You are on page 1of 25

9 JORNADA CIENTFICA DA UFSCAR

Oficina de Jogos e Brincadeiras Musicais


Propostas de atividades musicais e jogos folclricos para se trabalhar em sala de aula
Mariana Barbosa Ament Natlia Brigo Severino Maria Carolina Leme Joly So Carlos, 2011

ndice

Quem somos ns.....................................................................................................3 Apresentao..........................................................................................................4 Atividades...............................................................................................................9 Dance do ritmo............................................................................................9 Eu vou pilar caf.........................................................................................10 Quadra........................................................................................................12 Amassa o po..............................................................................................13 Passa Palma ...............................................................................................14 Monjolo.......................................................................................................15 Mulher rendeira.........................................................................................16 Camaleo....................................................................................................17 Serpente......................................................................................................18 Mariquinha morreu ontem .......................................................................19 Da abbora faz melo................................................................................20 Ypo...........................................................................................................21 5, 4, 3, 2, 1..................................................................................................22 Nome, palma, pulo.....................................................................................23 Bate direita, bate esquerda........................................................................24 Bibliografia............................................................................................................25

~2~

Quem somos ns?

Mariana Barbosa Ament:

Graduanda em Educao Musical pela Universidade Federal de So Carlos. No ambiente escolar, atuou como bolsista de oficinas de msica oferecidas pela Universidade e atualmente professora de oficinas de Jogos e Brincadeiras Musicais no estgio supervisionado da Universidade. Atua como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia (PIBID) trabalhando com fanfarra escolar e projetos interdisciplinares. professora de Musicalizao e de instrumento em escolas particulares de msica e de Educao Bsica.Atua principalmente nos seguintes temas: Educao Musical, Msica, Formao Musical, Educao Musical escolar e Educao e Comunidade.

Natlia Brigo Severino:Graduanda

em Msica (Licenciatura com habilitao em Educao Musical) na UFSCar. Tem experincia em Msica com nfase em Educao Musical. Atuou como professora de Teoria Musical e Piano em uma escola em Campinas, e como estagiaria no Programa de Musicalizao da UFSCar participando tambm da Orquestra Experimental da UFSCar. Trabalha com Educao Musical Escolar atravs do PIBID (Plano Institucional de Bolsas de Iniciao a Docncia) e do estgio supervisionado da graduao, atuando principalmente nos seguintes temas: educao musical, educao e cidadania, prticas sociais, formao de fanfarra e interdisciplinaridade.

Maria Carolina Leme Joly:Possui

graduao em Licenciatura em Ed. Artstica com hab. em Msica pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), mestrado em Educao pela Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) e especializao em Musicoterapia na Universidade de Ribeiro Preto (UNAERP). Atualmente professora assitente do curso de Licenciatura em Msica com hab. em Educao Musical da UFSCar e do curso de Licenciatura em Msica Distncia da Universidade Aberta do Brasil (UAB - UFSCar). Atua como professora, regente e violoncelista nos projetos de extenso de Musicalizao e Formao de Orquestras da UFSCar e orienta bolsista do projeto PIBID da rea de Msica. Tem experincia na rea de Educao, com nfase em Educao Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: orquestra comunitria, msica na escola, ensino coletivo de flauta doce, ensino coletivo de cordas, musicalizao, expresso corporal, movimento e dana.

~3~

Apresentao

A oficina Jogos e Brincadeiras Musicais tem como objetivo fazer um resgate da cultura popular brasileira, propondo atividades que gerem aos participantes a reflexo sobre as potencialidades da utilizao de ferramentas como jogos, brincadeiras, histrias e danas tradicionais, no ensino musical. Sero demonstradas formas de se trabalhar conceitos bsicos, tais como os elementos da msica (ritmo, melodia e harmonia), as propriedades do som (altura, intensidade, durao e timbre), formas musicais etc. Espera-se que a partir da vivncia com essas atividades, os participantes tenham a oportunidade de ampliar seu repertrio de brincadeiras e jogos musicais e de entrar em contato com a cultura popular, que pouco difundida nos dias de hoje, de forma que possam se apropriar desse recurso e utiliz-lo em suas prticas pedaggicas. Partindo da premissa de que a cultura de um povo deve ser difundida como um elemento de equilbrio entre os recursos tecnolgicos e as heranas culturais populares, a sua insero no espao educacional, deve servir como elemento propulsor da criatividade, do contato humano (que no se encontra nos recursos tecnolgicos, como computadores, televiso, jogos eletrnicos, etc), da interao e, principalmente, como desenvolvimento da identidade cultural e musical passada de gerao em gerao, e que nos identifica como pertencentes desta cultura. As ferramentas utilizadas (jogos, brincadeiras, danas) so pensadas propositalmente: Alm de pertencerem muito fortemente s tradies culturais populares ligadas msica, so tambm atividades muito importantes para o desenvolvimento da criana. atravs dessas atividades ldicas, to ligadas ao universo infantil, que vm as contribuies para o aprendizado musical e

~4~

humano dos alunos, de modo que eles aprendam, de forma natural, a ouvir, a esperar, a obedecer regras, a cooperar, etc. possvel tambm dar ferramentas para que a criana possa compreender elidar com emoes tais como timidez, agressividade; e, principalmente, desenvolver o gosto pela msica. Vale ressaltar que nos jogos e nas brincadeiras propostos, o foco no deve ser o de gerar competividade, nem ganhadores e perdedores; o foco dever ser o de proporcionar um ambiente seguro de tentativa e erro onde as crianas possam explorar novas possibilidades e enfrentar suas dificuldades, sem se sentirem inferiorizadas. Paralelamente s contribuies que trar aos alunos, essa propostapode tambm proporcionar um aprendizado muito significativo aos professores, uma vez que estes tero de realizar um trabalho de pesquisa musical muito bem contextualizado, para que possam planejar e reger as aulas, servindo como um exerccio profissional, alm de proporcionar uma interao e aproximao de forma prazerosa com a turma. Na presente proposta, a ampliao do repertrio musical dos alunos se dar atravs do resgate da cultura popular, cultura esta que, como sugere Brando (2006) [...] pode intervir como elemento moderador do processo cultural, pois dispe de instrumentos prprios para o equilbrio necessrio ao seu harmnico desenvolvimento (BRANDO, 2006, p. 24). A valorizao e o reconhecimento do folclore, tido tambm como manifestaes populares, so capazes de auxiliar no desenvolvimento da nao. No Brasil, existe um documento chamado Carta do Folclore 1 que, dentre os diversos conceitos, define folclore:
[...] Constituem o fato folclrico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradio popular e pela imitao, e que no sejam diretamente influenciadas pelos crculos eruditos e instituies.

Carta do Folclore, 1951, conjunto de conceitos e recomendaes sobre o Folclore Brasileiro, elaborada durante o I Congresso Brasileiro do Folclore Informaes retiradas do livro: O que folclore, de Carlos Rodrigues Brando.

~5~

Como forma de buscar um equilbrio entre a indstria de massa e tradio popular, que se deve dar a oportunidade aos alunos de vivenciarem alguns aspectos musicais atravs dessa herana social. Brando (2006) define tambm a diferena entre cultura popular e industrial: [...] todos sabemos, para a indstria da cultura no h arte, devoo, tradio ou ritual. H produtos culturais que interessam indstria pelo seu valor comercial: Vendem? So bons (BRANDO, 2006, p. 46 47). Ainda segundo o mesmo autor, tudo no folclore tem relao: o ritual, a religio, o tecnolgico, o ldico; com a conscincia disso e do pblico que se pretende atingir, que ser utilizado o ldico, como forma de transmitir um pouco da imensa cultura popular do Brasil. Sobre o ldico, Figueir escreve:
A brincadeira deve ser vista como espao de aprendizagem onde a criana age, alm do seu comportamento cotidiano, prprio de sua idade. O processo de alfabetizao por meio do ldico vem instigar mostrar aos educadores para repensarem suas prticas pedaggicas, tornando o processo de construo do conhecimento um momento prazeroso e significativo criana, atravs de jogos e brincadeiras musicais. (FIGUEIR, s/d, s/p)

O ldico, por ser elemento presente no universo da criana, principalmente na fase do incio da escolarizao, deve fazer parte das atividades propostas. atravs dele que a criana aprende, de forma muito natural, a dividir, esperar, ganhar/perder, a obedecer a regras, etc. Uma oficina sobre Folclore que se utilize de processos ldicos propicia atividades que contribuem para o desenvolvimento do gosto pela msica, das coordenaes motoras e sensoriais, proporcionando um contato sadio entre as crianas de modo que favorea a socializao e a criatividade, aspecto importante para o desenvolvimento humano e musical. Com o advento da Lei 11.769/20082, que dispe sobre a obrigatoriedade do ensino de Msica dentro do componente curricular na educao bsica,
2

Para ler na ntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm

~6~

muitos educadores musicais esto propondo formas de trabalho que contemplem o lado mais subjetivo da Msica, tais como o desenvolvimento de habilidade motoras, da sensibilidade, da concentrao, da capacidade de anlise, da crtica, da autonomia, da auto-estima e do respeito ao prximo; sem a pretenso de formar instrumentistas profissionais. Essa subjetividade j foi proposta entre os sculos XIX e XX, para se contrapor ao ensino tradicional de Msica, pelos autores dos chamados Mtodos Ativos. Esses mtodos sugerem que o conhecimento terico parta da vivncia (e no o contrrio, como no ensino tradicional), reforando a participao do aluno, privilegiando o ser integral, o sentir e o pensar do indivduo, resgatando a filosofia de integrao, da no fragmentao da experincia musical e da democratizao no ensino (CANADO, 2006, p. 18).
Pontuar msica na educao defender a necessidade de sua prtica em nossas escolas, auxiliar o educando a concretizar sentimentos em formas expressivas: auxili-lo a interpretar sua posio no mundo; possibilitar-lhe a compreenso de suas vivncias, conferir sentido e significado sua condio de indivduo e cidado. Como toda comunicao envolve conflito, poder, ideologia, negociao, o educando precisa aprender a lidar com esses valores com competncia e autonomia; e a, mais uma vez, emerge a possibilidade da msica como agente mediador, auxiliando-o na construo de um dilogo com a realidade. (apud CANADO, 2006, p.18).

Embora muitas das abordagens dos Mtodos Ativos tenham chegado ao Brasil de forma parcial, sendo contemplados apenas alguns dos elementos, no desenvolvendo a metodologia e a filosofia por completo, e tambm por serem interpretadas de forma literal, sem as necessrias adaptaes para a realidade brasileira. Esse olhar para a Educao Musical extremamente importante nos dias de hoje, para que se construam propostas educacionais que sejam adequadas s escolas brasileiras e auxiliem na formao de seres humanos mais sociais, criativos e sensveis.

~7~

Algumas das atividades propostas a seguir foram criadas e/ou adaptadas por ns, caso no tenham sido, no final da apostila podese encontrar as referncias bibliogrficas utilizadas.

~8~

Atividades

Dance no ritmo
Procedimento: No primeiro momento,cada aluno corta um pedao de barbante do tamanho que quiser, e faz dupla com algum. Com uma mo, o aluno segura uma das pontas do seu pedao do barbante, e com a outra, segura a ponta do barbante da sua dupla. Devem ser tocadas msicas diversas, onde as duplas tero que danar conforme o ritmo, variando o movimento, mantendo os barbantes esticados. Sugesto de msica: Ritmos variados disponvel no CD

Contedos musicais trabalhados: ritmo, andamento, diviso ternria e binria, fraseado e estilo. Habilidades desenvolvidas: coordenao motora, socializao, cooperao, movimento e expresso corporal, ateno e concentrao.

~9~

Eu vou pilar caf (tradicional - Bahia)3

Procedimentos: Em roda, formam-se duplas, onde cada um fica de frente para o outro. Utilizando bastes, deve-se imitar o movimento de pilar caf, alternando o lado da batida, seguindo o pulso da msica. Entre uma repetio e outra da msica, uma dupla ser escolhida para cantar uma quadra (que pode ser predeterminada ou improvisada). Canta-se a primeira estrofe, e o coro responde eu vou pilar caf, canta -se a segunda estrofe, e o coro responde novamente. Repete at que todas as duplas tenham cantado.

Partitura retirada do material de oficina Brinquedos Cantados Professora Kelly Guimares (II Grande Oficina de Educao Musical de Sorocaba 16 18 de Jul, 2009)

~ 10 ~

Sugestes de quadras: Aucena quando nasce,Eu vou pilar caf Nasce fora do jardim, Eu vou pilar caf Vou pedir Nossa Senhora, Eu vou pilar caf Pra tomar conta de mim, Eu vou pilar caf L vai o meu corao, Eu vou pilar caf a prenda que te mando, Eu vou pilar caf Ele vai ser bem feliz, Eu vou pilar caf Eu por c fico chorando, Eu vou pilar caf

Observao: os versos so cantados como pergunta e resposta. Contedos musicais trabalhados: improvisao e fraseado. pulso, canto, melodia,

Habilidades desenvolvidas: movimento, coordenao motora, prosdia e socializao.

~ 11 ~

Quadra
"Vi uma mosca entrando em uma boca fechada e um beco sem sada que no tinha entrada"

Procedimentos: Separam-se os alunos em dois grupos, e pede-se para que cada grupo invente uma rtmica para recitar a quadra. Em seguida, cada grupo apresenta o seu texto rtmico, repetindo a quadra diversas vezes, onde em cada uma das vezes, um aluno dever improvisar melodicamente em cima da rtmica criada.

Contedos musicais trabalhados: rtmica, improvisao meldica, pulso.

~ 12 ~

Amassa o po4 (*)


Todo dia o padeiro faz o po, e faz o po, e faz o po. E faz, e faz, e faz e faz o po. Todo dia o padeiro amassa o po, amassa o po, amassa o po. Po, po, po, po po/ po popo/ po popo Po, po, po, po po/ po popopopopopo Procedimentos: Em duplas, um dos alunos bater palma navertical (deixando um espao considervel) e o outro na horizontal, que ir fazer os movimentos da msica (fazer o po e amassar o po) dentro do movimento de palma do colega. (*) A atividade pode ser visualizada no CD.

Contedos musicais trabalhados: ritmo, diviso, forma, pulso, fraseado. Habilidades desenvolvidas: movimento corporal, socializao, ateno e concentrao.

Retirado do programa Quintal da Cultura da TV Cultura

~ 13 ~

Passa palma5
Procedimentos: Em roda, o professor prope maneiras de passar palmas no pulso da msica. Sugesto de movimentos: Por dentro, por fora, por cima, por baixo. Sugesto de msica: Engatinhando Palavra Cantada Observao: Para que os movimentos sejam sincronizados com a forma da msica, interessante dividir os alunos em rodas de 7 pessoas.

Contedos musicais trabalhados: pulso, diviso de tempo. Habilidades desenvolvidas: lateralidade, movimento corporal

Retirado do livro O livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada de Sandra Perez e Paulo Tatit.

~ 14 ~

Monjolo6

Procedimentos: Os alunos devero ficar em roda, sentados. Coloca-se a mo esquerda em cima da mo direita do colega da esquerda, e a mo direita embaixo da mo esquerda do colega da direita. Um por vez, no pulso da msica, deve-se fazer o movimento de colocar a sua mo esquerda em cima da mo esquerda do colega a sua direita. Um dos alunos ganha uma moeda que poder ser passada ou no para o colega ao seu lado. Outro aluno dever ficar no centro da roda observando atentamente os movimentos feitos, e, ao final da msica, ter que adivinhar com quem a moeda est. Sugesto de variao: fazer com jogo de copos, criar cnones.

Contedos musicais trabalhados: pulso, canto. Habilidades desenvolvidas: socializao, coordenao motora, ateno, concentrao. lateralidade,

Atividade retirada do livro Lenga La lenga brincadeiras de mos e copos de Viviane Beineke e Srgio Paulo Ribeiro de Freitas.

~ 15 ~

Mulher rendeira (*)

Procedimentos: Os procedimentos para o jogo de copos com esta msica se encontram no CD. (*) A atividade pode ser visualizada no CD.

Contedo musical trabalhado: melodia, canto, ritmo, fraseado, pulso. Habilidades Desenvolvidas: coordenao motora, explorao sonora, socializao.

~ 16 ~

Camaleo
G C Olha o Camaleo, olha o rabo dele, segura esse ngo, se no ele cai. G C Seu cachimbo era de ouro de sambur. Procedimentos: Todos se sentam em fila no cho e cantam a msica. O professor anda entre os alunos, e coloca a mo na cabea de um deles (no precisa ser necessariamente na ordem da fila), este levanta para seguir o professor, formando assim, o rabo do Camaleo; sem seguida, o professor escolhe outro aluno e assim sucessivamente at todos serem escolhidos. O professor deve sugerir diferentes formas de andar e de cantar a msica: rpido, devagar, pulando, cantando forte, cantando fraco, etc. Contedo musical trabalhado: canto, dinmica, andamento, ritmo. Habilidades Desenvolvidas: socializao, movimento corporal.

~ 17 ~

Serpente (*)
Essa a histria da serpente Que desceu do morro Para procurar O pedao do seu rabo E voc , e voc E voc um pedao do meu rabo

Procedimentos: Todos ficam em roda e cantam a msica. Uma pessoa dever ser a serpente e ir escolhendo outras pessoas para ser o seu rabo. A brincadeira acaba quando todos fizerem parte do rabo da serpente. (*) A atividade pode ser visualizada no CD.

Contedo musical trabalhado: durao, melodia, canto. Habilidades Desenvolvidas: socializao, movimento corporal.

~ 18 ~

Mariquinha morreu ontem

C F Mariquinha morreu ontem, C ontem mesmo se enterrou Dm Na cova de Mariquinha G C nasceu um boto de flor. F C G7 C Nasceu, nasceu, nasceu um boto de flor (bis). Procedimentos: Em roda, os alunos giram em sentido horrio, de mos dadas, cantando a primeira quadra da msica. No centro da roda, um aluno deitado, finge que est morto e ao lado deste, outro aluno finge estar chorando. Nos versos finais todos cantam batendo palmas; o aluno que estava deitado levantase e dana com a que estava chorando, segurando a mo contrria e girando, em seguida, escolhem duas outras pessoas para irem ao centro da roda. Contedo musical trabalhado: ritmo, canto, forma, pulso Habilidades desenvolvidas: movimento corporal, socializao.
7

Partitura retirada do material de oficina Brinquedos Cantados Professora Kelly Guimares (II Grande Oficina de Educao Musical de Sorocaba 16 18 de Jul, 2009)

~ 19 ~

Da abbora faz melo (*)


C G7 Da abbora faz melo C Do melo faz melancia (bis) F C Faz doce,Shinh, faz doce, Sinh G7 C Faz doce, Sinh Maria(bis) C G7 Quem quiser danar C Vai na casa do Juquinha(bis) F C Ele pula, ele roda, G7 C Ele faz requebradinha(bis)

(*) A atividade pode ser visualizada no CD.

Contedo musical trabalhado: rtmica, forma musical, pulso, canto, melodia, fraseado. Habilidades Desenvolvidas: socializao, movimento corporal, desinibio.

~ 20 ~

Ypo (*)
Ypo, itai, itai, i Ypo, itai, itai, i Ypo, itai, itai, Ypo, ituctuc, Ypo, ituctuci Procedimentos: Cantar a msica juntamente com os movimentos abaixo: Ypo bater com as palmas da mo na coxa. Itai bater palma na frente do corpo. I estalos com os dedos, fazendo um semi crculo na frente do tronco, da esquerda para a direita. Ituc com os dedos indicadores, bater na cabea, acima da orelha. (*) A atividade pode ser visualizada no CD.

Contedo musical trabalhado: pulso, diviso rtmica, canto, melodia. Habilidades Desenvolvidas: coordenao motora, movimento.

~ 21 ~

5,4,3,2,18
Procedimentos: Em roda, os alunos andam para um lado: *5 passos, batendo uma palma no quinto passo. *4 passos, batendo uma palma no quarto passo. *3 passos, batendo um palma no terceiro passo. *2 passos , batendo um palma no segundo passo. *1 passo com palma. Imediatamente em seguida, viram para o outro lado e refazem a srie agora na ordem crescente (1,2,3,4,5). Pode-se tambm repetir o exerccio utilizando sons vocais ou de instrumentos no lugar das palmas. possvel alternar os sentidos de rotao da roda: nos 5 passos gira-se para um lado, nos 4 para outro e assim por diante.

Contedo musical trabalhado: frmula de compasso, acentuao, andamento, pulso. Habilidades Desenvolvidas: ateno e concentrao; coordenao entre voz e movimento.

Atividade retirada do livro Livro dos jogos de Carlos Kater.

~ 22 ~

Nome, palma, pulo9


Procedimentos: Sugesto de aplicao Os alunos fazem uma roda e o professor, no centro, aponta aleatoriamente para um deles. Na primeira rodada o aluno apontado pelo professor deve falar o prprio nome com rapidez e clareza. Aps vrias indicaes pessoas diferentes, pode-se variar a resposta, pedindo aos alunos que ao invs de dizerem o nome batam palma e, ainda, dem um pulo. Obs.: Quando algum erra, o jogo recomea sempre pelo nome. O exerccio deve ser executado com rapidez para exercitar a prontido dos alunos.

Contedo musical trabalhado: Pulso. Habilidades Desenvolvidas: Ateno, concentrao, prontido, reflexo, movimento e fala.

Atividade retirada do livro Livro dos jogos de Carlos Kater.

~ 23 ~

Bate direita, bate esquerda (*)


Bate direita, bate esquerda, bate as duas; Coxa, bumbum. Coxa, palma, coxa, palma. Bate direita, bate esquerda, bate as duas, tchau Procedimentos:A quantidade de alunos para participar da brincadeira ter de ser em nmero par. Devero formar uma roda. A brincadeira musical ter incio com o colega da direita, assim, sero formadas duplas. Canta-se a msica fazendo os gestos que a letra prope: Bate (palma) direita: o aluno bate a sua mo direita na mo direita de sua dupla. Bate (palma) esquerda: o aluno bate a sua mo esquerda na mo esquerda de sua dupla. Bate (palma) as duas:<> o aluno bate as duas mos nas mos de sua dupla. Coxa: *o aluno bate as suas prprias mos em suas coxas. Bumbum: o aluno bate as suas prprias mos em seu bumbum. Coxa:* Palma: bater uma palma. Coxa:* Palma: bater uma palma. Bate (palma) direita: Bate (palma) esquerda: Bate (palma) as duas:<> Tchau: o aluno e seu respectivo par fazem gesto de tchau um para o outro e se viram para a esquerda, adquirindo um novo par e iniciando a atividade novamente. Observao: pode-se sugerir aos alunos que troquem mais vezes o seu par, andando sempre para a direita ou para a esquerda. (*) A atividade pode ser visualizada no CD. Contedo musical trabalhado: rtmica Habilidades Desenvolvidas: movimento corporal, coordenao motora, lateralidade, socializao.

~ 24 ~

Referncias bibliogrficas

SALES, Alexandre Rocha. Brinquedos Cantados. Goinia, 2009. Acervo pessoal. BRANDO, Carlos Rodrigues. O que Folclore. Coleo Primeiros Passos 13 Edio Editora Brasiliense, 2006. CANADO, Tnia Mara Lopes. Projeto Carinas uma proposta de educao musical numa abordagem holstica da educao. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 14, 17-24, mar. 2006. Disponvel em: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista14/revista14_artigo 2.pdf> Acesso em 10 mai, 2011. PERES, Sandra; TATIT, Paulo. O livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Vol. 2. 1 ed, Editora Melhoramentos, 2010. KATER, Carlos (org). Livro dos jogos. Projeto Msica na Escola, Governo do Estado de Minas Gerais. PAREJO, Enny. Introduo prtica instrumental Orff. So Paulo, 2011. Acervo Pessoal. BEINEKE, Viviane; FREITAS, Srgio Paulo Ribeiro de. Lenga La lenga: jogos de mos e copos. 1 ed. So Paulo: Ciranda Cultural Editora e Distribuidora ltda., 2006. Bibliografia: p. 20. ISBN: 85-7520-507-2. GUIMARES, Kelly. Brinquedos cantados. Sorocaba, 2009. Acervo pessoal.

Vdeos retirados do Youtube: Da abbora faz melo: <http://www.youtube.com/watch?v=6xUPDt_thdM> Serpente: <http://www.youtube.com/watch?v=8ifwvJIjHJU> Po <http://www.youtube.com/watch?v=-nJzL9hNjoQ>

~ 25 ~

You might also like