You are on page 1of 21

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.

112 Curso de Teoria

Lei 8112
Este material tem o objetivo de auxiliar o seu estudo para sua aprovao em concursos. Pensando em sua aprovao, elaborei esse material que vai ser de extrema importncia para voc gabaritar a sua prova. Se voc, nobre aluno (a), quiser aprofundar um pouco mais sobre o tema, j saiu a 4 edio do meu livro em conjunto com o Prof. J. Wilson Granjeiro. A obra extremamente completa. Contudo, se no der para adquirir o livro, espero que o material a seguir seja essencial para sua aprovao. O meu sucesso como professor depende de sua aprovao. Fora sempre!!!!!!!! proibida a reproduo, salvo pequenos trechos, mencionando-se a fonte. A violao dos direitos autorais (Lei n 9.610/90) crime (art. 174 do Cdigo Penal). Nota sobre o autor: Rodrigo Cardoso formado em Direito pela Universidade Catlica de Braslia e Ps-Graduado em Direito Administrativo e Constitucional. Ministra aulas de Direito Administrativo no Gran Cursos. Servidor do Tribunal do Trabalho da 10 Regio. Co-autor do livro DIREITO ADMINISTRATIVO SIMPLIFICADO. rodrigotrt10@gmail.com Mantenha seu pensamento positivo, confie em voc. Confie em sua aprovao, voc sabe o quanto merecedor. Nunca desista, sua capacidade extrema, no tem limites. Fora sempre!!!!!!!!!!!!! Prof. Rodrigo Cardoso

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


DISPOSIES CONSTITUCIONAIS E O REGIME JURDICO DOS SERVIDORES PBLICOS CIVIS DA UNIO (Lei n 8.112/90) Art. 39. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas. (Vide ADIN n 2.135-4)

CARGO PBLICO (art. 3o ) o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor (art. 3o da Lei n 8.112/90). a) Cargo de carreira aquele em que h progresso funcional dos servidores atravs de diversas classes. Essa progresso funcional se d por meio de promoo. b) Cargo isolado: no admite a promoo, tem natureza estanque. c) Cargo efetivo: provido mediante concurso, por esse motivo tem caracterstica de permanncia. d)Cargos em comisso: so de ocupao transitria. O titular do cargo em comisso pode ser exonerado a qualquer momento pela autoridade que o nomeou (exonerao ad nutum). FUNES DE CONFIANA So destinadas a servidores titulares de cargos de provimento efetivo. Tanto a funo de confiana como o cargo em comisso so destinados s atribuies de direo, chefia e assessoramento, no entanto, as funes de confiana so destinadas apenas a servidores efetivos, enquanto os cargos comissionados podem ser ocupados por servidores efetivos ou no. CRIAO DE CARGOS PBLICOS OBS: Somente por lei podem ser criados cargos, empregos e funes pblicas. No mbito do Poder Executivo, de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis referentes a criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao ( CF, art. 61, 1, II, a). OBS: No mbito do Poder Legislativo Federal, os cargos podem ser criados, transformados ou extintos por Resoluo, nos termos dos artigos 51, IV e 52, XIII, da CF. Esses dispositivos constitucionais autorizam a Cmara e o Senado, em cada caso, a dispor sobre a criao, transformao e extino de seus cargos. OBS: No mbito do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Tribunais de Contas a iniciativa de leis que visam a criao extino, transformao cabe ao rgo interessado. OBS: Por fim, vale lembrar que Medida Provisria tem fora de lei e, por esse motivo, podem-se criar cargos pblicos por esse instrumento.

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


EXTINO DE CARGOS PBLICOS Em regra, necessria a edio de lei (princpio da simetria ou do paralelismo das formas). No entanto para a extino dos cargos no mbito do Poder Executivo, excepcionalmente, pode ser realizada por meio de decreto autnomo expedido pelo Presidente da Repblica, quando os cargos estiverem vagos. essa a atual redao do art. 84, VI, b, da CF/88: ACUMULAO DE CARGO PBLICO Em regra a acumulao de cargos pblicos proibida. Acumulao lcita: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; a) Art.38, III vereador com cargo pblico (havendo compatibilidade com horrio); b) Art. 95, nico, inciso I juiz e magistrio; c) Art. 128, 5, II, d membros do Ministrio Pblico e magistrio. ACUMULAO DE CARGO EM COMISSO Segundo o art.119 da Lei n 8.112/90, o servidor no poder exercer mais de um cargo em comisso, pois o cargo comissionado de dedicao exclusiva. No entanto, o servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade ( nico do art. 9 da Lei n 8.112/90). ACUMULO DE DOIS CARGOS EFETIVOS COM UM CARGO EM COMISSO (ART. 120) O servidor que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hiptese em que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles, declarada pelas autoridades mximas dos rgos ou entidades envolvidos. CONCURSO PBLICO Espcie: ser de provas ou de provas e ttulos. Validade (art. 12): concurso pblico ter validade de at dois anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. OBS: O edital do concurso dever ser publicado no mnimo um vez no Dirio Oficial da Unio e em jornal de grande circulao( art. 12, 1, da Lei n 8.112/90);

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


OBS (Art. 12, 2): No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. OBS (Art. 37, IV, CF): durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

NOMEAO o ato unilateral da Administrao por meio do qual o Estado demonstra interesse em que determinada pessoa passe a ocupar determinado cargo pblico (CAVALCANTE FILHO, 2008, p.32). O desrespeito ordem de classificao: faz surgir para o candidato preterido direito subjetivo de ser nomeado. Smula n 15 do STF: dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem direito nomeao, quando o cargo for preenchido sem observncia da classificao. Direito subjetivo ou expectativa de direito: A posio tradicional do STF que o candidato tem mera expectativa de direito nomeao. No entanto, o posicionamento atual est mudando de modo existncia de direito subjetivo (direito de exigir a nomeao) nomeao quando o candidato for classificado dentro do nmero de vagas previstas no edital.

(Agente Administrativo do MPE/AM/CESPE/2008): O candidato aprovado em concurso pblico dentro do nmero de vagas previsto no edital possui o direito subjetivo nomeao, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federa.

POSSE (art. 7) A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (art.7 da Lei n 8.112/90). Prazo para a posse: 30 dias contados da publicao do ato de provimento (nomeao). OBS 1: Se no for assinado o termo de posse dentro do prazo de 30 dias, aps a nomeao, o ato de nomeao ser tornado sem efeito. OBS 2: A posse poder dar-se mediante procurao especfica OBS 3: Smula n 226 do STJ: o diploma de habilitao legal para o exerccio do cargo deve ser exigido na posse, e no na inscrio para o concurso pblico; OBS 4: A inscrio do nome do nomeado em concurso pblico no SPC ou SERASA no impede a posse em cargo pblico. Os requisitos para assumir um cargo pblico so apenas os estabelecidos no art. 5 da Lei n 8.112/90 ou em leis especficas. Ademais, a inscrio no SPC/Serasa apenas representa um dbito do momento com uma instituio comercial - o que, obviamente, s pode produzir efeitos na esfera comercial. (CAVALCANTE FILHO, 2008, p.27-28). OBS: Smula n 226 do STF: funcionrio nomeado por concurso tem direito posse. EXERCCIO Representa o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico. Prazo: 15 dias, contados da data da posse. Obs: se tomar posse e no entrar em exerccio o servidor ser exonerado. ESTABILIDADE (art. 41 da CF)

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


a garantia constitucional de permanncia no servio pblico outorgada ao servidor aps trs anos de efetivo exerccio, OBS: a estabilidade subjetiva. condio obrigatria para a aquisio da estabilidade avaliao especial de desempenho por comisso. ESTGIO PROBATRIO (Art. 20) Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: I - assiduidade; II - disciplina; III - capacidade de iniciativa; IV produtividade; V - responsabilidade. Obs 1: o STF atualmente acolhe a orientao segundo a qual o estgio probatrio o perodo compreendido entre o incio do cargo e a aquisio de estabilidade no servio pblico, que se d aps trs anos (Informativo/STF n 317).

Obs 2: o servidor ser exonerado de ofcio quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; Obs 3: imprescindvel a observncia do contraditrio e a ampla defesa em processo referente exonerao de servidor pblico;

DEMISSO E EXONERAO Demisso: ato de carter punitivo (penalidade aplicada ao servidor que incorreu em infrao funcional grave), Exonerao: o rompimento do vnculo estatutrio por razes de interesse do prprio servidor ou da Administrao. Art. 34. A exonerao de cargo de ofcio. a) quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; b) quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido.

PERDA DO CARGO SE ESTVEL (art. 42, 1, CF). a) em virtude de sentena judicial transitada em julgado; b) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; c) mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Obs: O art. 169 da CF prev que se a despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. A lei complementar referida a Lei de Responsabilidade Fiscal-LC n 101/00 que traz a seguinte redao em seu art. 19:

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituio, a despesa total com pessoal, em cada perodo de apurao e em cada ente da Federao, no poder exceder os percentuais da receita corrente lquida, a seguir discriminados: a) Unio: 50% (cinqenta por cento); b) Demais (Estados/Municpios): 60% (sessenta por cento);

PROVIMENTO Provimento o ato administrativo pelo qual se preenche o cargo pblico. a) Provimento originrio: vincula inicialmente o servidor, inaugurando relao jurdica nova; OBS: nomeao ( a nica forma de provimento originrio) b) Provimento derivado: a alterao do vnculo anterior, em razo de relao jurdica j existente. FORMAS DE PROVIMENTO DERIVADO: a) PROMOO: a passagem do servidor para cargo mais elevado, dentro da mesma carreira. Pela promoo o servidor tem um progresso dentro da mesma carreira, nunca passagem de uma carreira outra. Temos como exemplo a carreira de Tcnico Judicirio da Justia Federal: o ingresso na carreira se d na classe A, posteriormente o servidor alcana a classe B, e por fim vai para classe C. b) READAPTAO (art. 24): a passagem do servidor, estvel ou no, de um cargo para outro com atribuies e responsabilidades compatveis com as limitaes sofridas em sua capacidade fsica ou mental. OBS: O novo cargo deve ter atribuies compatveis, mesmo nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos. OBS: Caso no haja cargo vago o servidor exercer suas atribuies como excedente, at surgimento de vaga. c) REVERSO (art. 25): o retorno atividade de servidor aposentado. Modalidades de reverso: 1) Reverso de ofcio: insubsistncia dos motivos que levaram aposentadoria por invalidez; 2) Reverso a pedido: ocorre quando o servidor aposentado por tempo de contribuio deseja retornar ao cargo anteriormente ocupado. d) REINTEGRAO (art. 28): o retorno do servidor estvel ao seu cargo ou ao cargo resultante de sua transformao, quando invalidada sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. OBS: Se o cargo do reintegrado tiver sido extinto: o servidor ficar em disponibilidade. OBS: Se o cargo do reintegrado estiver provido, o ocupante ser: a) reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao; ou b) aproveitado em outro cargo; ou c) posto em disponibilidade. e) RECONDUO: o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, podendo decorrer de: OBS 1: Inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; OBS 2: Reintegrao do anterior ocupante. OBS 3: Reconduo voluntria (Smula Administrativa n 16/AGU): admitido ao servidor estvel aprovado em um novo concurso assumir o novo cargo e dentro do perodo do estgio probatrio desse, voluntariamente, pleitear sua reconduo ao antigo cargo independente de sua inabilitao no estgio probatrio.
HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


OBS4: O TCU entende que a reconduo no legtima para servidor pblico federal que for ocupar cargo na esfera estadual.

f) APROVEITAMENTO: o retorno atividade de servidor posto em disponibilidade. instituto dispensado a servidor que teve o cargo extinto ou declarado desnecessrio. OBS: ascenso e a transferncia foram declaradas inconstitucionais pelo STF (ADIn 231; ADIn 837, dentre outras). VACNCIA Ocorre quando o servidor desocupa o seu cargo. a) exonerao; b) demisso; c) promoo; d) readaptao; e) aposentadoria; f) posse em outro cargo inacumulvel; g) falecimento. OBS: a promoo e a readaptao so formas simultneas de vacncia e provimento.

DISPONIBILIDADE (art. 41, 3 da CF) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. REMOO (art. 36) Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Modalidades de remoo a) de ofcio: no interesse da Administrao (independe da vontade do servidor removido); b) a pedido: a critrio da Administrao; c) a pedido: para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao: 1) para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; 2) por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; 3) em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados.

REDISTRIBUIO (art. 37) o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago, no mbito

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


SUBSTITUIO Primeiro, o 1o, do art. 38 da Lei n 8.112/90 disciplina que o substituto assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia e os de Natureza Especial, nos afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular e na vacncia do cargo, hipteses em que dever optar pela remunerao de um deles durante o respectivo perodo.

Art. 37, 2o: o substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, nos casos dos afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, que excederem o referido perodo. Portanto, pela redao contida na Lei n 8.112/90, temos as seguintes determinaes: a) nos primeiros trinta dias de substituio, no caso da substituio ocorrer por razo de vacncia, o substituto acumular ambas funes e poder optar pela remuneraes, ou seja, em regra ser retribudo pela situao que lhe for mais vantajosa; b) se a substituio ocorrer por afastamentos ou impedimentos legais do titular, o substituto s far jus retribuio pela substituio nos casos dos afastamentos ou impedimentos superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio. Contudo, o Tribuna de Contas da Unio, na deciso 483/2002, confirma o pagamento de substituio de perodos inferiores a 30 dias. O Tribunal entende que com a substituio ocorre o conseqente aumento de atribuies, logo, seria ilegal se alguma remunerao adicional no fosse oferecida ao servidor, a ttulo de contraprestao pelos servios prestados. Na verdade, visa esse artigo evitar o locupletamento ilcito da Administrao Pblica com servios no remunerados. Portanto o TCU entende que o pagamento pela substituio deve ocorrer desde o primeiro dia de substituio nos caso de afastamentos ou impedimentos do titular. A dvida qual posicionamento utilizar em provas de concursos. O CESPE/UNB adota o posicionamento do TCU. No concurso para provimento do cargo de Tcnico Administrativo do STF em 2008, aplicado pelo CESPE/UNB, foi cobrada a seguinte questo: O servidor substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de natureza especial, nos casos de afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, que excederem o referido perodo. O gabarito trouxe como errada a questo, logo, foi adotado o posicionamento do TCU e no o mandamento estabelecido na Lei n 8.1112/90. O mesmo posicionamento foi adotado pela Fundao Carlos Chagas na prova para Tcnico Administrativo do TRF 5 Regio: correto afirmar que o servidor pblico federal substituto assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio, entre outros, da funo de direo, nos impedimentos legais ou regulamentares do titular, hiptese em que: a. dever continuar recebendo a remunerao do cargo de provimento efetivo. b. receber os vencimentos da funo em substituio durante um perodo de 30 (trinta) dias. c. dever optar pela remunerao de um deles durante o respectivo perodo.

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


d. dever optar pelo vencimento de um deles a ser recebido pelo perodo de 60 (sessenta) dias. e. receber o vencimento da funo em substituio durante o respectivo perodo. O gabarito trouxe como certa a letra c, ento podemos ver que a deciso do TCU adotada pelo CESPE/UNB e pela FCC. VENCIMENTO E REMUNERAO Vencimento (art.40): a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei (vencimento bsico). Remunerao (art. 42): o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei.

OBS (art.41, 3o): O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel. OBS (art. 41 5o): Nenhum servidor receber remunerao inferior ao salrio mnimo. Logo, o vencimento pode ser menor que o salrio mnimo. Vimos que a remunerao o somatrio do vencimento com as vantagens de carter permanente. OBS (art. 45): Salvo por imposio legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento OBS (art. 48): O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial

REPOSIES E INDENIZAES AO ERRIO OBS: reposio ao errio deve ser efetuada no mximo em 30 dias; OBS (art. 46, 1): a pedido do interessado pode haver o parcelamento, sendo cada parcela no inferior a 10% da remunerao, provento ou penso. OBS (Art. 47): O servidor em dbito com o errio, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter o prazo de sessenta dias para quitar o dbito. OBS (art.46, 2o): Quando o pagamento indevido houver ocorrido no ms anterior ao do processamento da folha, a reposio ser feita imediatamente, em uma nica parcela.

VANTAGENS O art. 49 da Lei n 8.112/90, destina ao servidor as seguintes vantagens: 1) indenizaes;

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


2) gratificaes; 3) adicionais.

1) INDENIZAES

1.1) AJUDA DE CUSTO Para custear despesas de transporte do servidor e de sua famlia, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais) a) vedado o duplo pagamento, no caso de o cnjuge ou companheiro vier a ter exerccio na mesma sede; b) Servidor que vier a falecer na nova sede: devida ajuda de custo para sua famlia voltar para a cidade de origem, at 1 ano aps o bito; c) Valor mximo: calculada sobre a remunerao do servidor, no podendo exceder a importncia correspondente a 3 meses; d) Restituio: o servidor ficar obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias; 1.2) DIRIAS Para custear despesas com: pousada, alimentao e locomoo urbana. a) concedida por dia de afastamento; b) Ser devida por metade quando o deslocamento no exigir a pernoite ou quando a Unio custear as despesas extraordinrias por meio diverso; c) Restituio: o servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo ou retornor antes do prazo previsto fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias; 1.3) TRANSPORTE devida ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos. 1.4) AUXLIO-MORADIA O auxlio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira. Limite temporal: 8 anos, dentro de cada perodo de 12 anos. Para a concesso do auxlio-moradia devero ser atendidos os seguintes requisitos (art.60-B): 1) no exista imvel funcional disponvel para uso pelo servidor 2) o cnjuge ou companheiro do servidor no ocupe imvel funcional; 3) nenhuma outra pessoa (pode ser cnjuge, companheiro, filho, ou mesmo um amigo receber) que resida com o servidor receba auxlio-moradia;

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


2)GRATIFICAES E ADICIONAIS

2.1) RETRIBUIO PELO EXERCCIO DE FUNO DE DIREO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO devido ao servidor que ocupar cargo em comisso ou funo de confiana, uma retribuio pecuniria como estmulo ocupao de funo de confiana, chefia e assessoramento.

2.2) GRATIFICAO NATALINA A gratificao natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro. OBS: frao igual ou superior a 15 (quinze) dias ser considerada como ms integral.

2.3) ADICIONAL PELO EXERCCIO DE ATIVIDADES INSALUBRES, PERIGOSAS OU PENOSAS Insalubridade : devido ao servidor que trabalhe em contato permanente com substncias txicas ou radioativas. A sade do servidor prejudicada aos poucos. Periculosidade: devido ao servidor que, em razo de sua funo, expe a prpria vida a perigo. Exemplo: os servidores que trabalham em redes de alta tenso. Penosidade: devido aos servidores em exerccio em zonas de fronteira ou em localidades cujas condies de vida o justifiquem. OBS 1: O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade dever optar por um deles. OBS 2: O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa a sua concesso (Art. 68 2o). OBS 3: A base de clculo o vencimento do cargo. A alquota deve ser fixada em regulamento, pois, a Lei n 8.112/90 silente; OBS 4: a servidora gestante ou lactante ser afastada das operaes em locais considerados penosos, insalubres ou perigosos.

2.4) ADICIONAL POR SERVIO EXTRAORDINRIO devido ao servidor que, por necessidade do servio, trabalhar alm da jornada normal de trabalho. Remunerao (art. 73): acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao hora normal de trabalho . Limite por jornada: mximo de 2 (duas) horas por jornada.
HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria

2.5) ADICIONAL NOTURNO devido ao servidor que prestar servio em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte. Remunerao: valor-hora acrescido de 25% sobre o vencimento.

2.6) GRATIFICAO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO (art. 76-A) devida ao servidor que desenvolve atividade de ensino no mbito interno da administrao pblica ou na organizao de concursos. OBS 1: instrutor em curso de formao, participar de banca examinadora, participar da logstica, da aplicao, fiscalizar provas concurso pblico. OBS 2: Prazo: 120 horas anuais, podendo ser prorrogado por mais 120 horas. FRIAS (art. 76) Independentemente de solicitao o servidor receber adicional correspondente a 1/3 da remunerao do perodo das frias. OBS: frao superior a quatorze dias em um ms, faz jus ao adicional de frias. a) prazo: trinta dias30 dias b) acumulao: podem ser acumuladas no mximo por dois perodos, no caso de necessidade do servio. c) primeiro perodo aquisitivo: 12 meses de exerccio. d) Parcelamento: em at 3 etapas, desde que requerida pelo servidor e no interesse da Administrao (ato discricionrio). e) acumulao: at no mximo dois perodos. f) (art. 79):O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao.

LICENAS 1. LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA (art.83) O servidor a ficar afastado do servio para prestar auxlio no caso de doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente, mediante comprovao por percia mdica oficial . A cada perodo de 12 meses essa licena poder ser concedida nas seguintes condies: a) Prazo: A) 60 dias, consecutivos ou no, com remunerao. B) 90 dias, consecutivos ou no, sem remunerao.
HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


(Redao dada pela Medida Provisria n 479, de 2009) b) prazo mximo: 150 dias (60+90) c) estgio probatrio (art. 20 4 e 5): pode ser deferida durante o estgio probatrio, no entanto o mesmo ficar suspenso. d) contagem do perodo de licena: o perodo remunerado (30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30) contado como tempo de servio apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade (art. 103, II). O perodo sem remunerao no contado como tempo de servio. 2. LICENA POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CNJUGE a) deslocado do cnjuge para outro ponto do territrio nacional ou exterior. b) para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo (art.84). Caractersticas a) Por prazo indeterminado e sem remunerao. b) Se o cnjuge ou companheiro do servidor deslocado tambm for servidor pblico, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, poder haver exerccio provisrio em rgo ou entidade da Administrao Federal direta, autrquica ou fundacional, desde que para o exerccio de atividade compatvel com o seu cargo (art. 84 2). c) Estgio probatrio (art. 20 4 e 5): pode ser deferida durante o estgio probatrio, no entanto o mesmo ficar suspenso. d) Contagem do perodo de licena: o perodo dessa licena no contado como tempo de servio para qualquer efeito.

3. LICENA PARA O SERVIO MILITAR (art.85) concedida ao servidor convocado para o servio militar obrigatrio. OBS: Concludo o servio militar, o servidor ter at 30 (trinta) dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo. Estgio probatrio (art. 20 4 e 5): permitida durante estgio probatrio, e no suspende a contagem. Contagem do perodo de licena: O perodo dessa licena considerado como de efetivo exerccio, logo, contado para promoo, aposentadoria ou disponibilidade (art. 102, VIII, f). 4. LICENA PARA ATIVIDADE POLTICA (art. 86) Autoriza o servidor ser candidato a cargo eletivo.
HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


a) Perodo sem remunerao: da escolha em conveno partidria a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral. b) Perodo com remunerao: do registro da candidatura e at o dcimo dia seguinte ao da eleio. Prazo com remunerao (86 2o ): trs meses c) Estgio probatrio (art. 20 4 e 5): essa licena pode ser deferida durante o estgio probatrio, mas suspende a contagem do referido perodo. d) Contagem do perodo de licena (art. 103, III): o perodo sem remunerao no computado como tempo de servio. J o com remunerao computado como tempo de servio apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

5. PARA CAPACITAO (Art. 87) Aps cada qinqnio de efetivo exerccio, o servidor poder, no interesse da Administrao, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, para participar de curso de capacitao profissional. OBS: com remunerao d) (102, VIII, e): O perodo de licena capacitao considerado como de efetivo exerccio para contagem do tempo de servio.

6. PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES Ato discricionrio da Administrao, mesmo aps a concesso o ato poder ser revogado tendo o servidor que retornar ao servio. OBS: O perodo dessa licena no contado como tempo de servio para qualquer efeito. OBS (Smula 246 do TCU): O servidor em gozo da referida licena, no poder acumular cargos pblicos no permitidos no texto constitucional. OBS (art. 117, nico): O servidor durante a referida licena, poder participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada e exercer o comrcio, desde que observada a legislao sobre conflito de interesses. (art. 117, nico). Estgio probatrio: no permitida durante o estgio.

7. PARA DESEMPENHO DE MANDATO CLASSISTA (Art. 92) Mandato em confederao, federao, associao de classe de mbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profisso. Caractersticas

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


Prazo da licena: ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogado, no caso de reeleio, por uma nica vez. OBS: sem remunerao: Estgio probatrio: no permitido DOS AFASTAMENTOS 1. SERVIR A OUTRO RGO OU ENTIDADE (art. 93) O servidor poder ser cedido (rgo cedente) para ter exerccio em outro rgo (rgo requisitante) ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municpios: Estgio probatrio (art. 20, 3): s para ser cedido para exercer cargo em comisso DAS 6, 5, 4 ou equivalentes.

2. AFASTAMENTO PARA EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO Desde a posse no cargo at o trmino do mandato. a) mandato federal, estadual ou distrital, ficar afastado do cargo; b) mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; c) mandato de vereador: 1) havendo compatibilidade de horrio, poder acumular o cargo pblico com o eletivo. 2) no havendo compatibilidade de horrio, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao.

3. PARA ESTUDO OU MISSO NO EXTERIOR O servidor poder se ausentar para estudo (especializao, mestrado, doutorado ) ou misso (congresso, convenes etc) no exterior. Autorizao: concedida pelo Presidente da Repblica, Presidente dos rgos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal. Prazo: no exceder a 4 (quatro) anos, e finda a misso ou estudo, somente decorrido igual perodo, ser permitida nova ausncia. Vedaes: Ao servidor beneficiado com esse afastamento no ser concedida exonerao ou licena para tratar de interesse particular antes de decorrido perodo igual ao do afastamento, ressalvada a hiptese de ressarcimento da despesa havida com seu afastamento. Estgio probatrio: Esse afastamento permitido durante no estgio probatrio e no suspenso do mesmo.

4. AFASTAMENTO PARA PARTICIPAO EM PROGRAMA DE PS-GRADUAO STRICTO SENSU NO PAS


HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


a) com remunerao b) perodo necessrio de servio no rgo ou entidade para requerer essa licena. 1) Mestrado: 3 anos de exerccio 2) Doutorado e Ps-doutorado: 4 anos de exerccio OBS: o servidor que gozar desse afastamento ter que permanecer no exerccio do cargo, por perodo igual ao do afastamento concedido, salva ressarcimento. OBS: a no obteno do ttulo implica no ressarcimento das despesas, salvo motivo de fora maior ou caso fortuito.

DO DIREITO DE PETIO (art. 104) Instrumento a disposio do servidor para requerer ao poder pblico, em defesa de direito ou interesse legtimo. a) Requerimento: a formulao do pedido Despachado: em 5 dias (chefe do servidor que despacha-autoridade ao qual o requerente for subordinado) Decidido: em 30 ( pode ser deferido ou indeferido)

b) Reconsiderao: da negao do pedido cabe a reconsiderao (para mesma autoridade que negou o requerimento). Prazo para pedir reconsiderao: 30 dias contados da publicao da cincia Despachado: em 5 dias (chefe do servidor que despacha) Decidido: em 30 (pode ser deferido ou indeferido) a reconsiderao s pode ser pedida uma vez. c) Recurso: autoridade superior ao da deciso recorrida Despachado: em 5 dias- autoridade ao qual o requerente for subordinado. Prazo para recurso: 30 dias contados da publicao da reconsiderao Decidido: em 30 dias Limite de recursos: mximo trs instncias (no conta o pedido de reconsiderao)(lei n9784/99 art.57) Prescrio (art. 110): do direito de requerer em defesa de direitos. a) 5 anos: demisso / cassao de aposentadoria /disponibilidade/crditos trabalhistas. b) 120 dias: demais casos

REGIME DISCIPLINAR Deveres do servidor (O art. 116) IX- cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; XI- representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder.

Proibies (O art.117)

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


VII- manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o terceiro grau civil; (pratica de nepotismo) X- participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio; XV- proceder de forma desidiosa; (desdia desprezo, desleixo, falta de zelo e de cuidado)

PENALIDADES (ART. 127) (art. 5, LV, da CF): A Administrao ao aplicar uma penalidade disciplinar dever sempre assegurar ao servidor o direito ao contraditrio e a ampla defesa.

ADVERTNCIA Faltas punveis com advertncia: Art. 117 incisos I ao VIII e XIX. Cancelamento de registro: 3 anos -de efetivo exerccio, se no tiver praticado nova infrao. Prescreve: 180 dias Competncia: chefe da repartio

SUSPENSO Prazo: at 90 dias Cancelamento de registro: 5 anos -de efetivo exerccio, se no tiver praticado nova infrao. Prescreve: 2 anos Competncia: a) at 30 dias: chefe da repartio b) mais de 30 dias: autoridade inferior quelas que aplicam a demisso. (2 escalo) OBS: O servidor ser suspenso se incorrer nas seguintes condutas funcionais: a) reincidncia em falta punvel com advertncia; b) suspenso de at 15: o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica. Obs (art.130, 2o): a suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinqenta por cento) por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio (art.130, 2o).

DEMISSO (art. 132) a) abandono de cargo: ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dais consecutivos; b) inassiduidade habitual : alta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses;
HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


c) improbidade administrativa; d) ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; e) acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; f) participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio; g) proceder de forma desidiosa; Prescreve: 5 anos Competncia: Presidente da Repblica, pelos Presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da Repblica.

OBS: Incompatibilidade com o servio pblico federal por 5 anos: a) atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; b) valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica.

IMPOSSIBILIDADE DE VOLTAR A SER SERVIDOR FEDERAL (art. 137, nico) a) Crime contra a Administrao Pblica; b) Improbidade administrativa; c) Aplicao irregular do dinheiro pblico; d) Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio; e) Corrupo.

CASSAO DE APOSENTADORIA OU DISPONIBILIDADE (art. 134) Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso.

DESTITUIO DE CARGO EM COMISSO (art.135) aplicada ao ocupante de em comisso nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso.

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


RESPONSABILIDADES (art.121) 1)Administrativa: penalidades disciplinares 2) Civil : prejuzo ao errio ou a terceiros a) ao regressiva: responsabilidade subjetiva do servidor b) limite aos sucessores: at o valor da herana recebida OBS: as aes de ressarcimento ao errio so imprescritveis 3)Penal: prtica de crime ou contravenes Negativa de autoria/fato: absolvio completa OBS:No caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria, a responsabilidade civil e administrativa ser afastada. OBS: Se for absolvido por dvida quanto autoria, falta de provas, ele ser absolvido do crime, mas nada impede que seja responsabilizado nas demais esferas. OBS: mesmo se for condenado primeiro nas esferas administrativa e civil, e depois for absolvido por negativa de fato ou autoria na penal, ser absolvido e cessado os efeitos das duas outras esferas. OBS: Responsabilidade penal comprovada responsabilidade automtica na esfera civil e administrativa.

PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR E SINDICNCIA SINDICNCIA um meio mais clere para apurar infraes funcionais mais leves 1) Penalidades: a)advertncia b)suspenso at 30 dias OBS: carter investigatrio, no h necessidade do contraditrio e ampla defesa. Concluda a sindicncia: 1) arquivamento do processo 2) advertncia ou suspenso at 30 dias. 3) instaurao de processo disciplinar. Prazo: 30 dias, prorrogveis por mais 30.

PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Comisso: comisso composta de trs servidores estveis, sendo que o presidente da comisso dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.
HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


Prazo para a concluso do processo disciplinar: at 60 dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. Penalidades: a)suspenso superior a 30 dias b) Demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso Fases do processo (art. 151) a) instaurao: com a publicao do ato que constituir a comisso; b) inqurito administrativo: que compreende instruo, defesa e relatrio; c) julgamento.

Inqurito administrativo a) instruo: depoimentos, provas, diligncias Smula Vinculante n 5 - STF: A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. b) defesa: Nesse momento o servidor acusado expe sua defesa. Caso o indiciado no apresente sua defesa, ser designado um servidor como defensor dativo para fazer sua defesa por escrito. c) relatrio (conclusivo: inocncia /responsabilidade). Findo o relatrio, encerram-se os trabalhos da comisso, e o processo disciplinar com o relatrio sero remetidos autoridade que determinou a sua instaurao, para julgamento. Julgamento: realizado pela autoridade competente para aplicar a penalidade sugerida pala comisso. Prazo: de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso. OBS: A autoridade julgadora no est vinculada concluso do relatrio realizado pela comisso. OBS: o servidor que responder a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada (art.172). AFASTAMENTO PREVENTIVO Para que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade. Prazo: at 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 60, sem prejuzo da remunerao (art. 147). REVISO DO PROCESSO (art. 174) A qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. OBS: na reviso do processo o nus da prova cabe ao requerente. OBS: a reviso do processo no poder resultar agravamento de penalidade.

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

Professor Rodrigo Cardoso Direito Administrativo Lei 8.112 Curso de Teoria


Prazo: 60 dias Prazo para julgamento: 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo.

RITO SUMRIO Para investigar e julgar: a) abandono de cargo; b) inassiduidade habitual c) acumulao ilcita de cargos pblicos. Prazo: trinta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, podendo ser prorrogado por at mais 15 dias. Comisso: dois servidores estveis.

CARACTERSTICAS DO PROCESSO DISCIPLINAR: OBS 1:O inqurito administrativo obedecer ao princpio do contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilizao dos meios e recursos admitidos em direito. OBS 2: Na hiptese de o relatrio da sindicncia concluir que a infrao est capitulada como ilcito penal, a autoridade competente encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico, independentemente da imediata instaurao do processo disciplinar. OBS 4: O depoimento de testemunha ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo por escrito. As testemunhas sero inquiridas separadamente. OBS 5: Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indiciao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. O indiciado ser citado por mandado expedido pelo presidente da comisso para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartio. OBS 6: Havendo dois ou mais indiciados, o prazo ser comum e de 20 (vinte) dias. OBS 7: O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncias reputadas indispensveis. OBS 8: Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital, publicado no Dirio Oficial da Unio e em jornal de grande circulao na localidade do ltimo domiclio conhecido, para apresentar defesa. Nessa hiptese, o prazo para defesa ser de 15 (quinze) dias a partir da ltima publicao do edital. OBS 9: Considerar-se- revel o indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal. A revelia ser declarada, por termo, nos autos do processo e devolver o prazo para a defesa. Para defender o indiciado revel, a autoridade instauradora do processo designar um servidor como defensor dativo, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.

HTTP://WWW.ESTUDIOAULAS.COM.BR

You might also like