You are on page 1of 5

1.

0 SEXUALIDADE O adolescente aps a puberdade tem o seu Ncleo do Eu redimensionado, isso quer dizer que agora ele tem diferentes condies corporais e mentais. As modificaes do pensamento aumentam a necessidade do reconhecimento do EU. O adolescente na puberdade tenta entender sozinho o que est acontecendo com seu corpo, emoes e seus afetos. uma nova etapa e seu maior interesse fica voltado para o seu autoconhecimento principalmente na sua identidade sexual e pessoal, na busca de sua independncia, autonomia e importncia afetiva.

1.1 Desenvolvimento do papel sexual O papel sexual constitudo por uma parte corporal e outra psicolgica e afetiva. - As caractersticas biolgicas vm da obedincia s leis filogenticas, ou seja, ao seu aparelho reprodutor. - As caractersticas psicolgicas se desenvolvem na interao da pessoa com o meio ambiente.

2.0 AIDS X HOMOFOBIA "At cerca de vinte anos atrs, a AIDS era conhecida como 'peste gay', porque, de cada dez pessoas infectadas, 9 eram homens homossexuais. Hoje, a proporo dois homens para cada mulher infectada. Alguns pacientes, nas reunies de grupo, na primeira vez em que participam j vo dizendo, olha pessoal, eu estou infectado, mas no sou gay, sem que ningum tenha perguntado nada sobre isso. Soropositividade e AIDS no tm mais nada a ver com orientao sexual.

O preconceito ainda muito comum. Por exemplo um homem jovem, na faixa dos 18 aos 40 anos contaminado com HIV, ento rotulado como gay. Se for uma mulher jovem, logo rotulada como promscua. Ento, todo soropositivo j est pr-classificado de forma muito

preconceituosa: as mulheres so as tradas, os homens so os gays.

2.1 Breve contexto sobre a Homossexualidade O aspecto mais bsico do problema o educacional, pois a homossexualidade ainda percebida como algo ruim. Sendo o Homem um ser bio-psico-social, enquanto "bio", pode-se entender que ele nasce com as caractersticas fisiolgicas; "psico" que ele aprende a expressar, isto , a transmitir a sua sexualidade dentro de um contexto . o componente "social" propriamente dito que determina a obrigao de que as pessoas do sexo masculino comportem-se como "machos", enquanto as do sexo feminino devem ser "femininas". Portanto, quando o ser humano se percebe portador de desejo por outro do mesmo sexo, ele entra em crise, porque aquilo que ele sente no combina com o que determinado socialmente. No entanto, por temerem antagonismos ou rejeitao por sua condio homoertica, os homossexuais empreendem um enorme esforo no sentido de express-la apenas nos "guetos", tentando escond-la em outras situaes do cotidiano.

3.0 A SEXUALIDADE E GNERO NO CONTEXTO DA AIDS

Gnero e sexualidade so coisas diferentes. Elas tm influncia sobre o modo de compreendermos as vrias epidemias de HIV pelo mundo.

A taxa de infeco das mulheres vem crescendo mais rapidamente que a dos homens. Essa diferena deve-se, pois as mulheres so mais facilmente infectadas durante a relao sexual. Em muitos pases a epidemia ocorreu, e ainda ocorre, de forma muito intensa entre homens homossexualmente ativos. Evidentemente, h dois sexos biolgicos: masculino e feminino. E sem dvida, h diferenas. Com efeito, a sexualidade freqentemente envolvida pelo domnio emocional. O sexo um mal necessrio em muitas religies, mas sua lgica est fundada geralmente em preocupaes com linhagem e herana. Poderia ser mais til entender a AIDS como uma epidemia de pessoas que fazem sexo, ou seja, como um problema de sexualidade humana, e no apenas um problema de sade reprodutiva.

Portanto: HIV/AIDS na verdade uma epidemia do desejo; ndices desconhecidos de transmisso do HIV acontecem em atos sexuais homossexuais. Um bom exemplo a epidemia em muitos pases africanos, onde durante um longo perodo pensou-se que a transmisso era heterossexual, movida pelas trabalhadoras do sexo, mas logo trabalhos recentes confirmaram que h homens praticando sexo com homens, onde jamais aconteceria por causa da crena e cultura da regio. Em algumas culturas, a atividade sexual comea cedo. Os jovens so incrivelmente bons na perseguio de seus interesses sexuais. Aprenderamos muito sobre a epidemia de HIV entre os jovens se eles fossem vistos como produto das culturas sexuais globalizadas, e no apenas rapazes e moas quanto sua sade reprodutiva.

Estudos vm mostrando que homens sexualmente interessados em homens (homossexualismo) existem em culturas em que sua existncia (bem como a vulnerabilidade ao HIV) vinha sendo negada ao longo das duas dcadas da pandemia. A religio no uma proteo adequada contra o vrus. Ao mesmo tempo, a hipocrisia das igrejas crists no conhece limites. Isto porque temem que a sexualidade seja reconhecida como instvel e incompreensvel dentro do campo heterossexual/homossexual.

4.0 CONCLUSO Ento, a sexualidade como campo de pesquisa poder oferecer respostas bastante necessrias. So importantes as conseqncias dessa mudana para a luta contra o HIV/AIDS. O segredo sobre a sexualidade humana uma forma de esconder os aspectos do desejo que no so aprovados e os tornam vulnerveis a perseguies. Mas esse segredo no protege as pessoas contra o HIV. Negar as prticas sexuais e as culturas geradas por essas prticas simples-mente ampliar a epidemia. Em qualquer pas, difcil confrontar a realidade das complexas vidas sexuais dos cidados, e no diferente em relao ao HIV/AIDS. Pagaremos em vidas humanas dizimadas pela AIDS o preo por no enfrentar essa realidade, por no implementar uma educao sexual realista nas escolas, no oferecer campanhas de educao em sade pblica que digam a verdade sobre HIV, sexo, de no oferecer preservativos (e agulhas e seringas descartveis) e de no tomar essas medidas em lugares que refletem a realidade das culturas sexuais (como em prises e escolas).

COLGIO PRESBITERIANO MACKENZIE ENSINO MDIO

FRANCISCO FORTES MERIGHI


N15 - 2B02

SEXUALIDADE X AIDS

SO PAULO 2007

You might also like