You are on page 1of 4

Q.

1)

(nc.ufpr) Considere as seguintes afirmativas: I. Um medidor de corrente alternada indica o valor eficaz da corrente. II. O valor de tenso eficaz de um sinal alternado igual ao valor de pico dividido por 3. III. Um circuito alimentado por uma tenso alternada de 10 V pico a pico. O valor de tenso efic IV. O fator de potncia de um resistor submetido a 10 V e percorrido por 2 A igual a 20 W. V. Se a leitura mensal de um medidor de energia eltrica instalado em uma residncia de 500 kW consome 500 kW a cada hora. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. A. Somente as afirmativas I, II e III so verdadeiras. B. Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. (resposta correta) C. Somente as afirmativas II e V so verdadeiras. D. Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. (a sua resposta) E. Correta

Q.2)

(nc.ufpr) Considere as seguintes afirmativas: I. Em uma associao srie de resistores, o resistor equivalente igual soma dos resistores assoc II. A resistncia equivalente de 10 resistores iguais de 10 ohms ligados em paralelo igual a 1 oh III. Mantendo-se a resistncia constante, a corrente diminui com o aumento gradual da tenso. IV. No caso de uma associao em paralelo de apenas dois resistores com valores R1 e R2, a resis equivalente igual a (R1xR2)p(R1+R2) V. A corrente que passa por uma lmpada incandescente de 10 ohms submetida a 220 volts de 2 ampres. Assinale a alternativa correta: A. B. C. D. E. Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. Somente as afirmativas III e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, II e V so verdadeiras Somente as afirmativas I, II, IV e V so verdadeiras (a sua resposta)

Correta

Q.3) (nc.ufpr) No circuito abaixo, o ampermetro indica 0,75 A com a chave na posio 1. Na posio 2, el

indica 0,6 A. Calcule E e R. A. E= 3 volts e R = 6 ohms.

E= 6 volts e R = 3 ohms. (a sua resposta) B. E= 6 ohms e R = 3 volts. C. E= 9 ohms e R = 8,4 volts. D. E= 0,16 volts e R = 3,6 ohms. E. Errada Q.4)

(nc.ufpr) Considere as seguintes afirmativas: I. A mxima corrente suportvel por um resistor de 1 ohm e potncia de dissipao igual a 1 watt 0,5 A. II. Um resistor percorrido por uma corrente de 1 A dissipa uma potncia de 10 watts. A nova p quando o resistor for submetido a uma tenso igual metade da anterior, ser de 2,5 watts.

III. Dispositivos como chuveiros eltricos, secadores e ferros eltricos so constitudos por resist eltricas que, quando percorridas por corrente, transformam energia eltrica em trmica.

IV. Um chuveiro eltrico, quando ligado em 200 volts, dissipa 1000 watts. O mesmo chuveiro el quando ligado em 100 volts, dissipa 500 watts.

V. A potncia eltrica uma grandeza cuja unidade o W; a de energia Wh. Assinale a alternati A. B. C. D. E. Correta Q.5) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. (a sua resposta) Somente as afirmativas II, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, II, III e V so verdadeiras. (resposta correta) Somente as afirmativas I, IV e V so verdadeiras.

(nc.ufpr) Considere as seguintes afirmativas: I. Quando o fator de potncia de um circuito eltrico igual a 1, significa que a potncia reativa potncia ativa. II. O fator de potncia mede a capacidade de dissipao de energia. III. O fator de potncia igual relao: (Potncia ativa p Potncia reativa) . IV. O fator de potncia deve ser o mais prximo possvel de 1,0, a fim de se diminurem as perd circuito eltrico. V. Uma possibilidade de se aumentar o fator de potncia atravs da instalao de banco de capac Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas I, IV e V so verdadeiras. A. Somente as afirmativas I, II e V so verdadeiras. B. Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. C. Somente as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. D. Somente as afirmativas IV e V so verdadeiras. (a sua resposta) E. Correta

Q.6)

(nc.ufpr) Considere as seguintes afirmativas: I. O ampermetro um instrumento para medio de corrente eltrica. Para se medir a corrente, de

interromper o circuito e intercalar o medidor. II. Quanto maior a resistncia eltrica de um material, maior ser a corrente que o atravessa. III. Uma forma prtica e segura de se iniciar uma medio sempre comear pela escala de maior e diminuir, paulatinamente, os alcances at um ponto acessvel de medida fcil e precisa. IV. Um voltmetro de 100000 ohms/volt introduz mais erro na medio de tenso do que um volt 50000 ohms/volt. V. Corrente de fundo de escala a corrente mnima suportvel por um ampermetro. Assinale a alternativa correta. A. B. C. D. E. Correta Q.7) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras (a sua resposta) Somente as afirmativas I, II e III so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, II e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, IV e V so verdadeiras.

(nc.ufpr) Calcule a corrente que percorre o resistor RL. 1/6 A (a sua resposta) A. 0,5 A B. 8/6 A C. 8/3A D. 4A E. Correta Q.8) (nc.ufpr) Considere as seguintes afirmativas:

I. Todo circuito em regime de corrente alternada oferece uma oposio passagem de corrente el impedncia. II. Um indutor, quando percorrido por uma corrente eltrica alternada, oferece uma oposio pa de reatncia indutiva, que igual a 2..f.L , onde f igual freqncia do sinal de corrente e L indutor.

III. Um capacitor, quando percorrido por uma corrente eltrica alternada, oferece uma oposio denominada de reatncia capacitiva, que igual a 2..f.C , onde f igual freqncia do sinal de capacitncia do capacitor.

IV. A defasagem angular entre o sinal alternado de corrente e o sinal alternado de tenso no resist

V. Na ressonncia, um circuito composto por resistor R, capacitor C e indutor L se comporta com resistivo. Assinale a alternativa correta. A. B. C. D. E. Correta Q.9) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. Somente as afirmativas I, II e V so verdadeiras. (a sua resposta) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. Somente as afirmativas IV e V so verdadeiras.

(nc.ufpr) A classe de isolamento de um motor de induo definida em funo do limite de temperatura que o co materiais que formam o isolamento pode suportar continuamente sem que a vida til seja afetada. Para uma temper suportada pelo isolamento de 130 C, a classe de isolamento : A A. E B. B (a sua resposta) C. F D. H E. Correta Q.10) (nc.ufpr) Um motor com grau de proteo IP 54 significa que est: A. B. C. D. E.

protegido contra objetos slidos maiores que 12 mm e contra jato de gua em qualquer dire totalmente protegido contra poeira e protegido contra imerso em gua, sob condies definid protegido contra poeira prejudicial ao motor e protegido contra imerso em gua, sob condi protegido contra poeira prejudicial ao motor e protegido contra projees de gua de qualque protegido contra poeira prejudicial ao motor e contra objetos slidos maiores que 12 mm.

You might also like