You are on page 1of 10

As NOVAs TECNOLOGIAs Como DIDTICAs De Aprendizagem

RESUMO A tecnologia sem dvida a maior criao de todos os tempos, est presente em nossas vidas de todas as formas possveis, nas rotinas dirias, tanto pessoais, como profissionais e educacionais. A tecnologia na educao trouxe uma grande contribuio em todos os nveis do ensino. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho estudar a tecnologia inserida nas salas de aula como uma ferramenta de auxlio para atingir o aprendizado, alm de comentar as tecnologias atuais praticadas nas escolas e o compromisso pedaggico, ou seja, o papel do professor na construo do processo educativo para a eficcia do ensino/aprendizagem com a tecnologia. Sabe-se que fora da escola, os alunos interagem constantemente com tecnologias como ipods, telefones celulares, internet e sites de redes sociais, por isso h uma expectativa de que essas tecnologias tambm podem apoiar a aprendizagem em sala de aula. Dessa forma a tecnologia pode ser considerada como o advento que revolucionou a forma como as crianas e adultos aprendem. Palavras-chave: Compromisso Pedaggico, Educao, Tecnologia na Educao.

1 INTRODUO A tecnologia penetra em nossas vidas, difcil pensar em uma s tarefa do

dia a dia sem que ela no esteja presente, garantindo novas possibilidades de bemestar, e assim alterando a forma como as pessoas vivem se relaciona ou comunica com o mundo. Com uma ampla definio, Kenski (2003) relata que a tecnologia impactou todas as facetas da nossa vida to profundamente que no podamos imaginar nossas vidas sem ela, pode se referir a objetos materiais de uso para a humanidade, tais como mquinas ou hardware, mas tambm pode abranger temas mais amplos, incluindo sistemas, mtodos de organizao e tcnicas. Computadores, notebooks, Internet, cmeras digitais, MP3 players e telefones celulares so apenas alguns dos avanos tecnolgicos que usamos todos os dias. Atualmente os jovens so tecnologicamente experientes, pois j na infncia tem contato com computadores, celulares, entre outros. A fim de preparar plenamente os jovens para prosperar no mundo digital, os professores usam a tecnologia na sala de aula como uma auxiliadora no ensino da disciplina, pois dessa forma o professor consegue obter totalmente a ateno do aluno para si. A tecnologia utilizada na educao pode ser definida como um conjunto de ferramentas que possam ser teis para o avano da aprendizagem do

aluno. Dessa forma o objetivo principal desse artigo apresentar e discutir as novas tecnologias utilizadas no contexto escolar, e os objetivos especficos: expor a educao e a tecnologia, explicar as tecnologias utilizadas na educao, demonstrar a forma de utilizao na sala de aula e relatar o compromisso pedaggico no desempenho ao aprendizado. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliogrfica de autores que descreveram a temtica, trabalhos acadmicos j produzidos sobre tecnologia na educao, alm de sites conceituados da rea. Na pesquisa bibliogrfica, cada documento ou livro pesquisado leva a uma considerao, um relato, ensinando a importncia dos diferentes tipos de informaes e como algumas so importantes e adequadas para o sucesso do trabalho. 2. EDUCAO A educao vem sendo questionada ao longo dos tempos, pois o homem sempre buscou novas formas de conhecimento, e qual a melhor forma de atingi-lo. Na educao, conforme cita Moran, Masetto e Behrens (2000, p. 12), o foco, alm de ensinar, ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e tica, reflexo e ao, a ter uma viso de totalidade. O ato de educar consiste na construo de conhecimentos, gerao de habilidades e compartilhamento de informaes dos professores aos alunos, tambm um processo que explora o significado e aplicao do conhecimento de modo contextualizado. A educao prepara crianas para se tornarem adultos ntegros e saudveis. Segundo Nrici (1985, p. 10): Educao o processo que visa levar o indivduo a explicitar e a desenvolver as suas virtualidades, em contato com a realidade, tendo em vista promover o seu desenvolvimento espiritual, a fim de lev-lo a atuar na mesma realidade com conhecimento, eficincia e responsabilidade, para serem atendidas necessidades pessoais, sociais e transcendentais da criatura humana. Kenski (2003, p. 12) define que a educao algo imenso e muito complexo, que dificilmente possvel alcanar e refletir sobre todo o seu universo. [...] abrange todos os momentos do ser, conscientes ou inconscientes. Seus atos, seus pensamentos, seus desejos... De acordo com Moran (2007, p. 16): A educao a soma de todos os processos de transmisso do conhecido, do culturalmente adquirido e de aprendizagem de novas idias, procedimentos e solues desenvolvidos por pessoas, grupos, instituies, organizada ou espontaneamente, formal ou informalmente. Assim, a partir dessas definies, pode-se supor que a educao significa desenvolver o conhecimento, habilidade, ou o carter dos alunos. Dessa forma torna-se indispensvel o entendimento da palavra conhecimento, afinal o que conhecimento? De acordo com o dicionrio online Priberam significa experincia, noo, sendo assim o conhecimento pode ser definido como a soma de um conjunto

de fatos, leis, princpios e ideias. Portanto, educao refere-se ao processo de aprendizagem e aquisio de informaes. Pode ser dividida em dois tipos principais: a aprendizagem formal por meio de uma instituio como uma escola e aprendizagem autodidata, tambm conhecida como experincia de vida. Geralmente, a educao importante para o aprendizado de habilidades bsicas de vida, bem como o aprendizado de habilidades avanadas que podem tornar uma pessoa com currculo mais atraente no mercado de trabalho.

2.1. Tecnologia Tecnologia segundo o dicionrio online Priberam Lngua Portuguesa, como um conjunto de conhecimentos, especialmente princpios cientficotecnologia mecnica. Assim, a tecnologia envolve a aplicao intencional de conhecimento, experincia e recursos para criar processos e produtos que atendam s necessidades humanas. As necessidades e desejos das pessoas em determinadas comunidades determinam a tecnologia que desenvolvida e como aplicada. Conforme descreve Brito (2008, p. 32) a tecnologia vai muito alm de meros equipamentos. Ela permeia toda a noss a vida, inclusive em questes no tangveis. De acordo com Bueno apud Brito (2008, p. 32) a tecnologia : Um processo contnuo atravs do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida. H uma constante necessidade do ser humano de criar, a sua capacidade de interagir com a natureza, produzindo instrumentos desde os mais primitivos at os mais modernos, utilizando-se de um conhecimento cientfico para aplicar a tcnica e modificar, melhorar, aprimorar os produtos oriundos do processo de interao deste com a natureza e com os demais seres humanos.

Um exemplo moderno e que tem diminudo as barreiras para a interao humana e, como resultado, tem ajudado a gerar novas subculturas, a ascenso da cibercultura1 do computador. Que tem em sua base o desenvolvimento da Internet e 2.2. Tecnologia na Educao As tecnologias esto presentes na educao h muitos anos, antigamente chamadas de mquinas de ensinar e atualmente utilizadas por professores como auxlio nas salas de aula. No Brasil a era da informtica na educao ocorreu no incio de 1970, com isso surgiram muitas dvidas sobre a real utilizao de tecnologias em sala de aula, e o que se ganha pedagogicamente com a ideia. A justificativa para o uso dos recursos foi a real possibilidade de mudana do ensinar, criando ambientes nas escolas usando a informtica, conforme argumenta Joly (2002, p. 16) mudando o foco de uma

educao centrada na instruo que o professor passa ao aluno para uma educao em que o aprendiz realiza tarefas usando a informtica e, assim, constri novos conhecimentos. De acordo com Moran, Masetto e Behrens (2000, p. 08), sem dvida, a tecnologia nos atingiu como uma avalanche e envolve a todos. A incluso da tecnologia na sala de aula comeou de fato na poca que surgiram os primeiros computadores pessoais chegaram ao mercado. O processo de ensino, desde ento vem sofrendo a sua prpria revoluo, ou evoluo, de fato focado e dependente de palestras e demonstraes para um processo cognitivo focando o pensamento crtico e resoluo de problemas. Houve um tempo em que os estudantes no tinham acesso a materiais de estudo fora seus livros. Para obterem materiais de referncia, os estudantes tiveram que procurar por livros por muito tempo ou tinham de ir a uma biblioteca que poderia ou no estar perto de suas casas. No entanto com a internet a educao e os processos de aprendizagem evoluram ao ponto de tornar uma coleta de informaes uma tarefa extremamente fcil. Conforme Ramos et al (2006, p. 156):

Cibercultura de acordo com Levy (1999, p. 17) o conjunto de tcnicas (materiais e intelectuais), de prticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespao. Ciberespao, tambm chamado de rede, conforme Levy (1999, p. 17) o novo meio de comunicao que surge da interconexo mundial dos computadores [...] especifica no apenas a infraestrutura material da comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo.

A possibilidade da tecnologia na educao ilimitada. Quando os alunos so incentivados a envolver-se com a auto-reflexo em relao a ferramentas e processos, sua capacidade de construir sentidos em muito ampliada e os resultados da aprendizagem tornam-se cada vez mais profundos e permanentes.

Os alunos agora tm acesso a ferramentas que lhes permitem melhorar a sua prpria aprendizagem, onde e quando quiser. Os professores tm a oportunidade de personalizar os saberes da maneira que no existia a anos atrs. As escolas tm salas de aula com ideias que esto sendo compartilhadas em todo o mundo. De acordo com Dalapossa (2010), atualmente, o meio em que vivemos est permeado pelo uso de tcnicas e recursos tecnolgicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questes do cotidiano trazidas at a sala de aula. Os estudantes esto usando dispositivos de aprendizagem mvel e ferramentas tecnolgicas para compartilhar seus conhecimentos sobre diferentes

temas com outros ao redor do mundo. Os professores esto expondo cada vez mais os alunos a ferramentas como a videoconferncia, blogs entre outros. As salas de aula esto estendendo para alm do dia da escola. Os estudantes necessitam do conhecimento que significativo, social e autntico. Os professores podem utilizar a tecnologia como uma ferramenta para ajudar neste processo. As aulas com vdeos ou apresentaes so abertas a questionamentos. O conhecimento prospera quando os alunos tm a oportunidade de terem seus saberes compartilhados (ser social), participarem de questes de debates e questionamentos. A tecnologia pode dar aos estudantes a oportunidade de ter instruo individualizada e diferenciada que lhes permite serem alunos verdadeiramente autnticos. Segundo Ramos et al (2006, p. 155) o desenvolvimento tecnolgico obriga a sociedade a adquirir novos conhecimentos e competncias: a aprendizagem permeia todas as esferas da vida cotidiana e a formao permanente se faz ainda mais presente. A tecnologia passou a fazer parte do currculo escolar, pois em entrevistas de emprego os candidatos so questionados sobre a habilidade com computador, internet e softwares e at mesmo as crianas pequenas sabem como fazer uma apresentao usando software especfico. O uso constante da tecnologia na sua vida escolar auxilia os estudantes na compreenso e apreenso. Os estudantes podem facilmente acessar e conhecer os vrios desenvolvimentos ocorrendo na sua rea de interesse em um simples clique. Dessa forma, todos podem pesquisar e encontrar materiais de referncia no ciberespao e us-los de forma mais personalizada.

2.3. As Tecnologias e o Ensino No sculo 21 os avanos tecnolgicos explodiram e nem as escolas ficaram de fora nesses avanos. Tecnologia em sala de aula tem se tornado cada vez mais popular. Cada ferramenta fornece aos professores um mtodo para engajar ativamente seus alunos no processo de aprendizagem. Os estudantes de hoje so nativos digitais e como tal o uso de tecnologia na educao tem provado ser eficaz. Com a possibilidade de utilizao de tecnologias em sala de aula cria-se uma expectativa de que a educao pode mudar. De acordo com o CRE - Centro de Referncia em Educao (2010): O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanas na Educao, que no tarda a incorporar os ltimos recursos tecnolgicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integrao de novas mdias como televiso e Internet no mais novidade estranha sala de aula. Pelo contrrio, contribui para a criao de novas estratgias de ensino, aprendizagem e autocapacitao.

Nesse sentido, as escolas esto se equipando de computadores, data show, aparelhos de televiso, entre outros, pois dessa forma o professor tem um auxlio para um

melhor entendimento da disciplina por parte dos alunos, por conseguinte o aluno pode obter um melhor desempenho.

Valmont (2000) apud Joly (2002, p. 123) descreve: Observa, ento, que os computadores esto mais presentes no contexto da classe, sendo utilizados como mais um equipamento multimdia disponvel para a realizao das atividades educacionais dirias, proporcionando aos alunos a possibilidade de: comunicarem-se por meio de variadas mdias com recursos avanados de produo textual; usarem o computador para selecionarem, sintetizarem, organizarem e comunicarem a informao e conhecimento produzidos; lerem material eletrnico visando atualizao, aplicando estratgias de leitura diversificadas para compreenderem, interpretarem, analisarem os textos lidos e sobre eles emitirem uma opinio.

O advento da Internet e as suas capacidades tm proporcionado um recurso para professores que a apenas uma gerao atrs era inimaginvel. H tantos potenciais usos educacionais da Internet que virtualmente impossvel para um nico professor passar por todos eles. A Internet permitiu a professores e alunos viagens e aventuras em reinos que sem ela, no seria possvel. Fornece informaes boas e ms para os alunos com apenas um clique de distncia. As informaes disponveis online para os alunos muito extensa. Conforme Mercado (2002, p. 27): Com a internet, os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente em rede para quem quiser. Alunos e professores encontram inmeros recursos que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter maneiras atraentes para apresentao.

Os blogs so ferramentas que esto sendo cada vez mais utilizados em sala de aula, os professores criam o blog lanam os temas e os alunos fazem a discusso de forma espontnea e informal, sendo assim o professor ter uma viso do que o aluno pensa sobre o assunto proposto. Um projetor LCD (tela de cristal lquido) montado permite ao professor a oportunidade de compartilhar atividades, vdeos, apresentaes em Power Point, entre outras, de seu computador com toda a classe. Um professor pode colocar uma lio inteira em uma apresentao em Power Point e engajar ativamente seus alunos dentro da aula. O retroprojetor lana as transparncias na parede, dessa forma, que o professor confecciona as transparncias com o contedo das aulas.

15

A Smart Board uma lousa inteligente que est se tornando cada vez mais popular. O equipamento pode transpor diagramas e grficos, onde os alunos podem participar ativamente da aula, tambm possvel imprimir anotaes que foram realizadas durante a aula. As cmeras digitais tambm podem ser usadas em uma variedade de maneiras de envolver os alunos no processo de aprendizagem. Aparelho de som, MP3, rdio-gravador e caixa amplificadora so ferramentas utilizadas para produo e reproduo de arquivos de udio, tambm usadas na aprendizagem como suporte para atividades artsticas e de lazer. Enfim, muitos so os equipamentos utilizados em sala de aula, e surgem novos a cada dia, causando mudanas considerveis na educao, transformando a realidade da aula tradicional (professor falando ou escrevendo no quadro e aluno escutando ou copiando a matria), e dinamizando o espao de ensinoaprendizagem.

2.4. O Compromisso Pedaggico com a utilizao da Tecnologia Na educao, o professor atua como um centro de informao para a aprendizagem, dessa forma o professor est sempre buscando novas maneiras de levar esse conhecimento ao aluno, e as tecnologias podem garantir melhor aprendizagem. Segundo Mercado (2002, p. 26): As novas tecnologias podem ter um significativo impacto sobre o papel dos professores, pela formao constante recebida via internet, em termos de contedos, mtodos e uso da tecnologia, apoiando um modelo geral de ensino que encara os estudantes como participantes ativos do processo de aprendizagem e no como receptores passivos de informaes ou conhecimento, incentivando-se os professores a utilizar redes e comearem a reformular suas aulas e a encorajar seus alunos a participarem de novas experincias.

Quando os alunos esto fazendo uma apresentao em sala de aula, eles esto em um papel ativo em vez do papel passivo de receptor das informaes

16

transmitidas por um professor. O aluno est ativamente fazendo escolhas sobre como gerar, obter, manipular ou exibir informaes. Usar a tecnologia permite que os alunos pensem e participem ativamente sobre a informao, faam escolhas da melhor maneira a ser transmitida a informao. Alm disso, quando a tecnologia usada como uma ferramenta para apoiar os alunos na realizao de tarefas autnticas, os estudantes esto na posio de definir seus objetivos, tomar decises de design, e avaliar seu progresso. Conforme Mercado (2002, p. 14): O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que no se pode realizar de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poder utilizar estas tecnologias na integrao de matrias estanques. A escola passa a ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o seu futuro.

Nesse sentido, o papel do professor muda tambm. O professor no mais o centro das atenes como o dispensador de informao, mas desempenha o papel de facilitador, estabelecendo metas do projeto e fornecendo orientaes e recursos, passando de aluno para aluno ou grupo para grupo, oferecendo sugestes e apoio para a atividade do aluno. De acordo com Godoi (2010): Seja por meio de celular, computador ou TV via satlite, as diferentes tecnologias j fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produo de conhecimento em sala de aula no tarefa fcil: exige treinamento dos mestres.

A tecnologia auxiliadora com este novo papel do professor, uma vez que estimula tanto o trabalho mental por parte dos alunos, pois faz com que fiquem ansiosos para compartilhar seus conhecimentos com os outros. Os professores podem fornecer um ambiente de aprendizagem que leva os alunos para alm das paredes de suas salas de aula e em um mundo de infinitas possibilidades. Com a tecnologia sendo cada vez mais utilizada nas salas de aula, promove uma transformao, garantindo que os estudantes da era digital sejam capacitados para aprender, viver e trabalhar com sucesso. CONSIDERAES FINAIS A tecnologia uma parte vital do nosso mundo. Usamos em nossas casas, no local de trabalho e em nossas escolas. Tornou-se um componente integrante de nosso mundo e est transformando a maneira como as pessoas pensam, comunicam e gerenciam suas vidas cotidianas. Mas para usar a tecnologia adequadamente, precisamos entender as oportunidades que ela pode criar em nossas salas de aula. As crianas

gostam de aprender atravs da tecnologia, uma mistura natural. E com a necessidade de fechar a lacuna global, o uso da tecnologia em nosso ensino parece ser no s um tema atual / contemporneo, mas uma necessidade. A integrao curricular com o uso da tecnologia envolve a infuso da tecnologia como uma ferramenta para melhorar o aprendizado em uma rea de contedo ou a configurao multidisciplinar. A tecnologia permite que os alunos aprendam e participem de forma que no era possvel anteriormente. A insero eficaz da tecnologia alcanada quando os estudantes so capazes de selecionar as ferramentas de tecnologia para ajud-los a obter informaes em tempo hbil, analisar, sintetizar as informaes e apresent-las. Assim, notebooks, ipod, telefone celular, iphone, tablets, esto reinventando o acesso aos livros didticos. As apresentaes de Power Point realizadas por professores ou pelos alunos esto sendo cada vez mais utilizadas, so elaborados vdeos de aulas para explicar uma disciplina, dessa forma h tambm a participao do aluno, pois ao desenvolver as apresentaes ou vdeos ele estar adquirindo o aprendizado. Em algumas escolas o aluno ao efetuar a matrcula, recebe um tablet para o acompanhamento do curso, as aulas podem ser visualizadas em casa tambm pelo site da escola, assim como a explicao de toda matria, um tira dvidas. Os alunos participam de fruns criados pelos prprios professores, mas dessa forma esto preparando os alunos para o assunto que ser discutido nas prximas aulas. H uma clara mudana de paradigma acontecendo na educao. A tecnologia uma ferramenta de conexo de saberes. uma ferramenta para descobrir. uma ferramenta para criar. uma ferramenta para publicar. uma ferramenta para

18

inspirar. A tecnologia uma ferramenta que est mudando a educao como a conhecemos para uma educao que faz com que os alunos participem ativamente nas aulas, exponham suas opinies, suas dvidas.

19

REFERNCIAS

BRITO, Glaucia da Silva. Educao e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: Ibpex, 2008. CRE Centro de Referncia em Educao Mario Covas. Educao e novas

tecnologias. Disponvel em: . Acesso em 22/11/2011. DALAPOSSA, Karen Chaiane. Tecnologia da Educao. Disponvel em: . Acesso em: 22/11/2011. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Consulta tecnologia. Disponvel em: . Acesso em: 21/11/2011. GODOI; Guilherme Canela. Desafio aos professores: aliar tecnologia e educao. 2010. Disponvel em: . Acesso em 20/11/2011. JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. A Tecnologia no Ensino: Implicaes para a aprendizagem. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distncia. Campinas: Papirus, 2003. LEITE, Adilsomar de Oliveira. As mltiplas facetas da tecnologia: uma viso kenskiana. Disponvel em: . Acesso em: 04/12/2011. MERCADO, Lus Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educao: reflexes sobre a prtica. Macei: EDUFAL, 2002. MORAN, Jos Manuel. A educao que desejamos: novos desafios e como chegar l. Campinas: Papirus, 2007. MORAN, Jos Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas: Papirus, 2000. NRICI, Imdio. Educao e ensino. So Paulo: Ibrasa, 1985.

20

RAMOS, Andria Ferreira. et al. Educao presencial e complementares na escola e na empresa. Porto Alegre: EDIPUCRS

virtual:

espaos

You might also like