You are on page 1of 27

LEI 869/52

CAPTULO XI DAS LICENAS (Arts. 158 A 186) SEO I - Disposies Gerais Art. 158 - O funcionrio poder ser licenciado: I - para tratamento de sade II - quando acidentado no exerccio de suas atribuies ou atacado de doena profissional III - por motivo de doena em pessoa de sua famlia; IV - no caso previsto no art. 175 (Licena Gestante) V - quando convocado para servio militar VI - para tratar de interesses particulares VII - no caso previsto no art. 186 (Licena funcionria casada com funcionrio)

I - para tratamento de sade II - quando acidentado no exerccio de suas atribuies ou atacado de doena profissional III - por motivo de doena em pessoa de sua famlia IV - Licena Gestante V - quando convocado para servio militar VI - para tratar de interesses particulares VII - Licena funcionria casada com funcionrio

REMUNERADA * art. 173 REMUNERADA

Depende de inspeo mdica

-------------

--------REMUNERADA REMUNERADA * arts. 177 e 178 SEM REMUNERAO SEM REMUNERAO

Depende de inspeo mdica Depende de inspeo mdica

SEO I - Disposies Gerais


Art. 159 - Aos funcionrios interinos e aos em comisso no ser concedida licena para tratar de interesses particulares. **Art. 180 - No ser concedida licena para tratar de interesses particulares ao funcionrio nomeado, removido ou transferido, antes de assumir o exerccio. **Art. 181 - No ser, igualmente, concedida licena para tratar de interesses particulares ao funcionrio que, a qualquer ttulo, estiver ainda obrigado a indenizao ou devoluo aos cofres pblicos.

NO SER CONCEDIDA LICENA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES (LIP)


1) funcionrios interinos e em comisso (art. 159) 2) funcionrio nomeado, removido ou transferido, antes de assumir o exerccio (art. 180) 3) funcionrio que, a qualquer ttulo, estiver ainda obrigado a indenizao pblicos (art. 181) ou devoluo aos cofres

SEO I - Disposies Gerais


Art. 160 - A competncia para a concesso de licena para tratamento de sade ser definida em regulamento prprio. Art. 161 - A licena dependente de inspeo mdica ser concedida pelo prazo indicado no respectivo laudo. Pargrafo nico - Antes de findo esse prazo o funcionrio ser submetido a nova inspeo e o laudo mdico concluir pela sua volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria. Art. 162 - Finda a licena, o funcionrio dever reassumir, imediatamente, o exerccio do cargo, se assim concluir o laudo de inspeo mdica, salvo caso de prorrogao, mesmo sem o despacho final desta.

SEO I - Disposies Gerais


Art. 163 - As licenas concedidas dentro de sessenta dias contados da terminao da anterior sero consideradas como prorrogao. Art. 164 - O funcionrio no poder permanecer em licena por prazo superior a 24 meses salvo o portador de tuberculose, lepra ou pnfigo foliceo, que poder ter mais trs prorrogaes de 12 meses cada uma, desde que, em exames peridicos anuais, no se tenha verificado a cura. Art. 165 - Decorrido o prazo estabelecido no artigo anterior, o funcionrio ser submetido a inspeo mdica e aposentado, se for considerado definitivamente invlido para o servio pblico em geral.

SEO I - Disposies Gerais


Art. 166 - O funcionrio poder gozar licena onde lhe convier, ficando obrigado a comunicar, por escrito, o seu endereo ao chefe a que estiver imediatamente subordinado. Art. 167 O funcionrio acidentado no exerccio de suas atribuies ter assistncia hospitalar, mdica e farmacutica dada a custa do Instituto de Previdncia dos Servidores do Estado de Minas Gerais. (IPSEMG)

SEO II - Licena para Tratamento de Sade

Art. 168 - A licena para tratamento de sade ser concedida a pedido do funcionrio ou "ex-officio". Pargrafo nico - Num e noutro caso de que cogita este artigo indispensvel a inspeo mdica, que dever realizar-se, sempre que necessria, na residncia do funcionrio. (Vide art. 161) Art. 169 - O funcionrio licenciado para tratamento de sade no poder dedicar-se a QUALQUER atividade remunerada. Art. 170 - Quando licenciado para tratamento de sade, acidente no servio de suas atribuies, ou doena profissional, o funcionrio receber integralmente o vencimento ou a remunerao e demais vantagens. (Vide art. 173)

SEO II - Licena para Tratamento de Sade

Art. 171 - O funcionrio licenciado para tratamento de sade obrigado a reassumir o exerccio, se for considerado apto em inspeo mdica "ex-officio". (Vide art. 162 imediatamente) Art. 172 - O funcionrio atacado de tuberculose ativa, cardiopatia descompensada, alienao mental, neoplasia maligna, leucemia, cegueira, lepra, pnfigo foliceo ou paralisia que o impea de locomoverse, ser compulsoriamente licenciado, com vencimento ou remunerao integral e demais vantagens. (Vide art. 164) Pargrafo nico - Para verificao das molstias referidas neste artigo, a inspeo mdica ser feita obrigatoriamente por uma junta mdica oficial, de trs membros, todos presentes. (vide art. 168)

SEO II - Licena para Tratamento de Sade

Art. 173 - O funcionrio, durante a licena, ficar obrigado a seguir rigorosamente o tratamento mdico adequado doena, sob pena de lhe ser SUSPENSO O PAGAMENTO de vencimento ou remunerao. 1 - No caso de alienado mental, responder o curador pela obrigao de que trata este artigo. 2 - A repartio competente fiscalizar a observncia do disposto neste artigo. Art. 174 A licena ser convertida em aposentadoria, na forma do art. 165 (decorrido o prazo mximo - 24 meses), e antes do prazo nele estabelecido, quando assim opinar a junta mdica, por considerar definitiva, para o servio pblico em geral, a invalidez do funcionrio. (Vide art. 164)

SEO III - Licena Funcionria Gestante


** Art. 7, XVIII c/c art. 39, 3 da Constituio Federal c/c art. 31 da CF - Licena gestante durao de 120 dias
Art. 175 - funcionria gestante ser concedida, mediante inspeo mdica, licena, por trs meses, com vencimento ou remunerao e demais vantagens. 1 - A licena s poder ser concedida para o perodo que compreenda, tanto quanto possvel, os ltimos quarenta e cinco dias da gestao e o puerprio. 2 - A licena dever ser requerida at o oitavo ms competindo junta mdica fixar a data do seu incio. da gestao,

3 - O pedido encaminhado depois do oitavo ms da gestao ser prejudicado quanto durao da licena, que se reduzir dos dias correspondentes ao atraso na formulao do pedido. 4 - Se a criana nascer viva, prematuramente, antes que a funcionria tenha requerido a licena, o incio desta ser a partir da data do parto.

SEO IV - Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia Art. 176 - O funcionrio poder obter licena por motivo de doena na pessoa do pai, me, filhos ou cnjuge de que no esteja legalmente separado. 1 - (Vetado). 2 - Provar-se- a doena mediante inspeo mdica, na forma prevista em lei, para a licena de que trata o artigo. 3 - (Vetado).

SEO V - Licena para Servio Militar


Art. 177 - Ao funcionrio que for convocado para o servio militar e outros encargos de segurana nacional, ser concedida licena com vencimento ou remunerao e demais vantagens, descontada mensalmente a importncia que receber na qualidade de incorporado. 1 - A licena ser concedida mediante comunicao do funcionrio ao chefe da repartio ou do servio, acompanhada de documento oficial de que prove a incorporao.

SEO V - Licena para Servio Militar


2 - O funcionrio desincorporado reassumir imediatamente o exerccio, sob pena de perda do vencimento ou remunerao e, se a ausncia exceder a trinta dias, de demisso, por abandono do cargo.

3 - Tratando-se de funcionrio cuja incorporao tenha perdurado pelo menos um ano, o chefe da repartio ou servio a que tiver de se apresentar o funcionrio poder conceder-lhe o prazo de quinze dias para reassumir o exerccio, sem perda de vencimento ou remunerao. 4 - Quando a desincorporao se verificar em lugar diverso do exerccio, os prazos para a apresentao do funcionrio sua repartio ou servio sero os marcados no artigo 70. (30 dias)

SEO V - Licena para Servio Militar


**Art. 70 - O exerccio do cargo ou da funo ter incio DENTRO DO PRAZO DE TRINTA DIAS, contados: I - da data da publicao oficial do ato, nos casos de promoo, remoo, reintegrao e designao para funo gratificada; II - da data da posse, nos demais casos. 1 - Os prazos previstos neste artigo podero ser prorrogados, por solicitao do interessado e a juzo da autoridade competente, desde que a prorrogao no exceda a trinta dias. 2 - No caso de remoo e transferncia, o prazo inicial para o funcionrio em frias ou licenciado, exceto no caso de licena para tratar de interesses particulares, ser contado da data em que voltar ao servio.

SEO V - Licena para Servio Militar


Funcionrio desincorporado (Fim da licena)

1) Exerccio imediato, sob pena de: perda do vencimento ou remunerao demisso, por abandono do cargo, se a ausncia exceder a trinta dias. 2) Exerccio no prazo de 15 dias poder ser concedido pelo chefe da repartio ou servio ao funcionrio cuja incorporao tenha perdurado pelo menos um ano 3) Exerccio no prazo de 30 dias (art. 70) Quando a desincorporao se verificar em lugar diverso do exerccio

SEO V - Licena para Servio Militar Art. 178 - Ao funcionrio que houver feito curso para oficial da reserva das foras armadas, ser tambm concedida licena com vencimento ou remunerao e demais vantagens durante os estgios prescritos pelos regulamentos militares, quando por estes no tiver direito quele pagamento, assegurado, em qualquer o direito de opo. caso,

SEO VI - Licena para Tratar de Interesses Particulares Art. 179 - Depois de dois anos de exerccio, o funcionrio poder obter licena, sem vencimento ou remunerao, para tratar de interesses particulares. 1 - A licena poder ser negada quando o afastamento do funcionrio for inconveniente ao interesse do servio. (Ato discricionrio)

2 - O funcionrio dever aguardar em exerccio a concesso da licena.

SEO VI - Licena para Tratar de Interesses Particulares Art. 180 - No ser concedida licena para tratar de interesses particulares ao funcionrio nomeado, removido ou transferido, antes de assumir o exerccio. Art. 181 - No ser, igualmente, concedida licena para tratar de interesses particulares ao funcionrio que, a qualquer ttulo, estiver ainda obrigado a indenizao ou devoluo aos cofres pblicos. ** Art. 159 - Aos funcionrios interinos e aos em comisso no ser concedida licena para tratar de interesses particulares.

NO SER CONCEDIDA LICENA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES (LIP)


1) funcionrios interinos e em comisso (art. 159) 2) funcionrio nomeado, removido ou transferido, antes de assumir o exerccio (art. 180) 3) funcionrio que, a qualquer ttulo, estiver ainda obrigado a indenizao pblicos (art. 181) ou devoluo aos cofres

SEO VI - Licena para Tratar de Interesses Particulares Art. 182 - (Revogado) Art. 183 - O funcionrio poder, a qualquer tempo, reassumir o exerccio desistindo da licena. Art. 184 - A autoridade que houver concedido a licena poder, a todo tempo, desde que o exija o interesse do servio pblico, cassla, marcando razovel prazo para que o funcionrio licenciado reassuma o exerccio. Art. 185 - (Vetado)

Licena para Tratar de Interesses Particulares

LC 59/2001 - arts. 263 a 265


2 anos de efetivo exerccio 2 anos de durao mxima vedada a prorrogao e a renovao dentro dos 3 anos seguintes ao trmino da licena.

SEO VII - Licena Funcionria Casada com Funcionrio

Art. 186 - A funcionria casada com funcionrio estadual, federal ou MILITAR, ter direito a licena, sem vencimento ou remunerao, quando o marido for mandado servir, independentemente de solicitao, em outro ponto do Estado ou do territrio nacional ou no estrangeiro. Pargrafo nico - A licena ser concedida mediante pedido, devidamente instrudo, e vigorar pelo tempo que durar a comisso ou nova funo do marido.

LICENA

DURAO

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

1) Licena para tratamento de Sade

-Prazo indicado no laudo: Mximo 24 meses - Possibilidade de Prorrogao por mais 3 vezes, com durao de 12 meses cada, desde que, em exames peridicos anuais, no se tenha verificado a cura, nos casos tuberculose, lepra ou pnfigo foliceo. Licenas concedidas dentro de 60 dias do trmino da anterior sero consideradas prorrogao.

- Concesso a pedido do funcionrio ou ex-

officio
- Inspeo mdica indispensvel, que dever realizar-se, sempre que necessria, na residncia do funcionrio. - Proibio de qualquer atividade remunerada durante a licena - Realizao de nova inspeo mdica antes do trmino do prazo. O laudo concluir pela sua volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria A licena ser convertida em aposentadoria quando assim opinar a junta mdica, por considerar definitiva, para o servio pblico em geral, a invalidez do funcionrio. - Direito remunerao integral e demais vantagens - Obrigao de seguir rigorosamente o tratamento mdico adequado doena, sob pena suspenso do pagamento do vencimento ou remunerao

2)

quando acidentado no exerccio de suas -------atribuies ou atacado de doena profissional

- Assistncia hospitalar, mdica e farmacutica dada custa do IPSEMG - Direito remunerao integral e demais vantagens - Doena do pai, me, filhos ou cnjuge de que no esteja legalmente separado. - Prova mediante inspeo mdica, na forma prevista em lei -Concesso mediante inspeo mdica, com vencimento ou remunerao e demais vantagens. - S poder se concedida para o perodo que compreenda, tanto quanto possvel, os ltimos 45 dias da gestao e o puerprio. - Requerimento at o 8 ms, sob pena de prejuzo quanto durao da licena, que se reduzir dos dias correspondentes ao atraso na formulao do pedido. - A junta mdica fixar a data do incio da licena. No caso de nascimento antes a licena ter incio a partir da data do parto.

3) Licena por Motivo de -------Doena em Pessoa da Famlia 4) Licena Funcionria * Prazo de trs Gestante meses *ATENO: Nos termos do art. 7, XVIII c/c art. 39, 3 da CF e art. 31 da CE a servidora pblica tem direito licena gestante com durao de 120 dias.

5) Licena para Servio Militar

--------

- Servio militar e outros encargos de segurana nacional - Licena remunerada, descontada mensalmente a importncia que receber na qualidade de incorporado. - Comunicao ao chefe da repartio ou do servio, acompanhada de documento oficial de que prove a incorporao - Ser concedida ao funcionrio que houver feito curso para oficial da reserva das foras armadas, durante os estgios prescritos pelos regulamentos militares, de forma remunerada, quando no tiver direito a pagamento, assegurado, em qualquer caso, o direito de opo. - O funcionrio desincorporado deve entrar em exerccio imediato sob pena de perda da remunerao ou de demisso, por abandono do cargo, se a ausncia exceder a 30 dias. O chefe da repartio PODER conceder o prazo de 15 dias ao funcionrio cuja incorporao tenha perdurado pelo menos um ano. Quando a desincorporao se verificar em lugar diverso do exerccio o servidor ter o prazo de 30 dias para entrar em exerccio (art. 70)

6)Licena para Tratar de Interesses Particulares (LIP)

Art. 264 da LC 59/01: Durao mxima de 2 anos, vedada prorrogao e a renovao dentro dos 3 anos seguintes ao seu trmino

-Concesso depois 2 anos de exerccio, SEM remunerao. - Poder ser negada se inconveniente ao interesse do servio. O funcionrio dever aguardar em exerccio a concesso. - No ser concedida ao funcionrio: a) interino e ao em comisso; b) nomeado, removido ou transferido, antes de assumir o exerccio; c) que, a qualquer ttulo, estiver ainda obrigado indenizao ou devoluo aos cofres pblicos. - O funcionrio poder desistir, a qualquer tempo, da licena. A autoridade que a concedeu poder, a todo tempo, desde que o exija o interesse do servio pblico, cassar a licena marcando prazo razovel para o retorno. -A funcionria casada com funcionrio estadual, federal ou militar, ter direito a licena, SEM remunerao, quando o marido for mandado servir, independentemente de solicitao, em outro ponto do Estado ou do territrio nacional ou no estrangeiro. - Concesso mediante de pedido, devidamente instrudo.

7) Licena Funcionria Casada com Funcionrio

Vigorar pelo tempo que durar a comisso ou nova funo do marido.

You might also like