You are on page 1of 20

Manual tcnico

Recursos bsicos do Promob Studio Romanzza

Flores da Cunha, 01 de Fevereiro de 2009

TELA INICIAL

Cria um novo arquivo onde so armazenadas informaes referentes ao projeto (ambiente 3D, renderizaes, impresses, oramentos). Ao selecionar esta opo a Tela Principal com o ambiente 3D apresentada.

Permite acessar arquivos j armazenados no computador. Para abrir um projeto, acesse o local onde o mesmo est armazenado e clique duas vezes sobre o nome do projeto.

TELA PRINCIPAL importante o preenchimento correto dos dados para identificao do pedido.

So dados para controle do cliente consumidor. No servem para a fbrica.

Observaes no servem de informao para a fbrica

Campos Obrigatrios: CNPJ - preencher sem utilizar caracteres especias (. / - ). No caso de venda direta a consumidor, deve-se enviar os dados para cadastro do cliente por e-mail antes de enviar o pedido no FTP. Vendedor - utilizado para comunicao com o vendedor quando a fbrica identificar algum problema no pedido. O.C. - Ordem de Compra. Serve para loja criar uma identificao prpria no pedido. Esta deve respeitar algumas restries: -Preenchimento de 10 caracteres no mximo; -No so aceitas O.C. repetidas;

TELA PRINCIPAL importante conhecer os principais indicadores na Tela Principal no caso de uma consulta com o suporte de fbrica ou Procad.

1 2 3 4

Menu Principal -Encontra todas as ferramentas e atalhos Ambiente 3D -Local para o desenvolvimento do projeto Barra de modulao -Encontra toda a modulao Painel de Propriedades -Painel que apresenta todas as ferramentas e propriedades para o item selecionado

CONFIGURAES BSICAS Visibilidade das Janelas Janelas disponveis na Tela Principal do Promob podem estar fixas (sempre visveis) ou ocultas (s tornan-se visveis com a aproximao do mouse). Para isso basta clicar no alfinete que encontra-se no canto superior direito de cada janela. Nesta posio a janela esta fixa, independente da posio do mouse. Nesta posio a visibilidade da janela depende da posio do mouse. Alm das opes de fixar e ocultar as janelas, possvel tambm fech-las atravs do boto fechar X que encontra-se junto ao boto alfinete.

As janelas tambm podem ter seu tamanho alterado. Para isso aproxime o mouse da borda, aparecendo uma seta dupla, clique e arraste para aumentar ou diminuir. Ao fechar uma janela, a mesma s poder ser exibida novamente atravs dos seguintes passos: 1- Clique no menu Exibir. 2- Aponte para Janelas. 3- Clique no nome da janela que deseja abrir. Preferncias So configuraes padres que o usurio pode definir de acordo com suas preferncias. Acesse as preferncias atravs do boto Preferncias, localizado na barra de status, no canto inferior direito da Tela Inicial.

Ou tambm no

Menu Principal, em Ferramentas, Preferncias.

VISUALIZAO E MOVIMENTAO Ferramentas x mouse Zoom: Aproxima ou afasta o ambiente. Rotacione o Scroll para frente e para trs para aproximar ou afastar o projeto.

Zoom Plano: Aproxima somente o item selecionado, como mdulos, paredes, pisos, etc. Tecla de atalho F5.

Zoom Total: Enquadra todo o ambiente 3D na tela. Tecla de atalho F6.

Zoom Window: Aproxima uma regio selecionada pelo usurio. Clique e arraste selecionando uma rea para aproximao. Tecla de atalho W. Pan: Desloca o ambiente 3D. Precione o Scroll e movimente o mouse.

Rotate: Rotaciona o ambiente 3D. Precione o Scroll e o boto direito do mouse e logo movimente o mouse.

Caminhar: Simula uma movimentao no ambiente. Mantenha precionado o boto esquerdo e arraste o mouse para frente e para trs

Selecionar/Mover: Ferramenta padro para seleo de todas outras ferramentas e recursos. Tecla de atalho M.

VISUALIZAO E MOVIMENTAO Modo ortoganal / Perspectiva Tecla de atalho F8


.

Sugerimos que para renderizao ou apresentao ao cliente (recurso visto adiante), utilize o Modo Perspectiva por ser mais fiel forma como Enxergamos.

Desfazer / Refazer vistas

Armazena as ltimas 20 vistas utilizadas, possibilitando que o usurio retorne a uma visualizao anterior e ainda avance para uma vista que foi retornada.

Remover paredes

CONSTRUO DO AMBIENTE Antes da construo de novas paredes possvel editar ou deletar as existentes. Para deletar paredes, basta selecionar a parede e Deletar. Vai parecer a tela pedindo se deseja remover somente o selecionado ou toda a parede. Para editar selecione a parede e procure pela ferramenta Editor de Paredes na ferramenta Paredes

Construir Parede/ Editar Parede O editor de paredes oferece apossibilidade de construo das paredes em 2D.

A construo das paredes pode ser realizada somente com o mouse. Ao invs de digitar as medidas no teclado, observe na caixa a medida e clique quando chegar medida e ngulo desejados. Paredes com ngulo Aps ter iniciado a parede, digite a medida e clique TAB no teclado, o cursor cair na caixa do angulo, ento basta digitar o angulo e confirmar com ENTER Plano Cartesiano
90

90

90

180

180

180

Propriedades da Parede
270

270

270

Angulo Arco = 90

Angulo Arco = 180

Angulo Arco = 250

Observe que ao clicar na parede, o programa abre a caixa de configurao (propriedades) das paredes na barra de ferramentas. Atravs dessa caixa possvel ajustar todas as propriedades referentes construo das paredes.

Exerccio 01 -Criar a Planta seguindo os dados abaixo: -Salvar a planta no Desktop com nome de banheiro, pois ser utilizada a mesma planta para o proximo exerccio.

CONSTRUO DO AMBIENTE Encontro de paredes Ao construir paredes separadas no projeto, as mesmas ficam sob forma de segmentos,separadas das demais. Para realizar a uniao visual destas paredes utilize a opo encontro de paredes. O editor permite dois tipode de encontros: Encontro canto e Encontro T. Para realizar o encontro de parredes atravs do editor de paredes proceda da seguinte forma: 1Selecione o tipo de encontro desejado, canto ou 2Clique uma vez sob cada uma das paredes a unir. T

Observe as imagens a seguir, algumas situaes em que o encontro de paredes pode ser utilizado. Os pontos exibidos nas imagens, representam a posio do clique sob as paredes para realizar os encontros.

-Cantos

-T

Ajuste do Piso Depois de construdas as paredes, possvel ajustar o piso automaticamente. Para corrigir as sobras nos cantos da parede, procure editar geometria clicando com o direito do mouse sobre o piso.

CONSTRUO DO AMBIENTE Segmentar Paredes Para segmentar paredes: 1Clique com o boto direito sobre a parede 2Selecione a opo Segmentar. 3Uma mensagem exibida alertando sobre a impossibildade de desfazer a ao, clique em sim. A construo das paredes pode ser realizada somente com o mouse. Ao invs de digitar as medidas no teclado, observe na caixa a medida e clique quando chegar medida e ngulo desejados.

Ajustando as Rguas das Paredes/Piso Rguas so guias de auxilio para insero e movimentao de itens nas paredes. Para controlar as Rguas utilizadas em seu projeto clique com o boto direito do mouse sobre uma parede ou piso e selecione a opo Rguas, selecionando um dos esquemas existentes ou clicando em Editar para acessar a caixa de rguas. Observe que existem esquemas de rguas especficos para cada linha de modulao, isto , uma biblioteca de banheiros, existe uma configurao de rguas especfica para ela, diferentes de cozinhas ou dormitrios. Na caixa de edio de rguas, possvel incluir ou excluir o esquema de rguas para as paredes.

CONSTRUO DO AMBIENTE Ajustando as Faixas/Regies das Paredes/Piso Permite que o usurio aplique Materiais em diferentes regies da parede. Para criar/editar faixas, clique com o boto direito do mouse sobre uma parede e escolha a opo Editar Faixas.

Aplicar materiais nas Faixas/Regies/Paredes/Piso Depois de criadas as faixas, aplique material desejado arrastando-o para uma das faixas da parede.

Rebaixar Paredes Utilizado para melhorar a visualizao do projeto aps construir todas as paredes que compem o ambiente. Ao rebeixar uma parede os mdulos dispostos na mesma tornam-se invisveis. Para rebaixar, selecione a parede desejada e clique com o direito do mouse. Logo

Auto Rebaixar: Localizado na parte inferior direita do promob, logo acima do relgio do Windows.

Exerccio 02 -Abrir o arquivo Banheiro.Promob Vista A -Aps construir salve o arquivo, pois vai ser usado novamente.

Janela vai encontrar em ...Decore / janelas / Janelas pequenas / 05

1500

Porta vai encontrar em ...Decore / portas / portas internas / 01

2100

MODULANDO O AMBIENTE Seleo Seguem as opes para seleo de mdulos: 1- Individual: Clique sobre o mdulo para realizar a seleo individual. 2- Todos: Pressione Ctrl + T para selecionar todos os mdulos do projeto. 3- Um por um: Mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique individualmente sobre os mdulos que devem ser selecionados. 4- Por arraste: Mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique arrastando sobre os mdulos que deseja selecionar. Da direita para esquerda sero selecionados os mdulos tocados ou dentro do retangulo da seleo. Da esquerda para direita sero selecionados todos os mdulos totalmente dentro do retngulo de seleo.

Direita p/ Esquerda

Seleciona todos

Esquerda p/ Direita

Seleciona somente os que ficaram totalmente dentro da seleo

MODULANDO O AMBIENTE Movimentao 1 - Mouse: Clique sobre o mdulo e arraste. 2- Teclado: Selecione o mdulo e utilize as setas Page Up, Page Dn, ou as setas de direo do teclado. Incremento: Para aumentar ou diminuir o Incremento (valor de movimentao), selecione + ou - do teclado.

Travar Movimentao em X e Y: Trava a movimentao em X e/ou Y quando acionada. Funciona para movimentao com Mouse e Teclado. 3 - Movimentao - Deslocamento: Digite o valor desejado e selecione a seta de movimentao no quadro Deslocamento ou as setas (+/-) no mdulo

Coliso: Limita a movimentao do mdulo no espao do plano inserido.

Coliso Ativada: limita a movimentao do mdulo entre os espaos livres no plano que foi inserido. Coliso Desativada: deixa o mdulo com livre movimentao dentro do plano que foi inserido podendo transpassar por outros mdulos.

MODULANDO O AMBIENTE Insero de Mdulos Por clique: Selecione a parede e em seguida o mdulo, assim possvel ver um preview (box) do mdulo no ambiente. Para insero do mesmo clique duas vezes sobre o mdulo na biblioteca.

Por arraste: Selecione o mdulo na biblioteca e arraste-o para a parede. Espere aparecer uma caixa de projeo verde (box). Esta caixa confirma a insero do mdulo no plano desejado. Aps solte o mouse para insero.

Troca de Planos Ao selecionar um mdulo inserido no projeto, o plano de insero identificado com um sobreamento amarelo. Esta indicao pode ser habilitada ou desabilitada. A troca de planos pode ser utilizada, por exemplo, para trocar um mdulo de parede, ou retirar um mdulo da parede e colocar no piso, assim como tambm sobre outro mdulo. 1- Arraste o mdulo para o novo plano, mantendo o boto esquerdo pressionado. 2- Quando o ponteiro do mouse estiver apontando para o novo plano, clique com o boto direito, mantendo o esquerdo pressionado. 3- Posicione o mdulo no novo plano e aps solte o boto esquerdo. possvel tambm desassociar o mdulo de um plano, tornado o piso o plano padro e posicionamento. Para desassociar um item de um plano: 4- Clique com o boto direito sobre o mdulo. 5- Clique sobre a opo Desassociar/Desagregar.

Rotao

MODULANDO O AMBIENTE

1 - Mouse: Selecione o mdulo e mantenha a tecla Shift movimentando o mouse. Esta rotao livre. 2- Boto direito: Clique com o boto direito sobre o mdulo e selecione a opo Rotacionar, apontando a rotao desejada.

3 - Ferramenta Movimentao - Rotao: Digite o valor desejado e selecione a seta de rotao no quadro Rotao ou as setas (+/-) no mdulo.

Exerccio 03 -Abrir o arquivo Banheiro.Promob -Aps construir salve o arquivo, pois vai ser usado novamente. Medidas: Box Frontal :1500x2100x25 Cuba c/ Tampo 07 :1000x50x450 Espelho 08 : 100x980x20 Bacia sanitria 02 : 450x795x590

1000

980

700

860

MODULANDO O AMBIENTE Barra de Mdulos 3 Encontran-se todos os mdulos da Romanzza distribuidos em filtros e funcionalidades Linhas Filtro 01 Filtro 02

Filtro 03 Funcionalidades Os mdulos esto distribuidos de acordo com os agregados internos facilitando a busca do mesmo pela funo que oferece. O mdulo tambm tem um filtro (Valor Proposto) que mostra todos os tamanhos disponveis na funo escolhida. Funcionalidade: Toalheiro Funcionalidade: Lixeira Funcionalidade: Lixeira Deslizante

Valor Proposto

APRESENTAO

Novos conceitos para Projetar


Facilidade na organizao Ao acessar o Promob pela 1 vez, voc logo ver na tela Inicial, o boto Criar Novo Cliente. Essa a base para o novo conceito do Promob, trabalhar com clientes e no mais com projetos individualizados. Dessa forma, criada uma espcie de pasta onde so colocadas todas as informaes referentes a esse cliente. Cada pasta contm todas as informaes como projetos, imagens, oramentos e documentao em geral para as diversas propostas realizadas. Organizao: Cadastra-se um cliente. Este cliente poder ter varios projetos num mesmo arquivo. Cada projeto poder ter o ambiente 3D, o render, a impresso, ou mais de um para cada. Veja o grafico:

...Na barra de status

You might also like