You are on page 1of 8

O ciberespao e os mecanismos de busca: novas mquinas semiticas

Silvana Monteiro
Doutora em comunicao e semitica. E-mail: drumond@sercomtel.com.br

O CIBERESPAO Como um ser que (ainda) representa o mundo verbalmente, no poderia comear o artigo sem falar, mesmo que brevemente, da escrita. A escrita foi o primeiro sistema a tornar possvel a mquina abstrata do universal, ou seja, no h universal sem a escrita, sendo que esta (a escrita) configurou a possibilidade da universalidade, de modo que era (e ainda ) possvel estender e fixar os discursos para alm do tempo e do espao em seus suportes fsicos de registro (cdex), podendo ser resgatados mediante condies de interpretao, condies essas inerentes prpria palavra, pelo poder simblico de representao do significante, compartilhado por convenes e pactos sociais de inteligibilidade. Portanto, tem-se na escrita o signo sedentrio, permanente e fixo, ao qual possvel voltar e instaurar todas as prticas hermenuticas e universais (calcadas no significado), elogiadas por muitos, criticadas por poucos, como os filsofos Deleuze e Guattari (1995, v. 1-2). Nesse contexto, aprimorando o paradigma da escrita, a organizao do conhecimento buscou no significado uma classe e um termo que valem como referentes ontolgicos. Assim, o sentido nico da linguagem indicado pelo bom senso (primeiro elemento da doxa*), seja pela fora da interpretao, a afirmao de que em todas as coisas h um bom sentido determinvel, ou uma boa significao, e por extenso uma classe ou um significante certo adotado organizao do conhecimento. Ao mesmo tempo, o conhecimento designado por identidades fixas do senso comum (segundo elemento da doxa), pelas quais o mundo identificado e compreendido a partir de unidades estabilizadas do sentido, ou a homogeneidade dos objetos cientficos que a etiqueta da biblioteca impe como identidade fixa do conhecimento. Poderamos ilustrar essa sntese da seguinte maneira:
* Os elementos da doxa em Plato so o bom senso e o senso comum, que Deleuze (1998), na lgica do sentido, relacionou com o funcionamento da linguagem verbal escrita, mais especificamente com os aspectos ligados interpretao, quer seja , com a instaurao do significado.

Resumo
Tal como as mquinas de busca, o ciberespao se apresenta como uma nova mquina semitica, desencadeando novos agenciamentos de escrita e organizao do conhecimento. O artigo discorre, brevemente, sobre os aspectos tericos e prticos da organizao do conhecimento no ciberespao. Esse processo, realizado por meio da indexao e dos mecanismos de busca, comprova que no h uma sintaxe geral, bem como um sistema universal e dicotmico de classificao/catalogao do conhecimento, posto que o virtual opera a multiplicidade e a desterritorializao dos signos, tornando impossvel um fechamento fsico e semntico das obras. Palavras-chave Organizao do conhecimento. Ciberespao. Mecanismos de busca. Rizoma.

The cyberspace and search engines: new semiotic machines Abstract


Like a search engine, the cyberspace is seen as new semiotic machine, which brings about new writing agencies and knowledge organization. In this sense, the new theoretical and practical aspects of the knowledge organization in cyberspace are discussed. This process, made by indexing services and search engines, confirms that there is no general syntax, neither any universal or dichotomy system of knowledge classification/cataloguing. This is because the virtual environment operates the multiplicity and the deterritorialization of signs, making impossible the physic and semantic closing of works. Keywords Knowledge organization. Cyberspace. Search engines. Rhizome.

Ci. Inf., Braslia, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006

31

Silvana Monteiro

identidades fixas (senso comum) do sentido nico (bom senso) = = referncia fixa do conhecimento catalogado e classificado. O ciberespao evidencia a ruptura com o sentido nico e com as identidades fixas, ou seja, o bom senso e o senso comum, respectivamente, uma vez que o sentido sempre um constructo, um acontecimento. Aqui, um acontecimento da ordem da cincia, da tcnica, da ao, da cultura e do pensamento, de acordo com Lvy (2000a). Rompe, tambm, com a escrita linear, fixa e com a ditadura da linha, no dizer de Bellei (2002). Sendo o ciberespao o espao possvel de criao de expresses culturais, ou seja, a cibercultura, de transaes comerciais, econmicas e sociais, abordaremos o ciberespao como um espao semntico/semitico, onde o signo se d em vrias semiticas, desterritorializado, nmade, em escrita espacializada e com a memria em constante modificao. Alguns tericos vislumbraram um tipo de escrita fragmentada, que s poderia ser visualizada, para a maioria, no ciberespao, como a teoria da desconstruo (na escrita e a morte do autor) em Derrida, que antecipa modificaes na escrita, como Barthes e as lexias de bricolagem textual (lexias semnticas, de ao de anttese, hermenuticas e de referncia cultural) ou mesmo Foucault entendendo o texto como uma rede formada de interconexes, tais como a convenincia, a emulao, a analogia e a simpatia (apud BARRETO, 2004)*. Enfocando a tecnologia, encontram-se os decantados (e com razo) pelos artigos cientficos, Vanivar Bush, com a idia do Memex, um sistema de arquivo e recuperao configurado por vrias linguagens e informaes, e Ted Nelson, com os princpios de textos paralelos e o docuverse, ambos precursores do conceito hipertexto e da noo de escrita (e biblioteca) em rede. Na literatura, encontramos Landow (1995) com os princpios do hipertexto, como a intertextualidade, multivocalidade, descentralidade e rizoma este ltimo de Deleuze e Guattari (infracitados). Entretanto, os pressupostos que aqui utilizaremos so filosficos, tais como paradoxo do sentido, virtual e rizoma de Deleuze
* Barreto (2004), em seu artigo As palavras voam, a escrita permanece: a aventura do hipertexto, fez um excelente trabalho ao resgatar as bases terico-lingsticas do hipertexto. No nos estenderemos aqui na explicao de cada teoria citada, pois esse no o objeto especfico deste artigo.

e Guattari (1995, v. 1-2; 1998), pois explicam o sentido das linguagens em sua representao, instaurao, utilizao e organizao, ou seja, a pragmtica da linguagem. Nesse contexto, o ciberespao uma mquina semitica com os signos em constante fluxo, em permanente desterritorializao. Em primeiro lugar, preciso retomar o conceito de mquina abstrata*. O mesmo no est ligado somente ao aspecto tcnico, mas a mquinas cognitivas, afetivas, sociais, semiticas e tambm materiais, assim que, para Guattari (1992, p. 51), preciso considerar que existe uma essncia maqunica que ir se encarnar em uma mquina tcnica, mas igualmente no meio social, cognitivo (ligado a essa mquina), pois [...] os conjuntos sociais so tambm mquinas, o corpo uma mquina, h mquinas cientficas, tericas, informacionais. A mquina abstrata atravessa todos esses componentes heterogeneamente [...], transversalmente. As novas tecnologias (a propsito da nossa viso maqunica nos estudos sobre as formas simblicas), antes de instaurar uma crise de representao, refletem o momento em que h o crescimento de complexidade na cognio, nas linguagens, na produo e organizao do conhecimento. Os agenciamentos maqunicos cognitivos decorrentes da semitica da Internet que efetuam a mquina abstrata so outros e, para entend-los, h de se abandonar uma viso verbalista e transcendental. So agenciamentos de linguagem que se relacionam no campo social e tornam a mquina abstrata concreta, produzindo mudanas significativas na forma de escrever, organizar e entender o mundo, a partir das formas simblicas e da comunicao.

* O que denominam mquina abstrata constitui e conjuga todos os picos de desterritorializao do agenciamento. uma nova teoria da expresso. O termo original foi empregado por Chomsky, criador da gramtica generativa e transformacional, para explicar a raiz da linguagem, mas sempre uma abordagem rebatida sobre a prpria linguagem. A novidade aqui consiste em resituar, na concepo maqunica, os agenciamentos de enunciao, que, nesta ltima, integrariam as substncias de expresso alm dos domnios da semitica e da semiologia, como domnios extralingsticos. Essa mquina prope substituir os sistemas semiolgicos e semiticos do estruturalismo por uma maqunica que engloba as problemticas no apenas da expresso e do contedo, mas tambm as dos aspectos sociais, estticos, cientficos etc. Existe a modelizao dessa mquina, com seus funtores ontolgicos, que so expresso, contedo, territrio e desterritorializao (ver Guattari, 1992).

32

Ci. Inf., Braslia, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006

O ciberespao e os mecanismos de busca: novas mquinas semiticas

O ciberespao uma mquina abstrata, onde se d o pico de desterritorializao dos agenciamentos dos signos, a partir do virtual ou da virtualizao e das conexes. Um agenciamento est tanto mais prximo da mquina abstrata, quanto mais abre e multiplica as conexes, as relaes, pois o agenciamento pode ser entendido como conexo e a mquina abstrata como o acontecimento advindo dessas relaes. J o conceito de desterritorializao pode ser entendido como movimento, fluxo, aquilo que no se fixa em um territrio, que no perde a sua virtualidade. Filosoficamente, em Deleuze e Guattari (Mil Plats, 5 v.), o quarto elemento do diagrama (contra a estrutura) da linguagem, sendo o primeiro elemento a expresso, o segundo, o contedo, e o terceiro, o territrio. Assim, o ciberespao emerge como uma mquina abstrata, um espao de inscrio virtual a partir da mdia digital e da hibridizao das linguagens. Lvy (1996), seguindo Deleuze (por sua vez se referindo a Bergson*), escreveu sobre o virtual e seus desdobramentos filosficos. A palavra virtual no sentido filosfico, que nos interessa, vem do latim medieval virtualis, derivao de virtus, designando fora ou potncia. O virtual existe em potncia, e no em ato, por isso tem como plo o atual, e no o real, como comumente associamos ao termo. Assim, o virtual potncia em curso de atualizao, e ambos pertencem ao real. Exemplificando o virtual, Lvy (1996) lana a situao da rvore que est virtualmente presente na semente. Ento, o termo virtual no pode se opor ao real, mas ao atual, uma vez que a virtualidade e atualidade so apenas duas maneiras de ser diferentes. Nesse contexto, o virtual no substitui o real, mas antes multiplica as oportunidades para atualiz-lo. Ainda de acordo com o autor, o virtual [...] como o complexo problemtico, o n de tendncias ou de foras que acompanha uma situao, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resoluo: a atualizao (LVY, 1996, p.16). O ciberespao parece encarnar a fora virtual, em curso de atualizao, mas, ao mesmo tempo, sem perder a sua virtualidade, pois o virtual como realidade diz respeito ao modo de ser das coisas incorpreas, portanto da ordem da memria e da produo simblica, e no ciberespao a mdia potencializa a reclamada virtualidade da lngua por Deleuze e Guattari (em vrias obras).

O devir do virtual de natureza paradoxal, de acordo com Deleuze (1998) em seu paradoxo do sentido (contra o bom senso e o senso comum, os elementos da doxa) em que a simultaneidade torna impossvel uma identificao, colocando a nfase ora em um, ora em outro aspecto, no sendo possvel, portanto, calcar-se na determinao da significao ou da identidade fixa dos referentes ontolgicos (das classificaes biblioteconmicas), porque o paradoxo do sentido est em repartir-se em espao aberto, em vez do espao fechado das propriedades e classes, em que o bom senso rene todos os sentidos. Essa teoria do paradoxo do sentido, Deleuze (1998)* a fez baseando - se em Alice, da histria de Lewis Carroll. O Pas da Maravilhas tem sempre uma dupla direo, como tambm ela (Alice) aquela que sempre perde a identidade, a sua, a das coisas e a do mundo. Dessa forma, no h descontextualizao definitiva entre o ambiente de produo e de recepo do texto. sempre possvel contextualiz-lo, tanto do ponto de vista da escrita, quanto da leitura. A importncia do paradoxo do sentido reside no fato de que, no ciberespao, destri o bom senso como sentido nico, uma vez que a indicao dos dois sentidos ao mesmo tempo, e destri o senso comum como designao de identidades fixas. O descolamento das formas simblicas de seus suportes fsicos faz com que seja possvel visualizar a circulao do sentido, que vai e volta, onde o sentido sempre um efeito [...] no somente um efeito no sentido causal, mas um efeito no sentido de efeito ptico, efeito sonoro, ou melhor, efeito de superfcie, efeito de posio, efeito de linguagem (DELEUZE, 1998, p. 73).
* Questo da identidade perdida: Quem voc? Perguntou a Lagarta. Alice respondeu, meio encabulada: eu... nem sei, Sir, neste exato momento ... pelo menos sei quem eu era quando me levantei esta manh, mas acho que j passei por vrias mudanas desde ento. [...] Receio no poder me explicar, respondeu Alice, porque no sou eu mesma, entende? (CARROLL, 2002. Alice: Alice no pas das maravilhas, p. 45). Questo das duas direes: Nessa histria, Alice tem a capacidade de crescer e diminuir sucessivamente com a ingesto de um cogumelo, isto , ir s duas direes, e quando se diz ao mesmo tempo quer dizer que ela no tomava apenas uma direo, como o fazemos nas interpretaes e na fixao do significado, mas as duas. Essa questo mais profunda em Alice atravs do Espelho, onde Carroll brinca com a imagem especular invertida de qualquer objeto assimtrico. Quer dizer, em um espelho todos os objetos assimtricos (que no se sobrepem em suas imagens especulares) ficam ao contrrio. Assim a proposio ir s duas direes ao mesmo tempo ganha sua real potencialidade, com Alice caminhando para trs para chegar frente, pois as direes frente e trs so invertidas quando se caminha em direo a um espelho, movendo a imagem oposta (CARROLL, 2002. Alice: Alice atravs do espelho).

* Deleuze (1999).

Ci. Inf., Braslia, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006

33

Silvana Monteiro

Ao reler a citao, o autor parece nos estar descrevendo o ambiente hbrido das linguagens multimdias no ciberespao. Se a organizao do conhecimento possvel para o cdex a hierarquia, as razes, a rvore e a estrutura, no ciberespao vem se configurando sob a forma em que se desenha o rizoma. Segundo Deleuze e Guattari (1995, v.1), o rizoma pode ser resumido da seguinte maneira: 1) conexo: a possibilidade de conect-lo em qualquer ponto do sistema, diferentemente da rvore ou raiz onde as conexes possveis se do hierarquicamente, por meio de um centro de significncia; 2) heterogeneidade: os traos conectados no dizem respeito somente aos significantes, mas a regimes de signos muito diferentes formando semiticas mltiplas; 3) multiplicidade: princpio filosfico que se contrape ao pensamento dipolar e suas relaes dicotmicas e hierrquicas. Para os autores, no um mltiplo que se deriva do Uno e nem ao qual o Uno se acrescentaria (n+1), mas o Uno sempre subtrado dele (n-1). Como ele no possui estrutura, porque no advm do Uno-dois, ou seja, do pensamento dipolo, o mltiplo possui n dimenses, com suas linhas de fuga e de desterritorializao; 4) a-significante: assim sendo, no existe ento um sistema centrado de significncia, o rizoma a-centrado, no-hierrquico e no-significante, por isso mesmo no tem comeo ou fim, mas sempre um meio pelo qual ele cresce e transborda, no precisando do corte significante. Ao contrrio de um livro, que possui seus pontos culminantes, o rizoma feito de plats, ou seja, uma regio contnua de intensidades; 5) cartografia: o rizoma no objeto de reproduo, nem externa como a rvore-mundo, nem interna, como a estrutura-rvore, porque o mesmo no tem centro, hierarquia e corte significante, ento, suas ligaes ilustram um mapa, e como tal possui vrias entradas onde seu sentido dar-se- por meio de cartografias; 6) decalcomania: na verdade um antiprincpio, pois a decalcomania considera o livro como um decalque, [...] decalque dele mesmo, decalque do livro precedente do mesmo autor, decalque de outros livros sejam quais forem, decalque interminvel de conceitos e palavras bem situados, reproduo do mundo presente, passado ou por vir.
34

Nesse sentido a cartografia atua tambm contra os cortes significantes que levam redundncia do significante, reproduo, decalcomania (DELEUZE; GUATTARI, 1995, v. 1, p. 36). A ORGANIZAO DO CONHECIMENTO NO CIBERESPAO: ASPECTOS TERICOS Eis a nossa sntese e propsito desta comunicao: relacionar o princpios do rizoma (que so os do hipertexto) com a organizao do conhecimento no ciberespao. Consubstanciando conceitos como rizoma e indexao, que aparentemente se apresentam to distantes, na verdade essa aproximao demonstra que os conceitos so nmades, passando de um territrio do saber ao outro, e demonstra tambm, de acordo com Deleuze e Guattari, que um conceito est privado de sentido enquanto no concorda com outros conceitos (1997). A organizao do conhecimento no ciberespao, hoje, possvel a partir da indexao realizada pelas mquinas de busca, ou seja, mecanismos de busca e metabusca na Internet. Ao buscar os conceitos principais relacionados a essa indexao e que explicassem cientificamente esse processo, recorremos aos termos rizoma virtual e paradoxo do sentido e seus agenciamentos maqunicos. Dessa maneira, os indexadores (mecanismos de busca) da Internet, como modelo de organizao do conhecimento, detm os mesmos atributos do rizoma, operando a multiplicidade do sentido existente na forma hipertextual (ou rizomtica) recuperao da informao e do conhecimento, no incorrendo no bom senso (sentido nico) e senso comum (identidade fixa), ambos elementos da doxa, ou seja, no fechamento semntico (do significado/contedo) e fsico (da materialidade/ forma) das obras e bibliotecas que deram origem referncia fixa do conhecimento. Assim como na representao do conhecimento no ciberespao, os mecanismos de busca, em geral, apresentam os princpios do rizoma de paradoxo do sentido, a saber: 1) conexo: a possibilidade de conect-lo em qualquer ponto do sistema, diferentemente da rvore ou raiz onde as conexes possveis se do hierarquicamente, por meio de um centro de significncia. Como o conhecimento est configurado no ciberespao em forma rizomtica, assim tambm os servios de pesquisa comportam-se nos resultados retornados e, de pronto, tem-se acesso aos

Ci. Inf., Braslia, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006

O ciberespao e os mecanismos de busca: novas mquinas semiticas

mesmos na ntegra. Escapa do fechamento fsico das obras e do paradigma da materialidade e da noo de acervo ou armazenagem do conhecimento. Aqui as formas simblicas encontram-se em fluxo, em estado contnuo e contguo no mesmo espao semntico/semitico. Tudo pode entrar em relao com tudo: o continuum semitico; 2) heterogeneidade: os traos conectados no dizem respeito somente aos significantes (palavras), mas a regimes de signos muito diferentes. O resultado de busca, ou a prpria busca, pode aparecer sob vrias linguagens, imagens, textos, msicas, ilustrando a descentralizao do verbalismo na organizao do conhecimento no ciberespao, como, por exemplo, o KaZaA, que busca e compartilha multimdia, ou mesmo o Google, que busca o conhecimento diretamente por imagens (cones). Vrios regimes de signos e mdias no s representao, mas tambm organizao do conhecimento; 3) multiplicidade: a multiplicidade , sobretudo em seu sentido filosfico, a produo do conhecimento (e da escrita) que favorece uma topologia das multiplicidades, em forma de diagrama, e no uma raiz ou estrutura, sendo, portanto, contra o pensamento dipolo. A multiplicidade a prpria realizao do rizoma: vrios modos de pensar, escrever, vrias linguagens, formas de indexao e recuperao do conhecimento. No ciberespao, no h centro de significncia estruturado, hierarquizado, linear, ou instrumentos de organizao do conhecimento que reproduzem o modelo de significncia, sentido nico e referncia fix a. A multiplicidade e as vrias possibilidades de tratamento da informao no ciberespao ilustram que no h uma maneira correta de organizao do conhecimento que deva ser empregada e reproduzida pelos outros sistemas para tentar atingir a universalidade, ou seja, no h um modelo geral de indexao, muito menos um modelo dicotmico de organizao do conhecimento (forma e contedo); 4) a-significante: assim sendo, no existe ento um sistema centrado de significncia, o rizoma a-centrado, no-hierrquico e no-significante. Quando se utiliza CASA, CASAS, HOUSE... na recuperao da informao, no h um centro de significado, ou significncia, expresso em um s termo autorizado utilizado busca. Todos os termos so possveis. A ruptura a-significante no opera mais, do menos diferenciado, ao mais diferenciado, dos gneros s espcies, do geral para o especfico (lgica formal de organizao do conhecimento), como nas classificaes hierrquicas, mas por meio de linhas de fuga, pelo meio, aqui e ali, o lxico comporta-se assim. Os indexadores no buscam
Ci. Inf., Braslia, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006

apenas pelos substantivos (substncia) que refletem o assunto principal: toda e qualquer palavra de enunciao, ou seja, no h uma sintaxe geral; 5) cartografias: o rizoma no tem centro, hierarquia e corte significante, ento suas ligaes ilustram um mapa, e como tal possui vrias entradas onde seu sentido darse- por meio de cartografias. Mover, essa a funo da desterritorializao, sair e entrar, sem comeo ou fim, tudo parece ser pego pelo meio. Isso posto, os servios de busca ou pesquisa devem ser considerados como ferramentas de cartografia a servio do leitor ou usurio que far, por si s, suas ligaes de contexto, seu prprio mapa cognitivo, ou seja, no h um caminho certo, nem linear busca do conhecimento; 6) decalcomania: o rizoma no objeto de reproduo interna como a estrutura-rvore, porque o mesmo no tem centro, hierarquia e corte significante, ou seja, a estrutura. A arquitetura da cartografia vai contra a estrutura do texto e dos sistemas de indexao tradicionais decalcados. Para Deleuze (1998), o paradoxo do sentido na linguagem exemplificado de duas maneiras. Primeiro, pelo duplo sentido ou direo (contrariando o bom senso), j exemplificado pela Alice, e por sua vez explica o ciberespao. No meio digital, esse paradoxo pode ser sentido entre o puxar e avanar da escrita/leitura, bem como no h o sentido nico, o significado certo a ser instaurado ou utilizado na organizao do conhecimento. No segundo caso do paradoxo do sentido, diz respeito identidade perdida (contra o senso comum), a impossibilidade de se atribuir a identidade nica Alice, assim como no ciberespao no h referncias (identidades) fixas do conhecimento, em que se possa atribuir uma estabilidade dos referentes ontolgicos, tal como nas classes destinadas a esse objetivo, na pragmtica da escrita e da organizao do conhecimento. O meio digital veio para demonstrar a tese que Deleuze (1998) j havia defendido somente no mbito da linguagem. Os agenciamentos por ele identificados na instaurao do sentido, na linguagem verbal escrita, s so sentidos agora, com a desterritorializao dos textos no ciberespao, por isso mesmo o virtual o principal atributo do ciberespao, porque ele demonstra e faz possvel identificar a escritura rizomtica no hipertexto, e o paradoxo do sentido da linguagem, que aqui do meio (mdia) tambm, e todos esses elementos esto presentes na organizao virtual do conhecimento.
35

Silvana Monteiro

A organizao clssica do conhecimento usa o esquema da rvore de Porfrio, que tem como modelo e definio as dicotomias sucessivas, ordenando as idias segundo sua compreenso crescente e extenso decrescente, relacionando de forma indistinta a realidade espiritual e a realidade natural. Assim o agenciamento da rvore de Porfrio e da escrita: [...] a subsuno da realidade natural (mundo) realidade espiritual (livro) (FRAGOSO, 1997, p. 88). Em suma, o paradoxo do sentido, na organizao do conhecimento no ciberespao, torna instveis os principais atributos da doxa. uma nova maneira de produzir sentido e de buscar assuntos, mais livre, mais incerta. O ciberespao est misturando as noes de unidade, de identidade e de localizao, atributos relacionados identidade nica, determinao de unidades estabilizadas do sentido por meio do senso comum. Todas essas implicaes atingem diretamente a questo da identidade dos assuntos e da localizao fixa dos volumes ordenados em acervos fisicamente codificados, que no ciberespao no existem. Lvy (1996, p.25) afirma que as coisas s tm limites claros no real, pois [...] a virtualizao, passagem problemtica [caso do ciberespao], deslocamento do ser para a questo, algo que necessariamente pe em causa a identidade clssica, pensamento apoiado em definies, determinaes, excluses, incluses [...]. A ORGANIZAO DO CONHECIMENTO NO CIBERESPAO: ASPECTOS PRTICOS. TUDO NO MESMO LUGAR, EM TODO LUGAR Como j vimos, o lxico do ciberespao, especificamente na organizao do conhecimento, no tem um termo, classe ou mesmo um significante adotado como certo ou como sentido nico organizao e recuperao do conhecimento, ou seja, UMA SINTAXE GERAL; por isso mesmo, o significado (seja uma classe ou um descritor), como expresso nica ou primordial, no desempenha papel principal na determinao da significao. A grande corrida dos programadores, a de maior investimento atualmente, est em buscar um software que consiga interpretar o sentido, conforme j anunciado pelo Consrcio W3, em que o criador da Web, Tim Berners-Lee, faz parte da chamada rede semntica. Embora no exista ainda a Web semntica, seria bom

salientar que a proposta de seus pesquisadores no est em fechar o sentido em um significado, mas ter tecnologia capaz de atribuir semntica busca do conhecimento. O sentido seria contextualizado de acordo com o usurio em tela, e para tanto as ontologias funcionariam como linguagem de representao do conhecimento (leia- se representao, e no organizao), estabelecendo as relaes e inferncias necessrias entre o usurio e as camadas semiticas. Assim sendo, precisamos tomar cuidando para no confundir as ontologias com os tesaurus. Com relao Web atual, podemos citar o A9, da Amazon (www.amazon.com), que consiste em um agente inteligente que faz associaes entre as compras dos leitores e indica outras referncias a partir do cruzamento dessas informaes. Por exemplo: um leitor A, que comprou um livro X, e outro comprador B, que comprou o mesmo livro X, o A9 estabelece algum ponto de interseco de interesse entre A e B, e assim toda vez que o leitor A comprar outro ttulo, isso ser indicado ao leitor B (e vice-versa), posto que podem ter alguma afinidade temtica. Enfim, so recursos, ferramentas e possibilidades que demonstram a multiplicidade no processo de busca. No se faz a busca s de uma maneira, um sistema adotado, de uma forma certa, a propsito da obra acabada. Faz-se a busca de uma maneira, e outra, e um recurso leva ao outro e outro mais. Uma palavra, seus sinnimos, seus congneres em outros idiomas, por sua imagem, ou por grupos de discusso, ou ainda por categorias de multimdias. Confirmando essa idia, podemos encontrar a multiplicidade nos buscadores citados a seguir demonstrando que NO H UM MODELO GERAL, a saber: A9: procura palavras em mais de 120 mil livros e guarda histrico das buscas: <www.a9.com>; Eurekster: organiza os resultados de acordo com indicaes de amigos: <www.eurekster.com>; Feedster: procura somente em blogs e ordena os resultados por assunto ou data: <www.feedster.com>; Scirus: uma ferramenta de pesquisa especializada em publicaes cientficas: <www.scirus.com>; Teoma: percebe a Web como se fosse uma reunio de comunidades discutindo assuntos diferentes e procura, em cada uma delas, a pgina com mais autoridade: <www.teoma.com>;
Ci. Inf., Braslia, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006

36

O ciberespao e os mecanismos de busca: novas mquinas semiticas

Vivssimo: tenta entender o significado das pginas e reuni-las por assunto. Depois, organiza os temas em hierarquias tambm chamadas taxonomias; <www.vivissimo.com> (KENSKI, 2004, p. 62). Tudo no mesmo lugar se refere s ambies do Google, que, alm de possuir e-mail gratuito com 1 gygabyte de espao (gmail.google.com), busca de produtos (www.froogle.com), uma ferramenta de blogs (www.blogger.com), listas de discusso (groupsbeta.google.com) e um buscador de notcias (news.google.com), estuda a possibilidade de o usurio guardar todos seus programas e arquivos dentro do prprio Google, ou seja, tudo no mesmo lugar para que o acesso se d em qualquer lugar, seja de um celular, de outro PC, enfim, desde que essas informaes estejam na Web. E no s isso. Pretende desenvolver tecnologias a partir do perfil do usurio, que usa vrias das suas ferramentas para aperfeioar a busca de informaes, com base nas associaes ou relaes semnticas desse usurio. O mais novo projeto do Google o Google print, dando incio ao sonho dos bibliotecrios e escritores, como Borges em seu conto A biblioteca de Babel e Ted Nelson com o docuverse, ou seja, uma biblioteca global eletrnica de documentos interconectados. O projeto prev um acordo entre o Google e as maiores bibliotecas do mundo a pblica de Nova York, a das universidades norte-americanas de Stanford, Harvard, de Michigan e da Universidade de Oxford (LIMA, 2004). Trata-se da digitalizao de mais de 16 milhes de livros, permitindo que grande parte deles possa ser consultada pela Internet. Dessa forma, o mecanismo de busca atuaria diretamente na biblioteca, ou seja, no prprio conhecimento de duas maneiras: se a obra recuperada for de domnio pblico, o leitor poder imprimi-la; se estiver protegida por direitos autorais, o Google o encaminhar a uma livraria para que possa adquiri-la, caso deseje assim. A indexao na Internet realizada pelas mquinas de busca, como modelo possvel de organizao do conhecimento, suplantando as prticas biblioteconmicas e dicotmicas tradicionais, como a catalogao (fechamento fsico ou forma) e a classificao (fechamento semntico ou contedo), uma tarefa gigantesca, posto que essa organizao relativa, e no sugerimos, em momento algum, que seja absoluta. Entretanto, temos sido privilegiados por novidades, servios que se aperfeioam, flexibilizam-se, mediante as nossas necessidades de conhecimento e informao, mecanismos de busca poderosos e flexveis, na
Ci. Inf., Braslia, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006

especificao de argumentos de pesquisa que permitem realizar buscas com bom nvel de controle. SOBRE O TEMPO E O ESPAO DO CONHECIMENTO NO CIBERESPAO: CONCLUSO Cabe ressaltar como o tempo*, no plo do esprito e da cognio, muda de acordo com as tecnologias. O tempo da escrita era um tempo linear, marcado pela histria, pelos registros oficiais de conhecimento e pelos calendrios. A escrita temporal guardava o tempodurao, o tempo-permanncia do signo em seu espao material de inscrio. Havia certo ritmo entre os acontecimentos e seus registros nos suportes de papel, a leitura e a interpretao. Havia o tempo de os bibliotecrios aplicarem suas tcnicas, elaborarem seus catlogos e ndices. Acontece que esse tempo acelerouse, tornando-se em tempo real, de mudanas, de memria social em constante transformao. Se considerarmos que um mecanismo de busca como o Google possui mais de 5 bilhes de web-pages, mais de 400 milhes de imagens indexadas, que traz um resultado, em mdia, em cinco segundos, em que uma pesquisa manual do material arquivado no Google levaria 5.707 anos (impossvel!), que a cada segundo 3 mil pesquisas so feitas em 97 idiomas (quase 260 milhes em um dia), chegamos concluso de que o tempo no ciberespao real, e esse tipo de memria est mais relacionado ao espao do que ao tempo, ao contrrio das unidades impressas (CARELLI, 2002, p.98; GOOGLE, 2004; RYDLEWSKI, 2004, p. 148). Essa a dinmica da distribuio das formas simblicas no ciberespao, e a busca contextual nesse espao s pode ser feita por sistemas de navegao que compreendam e atualizem essa dinmica. Parece que a acelerao acompanha, ou mesmo marca o desenvolvimento das tecnologias e do signo, e assim dever caminhar a nossa cognio, de tal modo a compreender e apreender o conhecimento que desterritorializante, marcado por uma escritura em movimento e espacial, sem a estabilidade das estruturas textuais, dos cnones lingsticos e sem a referncia fixa.

* Assistindo a uma apresentao de msica e dana da Renascena (scs. XV e XVI), percebemos a relao do tempo com as matrias de expresso ou linguagens, enfim, com a cognio, em que o tempo lento de marcao de ritmo da msica refletia uma poca que no havia sido atingida pela acelerao dos processos produtivos e pelas tecnologias da comunicao. Isso faz lembrar de uma frase de Guattari, que diz, [...] o tempo discursivo batido pelos relgios sociais. (GUATTARI, 1992, Caosmose, p. 131).

37

Silvana Monteiro

Nesse sentido, Costa (2000, p. 191) chama a ateno ao dizer que [...] as mudanas tecnolgicas no pedem uma adaptao das pessoas, mas sim, uma coevoluo do coletivo como um todo [...] , sobretudo em eventos em que o conhecimento est inserido (grifo do autor). Todo sistema simblico leva instaurao de algum sentido, de acordo com Lvy (2000b), e a passagem das culturas identitrias clssicas para uma outra, configurada pelas mdias digitais, leva crise de sentido (leia-se, de sentido nico), sendo que o ciberespao uma nova maneira de produzir sentido, mais livre, mais aberta. Assim sero tambm a organizao e a recuperao do conhecimento, visto que fazem parte desse sistema simblico.
Artigo submetido em 21/04/2005 e aceito em 10/07/2006.

COSTA, Rogrio da. Um sistema de gesto de conhecimentos: filosofia, tecnologia e organizaes. In: PELLANDA, Nize M. Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (Org.). Ciberespao: um hipertexto com Pierre Lvy. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 2000. p. 187-195. DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. So Paulo: Ed. 34, 1999. ___________. Lgica do sentido. So Paulo: Perspectiva, 1998.

___________. O que a filosofia?. So Paulo: Ed. 34, 1997. ___________; GUATTARI, Flix. Mil plats : capitalismo e esquizofrenia. So Paulo: Ed. 34, 1995. v. 1-2. FRAGOSO, Emanuel ngelo da Rocha. Deleuze e Plato: um banquete. In: VASCONCELLOS, Jorge; FRAGOSO, Emanuel ngelo da Rocha. Gilles Deleuze : imagens de um filsofo da imanncia . Londrina: Ed. UEL, 1997. p. 85-97. GOOGLE. Disponvel em: <www.google.com.br>. Acesso em: 12 set. 2005. GUATTARI, Flix. Caosmose : um novo paradigma esttico. So Paulo: Ed. 34, 1992. KENSKI, Rafael. O mundo Google: ele mudou a internet e a nossa vida. Superinteressante, So Paulo, p. 55-63, jun. 2004. LANDOW, George. Hipertexto: la convergncia da la teora crtica contempornea y la tecnologia. Buenos Aires: Paids, 1995. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Ed. 34, 2000a. ___________. A Internet e a crise de sentido. In: PELLANDA, Nize M. Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (Org.). Ciberespao: um hipertexto com Pierre Lvy. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 2000b. p. 21-25. ___________. O que o virtual?. So Paulo: Ed. 34, 1996. LIMA, Joo Gabriel de. Isso sim revoluo. Veja, So Paulo, ano 37, n. 51, p. 70-72, dez. 2004. RYDLEWSKI, Carlos. Os bilhes do Google. Veja, So Paulo, ano 37, n. 33, p. 148-200.

REFERNCIAS BARRETO, Aldo de Albuquerque. As palavras voam, a escrita permanece: a aventura do hipertexto. Datagramazero : Revista de Cincia da Informao, v. 5, n. 5, p. 1-13, out. 2004. BELLEI, Srgio Luiz Prado. O livro, a literatura e o computador. So Paulo: EDUC; Florianpolis: UFSC, 2002. CARELLI, Gabriela. Eles buscaram e acharam: certeiro e veloz, o Google torna-se o site de busca mais bem-sucedido da Internet. Veja, So Paulo, ano 35, n. 16, p. 98, abr. 2002. CARROLL, Lewis. Alice: aventuras de Alice no pas das maravilhas & atravs do espelho. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

38

Ci. Inf., Braslia, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006

You might also like