You are on page 1of 33

23/11/2012

1. AGENTES PBLICOS

1 corrente: os Agentes Pblicos so de 4 espcies (Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, Celso Antnio Bandeira de Mello e Maria Sylvia Z Di Pietro):

1. AGENTES PBLICOS
a) AGENTES POLTICOS: so os titulares dos cargos estruturais organizao do Pas, sendo os ocupantes dos cargos que compe o arcabouo constitucional do Estado. Sua funo formar a vontade superior do Estado. Para esses autores somente so agentes polticos o Presidente e Vice, os Governadores e Vices, os Prefeitos e Vices, os auxiliares diretos como os Ministros e Secretrios, e mais os Senadores, Deputados Federais e Estudais, e ainda os Vereadores. 2

b) SERVIDORES PBLICOS: so todos que se ligam ao Estado ou s entidades da Administrao Indireta com vnculo empregatcio. Incluem-se a os servidores propriamente ditos, regidos pelo regime estatutrio, empregados regidos pela CLT e os contratados temporariamente (lei 8.745/93)

23/11/2012

c) MILITARES: abrange os militares das foras armadas e os militares dos Estados e do DF (art. 42, CF). So servidores estatutrios sujeitos a regime jurdico prprio.

d) PARTICULARES EM COLABORAO COM O PODER PBLICO: so as pessoas fsicas que prestam servio ao Estado, com ou sem vnculo empregatcio, compreendendo:

- Os empregados das concessionrias de servios pblicos, os notrios e registradores (art. 236, CF) - Os requisitados, nomeados e designados para funes pblicas, tais como jurados, mesrios, os convocados para o servio militar, comissrios de menores;

23/11/2012

2 corrente: em que os agentes pblicos so todas as pessoas fsicas incumbidas, definitivamente ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal.: (Hely Lopes Meirelles)

a) AGENTES POLTICOS: so os componentes do Governo nos seus primeiros escales, para o exerccio de atribuies constitucionais. Atuam com plena liberdade funcional, desempenham suas atribuies com prerrogativas e responsabilidades prprias, estabelecidas na CF e em leis esparsas. No esto hierarquizados, sujeitando-se apenas aos graus e limites constitucionais impostos. Tm plena liberdade funcional, ficando a salvo de responsabilizao civil por seus eventuais erros de atuao, a menos que tenham agido com culpa grosseira, m-f ou abuso de poder.

Ex: Chefes do Executivo e seus auxiliares(Ministros e Secretrios); Membros das Corporaes Legislativas(Senadores, Deputados e Vereadores); membros do Poder Judicirio (magistrados); membros do MP; membros dos Tribunais de Contas; representantes diplomticos e demais autoridades do auto-escalo.

23/11/2012

b) AGENTES ADMINISTRATIVOS: so os servidores pblicos, com maior ou menor grau de hierarquia, encargos e responsabilidades profissionais dentro do rgo ou da entidade a que servem. So os servidores pblicos concursados, servidores exercentes de cargo em comisso, servidores temporrios.

c) AGENTES HONORFICOS: so cidados convocados, designados ou nomeados para prestar, transitoriamente, determinados servios ao Estado, em razo de sua condio cvica, sua honorabilidade ou de sua notria capacidade profissional, mas sem qualquer vnculo empregatcio ou estatutrio e, normalmente, sem remunerao. Ex: funo de jurado; mesrio eleitoral.

d) AGENTES DELEGADOS: so particulares que recebem a incumbncia da execuo de determinada atividade, obra ou servio pblico e o realizam em nome prprio por sua conta e risco, mas segundo as normas do Estado e permanente fiscalizao do agente. Ex: concessionrios e permissionrios de obras e servios pblicos; serventurios de ofcios e cartrios; e) AGENTES CREDENCIADOS: so aqueles que recebem a incumbncia de representar a Administrao em prtica de determinado ato ou para praticar determinada atividade especfica mediante remunerao.

23/11/2012

OBS! Para Maria Sylvia e Celso Antnio agentes polticos so os que exercem mandato eletivo no PE e PL e os auxiliares diretos no PE. OBS 2! Posio do STF: membros do MP e magistrados so agentes polticos.

2. SERVIDOR, EMPREGADOS

FUNCIONRIO,

AGENTES,

3. TIPOS DE VNCULO (FUNO / EMPREGO / CARGO) - Funo: exerce uma atividade da competncia da administrao Pblica.

- Emprego: funo com base na CLT - Cargo: conjunto de atribuies com nmero certo e remunerao especfica, definida em lei. - Cargos de Carreira: admite a progresso atravs das diversas classes (NO PROMOO) - Cargos Isolados:

Regime Estatutrio e CLT

23/11/2012

4. MBITO DE APLICAO DA LEI 8.112/90 Art. 1, Lei n. 8112/90 5. CLASSIFICAO DOS CARGOS - Vitalcios: por concurso e sem concurso - Efetivos - Percurso:

ESTABILIDADE

- Perda do cargo do servidor estvel Art. 41 da CF: I II III

23/11/2012

OBS! Conforme o disposto no art. 169, 3, o servidor estvel tambm pode perder o cargo quando o Ente Federativo gastar mais do que o estabelecido de sua Receita Corrente Lquida com pessoal ativo e inativo. (Este limite foi fixado pela LC 101/01: 50% para a Unio e 60% para os outros Entes). Reduo pelo menos em 20% dos CC e FC Exonerao de no estveis

Indenizao: 1 ms de remunerao por ano de servio. Vedao: criao de cargo, emprego ou funo com atribuies iguais ou semelhantes por 4 anos.

CUIDADO! Demisso e exonerao Exonerao: - A pedido - Ofcio Cargo efetivo: inabilitao no EP Cargo em comisso: a critrio Posse sem entrar em exerccio

23/11/2012

ATENO!

Posse sem exerccio Nomeao sem posse

- Comisso = art. 37,V, CF so de livre nomeao e exonerao.


FC servidores efetivos CC - % para servidores da carreira OBS! Direo, chefia e assessoramento. - Temporrios = art. 37, IX, CF :para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico Lei 8745/93

6. ACUMULAO DE CARGOS art. 37, XVI e XVII, CF - Vedada acumulao remunerada de cargos pblicos - proibio: cargo, emprego ou funo na Adm Direta, Autrquica, fundacional, EP, SEM subsidirias e controladas. - Situaes permitidas:

23/11/2012

OBS! Aposentadoria, art. 39, e 37 10: somente + de uma aposentadoria quando os cargos forem acumulveis em atividade OBS! Acumulao ilegal processo sumrio para perda! Detectada-opo em 10 dias-rito sumrioopo at o ltimo dia-presume boa fexonerao do outro cargo.

7. RETRIBUIES PECUNIRIAS
- Vencimento: - Remunerao: - Proventos:

- Subsdio retribuio pecuniria feita em parcela nica art. 39, 4, CF. - Quem recebe por subsidio Membros de Poder (PE, PL, PJ), MP, DP e Procuradores, Policiais e bombeiros art 144, 9. OBS! Art. 37, X, exige lei especfica para ____________ e _____________

23/11/2012

8. TETOS REMUNERATRIOS art 37, XI


TETO REMUNERATRIO
Executivo Governador Estadual/Distrital Teto Geral Subsdio mensal dos Ministros do STF Tetos especficos (ou subtetos) Judicirio, MP, Defensoria e Procuradorias Estaduais/Distritais Legislativo Estadual/Distrital Desembargador (90,25% de Ministro do STF) Deputados Estaduais/Distritais

OBS! Art. 37, 12 Teto nico no PE e PJ fixado conforme o subsdio dos Desembargadores. OBS ! Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista:

9. ACESSIBILIDADE Brasileiros nos requisitos em lei e estrangeiros na forma da lei Requisitos - Art 5, 8112/90 I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos polticos; III - a quitao com as obrigaes militares e eleitorais;

10

23/11/2012

IV - o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; V - a idade mnima de dezoito anos; VI - aptido fsica e mental. - Portadores de deficincia art 37, VIII e 8112, 5, 2.

- Cargos privativos Brasileiros natos art 12, 3, CF I - de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; II - de Presidente da Cmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomtica;

VI - de oficial das Foras Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa(Includo pela Emenda Constitucional n 23, de 1999)

11

23/11/2012

10. CONCURSO PBLICO art 37, II, III, IV e art 11 8112 - Forma de aplicao: - Prazo: - Obrigatoriedade: - Exceo: Cargos vitalcios Servidores temporrios 37, XI, CF

- Convocao Art 37, IV, CF (prioridade) e art 12, 2, (no se abrir) 11. ESTGIO PROBATRIO art 20, 8112 - Requisitos verificados: I - Assiduidade; II - DIsciplina; III - CApacidade de iniciativa; IV - Produtividade; V- REsponsabilidade.

- Homologao - No aprovao
LICENAS NO PERMITIDAS licena para mandato classista licena para tratar de interesses particulares SUSPENSO DO ESTGIO PROBATRIO afastamento para participar de curso de formao licena por motivo de doena em pessoa da famlia licena por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro licena para atividade poltica e afastamento para servir em organismo internacional

licena para capacitao

12

23/11/2012

OBS! O servidor em estgio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao, e somente poder ser cedido a outro rgo ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, de nveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. - Prazo:

Redao da EC 19/98 Redao da EC 19/98 Redao original da CF entendimento at 2009 entendimento aps 2009

Doutrina majoritria

Estabilidade = 2 anos Estgio probatrio = 2 anos

Estabilidade = 3 anos Estgio probatrio = 3 anos

Estabilidade = 3 anos Estgio probatrio = 3 anos

Estabilidade = 2 anos STJ Estgio probatrio = 2 anos

Estabilidade = 3 anos

Estabilidade = 3 anos

Estgio probatrio = 24 Estgio probatrio = 3 meses (2 anos) anos (36 meses)

12. PROVIMENTO E VACNCIA


PROVIMENTO ART 8 NO PRO APRO RE RE R RE

VACNCIA - 33 Exonerao Demisso Promoo Readaptao Aposentadoria Posse outro cargo inacumulvel Falecimento

13

23/11/2012

13. PROVIMENTO art 8 - Originrio nomeao - Derivado PRO, APRO, RE, RE, RE, RE A) NOMEAO A.1) Posse art 14 A.1.1) prazo: A.1.2) procurao A.1.3) inspeo mdica art 14

OBS! Prazos para posse podem ser prorrogados, art. 13, 2

A.2) Exerccio A. 2) prazo

B) PROMOO art 17 C) APROVEITAMENTO art 30: o retorno atividade de servidor em disponibilidade mediante aproveitamento em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado.

14

23/11/2012

D) READAPTAO art 24: a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. OBS! Sem cargo excedente

E) REVERSO art. 25: o retorno atividade de servidor aposentado:

- Hipteses: 1) Quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria por invalidez; 2) No interesse da Administrao:

solicitao do servidor aposentadoria voluntria 5 anos anteriores ao pedido era estvel cargo vago

15

23/11/2012

OBS! No retorno (aposentadoria por invalidez) se provido o cargo fica como excedente. OBS! No poder reverter o aposentado que j tiver completado 70 (setenta) anos de idade.

F) REINTEGRAO art. 28: a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

- Reinvestidura: - cargo extinto cargo preenchido ocupante estvel (reconduzido ou aproveitado ou disponibilidade) G) RECONDUO art. 29: Retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado. - hipteses: - Inabilitao no EP - Reintegrao do anterior ocupante

16

23/11/2012

OBS! Ascenso e transferncia. 13. REMOO E REDISTRIBUIO art. 36 e 37 A) REMOO Deslocamento do SERVIDOR - de ofcio - a pedido - a critrio - independentemente de critrio acompanhar cnjuge ou companheiro (civil ou militar) - motivo de sade - processo seletivo

B) REDISTRIBUIO Deslocamento do CARGO efetivo, ocupado ou vago, mesmo poder

Forma de deslocamento/Caracterstica Objeto do deslocamento forma de provimento ou vacncia forma de deslocamento Pode incidir sobre cargo vago Depende da vontade do servidor Modalidades

Remoo Servidor No Sim No (a remoo do servidor e, s por consequncia, do cargo) Em determinadas modalidades, sim A pedido ou de ofcio

Redistribuio Cargo No Sim Sim No Somente de ofcio

17

23/11/2012

14. SUBSTITUIO Art. 38


Servidores em cargos ou funo de direo/chefia ou cargos de natureza especial tero seus substitutos designados no Regimento Interno, ou em caso de omisso designados pelo dirigente mximo. O substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, nos casos dos afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, que excederem o referido perodo.

OBS! Posio do TCU:

DAS VANTAGENS
INDENIZAES -Ajuda de custo; -Dirias; -Transporte; -Auxlio-moradia. GRATIFICAES -Retribuio pelo exerccio de funo de direo, chefia e assessoramento; -Gratificao natalina; -Gratificao por encargo de curso ou concurso ADICIONAIS - Atividades insalubres, perigosas ou penosas; -Servio extraordinrio; -Noturno; -Frias;

OBS!As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. As gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei.

1. INDENIZAES
FINALIDADE: AJUDA DE CUSTO ART 53. Compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente NO correm por conta da adm

O CNJUGE RECEBE? DESPESAS DE TRASNPORTE DO SERVIDOR: SERVIDOR QUE FALECER NA NOVA SEDE: FORMA DE CUCULO:

SOMENTE PARA EFETIVOS: RESTITUIO:

So assegurados famlia ajuda de custo e transporte para localidade de origem dentro do prazo de 1 ano, contado do bito. calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a 3 (trs) meses. No. Cargo em comisso tambm recebe. Deve restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias.

18

23/11/2012

1. INDENIZAES
FINALIDADE: DIRIAS ART 58 compensao financeira ao servidor que a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio. destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinria com pousada, alimentao e locomoo. outro ponto do territrio nacional ou para o exterior. ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede, ou quando a Unio custear, por meio diverso, as despesas extraordinrias cobertas por dirias. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a dirias. Tambm no far jus a dirias o servidor que se deslocar dentro da mesma regio metropolitana, aglomerao urbana ou microrregio, constitudas por municpios limtrofes e regularmente institudas, ou em reas de controle integrado mantidas com pases limtrofes, cuja jurisdio e competncia dos rgos, entidades e servidores brasileiros considera-se estendida, salvo se houver pernoite fora da sede, hipteses em que as dirias pagas sero sempre as fixadas para os afastamentos dentro do territrio nacional O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. ART. 59

LOCALIDADE: FORMA DE PAGAMENTO:

OBS!

OBS!

OBS!

TRANSPORTE ART 58 FINALIDADE: indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora das atribuies prprias do cargo.

AUXLIO MORADIA ART 60-A


FINALIDADE: ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira.

REQUISITOS:

I - no exista imvel funcional disponvel para uso pelo servidor; (Includo pela Lei n 11.355, de 2006) II - o cnjuge ou companheiro do servidor no ocupe imvel funcional; (Includo pela Lei n 11.355, de 2006) III - o servidor ou seu cnjuge ou companheiro no seja ou tenha sido proprietrio, promitente comprador, cessionrio ou promitente cessionrio de imvel no Municpio aonde for exercer o cargo, includa a hiptese de lote edificado sem averbao de construo, nos doze meses que antecederem a sua nomeao; (Includo pela Lei n 11.355, de 2006) IV - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxlio-moradia; (Includo pela Lei n 11.355, de 2006)

19

23/11/2012

V - o servidor tenha se mudado do local de residncia para ocupar cargo em comisso ou funo de confiana do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, nveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes; (Includo pela Lei n 11.355, de 2006) VI - o Municpio no qual assuma o cargo em comisso ou funo de confiana no se enquadre nas hipteses do art. 58, 3o, em relao ao local de residncia ou domiclio do servidor; (Includo pela Lei n 11.355, de 2006) VII - o servidor no tenha sido domiciliado ou tenha residido no Municpio, nos ltimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comisso ou funo de confiana, desconsiderando-se prazo inferior a sessenta dias dentro desse perodo; e (Includo pela Lei n 11.355, de 2006) VIII - o deslocamento no tenha sido por fora de alterao de lotao ou nomeao para cargo efetivo. (Includo pela Lei n 11.355, de 2006) IX (Vide Medida Provisria n 341, de 2006). IX - o deslocamento tenha ocorrido aps 30 de junho de 2006.

PRAZO:

no ser concedido por prazo superior a 8 (oito) anos dentro de cada perodo de 12 (doze) anos. (Includo pela Lei n 11.784, de 2008.)

VALOR:

limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do valor do cargo em comisso, funo comissionada ou cargo de Ministro de Estado ocupado. Art. 60-D - 1o O valor do auxlio-moradia no poder superar 25% (vinte e cinco por cento) da remunerao de Ministro de Estado.

OBS!

Art. 60-E. No caso de falecimento, exonerao, colocao de imvel

funcional disposio do servidor ou aquisio de imvel, o auxlio-moradia continuar sendo pago por um ms.

2. DAS GRATIFICAES
RETRIBUIO PELO EXERCCIO DE FUNO DE DIREO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em funo de direo, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comisso ou de Natureza Especial devida retribuio pelo seu exerccio.(Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) Pargrafo nico. Lei especfica estabelecer a remunerao dos cargos em comisso de que trata o inciso II do art. 9o. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97)

20

23/11/2012

GRATIFICAO NATALINA ART 63 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro. DATA DO paga at o dia 20 (vinte) do ms de dezembro PAGAMENTO: de cada ano. VALOR: SERVIDOR EXONERADO: OBS! recebe proporcionalmente frao igual ou superior a 15 (quinze) dias ser considerada como ms integral.

GRATIFICAO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO ART 77

SITUAO: devida ao servidor que, em carter eventual: (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) (Regulamento) I - atuar como instrutor em curso de formao, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente institudo no mbito da administrao pblica federal; (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) II - participar de banca examinadora ou de comisso para exames orais, para anlise curricular, para correo de provas discursivas, para elaborao de questes de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; (Includo pela Lei n 11.314 de 2006)

III - participar da logstica de preparao e de realizao de concurso pblico envolvendo atividades de planejamento, coordenao, superviso, execuo e avaliao de resultado, quando tais atividades no estiverem includas entre as suas atribuies permanentes; (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) IV - participar da aplicao, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso pblico ou supervisionar essas atividades. (Includo pela Lei n 11.314 de 2006)

21

23/11/2012

OBS! a retribuio no poder ser superior ao equivalente a 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais, ressalvada situao de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pela autoridade mxima do rgo ou entidade, que poder autorizar o acrscimo de at 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais.

OBS! O valor mximo da hora trabalhada corresponder aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior VENCIMENTO bsico da administrao pblica federal: (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) a) 2,2% (dois inteiros e dois dcimos por cento), em se tratando de atividades previstas nos incisos I e II do caput deste artigo; (Redao dada pela Lei n 11.501, de 2007)

b) 1,2% (um inteiro e dois dcimos por cento), em se tratando de atividade prevista nos incisos III e IV do caput deste artigo. (Redao dada pela Lei n 11.501, de 2007) 2o A Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso somente ser paga se as atividades referidas nos incisos do caput deste artigo forem exercidas sem prejuzo das atribuies do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensao de carga horria quando desempenhadas durante a jornada de

22

23/11/2012

trabalho, na forma do 4o do art. 98 desta Lei. (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) 3o A Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso no se incorpora ao vencimento ou salrio do servidor para qualquer efeito e no poder ser utilizada como base de clculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de clculo dos proventos da aposentadoria e das penses. (Includo pela Lei n 11.314 de 2006)

3. ADICIONAIS
ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE OU ATIVIDADES PENOSAS ART.68 INSALUBRIDADE: Exerce com habitualidade atividades em locais que possam causar danos irreversveis sade ou contato permanente com substncias txicas, radioativas. PERICULOSIDADE: Risco de vida. CUMULAO: CONDICIONAL: SERVIDORA GESTANTE OU LACTANTE: no se cumula insalubridade com periculosidade. cessa com a situao. ser afastada.

ATIVIDADE PENOSA: devido aos servidores em exerccio em zonas de fronteira ou em localidades cujas condies de vida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento. SERVIDOR QUE sero submetidos a exames mdicos a cada 6 (seis) meses. OPERA RAIO X:

ADICIONAL POR SERVIO EXTRAORDINRIO ART 73 PERCENTUA 50% L DO ACRSCIMO: CASOS: LIMITE DIRIO: atender a situaes excepcionais e temporrias limite mximo de 2 hs por JORNADA.(art. 19 6 a 8 hs dirias)

23

23/11/2012

ADICIONAL NOTURNO ART 75 ACRSCIMO: 25% HORRIO: 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte CLCULO DA cada hora como cinqenta e dois minutos e HORA: trinta segundos. OBS! Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo de que trata este artigo incidir sobre a remunerao prevista no art. 73.

PRAZO: CUMULAO:

FRIAS ART 77 30 DIAS

at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio. PERODO DE Para o primeiro perodo aquisitivo de frias AQUISIO: sero exigidos 12 (doze) meses de exerccio. PARCELAMENTO: podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administrao pblica. - Em caso de parcelamento, o servidor receber o valor adicional previsto no inciso XVII do art. 7o da Constituio Federal quando da utilizao do primeiro perodo.

PAGAMENTO:

O pagamento da remunerao das frias ser efetuado at 2 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo. INTERRUPO: motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral, ou por necessidade do servio declarada pela autoridade mxima do rgo ou entidade. - O restante do perodo interrompido ser gozado de uma s vez. OBS! vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio. OBS! Em caso de parcelamento, o servidor receber o valor adicional previsto no inciso XVII do art. 7o da Constituio Federal quando da utilizao do primeiro perodo.

24

23/11/2012

OBS!

O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao.

4. DAS LICENAS
LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA ART. 83
FAMLIA cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovao por percia mdica oficial. IRMO NO

REQUISITOS

PRAZO E REMUERAO OBS! PODE NO EP?

somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio ANTES:30+30 (C/R)+90 (S/R) HOJE: AT 60 dias, consecutivos ou no (C/R); AT 90 dias, consecutivos ou no (S/R) No ser concedida nova licena em perodo inferior a 12 (doze) meses do trmino da ltima licena concedida Sim. Mas suspende a contagem.

LICENA POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CNJUGE ART 84 MOTIVO acompanhar cnjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do territrio nacional, para o exterior ou para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. PRAZO E prazo indeterminado e sem remunerao REMUNERAO OBS! poder haver exerccio provisrio em rgo ou entidade da Administrao Federal direta, autrquica ou fundacional, desde que para o exerccio de atividade compatvel com o seu cargo PODE NO EP? TEMPO DE SERVIO Sim. Mas suspende a contagem. No conta para nenhum efeito.

25

23/11/2012

LICENA PARA O SERVIO MILITAR ART 85 MOTIVO convocao para o servio militar. Na forma e condies previstas na legislao especfica. OBS! Concludo o servio militar, o servidor ter at 30 (trinta) dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo. PODE NO EP? Sim. NO suspende a contagem. TEMPO DE SERVIO Conta para todos os efeitos como efetivo exerccio.

LICENA PARA ATIVIDADE POLTICA ART. 86 // Escolha em conveno partidria vspera do registro na JE / Registro na JE AT 10 dias aps as eleies//

PODE NO EP? Sim. Mas suspende a contagem. TEMPO DE C/R conta apenas para efeito de SERVIO aposentadoria e disponibilidade. S/R no conta para nenhum efeito.

CAPACITAO art. 87 PRAZO REMUNERA O REQUISITOS 3 meses C/R Aps cada qinqnio de efetivo exerccio

INTERESSES PARTICULARES art 91 3 anos S/R Desde que no esteja no EP

ATO CARGO PODE NO EP? TEMPO DE SERVIO OBS!

Discricionrio Discricionrio Apenas efetivo Apenas efetivo NO NO Conta para todos os No conta para nenhum efeito. efeitos como efetivo exerccio. Os perodos de licena Poder ser interrompida, a de que trata o caput no qualquer tempo, a pedido do so acumulveis servidor ou no interesse do servio.

26

23/11/2012

LICENA PARA O DESEMPENHO DE MANDATO CLASSISTA ART. 92 MOTIVO desempenho de mandato em confederao, federao, associao de classe de mbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profisso ou, ainda, para participar de gerncia ou administrao em sociedade cooperativa constituda por servidores pblicos para prestar servios a seus membros, observado o disposto na alnea c do inciso VIII do art. 102 desta Lei, conforme disposto em regulamento LIMITES - At 5.000 associados: - 5.001 a 30.000 associados: - mais de 30.000: PRAZO E durao igual do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de REMUNERAO reeleio, e por uma nica vez / Sem Remunerao. OBS! Somente podero ser licenciados servidores eleitos para cargos de direo ou representao nas referidas entidades, desde que cadastradas no Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado. PODE NO EP? No TEMPO DE SERVIO

5. DOS AFASTAMENTOS
AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO RGO OU ENTIDADE ART 93 O servidor poder ser cedido para ter exerccio em outro rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municpios, nas seguintes hipteses: I - para exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana; II - em casos previstos em leis especficas. 1o Na hiptese do inciso I, sendo a cesso para rgos ou entidades dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, o nus da remunerao ser do rgo ou entidade cessionria, mantido o nus para o cedente nos demais casos. 2 Na hiptese de o servidor cedido a empresa pblica ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remunerao do cargo efetivo ou pela remunerao do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuio do cargo em comisso, a entidade cessionria efetuar o reembolso das despesas realizadas pelo rgo ou entidade de origem.

AFASTAMENTO PARA EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO ART. 94 - mandato federal, estadual ou distrital: - mandato de Prefeito: - mandato de vereador:

OBS! OBS!

No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuir para a seguridade social como se em exerccio estivesse. O servidor investido em mandato eletivo ou classista no poder ser removido ou redistribudo de ofcio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

27

23/11/2012

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSO NO EXTERIOR ART. 95 AUTORIZA O PRAZO E REMUNERA O OBS! PR, Presi. dos rgos do PL e STF. no exceder a 4 (quatro) anos, e finda a misso ou estudo, somente decorrido igual perodo, ser permitida nova ausncia. Ao servidor beneficiado pelo disposto neste artigo no ser concedida exonerao ou licena para tratar de interesse particular antes de decorrido perodo igual ao do afastamento, ressalvada a hiptese de ressarcimento da despesa havida com seu afastamento. O disposto neste artigo no se aplica aos servidores da carreira diplomtica.

OBS!

AFASTAMENTO PARA PARTICIPAO EM PROGRAMA DE PS-GRADUAO STRICTO SENSU NO PAS ART. 96-A
Art. 96-A. O servidor poder, no interesse da Administrao, e desde que a participao no possa ocorrer simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, para participar em programa de ps-graduao stricto sensu em instituio de ensino superior no Pas. (Includo pela Lei n 11.907, de 2009) 1o Ato do dirigente mximo do rgo ou entidade definir, em conformidade com a legislao vigente, os programas de capacitao e os critrios para participao em programas de ps-graduao no Pas, com ou sem afastamento do servidor, que sero avaliados por um comit constitudo para este fim. (Includo pela Lei n 11.907, de 2009)

2o Os afastamentos para realizao de programas de mestrado e doutorado somente sero concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo rgo ou entidade h pelo menos 3 (trs) anos para mestrado e 4 (quatro) anos para doutorado, includo o perodo de estgio probatrio, que no tenham se afastado por licena para tratar de assuntos particulares para gozo de licena capacitao ou com fundamento neste artigo nos 2 (dois) anos anteriores data da solicitao de afastamento. (Includo pela Lei n 11.907, de 2009)

3o Os afastamentos para realizao de programas de ps-doutorado somente sero concedidos aos servidores titulares de cargo efetivo no respectivo rgo ou entidade h pelo menos 4 (quatro) anos, includo o perodo de estgio probatrio, e que no tenham se afastado por licena para tratar de assuntos particulares, para gozo de licena capacitao ou com fundamento neste artigo nos 4 (quatro) anos anteriores data da solicitao de afastamento. (Includo pela Lei n 11.907, de 2009)

28

23/11/2012

4o Os servidores beneficiados pelos afastamentos previstos nos 1o, 2o e 3o deste artigo tero que permanecer no exerccio de suas funes aps o seu retorno por um perodo igual ao do afastamento concedido. (Includo pela Lei n 11.907, de 2009) 5o Caso o servidor venha a solicitar exonerao do cargo ou aposentadoria, antes de cumprido o perodo de permanncia previsto no 4o deste artigo, dever ressarcir o rgo ou entidade, na forma do art. 47 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, dos gastos com seu aperfeioamento. (Includo pela Lei n 11.907, de 2009) 6o Caso o servidor no obtenha o ttulo ou grau que justificou seu afastamento no perodo previsto, aplica-se o disposto no 5o deste artigo, salvo na hiptese comprovada de fora maior ou de caso fortuito, a critrio do dirigente mximo do rgo ou entidade. (Includo pela Lei n 11.907, de 2009) 7o Aplica-se participao em programa de ps-graduao no Exterior, autorizado nos termos do art. 95 desta Lei, o disposto nos 1o a 6o deste artigo. (Includo pela Lei n 11.907, de 2009)

4. DAS CONCESSES 4.1. AUSNCIA AO SERVIO SEM QUALQUER PREJUZO - por ______________, para doao de sangue; - por _______________, para se alistar como eleitor; - por ________________ consecutivos em razo de: a) casamento; b) falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos.

4.2. HORRIO HORIO ESPECIAL AO HORRIO ESPECIAL AO ESPECIAL SERVIDOR ESTUDANTE SERVIDOR COM DEFICINCIA art. 98 art. HORRIO Incompatibilidade incompatibilidade COMPENSA O OBS! Deve haver No se exige so extensivas ao servidor que tenha cnjuge, filho ou dependente portador de deficincia fsica, exigindose, a compensao de horrio

29

23/11/2012

OBS! Art. 99. Ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da administrao assegurada, na localidade da nova residncia ou na mais prxima, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independentemente de vaga. Estende-se ao cnjuge ou companheiro, aos filhos, ou enteados do servidor que vivam na sua companhia, bem como aos menores sob sua guarda, com autorizao judicial.

4.3. HORRIO ESPECIAL AO SERVIDOR QUE REBEBA GRATIFICAO PARA ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO ART. 76-A

Ser igualmente concedido horrio especial, vinculado compensao de horrio a ser efetivada no prazo de at 1 (um) ano, ao servidor que desempenhe atividade prevista nos incisos I e II do caput do art. 76-A desta Lei.

5. DO TEMPO DE SERVIO

Art. 100. contado para todos os efeitos o tempo de servio pblico federal, inclusive o prestado s Foras Armadas. Art. 101. A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Art. 102. Alm das ausncias ao servio previstas no art. 97, so CONSIDERADOS COMO DE EFETIVO EXERCCIO os afastamentos em virtude de: I - frias; II - exerccio de cargo em comisso ou equivalente, em rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, Municpios e Distrito Federal;

30

23/11/2012

III - exerccio de cargo ou funo de governo ou administrao, em qualquer parte do territrio nacional, por nomeao do Presidente da Repblica; IV - participao em programa de treinamento regularmente institudo ou em programa de ps-graduao stricto sensu no Pas, conforme dispuser o regulamento; (Redao dada pela Lei n 11.907, de 2009) III - exerccio de cargo ou funo de governo ou administrao, em qualquer parte do territrio nacional, por nomeao do Presidente da Repblica; IV - participao em programa de treinamento regularmente institudo ou em programa de ps-graduao stricto sensu no Pas, conforme dispuser o regulamento; (Redao dada pela Lei n 11.907, de 2009)

V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoo por merecimento; VI - jri e outros servios obrigatrios por lei; VII - misso ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento, conforme dispuser o regulamento; (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) VIII - licena: a) gestante, adotante e paternidade; b) Licena para tratamento da prpria sade (arts. 202 a 206), at o limite de 24 meses. Ultrapassado este perodo somente conta para fins de aposentadoria e disponibilidade, nos termos do art. 103, VII;

c) para o desempenho de mandato classista ou participao de gerncia ou administrao em sociedade cooperativa constituda por servidores para prestar servios a seus membros, exceto para efeito de promoo por merecimento; (Redao dada pela Lei n 11.094, de 2005) d) por motivo de acidente em servio ou doena profissional; e) para capacitao, conforme dispuser o regulamento; (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) f) por convocao para o servio militar; IX - deslocamento para a nova sede de que trata o art. 18; X - participao em competio desportiva nacional ou convocao para integrar representao desportiva nacional, no Pas ou no exterior, conforme disposto em lei especfica; XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97)

31

23/11/2012

Art. 103. Contar-se- apenas para efeito de APOSENTADORIA E DISPONIBILIDADE: I - o tempo de servio pblico prestado aos Estados, Municpios e Distrito Federal; II - a licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do servidor, com remunerao; III - a licena para atividade poltica, no caso do art. 86, 2o; IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no servio pblico federal; V - o tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social; VI - o tempo de servio relativo a tiro de guerra; VII - o tempo de licena para tratamento da prpria sade que exceder o prazo a que se refere a alnea "b" do inciso VIII do art. 102. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97)

Obs! Conta apenas para APOSENTADORIA e DISPONIBILIDADE: licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do servidor, com remunerao, que exceder a 30 (trinta) dias em perodo de 12 (doze) meses (inciso II). Essa licena ser concedida por at 60 (sessenta) dias, consecutivos ou no, mantida a remunerao do servidor e por at 90 (noventa) dias, consecutivos ou no, sem remunerao. Assim, os primeiros 30 contam para todos os efeitos (apesar de no previsto no art. 102); os segundos 30, s para aposentadoria e disponibilidade. Os demais (90), no contam para nenhum efeito. Resumindo:

30 + 30 + 90 Primeiros 30 dias 30 dias posteriores Todos os efeitos Aposentadoria e disponibilidade

90 dias posteriores

No conta para nenhum efeito

32

23/11/2012

33

You might also like