador ou vendedor to pequeno em relao ao tamanho do mercado que nenhum deles, atuando isoladamente, consegue influenciar o preo da mercadoria. Para exemplificar, suponhamos que o mercado de um produto qualquer seja composto, pelo lado da oferta, por 1.000 empresas, cada qual produzindo 2.000 toneladas desse bem, totalizando uma oferta conjunta de 2 milhes de toneladas. Suponhamos ainda que, pelo lado da procura, existam 10.000 compradores, cada qual adquirindo 200 Kg desse produto. Se uma das empresas resolvesse dobrar sua produo, a oferta total aumentaria em apenas 0,10%, o que no seria bastante para exercer impacto sobre o preo de mercado. Se, por outro lado, um dos compradores resolvesse deixar de comprar esse produto, as vendas cairiam em 0,01%, o que tambm seria insuficiente para alterar o preo desse bem. Isso evidencia o fato de que compradores e vendedores, isoladamente, no incapazes de exercer influncia sobre o preo do que est sendo comprado ou vendido. Por esta razo, diz-se que eles so tomadores de preo, ou seja, o preo um dado fixado tanto para empresas quanto para consumidores. b) Os Produtos so homogneos Em um mercado de concorrncia perfeita os produtos colocados no mercado pelas empresas so homogneos, ou seja, so perfeitos substitutos entre si. Como resultado, os compradores so indiferentes quanto empresa da qual eles iro adquirir o produto. c) Livre Entrada e Sada de Empresas Inexistem barreiras legais e econmicas tanto para a entrada quanto para a sada de empresas no mercado. Pressupe-se, portanto, a inexistncia de direitos de propriedades e patentes que possibilitem a uma empresa ou grupo de empresas controlar a entrada de novas empresas no mercado. Se tal controle ocorrer a concorrncia estar limitada e o mercado no sero perfeitamente competitivo. Igualmente, inexistem barreiras legais entrada e sada resultantes da ao governamental, tais como a exigncia de determinadas condies para o estabelecimento de empresas em muitos mercados e que acabam resultando em imperfeies da concorrncia. Finalmente, barreiras econmicas tais como a necessidade de grandes investimentos acabam por inviabilizar a entrada de novas empresas no mercado. Por esse motivo pressupe-se a inexistncia de tais obstculos. d) Transparncia de Mercado Essa hiptese garante que tanto compradores quanto vendedores tm informao perfeita sobre o mercado: ambos conhecem a qualidade do produto e seu preo vigente. Os vendedores conhecem tambm os custos e lucros de seus concorrentes. Assim que, pelo fato de inexistir desinformao, nenhum comprador estar disposto a adquirir um produto por um preo superior ao vigente, pelo mesmo motivo, nenhum vendedor estar disposto a vender seu produto por um preo inferior ao de mercado.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

37

5.2.2 A Curva de Demanda para uma Firma em Concorrncia Perfeita Em um mercado operando em regime de concorrncia perfeita, o preo de um bem ser determinado pela interseo entre as curvas de oferta de mercado e demanda de mercado. Consideremos, ento, um produto qualquer, com as escalas de demanda e oferta de mercado dadas pelo Quadro 1. Quadro 1 Escalas de Oferta e Demanda de Mercado Preo (R$) 50,00 40,00 30,00 20,00 10,00 Quantidade Demandada 20.000 40.000 60.000 80.000 100.000 Quantidade Ofertada 100.000 80.000 60.000 40.000 20.000

O grfico correspondente dado pela Figura 1 Parte 1. A demanda de mercado representada por DM e a oferta de mercado por OM. O equilbrio de mercado determinado pelo preo de R$ 30,00, quando a quantidade que todas as firmas desejam produzir exatamente igual quantidade que todas as firmas desejam produzir exatamente igual quantidade que os consumidores desejam comprar, isto , 60.000 unidades (ponto E). Figura 1 A Derivao da Curva de Demanda para uma Firma em Concorrncia Perfeita
Parte 1 Determinao do Preo de Mercado Parte 2 Curva de Demanda para uma das Empresas

P
60,00 50,00 40,00 30,00 20,00 10,00 DM 0 20000 40000 60000 80000 100000 E OM

P
60,00 50,00 40,00 30,00 20,00 10,00 0 D

200

300

400

500

600

O aspecto mais relevante para uma firma em um mercado puramente competitivo o fato de que ela tem de subordinar-se aos preos de equilbrio de mercado. Em nosso
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 38

exemplo, o preo de equilbrio de mercado de R$ 30, e um parmetro dado para a empresa. se o preo um dado para a empresa, isso significa dizer que a procura do produto para a empresa infinitamente elstica, ou seja, uma reta horizontal ao nvel do preo do produto no mercado. Essa curva de demanda para a empresa pode ser visualizada a partir da Figura 1 Parte 2. Verificamos ento que ao preo de R$ 30 a empresa poder vender tantas unidades quantas conseguir produzir com as instalaes de que dispe. O preo de mercado ser o nico preo pelo qual a empresa vender seu produto. Isto porque se a firma resolver aumentar seu preo no conseguir vendar nada, pois dadas as hipteses de produto homogneo e transparncia de mercado, os consumidores passaro a comprar de outras firmas. A empresa tambm no ir cobrar abaixo do preo de mercado, uma vez que isso implicaria em perdas desnecessrias de receita, uma vez que, como j vimos, ela pode vender a quantidade que quiser ao preo de mercado. 5.3 RECEITA DE UMA FIRMA EM CONCORRNCIA PERFEITA 5.3.1 Receita Total (RT) Em concorrncia perfeita, o preo cobrado por uma empresa no variar, qualquer que seja o volume de vendas. Por essa razo qualquer empresa que se encontre em um mercado perfeitamente competitivo poder calcular a receita total atravs da multiplicao do preo cobrado pela quantidade vendida. Em termos analticos a receita total dada por: RT = P . Q onde: RT = Receita Total da firma P = preo de venda de produto Q = quantidade vendida 5.3.2 Receita Mdia (RMe) Entende-se por receita mdia a receita que a firma receber por unidade vendida da mercadoria. Ela o resultado do quociente entre a receita total e a quantidade vendida do produto. Em termos analticos a receita mdia dada por:

como

RT = P . Q

ento

e finalmente
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

RMe = P
39

5.3.3 Receita Marginal (RMg) A receita marginal definida como sendo a variao na receita total decorrente do acrscimo de uma unidade no produto vendido, isto :

Onde: RMg = Receita Marginal RT = Variao na Receita Total, e Q = Variao na Quantidade A Receita Marginal, em concorrncia perfeita, ser exatamente igual receita mdia e ao preo de mercado. Logo, RMg = P = RMe. Vejamos exemplo mostrado no quadro 2, a seguir: Quadro 2 Receita Total, Mdia e Marginal (1) Preo de Mercado (2) Nvel de Produo e Vendas Q 0 1 2 3 4 5 6 (3) Receita Total (1).(2) (4) Receita Mdia (3)(2) (5) Receita Marginal

P (R$) 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00

RT 0 10,00 20,00 30,00 40,00 50,00 60,00

RMe 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00

RMg 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00

5.4 CUSTOS DE PRODUO 5.4.1 Custos Fixos (CF) Os custos fixos esto associados ao emprego dos fatores de produo fixos. Incluem certos tipos de impostos, aluguel de prdios, pagamentos de juros, seguros, custos de conservao, depreciao, certos tipos de ordenados etc. Os custos fixos dizem respeito s despesas nas quais a firma ter de incorrer, quer a empresa produza ou no, e sero sempre iguais, quaisquer que sejam os nveis de produo. 5.4.2 Custos Variveis (CV) Os custos variveis, por sua vez, dizem respeito aos pagamentos que a firma ter de
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 40

efetuar pela utilizao de fatores de produo variveis. Os custos variveis variam de acordo com o volume de produo da empresa, e incluem itens tais como despesas com metrias-primas, energia eltrica, mo-de-obra etc. Esses custos sero zero quando no houver produo (uma vez que, nesse caso, nada se emprega de fator varivel) e aumentaro medida que a produo aumentar. Por exemplo, quanto maior a produo de uma confeco, maior quantidade de tecido ela ter de comprar e, consequentemente, maiores sero seus custos com esse fator de produo. 5.4.3 Custo Total (CT) o custo de produo total associado a cada possvel nvel de produto. Ele dado pela soma dos custos fixos mais os custos variveis. claro que, se a produo for zero, o Custo Total ser igual ao Custo Fixo. Algebricamente: CT = CF + CV 5.4.4 Custo Fixo Mdio (CFMe) o Custo Fixo dividido pela quantidade produzida:

5.4.5 Custo Varivel Mdio (CVMe) o Custo Varivel dividido pela quantidade produzida:

5.4.6 Custo Mdio (CMe) O Custo mdio obtido atravs da diviso do Custo Total pelo volume de produo:

5.4.7 Custo Marginal (CMg) o acrscimo no custo total resultante do acrscimo de uma unidade na produo. Isso significa que o custo marginal corresponde ao custo adicional em que se incorre ao produzir-se mais uma unidade do produto. Ele dado pela seguinte expresso:

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

41

5.5 A MAXIMIZAO DO LUCRO NO CURTO PRAZO: ABORDAGEM TOTAL No curto prazo, uma firma operando em um mercado de concorrncia perfeita maximizar o seu lucro total (LT) ao nvel de produo em que a diferena entre a receita total (RT) e os custos totais (CT) for mxima. O Quadro 3 contm dados relativos a uma firma operando em concorrncia perfeita. O preo de mercado do produto est na coluna ( 1 ) e, por hiptese, ser de R$ 10 por unidade. A coluna ( 2 ) representa o nvel de produo e vendas da firma. A coluna ( 3 ) nos d os valores de receita total, e obtida atravs do produto das colunas ( 1 ) e ( 2 ). As colunas ( 4 ) e ( 5 ) e ( 6 ) nos fornecem os valores de custo fixo, custo varivel e custo total, respectivamente. A coluna ( 7 ) finalmente, nos fornece o lucro total, dado pela diferena entre a receita total e os custos totais. Verificamos, ento, que o lucro mximo de R$ 15 e ocorre com uma produo de 7 ou 8 unidades. A razo pela qual h dois nveis que maximizam o lucro que estamos trabalhando com unidades discretas. Faremos, ento, a suposio de que a firma sempre ir optar pelo maior dos dois nveis de produo maximizadores de lucros. Quadro 3 Receita, Custos e Lucro para uma Firma em Concorrncia Perfeita (1) Preo de Mercado (2) Nvel de Produo e Vendas Q 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (3) Receita Total (1)x(2) RT (R$) 0 10,00 20,00 30,00 40,00 50,00 60,00 70,00 80,00 90,00 100,00 (4) Custo Fixo (5) Custo Varivel (6) Custo Total (4)+(5) CT (R$) 30,00 34,00 37,00 39,00 41,50 44,50 48,50 55,00 65,00 81,00 105,00 (7) Lucro Total (3)(6) LT (R$) -30,00 -24,00 -17,00 -9,00 -1,50 5,50 11,50 15,00 15,00 9,00 -5,00

P (R$) 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00

CF (R$) 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00 30,00

CV (R$) 0 4,00 7,00 9,00 11,50 14,50 18,50 25,00 35,00 51,00 75,00

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

42

5.6 A MAXIMIZAO DO LUCRO NO CURTO PRAZO ABORDAGEM MARGINAL Vamos, nesta seo, analisar a maximizao do lucro pela firma atravs do enfoque marginal. Para tanto, vamos nos utilizar dos valores constantes do Quadro 4. Quadro 4 Receita Marginal, Custo Marginal, Custo Mdio e Lucro
(1) Preo de Mercado (2) Nvel de Produo e Vendas (3) Receita Total (1) x (2) (4) Receita Marginal (5) Custo Total (6) Custo Marginal (7) Custo Mdio (5) (2) (8) Lucro por Unidade (1) - (7) (9) Lucro Total (8) x (2)

P (R$) 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00

Q 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

RT (R$) 0 10,00 20,00 30,00 40,00 50,00 60,00 70,00 80,00 90,00 100,00

RMg (R$) 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00

CT (R$) 30,00 34,00 37,00 39,00 41,50 44,50 48,50 55,00 65,00 81,00 105,00

CMg (R$) 4,00 3,00 2,00 2,50 3,00 4,00 6,50 10,00 16,00 24,00

CMe (R$) 34,00 18,50 13,00 10,38 8,90 8,08 7,86 8,13 9,00 10,50

LUNID. - 24,00 - 8,50 - 3,00 - 0,38 1,10 1,82 2,24 1,87 1,00 - 0,50

LT (R$) - 30,00 - 24,00 - 17,00 - 9,00 - 1,50 5,50 11,50 15,00 15,00 9,00 - 5,00

A pergunta que se faz a seguinte: qual o nvel de produo que ir maximizar o lucro do empresrio? Uma olhada no quadro acima nos mostra que o lucro ser mximo quando a empresa estiver produzindo sete ou oito unidades do produto. Em termos marginais o empresrio, objetivando maximizar o lucro total, produzir onde a receita marginal for igual ao custo marginal. Isso ocorrer para uma produo de 8 unidades, quando a RMg = CMg. O equilbrio de custo prazo da firma vai ser alcanado onde o custo marginal igual receita marginal. Nesse ponto o CMg = RMg = P, e o nvel de produo de 8 unidades. Analisemos com um pouco mais de cuidado esses resultados. Eles nos mostram que o empresrio sempre aumentar a produo enquanto o acrscimo de receita (RMg) for maior que o acrscimo de custo (CMg). Isso porque enquanto o acrscimo de receita for maior que o acrscimo de custo, necessariamente haver um acrscimo de lucro.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

43

5.7 O LUCRO NO CURTO PRAZO Uma empresa estar obtendo lucro, no curto prazo, sempre que o preo de mercado do produto for maior que o custo mdio de curto prazo. 5.8 O PREJUZO NO CURTO PRAZO Uma empresa incorrer em prejuzo sempre que o preo do produto foi inferior ao custo mdio de curto prazo. 5.9 QUANDO A EMPRESA DEVE FECHAR AS PORTAS? A pergunta que se faz por que em uma situao de prejuzo a empresa no interrompe a produo, fechando as suas portas, em vez de ficar perdendo dinheiro? A resposta que existem situaes em que mais vantajoso continuar produzindo, mesmo que a firma esteja operando com prejuzo. Vamos analisar no s quando tais condies ocorrem como tambm quando que a empresa realmente deve fechar suas portas. Inicialmente devemos observar que se o preo estiver abaixo do custo mdio e a firma, por decorrncia, estiver incorrendo em prejuzo, ela no dever fechar as portas, desde que o preo seja igual ou maior que o custo varivel mdio. Situao I: Empresa produzindo, mesmo que com prejuzo. Sabemos que existem dois tipos de custo no curto prazo: os custos fixos e variveis. Sabemos tambm que a produo no curto prazo no afetada pelos custos fixos, uma vez que a empresa tem de arcar com esses custos, quer ela produza ou no. Isso significa que, a curto prazo, a nica obrigao da empresa se resume em procurar cobrir seus custos variveis. Para exemplificar, imaginemos uma firma que tenha apenas dois tipos de despesas: a folha de pagamento, no valor de R$ 80 mensais e o aluguel do escritrio, com um contrato vlido por um ano, no valor de R$ 130 por ms. Nessas condies a folha de pagamento representa o custo varivel e o aluguel representa o custo fixo. Faamos ento, a suposio de que a receita mensal desse escritrio seja de R$ 100. Teremos, ento a seguinte situao: CF = R$ 130 CV = R$ 80 CT = R$ 210 RT = R$ 100 De acordo com esses valores, podemos afirmar que a firma no encerrar suas atividades, uma vez que operando ela obtm uma receita de R$ 100, e com esta receita consegue cobrir seus custos variveis, no valor de R$ 80, sobrando ainda R$ 20 para cobrir parte de seus custos fixos. Essa empresa ter, portanto, um prejuzo de R$ 110. Caso ela feche suas portas, e encerre sua produo ela no ter receita e nem custo varivel, embora tenha de continuar a pagar um aluguel no valor de R$ 130, o que implicar em um prejuzo maior do que se ela continuar a produzir. Em outras palavras, a manuteno da firma aberta minimizar o prejuzo.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 44

As alternativas entre fechar as portas e continuar produzindo so expostas a seguir: Alternativa 1: fechar as portas Custo Total = Custo Fixo = R$ 130 Receita Total = Zero Prejuzo = R$ 130 Alternativa 2: continuar a produzir Custo Total = Custo Fixo + Custo Varivel = R$ 210 Receita Total = R$ 100 Prejuzo = R$ 110 Vamos ento, que se a receita da empresa possibilitar a cobertura do custo varivel e ainda houver uma sobra, esta sobra contribuir para a cobertura de parte do custo fixo. Situao II: Ponto de fechamento da empresa Voltando ao nosso exemplo numrico, suponhamos, agora, que uma diminuio de preos provoque uma queda na receita dessa empresa de R$ 100 para R$ 80. Mesmo assim no valeria a pena fechar as portas e encerrar a produo. E por que? Porque com essa receita seria possvel cobrir todo o custo varivel, no valor de R$ 80. Como consequncia a empresa teria um prejuzo exatamente igual ao seu custo fixo, no valor de R$ 130. Entretanto, este um prejuzo com o qual ela ter de arcar, continuando ou no a produzir. A custo prazo, portanto, ela deve esperar que as condies de mercado melhorem, optando por no encerrar suas atividades. claro que se os preos continuarem baixos no longo prazo ento valer a pena encerrar a produo. Vamos, a seguir, resumir as alternativas da empresa: Alternativa 1: fechar as portas Custo Total = Custo Fixo = R$ 130 Receita Total = Zero Prejuzo = R$ 130 Alternativa 2: continuar a produzir Custo Total = Custo Fixo + Custo Varivel = R$ 210 Receita Total = R$ 80 Prejuzo = R$ 130

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

45

Situao III: Empresa encerrando suas atividades Utilizando ainda o exemplo numrico, suponhamos que a receita da empresa caia de R$ 80 para R$ 70 mensais. Se a firma continuar a operar ela ter um prejuzo de R$ 140. Se ela fechar as portas, no ter mais de arcar com o custo varivel, tendo somente de cobrir o custo fixo, no valor de R$ 130. Nesse caso, ento, ser mais interessante ela encerrar suas atividades e despedir seus empregados. As alternativas entre encerrar as atividades e continuar produzindo so expostas a seguir: Alternativa 1: fechar as portas Custo Total = Custo Fixo = R$ 130 Receita Total = Zero Prejuzo = R$ 130 Alternativa 2: continuar a produzir Custo Total = Custo Fixo + Custo Varivel = R$ 210 Receita Total = R$ 70 Prejuzo = R$ 140 Verificamos, ento, que a alternativa mais conveniente para a empresa ser, de fato, o encerramento de suas atividades.

5.10 MONOPLIO J estudamos uma estrutura de mercado composta por um grande nmero de compradores e um grande nmero de produtores, de tal forma que nenhum deles exercia influncia sobre o preo do produto. Nessa estrutura de mercado, denominada concorrncia perfeita, o preo de um produto qualquer era determinado pelas foras de oferta de mercado e demanda de mercado. Fixado esse preo, cada empresa procurava ajustar seu nvel de produo ao preo dado de modo a maximizar o lucro. Iremos, agora, analisar o comportamento dos preos e da produo em uma estrutura de mercado que o extremo oposto da concorrncia perfeita: o monoplio. O monoplio uma situao de mercado em que existe um s produtor de um bem (ou servio) que no tenha substituto prximo. Devido a isso o monopolista exerce grande influncia na determinao do preo a ser cobrado pelo seu produto. 5.10.1 Hipteses Bsicas A ocorrncia de monoplio est condicionada ao cumprimento das seguintes hipteses:
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

46

I um determinado produto suprido por uma nica empresa, II no h substitutos prximos para esse produto; e III existem obstculos (barreiras) entrada de novas firmas na indstria (nesse caso a indstria composta por uma nica empresa). Trata-se, novamente, de uma estrutura mercadolgica ideal, uma vez que fica difcil imaginar que num sistema econmico complexo e interdependente exista um produto para o qual no haja substitutos prximos. Para que um monoplio exista preciso manter os concorrentes em potencial afastados da indstria. Isso significa dizer que devem existir barreiras que impeam o surgimento de competidores, protegendo, dessa forma, a posio do monopolista. Discutiremos a seguir os principais obstculos ao ingresso de firmas concorrentes no mercado. So eles: 1) Existncia de Economias de Escala na firma monopolista implicando no surgimento do Monoplio Natural Uma firma j existente e de grandes dimenses pode suprir o mercado a custos mais baixos do que qualquer outra empresa que deseje entrar na indstria. Esse parece ser o caso das indstrias que tm uma parcela muito alta de custo fixo e custos variveis relativamente baixos. Nessas condies, os custos fixos passam a ser distribudos entre um nmero cada vez maior de unidades medida que a produo aumenta, cabendo a cada unidade uma carga cada vez menor dos custos fixos. A tendncia, ento, ter uma curva de custo mdio decrescente em uma larga faixa de produo, o que d origem quilo que denominamos de monoplio natural. Como exemplo podemos citar as companhias de energia eltrica, companhias telefnicas, de transporte ferrovirio etc. A tecnologia desses servios de tal ordem que uma vez incorridos os altos custos de instalao (como geradores de fora, trilhos e terminais ferrovirios), a expanso dos servios vai ser feita a custos mdios totais decrescentes em uma faixa de produo bastante ampla. 2) Controle sobre o fornecimento de matrias-primas Se uma empresa monopolista detm o controle sobre o fornecimento das matriasprimas essenciais a um processo produtivo ela pode bloquear o ingresso de novas firmas no mercado. 3) Proteo de patentes A posse de patentes d ao monopolista o direito nico de produzir uma particular mercadoria. Nesse sentido, tem um efeito semelhante ao controle sobre o fornecimento de matrias-primas essenciais, uma vez que impede a entrada de novas firmas na indstria. 4) Monoplio Legal Existem casos em que o Governo concede a uma empresa um direito exclusivo para ela operar, conferindo a essa empresa um status de Monoplio Legal. Em contrapartida, o
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 47

Governo pode fazer exigncias em relao quantidade e qualidade do produto e impor preos e taxas a serem cobrados. Como exemplo, podemos citar os servios de gua, eletricidade, os meios de transporte coletivo etc. Os Monoplios Legais so, portanto, de propriedade privada, sendo, porm, regulamentados pelo governo. Existem, ainda, os monoplios Estatais, que pertencem e so regulamentados pelos governos (federal, estadual e municipal). Como exemplo, podemos citar o monoplio estatal de explorao de recursos minerais estratgicos e petrleo. 5.11 CONCORRNCIA MONOPOLSTICA Como o prprio nome diz, a concorrncia monopolstica uma estrutura de mercado que contm elementos da concorrncia perfeita e do monoplio, ficando em uma situao intermediria entre essas duas formas de organizao de mercado. Da mesma forma que na concorrncia perfeita, a concorrncia monopolstica apresenta um grande nmero de empresas, cada qual respondendo por uma frao da produo total de mercado, tendo a possibilidade de ingressar na indstria ou abandon-la com relativa facilidade. O que ir diferenciar uma estrutura da outra o que enquanto em concorrncia perfeita as empresas produzem um produto homogneo, em concorrncia monopolstica as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos prximos. Na verdade, a diferenciao caracteriza a maioria dos mercados existentes. Exemplificando, no existe um tipo homogneo de perfume, de aparelhos de televiso, de restaurantes, de automveis, ou DVD. Na realidade, cada produtor procura diferenciar seu produto a fim de torn-lo nico. A diferenciao, por sua vez, pode ser real ou ilegtima. No caso da diferenciao real busca-se diferenas reais nas caractersticas do produto. Costuma-se estabelecer, por exemplo diferenas a respeito do aspecto de composio qumica, servios oferecidos por vendedores etc. No caso da diferenciao ilegtima do produto, as diferenas so superficiais, tais como marca, embalagem e design. Em outros casos pode no haver nenhuma diferena, mas consumidor pode ser levado a pensar que elas existam, normalmente como resultado de campanhas promocionais que, de maneira artificial, apontam caractersticas diferenciadoras entre os produtos. O fato de os produtos serem diferenciados que d ao produtor o poder de monoplio, uma vez que somente ele produz aquele tipo de bem. Nessas condies, a exemplo, do que ocorre no monoplio, cada produtor possui alguma liberdade para fixar seus preos. A curva de demanda ser negativamente inclinada, ou seja, redues no preo provocaro aumentos nas quantidades vendidas. Ser tambm bastante elstica, devido disponibilidade de numerosos substitutos para o produto, o que d ao consumidor outras alternativas de consumo caso ocorram aumentos de preo. A concorrncia monopolstica muito comum no setor de servios, tais como os servios prestados por academias de ginstica, sales de beleza, padarias, bares etc.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

48

5.12 OLIGOPLIO O oligoplio a forma de mercado que atualmente prevalece nas economias do mundo ocidental. Ele pode ser conceituado como sendo uma estrutura de mercado em que um pequeno nmero de empresas controla a oferta de um determinado bem (ou servio). O surgimento do oligoplio se d por razes semelhantes s do monoplio, tais como economia de escala e o controle sobre a oferta de matrias-primas e patentes. Uma das maneiras de verificar se uma indstria um oligoplio atravs da determinao do ndice de concentrao da indstria. Esse mtodo nos fornece o percentual da produo total da indstria que controlada pelos quatro (s vezes oito) maiores produtores. O oligoplio pode ser puro ou diferenciado. Ele ser considerado puro caso os concorrentes ofeream exatamente o mesmo produto homogneo (substitutos perfeitos entre si). Exemplos de oligoplios puros podem ser encontrados na indstria de cimento, de alumnio etc. Caso os produtos no sejam homogneos o oligoplio ser considerado diferenciado. Como exemplo, podemos citar a indstria automobilstica e de cigarros cujos produtos, embora semelhantes, no so idnticos (o Astra diferente do Gol, o Carlton diferente do Hollywood, e assim por diante). O oligoplio apresenta como principal caracterstica o fato de as firmas serem interdependentes. Isso decorre do pequeno nmero de firmas existentes na indstria, e significa que as firmas levam em considerao e reagem s decises quanto a preo e produo de outras firmas. So inmeras as maneiras pelas quais um oligopolista pode agir e reagir, o que impossibilitou, at agora, a construo de uma teoria geral do oligoplio. Na ausncia desta, tudo o que temos so modelos de oligoplio, cada um dos quais partindo de diferentes hipteses. Vamos, ento, caracterizar duas situaes oligopolsticas. 5.12.1 Cartis Cartel uma organizao formal de produtores dentro de um setor. Essa organizao formal determina as polticas para todas as empresas do cartel, objetivando aumentar os lucros totais do mesmo. Muitas vezes os acordos entre as firmas concorrentes so tornado pblicos; em outras, a prtica da cartelizao ocorre sem que haja qualquer documento explicitando o comportamento do cartel; existe, ainda, a concretizao do cartel de forma disfarada por intermdio de sindicatos, associaes e clubes. H muitos tipos de cartis. Em sua forma mais perfeita existe o cartel Centralizado, que determina todas as decises para todas empresas-membro. Assim, atravs de uma agncia coordenadora, organizam-se as empresas de forma que elas agem como se participassem de um grande conglomerado monopolista, possuidor de vrias fbricas. Por essa razo tal forma de conluio perfeita leva soluo de monoplio. 5.12.2 Liderana de Preos Liderana de Preo a forma de conluio imperfeito em que as empresas do setor oligopolstico decidem, sem acordo formal, estabelecer o mesmo preo, aceitando a
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 49

liderana de preo de uma empresa da indstria. Esse modelo pressupe que a liderana decorre do fato de uma das firmas rivais possuir estrutura de custos mais baixos que as demais. Por essa razo, consegue se impor como lder do grupo. De incio, os preos podem ser diferenciados. O mercado, entretanto, preferir o produto que esteja sendo oferecido a preos mais baixos. Desta forma, resta s firmas que oferecem o produto a preos mais elevados duas possibilidades: ou mantm o preo, e como consequncia so alijadas do mercado, ou ento aceitam o preo praticado pela rival de menores custos, que mais baixo, e continuam no mercado, sem maximizar seus lucros. Assim que a firma lder de preos, fica, atravs de um acordo tcito (isto , um acordo no formal), responsvel pela determinao do nvel de venda do produto. As firmas menos favorecidas em termos de preos tornam-se seguidoras dos preos fixados pela firma lder. 5.13 RESUMO DAS ESTRUTURAS DE MERCADO Apresentamos, a seguir, um quadro que resume as quatro principais estruturas de mercado, acompanhadas de suas principais caractersticas:

ESTRUTURA

Nmero de Empresas

Diferenciao do Produto Produto Homogneo Produto nico sem substituto prximo Produto Diferenciado Homogneo Ou Diferenciado

Condies de entrada e sada

Influncia sobre o preo Nenhuma (so tomadoras de preos) Forte

Exemplos

Concorrncia Perfeita

Muitas

Fcil

Alguns produtos agrcolas Servios telefnicos

Monoplio

Uma

Difcil

Concorrncia Monopolstica

Muitas

Fcil

Oligoplio

Poucas

Difcil

Comrcio varejista, Leve restaurantes, etc. Homogneo: alumnio Considervel Diferenciado: automveis

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

50

6
TAXA DE CMBIO15
6.1 CONCEITO Quando dois pases mantm relaes econmicas entre si, entram necessariamente em jogo duas moedas, exigindo que se fixe a relao de troca entre ambas. A taxa de cmbio a medida de converso da moeda nacional em moeda de outros pases. Pode, tambm, ser definida como o preo da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional. Assim, 1 dlar pode custar 3,80 reais, 1 libra pode custar 5 reais. A determinao da taxa de cmbio pode ocorrer de dois modos: Institucionalmente, pela deciso das autoridades econmicas com a fixao peridica das taxas (taxas fixas de cmbio), ou pelo Funcionamento do mercado, no qual as taxas flutuam automaticamente em decorrncia das presses de oferta e demanda de divisas estrangeiras (taxas flutuantes ou flexveis).

A demanda de divisas constituda pelos importadores, eu precisam delas para pagar suas compras no exterior, uma vez que a moeda nacional no aceita fora do pas, e tambm pela sada de capitais financeiros, pagamentos de juros, remessas de lucros, sada de turistas. A oferta de divisas realizada tanto pelos exportadores, que recebem moeda estrangeira em contrapartida a suas vendas, como pela entrada de capitais financeiros internacionais, turistas etc. Como a divisa no pode ser utilizada internamente, precisa ser convertida em moeda nacional. Uma taxa de cmbio elevada significa que o preo da divisa estrangeira est alto, ou que a moeda nacional est desvalorizada. Assim, a expresso desvalorizao cambial indica que ouve um aumento da taxa de cmbio maior nmero de reais por unidade de moeda estrangeira. A moeda nacional desvalorizada, e o dlar, por exemplo, valorizado. Por sua vez, valorizao cambial significa moeda nacional mais forte, isto , pagam-se menos reais por dlar, por exemplo, e tem-se, em consequncia, uma queda na taxa de cmbio. Nesse caso, a moeda nacional foi valorizada, e o dlar desvalorizado. Na literatura internacional, utilizam-se mais os termos apreciao e depreciao cambial, em vez de valorizao e desvalorizao. A taxa de cmbio est intimamente relacionada com os preos dos produtos exportados e importados e, consequentemente, com o resultado da balana comercial do pas. Se a taxa de cmbio se encontrar em patamares elevados, estimular as exportaes, pois os exportadores passaro a receber mais reais pela mesma quantidade de divisas derivadas da exportao; em consequncia, haver maior oferta de divisas. Por exemplo, suponhamos um taxa de cmbio de 2 reais por dlar, e que o exportador vendia 1.000 unidades de seu produto a 50 dlares cada. Seu faturamento era de 50.000 dlares, ou
15

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. So Paulo: Saraiva, 2006

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

51

100.000 reais. Se o cmbio for desvalorizado em 10%, a taxa de cmbio subir para 2,50 reais por dlar e, vendendo as mesmas 1.000 unidades, receber os mesmos 50.000 dlares, s que valendo agora 125.000 reais. Isso estimular o exportador a vender mais, aumentando a oferta de divisas. Do lado das importaes, a situao se inverte, pois se os preos dos produtos importados se elevam, em moeda nacional (os importadores pagaro mais reais pelos mesmos dlares pagos antes das importaes), haver um desestmulo s importaes e, consequentemente, uma queda na demanda por divisas. Uma taxa de cmbio sobrevalorizada (isto , a moeda nacional encontra-se valorizada) surte efeito contrrio tanto nas exportaes como nas importaes. H um desestmulo s exportaes e um estmulo s importaes. 6.2 REGIMES CAMBIAIS: TAXAS DE CMBIO FIXAS E TAXAS DE CMBIO FLUTUANTES (FLEXVEIS) De modo geral, existem dois grandes tipos de regime cambial, o de taxas fixas e o de taxas flutuantes de cmbio; 1. Taxas fixas de cmbio: o Banco Central fixa antecipadamente a taxa de cmbio, e compromete-se a comprar divisas taxa fixada. O que se ajusta a oferta e a demanda de divisas, ao valor fixado. Se a taxa foi fixada em um valor mais elevado, dizemos que houve uma desvalorizao cambial, caso contrrio, teremos uma valorizao cambial. 2. Taxas de cmbio flutuantes ou flexveis: a taxa de cmbio varia de acordo com a demanda e a oferta de divisas. Ou seja, o que se ajusta a taxa de cmbio, e o Banco Central no tem o compromisso de comprar divisas no mercado. Se a taxa de cmbio sobe tem-se uma depreciao cambial, ocorrendo uma apreciao cambial no caso inverso. Na verdade, entre os dois casos, existem regimes intermedirios, como a chamada flutuao suja ou dirty floating, na qual adotado o regime de cmbio flutuante, com o mercado determinando a taxa, mas com intervenes do Banco Central, comprando e vendendo divisas de forma a manter a taxa de cmbio em nveis adequados, sem grandes oscilaes. Outro regime intermedirio o de bandas cambiais, adotado por certo perodo no Plano Real (at janeiro de 1999), em que se admite flutuao dentro de limites fixados pelo Banco Central. Enquadra-se dentro das regras do cmbio fixo, porque permanece a obrigao do Banco Central de disponibilizar reservas para atender ao mercado, se necessrio. Ainda dentro do regime de cmbio fixo h o chamado currency board, o qual tem-se que, alm do cmbio fixado, a quantidade de moeda local varia em funo da entrada e da sada de divisas. Ou seja, a oferta de moeda fixa ancorada ao volume de reservas cambiais. Uma vantagem frequentemente apontada para a manuteno de uma taxa de cmbio relativamente fixa refere-se ao fato de que, como o comrcio exterior relativamente instvel, uma taxa d maior previsibilidade para os agentes do mercado (principalmente exportadores, importadores e devedores em dlar). Alm disso, evita aumentos de preos de produtos importados, sendo, portanto, til para controle da inflao.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 52

Entretanto, o regime de cmbio fixo apresenta algumas desvantagens importantes. Como o Banco Central obrigado a disponibilizar suas reservas, estas ficam muito vulnerveis a ataques especulativos. Como defesa, seja para atrair capital financeiro externo, seja para manter divisas no pas, o Banco Central precisa aumentar a taxa de juros. Ou seja, alm de todas as implicaes de aumento da taxa de juros sobre o setor produtivo (retrao dos investimentos, e, consequentemente, do nvel de atividade e emprego), faz com que a poltica monetria torne-se passiva, pois fica dependente da situao cambial. Em outras palavras, se o Banco Central fixa o cmbio, deixa de realizar poltica monetria. Ademais, os pases que adotam o cmbio fixo tendem a valorizar sua moeda, o que, como veremos em seguida, desestimula exportaes e estimula importaes, levando ao dficit na Balana Comercial. Com relao ao regime de cmbio flutuante, sua principal vantagem que o Banco Central no precisa disponibilizar suas reservas, o que a torna mais protegidas em face de ataques especulativos. Com isso, a poltica monetria torna-se mais independente da situao cambial. As principais desvantagens do cmbio flutuante referem-se maior dependncia da volatilidade do mercado financeiro internacional e maior dificuldade de controlar as presses inflacionrias, devido ao aumento do custo dos produtos importados. Hoje em dia, no Brasil, e em grande parte do mundo, vigora o sistema de taxa de cmbio flutuante, com o Banco Central podendo realizar intervenes espordicas no mercado cambial. Ou seja, o sistema mais frequente o de flutuao suja. O quadro abaixo resume as diferenas existentes entre os dois tipos principais de regimes cambiais. CMBIO FLUTUANTE (FLEXVEL) O mercado (oferta e demanda de divisas) determina a taxa de cmbio Banco Central no obrigado a disponibilizar as reservas cambiais. Poltica monetria mais independente do cmbio. Reservas cambiais mais protegidas de ataques especulativos. A taxa de cmbio fica muito dependente da volatibilidade do mercado financeiro nacional e internacional. Maior dificuldade de controle das presses inflacionrias devido s desvalorizaes cambiais.
53

CMBIO FIXO CARACTERSTICAS Banco Central fixa a taxa de cmbio. Banco Central obrigado a disponibilizar as reservas cambiais. DESVANTAGENS

VANTAGENS

Maior controle da inflao. (custo das importaes)

Reservas cambiais vulnerveis a ataques especulativos. A poltica monetria (taxa de juros) fica dependente do volume de reservas cambiais.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

6.3 EFEITO DAS VARIAES NA TAXA DE CMBIO SOBRE EXPORTAES E IMPORTAES Com uma desvalorizao cambial, a taxa de cmbio sobe (o preo do dlar sobe, em reais). Pelo lado da demanda, os compradores estrangeiros, com os mesmos dlares, compram mais produtos brasileiros e os exportadores tendem a exportar mais; os importadores pagaro mais reais por dlar e tendem a importar menos. Pelo lado da oferta, os exportadores brasileiros recebero mais reais por dlar exportado, enquanto os exportadores estrangeiros recebero menos dlares por real, vendendo menos ao Brasil. Assim, as desvalorizaes cambiais tendem a estimular as exportaes e a desestimular as importaes. A valorizao cambial, por seu turno, torna a moeda nacional mais forte, o que estimular a compra de produtos importados, mas desestimula a venda dos exportados. 6.4 EFEITO DAS VARIAES NA TAXA DE CMBIO SOBRE A TAXA DE INFLAO Um dos mais importantes instrumentos utilizados para o controle da inflao tem sido a valorizao cambial, chamada, nesse contexto, de ncora cambial. Isso porque, ao valorizar-se o cmbio, tornando a moeda nacional mais forte, estimula-se a compra de produtos importados, aumentando a concorrncia com os nacionais, o que provoca uma presso pela queda dos preos internos. Geralmente, essa poltica cambial est acoplada com uma poltica de abertura comercial, isto , de liberalizao de importaes, com quedas acentuadas das tarifas sobre importaes e das barreiras protecionistas. Inequivocamente, a valorizao da moeda nacional um instrumento adequado para controlar a inflao, alm de colaborar com a melhoria da eficincia produtiva, pelo aumento da competio externa, e pela modernizao do parque produtivo propiciada pelas importaes mais baratas. Entretanto, ela tem impactos negativos, tanto para o setor exportador, que perde mercado pela maior valor relativo de seu produto, quanto para os setores que eram mais protegidos e passaram a sofrer a concorrncia dos importados. Tomando como referncia o Plano Real, implementado a partir de julho de 1994, que utilizou uma poltica de valorizao cambial at janeiro de 1999, muitos economistas criticaram tal poltica alegando que ela poderia levar a uma armadilha cambial com o seguinte argumento: quando o pas cresce, as importaes tendem a aumentar, mas isso no ocorre necessariamente com as exportaes, que dependem do aumento da demanda externa, e no do crescimento da renda interna. Nesse sentido, uma poltica de valorizao cambial tende a aumentar a dependncia do pas de financiamentos externos, o que representa restrio externa ao crescimento, constituindo-se numa verdadeira armadilha cambial. Embora realmente uma desvalorizao cambial possa proporcionar um aumento das exportaes e uma queda na maior parcela dos produtos importados, leva um certo tempo para essa resposta. Na verdade, o efeito mais imediato o aumento no custo das importaes, o que inclui muitos produtos essenciais, cuja demanda inelstica, como, por exemplo, o petrleo. Isso traz uma presso sobre os custos de produo e, consequentemente, sobre as taxas de inflao. O efeito da desvalorizao cambial sobre as taxas de inflao chamado de pass-through. Assim, o nvel da taxa de cmbio deve ser relativamente alto para estimular as exportaes e relativamente baixo para no encarecer demasiado as importaes, e pressionar a inflao.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 54

6.5 VARIAO NOMINAL E VARIAO REAL DO CMBIO A valorizao real igual valorizao nominal, menos a taxa de inflao do perodo. Assim, se a taxa de cmbio variar 20% no ms, mas a inflao alcanar tambm 20%, teremos apenas uma desvalorizao nominal (de 20%), mas no desvalorizao real. S ocorrer desvalorizao real se a desvalorizao nominal superar a taxa de inflao. Nesse caso, se o objetivo de poltica econmica melhorar o saldo da balana comercial, aumentando a competitividade das exportaes, e inibir a compra de produtos importados, o efeito seria nulo: o estmulo representado pela desvalorizao nominal foi anulado pelo aumento dos preos internos. Rigorosamente, para que ocorra a desvalorizao real, no basta a desvalorizao nominal superar a taxa de inflao interna. necessrio tambm que a inflao interna seja superior inflao internacional (externa). Por exemplo, uma desvalorizao do euro (moeda adotada em quase todos os pases da Comunidade Econmica Europia), independente da poltica cambial brasileira, diminui a competitividade de nossos produtos. Portanto, para avaliar a competitividade dos produtos brasileiros no comrcio exterior, o conceito relevante o de cmbio real, no o nominal. 6.6 RELAES ENTRE TAXA DE CMBIO, TAXA DE JUROS Alteraes das taxas de juros internas, relativamente s externas, provocam movimentaes de capitais financeiros, que afetam diretamente a taxa de cmbio: Quando as taxas reais de juros internas aumentam em relao s externas, h uma tendncia a um aumento do fluxo de capitais financeiros internacionais para o pas, aumentando, portanto, a oferta de divisas estrangeiras (dlar por exemplo), e promovendo uma queda da taxa de cmbio, e consequentemente uma valorizao da moeda nacional. Paralelamente, os nacionais ficam atrados a investir no mercado interno de capitais, diminuindo a sada de divisas do pas e, assim, a demanda de divisas, o que tambm redunda em valorizao da moeda nacional. Quando as taxas reais de juros internas diminuem, em relao s internacionais, tem-se um efeito contrrio: uma queda na oferta e um aumento da demanda de divisas, provocando uma desvalorizao da moeda nacional.

No sentido inverso, isto , os efeitos da poltica cambial sobre as taxas de juros internas, vimos anteriormente que depender principalmente do regime cambial adotado pelo pas. No cmbio fixo, se houver um excesso de demanda de divisas, como no caso de um ataque especulativo, o Banco Central pode ser obrigado a elevar a taxa de juros, para atrair ou evitar a sada de dlares no pas, a fim de manter suas reservas. No cmbio flutuante, o efeito sobre os juros menor, j que o Banco Central no obrigado a disponibilizar suas reservas.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

55

7
TEORIA MONETRIA16
7.1 CONCEITO DE MOEDA Moeda um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transaes econmicas, para pagamento de bens e servios. Essa aceitao garantida por lei, ou seja, a moeda tem curso forado. Antes da existncia da moeda, o fluxo de trocas de bens e servios na economia dava-se por escambo, com trocas diretas de mercadoria por mercadoria (economia de trocas). fcil imaginar os transtornos trazidos por tal mecanismo. Se algum tivesse a mercadoria sal em excesso e precisasse troc-la por outra (por exemplo, carne), precisaria primeiro localizar algum que tivesse carne em excesso e desejasse sal, e, em seguida, teria de resolver o problema das quantidades e divisibilidade: quanto de sal seria necessrio para comprar um boi? E se a pessoa precisasse de apenas meio boi? Com a evoluo da sociedade, certas mercadorias passaram a ser aceitas por todos, por suas caractersticas peculiares ou pelo prprio fato de serem escassas. Por exemplo, o sal, que por ser escasso era aceita na Roma Antiga como moeda. Em diversas pocas e locais diferentes, outros bens assumiram idntica funo. Portanto, a moeda mercadoria constitui a forma mais primitiva de moeda na economia. Os metais preciosos passaram a assumir a funo de moeda por diversas razes: so limitados na natureza, possuem durabilidade e resistncia, so divisveis em peso etc. Para exercer o controle sobre os metais em circulao, foi implantada a cunhagem da moeda pelos governantes, o que deu origem atual moeda metlica. O papel-moeda de hoje teve origem na moeda-papel. As pessoas de posse de ouro, por questo de segurana, o guardavam em casas especializadas (embrio do atual sistema bancrio), onde ourives pessoas que trabalhavam o ouro e a prata emitiam certificados de depsitos dos metais. Ao adquirir bens e servios, as pessoas podiam ento fazer os pagamentos com esses certificados, j que, por serem transferveis, o novo detentor do ttulo poderia retirar o montante correspondente de metal com o ourives. Como o depositrio do metal merecia a confiana de todos, esses certificados foram ganhando livre circulao, passando a ter aceitao geral, porque possuam lastro e podiam ser convertidos a qualquer instante em ouro. Ao longo do tempo, entretanto, o lastro tornou-se menor que 100%, pois o ourives, percebendo que sempre permanecia em sua firma determinado montante de metais preciosos sobre os quais no havia comando, passou a emitir moeda-papel em proveito prprio, sem nenhum lastro. Mais tarde, a partir do sculo XVII, surgiram os bancos privados. Esses bancos comearam a emitir notas ou recibos bancrios que passaram a circular como moeda, dando origem ao papel-moeda. Alguns desses bancos receberam o privilgio do monoplio da emisso de notas bancrias, sendo esse monoplio a origem de muitos bancos centrais,
16

Adaptado de VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. So Paulo: Saraiva, 2006

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

56

como o banco da Inglaterra, fundado em 1694 por um grupo de banqueiros privados para financiar os dficits da Coroa. Posteriormente, o Estado passou a monopolizar a emisso do papel-moeda lastreado em ouro (padro-ouro). O ouro, contudo, um metal com reservas limitadas na natureza, e o padro-ouro passou a apresentar um obstculo expanso das economias nacionais e do comrcio internacional, ao impor um limite oferta monetria, uma vez que a capacidade de emitir moeda estava vinculada quantidade de ouro existente. Dessa forma, a partir de 1920 o padro-ouro foi abandonado, e a emisso de moeda passou a ser livre, ou a critrio das autoridades monetrias de cada pas. Assim, a moeda passou a ser aceita por fora de lei, denominando-se moeda de curso forado ou moeda fiduciria (de fidcia, confiana), no sendo lastreada em metais preciosos. Um ltimo esforo da manuteno de um regime de moeda lastreada foi o Acordo de Bretton Woods (1944), pelo qual o dlar norte-americano respeitava uma regra de padroouro, e as demais moedas tinham suas paridades fixadas em relao ao prprio dlar. Em 1971, com a suspenso da conversibilidade do dlar em outro, quase todas as moedas nacionais do mundo passaram a ser fiducirias. 7.2 FUNES DA MOEDA As funes da moeda no sistema econmico so fundamentalmente as seguintes: Instrumento ou meio de troca: por ter aceitao geral, serve para intermediar o fluxo de bens, servios e fatores de produo da economia. Denominador comum monetrio: possibilita que sejam expressos em unidades monetrias os valores de todos os bens e servios produzidos pelo sistema econmico. um padro de medida. Reserva de valor: a posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada para a aquisio de um bem ou servio no futuro. Claro est que o requisito bsico para que a moeda funcione como reserva de valor sua estabilidade diante dos preos dos bens e servios, j que a inflao corri o poder de compra da moeda, e a deflao (queda de preos) a valoriza.

7.3 TIPOS DE MOEDA Existem trs tipos de moeda: Moedas metlicas: emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela da oferta monetria e visam facilitar as operaes de pequeno valor e/ou com unidade fracionada (troco). Papel-moeda: tambm emitidas pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do pblico. Moeda escritural ou bancria: representada pelos depsitos vista (depsitos em conta corrente) nos bancos comerciais ( a moeda contbil, escriturada nos bancos comerciais).

O papel-moeda e as moedas metlicas em poder do pblico (famlias e empresas) so denominados moedas manuais.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 57

7.4 OFERTA DE MOEDA Como qualquer mercadoria, a moeda tem seu preo e quantidade determinados pela oferta e demanda. A oferta de moeda o suprimento de moeda para atender s necessidades da coletividade. Veremos que a moeda pode ser ofertada pelas autoridades monetrias e pelos bancos comerciais. 7.4.1 Conceito de meios de pagamento A oferta de moeda tambm chamada de meios de pagamento. Os meios de pagamento constituem o total de moeda disposio do setor privado no bancrio, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transaes. A liquidez da moeda a capacidade que ela tem de ser um ativo prontamente disponvel e aceito para as mais diversas transaes. Os meios de pagamento em sua forma tradicional so dados pela soma da moeda em poder do pblico mais os depsitos vista nos bancos comerciais. Ou seja, pela soma da moeda manual e da moeda escritural. Os meios de pagamento representam, ento, quanto a coletividade tem de moeda fsica (metlica e papel) com o pblico ou no cofre das empresas somando a quanto ela tem em conta corrente nos bancos. Enfim, a moeda que no est rendendo juros, aquela que no est aplicada em contas ou ativos remunerados. Note, tambm, que o conceito econmico de moeda representado apenas pela moeda que est com o setor privado no bancrio, ou seja, excluem-se a moeda que est com os prprios bancos comerciais e a que est com as autoridades monetrias. Nesse sentido, os depsitos vista ou em conta corrente no so dinheiro dos bancos, mas dinheiro que pertence ao pblico no bancrio. O dinheiro que pertence aos bancos so seus encaixes (caixa dos bancos comerciais) e suas reservas (quanto os bancos comerciais mantm depositado no Banco Central). Tambm no so considerados, na definio tradicional de meios de pagamento, as cadernetas de poupana e os depsitos a prazo nos bancos comerciais (captados via certificados de depsitos bancrios CDBs), por duas razes: no so de liquidez imediata e so remunerados, isto , rendem juros. Os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que no rendem juros, tambm so chamados, na literatura mais especfica, de M1. Para alguns objetivos, os economistas incluem como moeda a chamada quase-moeda17 - ativo que tem alta liquidez (embora no to imediata) e que rende juros, como os ttulos pblicos, as cadernetas de poupana, os depsitos a prazo e alguns ttulos privados, como letras de cmbio e letras imobilirias. Os meios de pagamento no conceito M1 tambm so chamados de ativos ou haveres monetrios. Os demais ativos financeiros, que rendem juros, so chamados de ativos ou haveres no monetrios.

17

A incluso da quase-moeda origina outras definies de moeda. Sabendo-se que M1 = moeda em pode do pblico + depsitos vista nos bancos comerciais, podemos tambm conceituar: M2 = M1 + depsitos de poupana + ttulos privados (depsitos a prazo, letras de cmbio, hipotecrias e imobilirias). M3 = M2 + fundos de renda fixa + operaes compromissadas com ttulos federais. M4 = M3 + ttulos pblicos federais, estaduais e municipais.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

58

Monetizao e Desmonetizao da Economia Em processos inflacionrios intensos normalmente ocorre a chamada desmonetizao da economia, isto , diminui a quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros, em decorrncia do fato de as pessoas procurarem defender-se da inflao com aplicaes financeiras que rendem juros. A monetizao o processo inverso: com inflao baixa, as pessoas mantm mais moeda que no rende juros em relao aos demais ativos financeiros. O grau de monetizao ou desmonetizao pode ser medido pela razo

quando M1 aumenta em relao a M4, h monetizao; quando M1 cai relativamente a M4, ocorre a desmonetizao. Criao e Destruio de Moeda (ou de Meios de Pagamento) Ocorre criao de moeda quando h aumento do volume de meios de pagamento; inversamente, a destruio de moeda ocorre quando se faz uma reduo dos meios de pagamento. Alguns exemplos ilustram esses fatos: O aumento dos emprstimos ao setor privado criao de moeda, pois os bancos comerciais tiram-na de suas reservas e a emprestam ao pblico. O resgate de um emprstimo no banco destruio de moeda, reduzem-se os meios de pagamento, j que saem do pblico e retornam ao caixa dos bancos. Quando o depositante retira depsito vista e o coloca em depsito a prazo , ocorre destruio de moeda, pois os depsitos a prazo no so meios de pagamento, dado que no so de liquidez imediata, e rendem juros.

J com o saque de um cheque no balco do banco no h nem criao nem destruio de meios de pagamento, pois simplesmente houve uma transferncia de depsitos vista (moeda escritural) para moeda em poder do pblico (moeda manual). 7.4.2 Oferta de moeda pelo Banco Central O Banco Central o rgo responsvel pela poltica monetria e cambial do pas, que tem como objetivo regular o montante de moeda, crdito, taxas de juros e cmbio, de forma compatvel com o nvel de atividade econmica e o equilbrio do balano de pagamentos. Ou seja, o Banco Central deve procurar manter a liquidez da economia, atendendo s necessidades de transaes do sistema econmico18. Compete ao Banco Central do Brasil (Bacen) cumprir e fazer cumprir as disposies que lhe so atribudas pela legislao em vigor e as normas expedidas pela Conselho Monetrio Nacional (CMN). O CMN e o Bacen desempenham o papel de autoridade monetria. A Lei n 4.595, de 31/12/1964, que criou os dois rgos, deu ao CMN as principais funes decisrias e ao Bacen as funes executivas de superviso e fiscalizao bancria, cabendo-lhe cumprir e fazer cumprir as decises do CMN.

18

No Brasil, cabe ao Congresso Nacional, com a sanso do Presidente da Repblica, dispor sobre limites de emisso monetria e montante da dvida mobiliria federal, conforme o art. 48 da Constituio Federal.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

59

As funes clssicas do Banco Central: Execuo da poltica monetria: a principal atribuio de um Banco Central o controle da oferta de moeda e crdito. Banco emissor: cabe autoridade monetria de um pas a funo de emitir o papel-moeda e a moeda metlica. Banco dos bancos: o fluxo de caixa dos bancos tanto pode apresentar insuficincia de recursos como excesso. No primeiro caso, precisam ser socorridos, e quem o faz o Banco Central. No segundo caso, os bancos, para no deixarem seus recursos ociosos, os depositam no Banco Central. Alm disso, h a necessidade de transferncia de fundos entre os bancos comerciais, como resultado positivo ou negativo da cmara de compensao de cheques e outros papis, o que feito por meio de suas contas no Banco Central. No Brasil, a cmara de compensao de cheques e outros papis foi delegada ao Banco do Brasil, sob superviso do Bacen. Banco do governo: cabe ao Banco Central receber depsitos do governo e lhe conceder crditos. Muitos hoje questionam essa funo, devido eventual utilizao abusiva do Banco Central pelo governo para o financiamento de dficits pblicos. Controle e regulamentao da oferta de moeda, que uma funo normativa regula a moeda e crdito do sistema econmico. Execuo da poltica cambial e administrao do cmbio: controle das operaes com moeda estrangeira e capitais financeiros externos. Uma das mais importantes misses do Banco Central a defesa da moeda nacional. Fiscalizao das instituies financeiras.

Para exercer essas funes, o Banco Central utiliza os instrumentos de poltica monetria. Instrumentos de Poltica Monetria As alteraes de poltica monetria, seja em funo dos objetivos mais gerais de poltica econmica, seja para correes de eventuais desvios na expanso ou contrao dos meios de pagamento com relao programao monetria, so feitas por meio dos seguintes instrumentos: Controle das emisses: o Banco Central controla, por fora da lei, o volume de moeda manual da economia, cabendo a ele as determinaes das necessidades de novas emisses e respectivos volumes. Depsitos compulsrios ou reservas obrigatrias: os bancos comerciais, alm de possurem os chamados encaixes tcnicos (o caixa dos bancos comerciais), so obrigados a depositar no Banco Central um percentual determinado por esse sobre os depsitos vista. Basta o Banco Central aumentar ou diminuir o
60

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

percentual do depsito compulsrio para influir no volume ofertado de emprstimos bancrios (e, portanto, na criao de depsitos ou moeda escritural). Alm de uma conta de depsitos compulsrios, os bancos comerciais mantm no Banco Central uma conta de depsitos voluntrios (ou reservas livres), em que so lanados os cheques de compensao entre os bancos. Operaes com mercado aberto (open Market): consistem na compra e venda de ttulos pblicos ou obrigaes pelo governo. O Banco Central mantm uma carteira de ttulos para realizar operaes reguladoras da oferta monetria. Quando o governo coloca seus ttulos para o pblico, o efeito o de reduzir os meios de pagamento (enxuga os meios de pagamento), j que parte da moeda em poder do pblico retorna ao governo como pagamento desses ttulos. Ao contrrio, quando o governo compra os ttulos, efetua pagamento em moeda a seus portadores, o que aumenta a oferta de moeda (os meios de pagamento). Essas operaes afetam e so afetadas pela remuneraes oferecidas por esses ttulos, que a taxa de juros bsica da economia (no Brasil, a taxa selic 19): para vender os ttulos pblicos, o Banco Central normalmente deve elevar a taxa de juros. Operaes de redesconto: englobam a liberao de recursos pelo Banco Central aos bancos comerciais, que podem ser emprstimos ou redesconto de ttulos. Existem os redescontos de liquidez, que so emprstimos para os bancos comerciais cobrirem eventual dbito na compensao de cheques, e os redescontos especiais ou seletivos, que so emprstimos autorizados pelo Banco Central visando beneficiar setores especficos. Por exemplo, para estimular a compra de mquinas agrcolas, o Banco Central abre uma linha especial de crdito, pela qual os bancos comerciais emprestam (descontam) aos produtores rurais e redescontam o ttulo no Banco Central. A mudana na taxa cobrada pelas autoridades monetrias influi no sentido de aumentar ou diminuir o crdito concedido aos bancos comerciais.

Alm desses instrumentos tpicos da poltica econmica, o Banco Central pode afetar o fluxo de moeda pela regulamentao da moeda e do crdito, por exemplo, contingenciando o crdito, fixando a taxa de juros, os limites de prazos para o crdito ao consumidor etc. 7.4.3 Oferta de moeda pelos bancos comerciais. O multiplicador monetrio Os bancos comerciais tambm podem aumentar os meios de pagamento (isto , aumentar a oferta de moeda) com a multiplicao da moeda escritural ou depsitos vista. Um depsito vista ou em conta corrente num banco comercial representa um fundo disponvel, que pode ser movimentado a qualquer instante pelo titular da conta corrente por meio de cheque. No entanto, existe um fluxo contnuo de depsitos e saques, de tal forma que o banco no precisa manter a totalidade dos recursos captados de depsitos vista para fazer frente aos pagamentos dos cheques emitidos pelos correntistas. Dessa forma, o banco precisa guardar em seus cofres apenas a parte dos depsitos vista que lhe permita cobrir as reservas tcnicas ou de caixa (para pagamento dos cheques) e os depsitos

19

Selic Servio Especial de Liquidao e Custdia.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

61

compulsrios e voluntrios (cheques de compensao), podendo emprestar o restante a seus clientes, pois dispe de uma carta-patente que lhe permite fazer isso. O cliente que tomou o dinheiro emprestado faz um depsito vista no mesmo ou em outro banco. Desse novo depsito, o banco retm o montante de reservas que cubra as reservas tcnicas, bem com o depsito compulsrio e o depsito voluntrio no Banco Central, e o restante torna a emprestar para outro cliente, que, por sua vez faz novo depsito vista, e assim sucessivamente. Note que apenas os bancos comerciais, dentre os intermedirios financeiros privados, podem efetuar emprstimos com suas obrigaes, isto , depsitos vista. Os chamados intermedirios financeiros no bancrios, como as financeiras, bancos de investimentos, apenas transferem recursos de aplicadores para tomadores, e suas obrigaes no so consideradas meios de pagamento. Ou seja, apenas os bancos comerciais podem criar oferta de moeda, por terem carta-patente que lhes permite emprestar os depsitos do pblico, enquanto as instituies financeiras no bancrias no so autorizadas a manter depsitos, apenas transferindo dinheiro de emprestadores para tomadores, no criando moeda (meios de pagamento) adicional com essas operaes. O efeito de criao mltipla de depsito vista e, portanto, de meios de pagamento pode ser visualizado na Tabela 7.1; supe-se que: a) A emisso primria da moeda pelo Banco Central seja $ 100.000, sendo essa quantidade de moeda entregue ao pblico; b) As pessoas depositaro todo o dinheiro nos bancos comerciais para moviment-lo por meio de cheques (por simplificao, estamos supondo por enquanto que, nesse processo, a moeda em poder do pblico nula); c) Os bancos precisam manter em reservas tcnicas, compulsrias e voluntrias 40% dos depsitos; d) Os bancos iro reter apenas o necessrio para cobrir as reservas e emprestaro os recursos remanescentes. Tabela 7.1 O efeito de criao mltipla do depsito vista Banco A B C D Depsito Vista 100.000 60.000 36.000 21.600 Reserva dos Bancos comerciais (40% dos depsitos vista) 40.000 24.000 14.400 8.640 Emprstimos 60.000 36.000 21.600 12.960

E 12.960 5.184 7.776 Demais bancos 19.440 7.776 11.664 somados Total 250.000 100.000 150.000 Como observado, a oferta inicial de moeda manual de at $ 100.000 transformou-se
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 62

em uma oferta total de moeda escritural (depsitos vista) de $ 250.000. O efeito multiplicador da moeda escritural dado por uma progresso geomtrica decrescente. De uma forma mais simples, ele dado pelo inverso da porcentagem da reserva bancria, ou:

Em que: m = efeito multiplicador monetrio; r = taxa ou percentagem de reserva dos bancos comerciais sobre os depsitos vista.

7.5 DEMANDA DE MOEDA A demanda ou procura de moeda pela coletividade corresponde quantidade de moeda que o setor privado no bancrio retm, em mdia, seja com o pblico, seja no cofre das empresas, e em depsitos vista nos bancos comerciais. O que faz com que pessoas e empresas retenham dinheiro que no rende juros, em vez de utiliz-lo na compra de ttulos, imveis etc.? isto , quais os motivos ou razes para a demanda de moeda per se? So trs as razes pelas quais se retm moeda: Demanda de moeda para transaes: as pessoas e empresas precisam de dinheiro para suas transaes do dia-a-dia, para alimentao, transporte, aluguel etc.; Demanda de moeda por precauo: o pblico e as empresas precisam ter certa reserva monetria para fazer face a pagamentos imprevistos ou atrasos em recebimentos esperados; Demanda de moeda por especulao (ou por portflio): dentro de sua carteira de aplicaes (portflio), os investidores devem deixar uma cesta para a moeda, observando o comportamento da rentabilidade dos vrios ttulos, para fazer algum novo negcio. Ou seja, a moeda, embora no apresente rendimentos, tem a vantagem de ter liquidez imediata, e pode viabilizar novas aplicaes.

As duas primeiras razes (transaes e precauo) dependem diretamente do nvel de renda. de esperar que, quanto maior a renda (seja das pessoas, seja a renda nacional), maior a necessidade de moeda para transaes e por precauo. Considerando que a taxa de juros, para quem possui moeda, representa um rendimento, isto , quanto se ganha com aplicaes financeiras, h uma relao inversa entre demanda de moeda por especulao e taxa de juros. Quanto maior o rendimento dos ttulos (a taxa de juros), menor a quantidade de moeda que o aplicador retm em sua carteira, j que melhor utiliz-la na compra de ativos rentveis. 7.6 O SISTEMA FINANCEIRO
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 63

Para avaliar o grau de desenvolvimento de determinado pas, h vrios indicadores econmicos. Um deles, sem dvida alguma, o tamanho e a diversificao de seu sistema financeiro. Um sistema financeiro forte e bem diversificado condio necessria para atrair poupanas, sejam essas nacionais ou estrangeiras. Com o crescimento econmico, inmeros agentes vislumbram possibilidades de ganhos em determinados setores da produo. Pelo fato de no possurem os recursos necessrios para montar seus negcios, buscam nos intermedirios financeiros os montantes requeridos para poder iniciar o processo de produo desejado. Essa deciso, embora seja hoje bastante corriqueira, levou muitos anos para se consolidar. Isso porque ela pressupe, de um lado, a existncia de unidades econmicas que apresentem balanos com supervit, ou seja, que possuam gastos menores do que os rendimentos recebidos, e, de outro, que os agentes econmicos confiem no papel exercido pelos intermedirios financeiros. A precondio para o estabelecimento da intermediao financeira a existncia, de um lado, de agentes econmicos superavitrios (poupadores) dispostos a transformar suas disponibilidades monetrias em ativos financeiros, sujeitando-se aos riscos de mercado, com o fim de obter retornos reais positivos e, de outro, de agentes econmicos deficitrios (investidores) com disposio para financiar seus dficits aos custos de mercado. Podemos entender o sistema financeiro como sendo um fundo do qual as unidades deficitrias retiram recursos, enquanto as superavitrias nele depositam. Na verdade, o fato de haver agentes superavitrios implica a possibilidade de gerao de poupana, que condio necessria para o crescimento econmico, embora no suficiente; j a existncia de agentes deficitrios, cuja necessidade de obteno de recursos deriva de sua vontade de incorrer em gastos com bens de capital, demarca a criao de investimentos, condio suficiente para o crescimento econmico. Assim, sem um sistema eficiente de intermediao financeira, o objetivo do crescimento econmico e do aprimoramento das condies de vida da sociedade fica comprometido, uma vez que passa a existir uma obstruo indispensvel transformao da poupana em investimentos produtivos. Devemos entender por eficincia do sistema financeiro sua capacidade de viabilizar a realizao de financiamentos de curto, mdio e longo prazos, sob condies de minimizao de riscos e de atendimento aos desejos e necessidades dos agentes superavitrios que determinam a oferta de recursos e dos agentes deficitrios que materializam a demanda de recursos. 7.6.1 Segmentos do Sistema Financeiro No que diz respeito a suas finalidades e s instituies que as praticam, as operaes do sistema financeiro podem ser agregadas em cinco grandes mercados: Mercado Monetrio Nesse segmento, so realizadas as operaes de curtssimo prazo com a finalidade de suprir as necessidades de caixa dos diversos agentes econmicos, entre os quais se incluem as instituies financeiras. A oferta de liquidez nesse mercado afetada pelas operaes que sensibilizam as reservas bancrias que os bancos mantm no Banco Central, por meio de operaes de mercado aberto, para evitar flutuaes muito acentuadas na liquidez bancria. Por exemplo:
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 64

fundos de curto prazo, open Market, hot-money, certificados de depsitos interbancrios (CDIs) etc. Mercado de Crdito Nesse mercado, so atendidas as necessidades de recursos de curto, de mdio e de longo prazos, principalmente oriundas da demanda de crdito para aquisio de bens de consumo durveis e da demanda de capital de giro das empresas. A oferta, no mercado de crdito, determinada fundamentalmente pelas instituies bancrias. Por exemplo: crdito rpido, desconto de duplicatas, Pasep, giro etc. Em linhas gerais, os financiamentos de longo prazo (investimentos) so atendidos por instituies oficiais de crdito, principalmente pelo Banco do Brasil e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES). Por exemplo: Finame. Mercado de Capitais (Mercado de Valores Mobilirios) Esse segmento supre as exigncias de recursos de mdio e de longo prazos, principalmente com vistas realizao de investimentos em capital. Nesse mercado negociada grande variedade de ttulos, desde os de endividamento de curto prazo (commercial papers) e de longo prazo (debntures), passando por ttulos representativos do capital das empresas (aes) e at de outros ativos ou valores (mercadorias, parcerias em gado etc.). So tpicos desse mercado os chamados derivativos, ou seja, ttulos emitidos a partir de variaes no valor de outros ttulos, como opes, futuros etc. As negociaes nesse mercado podem ocorrer tanto nas Bolsas de Valores, Mercadorias ou Futuros, como fora delas, tambm chamadas de mercado de balco. Mercado Cambial Nele, so realizadas a compra e a venda de moeda estrangeira, para atender a diversas finalidades, como a compra de cmbio, para a importao; a venda, por parte dos exportadores; e venda/compra, para viagens e turismo. As operaes no mercado cambial so realizadas pelas instituies financeiras bancos e casas de cmbio autorizadas pelo Banco Central. Mercado de Seguros, Capitalizao e Previdncia Privada Nesse mercado, so coletados recursos financeiros ou poupanas destinadas cobertura de finalidades especficas, como a proteo a riscos (seguro), capitalizao e obteno de aposentadorias e penses (previdncia privada). Em razo da importncia que tem na formao de poupanas a longo prazo, essas instituies tambm so chamadas de investidores institucionais. H, complementarmente a essa classificao, duas outras:

Mercados Primrios e Secundrios Os mercados primrios so aqueles em que se realiza a primeira compra/venda de
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 65

um ativo recm-emitido; os mercados secundrios caracterizam-se por negociarem ativos financeiros j negociados anteriormente. Mercados Vista, Futuros e de Opes Os mercados vista negociam apenas ativos com preos vista; os mercados futuros negociam os preos esperados de certos ativos e de mercadorias para certa data futura; os mercados de opes negociam opes de compra/venda de determinados ativos em data futura. 7.7 A BASE JURDICA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O Sistema Financeiro Nacional possui dois subsistemas: o normativo, que engloba o Conselho Monetrio Nacional, o Banco Central do Brasil e a Comisso de Valores Mobilirios, e o da Intermediao financeira. O Conselho Monetrio Nacional (CMN) o rgo mximo do Sistema Financeiro Nacional e tem como finalidade formular a poltica de moeda e crdito, objetivando o progresso econmico e social do pas (art. 2 da Lei n 4.595, de 31/12/1964). O Banco Central do Brasil, por meio de resolues, circulares e instrues, decorrentes das decises do Conselho Monetrio Nacional, fiscaliza, controla a regula a atuao dos intermedirios financeiros. A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) possui carter normativo. Sua principal atribuio fiscalizar as bolsas de valores e a emisso de valores mobilirios negociados nessas instituies, principalmente aes e debntures. Compete CVM, de acordo com a Lei n 6.385, de 07/12/1976, art. 8, regulamentar, com observncia da poltica definida pelo CMN, as matrias expressamente previstas nessa lei e na lei das sociedades por aes, e fiscalizar permanentemente as atividades e os servios do mercado de valores mobilirios. No subsistema da intermediao financeira, existem instituies bancrias e nobancrias. As primeiras so constitudas pelos bancos comerciais e pelo Banco do Brasil, que deixou de ser autoridade monetria. J as no-bancrias so: Sistema Financeiro da Habitao, que, com a extino do Banco Nacional da Habitao (criado em 1964), tem na Caixa Econmica Federal (CEF) seu rgo mximo, estando, porm, atrelada s decises do Conselho Monetrio Nacional. Caixas Econmicas e as sociedades de crdito imobilirio (Lei n 1.628, de 21/08/1965). As caixas econmicas estaduais, conforme o art. 24 da Lei n 4.595, foram equiparadas Caixa Econmica Federal. Bancos de desenvolvimento, sendo o BNDES a principal instituio financeira de investimentos do governo federal, nos termos das Leis n 1.628, de 20/06/1952, e n 2.973, de 26/11/1956. O BNDES for criado na dcada de 1950, com o Banco do Nordeste do Brasil e o Banco da Amaznia. Antes dessa dcada, tinha sido criado o Banco de Desenvolvimento do Extremo-Sul. Mais tarde foram criados bancos estaduais de desenvolvimento, para atuarem no fomento das atividades econmicas do pas e, em particular, do Estado-sede. Bancos de investimento, que tiveram sua base legal estabelecida pela Lei n
66

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

4.278/65, em seu art. 29, que estabeleceu a competncia ao Banco Central para autorizar a constituio de bancos de investimento de natureza privada, cujas operaes e condies de funcionamento so reguladas pelo Conselho Monetrio Nacional.

Essas instituies foram criadas nas dcadas de 1950 e 1960 para canalizar recursos de mdio e longo prazos para suprimento de capital fixo e de giro das empresas. Elas repassavam recursos de instituies oficiais no pas, notadamente programas especiais, tais como PIS, Finame etc., bem como repassavam e avalizavam emprstimos obtidos no exterior. J as companhias de crdito, financiamento e investimento comearam a surgir espontaneamente no ps-guerra, em funo da mudana observada na estrutura de produo do pas, que se tornou mais complexa, notadamente aps a dcada de 1960. Essa alterao na estrutura de produo teve de ser acompanhada de um sistema creditcio adequado, em face dos novos prazos de produo e financiamento das vendas dos bens de consumo durveis, exigidos pelas novas condies de mercado. Ocorreu, porm, que a estrutura de crdito vigente no poderia, de forma adequada, atender a esse novo tipo de demanda de crdito a mdio e longo prazos. At meados da dcada de 1990, o processo inflacionrio atingia nveis bastante elevados, o que ocasionava, alm de outras consequncias, srias distores na aplicao dos recursos poupados pelas unidades com supervits. Desse modo, uma sada foi a expanso faz financeiras. Muitas delas pertenciam a grupos financeiros que conseguiram se ajustar demanda de crdito, que exigia prazos mais dilatados do que os proporcionados pelo sistema bancrio de ento.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

67

8
O SETOR PBLICO20
8.1 O CRESCIMENTO DA PARTICIPAO DO SETOR PBLICO NA ECONOMIA Ao final do sculo XIX e incio do XX, verificou-se um intenso processo de formao de grandes monoplios, que passaram a limitar a oferta e a aumentar os preos. Em 1890, nos Estados Unidos, voltou-se a Lei Sherman contra os trustes, declarando-se ilegal ao monoplio da indstria e do comrcio, bem como o conluio para a fixao de preos. Assim, j no incio do sculo XX, passou-se a regular a atividade econmica, colocando-se em dvida o papel da mo invisvel, de Adam Smith, para co nduzir os mercados a responder satisfatoriamente aos problemas fundamentais da economia: o que produzir, como e para quem. Isso ficou claramente demonstrado com o crack da Bolsa de Nova York, em 1929, e a posterior Grande Depresso dos anos 1930. Desse modo, a partir dos anos 1920, devido particularmente aos elevados nveis de desemprego observados nos pases capitalistas, o Estado acrescentou s funes tradicionais de justia e segurana e de ofertante de bens pblicos eletricidade, saneamento, rodovias, ferrovias, portos, dentre outros. Essas novas funes econmicas do Estado ampliaram-se, sem dvida alguma, a partir da publicao da Teoria Geral de Keynes, em 1936. Em praticamente todos os pases capitalistas, observaram-se expressivo aumento nos gastos pblicos, crescente participao do Estado na produo nacional e ampla gama de leis que buscavam a regulamentao da atividade econmica. Assim, ao longo da histria recente, a participao do Estado na economia vem crescendo, entre outras, pelas seguintes razes: Desemprego: os elevados nveis de desemprego (milhes de pessoas desempregadas) ao incio dos anos 1930 conduziram o governo realizao de obras de infraestrutura que absorvessem contingentes elevados de mo-de-obra. Crescimento da renda per capita: o aumento da renda per capita gera aumento da demanda de bens e servios pblicos (lazer, educao, sade etc.). Mudanas tecnolgicas: a inveno do motor de combusto significou maior demanda por rodovias e infraestrutura, que passou a ser ofertada pelo Estado, porque, de um lado, a iniciativa privada, via de regra, no dispunha de capitais suficientes e, de outro, era uma forma de proteger e encorajar o crescimento de diversos setores econmicos. Mudanas populacionais: alteraes na taxa de crescimento populacional conduzem a aumentos nos gastos do Estado, em virtude do crescimento de suas despesas com educao, sade, etc.

20

Adaptado de VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. So Paulo: Saraiva, 2006

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

68

Efeitos de guerra: durante perodos de guerra, a participao do Estado na economia aumenta (portanto aumenta o gasto pblico). Porm, o interessante que, quando o conflito blico termina, o gasto pblico se reduz, mas no a ponto de voltar ao nvel existente antes da guerra. Fatores polticos e sociais: novos grupos sociais passaram a ter maior presena poltica, demandando assim novos empreendimentos pblicos (por exemplo, escolas, creches etc.).

Mudanas da Previdncia Social: inicialmente a Previdncia Social foi concebida como um meio de o indivduo autofinanciar sua aposentadoria. Posteriormente essa instituio constituiu-se em um instrumento de distribuio de renda. Isso levou a uma maior participao do Estado (aumentando o gasto pblico) no mecanismo previdencirio. Aliada a esses fatores, a prpria evoluo da economia mundial no sculo XX acarretou o desenvolvimento dos mercados financeiros e do comrcio internacional, que tornaram mais complexas as relaes econmicas, adicionando elementos de incerteza e de especulao, praticamente inexistentes anteriormente, o que motivou o alargamento das funes econmicas do Estado. 8.2 AS FUNES ECONMICAS DO SETOR PBLICO A necessidade da atuao econmica do setor pblico prende-se constatao de que o sistema de preos no consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funes. Existem alguns bens que o mercado no consegue fornecer (bens pblicos); logo, a presena do Estado necessria ( a funo alocativa). Os sistema de preos, via de regra, no leva a uma justa distribuio de renda, da a interveno do Estado (funo distributiva). Finalmente, o sistema de preos no consegue se auto-regular e, por isso, o Estado deve atuar visando estabilizar tanto a produo como o crescimento dos preos (funo estabilizadora). 8.2.1 Funo Alocativa A funo alocativa do governo est associada ao fornecimento de bens e servios no oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Esses bens, denominados bens pblicos, tm por principal caracterstica a impossibilidade de excluir determinados indivduos de seu consumo, uma vez delimitado o volume de produo21. O princpio da excluso diz que quando o consumo do indivduo A de determinado bem implica que ele tenha pago o preo do bem, o indivduo B, que no pagou por esse bem, ser excludo de seu consumo.
21

Em Direito, o conceito de bens pblicos obedece a uma tica mais patrimonial, incluindo: 1 ) bens de uso comum do povo, tais como os mares, rios, estradas, ruas e praas; 2) bens de uso especial, como os edifcios ou terrenos aplicados a servio ou estabelecimento federal, estadual ou municipal; 3) bens dominiais, isto , os que constituem o patrimnio da Unio, dos Estados ou dos Municpios, como objeto de direito pessoal ou real de cada uma dessas entidades (art. 99 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 novo Cdigo Civil). Em Economia, esse conceito visto de uma tica de fornecimento de servios pblicos, tais como de sade, saneamento, nutrio, despoluio, defesa nacional etc.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

69

Nesse sentido, diz-se que o consumo de um bem rival (ou de consumo excludente) quando o consumo realizado por um agente exclui automaticamente o consumo por outros indivduos (o consumo de um cafezinho um exemplo). O consumo de um bem no rival (ou no satisfaz o princpio da excluso) quando o consumo por um indivduo no diminui a quantidade a ser consumida pelos demais indivduos. O servio meteorolgico um exemplo de bem de consumo no rival. No caso de bens rivais, o mecanismo de excluso representado pelo sistema de preos, que seleciona os agentes que no consumiro o bem. Se so produzidos anualmente 200 mil foges e existem 300 mil indivduos em condies de adquirir esse produto, 100 mil pessoas sero excludas do consumo pelo sistema de preos. Entretanto, no caso de bens pblicos, o fato de um agente utilizar o servio que oferecido no significa reduzir fisicamente a oferta para os demais agentes. Por exemplo, num pas de 100 milhes de habitantes, se o oramento para a educao de 5 bilhes de unidades monetrias e o oramento ideal para o atendimento de toda a populao de 8 bilhes, no seria possvel concluir que parte da populao ficaria excluda do consumo, pois, mesmo em um nvel inferior, toda ela teria acesso ao sistema educacional. interessante notar que nos bens de consumo coletivo o fato de o bem ou servio ser de consumo no excludente s funciona quando a utilizao do bem no est saturada. Por exemplo, nas praias, a utilizao por um indivduo no independente do grau de utilizao da mesma praia por outras pessoas. A praia um bem pblico, mas a partir do momento que ela est lotada (saturada), ela deixa de funcionar como bem pblico, porque o fato de um indivduo sair dela beneficia os demais. Nesse caso, no podemos considerar a praia como um bem pblico puro. Exemplos de bens pblicos puros seriam o servio de meteorologia, defesa nacional e servios de despoluio. Um caso particular so os bens semipblicos ou meritrios. Esses bens satisfazem o principio da excluso, mas no produzidos pelo Estado. Como exemplo tm-se os servios de sade, saneamento e nutrio. 8.2.2 Funo Distributiva A renda de uma famlia consiste na soma das rendas do trabalho e da propriedade, sendo que a parte mais representativa da renda a proveniente do trabalho. A distribuio das rendas do trabalho depende da produtividade da mo-de-obra e da utilizao dos demais fatores de produo do mercado. Assim, se se deixa o mercado funcionar livremente, tem-se uma distribuio de renda que depender da produtividade de cada indivduo no mercado de fatores, mas que sofrer a influncia das diferentes dotaes iniciais de patrimnio. O governo funciona como um agente redistribuidor de renda, na medida em que, pela tributao, retira recursos dos segmentos mais ricos da sociedade (pessoas, setores ou regies) e os transfere para os segmentos menos favorecidos. A distribuio pessoal de renda pode ser implementada por meio de uma estrutura tarifria progressiva, em que os indivduos mais ricos pagam uma alquota maior de imposto. Ainda, a redistribuio pode ser feita combinando impostos sobre produtos adquiridos por pessoas ricas com subsdios para produtos comprados por consumidores de baixa renda. Quanto distribuio setorial ou regional, o instrumento governamental mais adequado seria uma poltica de gastos pblicos e subsdios direcionados para os setores e as reas mais pobres.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 70

8.2.3 Funo Estabilizadora A funo estabilizadora do governo est relacionada com a interveno do Estado na economia, para alterar o comportamento dos nveis de preos e emprego, pois o pleno emprego e a estabilidade de preos no ocorrem de maneira automtica. Essa interveno feita por meio de instrumentos de poltica fiscal, monetria, cambial, comercial e de rendas. Algumas publicaes da rea de finanas pblicas destacam uma quarta funo do setor pblico: a funo de crescimento econmico, que diz respeito s polticas que permitam aumentos na formao de capital. Ou seja, a atuao do Estado, tanto no tocante aos investimentos pblicos (fornecimento de bens pblicos, infraestrutura bsica) como os incentivos e financiamentos para estimular os investimentos do setor privado, est voltada para o crescimento econmico de longo prazo. Em certo sentido, a funo de crescimento no seria diferente da funo alocativa do setor pblico. 8.3 ESTRUTURA TRIBUTRIA 8.3.1 Princpios da tributao Para que o Estado cumpra suas funes com a sociedade, ele obtm recursos por meio da arrecadao tributria, que compe sua receita fiscal. H uma srie de princpios eu a teoria da tributao deve seguir, mas dois so fundamentais: o princpio da neutralidade e o princpio da equidade. Princpio da Neutralidade sabido que as decises sobre alocao de recursos se baseiam nos preos relativos determinados pelo mercado. A neutralidade dos tributos obtida quando eles no alteram os preos relativos, minimizando sua interferncia nas decises econmicas dos agentes de mercado. Sendo adequados, os tributos podem ser utilizados na correo de ineficincias observadas no setor privado. Princpio da Equidade Pelo princpio da equidade, um imposto, alm de ser neutro, deve ser equnime, no sentido de distribuir seu nus de maneira justa entre os indivduos. A equidade pode ser avaliada sob outros dois princpios: princpio do benefcio e princpio da capacidade de pagamento. Princpio do Benefcio De acordo com o princpio do benefcio, um tributo justo quando cada contribuinte para ao Estado um montante diretamente relacionado com os benefcios que dele recebe. Ou seja, o indivduo paga o tributo de maneira a igualar o preo o servio recebido ao benefcio marginal que ele aufere com sua utilizao. Esse princpio determina simultaneamente o total da contribuio tributria e sua vinculao ao gasto (isto , como a tributao foi distribuda). O principio do benefcio possui alguns problemas de implementao. O principal reside na dificuldade em se identificar os benefcios que cada indivduo atribui a diferentes quantidades do bem ou servio pblico. Alm disso, como o consumo do bem pblico
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 71

coletivo, no haveria motivo para as pessoas revelarem suas preferncias, pois isso poderia acarretar aumentos em sua contribuio. Como aplicao desse princpio, temos os servios pblicos que utilizam taxas especficas para seu financiamento (transportes, energia). Princpio da Capacidade de Pagamento Segundo o princpio da capacidade de pagamento, os agentes (famlias, firmas) deveriam contribuir com impostos de acordo com sua capacidade de pagamento. O imposto de renda seria um tpico exemplo. As medidas utilizadas para auferir a capacidade de pagamento so: renda, consumo e patrimnio. Sobre essas medidas de capacidade de pagamento existem algumas controvrsias. Os que utilizam a renda como capacidade de pagamento baseiam-se na abrangncia dessa medida. Utilizando-se a renda, inclui-se consumo e poupana, e uma pessoa com renda de R$ 5.000 e consumo de R$ 2.000 seria tributada da mesma forma que uma pessoa que tivesse os mesmos R$ 5.000 de renda e os gastasse integralmente. Argumentam que o acmulo de poupana realizado com base me uma dada taxa de juros (atraente para o poupador) e, mais, que o estoque de riqueza traz aos indivduos status e poder econmico. Ainda, mesmo sendo a poupana uma renncia ao consumo presente, se o indivduo optasse por acumular indefinidamente, essa jamais seria tributada. Por sua vez, os que defendem a utilizao do consumo como base tributria argumentam que a capacidade de pagamento deve ser definida em funo do que o indivduo consome (retira do colcho) e no em termos do que ele poupa (pe no colcho). O argumento que existe por trs dessa ideia que os atos de poupar e de investir beneficiam outros indivduos, enquanto o de consumo, por ser individualista, seria antisocial. Assim, embora a poupana seja vista como uma renncia ao consumo presente, ela somente seria tributada quando fosse utilizada para consumo. Porm, se a renda fosse utilizada como indicador de capacidade de pagamento, a poupana seria tributada inicialmente quando o agente a recebe e, no futuro, quando essa fosse convertida em consumo. Na prtica, o que ocorre que os impostos sobre a renda so aplicados de maneira diferenciada para cada agente (so utilizadas alquotas diferenciadas e isenes), enquanto o imposto sobre consumo tem uma abrangncia global (alquotas constantes). Logo, os defensores de um sistema progressivo de tributao preferem os impostos sobre a renda. O patrimnio (a riqueza) constitudo por fluxos de poupana acumulados no passado, ou seja, pela parte da renda que no foi dirigida ao consumo. Muitas vezes surge a questo quanto ao fato de se esses fluxos de renda j foram anteriormente tributados e, se o foram, como deveriam ser levados em conta. 8.3.2 Os Tributos e a sua Classificao Os tributos so constitudos por taxas, contribuio de melhoria e impostos. As taxas so cobradas em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio. A contribuio de melhoria cobrada quando determinada obra pblica aumenta o valor patrimonial dos bens imveis localizados em sua vizinhana. Quanto aos impostos, h vrias formas de classificao. Seguem as principais.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

72

Uma primeira forma de classificao dos impostos considera duas categorias. Imposto Direto Imposto direto o que incide sobre a renda e a riqueza (patrimnio). Nesse tipo de tributo, a pessoa que recolhe o imposto tambm arca com seu nus. Por exemplo: Imposto de Renda. Dentre os impostos diretos, destacam-se: Imposto sobre a riqueza (patrimnio): nesse tipo de imposto, a base tributria constitui o estoque acumulado de riqueza do indivduo, seu patrimnio. Imposto sobre a renda: nesse tipo de tributo, a incidncia se d sobre os fluxos mensais, ocorrendo um ajuste sobre os valores anuais de rendimento.

Imposto Indireto Imposto indireto o que incide sobre transaes de mercadorias e servios. Nesse tipo de imposto, a base tributria o valor da compra e venda de mercadorias e servios. O que importante nessa categoria o momento em que o imposto cobrado (produtor ou consumidor) e o mtodo de clculo (transao total ou valor adicionado) Um fato importante a ser ressaltado que nem sempre a varivel sobre a qual o tributo calculado identifica em que ponto se localiza o nus desse imposto. Ou seja, nem sempre quem recolhe esse tributo a pessoa (fsica ou jurdica) que arca com o nus do imposto, porque pode transferi-lo para terceiros, incorporando-o no valor da mercadoria ou servio. Os impostos indiretos tambm podem ser classificados em imposto ad valorem, que tm alquota (percentual) fixada, com valor (em real) variando de acordo com o preo da mercadoria, e imposto especfico, com valor (em real) fixado, independente do preo da mercadoria. Outra classificao divide os impostos em impostos regressivos, progressivos e proporcionais (ou neutros). Impostos Regressivos Impostos regressivos so aqueles em que o aumento na contribuio proporcionalmente menor que o incremento ocorrido na renda. A relao entre carga tributria e renda decresce com o aumento no nvel de renda. Com isso, os segmentos sociais de menor poder aquisitivo so os mais onerados. o que ocorre, por exemplo, com os impostos indiretos, tais como ICMS e IPI no incidem sobre a renda, mas sobre o preo das mercadorias e utilizam a mesma alquota de todos os contribuintes. Assim, se o ICMS incidente sobre o arroz for de 10%, e se o quilo desse alimento custar $ 20,00, o indivduo mais pobre e o mais rico da populao pagaro igualmente $ 2,00 de imposto ao adquirir um quilo desse produto. Impostos Proporcionais ou Neutros Impostos proporcionais ou neutros so aqueles em que o aumento na contribuio
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 73

proporcionalmente igual ao ocorrido na renda. A relao entre carga tributria e renda permanece constante, com o aumento do nvel de renda, onerando igualmente todos os segmentos sociais. No h exemplos no Brasil desse tipo de imposto. Impostos Progressivos Os impostos progressivos ocorrem quando o aumento na contribuio proporcionalmente maior que o aumento ocorrido na renda. A relao entre carga tributria e renda cresce com o aumento do nvel de renda, ou seja, a estrutura tributria, baseada em impostos progressivos, onera proporcionalmente mais os segmentos sociais de maior poder aquisitivo. Por exemplo: imposto de renda de pessoa fsica e da pessoa jurdica. Os impostos tambm podem ser diferenciados em impostos sobre usos e impostos sobre fontes. Os impostos sobre usos tributam destinos especficos, como os impostos sobre consumo, enquanto os impostos sobre fontes tributam a fonte de renda, como os impostos de renda de pessoas fsicas e jurdicas. 8.3.3 Efeitos sobre a atividade econmica A estrutura de alquotas constitui um dos fatores que determinam o impacto dos tributos sobre os preos e o nvel da atividade econmica. Um imposto proporcional sobre a renda seria neutro do ponto de vista do controle da demanda agregada, pois a renda total, a renda disponvel (renda total menos impostos) e os gastos em consumo cresceriam s mesas taxas. Um imposto progressivo exerce um controle quase que automtico sobre a demanda, sendo que, em um cenrio inflacionrio, a receita fiscal cresceria de maneira mais rpida que a renda nominal, freando assim os gastos de consumo. Por outro lado, na recesso o contribuinte que tivesse sua renda diminuda cairia de alquota e seria beneficiado por uma reduo da carga tributria. Ou seja, o tributo progressivo tem um efeito anticclico sobre a renda disponvel. Esse efeito tambm chamado de estabilizador automtico (built in). Existe uma relao interessante entre o total da arrecadao tributria e a taxa (alquota) de impostos, conhecida como curva de Lafer. Quando a alquota relativamente baixa, estabelece-se uma relao direta entre ela e a arrecadao. Contudo, a partir de determinado nvel da alquota, qualquer elevao sua resultar em uma reduo da arrecadao global, devido, de um lado, evaso (sonegao) fiscal e, de outro, ao desestmulo provocado sobre os negcios em geral. Um outro efeito sobre as receitas pblicas, conhecido como efeito Olivera-Tanzi, que ocorre em perodos de acelerao inflacionria. Como h uma defasagem entre o fato gerador do imposto e o momento de seu recolhimento, a inflao tende a corroer o valor, em termos reais, da arrecadao fiscal do governo. 8.4 DFICIT PBLICO: CONCEITOS E FORMAS DE FINANCIAMENTO Ocorre supervit das contas pblicas quando a arrecadao supera o total dos gastos: quando os gastos superam o montante da arrecadao, tem-se o dficit pblico. O dficit nominal ou total (tambm chamado de necessidades de financiamento lquido do setor pblico no financeiro conceito nominal) indica o fluxo lquido de novos financiamentos, obtidos ao longo de um ano pelo setor pblico no financeiro em suas vrias esferas: Unio, governos estaduais e municipais, empresas estatais e Previdncia Social.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 74

O dficit primrio ou fiscal medido pelo dficit total, excluindo a correo monetria e cambial e os juros reais da dvida contrada anteriormente. No fundo, a diferena entre os gastos pblicos e a arrecadao tributria no exerccio, independentemente dos juros e correes da dvida passada. Tambm definimos o dficit operacional (ou necessidades de financiamento do setor pblico conceito operacional). Ele medido pelo dficit primrio, acrescido dos juros reais da dvida passada. Constitui-se, desse modo, no dficit total ou nominal, excluindo a correo monetria e cambial. considerado a medida mais adequada para refletir as necessidades reais de financiamento do setor pblico. Existe ainda o conceito de dficit de caixa, que omite as parcelas do financiamento do setor pblico externo e do resto do sistema bancrio, bem como fornecedores e empreiteiros. a parcela do dficit pblico que financiada pelas autoridades monetrias. Trata-se do conceito de menor utilidade para efeitos de avaliao de poltica econmica, j que se pode at encontrar um supervit, embora devido postergao de dvidas para o perodo seguinte (o que, alis, prtica comum no setor pblico brasileiro). O conceito relevante para o Fundo Monetrio Internacional, nos emprstimos internacionais para pases com problemas de liquidez, o conceito primrio, que exclui os juros da dvida pblica interna e externa. Para o Fundo, um pas que realiza supervits primrios, mesmo que apresente dficit total (nominal), apresenta uma situao de relativo equilbrio oramentrio, pois isso indica que o setor pblico est arrecadando mais do que gastando, excluindo os juros, e nessa situao o pas estaria mostrando que tem condies de cumprir seus compromissos financeiros com os credores internacionais (o que, no fundo, o que o FMI deseja). 8.4.1 Financiamento do dficit Quando o governo defronta com uma situao de dficit, alm das medidas tradicionais de poltica fiscal (aumento de impostos ou corte de gastos), surge o problema de como ele dever financiar o dficit. O financiamento poder ser feito por meio de recursos extrafiscais, e, nesse caso, duas so as principais fontes de recursos: a) Emitir moeda: o Tesouro Nacional (Unio) pede emprestado ao Banco Central; b) Vender ttulos da dvida pblica ao setor privado (interno e externo). Na primeira possibilidade, tem-se uma forma eminentemente inflacionria (gera-se o imposto inflacionrio), mas que no aumenta o endividamento pblico com o setor privado. Isso tambm conhecido domo monetizao da dvida, significando que o Banco Central cria moeda (base monetria) para financiar a dvida do Tesouro. Na segunda, o governo troca ttulos (ativo financeiro no monetrio) por moeda que j est em circulao, o que, a princpio, no traria qualquer presso inflacionria. Contudo, esse tipo de financiamento provoca elevao da dvida pblica, e o governo, para conseguir colocar esses ttulos para o publico, necessitar oferecer taxas de juros mais atraentes, acarretando elevao adicional no endividamento.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

75

8.5 ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO ORAMENTO PBLICO. 8.5.1 Oramento pblico O oramento pblico possui uma variedade de aspectos: poltico, jurdico, contbil, econmico, financeiro e administrativo. Para fins didticos, costuma-se dividir essa anlise em duas partes: oramento tradicional e oramento moderno. Oramento Tradicional O oramento pblico surge de maneira consolidada na Inglaterra, por volta de 1822, numa poca em que o liberalismo econmico era o pensamento predominante. Havia, portanto, fortes resistncias ao crescimento das despesas pblicas e participao do Estado na economia. A principal funo do oramento tradicional era disciplinar as finanas pblicas e possibilitar aos rgos de representao controle poltico sobre o Executivo. O oramento estava a servio da concepo do Estado liberal, que tinha por finalidade manter o equilbrio nas contas pblicas. Nesse tipo de oramento, o aspecto econmico no estava em primeiro plano. As contas pblicas caracterizavam-se por sua neutralidade, e o gasto pblico no possua importncia significativa em termos econmicos. Oramento Moderno A partir do incio do sculo XX, mais especificamente a partir da dcada de 1930, o Estado comeou a abandonar a neutralidade econmica que caracterizava o pensamento liberal. O Estado passa ento a intervir para corrigir distores do sistema econmico e estimular programas de desenvolvimento. A partir do pensamento keynesiano, passou-se a atribuir ao governo a condio de responsvel pela manuteno da atividade econmica, e as alteraes oramentrias comearam a ter grande importncia. Ainda sobre o oramento moderno, cabe destacar a funo de instrumentos de administrao, que, apesar de j existir no oramento tradicional, foi aperfeioada. O oramento passa a auxiliar o Executivo na programao, na execuo e no controle do processo administrativo. Nas economias centralizadas, esse tipo de oramento constitui pea fundamental para a conduo da atividade econmica. Como os meios de produo (insumos, imveis) eram de propriedade do Estado, essa fixava, inclusive, os preos e quotas fsicas da maioria dos bens e servios produzidos, vem como dos fatores de produo. 8.5.2 Princpios oramentrios Os princpios oramentrios so uma coleo de regras que tm por finalidade aumentar a coerncia e a efetividade do oramento. Cabe ressaltar que esses princpios no possuem carter absoluto ou dogmtico.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

76

Princpio da Unidade O princpio da unidade diz que cada entidade pblica financeiramente auto-suficiente deve possuir apenas um oramento. As unidades financeiramente auto-suficientes so as que no tm suas receitas e despesas agregadas no oramento central. Isto , so os organismos que no dependem de recursos do Tesouro para sua manuteno. As sociedades de economia mista (Petrobras) e as autarquias previdencirias so exemplos de entidades auto-suficientes financeiramente. As fundaes universitrias so exemplos de entidades no auto-suficientes. Princpio da Universalidade De acordo com o princpio da universalidade, o oramento precisa conter todas as despesas e receitas do Estado. Princpio do Oramento Bruto Segundo o principio do oramento bruto, o oramento deve conter todas as parcelas da receita e da despesa em valores brutos, sem nenhuma deduo. Essa regra impede a incluso de importncias lquidas (saldos positivos ou negativos). Princpio da Anualidade Conforme o princpio da anualidade, o oramento deve ser elaborado para determinado perodo de tempo, normalmente um ano. Na maioria das vezes, o ano oramentrio determinado pelo perodo de funcionamento do Legislativo. Em alguns pases, o oramento anual convive com o oramento plurianual. O primeiro responsvel pela execuo, controle e programao financeira, e o segundo busca dar as diretrizes de longo prazo de como podero ser implementados os programas governamentais. Princpio da No-Vinculao das Receitas O principio da no-vinculao das receitas impede a vinculao de receitas, ou seja, nenhuma parte da receita poder estar vinculada a determinados gastos. Princpio da Discriminao ou Especializao Segundo o princpio da discriminao ou especializao, as receitas e as despesas devem aparecer no oramento de maneira discriminada, de forma que fiquem claras a origem e a destinao dos recursos. Princpio da Exclusividade Pelo princpio da exclusividade, o oramento deve conter exclusivamente matrias de natureza oramentria. Esse princpio visa impedir que o oramento seja utilizado como meio de aprovao de outras matrias que no dizem respeito s questes financeiras.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

77

Princpio do Equilbrio No princpio do equilbrio, reside a diferena, j discutida, entre o oramento tradicional e o moderno. Para os economistas clssicos, o equilbrio oramentrio era fundamental, pois dficit pblico, caso ocorresse, deveria ser coberto por recursos da atividade produtiva. A partir da dcada de 1930, com o advento da teoria keynesiana, o gasto pblico adquire a funo de estabilizador da economia. 8.5.3 Oramento pblico no Brasil No Brasil, a elaborao do oramento segue os passos determinados pela Constituio Federal de 1988. O Executivo, por meio da lei, estabelece: 1) o plano plurianual; 2) as diretrizes oramentrias; e 3) os oramentos anuais. A lei que institui o plano plurianual estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e multas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de durao continuada. A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) compreende as metas e as prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orienta a elaborao da lei oramentria anual, dispe sobre as alteraes na legislao tributria e estabelece a poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento. A lei oramentria anual compreende: l) o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico; 2) o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direto a voto; e 3) o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo poder pblico. O projeto de lei oramentria acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito sobre as receitas e despesas decorrentes de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia (as chamadas renncias fiscais22). O oramento geral da Unio formado pela soma do oramento fiscal, oramento das estatais, oramento da seguridade social e pelas renncias-fiscais. O projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias encaminhado ao Congresso Nacional at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa. J o projeto de lei oramentria da Unio encaminhado ao Congresso Nacional at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sanso at o encerramento da sesso legislativa. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais so apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional na forma do regimento comum, que os devolvero ao Executivo para sanso ou veto.

22

No se deve confundir renncias fiscais com brechas fiscais. A s primeiras so decorrentes de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. As segundas referem-se a lacunas na lei, que possibilitam a discusso do no-recolhimento do imposto por parte do contribuinte.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

78

8.5.4 A Lei de Responsabilidade Fiscal A Lei de responsabilidade Fiscal (LRF) um importante instrumento de poltica fiscal implementado a partir de 1998, cujo objetivo o de proporcionar o equilbrio oramentrio do setor pblico. Ela estabeleceu o seguinte: Limite para as despesas com funcionalismo pblico: a) De 50%, para a Unio; b) De 60%, para Estados e Municpios; Proibio de socorros financeiros entre Unio, Estados e Municpios; Limite de despesas feitas pelos administradores em final de mandato; Limites de endividamento para Unio, Estados e Municpios, por meio do Senado.

As administraes que no cumprirem a lei perdem o direito de repasse voluntrio de verba da unio (por exemplo, o repasse de parte do IPI e IR arrecadado pela Unio aos Estados e Municpios). Alm disso, os responsveis podem sofrer sanes por crime de responsabilidade fiscal. Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, ganhou-se maior eficincia na ao governamental, obrigando Estados e Municpios a explorar mais as receitas prprias, contribuindo decisivamente para o ajuste fiscal.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

79

9
REGULAMENTAO DOS MERCADOS23
9.1 DIREITOS DE PROPRIEDADE E O USO DOS RECURSOS NO MERCADO Mesmo numa sociedade hipottica, em que todas as estruturas de mercado operam em concorrncia perfeita, podem existir falhas de mercado que impedem a ocorrncia de soluo de eficincia na alocao de recursos escassos. Ao encararmos os negcios da vida cotidiana, em que os produtores e consumidores no esto isentos da incerteza, do oportunismo e dos custos de obter e processar informaes, podemos esperar ento que as solues dadas pelo mercado sejam sempre inadequadas? O ambiente de incerteza em que se realizam as transaes facilmente constatado, pois fazemos negcios que nos comprometem com circunstncias futuras que no temos nem como antecipar nem como controlar. Tambm no preciso recorrer a exemplos para demonstrar que existem pessoas oportunistas, dispostas a renunciar a um contrato quando uma oportunidade melhor lhes parecer. E, por ltimo, o fato de que, para tomar uma deciso, temos de investir tempo e recursos para obter as informaes necessrias. Ser que, mesmo nessas circunstncias, a sociedade de mercado oferece uma soluo adequada para a organizao dos recursos escassos na satisfao das necessidades materiais dos indivduos? Os mercados so convenes sociais regidas por leis gerais, basicamente aquelas que estabelecem os direitos de propriedade e troca entre os indivduos, e tambm por estatutos especficos institudos com o objetivo de restringir ou ampliar o conjunto de transaes possveis para determinados bens ou servios. Na base das regras que moldam a operao dos mercados, encontramos os sistema de atribuio de direitos, que define os termos mais gerais da contratao voluntria de recursos entre os membros de uma sociedade. O objetivo da prxima seo apresentar os principais elementos do sistema de atribuio de direitos e discutir como as regras de distribuio de direitos exercem papel fundamental na alocao de recursos numa sociedade mercado. Na segunda seo deste item discutiremos como estatutos especficos podem complementar as regras gerais do sistema de direitos de propriedade, oferecendo regras adicionais capazes para promover melhoria da eficincia na alocao de recursos por meio do mecanismo de mercado. 9.1.1 O sistema de atribuio de direitos e a alocao de recursos Grande parte dos negcios realizados so feitos por meio de contratos. Para trabalhar, firmamos contratos de trabalho ou de prestao de servios; para morar, fazemos contratos de aluguel ou de financiamento; e assim por diante. As leis e regulamentos definem limites bem claros para que esses contratos sejam considerados vlidos, ou seja, as
23

Adaptado de Equipe de Professores da USP. Manual de Economia. So Paulo: Saraiva, 1998.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

80

transaes de mercado definem preos e quantidades envolvidos segundo as restries legais. Ao realizar tais transaes, incorremos, alm do pagamento dos bens e servios propriamente ditos, em outros custos como os de confeco, monitoramento e de implementao dos prprios contratos. Quando discutimos eficincia alocativa em mercados e concorrncia perfeita, esses custos, ou os recursos empregados na atividade de conceber e fazer cumprir contratos, foram ignorados. Isso ocorre porque se pressupe que os sistema legal sancione, sem custos, qualquer transao realizada entre os agentes privados, desde que respeitados os princpios da propriedade privada. Portanto, as regras condicionam o funcionamento dos mercados, impondo limites ao emprego de recursos e afetando diretamente os custos de realizar e cumprir contratos. A alocao de recursos em uma sociedade est sempre associada a um sistema de atribuio de direitos. Um sistema de atribuio de direitos tem como principal funo atribuir autoridade, aos titulares dos ativos, de escolher o uso especfico desejado entre uma classe de usos possveis e no proibidos, bem como de impedir que outros tenham acesso a esses recursos, ou seja, que tal atribuio seja exclusiva do titular. A atribuio dos direitos de comando sobre um ativo comporta trs categorias: os direitos de uso, o direito de explorao e o direito de alienao. Ao receber o direito de uso, o titular pode decidir como ir usufruir, transformar ou mesmo destruir o ativo. Se recebe tambm o direito de explorao, o titular pode decidir de que maneira ir auferir de renda do ativo, seja explorando-o diretamente, seja contratando outros para faz-lo. A terceira categoria a que define a capacidade do titular transferir de forma permanente o ativo a outros, ou seja, o direito de alienao. Quando os trs direitos sobre um mesmo ativo so atribudos ao mesmo titular, diz-se que existem direitos de propriedade plena. Porm, no uma tarefa simples delimitar os ativos a que uma propriedade plena diz respeito em grande parte dos ativos existentes na sociedade. Um exemplo dessa dificuldade foi apontado por Alchian (1977) ( Some Economics of property rights), ao tratar da dificuldade de se atribuir direitos sobre o ativo terra: Diversas pessoas tm, ao mesmo tempo, uma parcela de direitos de uso da terra. A pode ter o direito de cultivar trigo sobre ela. B pode ter o direito de atravess-la. C pode ter o direito de fumar e jogar cinzas. D pode ter o direito de voar com um avio sobre ela. E pode ter o direito de submet -la a vibraes em consequncia do uso de um equipamento nas vizinhanas. Cada um desses direitos pode ser transfervel. Em resumo, os direitos de propriedade privada para vrias parcelas de usos da terra pertencem a pessoas diferentes. O exemplo aponta tambm para a dificuldade de se identificar numa nica pessoa a titularidade dos direitos; quando isso possvel, falamos de propriedade individual plena. Mas existem outras trs possibilidades: a Propriedade Plena Estatal, a Propriedade Plena Coletiva, e a Propriedade Comum ou de Livre Acesso. No caso da propriedade estatal, aqueles que controlam o Estado exercem de fato a titularidade desses direitos. Na propriedade coletiva, a titularidade dos recursos exercida por uma comunidade ou por seus representantes, excluindo o acesso dos de fora e controlando o uso pelos seus membros. O estabelecimento e a garantia dos direitos exclusivos de propriedade demandam medidas custosas por parte dos indivduos e do Estado. Tais medidas so tomadas pelos agentes privados, estatais ou coletivos quando seus custos so inferiores aos rendimentos que se espera deles auferir. Caso contrrio, os agentes econmicos arcam com os custos
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 81

de garantir o uso exclusivo de seus ativos. Nesse caso, mesmo sendo escassos e possuindo valor econmico, os ativos podem ser deixados na forma de livre acesso. Os recursos de livre acesso surgem tambm quando o Estado incapaz ou se recusa a garantir contratos entre agentes econmicos que disputam a utilizao dos mesmos recursos. Outra situao de livre acesso ocorre quando no existe autoridade governamental capaz de regulamentar o uso de certos ativos, a exemplo dos estoques pesqueiros em guas internacionais. Existem dois tipos de limitaes que podem ser impostas pelo Estado aos direitos exclusivos de propriedade: as proibies e as atenuaes. Ao impor limites de velocidade nas estradas, o Estado est zelando no s pela segurana do motorista, mas tambm pela de todos os outros viajantes. Diz-se, nesse caso, que o direito de uso da propriedade sobree o automvel foi atenuado. Este tipo de limitao deve ser distinguido de restries que impedem o mesmo motorista de atropelar pedestres e abalroar propriedade alheia. Neste ltimo caso, a prpria noo de propriedade privada e liberdade de iniciativa que est envolvida, pois os direitos de um tm como limite os direitos dos demais. Tais atenuaes tm efeitos alocativos importantes, como pode ser visto no caso da repartio dos direitos sobre a propriedade da terra. Qualquer redefinio numa estrutura de direitos de propriedade feito pelo Estado, tem efeitos sobre a riqueza, gerando perdedores e ganhadores. Quanto maiores forem as garantias que o Estado oferece ao titular de direitos exclusivos de propriedade, maior ser o valor de um ativo, pois permite o emprego livre desses recursos nas atividades de maior retorno. 9.1.2 Regulamentao e incentivos Num sistema econmico em que todos os agentes dispem das informaes necessrias e no tm razes para esperar que todos os outros no cumpram o contratado, todos os recursos de valor econmico poderiam ser delineados e a titularidade dos direitos de propriedade atribuda. Uma vez estabelecidos os direitos exclusivos de propriedade, pode-se garantir que todos os recursos sejam empregados em atividades em que o rendimento econmico seja mximo, no sendo necessria a interferncia do Estado. Esta situao corresponde a uma alocao eficiente no sentido de Pareto. J nas condies da sociedade em que vivemos, as transaes envolvendo bens de consumo, servios e ativos produtivos, sejam temporrias ou permanentes, so realizadas por meio de contratos que estipulam os seus termos. Estes, ou a estrutura dos contratos, especificam a distribuio de renda entre os participantes e as condies de uso dos recursos, e so escolhidos levando em considerao os custos da prpria transao, os riscos econmicos e os arranjos polticos e legais em vigor. Desse modo, o uso eficiente de recursos aquele que busca maior rendimento no emprego dos mesmos, considerando-se as trs dimenses. Ainda, os agentes econmicos iro buscar maior eficincia inovando as formas de contratao, reduzindo assim os custos de realizar as transaes. Inovaes contratuais podem, ento, ser comparadas a inovaes tcnicas na produo, pois estariam expandindo a fronteira de possibilidades de produo. Porm, sempre cabe ao Estado determinar o conjunto dos arranjos contratuais que so considerados legtimos, definindo ou limitando as regras do jogo de mercado. J discutimos as regras que tm validade geral para o funcionamento dos mercados como o caso do sistema de atribuio de direitos , cabendo agora tratar das regras que se aplicam apenas a mercados especficos. Se podemos dizer que o Estado est presente em todos os mercados quando sancionou um sistema de atribuio de direitos, no exato que essa presena possa ser confundida com interveno.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 82

As intervenes especficas, a que chamamos de regulamentao dos mercados, so exatamente aquelas que restringem a oferta e procura num mercado, tais como controle de preos, restries entrada de novos produtores, imposio de atendimento aos consumidores de uma determinada rea, especificao de caractersticas de produtos ou de tecnologias a serem empregadas na fabricao, e imposio de padres ambientais no local de trabalho e fora da firma. A principal questo a discutir : em que medida as regras particulares aplicadas a mercados especficos, limitando o escopo das transaes possveis, acabam por melhorar a alocao de recursos quando comparados aos resultados que seriam obtidos por mercado que operasse somente com as regras gerais? 9.2 REGULAMENTAO DOS MERCADOS Regulamentao o conjunto de regras particulares ou de aes especficas implementadas por agncias administrativas para interferir diretamente no mecanismo de alocao de mercado, ou indiretamente, alterando as decises de oferta e procura de consumidores e produtores. Se o sistema mercado assegura o uso eficiente dos recursos para a produo de bens de carter privado, desde que as condies discutidas no captulo anterior sejam satisfeitas, a regulamentao tem como condio necessria a existncia de falhas de mercado. Formular e implementar a regulamentao de um mercado requer elevados custos administrativos, leva redistribuio de rendimentos e pode interferir na eficincia alocativa de outros mercados; requer, portanto, recursos que no podem ser ignorados quando se comparam os ganhos de eficincia na introduo da regulamentao com as ineficincias de um mercado no regulamentado mas que apresenta alguma falha. O objetivo desta parte discutir o conjunto de regras e aes, de agora em diante, instrumentos disponveis para contornar as falhas de mercado e garantir a melhoria da eficincia alocativa numa economia calcada na livre iniciativa. Os instrumentos de regulamentao so genericamente classificados em: Comando e controle (C&C) Incentivos financeiros (IF)

Os instrumentos financeiros esto associados a transferncias de recursos atravs de impostos e subsdios. J os instrumentos de comando e controle so aqueles associados a regras particulares implementadas por agncias governamentais especialmente concebidas para esses fins, fazendo uso de regulamentos e sanes. Cada tipo de falha de mercado pode ser associada a uma instituio, ou conjunto de instituies, que varia de pas para pas e ao longo do tempo. Nas sees seguintes so apresentados alguns dos sistemas de regulamentao existentes no Brasil, destacando-se as falhas de mercado associadas a eles, as formas de regulamentao e os instrumentos empregados. importante frisar que, embora h muito tempo presentes na sociedade brasileira, esses sistemas de regulamentao ganham maior peso poltico com a redemocratizao do Pas. Tal papel foi bastante revigorado com a promulgao da Constituio de 1988, que afirma a organizao econmica do Pas pautada na livre iniciativa, no direito propriedade como parte dos direitos fundamentais, resguardado o cumprimento de sua funo social.
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 83

9.2.1 Regulamentao de servios de utilidade pblica O problema Os mercados falham na presena dos chamados bens pblicos, que so aqueles para os quais o consumo por parte de um indivduo no reduz a capacidade de outros de usufruir dos seus servios, porque como as empresas privadas no dispem de elementos para cobrar de cada consumidor, tambm no tero incentivos em ofertar tais bens. Os bens com caractersticas de bens pblicos, como a defesa nacional, lei e ordem, sade pblica, cincia bsica, infraestrutura de transporte e urbana, tais como parques, via e iluminao no seriam produzidos nas quantidades que os consumidores estariam dispostos a pagar se fossem ofertados por empresas privadas. Isso se deve em parte por que as empresas no dispem de meios de identificar o valor econmico das apropriaes individuais. Tais dificuldades tm origem ou no fato de o uso do bem por um indivduo no impedir que outros o usem, ou mesmo havendo rivalidade no uso, o custo de obter tal informao muitas vezes superior ao valor econmico do bem. Para a produo de alguns bens pblicos como defesa nacional, lei e ordem a soluo quase universal tem sido a produo direta pelo Estado. Para outro grupo de bens, como sade pblica, educao, cincia bsica e servios de infraestrutura, as solues variam de pas para pas e ao longo do tempo, desde a produo direta pelo Estado, passando pela contratao governamental dos servios de empresas privadas, at a concesso para explorao por monoplio privado. A contratao de servios de empresas para prestao de servios pblicos ocorre mediante licitao, cabendo ao governo determinar quantidade, qualidade e limites de preos para os servios a serem contratados. A licitao o processo atravs do qual as empresas privadas competem pela prestao do servio ao governo. O regime de concesses predomina nos servios pblicos em que a empresa pode cobrar pelo menos uma parte dos servios prestados atravs da cobrana de tarifas no usurio. O sistema de concesses monopolistas pode ser associado falha de mercado identificada como monoplio natural. Isso no quer dizer que toda vez estivermos diante de uma concesso encontraremos em caso de monoplio natural. A associao da falha de mercado identificada como monoplio natural com os servios pblicos industriais, ou servios de utilidade pblica, como energia, telefonia e saneamento ocorreu historicamente porque as tecnologias de produo apresentavam, e ainda apresentam em alguns casos, fortes economias de escala para os tamanhos de mercado relevantes. Numa situao como essa, a livre entrada de competidores d origem a duplicaes de investimentos elevados que acabam por onerar os consumidores ou desestruturar a oferta dos servios. A forma tradicional de regulamentar o funcionamento de monoplios naturais restringindo a entrada de concorrentes. Como os monoplios naturais so definidos como tais em funo da tecnologia disponvel, possvel que mudanas tecnolgicas alterem as condies de competio. O maior exemplo desse tipo de alterao foi observado com o desenvolvimento da telefonia celular. Enquanto os sistemas de telefones convencionais requerem grandes investimentos nas redes (o mesmo vlido para redes de gua e energia eltrica), a telefonia celular comportaria a entrada de uma empresa que pudesse investir em apenas uma torre de transmisso de sinais. Para empregar o conceito de monoplio natural na regulamentao da telefonia celular, devemos estar cientes de que as dimenses do mercado relevante sero muito menores que as da telefonia convencional. Uma vez esclarecido esse aspecto conceitual dos monoplios naturais, devemos identificar qual o sistema de atribuio de direitos que rege os servios pblicos no Brasil,
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 84

antes de passarmos ao sistema de regulamentao. Sistema de atribuio de direitos Tomando a Constituio Federal de 1988 como base do nosso sistema de atribuio de direitos, encontramos vrios dispositivos que tratam dos servios de utilidade pblica. Em vrios desses dispositivos estava includa a obrigatoriedade de que os servios fossem prestados diretamente pelo Estado ou por concesso exclusiva a empresas estatais. Entre esses casos encontravam-se os servios de correios e telgrafos, telefonia, transmisso de dados e demais servios pblicos de comunicaes, distribuio de gs canalizado, pesquisa e lavra de petrleo e gs natural, refino, importado, exportao e transporte martimo de petrleo. As reformas recentes tm aberto a participao das empresas privadas nesses setores. A Constituio Federal, em seu artigo 175, diz que Incumbe ao poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. No ano de a995 foram aprovadas duas leis federais que procuram definir o regime de concesses de servios pblicos: a Lei n 8.987 e a Lei n 9.074. segundo Di Pietro, um contrato de concesso definido como: ... contrato administrativo pelo qual a Administrao Pblica delega a outrem a execuo de um servio pblico, para que execute em seu prprio nome, por sua conta e risco, mediante tarifa paga pelo usurio ou outra forma de remunerao decorrente da explorao do servio. Embora seja um contrato, a concesso trata da prestao de um servio pblico e funo do Poder Pblico organizar tais servios. Assim sendo, caber ao governo, como poder concedente, regulamentar os objetivos, a forma de execuo do servio, a fiscalizao, os direitos e deveres das partes, as circunstncias em que poder ocorrer resciso, as multas e os direitos dos usurios. Por outro lado, para que existam empresas legitimamente interessadas em tais contratos de concesso, o poder concedente dever ser capaz de garantir remunerao dos ativos a serem empregados pela empresa concessionria compatvel com aquela existente em outras atividades de caractersticas semelhantes. Agncias e instrumentos No artigo 30 da Lei n 8.987, est previsto que o controle poder ser exercido diretamente pelo poder concedente, por meio de um rgo tcnico a ele subordinado ou por entidade com ele conveniada. Assim, a lei reconhece a necessidade de especializao tcnica por parte da agncia que ir exercer o controle e a fiscalizao das aes da concessionria. Mesmo quando critrios para definio e reajustes de tarifas estiverem definidos nos contratos de concesso, os rgos fiscalizadores devem manter papel discricionrio, fundamental na avaliao da qualidade dos servios prestados. Os instrumentos empregados na concesso so basicamente instrumentos de Comando e Controle (C&C) previstos no contrato de concesso. Entre eles encontra-se o principal instrumento do governo ou da agncia tcnica de controle, que a capacidade de
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 85

determinar as tarifas e as outras formas de remunerao do concessionrio. Ao invs de adotar uma regra nica de determinao de tarifas, a Lei n 8.987 optou pelo critrio da menor tarifa oferecida num processo de licitao pblica, ou seja, as empresas competindo pelo direito de produzir fazem a oferta da tarifa que consideram mais adequada, dados os requisitos de qualidade e de quantidade especificados. Como o processo de licitao um processo competitivo, o vencedor ser aquele que oferecer a menor tarifa. A agncia pode se recusar a validar um resultado se a tarifa mnima for considerada muito elevada, e para isso a competncia tcnica da agncia de controle fundamental, pois ela dever ter informaes sobre os custos de produo. Como a concesso dura vrios anos, um outro aspecto crucial o mecanismo de reajuste das tarifas. As regras de reajustes tarifrios mais empregadas ultimamente em vrios pases tendem a combinar a manuteno do valor real da tarifa constante com incentivos a ganhos de produtividade. Assim, as agncias tcnicas de regulamentao dos servios pblicos devem ser capazes de determinar o nmero de concessionrios que podero operar, e os controles de preos a serem feitos de modo a minimizar as rendas de monoplio que sero auferidas pelos concessionrios. 9.2.2 Sistema de defesa da concorrncia O problema Os mercados falham na presena de concorrncia imperfeita, ou seja, quando firmas podem atuar num mercado especfico de modo a fixar seus preos acima dos custos marginais de produo. Em tais estruturas de mercado, os preos estaro acima e as quantidades produzidas abaixo daqueles associados ao nvel de eficincia. As razes que do origem ao poder de monoplio podem ser muito variadas, as seus efeitos podem ser resumidos em dois grandes grupos de mercados imperfeitos: monoplios naturais e oligoplios. Tratamos dos monoplios naturais na seo anterior; cabe agora discutir as estruturas oligoplicas. O pequeno nmero de grandes empresas pode dar margem a trs tipos de comportamento que levam a alocao de recursos numa estrutura de mercado oligoplica a se distanciar da alocao de uma estrutura competitiva. O primeiro tipo a possibilidade de atuao conjunta ou cartelizao; O segundo conjunto de prticas so aquelas aes das grandes empresas voltadas a restringir a concorrncia, seja por parte de empresas que j operam no mercado, seja de potenciais ingressantes; O terceiro tipo so as prticas desleais em relao a consumidores e fornecedores.

As prticas de ao conjunta e cartelizao esto associadas a uma diminuio da rivalidade entre as empresas operando em determinado mercado. Com menor rivalidade, as empresas tendero a acomodar participaes no mercado e a coordenar a fixao de seus preos de modo a manter as participaes no mercado e a coordenar a fixao de seus preos de modo a manter as participaes estveis e aumentar conjuntamente os lucros. Dizemos que existe um Cartel quando formalizado um acordo explcito de fixao de preos e/ou participaes no mercado. Porm, a coordenao nesse sentido pode ser tcita, ou seja, exercida por uma empresa lder ou simplesmente por tentativa e erro ou acomodao das empresas que atuam tempo suficiente sem presso competitiva de novos entrantes. Uma estrutura de mercado, com tais caractersticas se afasta da soluo
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 86

competitiva e se aproxima da soluo de monoplio. Para que uma situao como essa perdure no tempo, sendo um equilbrio estvel, sem que novas empresas sejam atradas pelos lucros de monoplio existentes, necessrio que existam barreiras entrada. Essas barreiras so custos que uma empresa entrante tem de incorrer, mas as que j esto instaladas no. Estas podem ser de natureza tecnolgica, como domnio de marcas, patentes e Know-how, devido a restries de suprimentos, como direitos de lavra de minrios, ou ainda devido conquista das preferncias dos consumidores, obtidos por meio de propaganda ou da simples antiguidade de uma marca. Numa situao como essa caber ao rgo regulamentador impedir e punir acordos explcitos e prevenir a coalizo tcita estimulando e intensificando a rivalidade das empresas instaladas. Existem, contudo, barreiras entrada que so resultado de aes estratgicas das empresas dominantes para expulsar as menores ou para impedir a entrada de novos concorrentes. Guerras de propaganda tm muitas vezes esse objetivo, ao impor aos competidores menores o nus de responder a uma campanha apenas para manter sua participao no mercado. Da mesma forma, as vrias campanhas publicitrias ao longo do tempo ajudam a estabelecer e fixar a reputao de uma empresa. Para uma empresa entrante, e sem reputao estabelecida, o esforo e os custos de propaganda e fixao de reputao sero maiores do que para as que j operam. A caracterizao de prticas como essas, estratgias de restringir a concorrncia, das mais difceis de ser analisada e exige uma avaliao caso a caso por parte das agncias de regulamentao. Das aes estratgicas das empresas para restringir a concorrncia, trs so mais claramente identificadas: A prtica de preos predatrios, As vendas casadas e O controle das fontes de suprimentos.

O terceiro tipo de comportamento so as prticas desleais para com fornecedores e clientes. Essas prticas podem ser divididas em dois grupos Os contratos verticais e A discriminao de preos entre fornecedores e clientes.

Os contratos verticais so contratos entre fornecedores e clientes que tm como origem as dificuldades de se manter relaes de oferta e procura de longo prazo. Quando esses contratos so estabelecidos de comum acordo entre duas empresas, de se esperar que ele seja de proveito para ambas as partes. Entretanto, muitas vezes tratase de contrato de adeso, ou seja, um grande produtor impe ao seu distribuidor ou varejista as condies de revenda do produto. Como saber se o produtor est exercendo seu poder de monoplio ou se est implementando uma poltica que ser de proveito para ambos? Como fica a situao do consumidor no final da cadeia de negcios? Existem alguns tipos de acordos que so literalmente proibidos e outros devem ser analisados, caso a caso, pelas agncias de regulamentao. Sistema de atribuio de direitos A base da organizao de um sistema de defesa da concorrncia est presente na Constituio Federal de 1988, logo no artigo 1, inciso IV, no ttulo dos Princpios Fundamentais, em que se afirma que o Estado Democrtico de Direito tem como fundamento os valores sociais do trabalho e da livre inciativa. No ttulo seguinte, os Direitos
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 87

e Garantias Fundamentais, artigo 5, incisos XXII e XXIII, garantido o direito de propriedade e que a propriedade atender sua funo social. no ttulo Da Ordem Econmica e Financeira, no captulo dos Princpios Gerais da Atividade Econmica que encontramos, no artigo 170, a reafirmao de que a ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre inciativa, tem por assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: I soberania nacional; II propriedade privada; III funo social da propriedade; IV livre concorrncia; V defesa do consumidor; VI defesa do meio ambiente; ... A defesa do consumidor e do meio ambiente ser assunto das prximas sees; aqui devemos analisar a extenso de funo social e livre concorrncia. Esses assuntos so tratados na Lei n 8.884, de 11 de junho de 1994, que trata da preveno e represso s infraes ordem econmica e redefine a natureza administrativa da agncia de regulamentao da concorrncia, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econmica) No artigo 1 da Lei 8.884, fica estabelecido que a finalidade tratar da preveno e represso de infraes ordem econmica, tendo como base os princpios da livre concorrncia, funo social da propriedade, defesa dos consumidores e represso ao abuso do poder econmico. O artigo 20 da Lei n 8.884 aponta como infraes os atos, mesmo aqueles que no surtem o efeito pretendido, direcionados a: I limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrncia ou a livre iniciativa; II dominar o mercado relevante de bens ou servios; III aumentar arbitrariamente os lucros; IV exercer de forma abusiva posio dominante. O texto emprega dois termos que requerem esclarecimentos: mercado relevante e posio dominante. O primeiro refere-se esfera da concorrncia, ou seja, necessrio que a agncia identifique corretamente o mercado, sua extenso, os produtos envolvidos, nmero de concorrentes etc. O segundo termo, a posio dominante de uma firma, fixado como sendo uma parcela superior a 30% do mercado. Mas note-se que o fato de a empresa possuir posio dominante no em si uma infrao, mas sim as aes abusivas quetal posio lhe permite. O artigo 21 da Lei n 8.884 caracteriza as condutas ou prticas que podem ser interpretadas como infraes ordem econmica. Ao longo dos 24 incisos so listadas condutas que correspondem aos trs conjuntos de prticas identificadas, quais seja,, combinaes entre as empresas no mercado para evitar a competio, aes para expulsar concorrentes que j esto no mercado ou impedir a entrada de novos, e impor controles nas relaes ao longo da cadeia produtiva e de distribuio. Julgar se a existncia de tais prticas caracteriza uma limitao ao direito de todos a mercados concorrenciais tarefa do CADE.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

88

Agncias e instrumentos Como vimos, a CADE a agncia brasileira responsvel pela poltica de Defesa da Concorrncia, tambm chamada de poltica Antitruste. Pela Lei n 8.884, o CADE foi transformado em uma autarquia vinculada ao Ministrio da Justia 24, e os seus seis conselheiros so nomeados pelo Presidente da Repblica para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos por igual perodo. A destituio de um conselheiro do cargo uma deciso do Senado. Dessa forma, procurou-se investir o Conselho de liberdade de ao perante o governo, tornando o rgo uma agncia que executa sua funo livre das injunes de outros interesses. Cabe ao CADE zelar pela observncia da lei, decidir pela existncia de infraes, aplicar as penalidades quando houver infrao e ainda exercer controle dos atos e contratos que possam levar uma empresa a ter posio dominante. O CADE , portanto, um rgo decisrio, auxiliado na investigao e instaurao de processos pela Secretaria de Direito Econmico do Ministrio da Justia (SDE). Os principais instrumentos de punio de que o CADE dispe, caso seja caracterizada uma infrao ordem econmica, so multas, proibies de contratar com rgos pblicos, inclusive financeiros, exibio pblica atravs de divulgao dos atos na imprensa e incluso no Cadastro de Defesa do Consumidor. As multas podem chegar at 30% do valor do faturamento anual da empresa, podendo ser aplicadas tambm aos administradores. De grande impacto do ponto de vista da regulamentao de mercados so outros instrumentos que o CADE dispe e que precedem a aplicao das punies acima identificadas. O primeiro grupo de instrumentos de carter administrativo, podendo ser aplicado tambm pela SDE. Nesse grupo encontra-se a medida preventiva, que determina a cessao imediata de uma prtica, caso possa causar leso irreparvel ao mercado. O outro instrumento administrativo o compromisso de cessao da prtica sob investigao que esteja causando danos a terceiro. Firmar um compromisso de cessao no significa que a empresa admita culpa ou reconhea ter praticado ato ilcito, mas que, em reconhecendo as consequncias de seus atos, esteja disposta a fazer um acordo com o CADE/SDE. O outro grupo de instrumentos so formas de controle direto do CADE sobre negociaes entre agentes privados. So eles: a) Controle de atos e contratos; b) Compromisso de desempenho; c) Consulta. Nesse ltimo, os interessados em obter uma manifestao do CADE, antes de realizar contrato de fuso ou incorporao, devem apresentar informaes detalhadas sobre a transao. Isso pouparia os custos de ter a transao desfeita, caso o CADE viesse a avaliar que o contrato no leva a aumento de produtividade, ou a melhoria da qualidade, ou a ganho de eficincia e desenvolvimento tecnolgico. So essas as circunstncias previstas no controle de atos e contratos, e consideradas na avaliao de qualquer transao que leve ao aparecimento de empresa com posio dominante, ou que tenha faturamento anual superior a R$ 50 milhes. Em funo das circunstncias intervenientes, o CADE poder fixar metas qualitativas e quantitativas atravs de um compromisso de desempenho para que a transao seja aprovada. O acompanhamento desse compromisso fica a cargo da SDE.

24

Uma autarquia um rgo de administrao pblica com maior independncia que os departamentos e secretarias de governo. Elas podem possuir oramento prprio e seus diretores dotados de mandatos por tempo definido e no coincidente com os mandatos eletivos daqueles que os nomeiam. Exemplo do grau de autonomia das autarquias perante os governos so as universidades federais e estaduais.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

89

9.2.3 Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) O problema Os mercados falham quando, dado um sistema de atribuio de direitos, os custos e benefcios de uma transao, para cada agente envolvido, no so explicitamente definidos nos termos do contrato. Nesse caso, os contratos entre os agentes, mesmo sendo voluntrios e respeitando o sistema de atribuio de direitos em vigor, no conduzem ao emprego eficiente dos recursos. Duas circunstncias podem gerar contratos com esse tipo de ineficincia, levando a solues de mercado no eficientes: a primeira delas ocorre quando as aes de pelo menos uma das partes contratantes no podem ser observadas pela outra; a segunda ocorre quando uma das partes contratantes possui maior informao que outra sobre um elemento crucial para determinao dos benefcios e custos da transao. O primeiro caso est presente em contratos como aluguel e seguro de veculos. Por no poderem ser observadas, as pessoas tendem a dirigir um veculo alugado de forma mais displicente do que fariam no seu prprio veculo. Da mesma forma, a pessoa, uma vez que tenha segurado seu veculo, tende a arriscar mais, dirigindo ou parando em locais mais arriscados a roubo, em relao situao sem o seguro. Na ausncia de regulamentao, o resultado nos dois mercados so preos mais elevados para os servios. O segundo caso est presente tambm em mercados competitivos, como o de carros usados, em que os vendedores conhecem melhor que os compradores as condies do veculo. A existncia de informaes assimtricas no requer uma regulamentao especfica para cada tipo de mercado, podendo ser controlada por legislao ampla, como o Cdigo de Defesa do Consumidor. Entretanto, se a assimetria de informao estiver associada a outras falhas de mercado, pode levar ao surgimento de regulamentao especfica, com agncias prprias. Regulamentao de atendimento mdico e escolas privadas so exemplos possveis. O papel do Estado na promoo da defesa do consumidor est presente no ttulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituio Federal, artigo 5, inciso XXXII, O Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor. O sistema legal que implementou essas disposies constitucionais composto pela Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990, que trata dos direitos do consumidor, das sanes administrativas, das infraes penais, das formas de defesa desses direitos e da organizao do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Esse ltimo complementado pelo Decreto n 407, de 27 de dezembro de 1991, que regulamenta o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, um importante instrumento financeiro para a operao do sistema, e ainda pelo Decreto n 861, de 9 de julho de 1993, que trata da organizao do sistema e das normas gerais para aplicao de sanes administrativas. No artigo 6 da Lei n 8.078 esto definidos os direitos bsicos do consumidor, como a proteo contra os riscos provocados por produtos perigosos e nocivos; direito e educao e divulgao sobre o consumo adequado dos produtos e servios; direito a informao adequada e clara contendo as especificaes qualitativas, quantitativas e de preo dos bens; direito a proteo contra a publicidade enganosa, mtodos e prticas comerciais e contratuais desleais e abusivas. Esse conjunto de direitos reconhece a existncia de assimetrias de informaes e de poder econmico entre fornecedores e consumidores. Ainda no artigo 6, encontramos entre os direitos do consumidor, a garantia de preveno e reparao de danos sofridos na aquisio de produtos ou servios. Tal garantia prevista no acesso do consumidor aos rgos judicirios e administrativos e na facilitao
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 90

da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, isto , cabe ao fornecedor provar que a reclamao do consumidor improcedente. Trata-se, pois, de uma forma de contrabalanar as assimetrias de poder e de informao. No podemos deixar de mencionar a questo da titularidade dos direitos do consumidor que, nesse sistema de atribuio de direitos, pode ser exercida tanto pelo indivduo em particular como a ttulo coletivo. Para o exerccio individual dos direitos do consumidor basta que se recorra s agncias previstas pelo SNDC ou ao Judicirio. No caso da defesa coletiva ela poder ser exercida pelo Ministrio Pblico, pelas unidades da federao ou pelas prprias agncias designadas a executar a defesa do consumidor, ou ainda por associaes de defesa do consumidor. Existem trs formas de direitos dos consumidores, sendo a primeira os direitos difusos, ou seja, direitos de natureza indivisvel cujos titulares so pessoas indeterminadas, a segunda forma a de direitos coletivos, ou seja, para os quais a titularidade indivisvel para os membros de um grupo, mas est associada ao grupo como um todo. A terceira forma a de direitos individuais homogneos, aqueles decorrentes de origem comum. A defesa dos direitos da primeira forma traz benefcios a um grupo no determinado, da segunda forma a um grupo especfico e da terceira forma beneficia a todos os indivduos que sofreram o mesmo dano. Agncias e instrumentos O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor integrado por rgos federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, e as entidades privadas de defesa do consumidor. A agncia governamental encarregada de executar uma Poltica Nacional de Defesa do Consumidor o Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor (DPDC), subordinado Secretaria de Direito Econmico (SDE). A fiscalizao das relaes de consumo exercida pelos fiscais do DPDC e dos rgos de proteo e defesa do consumidor criados com essa finalidade nos Estados e Municpios. Cabe tambm aos rgos estaduais e municipais, no mbito de cada jurisdio, exercer atividades de avaliao e encaminhamento de denncias, incentivar a criao de entidades de defesa do consumidor e firmar convnios para fiscalizar prticas mercantis abusivas. O desrespeito s normas da Lei n 8.078 constitui infrao administrativa sujeita a penalidades como: I multa; II apreenso do produto; III inutilizao do produto; IV cassao do registro do produto junto ao rgo competente; V proibio de fabricao do produto; VI suspenso de fornecimento de produtos ou servios; VII suspenso temporria de atividade; VIII revogao de concesso ou permisso de uso; IX cassao de licena do estabelecimento ou atividade; X interdio, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou atividade; XI interveno administrativa;
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

91

XII imposio de contrapropaganda. Os processos administrativos motivados por denncia de consumidores ou por ao fiscalizadora dos agentes dos rgos de defesa do consumidor constituem-se no principal instrumento de comando e controle (C&C) que essas agncias dispem. As sanes administrativas esto relacionadas s violaes aos direitos bsicos do consumidor e s boas prticas comerciais e contratuais. A multa no pode ser confundida com um instrumento financeiro, pois mesmo sendo aplicada me proporo vantagem obtida pelo fornecedor, trata-se de um mecanismo de sano como os demais. 9.2.4 Sistema de proteo ao meio ambiente O problema Os mercados falham quando as transaes num mercado produzem efeitos positivos ou negativos a terceiros, ou seja, causam externalidades. Tais efeitos do origem a custos ou benefcios para terceiros, no refletidos nos custos de transacionar dentro do mercado, levando super ou subexplorao dos recursos. O papel da regulamentao nesses casos de avaliar os custos externos e redistribu-los aos que lhes deram origem. Em grande parte das atividades econmicas pode-se identificar a presena de resduos gerados nos processos produtivos. Por exemplo, na agricultura, o uso de pesticidas pode contaminar os trabalhadores ou as guas subterrneas; na indstria, temos o lanamento de gases na atmosfera e os resduos slidos e lquidos contendo materiais nocivos sade; nos sistemas de transporte urbano, que empregam nibus com motores diesel, ocorre a intoxicao das cidades com os gases de escape. Portanto, externalidades negativas so um fenmeno bastante comum em nosso cotidiano. Se fcil notar a presena de externalidades, o mesmo no pode ser dito no que diz respeito a corrigi-las. Existem dificuldades de natureza tcnica, relativas ao conhecimento dos elementos prejudiciais da poluio: mesmo quando conhecidos os elementos malficos das substncias poluentes, existem problemas em se identificar o quanto as pessoas foram de fato afetadas por uma determinada fonte de poluio, ou seja, de como repartir o nus entre os poluidores; e ainda as dificuldades de compensar os afetados pela poluio, ou seja, como evitar o comportamento oportunista quando se oferece dinheiro para quem foi afetado por determinado tipo de poluio. s dificuldades tcnicas e informacionais sobrepe-se a dificuldade de identificar corretamente os direitos de propriedade em questo. Como repartir a responsabilidade pela poluio atmosfrica numa grande cidade? Quanto caber aos proprietrios de veculos, aos industriais etc.? Se a responsabilidade civil dos que causam a poluio fosse facilmente identificada, o conjunto geral de leis que disciplina o assunto seria suficiente para que qualquer dano causado a terceiros viesse a ser compensado. Nesse caso no haveria necessidade de regulamentao e de agncias governamentais especificamente concebidas para esse fim. Porm, os direitos de uso exclusivo no so complemente definidos e os recursos naturais podem tornar-se, de fato, de livre acesso. Muitas vezes isso ocorre sem que seja percebido como tal. Os exemplos de tais situaes so abundantes, desde direitos de perfurao de poos de petrleo nos EUA, estoques pesqueiros em guas internacionais, at o caso de pastagens em reas comunais da frica. A soluo de casos de propriedade comum de recursos requer discutir-se tambm os custos de serem produzidos direitos de propriedade que eliminem o livre acesso. necessria a substituio por um sistema que garanta que a deciso de uso do recurso seja tomada por um nico agente, mesmo que a
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 92

propriedade possa continuar comunal ou estatal. Somente nesse caso se pode garantir, quer pelo papel de coordenador, quer por atribuio de direito de alocao exclusivo, que tal recurso no ser superexplorado. Assim, a regulamentao do meio ambiente e a definio dos melhores instrumentos para tornar os custos externos a ele relacionados como parte dos custos privados de produo, um dos grandes desafios que vm sendo encarados pelas sociedades modernas. O sistema de defesa do meio ambiente no Brasil e os principais instrumentos de que ele dispe sero analisados em seguida. Sistema de atribuio de direitos Vimos que no ttulo da Ordem Econmica e Financeira, no captulo dos Princpios Gerais da Atividade Econmica, encontra-se no artigo 170 a afirmao de que a "ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: ...VI defesa do meio ambiente; ... no captulo da Ordem Social da Constituio Federal que v-se um captulo dedicado ao Meio Ambiente. No artigo 225 lemos: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defende-lo e preserv-lo para as geraes futuras. No pargrafo primeiro do referido artigo definem-se as atribuies do Poder Pblico no sentido de garantir tal direito. No que diz respeito regulamentao dos mercados destacam-se dois incisos: IV exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V controlar a produo, comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente. As atribuies de rgos especficos para cumprir as funes de controle definidas nos incisos acima j haviam sido previstas na Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, que instituiu o Sistema Nacional de Meio Ambiente. Nesse sistema cabe aos Estados, entre outras atribuies de natureza ambiental, o controle da poluio e o licenciamento de atividades potencialmente causadoras de degradao ambiental, recaindo para a esfera federal o controle e licenciamento de atividades de interesse interestaduais. atravs do exerccio do controle da poluio, estabelecendo-se padres de emisso de poluentes, e do fornecimento de licenas de funcionamento, que as agncias ambientais exercem a regulamentao dos mercados. Agncias e instrumentos O Sistema Nacional de Meio Ambiente dirigido por um Conselho Nacional que assessora o ministro no estabelecimento da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Da mesma forma no mbito estadual, existem os Conselhos Estaduais, responsveis pelas polticas estaduais. No mbito federal, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente IBAMA a agncia federal encarregada de estabelecer programas e exercer a fiscalizao da legislao ambiental. Nos Estados, as agncias estaduais cumprem o mesmo papel, porm seguindo legislaes e parmetros ambientais fixados em cada Estado. Diante dos parmetros ambientais estabelecidos as agncias dispem de trs instrumentos de controle: a) Os estudos e relatrios de impacto ambiental EIA/RIMA;
Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc. 93

b) As licenas de funcionamento; c) A fiscalizao das emisses de poluentes. Os EIA/RIMA aplicam-se a novos projetos ou a expanso de projetos j existentes, sendo custeados pelo proponente e submetido avaliao do rgo ambiental competente. O segundo instrumento a licena de funcionamento, que pode ser aplicada inclusive a plantas existentes anteriormente legislao ambiental. Na hiptese de um projeto ter seu EIA/RIMA aprovado, a obteno da licena no automtica, dependendo da inspeo da planta e das condies de funcionamento efetivo. A concesso de licenas no depende apenas do projeto em si, mas das condies do meio ambiente em que estar instalado. Desse modo a agncia pode impor compromissos mais ou menos rigorosos de padres de lanamentos de diferentes poluentes. O terceiro instrumento de controle a ao fiscalizadora, que pode impor diversas sanes, como multas, interrupo da produo, suspenso temporria das atividades e at cassao da licena e consequente fechamento da empresa. A esses instrumentos de controle, a legislao brasileira vem acrescendo nos ltimos anos um novo conjunto de instrumentos econmicos genericamente associados aos princpios do poluidor-pagador e consumidor-pagador. Entre eles encontram-se os Royalties de Compensao Financeira pela utilizao de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica, Royalties de Compensao Financeira pela utilizao de recursos minerais, compensaes financeiras para municpios inundados por barragens, compensaes financeiras para explorao de recursos florestais, e ainda em implementao, a cobrana pelo uso dos recursos hdricos.

Prof. J. Aurlio Vilas Boas, MSc.

94

You might also like