You are on page 1of 13

Antologia da Amizade Francisco Cndido Xavier Emmanuel

Prezado leitor

Em continuao srie de livros com temas especializados para consulta rpida, apresentamos esta seleta antologia em que as palavras de Emmanuel mais uma vez nos confortam como exemplo vivo de sua amizade espiritual sempre presente. Possa o dom da amizade crescer sempre em todos ns

Beatriz Galves

(So Paulo, 4 de outubro de 1995)

Atende ao bem, conquanto as dificuldades que encontres para isso.

Quando a noite se adensa no caminho, envolvendo todos os ngulos do espao, uma vela acesa tem o esplendor de uma estrela que descesse do Cu para varrer na Terra a fora negativa da escurido.

Aspiras a vencer e vencers, mas lembra-te de que vencer sem abrir os caminhos da vitria para os outros avanar para o tdio da inutilidade sob o frio da solido.

No condenes pessoa alguma.

Somos todos irmos ante a Providncia Divina, interligados no trabalho do dia-a-dia em funo de nosso aperfeioamento mtuo.

Haja o que houver, adianta-te e faze o melhor que possas.

Recorda que preciso semear o bem por dentro de ns e por fora de ns, onde estivermos, de vez que, nessas diretrizes, o bem se nos far alegria e paz, coragem e esperana nas reas de cada hora.

Se pessoas estimveis caram em erro, no lhes aumentes o peso da culpa, destacando-lhes esse ou aquele gesto infeliz.

Recorda que toda conversao est carregada de poder criativo. Usa o verbo para o bem e faze com ele a felicidade de quantos te compartilham a vida.

Nada sucede revelia da Providncia Divina.

No abandones o instrumento de trabalho que os Mensageiros do Senhor te colocaram nas mos.

Asserena-te e espera. Ama e ensina com pacincia.

No esmoreas. A vida reserva prodgios para quem segue adiante, trabalhando e servindo...

No permitas que a idia de fracasso anule os crditos de tempo em tuas mos. No abandones a certeza de que podes trabalhar e servir, auxiliar e melhorar, renovar e reconstruir.

No digas que a grandeza de Deus te dispensa do bem a realizar. Deus a Luz do Universo, mas podes acender uma vela e clarear o caminho para muita gente dentro da noite.

Os companheiros so sempre alavancas de apoio que devemos agradecer a Deus. Diante, porm, das tarefas a realizar, no exijas tanto dos amigos queridos que te estendem amparo.

Ergue-te, enquanto tempo, e faze, por ti mesmo, o bem que possas.

Auxiliando a outros, obters igualmente auxlio. por esta razo que no Servio ao Prximo encontrars sempre o endereo exato do Socorro mais Urgente de Deus.

Tranqiliza quantos te desfrutam a convivncia e fazeos felizes, tanto quanto puderes.

As boas obras nascem do amor temperado pelo sofrimento.

Serve e medita. possvel que a Divina Providncia haja permitido a tua queda em erro para que aprendas a tolerar e a perdoar.

Admirveis so todos os espritos nobres e retos que militam com grandeza na Causa do Bem. Entretanto, no menos admirveis so todos aqueles que se reconhecem

frgeis e imperfeitos, caindo e erguendo-se muitas vezes nas trilhas da existncia sob crticas e censuras, mas sempre resistindo tentao do desnimo, sem desistirem de trabalhar.

Ningum se eleva, sem esforo mximo da vontade, dos campos do hbito para as regies iluminadas da experincia.

Entretanto, ningum atinge as mltiplas regies da experincia sem passaportes adquiridos nas agncias da dor.

No penses tanto sobre o que os outros possam imaginar a teu respeito. Raramente isto acontece. Na maioria dos casos, quando notas algum a observar-te, essa pessoa, provavelmente, deseja saber o que ests pensando a respeito dela. Em qualquer situao, mentalizemos o bem o sigamos para a frente.

No domnio das possibilidades materiais, as lies so diversas. O que guardas, talvez te deixe. O que desperdias, com certeza te acusa. O que emprestas te experimenta. Em verdade, s te pertence aquilo que ds.

Enquanto cultivarmos melindres e ressentimentos; enquanto no pudermos aceitar os prprios adversrios na condio de filhos de Deus e irmos nossos, to dignos de amparo quanto ns mesmos; enquanto sonegarmos servio fraterno aos que ainda no nos estimem; e enquanto nos irritarmos inutilmente, a felicidade para ns impossvel.

Se trabalhas com f em Deus, na Seara do Bem, no precisas articular muitas perguntas acerca daquilo que te compete fazer.

Prossegue agindo com pacincia e, atravs do prprio servio a que te dedicas, a Sabedoria de Deus te esclarecer.

Repara o sol que luz sublime e infatigvel... O cu a constelar-se em turbilhes de estrelas, novas ptrias de luz, exaltando a esperana...

Tudo no altar da natureza prazer de auxiliar e alegria de servir.

Dar o pano que sobra em nosso guarda-roupa dever, mas vestir o prximo de novas idias, atravs dos nossos bons exemplos, caridade.

... No bastar, portanto, crer na sobrevivncia do homem. indispensvel clarear o porvir, antecipando edificaes iluminadas para o amanh de nossas almas eternas.

O Espiritismo com Jesus, entretanto, no somente o corredor de acesso ao paraso das consolaes. Representa, acima de tudo, movimento libertador da conscincia encarnada, oficina de instalao do Reino Divino no campo humano.

No basta sentir simplesmente a bno da Verdade Soberana. imprescindvel dilat-la ao crculo de nossos semelhantes, atravs do bem que concretize a divina palavra de que somos portadores.

Ante o mundo moderno, em doloroso e acelerado processo de transio, procuremos em Cristo Jesus o clima de nossa reconstruo espiritual para a Vida Eterna.

Imprescindvel renovar o corao convertendo-o em vaso de graas divinas para a extenso das ddivas recebidas.

Indaguemos, estudemos, movimentemo-nos na esfera cientfica e filosfica, todavia, no nos esqueamos do amemo-nos uns aos outros como o Senhor nos amou.

Lembremo-nos de que somos os herdeiros diretos da confiana e do amor daqueles que tombaram nos circos do martrio por trezentos anos consecutivos.

Sem a humildade no h progresso possvel.

Perdendo na esfera da posse transitria, ganharemos sempre nas possibilidades de conquistar a Luz Imperecvel.

Verbo primoroso, sem fundamentos de sublimao, no alivia, nem salva. Sentimento educado e iluminado, contudo, melhora sempre.

Bibliografia Amigo - Emmanuel - Ed. CEU - So Paulo, 1980 Livro de Respostas - Emmanuel - Ed. CEU - So Paulo, 1980 Luz no Caminho - Emmanuel - Ed. CEU - So Paulo, 1992

You might also like