You are on page 1of 2

01/08/13

Gabarite - Simulados com Questes de Provas para Concursos

Simulado 81: Agente Administrativo - Redao Oficial - Ministrio da Educao - MEC


Questes: 11 - Disciplina: Redao Oficial - Nvel: Mdio - Banca: CESPE - rgo: MEC
Julgue os itens que se seguem, relativos redao de expedientes.

1. Questo 613:
Caso o diretor de um rgo do MEC pretenda solicitar demanda dos recursos que gerencia ao Ministrio da Defesa, ele deve encaminhar um memorando. Certo ( ) Errado ( )

2. Questo 614:
Ao se elaborar um memorando, deve-se utilizar o padro ofcio, no entanto, o seu destinatrio deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Certo ( ) Errado ( )

3. Questo 615:
Caso a autoridade competente do MEC pretenda desenvolver um projeto que dependa de aprovao presidencial, ela dever enviar ao presidente da Repblica, por meio do respectivo ministro de Estado, um aviso ministerial. Certo ( ) Errado ( )

4. Questo 616:
Aviso e ofcio so modalidades de comunicao oficial muito semelhantes; ambos tm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da administrao pblica. Certo ( ) Errado ( )

5. Questo 617:
Caso o ministro da Educao precise requerer o apoio de outro ministrio em determinado assunto, ele dever encaminhar tal solicitao por intermdio de uma exposio de motivos. Certo ( ) Errado ( )

6. Questo 618:
A exposio de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas bsicas de estrutura: uma para aquela que tenha carter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo. Certo ( ) Errado ( )

7. Questo 619:
Para encaminhar um projeto de lei ordinria ao Congresso Nacional, o presidente da Repblica dever utilizar-se da mensagem.
www.gabarite.com.br/imprimir_simulado.asp?codprova=81 1/2

01/08/13

Gabarite - Simulados com Questes de Provas para Concursos

Certo ( ) Errado ( )

8. Questo 620:
Os atos assinados pelo presidente da Repblica devem trazer a identificao de seu signatrio e o nmero de anos decorridos da Proclamao da Repblica e da Independncia do Brasil. Certo ( ) Errado ( )

9. Questo 621:
Na administrao pblica, o telegrama deve ter sua utilizao priorizada em detrimento de outras modalidades de comunicao oficial, tendo-se em vista a desburocratizao no trmite de expedientes pblicos. Certo ( ) Errado ( )

10. Questo 622:


Mesmo que o fax seja assinado por autoridade competente, seu envio no dispensa o encaminhamento do original, posteriormente, pelo meio de praxe. Certo ( ) Errado ( )

11. Questo 623:


Ao se redigir um ofcio de acordo com as orientaes do Manual de Redao da Presidncia da Repblica, devese obedecer seguinte instruo: utilizar fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citaes e 10 nas notas de rodap. Certo ( ) Errado ( )

GABARITO: 1 - Errado 2 - Certo 3 - Errado 4 - Certo 9 - Errado 10 - Certo 11 - Certo

5 - Errado

6 - Certo

7 - Certo

8 - Errado

Acesse o site www.gabarite.com.br e resolva outros simulados gratuitamente.

www.gabarite.com.br/imprimir_simulado.asp?codprova=81

2/2

You might also like