You are on page 1of 21

CURSO CENSO 2013

O QUE O CENSO ESCOLAR DA EDUCAO BSICA?


O Censo Escolar uma pesquisa que tem por objetivo fazer um amplo levantamento sobre os dados das escolas de educao bsica no Pas, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), em regime de colaborao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os municpios. o mais importante levantamento estatstico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educao Bsica e da Educao Profissional.

QUANDO O CENSO ESCOLAR DEVE SER PREENCHIDO?


O Censo Escolar tem uma data de referncia que foi instituda pela Portaria n 264, de 26 de maro de 2007. Toda ltima quarta-feira do ms de maio passou a ser o Dia Nacional do Censo da Educao Bsica. Essa data de referncia foi escolhida para se adequar ao calendrio escolar de um Pas com a grandeza e a diversidade do Brasil. As escolas devero preencher o Educacenso, considerando a situao naquela data, durante o perodo em que o sistema estiver disponvel para a incluso das informaes, conforme a Portaria de Cronograma publicada no Dirio Oficial da Unio a cada ano.

IMPORTNCIA DO CENSO
importante destacar que o Censo Escolar da Educao Bsica realizado em duas etapas. A primeira, da matrcula inicial, coleta as informaes referentes s quatro grandes dimenses: escola, turma, aluno e profissional escolar em sala de aula. Para cada uma delas so coletadas informaes que buscam sua caracterizao. A segunda etapa de coleta a Situao do Aluno que tem por objetivo coletar as informaes de rendimento (aprovado, reprovado) e movimento (transferido ou deixou de frequentar) do aluno no final do perodo letivo.

REPERCUSO DO CENSO Os dados escolares coletados e informados no educacenso servem de base para: Programa Nacional do Livro Didtico; Programa Nacional de Alimentao Escolar; Programa Nacional de Transporte Escolar;

Programa Dinheiro Direto na Escola;


Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e Valorizao dos Profissionais da Educao.

ETAPAS DO CENSO ESCOLAR


1 ETAPA Matrcula inicial que abrange 4 dimenses: Escola, Turma, Aluno e Profissional.

2 ETAPA
Situao do aluno.

Cadastro da Escola: abrange informaes sobre a infraestrutura disponvel.


Cadastro do Aluno: abrange individualizadas sobre cada aluno. informaes

Cadastro do Profissional Escolar em Sala de Aula: abrange informaes individualizadas sobre os profissionais escolares que atuam em sala de aula.

Cadastro de Turma: abrange informaes sobre nome e tipo de turma.

EDUCACENSO?

O Educacenso um sistema eletrnico de coleta de informaes educacionais.

Escolas abertas no entram nos dados do Censo.

COMO ACESSAR O SISTEMA EDUCACENSO? O preenchimento dos dados, por meio do sistema Educacenso, feito diretamente na Internet no endereo eletrnico www.educacenso.inep.gov.br O usurio de cada escola deve acessar o sistema, utilizando seu CPF e senha cadastrada.

QUAIS SO AS RESPONSABILIDADES DO INEP?

Coordenar e organizar o sistema de informaes estatsticas educacionais.

RESPONSABILIDADES DOS GESTORES


Acompanhar o preenchimento e atualizao anualmente das informaes constantes em cada um dos quatro cadastros do sistema Educacenso; A responsabilidade na exatido dos dados declarados e pela guarda dos documentos administrativos e pedaggicos que comprovem a matrcula e a frequncia do aluno na escola;

Conferir os dados preliminares do Censo, publicados no Dirio Oficial da Unio, e proceder s devidas correes, dentro dos prazos legais, no sistema Educacenso; Zelar para que no haja duplicidade de matrculas incorretas na rede de ensino, acessando o Mdulo de Confirmao de Matrcula no sistema Educacenso, conforme determina a Portaria Inep n 235, de 4 de agosto de 2011; Zelar pelo cumprimento dos prazos estabelecidos pelo INEP no encaminhamento do dados solicitados.

RESPONSABILIDADE DA VERACIDADE DAS INFORMAES DECLARADAS AO CENSO?


As autoridades do Poder Executivo dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, de acordo com suas competncias, so os responsveis pela exatido e pela fidedignidade das informaes prestadas ao Censo Escolar, juntamente com o informante (Diretor), cujo CPF obrigatoriamente registrado no sistema Educacenso.

NA HIPTESE DE CORREO
Aps a publicao preliminar dos resultados do Censo Escolar, os Estados, o Distrito Federal, os municpios e as escolas tm 30 (trinta) dias para corrigir ou complementar os dados declarados. de extrema relevncia que os gestores das redes de ensino atentem-se para o cumprimento dos prazos, uma vez que, em hiptese alguma, haver qualquer tipo de alterao ou complementao dos dados informados ao Censo Escolar aps o encerramento do perodo oficial de retificao.

O QUE MAIS IMPORTANTE SABER?


dever das escolas pblicas e privadas responder anualmente ao Censo Escolar, conforme determina o Decreto n 6.425, de 4 de abril de 2008. As escolas, o Distrito Federal, os Estados e os municpios que possuem sistemas prprios de coleta de dados educacionais e que registram todas as informaes exigidas pelo Censo, sobre escola, aluno, profissional escolar em sala de aula e turma, podem fazer a exportao dos dados diretamente no sistema Educacenso, utilizando a ferramenta Migrao de Dados.

Para fins do Censo Escolar, os documentos comprobatrios das informaes prestadas pelas escolas so os arquivos da secretaria, ou seja, as fichas de matrcula e o dirio de classe com o registro da frequncia do aluno atualizado e toda a documentao pessoal de alunos e profissionais escolares em sala de aula existente na escola. As escolas devem manter, sob sua guarda, toda a documentao comprobatria relacionada s informaes declaradas ao Censo Escolar, para eventuais verificaes realizadas pelos rgos de controle e/ou pelo INEP/MEC.

CRONOGRAMA CENSO - 2013


PERODO DE COLETA:
Incio: 29 / 05 / 2013 Trmino: 12/07/2013 (Prefeitura) Trmino: 31 / 07 / 2013 (No ser prorrogado)

PERODO DE RETIFICAO DA COLETA:


Incio: Data da publicao dos dados preliminares no DOU Trmino: 30 dias corridos aps a publicao dos dados preliminares

PERODO DA SITUAO DO ALUNO:


Incio: 03/ 02 / 2014 Trmino: 20 / 03 / 2014

PERODO DE RETIFICAAO DA SITUAO DO ALUNO:


Incio: 31 / 03 / 2014 Trmino: 15 / 04 / 2014

Senhas do Sistema Educacenso As senhas esto sendo recadastradas desde o Mdulo Situao do Aluno/2012, e devem continuar sendo recadastradas. O Educacenso, por ser um sistema on line, exige um nvel de controle de segurana elevado para garantir o preenchimento dos dados, apenas pelos usurios cadastrados.

O acesso atravs do CPF e senha cadastrados.


Ter senha do sistema, aquele usurio que efetivamente trabalha com o Educacenso.

Brasil Carinhoso

Brasil Carinhoso d estmulo financeiro para os municpios e o Distrito Federal.

Objetivo: Incentivar o aumento da quantidade de vagas para Crianas de 0 a 4 anos especialmente os beneficirios do Bolsa Famlia nas Creches pblicas ou conveniadas com o poder pblico.

Estes alunos devem ter o nmero de NIS (Nmero de Identificao Social). um numero de cadastro atribudo pela Caixa Econmica Federal s pessoas que sero beneficiadas por algum projeto social e ainda no possui cadastro no PIS.

O campo do NIS. Quando no preenchido ser AVISO no sistema, mas importante informao para receber recursos.

ORGANIZADORES E MINISTRANTES Darivaldo Vieira de Moura Josielly Moreira Chaves

M Rita Leal da Silveira Barbosa CONTATOS


webacademico@uberlandia.mg.gov.br josielly@uberlandia.mg.gov.br iesc@uberlandia.mg.gov.br

You might also like